Apartamento da Sá

MeuApartamentinho: Como foi feita a parede de tijolinhos da minha casa

23/08/2018

Quem é super seguidor do Coisas de Diva e do @meuapartamentinho já está cansado de saber sobre a parede de tijolinhos da minha casa, mas para o pessoal que está chegando agora, resolvi reunir todas essas informações num único post com tudo bem claro e didático.

Tem tudo sobre o apartamento com informações atualizadas e meu dia a dia no site Sá Olivetti MeuApartamentinho.

Vídeo: tudo sobre como foi feita a parede de tijolo aparente

Neste vídeo eu explico tudo nos mínimos detalhes de como foi feita a parede de tijolos aparentes da minha casa. Tem o projeto em 3D, o teste na parede, como ela foi descascada e o tanto de sujeira que ela faz ao longo dos dias. Vale a pena assistir.

Se inscreva no nosso canal e fique por dentro de todas as coisas legais que estamos colocando por lá. Também avisa as amigas para elas ficarem de olho no conteúdo, que está recheado de dicas legais de beleza e tudo mais que a gente adora.

#1 O projeto: imóvel antigo

O projeto da minha casa foi feito pela Une Arq + Design e foram elas que propuseram a parede de tijolos no meu apartamento. Como o imóvel é da década de 70, elas imaginavam que seria possível que tivéssemos aqui aqueles tijolinhos bonitos de barro. A ideia era descascar o reboco da parede e deixar a mostra os tijolos originais da obra. Neste post você consegue saber tudo sobre o projeto do meu apartamento e ver as inspirações e imagens em 3D.

Até já havia comentado isso por aqui, mas no primeiro momento eu não comprei a ideia e achei que parede de tijolos, com porta rosa e outras paredes cinzas seria informação visual demais. Mas ao longo do tempo fui namorando a ideia e pesquisando imagens para ver como tudo isso ficaria na vida real.

Imagem 3D do projeto da minha casa.

#2 Teste para ver como era o tijolo original da parede

Como nada disso me deu uma imagem visual muito real, resolvi eu mesma descascar um pedaço da parede para ver como eram os tijolos. Nesse passo não tem muito truque, eu tinha que ver com meus próprios olhos como eram os tijolos para poder decidir o que iria fazer. Se não gostasse, era só fazer o reboco novamente nesse “rasgo” da parede.

Eu mesma fiz o primeiro recorte com uma chave de fenda e um martelo, mas existem ferramentas mais apropriadas para isso. O resultado que eu tive foi esse abaixo. Infelizmente os tijolos não eram como eu imaginava, aqueles baixinhos de barro, mas gostei da aparência rosada que eles ganharam com o resquício de reboco que ficou grudado neles.

Eu mesma fiz o primeiro recorte descascando o reboco original com uma chave de fenda e um martelo.

Depois de fazer esse recorte, tirei algumas fotos e fiquei pensando durante semanas se iria seguir adiante com a ideia ou não. No final das contas, foram as arquitetas que vieram com o plano B: se eu não gostasse da aparência final da parede, seria possível passar cal ou tinta sobre ela e ter uma aparência ainda rústica, mas mais uniforme. Fui convencida e a parede começou a ser descascada.

Esse é o modelo do tijolo que encontramos nessa parede, ele tem 20cm de comprimento, 10cm de altura, 4 furos e sem nenhum friso lateral.

O tijolo que tem nas paredes da minha casa.

#3 Descascando o reboco original da parede

Para descascar o reboco, foi usado uma marreta e também uma máquina que parece uma mini britadeira e que eu não sei o nome mas que aparece ai nas imagens. Aqui não tem segredo, é só marretar até chegar no tijolo e tirar o reboco. Como meu apartamento é antigo, o reboco até que se soltou facilmente. Depois de descascar a parede, ela ficou assim.

Depois disso, raspamos um pouco mais onde o cimento ainda ficou grudado e eu passei um pouco de massa por cima dos canos de fiação, que ainda ficaram aparentes, mas se fundindo mais com o visual geral da parede.

#4 Acabamento com silicone repele água

Para que o pó do tijolo não ficasse voando pela casa, foi aplicado sobre a parede o Silicone Repele Água da Quartzolit também chamado de hidrofugante. Ele é um produto super líquido, como uma água, e foi aplicado 2 galões borrifando sobre a parede.

Esse produto não adiciona nenhuma textura e nenhum toque no tijolo, ele some mesmo e nem dá para ver que algo foi aplicado ali. Isso faz com que não saia o pó do tijolo, mas se alguém ficar de encostando, batendo algo na parede ou raspando ela com a unha, sai o pó do cimento (das emendas) no chão. Se ninguém encostar, não cai sujeira no chão, mas se ficar raspando a mão ou algum objeto, cai o pó de cimento. No vídeo dá para ver bem claramente essa parte.

#5 Mas e a sujeira?

Aqui em casa costuma juntar esse farelo no encosto do sofá quando recebo alguma visita mais efusiva que “fala com as mãos” ou que descansa os braços no encosto das costas do sofá. Se a pessoa esbarra na parede ao falar, acaba esfarelando um pouco o local.

Outro ponto que junta sujeira é logo abaixo dos cabideiros da entrada, que uso bastante e que costumo colocar minhas bolsas e casacos. Então se esses itens batem muito no cimento, acaba soltando um pouco de farelo no chão. Para limpar, uso aspirador.

Não aconselharia essa parede se você tem criança brincalhona em casa, é super perfeccionista com limpeza ou pensa em usar ela num lugar de passagem, como um corredor por exemplo. Nesses casos, melhor deixar para lá.

Eu sou bem de boa com sujeira, não sou extremamente exigente nesse sentido e costumo passar aspirador na casa mais por causa dos pelos da Lady do que pelos farelinhos do cimento no chão.

#6 Outras opções de revestimento

Existem outras opções de decoração que podem dar este mesmo efeito de tijolo aparente, como os “tijolinhos” de plástico e isopor e até os papéis de parede. As opções são infinitas e tem de todos os preços.

Eu não gosto muito daqueles que deixam muito aparente o padrão impresso, onde conseguimos perceber a repetição da estampa na superfície. Mas existem outras opções bem legais no mercado!

Abaixo tem algumas imagens para te inspirar.

#7 Porque não passou verniz? Porque não pintou? Isso ficou ridículo!

Eu sei que esse estilo de parede divide opiniões e muitas pessoas me aconselham a passar verniz nela. Eu na verdade não gosto da aparência do verniz e nesse momento, estou gostando bastante desse visual. Pode ser que daqui alguns anos eu mude de ideia, resolva pintar ou até mesmo passar o reboco novamente. Mas no momento, estou bem feliz com o resultado final da minha casa.

Então, fica aqui mais uma fez o lembrete que sou a favor da gente usar o que nos faz bem, independente do que os outros vão dizer. Isso vale para roupas e maquiagem e também para decoração, porque não?

Uma das fotos dessa parede faz tanto sucesso que ela se espalhou pela internet sem meus créditos e tem até empresas de construção usando como se fosse um exemplo de seus serviços. Já cheguei até a ser questionada se a foto da sala famosa na internet era do meu apartamento mesmo. A coisa saiu do meu controle! Então caso você se anime a usar as minhas fotos, lembre de sempre creditá-las ao Coisas de Diva, a mim ou ao @meupartamentinho.

OS CRÉDITOS DE PRODUTOS E SERVIÇOS

Para deixar a sua e a minha vida mais fácil, criei uma página fixa aqui no blog onde estou listando todos os produtos e serviços que estão sendo utilizados no apartamento. A página é essa aqui. Assim, se alguém quiser saber qual é o modelo da pia da cozinha ou qual foi a empresa que fez meus móveis, vai achar tudo nessa mesma página. Ela será atualizada constantemente.

INSTAGRAM DO @MEUAPARTAMENTINHO

Criei uma conta no Instagram só para os assuntos de reforma e decoração, me segue no @meuapartamentinho. Já teve até sorteio por lá, veja só!

você pode gostar também destes posts

9 comentários

  • responder Carina 23/08/2018 às 14:15

    Cara, eu adoro essa parede! Acho muito legal, descolada, bonita, diferente.. legal demais!
    Foi uma ótima ideia e foi uma boa tu ter deixado ela assim, em modo cru =B

    Mas meu xodó é essa janela, ela é minha paixaozinha. AMO janelas grandes!
    Até hoje procuro casinhas pra mim com janelas bem grandonas pra luz entrar com força total (difícil achar onde moro, viu!). Mas é só pro futuro mesmo rss

  • responder Carolina 23/08/2018 às 19:33

    Adoro seu apartamento 🙂
    Não sei se a parede de tijolinhos seria pra mim, mas acho a sua linda! 🙂
    Deixa eu perguntar pq não achei na lista dos créditos (não sei se li e não prestei atenção ou se não tem mesmo).. to surtada com esse seu “you go girl” e PRECISO de um pra chamar de meu hahaha. De onde ele é?
    Beijão e muita felicidade no seu cantinho 🙂

  • responder Bianca 24/08/2018 às 10:53

    Carolina, o letreiro é da @mwd.metalwork, achei no insta do @meuapartamentinho, que ela citou aí em cima! Lá tem os créditos de tuuuuuuudo, além de fotos maravilhosas (e receitas, e Sabrina, e Lady hahahaha) <3

  • responder Camila 24/08/2018 às 11:04

    Não canso de ver fotos dessa sala linda!
    Ela é tão fotogênica, que fotos!!!

  • responder Aline 24/08/2018 às 15:00

    Lindissima a parede e a decor!
    Sobre essa questão do soltar o pozinho, nem verniz incolor?
    Tem spray, talvez te desse maior conforto em relação a esse “problema”, sem adicionar cor e textura.
    bjs

  • responder Hosana 16/10/2019 às 02:14

    Ficou maravilhoso ???????????

  • responder Hosana 16/10/2019 às 02:22

    Ficou maravilhoso ???????????

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB