Cosméticos Dicas

Óleo de rosa mosqueta: tudo sobre a volta dessa febre cosmética!

29/11/2018

Uma das minhas primeiras lembranças sobre cuidados de beleza é da minha mãe passando óleo de rosa mosqueta. Ela estava grávida do meu irmão mais novo e queria combater as estrias da gestação.

O tempo passou e talvez esse composto tenha até ficado esquecido pela maioria. Mas agora, em 2018, está me parecendo que voltou com tudo! Dá até para dizer que a rosa mosqueta é uma febre cosmética! Tenho visto seu óleo ser estrela ou integrar vários produtos por aí.

óleo de rosa mosqueta

Mas, afinal, o que é o óleo de rosa mosqueta?

A rosa mosqueta, planta silvestre do grupo das rosáceas, tem sementes que possuem um óleo rico em ácidos graxos insaturados (vitamina F). Dentre esses ácidos, se destacam três: ácidos oleico, linolênico e linoleico (leia bem, pois são nomes diferentes!), importantes nutrientes para os processos que formam e mantém a pele. Por isso, o óleo ajuda na emoliência, lubrificação e hidratação natural.

Para que serve?

É indicado para pele muito seca e áspera e pode ser usado em diversas situações, como tratamento de queimaduras, cicatrização de suturas, atenuação de cicatrizes antigas e estrias, ulcerações, assaduras, psoríase e dermatoses, melhoria das rugas e linhas de expressão, hidratação em geral e prevenção do envelhecimento precoce da pele. Ou seja, um montão de coisas!

Onde posso encontrar?

Há quem busque o autêntico óleo de rosa mosqueta para seus tratamentos – seja usando sozinho ou misturando em outros cosméticos. Nesse caso, o ideal é escolher a versão mais pura possível, com apenas uma pequena porcentagem de estabilizantes (que mantém sua integridade).

Sei que a versão da Herbarium é assim – já testei em 2015 e achei muito boa para cuidar das áreas mais ressecadas da pele! Também já soube que as versões da Trilogy e da The Ordinary são assim – para comprar, só encomendando de fora!

No entanto, muitas marcas estão colocando o tal composto para dar um up em suas formulações. Confira abaixo uma seleção de produtos que levam o óleo de rosa mosqueta:

Se tiver qualquer outra dica a respeito do assunto, será super bem-vinda!

Ilustração: Shutterstock

você pode gostar também destes posts

14 comentários

  • responder deolanda 29/11/2018 às 16:14

    Eu sei bem o que este óleo faz. Passo todos as noite algumas gotinhas no rosto. misturo alguma gostinhas no creme do corpo e também uso como óleo de umectação no cabelo. Tudo de bom.

  • responder Stefânia 29/11/2018 às 20:53

    Uso o óleo da marca WNF, é puro, muito bom. Compro meus óleos vegetais puros e meus óleos essenciais no site belezadocampo.com.br, recomendo a loja, tem ótimo atendimento e grande variedade de produtos.

  • responder Julie 29/11/2018 às 23:13

    Esse óleo é vida. Confesso que comecei a usar agora há poucos dias o da Trilogy e já estou amando

  • responder Caroline Mendes 30/11/2018 às 11:23

    esse ano fiz uma cirurgia estética pra retirar uma verruguinha que eu tinha e não gostava e o médico receitou óleo de rosa mosqueta para auxiliar na cicatrização.. usei o que eu comprei na Argentina. É realmente muito bom.

  • responder ZILANDRA 30/11/2018 às 13:44

    Tenho visto varios produtos com esse oleo, COMPREI UM DA O TWO QUE EM SUA COMPSIÇÃO TEM ESSE OLEO
    BEIJOS

  • responder Regina 02/12/2018 às 12:55

    Na verdade, a rosa mosqueta tem indicacao para pele oleosa tb.

  • responder Links da Semana: como viajar só com a mala de mão? - Lu Ferreira | Chata de Galocha 03/12/2018 às 14:28

    […] – Óleo de rosa mosqueta: tudo sobre a volta dessa febre cosmética! […]

  • responder Links da Semana: como viajar só com a mala de mão? – LookBook Blog Brasil 03/12/2018 às 16:15

    […] – Óleo de rosa mosqueta: tudo sobre a volta dessa febre cosmética! […]

  • responder Sofia 04/12/2018 às 13:21

    Eu uso do da Phytoterapica, é puro, confiável e dá pra comprar pela internet. Nunca comprei o da Herbarium porque é misturado com várias coisas, mas sei que é mais fácil de encontrar.

    • responder Thais Marques 11/12/2018 às 11:03

      Oi, Sofia! Também achava que era, mas testei uma vez e eles me esclareceram dizendo que 98,45% da fórmula é óleo de rosa mosqueta e os 1,55% restantes são estabilizantes! Beijo!

  • responder Cibele Melo 05/12/2018 às 19:24

    Estou gravida e tenho usado com cremes para prevenção de estrias, uso da marca WFN que diz ser puro 100%

  • responder Rafaella 07/12/2018 às 10:28

    O que funciona melhor é o óleo de rosa mosqueta prensado a frio, que é o puro! Você encontra em farmácia ou em lojas de produtos naturais

  • responder Óleo de Rosa Mosqueta na pele oleosa: minha experiência sincera 24/04/2020 às 17:12

    […] tudo sobre a volta do óleo de rosa mosqueta no mundo da […]

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB