Cabelos

10 fatos curiosos sobre cabelos!

12/11/2016

Esses dias atrás, estava ~navegando pela internet e caí num site bem bacana, de um cara que até então não conhecia: Philip Kingsley! Considerado o “guru dos cabelos”, ele estuda há muitos anos as características dos fios e do couro cabeludo. Sempre que descobre algo novo, lança produtos que aproximam a ciência dos cuidados capilares, respeitando cada necessidade. Legal, né?

Mas não é exatamente sobre isso que vim falar nesse post. Lá no site da marca que leva seu nome, encontrei uma seção que aponta vários fatos curiosos sobre cabelos. Achei tudo tão interessante que decidi traduzir do inglês e compartilhar com vocês! Bora lá:

fatos curiosos sobre cabelos

#1 Água & Óleo

É a água, não o óleo, contida no cabelo que o mantém hidratado. As moléculas de óleo produzidas pelo couro cabeludo são grandes demais para penetrar na fibra capilar, por isso acabam apenas assentando-se em sua superfície. Lavar o cabelo com frequência ajuda a melhorar a hidratação dos fios.

#2 Tipo Sansão

Uma cabeça repleta de cabelos saudáveis reunidos pode suportar nada menos do que 23 toneladas de peso! Isso acontece porque as ligações de dissulfureto presentes são umas das mais fortes que ocorrem na natureza – elas só podem ser quebradas por calor extremamente elevado e produtos químicos. E tem mais: fios sadios são tão elásticos que conseguem esticar até um terço de seu comprimento sem quebrar.

#3 Loiras x Morenas

O número médio de fios no couro cabeludo humano é de 120 mil, mas loiras naturais tendem a ter mais. Isso ocorre porque o cabelo loiro é geralmente mais fino do que o cabelo densamente pigmentado, o que significa que há mais espaço na superfície da cabeça!

#4 Perdas & Ganhos

É natural perder até 100 fios por dia, desde que eles cresçam de volta. Tudo o que está preso ao nosso couro cabeludo é substituído a cada quatro anos! No entanto, como o cabelo cresce em ciclos dessincronizados, não costumamos perceber nada. Falando nisso, a média de crescimento de um fio é de 1,27 cm por mês, o que significa 15,24 cm por ano.

#5 BBB

Pesquisas demonstram que a falta de vitaminas do complexo B, especialmente a vitamina B12, pode acelerar o processo de esbranquecimento dos fios. Alimentos ricos em vitamina B12, como bacalhau, leite, gemas de ovos e salmão, podem ajudar a frear o acontecimento.

fatos curiosos sobre cabelos

#6 Xô, caspa

Caspa não é fruto de um couro cabeludo seco. Pelo contrário: geralmente, ela acompanha um couro cabeludo oleoso, portanto não há motivo para esfregá-lo com óleo – a situação só vai piorar. O problema é comumente causado pelo super crescimento de um certo tipo de fungo (malassezia furfur) e os melhores produtos para combatê-lo são aqueles que paralisam a proliferação.

#7 Oleosidade

Cada folículo do couro cabeludo possui uma glândula de óleo anexada. Uma vez que pessoas com cabelos finos têm mais fios no couro cabeludo em relação às pessoas com cabelos espessos, frequentemente notam a oleosidade aparecendo mais rápido.

#8 100 anos atrás…

O corte de cabelo Bob, chamado também de Castle Bob, foi popularizado pela famosa dançarina da Broadway Irene Castle, que diminuiu radicalmente o comprimento em 1915 por conveniência. Os grampos de cabelo foram inventados especificamente para manter esse novo estilo no lugar!

#9 Amy das antigas

Nos anos 50, o penteado colmeia (que ressurgiu no século 21 graças à cantora Amy Winehouse) também era chamado de B-52, uma vez que lembrava a parte frontal do avião bombardeiro B-52 Stratofortress.

#10 Loira, morena ou ruiva?

Colorir os cabelos costumava ser algo relativamente raro, especialmente porque os produtos químicos usados eram perigosamente danificantes. No entanto, devido aos ingredientes melhorados, no fim dos anos 60 as mulheres passaram a mudar a cor com muito mais frequência – inclusive em casa.

E então, gostaram desses 10 fatos curiosos sobre cabelos? Pessoalmente, eu amo aprender esse tipo de coisa. E, por falar em curiosidade, agora estou é doida para experimentar algum produto do Philip Kingsley – vi que tem pra vender em alguns sites que entregam no Brasil! No site, dá para encontrar todas as linhas e mais um monte de informações úteis sobre o assunto.

Fonte: Philip Kingsley

Tradução: Thais Marques (*euzínea*)

Fotos: Shutterstock

você pode gostar também destes posts

13 comentários

  • responder Júlia Moreira 12/11/2016 às 14:56

    Eu gostei, Thais.
    Vou dar uma olhada no site dele.

  • responder Márcia Daniella 12/11/2016 às 19:03

    Adorei as curiosidades, principalmente sobre os grampos

  • responder Júlia Moreira 12/11/2016 às 19:06

    Pessoal,

    vou aproveitar esse post legal sobre cabelos e colocar uma dúvida relacionada ao assunto caso alguma autora ou leitora do blog possa me ajudar.

    O cabelo do meu namorado é assim:
    * seco depois de lavar e no final do dia seguinte fica seco na frente e oleoso atrás;
    * liso, mas forma leves ondas nas pontas da frente quando está maior.

    Ele quer saber quais os melhores shampoos e condicionadores para esse tipo de fio.

    Estou perguntando aqui no grupo porque o meu cabelo é do tipo cachos clássicos, 3a com um toque de 2c e, é claro, naturalmente seco.

    Então não sei bem o que pode funcionar para ele.

    Ele prefere shampoos e condicionadores não muito caros, mas podem ser sinceros e falar o que realmente é bom.

    O que mais o incomada é o fato deles serem secos (ele diz que é palha), a oleosidade não incomoda tanto porque, geralmente, ele lava o cabelo todo dia.

    Já vou agradecer por nós dois porque, de vez em quando, vejo alguém respondendo e ajudando a galera. Obrigad@, Júlia e Felipe.

    • responder Erika 13/11/2016 às 11:25

      Oi, Júlia! Tudo bem? Não sei se o cabelo do seu namorado é comprido, mas vou colocar a experiência que tenho com o cabelo do meu, que é seco na parte de trás e oleoso na frente.
      Nós costumamos fazer umectação (com óleo de côco Copra ou outros óleos que tivermos em casa). Ele, sem perceber, tem preferência por shampoos sem sulfato (o preferido é o Amino Acid, da Kiehls – amo o condicionador, mas o shampoo resseca o meu cabelo). Outros que ele gosta são o Organix Brasilian Keratin, NPPE SHRD e alguns da Redken.
      São todos produtos meio salgados, mas tenho algumas indicações boas dos canais das meninas cacheadas que funcionam super bem – e que já usamos aqui em casa: a linha Bioderma Oro (do rótulo verde, o shampoo e a máscara) e a linha Cachos Perfeitos da Bio Extratus (usamos o low e no poo e gostamos muito).
      Basicamente, ele prefere enluvar o cabelo com produto antes do banho (óleo de côco, outros óleos, cremes com proteínas etc.), pois evita o ressecamento dos fios sem afetar a limpeza do couro cabeludo.
      Ah! Ele gosta também de usar acidificante (PH Balancer, da K. Pro). Eu ganhei um e ele acabou com a bisnaga – ele fica “testando” as coisas do banheiro.
      Espero ter ajudado! Beijo!

    • responder Júlia Moreira 14/11/2016 às 11:22

      Oi, Erika.
      O cabelo do meu namorado é curto.
      Pelo que eu entendi, seu namorado hidratada/nutri bastante o cabelo. Mas o que ele faz para controlar a oleosidade? Usa um shampoo próprio?
      Legal saber que a linha low poo da Bio Extratus é boa. Não piorou a oleosidade quando ele fez low/no poo?
      Obrigada pela ajuda.
      Beijo.

    • responder Thais Marques 14/11/2016 às 12:32

      Que amor vocês se ajudando! <3

  • responder Fran 14/11/2016 às 09:22

    Gente…E eu fui uma vez numa cabeleireira que pegou um fio do meu cabelo e começou á esticar, mostrando o quanto era elástico, com os olhos arregalados, dizendo que “eu precisava urgente de uma hidratação e tratamentos capilares fortalecedores, porque aquilo era sinal de cabelo extremamente fraco”! Então meu cabelo devia estar ultra saudável, hahaha!

    • responder Thais Marques 14/11/2016 às 12:35

      Acho que aí é importante ver a diferença entre a elasticidade natural dos fios e a de cabelos porosos, que ficam mesmo mais elásticos do que o normal – por isso quebram com facilidade!

  • responder Gabriela R. Salomon 14/11/2016 às 13:56

    Gostei das curiosidades :DDD

  • responder Michele Bdz 16/11/2016 às 09:08

    Adorei as curiosidades… e ainda mais saber qual a média de crescimento dos fios ….

    Assim dá pra fazer uma estimativa de quanto em quanto tempo ir aparar os cabelos…

  • responder VALERAM O CLIQUE: CURIOSIDADES SOBRE OS CABELOS - Flávia Carboni 21/11/2016 às 10:01

    […] 10 fatos curiosos sobre cabelos. […]

  • responder Julia Kubrusly 23/11/2016 às 20:03

    Essa coisa da elasticidade natural dos fios me lembra quando eu, com cabelo mega saudável, via muita gente falando sobre cabelos elásticos e fiquei com medo que o meu estivesse, aí pegava um fio, esticava, ele esticava bastante e não partia. Pronto, já achei que tava elástico hahahhaa (uns anos depois tive cabelo elástico de verdade e eram só lágrimas cada vez que molhava ele).
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  • responder Miriã Andrade 04/12/2016 às 17:30

    Adoro essas curiosidades sobre cabelos, um assunto que chama muito minha atenção! 😉

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB