Dicas

Mudança de carreira: 5 dicas de uma profissional!

29/07/2017

Quem aí está lembrada do Sessão Pijama que fiz sobre carreira há algumas semanas? Pois então. Observando os comentários tanto no Youtube quanto aqui no blog, percebi que vocês se interessam bastante pelo tema e resolvi contribuir um pouquinho mais!

Uns dias atrás, recebi por e-mail uma sugestão de pauta que veio bem a calhar com tudo isso: 5 dicas de uma profissional sobre mudança de carreira! Quem dá essa luz é Joseane Freitas*, idealizadora e diretora de pesquisa e desenvolvimento na Perfix Consultoria Organizacional.

mudança de carreira

Foto: Shutterstock

Planejamento: palavra-chave para a mudança de carreira!

De acordo com a profissional especializada em processos de gestão de carreira, nesses casos a palavra-chave é planejamento: “Para realizar de forma eficaz uma mudança profissional, é preciso ter seus objetivos definidos e, com isso, elaborar um plano de transição de carreira bem formulado, confiável e seguro”. Deem só uma olhada nas sugestões dela:

#1 Ter objetivo

Para quem já sabe qual é a nova área de atuação que pretende seguir, uma das principais tarefas é compreender quais são as competências exigidas para essa nova atividade. Perguntem-se: “Quais os conhecimentos obrigatórios?”; “O que é considerado um diferencial na área?”; “Qual(is) curso(s) será necessário fazer?”. Enfim, é importante coletar o máximo de informações sobre a área.

#2 Estudar

Sabendo quais competências e conhecimentos são necessários para a nova área de atuação, é importante investir nos estudos. Uma mudança de carreira envolve novos aprendizados e conhecimentos técnicos.

#3 Preparar-se para o recomeço

Sempre que começamos uma nova jornada, precisamos subir um degrau de cada vez, portanto, é imprescindível planejar bem sua vida financeira para iniciar essa fase de transição. O processo de entrada no mercado de trabalho será iniciado do zero, logo, possivelmente, haverá redução nos ganhos até se chegar a um patamar mais elevado na profissão.

#4 Buscar ajuda profissional

O processo de transição de carreira envolve uma reestruturação geral na vida. É preciso adquirir novos estudos e competências, assim como realizar o remanejamento pessoal e financeiro em busca desse novo objetivo. Muitas vezes, as pessoas acabam se perdendo. Dessa forma, pode ser importante procurar a ajuda de um profissional especializado, que irá guiá-la ao longo de todo o processo de transição.

#5 Perseverar

Como tudo na vida, a mudança de carreira é um processo que não acontece da noite para o dia. É preciso estar preparada para continuar caminhando mesmo quando houver frustração ou desânimo. Coragem, determinação e atitude são qualidades indispensáveis para se alcançar o sucesso.

Como complemento às dicas, deixo por aqui também um vídeo que traz entrevista com a Ciça Rego Macedo (sério, ela é muito engraçada, recomendo que a sigam no Snapchat – cicaregomacedo), uma ex-advogada que largou tudo para realizar a vontade de trabalhar com design de interiores depois dos 30! O bate-papo foi publicado no blog Amo o que Faço (também recomendo!) e no Youtube da autora:

Espero ter ajudado, pelo menos com um start, quem estiver pensando em mudar de carreira!

*Joseane Freitas é psicóloga, mestra em Educação pela UNICAMP e especialista em Desenvolvimento do Potencial Humano nas Organizações pela PUCCAMP. Possui certificação internacional Professional & Self Coaching junto ao Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). Integrante da Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP) e da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH).

você pode gostar também destes posts

8 comentários

  • responder Luciana 29/07/2017 às 16:06

    Qualquer mudança assusta, é preciso coragem para encarar uma troca de profissão, e mais ainda é preciso paciência pra lidar com quem acha que tem o direito de opinar sobre o assunto. Muitos adoram apontar os riscos que corremos. Mas é fundamental para saúde mental. Ninguém consegue ser feliz fazendo uma coisa que não gosta. E essa deve ser sempre nossa maior preocupação a longo prazo. PS: que felicidade e alívio ver que você foi atrás de uma psicóloga para tratar o assunto! Uma profissional de verdade, capacitada, que estudou anos para isso. E não alguém que faz um curso de uma semana e se acha preparado para orientar sobre algo tão importante como a vida de uma pessoa. Parabéns e obrigada!!!

    • responder Deia 29/07/2017 às 16:42

      Que comentário perfeito!!

  • responder Deia 29/07/2017 às 16:51

    Eu mudei de profissão, não foi fácil mas tive apoio da família e marido. Ouvi milhares de coisas terríveis de pessoas que eu considerava amigas e tive apoio de pessoas que nunca imaginei e jamais esquecerei. Trabalhar com o que se gosta é maravilhoso mas não é fácil para nós do povo brasileiro no geral, infelizmente nem todo mundo pode esperar o momento certo para sua escolha profissional além de que não somos sozinhos na vida e algumas pessoas precisam sustentar suas famílias e pagar suas contas. Quem pode trocar de carreira, convenhamos, é para quem tem suporte financeiro de alguém… ou seja, raríssimas pessoas conseguem. A teoria é linda, a prática é muito mais complicado que força de vontade e aspectos psicológicos. Excelente tema, adoro o blog de vocês por trazerem todos os tipos de assuntos possíveis.

  • responder Nanci 30/07/2017 às 09:27

    Thais: que post maravilhoso! Já mudei de carreira uma vez, mesmo amando, porque era muito nova, a carreira muito fechada e não consegui emprego. Comecei tudo do zero, consegui retorno financeiro, mas ultimamente tenho percebido que esse caminho não tem coração. Tenho pensado muito em trocar tudo de novo. Ainda não descobrir pra qual lado vou, mas o post e o vídeo me deram algumas pistas. Obrigada!

  • responder Pat 30/07/2017 às 10:53

    Que post maravilhoso! Boas dicas e o vídeo muito bom, pq ela não falou só sobre o lado bom da coisa (quando ela fala sobre a diminuição do padrão de vida, etc, é uma parte muito importante nesse tipo de situação). Me lembrou em friends, quando o Chandler se demite e vira estagiário (exemplo bobo, mas pertinente, he he ).

  • responder Márcia Daniella 30/07/2017 às 19:08

    Tô passando por um momento de muita reflexão sobre esse assunto. O post veio mesmo em bom momento. Adorei

  • responder Zilandra Batista Rodrigues 30/07/2017 às 21:27

    que post maravilhosooooooo
    tinha que ter opção bater palmas aqui
    beijos

  • responder Miriã Andrade 04/08/2017 às 23:07

    Eu amo o que faço, nem cogito em mudar de profissão! <3

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB