Cosméticos Dicas

Qual a ordem certa dos produtos para pele?

22/09/2016

Sempre que a gente fala de algo para pele aqui, como uma base, BB Cream e até algum hidratante com cor que tenha fator de proteção solar, as mesmas dúvidas aparecem: mas qual a ordem certa dos produtos para pele? Se a base tem FPS, preciso passar protetor solar mesmo assim?

Pensando nisso aí, resolvi responder as dúvidas por aqui em forma de post.

ordem dos produtos para pele

Foto: Shutterstock

Qual a ordem certa dos produtos para pele com FPS? 

A dermatologista Claudia Marçal*, explica: com a pele já limpa e hidratada, é hora do protetor solar. Ele não deve ser substituído, mesmo que o hidratante que você já passou ou a base que você ainda vai aplicar tenha FPS. “Na ausência do filtro solar, alguns produtos de tratamento com FPS [cremes faciais e bases] podem garantir certa proteção, mas, claro, com muito menos eficácia”, afirma. Ou seja, o fator de proteção do seu hidratante ou maquiagem ajuda, sim – é melhor que nada, mas ainda assim não é a mesma coisa.

Isso porque, em geral, a gente passa pouca quantidade do creme facial com FPS ou do BB Cream no rosto (e às vezes nem aplica em toda a área da face), o que faz com a ação do FPS seja reduzida. Aliás, vocês sabiam que para alcançar o fator de proteção indicado no rótulo dos produtos, é preciso aplicar uma quantidade específica dele na pele? Mais precisamente, 2mg por centímetro quadrado de pele, o que equivale a uma colher de chá bem cheia (esse número é de um estudo sobre o assunto que foi citado pelo Pedro, do Cosme Asia, numa postagem bem interessante sobre o assunto). Ou seja, só uma camadinha fina de base com FPS não é o suficiente para proteger a pele dos efeitos do sol.

Em resumo, a ordem é a seguinte:

Limpar e hidratar a pele –> aplicar protetor solar –> aplicar maquiagem (base ou BB Cream).

Para quem tem pele oleosa, aqui tem várias indicações de produtos que funcionam bem (é só dar uma olhada também nos posts da Sá, porque ela já testou uma infinidade deles); já se você tem a pele mais seca ou sensível, aqui tem várias outras sugestões.

Dra. Claudia Marçal é dermatologista da Clínica de Dermatologia Espaço Cariz, com especialização pela Associação Médica Brasileira (AMB), membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e membro da American Academy of Dermatology (AAD), CME (Continuing Medical Education) na Harvard Medical School.

 

você pode gostar também destes posts

13 comentários

  • responder ZILANDRA BATISTA RODRIGUES 22/09/2016 às 10:19

    eu faço assim, eu queria saber qual ordem certa quando a gente usa creme anti idade
    beijoss

  • responder Bianca 22/09/2016 às 10:52

    Ótima a dica, mas já repararam que quase todo protetor solar acaba alterando a textura das bases líquidas e faz o produto craquelar? Triste isso!

    • responder Marcia 22/09/2016 às 14:08

      é, especialmente quando você tem mais de trinta… Minha saída tem sido aplicar base com esponja e batidinhas e usar bases mais hidratantes ou misturadas com hidratante.

  • responder Paula 22/09/2016 às 13:33

    Em que momento entra o primer?

  • responder Tais 22/09/2016 às 15:46

    Marina, não se voce ja ta sabendo, mas queria te avisar que a colourpop começou a entregar no Brasil e tá com promoção de frete gratis nas compras acima de 50 dolares e frete fixo de 4,99 dolares nos valores inferiores. Bjo!

  • responder Márcia Daniella 22/09/2016 às 15:55

    Sempre aplico o protetor antes

  • responder Julia Kubrusly 22/09/2016 às 16:01

    Já tinha ouvido falar dessa quantidade de protetor solar, mas acho que só consigo usar tanto mesmo na praia, no dia a dia (principalmente se vai maquiagem por cima), só uso uma camada fina, se não fico sentindo o produto na pele.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  • responder Soraya 22/09/2016 às 21:32

    Estou usando o Episol Color 70, que une hidratante, base e alta proteção, inclusive contra luz visível. Não tem cheiro de protetor e uniformiza o tom da pele sem deixar oleosa. Estou bem satisfeita!

  • responder Gabriela R. Salomon 30/09/2016 às 13:48

    Sempre aplico o hidratante, protetor e aí a base.

  • responder Miriã Andrade 09/10/2016 às 20:07

    Muito esclarecedor esse post, as vezes substituía o BB cream pelo protetor solas, confesso, mas vou me policiar daqui pra frente! 😉

  • responder gui gui 15/02/2018 às 21:14

    Ola minha qrd, espero que esteja td bem cntg. Seria quantos minutos mais ou menos (±) de um produto pra outro. Desde já agradeço pela atenção. Bjos

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB