Dicas Vídeos

Como aumentar a produtividade? Minhas dicas!

11/05/2019

Faz algum tempo que venho buscando respostas à seguinte pergunta: como aumentar a produtividade? No nosso modo de vida atual, com tantas demandas e distrações, vale a pena buscar maneiras de performar melhor nas tarefas cotidianas, nas questões do trabalho ou na realização de sonhos.

Depois de algumas pesquisas e de participar de um curso sobre produtividade (informações aqui), achei que seria bacana repassar o conhecimento que adquiri. Por isso, selecionei as 5 dicas que realmente funcionaram para mim num vídeo. Olha só:

Assistiu?

Então vou aproveitar para deixar registrados aqui aqueles 3 esquemas que mencionei no vídeo: objetivo SMART, planejamento WBS (work breakdown structure, ou seja, o sistema em que você fragmenta o objetivo para entender o que é preciso para chegar lá) e tabela de inserção de tarefas.

Toda vez que for colocar um objetivo para si, lembre-se de deixá-lo SMART: eSpecífico, Mensurável, Alcançável, Relevante e com um Tempo limite. Isso vai tornar bastante claro seu ponto de chegada, ajudando você a construir uma boa estratégia e dando motivação para o caminho.

Uma vez que o objetivo está bem definido, é hora de entender todos os pormenores que serão necessários até que seja alcançado. Aí entra a ideia de fragmentação. O melhor jeito de estruturá-la visualmente é esse:

Nos campos 1, 2, 3 e 4 (e podem ser mais ou menos dependendo da complexidade), você divide seu objetivo ou plano por contextos. Como derivações de cada contexto, pode ir colocando as tarefas relacionadas.

Então, finalmente, entra um método de organização de tarefas que aprendi durante o curso e melhor se encaixou para mim. Nele, é preciso inserir dados numa planilha, que pode ser no Excel, Google Docs ou outro editor:

A divisão é a seguinte: na data de inclusão, você coloca o dia em que o assunto entrou na pauta. Em categoria, entram justamente os contextos predefinidos! Então, vem a tarefa em si, que deve ser bem detalhada.

O que é prioridade, o grau de complexidade e o tempo estimado de execução ajudam a entender melhor os pormenores da tarefa. No status, você coloca se já foi começada, se aguarda retorno de alguém… E, claro, é necessário colocar um prazo para finalização!

Agora sabe como aumentar a produtividade?

Me conta aqui nos comentários se gostou das minhas dicas dos sistemas de organização que coloquei! Se tiver alguma dúvida, é só perguntar – mas não deixa de ver o vídeo antes porque está tudo exemplificado lá! <3

você pode gostar também destes posts

2 comentários

  • responder ZILANDRA 13/05/2019 às 09:50

    Você sempre me motiva Thais

  • responder Monique Giovanelli 13/06/2019 às 17:24

    Tenho um, mas sinto falta de pigmentação nele.

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB