Corpo Dicas

O que é microfisioterapia? Para quê serve?

11/10/2018

Se alguém me falasse a palavra microfisioterapia há alguns meses eu não faria ideia do que se trata. Mas viver é aprender, não é mesmo? E olha que o que me levou a conhecer a técnica (maravilhosa, por sinal!) foi uma situação chata que passei no início do ano.

Quebrei o sacro e tive que fazer fisioterapia por um mês. A indicação da Hamanda Oliveira, minha personal trainer, foi de uma profissional de confiança dela, a Dra. Michelly Salustiano*. Papo vai, papo vem, ela me contou sobre essa outra formação que possui.

E eu confesso que fiquei tipo: tá, mas afinal, o que é microfisioterapia? Marcamos uma primeira sessão há um mês e eu gostei tanto que pedi para a Dra. Michelly responder a essa e a outras perguntas!

Microfisioterapia

o que é microfisioterapia

Coisas de Diva: O que é microfisioterapia?

Dra. Michelly Salustiano: É um método de prevenção, diagnóstico e tratamento manual das disfunções corporais somato-emocionais. Se dá por meio de toques manuais suaves e específicos, com o objetivo de desencadear o sistema natural de recuperação dos desequilíbrios do corpo. Faz com que os sintomas regridam com o tempo, evoluindo para o bem-estar. É uma técnica indicada para todas as idades, inclusive bebês.

CDD: Qual a origem da técnica?

MS: A microfisioterapia é uma técnica de fisioterapia manual criada pelos fisioterapeutas franceses Daniel Grosjean e Patrice Bénini. Sua elaboração e formulação foram iniciadas na década de 80, baseando-se nos estudos de embriologia, ontogenia e filogênese.

CDD: Que embasamento científico há por trás da microfisioterapia?

MS: Existem no nosso organismo os ritmos internos vitais, como circulação, respiração e trocas celulares. Quando ocorre alteração nestes ritmos é possível perceber na superfície da pele. O fisioterapeuta vai palpar suavemente diferentes áreas do corpo para verificar a normalidade dos ritmos vitais. Em caso de ruptura, alteração do ritmo, significa que existe uma cicatriz, uma fonte de mau funcionamento. Dessa forma, o terapeuta re-significa (apaga) essa memória tecidual.

CDD: Como funcionam as sessões?

MS: A sessão de tratamento tem início com a avaliação das queixas das disfunções do paciente. A partir de então, com o mesmo deitado sobre a maca, o terapeuta vai realizar micro-palpações nos diferentes tecidos do organismo, como tecido nervoso, muscular e visceral. A sequência das micro-palpações é específica e organizada, definida por mapas desenvolvidos através de estudos com base na embriologia. O tempo de duração da sessão é de aproximadamente uma hora e os intervalos entre as sessões são de aproximadamente 40 a 60 dias. Em média, desde a primeira sessão, os pacientes relatam melhora dos sintomas. Em geral, com 3 sessões os pacientes apresentam melhora significativa e, em grande parte dos casos, a cura.

CDD: Poderia comentar sobre as relações entre traumas físicos/psicológicos do passado com traumas físicos/psicológicos do presente?

MS: Muitas doenças e dores ocorrem devido aos traumas que se acumulam ao longo de nossas vidas. São como “cicatrizes do passado”. Eles são causados pelas “surpresas” do dia a dia ou pela forma que recebemos determinada informação. Sendo assim, eventualmente enfraquecem o corpo, fragilizando a saúde de uma forma geral.

CDD: A microfisioterapia é apenas curativa ou pode ser preventiva também?

MS: A microfisioterapia atua de forma preventiva e curativa, ajudando na restauração dos tecidos e suas funções. Sendo assim, atua de forma multidisciplinar para a cura e o bem-estar do paciente.

CDD: Qual a relação entre a microfisioterapia e a homeopatia?

MS: Ambas apresentam os mesmos princípios de cura:

A. Infinitesimal: Na homeopatia, o medicamento é extremamente diluído (de maneira infinitesimal) e na microfisioterapia diluímos o toque (micro-palpação);
B. Similitude: Baseia-se na medicina dos iguais, onde semelhante cura semelhante (na microfisioterapia, ocorre a reprodução da lesão e a re-significação).

CDD: Quem pode fazer a formação em microfisioterapia?

MS: A microfisioterapia é uma técnica destinada somente a fisioterapeutas qualificados pelo MEC. Isto garante que os profissionais aplicadores da técnica possuam um conhecimento profundo do corpo humano. O profissional habilitado possui um cadastro no site do Instituto Salgado (instituição brasileira licenciada a ensinar a técnica). Portanto, vale sempre buscar por profissionais que estejam aptos e autorizados a fazer a técnica.

Resumindo

Pense que a Dra. Michelly me explicou muito do que está aí antes da primeira sessão! Curiosa que sou, fui tentando entender – e agora, com essa entrevista, está mais claro do que nunca pra mim.

Se ficou difícil para você, vou tentar resumir de um jeito bem simples: cada evento expressivo que acontece com a gente – físico ou psicológico – gera uma espécie de trauma em algum lugar do corpo. Por meio da microfisioterapia, o profissional identifica esse ponto e o desfaz por meio do toque (micro-palpação). Dessa forma, esses pequenos “nós” se desatam e começamos a perceber melhorias no funcionamento do organismo e no próprio bem-estar emocional.

Minha experiência

Agora o mais impressionante é que, por meio da técnica, a Dra. Michelly conseguiu mensurar até mesmo a DATA de alguns eventos expressivos que aconteceram na minha vida. E muita coisa bateu! O mais louco é que ela explica de que maneira aquele trauma mexeu com meu físico ou psicológico.

Exemplo hipotético: Você sofreu um acidente de carro em 2012 e a profissional não sabe disso. Em algum lugar do seu corpo, haverá essa informação. Ok, mas somente ela saber disso não basta, né? É então que entra o diagnóstico de como o susto (psicológico) ou local atingido pela batida (físico) mexeu com o funcionamento do seu organismo ou do seu emocional. Assim se promove a cura, para que aquele trauma seja “apagado” e não cause mais problemas.

É impressionante como isso bate, viu? A gente nem imagina, mas uma pedra no rim há um ano pode ser efeito de uma desilusão na infância, por exemplo. Isso só me mostra que nosso corpo é uma máquina louca e maravilhosa. Fiquei impressionada!

Durante e após a sessão, você se sente normal. Talvez alguns momentos sejam difíceis pela lembrança de eventos importantes do passado, cujos traumas são curados. O bem-estar, no meu caso, veio do dia seguinte em diante, especialmente sob o ponto de vista psicológico.

Ainda tenho uma segunda sessão agendada e não sei quantas mais serão necessárias, mas já digo de boca cheia que é uma experiência fantástica! Espero ter esclarecido o que é microfisioterapia e inspirado você a experimentar também. <3

Foto: Shutterstock

o que é microfisioterapia

*Dra. Michelly Salustiano
Mais informações, valores e local de atendimento: (41) 99752-0202

você pode gostar também destes posts

11 comentários

  • responder Ana Paula Custodio Matsuo 11/10/2018 às 13:19

    Já tinha ouvido sobre a microfisioterapia, inclusive, uma endocrinologista me indicou. Achei uma única profissional que faz aqui na minha cidade, só tem horário para o ano que vem e cada sessão é bem cara, mas acho que vale a pena.

  • responder Carol pedrosa 11/10/2018 às 15:00

    Gente que legal que esse assunto esta sendo falado com certa frequência! Uma amiga minha faz e me indicou, fui numa sessao e achei tão incrível! Quero fazer mais!!

  • responder Silvana Aparecida da Silva 11/10/2018 às 15:17

    Ouvi falar da microfisioterapia a alguns meses, por uma colega de trabalho.
    Ela me indicou devido a eu ter perdido o olfato e não ter uma causa física para tal… não sofri nenhum tipo de acidente e nos exames de Tomografia e Ressonância não acusou nenhuma alteração…
    Imagino que a perda do olfato, foi emocional… Pois a morte da minha avó materna, mexeu demais comigo e percebo que após este fato, foi quando comecei a perceber o olfato se esvaindo…
    Amei ler sobre o assunto aqui… Vou retomar a ideia de procurar por uma profissional que possa me atender e quem sabe me ajudar com o meu problema.
    Abraços!

  • responder Xica 13/10/2018 às 00:39

    Adorei ver esse assunto no blog 🙂
    Fiz a minha primeira sessão ano passado depois de uma amiga falar super bem da microfisio (até então eu nunca tinha ouvi falar!), e não é que bate mesmo?? Pra mim bateu algumas coisas de datas/fatos, da minha amiga apareceram coisas que ela não tinha contado pra ninguém e já ajudou mto em algumas coisas que ela tinha trauma, e depois disso até minha mãe fez, e pra ela tb bateu um fato extremamente marcante na vida dela e que ela fala ate´hoje, cara, bateu com mta precisão!!
    A terapeuta que eu fiz disse que até 30 dias depois poderiam acontecer alguns efeitinhos colaterais, como diarreia, espinhas… e que era pra tomar mta água. Adorei a primeira sessão e quero fazer outra qdo viajar de novo. (Moro em SC e fiz na minha cidade natal, no PR)

  • responder Karen 16/10/2018 às 11:52

    Muito bom! Já fiz 3 sessões! Super indico!

  • responder Nathalia Pinheiro 16/10/2018 às 16:43

    Eu fiz três sessões a uns 3 anos atrás, e pra mim funcionou maravilhosamente bem! Ela também acertava muitas das minhas idades e datas, foi surreal. Eu também tinha que beber muita água, como uma das meninas abaixo!

  • responder Aline 19/10/2018 às 01:10

    Muito interessante! Alguém teria a indicação de algum profissional perto do centro de são paulo?

  • responder Sylvia Aline 05/02/2019 às 08:34

    Fiz ontem a minha primeira sessão de microfisioterapia e fiquei surpresa quando ela perguntava o que tinha acontecido de importante a tantos meses e anos atrás. bateu em cheio. Estou bem confiante que vai melhorar muito minha qualidade de vida

  • responder PAULA CAROLINA PEREIRA 01/03/2019 às 09:16

    Thaís sou leitora antiga do blog e não tinha visto ainda essa postagem, a minha prof de yoga me indicou a microfisioterapia..
    Gostaria de saber se você já fez as outras sessões e acho que seria legal atualizar esse post.

    Beijos

  • responder Maria Rose Teixeira 14/03/2019 às 16:43

    Eu conheci a microfisioterapia em 2015 através da indicação do veterinário do meu gatinho para tratamento de depressão. Ele me indicou uma veterinária especializada em reabilitação animal; ela por sua vez sugeriu trata-lo com a microfisioterapia ( eu nunca tinha ouvido falar a respeito), enfim com uma única sessão ele se transformou. Depois disso eu e meu marido procuramos um especialista que aplicasse a técnica em humanos – resumindo: foi fantástico pra gente, a transformação emocional foi gradativa, mas foi impactante. Recomendo pra todo mundo.

  • responder Primeiras impressões sobre o Rescue Remedy (florais de Bach) 10/04/2020 às 19:07

    […] interferem diretamente em nossos estados psicológicos e também no desenvolvimento de doenças (lembram daquele meu post sobre microfisioterapia?). Existem pessoas licenciadas no mundo todo para a prescrição dos […]

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB