Dicas

Como escolher um profissional de beleza?

05/12/2015

Sei bem como é complicado o processo de escolha de um profissional de beleza, especialmente quando falamos em cabeleireiro e maquiador. Na busca por um, bate aquele desespero de não escolher a pessoa certa, do cabelo ficar uma porcaria ou da maquiagem terminar em desastre. Pois hoje vou dar 4 dicas para você decidir melhor pelo seu!

profissional de beleza

Essa história é inspirada na Karina, uma amiga minha que mora em São Paulo e veio para um casamento aqui em Curitiba. Ela é uma garota esperta e seguiu os passos que eu mostro por aqui. Escolheu se arrumar no Torriton do Pátio Batel porque sentiu confiança em dois profissionais de lá: a cabeleireira Cristina Pini e o maquiador Thiago Straub. O resultado, como podem ver pelas fotos, ficou incrível (ok que a Ká já é uma linda, mas ficou ainda mais!).

#1 Peça indicações

Se tem uma coisa que eu aprendi nessa vida é não ter vergonha de perguntar. Sempre que vejo alguém com um corte de cabelo legal ou uma maquiagem bonita já dou uma de conhecida e descubro onde os serviços foram feitos! Anoto mentalmente o nome do profissional ou do salão para oportunidades futuras. Outra dica é, quando bate o desespero, perguntar para as amigas ou no Facebook pra geral – sempre virão sugestões, tenha certeza!

Conhece o meu guia anual de serviços de beleza em Curitiba?

#2 Vá até o Instagram

profissional de beleza

Nossa sorte é que com a internet a vida fica muito mais fácil, não é? Com apenas alguns cliques, dá para ter acesso ao portfólio de uma série de profissionais de beleza. Primeiro, procure pelo salão em que se interessa em ir. Depois, vá fuçando para ver o que o pessoal de lá anda fazendo e, caso se interesse por algum, veja o Insta dele também. A maioria coloca fotos dos seus trabalhos, o que é um super adianto pra vida.

#3 Leve referências

Esse tópico é importantíssimo. Mas não adianta querer reproduzir o efeito de um cabelo muito diferente do seu ou de uma foto em que a pessoa possui outra pele, outros olhos, outra boca… Tente procurar referências próximas a quem você é. Isso facilita a similaridade do resultado! Ah, sempre lembrando que há o toque do profissional. A Karina, por exemplo, foi com uma ideia para a maquiagem e o Thiago sugeriu outra coisa, que ficou bem legal!

Aqui dá para encontrar todos os posts com inspirações para penteados que já fizemos!

#4 Palpite, afinal a cliente é você

Taí um assunto delicado, mas que que precisa ser mencionado. Como você ainda não conhece o trabalho ao vivo da pessoa, é importante estabelecer uma relação aberta. Não pode ter vergonha de dizer que não gostou disso ou daquilo! Afinal, serviços de beleza não custam barato e algo que não agradou não pode de jeito nenhum ser motivo para estragar um grande momento, como um casamento em que você vai, vamos dizer.

Falando nisso, nesse vídeo do canal da Karen Bachini eu e Sá falamos sobre o tema:

Ah, e se inscreve no nosso canal também, vai?

Espero ter ajudado você a escolher um profissional de beleza para chamar de seu, mesmo se a situação for uma viagem ou algo do tipo. Com um bom planejamento, é possível sair do salão bem feliz!

você pode gostar também destes posts

31 comentários

  • responder Juliana Gama 05/12/2015 às 10:21

    O meu cabeleireiro foi indicação de uma amiga e estou com ele há uns 5 anos..

  • responder Thais 05/12/2015 às 10:24

    Thais, acho que é importante ter muito cuidado com a questão do instagram do salão ou do profissional. Foi fazendo isso que cai na maior cilada!
    Há dois anos resolvi que queria fazer umas luzes com algum profissional aqui na minha cidade e fui parar na página do instagram da dona de um salão. Fiquei super apaixonada pelos cabelos que ela fazia e pela fotos maravilhosas que tinham no ig dela.
    Então eu marquei um horário em função das fotos, da dona do salão já ter cortado meu cabelo anos atrás e dela ser egressa de uma famosa rede de salões na cidade.
    Cara, pense no pior pesadelo capilar possível e em um corte químico com gosto!A minha franja ficou com dois dedos de comprimento, tinha que prender o cabelo com grampo e puxar uma mecha de trás para tampar.
    Só que na hora que ela finalizou meu cabelo no salão não deu para ver o estrago, só descobri depois que lavei em casa mesmo. Na hora de finalizar, ela passa mil produtos que disfarçam o estrago e faz escova modeladora de uma forma que o cabelo para a foto fique bonito. Meu ponto é: Nunca se deixem levar por fotos.

    • responder Raissa Franca 05/12/2015 às 17:52

      Isso é verdade, tem cabelo que no instagram parece maravilhoso, mas que quando a pessoa lava, descobre o real estado. Ver as fotos ajuda, mas quando se trata de luzes e tal é sempre bom pesquisar um pouco para ter uma noção sobre o assunto e fazer várias perguntas. Eu também sempre pergunto a marca do descolorante, o volume da água oxigenada e não deixo finalizar com chapinha/ponta enrolada justamente para eu ver como ficou (e para detonar menos). Melhor passar por chata desconfiada do que ir para casa com o cabelo cagado, né? Quando o profissional é bom, ele geralmente dá uma olhada no seu cabelo antes de pôr a mão na massa e pergunta exatamente que químicas você já fez.

    • responder Thais Marques 11/12/2015 às 14:43

      Que situação! Quando a mudança é mais radical, realmente vale pedir indicações de quem já fez os serviços e também conversar bastante com o profissional, né?

  • responder Naila Duque 05/12/2015 às 11:21

    amei esse post, pq nao tem como nao se identificar! Ja passei por isso em eventos super importantes na minha vida, e fico triste demais de ter essas fotos que nunca poderao ser substituidas!!!! alias, vi a Karina falando de sao jose dos campos e me mudei pra ca recentemente, preciso muito de ajuda!!!!!! Por favor, indiquem saloes aqui!!!

  • responder lucas 05/12/2015 às 11:34

    hahaha não deixa de ter um lado cômico, mas algumas situações devem ter sido bem traumaticas para quem sofreu…

  • responder Polyana 05/12/2015 às 12:26

    Adorei o vídeo. Agora é fácil rir desses acontecimentos, mas quando rolou deve ter sido barra :/
    Acho que tenho que ir no salão com vocês. Pois quando vou num salão, eu digo na lata se gostei ou não 😛 a medida que vão fazendo meu cabelo e maquiagem, eu já viu dando pitaco. Tem que ser feito do meu jeito, afinal a cliente sou eu 🙂
    O que aconteceu de mais chato comigo: a primeira foi que mudei de salão para fazer uma progressiva e o meu cabelo torou todinho. Eu voltei no salão para reclamar. A mulher que fez colocou toda a culpa no meu cabelo e, lógico, não assumiu culpa nenhuma. Ela fez uma hidratação poderosa no cabelo, de graça, mas não foi o suficiente. Fiquei revoltada e pensei em entrar na justiça para pedir meu dinheiro de volta. Mas preferi não ter mais essa dor de cabeça. Nunca mais voltei lá.
    A outra foi no dia do meu casamento. Fiz meu cabelo, só que ficou uma mexa fora do lugar no topo da cabeça, que estava muito aparente e nada a ver com o penteado. Pedi pra ajeitar, mas a atendente abusada disse “já pus fixador. Não dá pra ajeitar” 😮 resumo: passei a tesoura. Não sabia como ficaria quando lavasse, mas não sairia com aquilo nas fotos do meu casamento 🙂
    Mudei de cabeleireira, para fazer penteados e maquiagem, porque notei que a profissional estava misturando amizade com profissionalismo e não estava dando certo. Só me atendia abusada, estressada e, sempre cheia de razão, não ouvia o que eu queria.
    Nao se sintam refém do profissional. Falem se gostou ou não. Afinal o cliente é você e o dinheiro é seu. Se você foi num salão é porque queria algo especial para ficar ainda mais bonita. É só falar de maneira educada 🙂
    Profissional que é profissional, sabe ouvir e aceitar sugestões e críticas 😉

  • responder Julia Kubrusly 05/12/2015 às 13:07

    Nunca passei por situação ruim nem nada com profissionais (já fiz umas cagadas em casa), mas também não sou muito frequentadora (vou cortar e no máximo pintar, só fiz penteado uma vez, e maquiagem nunca fiz).
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  • responder Priscila 05/12/2015 às 13:58

    Eu tenho costume de observar, quase stalkear o profissional para ver se o trabalho é consistente em todas as pessoas, todos os tipos de cabelo e pele kkk.

  • responder Luciana 05/12/2015 às 16:43

    Por sorte nunca aconteceu esses perrengues comigo. Mas quando assisti o vídeo a primeira coisa que me lembrei foi o caso da noiva que contratou a blogueira para fazer sua maquiagem de casamento com 6 meses de antecedência, pagou pelo serviço adiantado e “maquiadora” deu o cano na moça pq estava no shopping passeando…

  • responder Márcia Daniella 05/12/2015 às 17:07

    Eu ainda estou na batalha para encontrar um profissional que mereça minha fidelidade “belezística”, rs,rs

  • responder Raissa Franca 05/12/2015 às 17:43

    Lindíssima essa moça. 🙂
    Eu já tinha visto o vídeo umas semanas atrás, morri de rir. Quem é que não tem uma história desastrosa com cabeleireiro/maquiador, né? É triste.
    Uma coisa que me incomoda é que a gente vê mechas maravilhosas nas pessoas da TV e tal, mas não conheço ninguém que consiga deixar o cabelo daquele jeito com os profissionais daqui. Cabelo loiro e bonito, sim, mas igual mesmo, lindão daquele jeito… será que de perto o delas é normalzinho também, mas arrumado de um jeito melhor?… Só sei que toda vez que eu faço luzes eu gosto, tenho vontade de fazer de novo, mas troco de profissional, para ver se o próximo consegue fazer melhor. Um dia eu acho. 🙂

    • responder Thais Marques 11/12/2015 às 14:47

      Ih, eu acho que é tudo cheio de truque! Dizem que as famosas têm cabelo detonado também, só que mascarado com boa luz, bons produtos, bons cabeleireiros…

  • responder Fernanda Gabriela 06/12/2015 às 00:11

    Tenho muita dificuldade em escolher profissionais. Sempre estou trocando de tudo… Cabeleireiro, manicure, designer de sobrancelha… Tudo. Sempre acabo me decepcionando em algum momento. Tanto que já faz quase 1 ano que não corto os cabelos pq não quero entregar meu cabelo a ninguém. Mas vou fazer o que vc disse Thais, vou começar a perguntar para geralzão para qual salão elas vão e fazer um apanhado. Não confio mais em salão chic e mto menos em instagrams fabulosos…. Tem mtoooooo por trás que a gente nem sonha.

  • responder Bárbara 06/12/2015 às 00:25

    As dicas são ótimas, e acho que perguntar para outras pessoas é essencial. Outra coisa que acho importante é no caso de química perguntar ao profissional a marca e o procedimento, assim dá para dar uma pesquisadinha antes.

    http://vidadecompras.blogspot.com.br/

  • responder Lady Cat 06/12/2015 às 12:51

    É super complicado encontrar um profissional assim que a gente se jogue e confie.

    bjs

    http://ladycatblog1.blogspot.com/

  • responder Vanessa 06/12/2015 às 13:56

    É um assunto delicado, a gente nunca sabe o que pode acontecer. Eu não faço mta coisa em salão, é mais corte e mesmo assim com coisa simples já tive experiências mto desagradáveis.

  • responder Jules 06/12/2015 às 15:09

    Também sou de Curitiba e durante muito tempo fui no Jean Louis David de olhos fechados, o corte era sempre maravilhoso, não importava muito com que vc fizesse, mas eu sempre fazia com um cara chamado Leo, ah, e o preço super justo.
    Eis que um dia marquei e fui super mal atendida, os profissionais todos que eu conhecia não estavam mais lá, e decidi ir embora sem cortar o cabelo, chateadíssima, pois meu cabelo é curto e precisa de manutenção frequente.
    Puxando bem a sardinha pro lado de vocês, após ver o post que a Thaís cortou na Fio-Fio, decidi ir lá e adorei. Recomendo a Polly, que fez luzes e cortou meu cabelo, pra todo mundo, fora que o salão é uma gracinha. Com certeza elas farão minha maquiagem e cabelo de casamento ano que vem!

    Falando em Thaís, descobri ontem que temos uma amiga em comum, a Babi, e todas arrasamos no karaokê! Já era fã, e após descobrir que é uma super-simpática pessoalmente, sou fã ainda mais! Beijocas

    http://www.apenasobservo.com.br

  • responder Gabriela Ronchi Salomon 06/12/2015 às 17:53

    Com cabelo não me preocupo porque minha mãe é cabeleireira e é só ela que mexe! heheh Mas em relação à sobrancelha, por exemplo, pesquisei bastante para ver quem iria fazer a mesma, pois sempre vejo sobrancelha mal feita kkk. Manicure desisti, eu mesma faço minhas unhas e elas estão bem 😀

  • responder Isabelle Andrade 06/12/2015 às 19:03

    hahahahaha já tinha assistido o vídeo no youtube antes deste post e me identifiquei muito… já passei altos perrengues no salão…. hoje em dia SÓ corto meu cabelo com homem…. e isso não significa que todos acertam. Quando mudei pra Curitiba passei trabalho pra encontrar um profissional, resolvi ir num tal de Especialistas em cabelos cacheados (Hair Factory)….. ui GZUIS!! Q decepção…. Cheguei a conclusão de que ele realmente era especialista em cabelo cacheado, NUM TIPO de cabelo cacheado, pesado e cheio, meu cabelo é fino e pouco e o cara não soube se acertar com meu cabelo…. eu queria disfarçar a falta de cabelo e ele evidenciou minha falta de cabelo…. aparecia os lugares onde tenho algumas falhas.. affff q raiva. Passei um ano sem ir no salão. Há um mês resolvi passei num salão (AKEMI Cabeleleiros em frente ao Shopping Água Verde) perto de casa, conversei com os profissionais, que me passaram confiança… cortei e fiquei mto feliz com o resultado. Ganharam uma cliente. Manicure…. nem precisa comentar…. assim como a Gabriela Ronchi, desisti e eu faço minhas unhas.

  • responder Helena 07/12/2015 às 09:31

    THAAAIS, procura em Curitiba o Kafofo studio, lá é incrível a maquiadora é a canadense Sacha Bourget (que tem canal no YT).

    • responder Thais Marques 11/12/2015 às 14:55

      Gente, essa menina parece ser maravilhosa! Vou procurar com certeza! 🙂

  • responder Heloisa Carvalho 07/12/2015 às 13:23

    Acho que uma das melhores coisas é dar uma passada no salão e conversar com a pessoa. Eu já fiz todos os passos, a referência foi você (fui no Fio-fio) já vasculhei o lugar na internet e já vi o resultado de uma amiga que acabou de fazer luzes e cortar lá. Semana passada marquei uma “entrevista” com a cabeleireira – vai ser com a Gabrielle. Ela, antes de eu falar, já sacou algumas coisas do meu cabelo (o que me deixou bem feliz), depois ela me fez várias perguntas e eu mostrei minhas fotos de referência. Estou com horário marcado pra sábado!

  • responder Marina G. 07/12/2015 às 21:26

    Se gosto do cabelo de uma amiga, sempre peço a indicação do salão! É bom porque a gente já viu um resultado ao vivo e sem ser “modelado”, então dá para ter uma real noção do trabalho do profissional.
    A minha dificuldade é encontrar uma boa designer de sobrancelhas. Sempre fazem alguma cag***. Se alguém tiver alguma indicação boa em Porto Alegre, estou aceitando. Enquanto isso, tenho feito por minha conta. Se é para errar, prefiro errar eu mesma.

  • responder Miriã Andrade 09/12/2015 às 00:19

    Eu ri muito com o vídeo, hehe. No meu caso, o que quase sempre acontece, é que cortam sempre mais do que eu quero, peço 5 dedos fechados e me cortam 5 dedos abertos e aí depois é só choro, haha.

  • responder Lorenza 10/12/2015 às 15:32

    Amei o vídeo, muito bom! Adoro a Karina também, que conheci através do CDD. Nunca tive nenhuma história muito trágica com profissionais de beleza, graças a Deus, só alguns serviços que não saíram totalmente a contento.

  • responder Renata 14/12/2015 às 17:13

    Essa e uma tarefa difícil…sempre peco indicações! prefiro ver ao vivo mesmo…fotos, tenho receio!

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB