Reflexão

Reflexão de março: autorresponsabilidade

20/03/2019

Autorresponsabilidade: que palavrão. Ficou ainda maior depois do acordo ortográfico, inclusive. Fato é que ultimamente tenho pensado muito sobre isso. Depois de um fevereiro tão distraído, voltei ao meu senso. Retomei o exercício de olhar para mim. Foi assim que a verdade – que fiz questão de esquecer mês passado – apareceu com força total: a única pessoa responsável por dirigir minha vida sou eu mesma.

Essa frase parece tão óbvia quando a gente lê ou escreve, né? Faz lembrar até discurso motivacional. Deve ser porque ela resume um princípio básico do que é ser humano. Se fica batida na teoria, falta uso na prática: autorresponsabilidade parece algo tão novo que muitos preferem não gastar – por medo ou por comodismo.

Dá mesmo o maior frio na barriga ser gestor de si próprio. Nesse caso, acho que aquela frase popularizada no Homem Aranha fica perfeita se invertida: “com grandes responsabilidades, vêm grandes poderes”. Quantas vezes gelei diante do simples pensamento de que meus sonhos são todos possíveis ou de que posso conquistar qualquer objetivo?

A autorresponsabilidade gera um poder tão grandioso que muita gente não ousa nem experimentá-la. E dá bastante trabalho, porque vai muito além do planejamento. Essa parte é fácil. Complicado mesmo é manter a coerência com um propósito maior em cada ação, por menor que seja. Haja vontade e disciplina. E uma boa dose de auto-gentileza também.

Se conhecer em profundidade – embora esse mergulho dure toda uma vida (ou mais de uma, a meu ver) – torna mais claro o caminho escolhido, o que é ótimo. Ao mesmo tempo, revela todas as armadilhas que não levam a lugar nenhum. Se a gente cai nelas, parece que já cai já sabendo, o que incomoda muito mais depois. Aí é que ser gentil consigo ajuda, na justa medida entre autocobrança e autoindulgência.

Depois de 32 anos, aceitei verdadeiramente o exercício de ser dona de mim. Toda vez que flerto com o futuro (seja ele longínquo ou o próximo segundo), abro um sorriso quase infantil de tão extasiado com suas infinitas possibilidades. Isso compensa tudo. <3

você pode gostar também destes posts

1 Comentário

  • responder ZILANDRA 20/03/2019 às 15:31

    Seus textos sempre motivadores
    AMEI

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB