Dicas

Desconstrua a maneira de receber bem as pessoas em casa!

23/07/2017

Receber bem as pessoas em casa é algo que todo mundo procura quando deseja tê-las por perto, não é? Mas vejo que a abordagem propagada por aí é muito diferente do que deixa a gente feliz MESMO na vida real. Pensando nisso, selecionei 5 maneiras bem desconstruídas de abrir as portas pras visitas. Elas são baseadas na minha própria experiência como ~anfitriã~, depois de muita dor de cabeça por tentar fazer o que a bendita etiqueta manda. Vem comigo!

receber bem as pessoas

Como receber bem as pessoas em casa de outro jeito!

#1 Casa limpa/arrumada é importante, mas…

Sério, não vale a pena ficar bitolada com isso. Digo por pura experiência pessoal! Já fui daquelas DESESPERADAS com a limpeza e a arrumação da casa para as visitas – e no fim das contas só me estressava para então, finalmente, ter momentos legais com as pessoas que chamei. Claro que estar com tudo em ordem é bacana, pois deixa um ambiente bom para os convidados, mas não perca tempo caçando cada mínimo fio de cabelo que caiu no chão (eu já fiz coisas parecidas com isso).

Mas uma mesa bem colocada tá super valendo, viu? Veja um exemplo aqui.

#2 Não tente ser quem você não é

Não me lembro onde vi essa cena, mas foi em algum filme assistido muitos anos atrás. Uma mãe de família queria impressionar o chefe do marido durante um jantar e, em vez de fazer o que sabia, bolou um cardápio pretensioso para ele e a esposa. Resultado? Na última hora, a personagem viu que o caminho não era aquele e serviu um belo prato de macarronada que estava fazendo para o filho. Ou seja: por que raios temos que nos “fantasiar” de alguém que não somos pelos outros? Se as pessoas estão na nossa casa, é porque gostam da gente como a gente é, oras!

#3 Deixe, sim, as visitas participarem das tarefas

Essa é controversa! hahahaha No Brasil, a cultura diz que visitas não põem a mesa, não lavam a louça, não ajudam a preparar alguma coisa… E, assim, quando minhas amigas vêm aqui em casa, me auxiliam sempre com o que for preciso por iniciativa própria. Os momentos ficam MUITO mais legais do que se eu estivesse presa na cozinha enquanto elas ficam na sala batendo papo! A recíproca é verdadeira caso eu esteja na casa de alguma delas: ajudo em tudo o que puder. Amizade é isso, via de mão dupla!

#4 TAPOÉ? Claro que tem!

Se qualquer item da refeição estava uma delícia mas ainda assim ficou sobrando, qual o problema de dividir com as pessoas que a gente recebe em casa? Sério, não entendo como isso pode ser errado, hahahaha! Inclusive, mantenho por aqui alguns potes de plástico descartáveis pro caso de isso acontecer. Assim não preciso entrar na maravilhosa treta do TAPOÉ não devolvido! E, sim, acho as marmitas maravilhosas porque, em muitos casos, a comida não seria totalmente consumida e iria pro lixo.

#5 Sua casa, suas regras

Respeito e adaptabilidade são fundamentais em pessoas bem-educadas – inclusive, são as que eu procuro manter por perto porque eu mesma ajo assim em toda ocasião social. Feio é você passar do seu próprio limite pelos outros! Está cansada? Tem que acordar cedo no dia seguinte? Os vizinhos estão reclamando do barulho? Seja sincera, ué. Se ainda ficou um gostinho de quero mais, já engate um próximo encontro ou sugira um horário melhor para continuarem o papo em outra oportunidade.

Nossa, tô até com medo das moças com curso de etiqueta quererem me matar! hahahaha Mas, sério, pare pra pensar bem nas coisas que eu pontuei. Você não vai deixar ninguém se sentindo mal e ainda vai respeitar a si própria, com muito menos estresse e muito mais diversão. Isso, para mim, é receber bem as pessoas em casa! Bom domingo procê!

Foto: Shutterstock

você pode gostar também destes posts

13 comentários

  • responder Márcia Daniella 23/07/2017 às 18:35

    A limpeza ainda é uma das minhas grandes preocupações quando vou receber alguém em casa. Mas as dicas do post são ótimas! Precisamos mesmo relaxar um pouco mais.

  • responder Isabel 23/07/2017 às 20:40

    O filme é o pequeno Nicolau, a mãe quase infarta hahaha… Eu fico ansiosa ainda com as visitas, sempre tenho uma conversa com os meus filhos para serem bem bonzinhos e educados…parece até meio falso…mas é difícil reaprender…Adorei …vou praticar bjs

  • responder Renata 24/07/2017 às 09:50

    Na minha casa tenho o costume de nunca entrar de sapato, sempre deixo na porta… além de ser mais confortável, tem a questão da limpeza (é piso frio e clarinho, então suja muuito fácil, qualquer pisada de sapato já deixar marca). Para os amigos mais próximos não tive problema de pedir para tirar o sapato (agora eles até sabem de hábito e já chegam deixando ao lado da porta). Mas não sei o que fazer quando for chamar alguém que não tenho intimidade. Alguém já lidou com isso? Não devo falar nada e deixar as pessoas de sapato no apartamento, com o risco de ficar todo com marcas de sapato? (Além de tudo é um ap bem pequeno, com apenas um banheiro que tem que passar pelo meu quarto para entrar….)

    • responder Glau 24/07/2017 às 10:40

      Renata, eu falo pra tirar o sapato, viu? Acho que não tem problema… é só falar com jeitinho.
      Mas se você não acha legal, uma amiga deixa um tapetinho perto da porta com uma plaquinha “sapatos aqui”. Quem entra já sabe o que fazer rs

    • responder Victoria 24/07/2017 às 11:39

      Na minha casa, eu e meu marido temos o hábito de não andar de sapato. Quando meus pais e meu irmão vão, peço pra tirar sem problemas. Agora, com o restante das pessoas, acho um pouco chato. No Brasil, as pessoas não têm esse hábito e acho que pode ser constrangedor: não sei se alguém tem chulé crônico, se saiu com uma meia furada, se está com uma unha encravada… Enfim, não gosto de deixar a pessoa numa situação desagradável, que ela fique encanada.

    • responder Maíra 24/07/2017 às 11:47

      Aqui em casa também não se entra de sapato. Só uma vez que fiquei com vergonha de não pedir, mas depois me arrependi porque realmente não custa nada.
      O que fazemos: temos uma sapateira logo na entrada, com vários (mas vários mesmo) chinelos limpos. As pessoas mais “de casa” têm os seus, colocamos nome e tudo. Pros que não vêm sempre, ofereço algum que mantenho sempre bem limpo (tipo alguém usou, eu lavo). E do lado da sapateira, e da porta, tem uma poltrona pra pessoa sentar e trocar, com calma. Já fiz isso até com amigos dos meus pais.
      Ah! E comofas tanto chinelo? Não fica caro? Optamos por fazer esses chinelos “de casamento”, inclusive personalizamos. Não ficou muito caro e já estamos pensando em encomendar uma segunda leva, de tão certo que deu.

    • responder Luciana 24/07/2017 às 20:40

      Uma opção seria comprar aquelas proteções pra sapato, tipo touca descartável, mas pra calçados. Você não corre risco de deixar ninguém em situação chata (por tirar sapatos e ter chulé, meia furada, unha suja…), e permanece com o piso limpo, além de que pode ser usado até mesmo com saltos. Custa uma média de 10 reais, uma caixa com 100.

  • responder Glau 24/07/2017 às 10:36

    Adorei as dicas, Thais! Às vezes ficamos tão preocupadas com detalhes bobos que nos esquecemos de relaxar e aproveitar a visita! Imagina que pra mim tinha uma época que eu ficava tão preocupada com cada coisinha que receber visitas me gerava ansiedade e eu ficava mal =/
    Que tal um post com sugestões do que servir? Eu ia adorar! Sempre quebro a cabeça com isso!
    bjinhos

  • responder ZILANDRA BATISTA RODRIGUES 24/07/2017 às 15:04

    la em casa era assim, quando via visita, ficava todo mundo engessado, faziamos comidas totalmente diferentes etc, hj tratamos super bem, mais nada muda so porque tem visita
    bjs

  • responder Isa 26/07/2017 às 12:49

    O filme que vc viu, da macarronada, é o Pequeno Nicolau! Muito fofo, por sinal! 😉

  • responder Nadya Romanowski Foltran 29/07/2017 às 11:20

    Esse hábito de fingir um refinamento só para receber visita vem muito das famílias tradicionais e de origem europeia. Eu passei isso na minha família várias vezes. Depois aprendi com as pessoas simples que o segredo de receber é o carinho. E aqueles amigos que são quase família sabem também o caminho da geladeira, dos copos, das cervejas hahaha

  • responder Miriã Andrade 06/08/2017 às 17:51

    Adorei as dicas! A gente sempre recebe os amigos aqui em casa e claro rola umas neuroses, haha, essa dica dos potinhos é ótima! 😉

  • responder Rose Rampazzo 20/03/2022 às 19:59

    Eu não sei que sina tenho que as pessoas nos convidam e chegando lá, nem arroz fazem. Não volto nunca mais! Volto pra casa aborrecida e com fome. Acho uma falta de consideração, não precisa de um banquete, mas se chamou pra deixar a pessoa a míngua, faz um favor, não chama!Quando eu chamo eu faço de tudo pra pessoa se sentir bem, mas na minha vez é sempre assim!

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB