Bem-estar Resenhas Sinceras

Primeiras impressões sobre o Rescue Remedy (florais de Bach)

31/10/2018

Post atualizado em abril de 2020

Acho que não é segredo para ninguém que venho caminhando há alguns anos para sair de um buraco fundo em que entrei. Hoje me vejo bem mais próxima da luz, mas ainda com um longo trajeto a percorrer.

Além da psicoterapia e das idas ao psiquiatra para o tratamento da depressão (que tem andado longe de mim, ainda bem!), experimentei – e experimento – formas diversas de encontrar bem-estar, plenitude e conexão espiritual. Sou o que alguns chamam de buscadora.

Sendo assim, posso dizer que consegui contornar um certo ceticismo que me acompanhava e, hoje, sou aberta às experiências. Quando vejo algo novo, me jogo de cabeça, acreditando, ainda que não crie expectativas enormes sobre aquilo – o que é ótimo porque me poupa da frustração.

Já tinha feito tratamento com homeopatia certa vez, quando estava no olho do furacão da minha vida pessoal. Foram entendimentos difíceis para aquela época e, talvez, se me transportasse para os mesmos momentos agora, em 2018, o processo todo teria feito mais sentido para mim.

Florais de Bach

florais de bach

Foi por isso que, quando relembrei a existência dos florais de Bach, pensei que talvez fosse a hora de experimentar. Eles não são o mesmo que a homeopatia, embora tragam, na essência, premissas semelhantes. Na verdade, têm esse nome por causa de um estudioso médico do início do século 20, o Dr. Edward Bach. Ele conseguiu extrair das flores 38 compostos, manipulados e vendidos até hoje.

O objetivo desses florais é reequilibrar as emoções humanas, que interferem diretamente em nossos estados psicológicos e também no desenvolvimento de doenças (lembram daquele meu post sobre microfisioterapia?). Existem pessoas licenciadas no mundo todo para a prescrição dos compostos.

No entanto, soube que o Dr. Edward Bach criou também uma misturinha emergencial para momentos de tensão no dia-a-dia, que hoje é vendida pronta e se chama Rescue Remedy. Ela conta com cinco florais diferentes que agem em sensações de estresse:

  • Star of Bethlehem: para traumas e consolo;
  • Rock Rose: para energia de vida e coragem;
  • Clematis: para foco e consciência em relação ao momento;
  • Impatiens: para paciência, calma e relaxamento;
  • Cherry Plum: para o autocontrole e lucidez em momentos difíceis.

Rescue Remedy: meu depoimento

florais de bach

Resolvi comprar para experimentar a versão em spray de 20 ml, mas há também uma infinidade de apresentações (incluindo até goma de mascar e pastilha!) que podem ser vistas aqui. A orientação é dar duas borrifadas abaixo da língua ou colocar na água para ir bebendo ao longo do dia.

Passei por um período turbulento no fim de 2018 que estava tirando – literalmente – meu sono. Embora não tenha comprado o Rescue Night, que não tem álcool e é acrescido de uma essência que auxilia no sono, ele me ajudou a dormir melhor.

Também usei em momentos em que não estava me sentindo bem durante algum dia, sem ultrapassar as duas borrifadas diárias. Não li em nenhum lugar que não pode, mas busquei ter cautela e me observar em cada situação. E o que notei foi uma clareza na minha condição mental em todas as vezes!

florais de bach

Muitos afirmam que os florais de Bach são placebo – inclusive, há uma matéria crítica da Super Interessante sobre isso aqui. Eu faço parte do time que acredita neles e na homeopatia (aliás, em todo tipo de conhecimento natural e ancestral). Isso vem de encontro às minhas crenças pessoais sobre energia e quem somos aqui na Terra, um assunto que, se tivesse que começar, daria páginas sem fim.

De todo modo, para quem está numa conexão parecida com a minha (que não é melhor nem pior do que a de ninguém, vale dizer!), recomendo. Dá para comprar o manipulado mais em conta em lojas de produtos naturais, mas escolhi o original para experimentar mesmo. E gostei muito!

O Rescue Remedy em spray foi comprado na Drogaria Iguatemi. A média de valor dele, atualmente, gira em torno de R$ 110,00. Não é nada em conta, mas, como acabei de dizer, há alternativas!

você pode gostar também destes posts

28 comentários

  • responder Mayara F 31/10/2018 às 18:54

    Oi Thais, sempre tive curiosidade em testar, obrigada pelas informações!
    Agora, só uma observação: a expressão “de encontro a” quer dizer “contra”, acho que você quis dizer que as crenças se complementam, então seria “ao encontro de”.

    Beijo!!!

    (desculpa se a correção te ofende, muita gente não gosta… mas eu acredito que se é construtiva e ajuda a melhora a compreensão da mensagem, vale. beijo!!)

  • responder Dayane 31/10/2018 às 20:02

    Há muitos anos minha mãe teve depressão e uma terapeuta passou florais para ela. Mandamos manipular em uma farmácia perto de casa que já fazia manipulados (homeopatia e florais) há pelo menos 30 anos. Nossa, que mudança!! Foi ótimo para a minha mãe. Uma amiga da minha irmã era muito tímida e não falava. Fez um tratamento para começar a falar. Depois de uns 6 meses teve que parar porque já estava falando até com as paredes de tão certo que deu. O feito diminuiu e ela passou a falar só quando tinha gente em volta (kkk) mas continuou funcionando.

    • responder lari 02/01/2021 às 22:01

      oi Day, vc saberia me dizer qual é esse floral que auxiliou na timidez? obrigada

      • responder Vanessa 15/10/2021 às 08:03

        Lari, vc pode consultar um terapeuta floral para achar os florais específicos para você. Mas, se vc quiser mergulhar de cabeça no autoconhecimento, vc mesma pode escolher a sua própria fórmula. Para isso, leia o livro “Terapia Floral do Dr. Bach: Teoria e Prática”. Livro excelente! Recomendo q vc faça cada fórmula com poucos florais por vez (no máximo 5, eu costumo fazer as minhas com 4 florais por vez). O tempo de uso com a mesma fórmula varia de pessoa para pessoa. Pode ser 1 mês ou 1 ano… Enfim, só troque a fórmula quando vc perceber que já superou as dificuldades que estão sendo tratadas.

  • responder Samantha Korbivcher 31/10/2018 às 23:47

    Poxa, Thais, que legal!
    Por acaso, comecei a tomar o Rescue ontem….rsrsrs…passo por um momento de transformação, de encontro com sentimentos profundos…
    Desejo muita saúde e força, você é muito linda e faz um trabalho maravilhoso!!
    Um grande bj

    • responder Margareth Marino 23/01/2022 às 11:24

      Nossaaaaa estou passando pelo mesmo, ” crise existencial ” e comecei tomar os florais para Ansiedade e para depressão, ajudou bastante, mas tem dias que é muito difícil, aí uma amiga recomendou o Rescue, faz 3 dias que estou tomando, ajuda muito,. Gostaria de manter mais contato com vc, trocar experiências, se quiser meu whazap é 11 965832841. Margareth

  • responder Marina Peres 01/11/2018 às 08:14

    Um certo dia assistindo um vídeo com a musa Gisele Bündchen, um dos poucos itens da bolsa dela era esse Rescue. Desde lá namoro muito. Já ouvi muita gente elogiar! Talvez a proposta seja aliar vários pilares com o Remedy e dá super certo. Boa jornada querida!

  • responder Manu R. 01/11/2018 às 10:02

    Já usei a pastilha na época do doutorado. Ajudou demais, inclusive na ansiedade e insônia daquele momento. Acho que vale muito para quem acredita 🙂

    • responder Valesca Rosa 01/12/2022 às 12:50

      Não é só para quem acredita,se não seria placebo. Há um tempo,meu filho adolescente estava com comportamento desagradável no seio familiar, mandei manipular sem ele saber para qual comportamento e sentimentos, começando a pingar em baixo da língua e seu comportamento melhorou da água para o vinho, comprovante que a eficácia independe do acreditar ou não.

  • responder Luciana 01/11/2018 às 10:28

    Oi Thais.
    Sou formada em Farmácia e tenho algumas restrições em relação a Homeopatia.
    Em geral acho que é uma tentativa bastante válida, mas tem que ser usada com cautela.

    Nos casos de ansiedades por exemplo, conheço muita gente que usa florais ou outras formulações homeopáticas e que realmente dizem ajudar, o que é ótimo.

    Mas é importante que as pessoas não abandonem a medicina tradicional e que estejam dispostas a recorrer a ela quando não conseguirem na homeopatia os efeitos buscados.

    Mais importante ainda é saber que nem tudo pode ser tratado com homeopatia. Doenças causadas por agentes externos (alguns vírus, bactérias, alergias agudas) precisam de medicamentos tradicionais. (coloquei alguns virus, porque a maioria das doenças virais não costumam ser medicadas, kkk)

    Enfim, como tudo na vida, incluindo a medicina tradicional, a homeopatia tem que ser usada com cautela e com responsabilidade.

    Quanto aos florais… Eu mesma já tomei quando era adolescente e me ajudava bastante… Sua postagem me fez lembrar deles… Nesses tempos difíceis que estamos vivendo são uma boa ajuda!

    Beijos…

  • responder gabi 01/11/2018 às 10:33

    Você sabe dizer se tem algum efeito colateral? Você sente algum tipo de efeito colateral? E como está sendo a sua rotina de uso? Você borrifa de manhã, tarde, noite? Em jejum, após alimentação? Ou dilui na água e vai tomando durante o dia?
    Uma coisa que acho é que talvez teria sido mais interessante fazer a resenha quando terminasse todo o tratamento, não? De qualquer forma, se você puder dar um update nesse post quando terminar o uso do floral te agradeço.

  • responder Bruna Gonçalves Ferreira 01/11/2018 às 10:47

    Thais, minha psicóloga me tratava também com auxílio dos florais. O rescue eu tomava em gotas, mas ela em dizia que em momentos de crise eu poderia tomá-lo até de 15 em 15 minutos e depois ir espaçando as dosagens (nunca cheguei a tomar assim, mas de todo jeito, acredito que segue de forma semelhante ao spray, podendo borrifar mais de duas vezes ao dia).

  • responder Xica 01/11/2018 às 11:19

    ADoro esses posts assim Thais, super me identifico. Conheci os florais a alguns anos atrás e na época fiz um tratamento com o Rescue e mais alguns, e ano passado tive uma crise de ansiedade e voltei a usa-lo. Usava no começo 4x por dia, 4 gotinhas sublinguais. Ajuda MTO!! Recomendo para todos. O meu caso não era necessário acompanhamento médico, então só os florais deram uma boa ajudada. E hoje eu sempre tenho ele em casa para momentos de maior tensão, agora uso 1x ao dia, geralmente antes de dormir, só qdo sinto que necessito.
    Uma outra terapia que me ajudou mto foi o Reiki <3 Maravilhoso!
    Já fiz microfisio tb e ainda quero fazer Thethlealing.
    bjus

  • responder Denila Oliveira 01/11/2018 às 12:00

    Oi Thais. Uso florais receitados por uma terapeuta desde de maio e me sinto tão melhor, mais consciente, mais forte. Acredito sim na capacidade dos florais agirem em nosso campo energético.

  • responder ZILANDRA 01/11/2018 às 15:52

    Não conhecia este tipo de produto
    Super interessante
    beijos sua linda
    espero que a próxima semana seja melhor, a minha também foi meio difícil rsrsrs
    beijos

  • responder GEOVANA CLAUDIA ROCHA DE FREITAS 01/11/2018 às 17:18

    Oi, Thais ! Desejo sinceramente que vc nunca mais tenha recaídas. Já tive muitas, mas graças ao que aprendi ao longo do tempo eu me recupere mais rápido delas. Sempre digo para quem passa por qualquer problema psicologico que somos feitos de tres partes: corpo, mente e espírito. E se um desses ficar fora do tratamento vamos demorar muito mais a melhorar. Acho tudo válido para a cura, Tudo que vc botar fé que vai ajudar, faça. Mas nunca, nunca mesmo abandone o tratamento profissional. Beijosss. Sou sua fã há muitos anos. E parabens por manter a luta firme e forte contra esse mal.

  • responder Márcia Motta 02/11/2018 às 11:18

    Olá Thais,

    Bom dia.

    Acompanho o blog há anos e adoro as dicas de vocês. Nunca comento por motivos de timidez, mas diante desse post não tem como não falar. Primeiro obrigada por expor a sua situação apenas que passa por um momento assim de chegar no fundo do posso sabe como é difícil, você não está sozinha, a sua existência importa, você é maravilhosa. Dito isso, passei por algo semelhante tendo o meu ápice há dois anos atrás ao ponto que somatizei tanto que desenvolvi uma fibromialgia, busquei tratamentos da medicina convencional e nada funcionava para mim, alguns remédios deram até reação alérgica. Foi quando descobri a terapia dos florais em conjunto com acupuntura e mudou a minha vida. Junto desse acompanhamento profissional consegui aos poucos a sair do buraco, entender melhor o meu eu, até mesmo como durante as crises, quem passa por algo assim sabe que se vive cada dia de uma vezes e temos nossos momentos de autos e baixos. Fico feliz que tenha encontrado os Florais e que ele te ajude como ajudaram, investe nisso procura terapeuta de florais é muito bom pra mente e corpo. Outra dica que minha terapeuta deu para a manutenção é Aromaterapias, me deu de presente o óleo Calm da Aloha, não sei de vende aí mas acho que tem na internet. Ele é uma mistura de óleos para ajudar no tratamento da ansiedade e depressão, estou usando a mais de um mês e venho me sentindo melhor, o bom é que e a marca é toda natural e livre de crueldade animal ai é melhor ainda. De coração espero que minhas dicas te ajudem, pois as suas sempre me ajudam.

    Muito obrigada pela atenção
    Tenha um lindo dia.

    Márcia Valéria Motta

    • responder Débora 18/03/2021 às 10:57

      Oi! Também tenho fibromialgia e esses tratamentos convencionais não estão dando certo; pra vc adiantou os florais em que aspecto? Quais vc usou? Porque vou conversar com minha médica que é super a favor desses tipos de tratamentos.

  • responder Viviane 03/11/2018 às 05:34

    Thais, muita gente é cética em relação a homeopatia, florais etc. A medicina tradicional trata os sintomas enquanto as alternativas tratam o ser, as causas, enquanto o “buraco é mais embaixo”. Por isso são chamadas alternativas e mais demoradas. Atualmente queremos todas as curas e respostas agora! Existem coisas em nossa existência que são difíceis de acessar e tratar…Acredito que dependa muito do momento, da sua disposição e momento de vida. Lindona, boa sorte! O caminho do auto-conhecimento é uma delícia, às vezes demorado, mas sempre satisfatório. Boa sorte! Vc é uma mulher maravilhosa!!! Adoro acompanhar você! <3

  • responder thaisa 05/11/2018 às 15:11

    Oi, Thais! Me curei de uma rinite alergica com homeopatia e sou adepta dos florais. Acredito muito!

  • responder Juliana 06/11/2018 às 11:43

    Oi Thais, que bom saber que os florais estão te ajudando. O rescue é um floral emergencial, e pode ser tomado em momentos de crise de 15 em 15 min diluído em um copo de água. Tome o rescue por um mês e depois procure um terapeuta floral que vai conseguir te indicar um blend mais específico pro seu caso. Já tive muita crise de ansiedade e os florais me ajudaram muito. Me apaixonei, estudei e hoje sou terapeuta floral e aromaterapeuta.

    • responder Camila 24/03/2021 às 17:03

      vc é terapeuta floral? pode me passar seu contato?

  • responder Cleide 12/01/2020 às 21:27

    Precisei dar um calmante p meu esposo no velório de meu sogro,me indicaram o dos da florais de Bach,ele estava com hiperextensão e não baixava nem com seus remédios diários,qdo iniciei o tratamento ,por incrível que pareça ,normalizou ,e ele conseguiu passar por este momento difícil.eu super recomendo.

  • responder thays camargo 08/05/2020 às 22:19

    O Rescue não é indicado para tensões do dia a dia. Ele é um floral para casos emergenciais que envolvem grandes traumas e choque, por exemplo sofrer um acidente.
    As pessoas tem indicado e tomado o floral sem nenhum tipo de consciência e responsabilidade. Isso pode afetar a forma com que ele age em seu organismo, e ocorrer que quando realmente for necessário, ele não fazer mais efeito

  • responder Dani 23/03/2021 às 12:01

    Eu já fiz uso do rescue algumas vezes, inclusive agora estou fazendo, e o que percebo é que ele “traz pra fora” as causas dos meu males, sempre emocionais. Então vem a tona a ansiedade e diversos outros sintomas, como insônia, palpitação, pânico, depressão, falta de ar e o bolo na garganta a ponto de me incomodar a engolir.
    Eu literalmente vou ao desequilíbrio total antes de ir para o lugar de equilíbrio.
    Inclusive faço besteiras, pq ajo “sem pensar”, dependendo da causa do meu problema, se for por exemplo um descontentamento com alguém, eu acabo pondo pra fora tudo que eu engoli, de forma as vezes desordenada e descontrolada, correndo o risco de me trazer mais problemas com isso. Mas percebo depois que “foi melhor assim”, melhor pra fora e ter algum magoado, do que pra dentro e desenvolver doenças. Eu tenho muita dificuldade em falar as coisas que me incomodam e sigo engolindo sapo atrás de sapo.
    Das outras vezes foi assim e espero que dessa vez também seja, porque nesse momento estou no ápice da crise, com todos os piores sintomas, tomando o floral há 2 semanas e já tendo tido algumas atitudes impulsivas, que me fez perder inclusive um vínculo de ganhos financeiros por ter feito o corte de uma pessoa da minha vida.
    Daqui um tempo mais eu vou saber as consequências disso tudo, se boas ou ruins, penso que boas, pq a pessoa era muito tóxica.
    Enfim, eu fico surtada com o rescue antes dele me trazer o equilíbrio, então digo que eu tenho efeitos colaterais muito fortes com ele.
    Dessa vez estou com a sensação que vou perder o controle, sinto todos os sintomas que o floral diz tratar, sinto até desesperança, sabe. Minha terapeuta está de luto, estou sem poder contatá-la por uns dias. Estou pensando se abandono o tratamento ou se continuo até me sentir melhor. Porque esse “melhor” acaba chegando.
    Uma outra terapeuta me disse que nunca recomenda o rescue sem um acompanhamento porque ele faz justamente isso, traz para fora o que incomoda dentro, e dependendo do que for o problema, sem um acompanhamento é até perigoso. Mal sabia ela que eu já sabia disso por experiência própria.
    Enfim, digo que vale a pena sim o uso do floral, das outras vezes me foram benéficas, apesar do processo ser difícil para mim, mas sempre tenham um terapeuta para suporte, porque pode ser cruel o negócio.

  • responder Marcela 04/06/2021 às 09:13

    Que legal! Eu estou fazendo terapia com florais e tem sido muito bom para mim. Os florais são uma benção! Faço com a Dra. Fernanda (www.fernandaonline.com.br), ela é ótima. ?

  • responder rodrigo 27/08/2021 às 12:35

    Ola jaá utilizei ele em momentos de alto stress e me ajudou bastante, me acalmou e me deu leveza ao momento. já parei mais esta vontade, acredito que ao tempo que estou sem descansar(ferias) e depende os momentos ele ajuda bastante . Vou pesquisar melhor esses florais para momentos assim que passo as vezes.

  • responder Leda 25/04/2022 às 22:57

    Floral legal também para tratar várias questões é o flora Joel Aleixo, fiz tratamento e meu esposo tb. O resultado foi maravilhoso

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB