Aprendizado da Semana

Aprendizado da Semana #5: comemore suas pequenas vitórias

11/11/2017

pequenas vitórias

Junho de 2017: o mês em que, animada com o início da low carb, decidi me rematricular na academia depois de anos (a última vez que malhei com regularidade foi, sei lá, em 2014!). Plano anual, avaliação física, montagem de treino, tudo engatilhado.

Julho de 2017: nada.

Agosto de 2017: nada.

Setembro de 2017: nada.

Outubro de 2017: nada.

Novembro de 2017: o mês em que me dei conta de que fazia 150 DIAS, quase a metade de um ano inteirinho, que eu estava matriculada na academia sem sequer pisar lá. Já fugia descaradamente das ligações quase semanais com alguém de lá me perguntando: “cadê você, Thais, que não vem treinar?”.

Fiquei com vergonha de mim mesma, da minha inércia, da minha aparente incapacidade. Ficar sedentária por uns bons anos faz com que qualquer possibilidade de exercício físico pareça um bicho de sete cabeças, a pior das tarefas. As desculpas para não ir eram inúmeras:

  • “Tô muito corrida, não tenho tempo pra nada”;
  • “Depois que esse processo da mudança de casa passar, AÍ VAI”;
  • “Como é que vou pra academia tendo só um top de ginástica que me serve?” – ATENÇÃO: comprei 2 novos alguns dias depois de pensar isso e nem assim fui;
  • “Vou esperar meu pai poder ir comigo, assim a gente SE PUXA”;
  • Blablablá, etc e tal.

Na última quarta-feira, em terapia, minha psicóloga me lançou um desafio após a constatação de que eu havia pagado 5 meses de academia sem ir até lá: “Thais, amanhã. Decida um horário para ir amanhã”. E eu, claro, comecei a repetição eterna de desculpas variadas, até que, rindo do meu próprio absurdo, disse: “amanhã às nove da manhã”, sem pensar muito.

Fui dormir com o tal desafio na cabeça. Insônia. Onze horas, meia noite, uma da manhã. Pesadelo. Acordei no susto às oito do dia D – dia de voltar pra academia. A soneca virou mais uma hora. Quando dei por mim, já tinha passado do horário combinado.

Pensei: “tá, e daí que dormi mal, que tive pesadelo, que passei da hora? Eu tenho que ir nessa BIROSCA, não é possível”. Levantei, tomei café, troquei a roupa e FUI. Só fui. Fiz 20 minutos de escada querendo morrer. Saí de lá com hora marcada para, finalmente, montar o treino de musculação.

No dia seguinte, que foi ontem, estava lá no horário combinado. Fiz a série. Voltei para casa numa alegria que não cabia em mim. Aquela sensação de dever cumprido (pelo menos o dever do dia). Isso me contagiou de um jeito que não via há tempos: celebrei com muita emoção minha pequena vitória.

Ir para a academia foi, para mim, um grande feito. E me trouxe uma felicidade sem tamanho. Foi assim que me pus a refletir: quando a gente finalmente parte para ação, mesmo que num passinho de formiga, é preciso comemorar sim! É isso que dá força para, todo dia (ou, no meu caso, 3 vezes por semana), continuar na jornada. Então, faça. E vibre mesmo – porque você merece. <3

Bom sábado!

Imagem: Shutterstock

você pode gostar também destes posts

13 comentários

  • responder Márcia Daniella 11/11/2017 às 13:59

    Que post incrível! Me vi nas suas palavras. Lembro que quando me mudei para onde moro a primeira descoberta foi que tinha uma academia BEM na FRENTE do meu novo lar! Levei DOIS anos para atravessar a rua e ao menos perguntar o preço do pacote, rs, rs. Nessa ocasião, comprei o tênis. Mas somente 1 ano depois criei coragem de me matricular e começar a fazer esteira e bicicleta. Foi ralado pra mim mesma admitir que precisava ir, mas hj tenho ido ao menos três vezes na semana.

  • responder Jaqueline 11/11/2017 às 14:01

    #chorei
    No more words!

  • responder Adriana Sahara 11/11/2017 às 18:56

    Identificação mil com esse seu post. Para te animar posso te dizer que depois de demorar seis meses entre a ideia da academia e a prática, um ano e meio depois consegui correr meus primeiros 10 km. Você também consegue. Boa sorte

  • responder Xica 11/11/2017 às 22:05

    Post maravilhosooo!! Bem isso mesmo!
    Eu tb comecei a treinar á 2 meses atrás depois de 6 meses parada, por motivos não somente meus. E olha, demorou mas foi mto bom! Total motivada! Depois disso já engatei quase todas as metas para corpo esse ano, (fiz micropigmentação de sobrancelhas e 2 tattoos), e agora só falta a dieta engrenar. Pra alguns pode parecer tolice, mas pra mim faz toda a diferença no meu alto astral e autoestima!
    Ler textos assim só me motiva mais ainda! bjus

  • responder Flavia Abran 11/11/2017 às 22:20

    Nossa, Thais, me identifiquei muito com esse post. Sofro com esse desanimo para ir a academia. Mas depois que vou me sinto muito bem. Estou tentando focar nesse pensamento quando estou querendo desistir.
    Não desanime! Você está cada dia mais magra e bonita!

  • responder Marina 11/11/2017 às 23:55

    Thaís, parabéns por enfim ter se determinado e cumprido até o fim um desafio a que você se propôs! Parabéns de verdade pelo primeiro passo e por não ter desistido.

    Por outro lado, me desculpe, mas fiquei meio impressionada com outra coisa e preciso falar (mesmo que venham chover em cima de mim as críticas que já imagino):
    Sei que o dinheiro é seu e ganho com o seu trabalho, você faz o que quiser com ele e tudo mais, mas fiquei um pouco chocada com você pagando tantos meses de academia sem sequer pensar em ir. Num momento desses, onde tanta gente tá aí passando por dificuldades, tá sem emprego, quem tá empregado muitas vezes tá cortando um dobrado absurdo e sem saber do dia de amanhã etc etc (eu mesma falo por mim, que sempre estudei muito, me formei, passei em concurso público e hoje em dia estou com meses de salário atrasado e viro noites fazendo frilas pra poder pagar minhas contas), enfim, é só olhar pro lado que a gente vê como a realidade tá complicada, sei lá, me impressionou essa dissonância de jogar dinheiro fora. Sei que a realidade e as dificuldades de cada um são problema de cada um, seu dinheiro é seu e tudo o mais, mas sei lá. Vamos dar valor ao dinheiro. Ele faz falta e tá vindo com dificuldade pra muita gente.

  • responder Cleide 12/11/2017 às 09:07

    Vou fazer um comentário citando um outro aspecto sobre o post. Há pessoas que adiam sempre as coisas invocando desculpas, na maioria das vezes muito tolas, e se esquecem que a vida é muito suscetível a mudanças e que, de repente, vc não poderá ir à academia por algo de força maior como um motivo de saúde.
    Assim, sugiro a todas (os) que aproveitem ao máximo as oportunidades e não permitam que coisas minúsculas as impeçam de realizações, não só sobre aprimoramento físico mas em todos os aspectos da vida.

  • responder Patricia 12/11/2017 às 09:22

    Thais, parabens pela determinacao. Adoro suas refexoes, estamos todas no mesmo barco ?Fico feliz de ver q vc evolui a cada dia e serve de inspiracao pra todas nos

  • responder Carol Magnani 13/11/2017 às 09:08

    Parabéns, Thais!!! A dificuldade q nos impomos sempre pode ser reavaliada… é o q sempre dizem, temos tempo pro q é nossa prioridade, ne? Nossa saúde deveria ser, mas sempre deixamos um pouco de lado… comecei a malhar esse último mês tbem e me sinto tão orgulhosa de mim msm… fico até feliz com a dor muscular heheh

  • responder Veronica 13/11/2017 às 10:19

    Mazá! Parabéns! Sair da inércia é o mais difícil. Eu comecei musculação várias vezes na vida, mas saía tão dolorida que perdia o gosto. Sempre achei que só a dança me motivava, ou o yoga. Mas tinha um compromisso de fazer com dor e tudo a partir dos 40, para não perder massa magra, que nunca tive muita…
    Guria, faz um 1 ano que comecei. Quase sem dor pq agora treino com gente qualificada, que sabe montar treinos. Passei a fazer por grupos musculares, então não só tonifico como estou ganhando massa magra. Um luxo, adoro corpão. Faço no horário de almoço em frente ao trabalho, 4x na semana. Estou amando! E exercício de força está na lista dos 5 melhores pra saúde!

  • responder ZILANDRA BATISTA RODRIGUES 13/11/2017 às 10:45

    Thais eu ja me sabotei demais em se tratando de academia, pagava e não ia, até que um dia eu me desafiei e fuiii
    agora ja tem 3 meses que estou indo e os resultados estao começando aparecer
    FELICIDADE DEFINE
    Ou seja, foi um desafio que me fez bem, agora o próximo e arrumar meu guarda roupas kkk
    beijos

  • responder Heloisa Carvalho 13/11/2017 às 13:34

    Mulher, como assim? Plano pago e você não ia? O que mais me motiva é saber que eu gastei meu suado dinheirinho naquilo, hahahahaha. Às vezes, quando eu plano vence, até dou umas enroladas, mas tando pago faço questão de ir.
    Mas que bom que você foi! Mesmo que tenha sido meses depois de matricular. Às vezes essas coisas servem pra gente “acordar” pra outros aspectos da vida também.

  • responder Saí do sedentarismo, aleluia! – Moda com Elisangela 11/02/2018 às 06:07

    […] aqui! Mas uma coisa ficava sempre faltando: ir para a academia! Eis que, em novembro de 2017, tomei vergonha na cara e finalmente saí do […]

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB