Resenhas Sinceras

Direitos da consumidora de beleza: esclareça dúvidas!

27/04/2015

Quando fiz aquele guia de salões de beleza em Curitiba, recebi alguns comentários de meninas que estavam meio descrentes com o ramo por terem tido problemas ao realizar serviços. Fiquei com as histórias na cabeça e depois perguntei na nossa fanpage (já curtiu?) se alguém tinha mais situações para contar.

Com a enxurrada de comentários, decidi criar um post que pudesse esclarecer quais são os direitos da consumidora de beleza. Recorri à melhor especialista da área que conheço – minha mãe! hahahaha Ela é doutora em Direito do Consumidor pela PUCPR e topou me responder algumas perguntas. Vamos lá!

Direitos da consumidora de beleza

direitos da consumidora de beleza

Coisas de Diva: O Código de Defesa do Consumidor prevê diferenciação entre os diretos do consumidor no que diz respeito a serviços em relação à compra de produtos? São áreas separadas dentro da lei?

Maristela Marques: O CDC não faz divisão expressa entre produtos e serviços quando visa à proteção do consumidor, trata de ambos da mesma maneira. Contudo, os direitos do consumidor quanto ao vício [defeito] de produtos estão diferenciados em relação ao vício de serviços. De qualquer forma, se o consumidor se deparar com algum defeito do produto ou do serviço, que pode significar consequências mais gravosas a si (tais como sequelas físicas, econômicas, morais e estéticas, nos dois casos), terá direito a indenização pecuniária [ou seja, em dinheiro].

CDD: O processo de aquisição de um serviço é, de certa forma, virtual, uma vez que seu resultado não é palpável até que se complete. De que forma a lei discorre sobre uma situação assim?

MM: O serviço só se completa com a sua conclusão. É importante perceber que o processo de prestação começa com a contratação a partir da oferta do prestador fornecedor (seja pela sua marca, profissionalismo e idoneidade reconhecida no mercado de consumo); continua durante a execução do serviço (prestação propriamente dita); e finaliza-se com a entrega do serviço conforme contratado inicialmente, levando em consideração os materiais empregados, o preço, a qualidade, o profissional prestador do serviço e a técnica colocada para sua execução.

CDD: Nos salões de beleza, é muito comum não ter acesso aos valores dos serviços, uma vez que é agregada uma série de pequenas somas ao preço original. Exemplo: o corte custa R$ 70, mas a escova sai por R$ 30, o lavado, R$ 10, o shampoo especial mais R$ 5, e por aí vai. Como a consumidora pode se precaver desse tipo de situação na hora de acertar o serviço e pagar a conta? É correto fazer a cobrança desses mini serviços à parte?

MM: Toda prestação der serviço deve ser precedida de orçamento, o que significa dizer que a consumidora pode e deve exigir a tabela de serviços e produtos inclusos e não inclusos no procedimento, tal como diz o artigo 40 do CDC:

Art. 40. O fornecedor de serviço será obrigado a entregar ao consumidor orçamento prévio discriminando o valor da mão-de-obra, dos materiais e equipamentos a serem empregados, as condições de pagamento, bem como as datas de início e término dos serviços.

Nota da Thais: É por isso que, antes de executar qualquer serviço de beleza, você deve buscar entender qual o valor de cada elemento envolvido. Por mais que a gente pense que se um corte custa R$ 70, por exemplo, deve incluir a lavagem e o secagem (que são partes óbvias do processo), precisa perguntar antes se isso está ou não incluso no pacote. Tem que ser “chata” e esclarecer tudo para não ter surpresa depois. E mais: exija sempre a nota fiscal em qualquer estabelecimento, eles são obrigados a emitir.

CDD: Até que ponto vai a responsabilidade do profissional quando o assunto é uma grande transformação estética? Exemplo: a consumidora decide mudar a cor do cabelo, mas já tem química anterior que o deixou fragilizado – e pode ocorrer algum tipo de dano, como queda dos fios. Ao executar o serviço, o profissional assume totalmente o risco de sucesso ou insucesso do procedimento? Uma vez que a consumidora está ciente do risco relacionado ao procedimento por aviso do profissional e houver algum tipo de avaria estética, ainda assim pode fazer valer o que diz o CDC?

MM: A promessa do resultado pelo profissional prestador de serviço enseja uma obrigação de resultado, o que significa que ele assume totalmente o risco do sucesso ou do insucesso do procedimento. Contudo, se esse profissional com anos de experiência informa à cliente consumidora dos riscos inerentes ao procedimento por escrito e ela assume esses riscos (seja pela vaidade ou pelo resultado encontrado em outras clientes do mesmo profissional), denominamos que se trata de consentimento informado da consumidora. Nesse caso, ela assume o risco do procedimento, com todas os possíveis efeitos negativos. É possível que o profissional possa atenuar sua responsabilidade, mas não eximi-la, posto que deveria negar-se à realização do procedimento para que não afetasse de forma alguma a consumidora ou mesmo sua reputação como excelente profissional na área.

Nota da Thais: Quando li essa parte, achei engraçada a ideia de fazer uma espécie de contrato com o profissional. De certa forma, é um jeito de ele se precaver com relação a um possível dano causado. Sabemos que existem diversas reações possíveis e nem todas podem ser absolutamente previstas pelo prestador do serviço. É por isso que conversar bem sobre o que será feito gera a avaliação do profissional pautada em informações dadas pela própria consumidora. É um caminho para evitar a dor de cabeça.

CDD: Se a consumidora foi lesada por má prática do profissional, o que deve fazer no momento em que se sente insatisfeita com o procedimento? A quem deve procurar e qual deve ser a conduta de resolução por parte do estabelecimento?

MM: A consumidora pode acionar o Poder Judiciário diretamente para que possa exigir a indenização correspondente, demonstrando o dano e que o serviço foi prestado por determinado profissional naquele estabelecimento. É seu direito chamar o salão para que cumpra com sua responsabilidade solidária pelo defeito na prestação do serviço. O PROCON (Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor) é um órgão administrativo, que exerce o papel fiscalizatório do estado nas questões de consumo, realizando a aproximação entre fornecedor e consumidor. O consumidor deve abrir uma reclamação no órgão estadual, tentando um acordo com a outra parte envolvida em primeiro lugar. Em caso do acordo mediado pelo PROCON não ocorrer, o consumidor é encaminhado (desde que haja interesse) o Juizado Especial Cível.

CDD: No caso de avarias permanentes ou de longo período à própria estética, a consumidora pode abrir um processo contra o salão alegando danos morais? Com base em que provas pode dar andamento a isso?

MM: Sim, a demanda pode ser proposta desde o momento em que se deflagra o problema, independente da reexecução do serviço, por dois motivos: primeiro, por ter ocorrido o defeito do serviço, afetando a estética da consumidora, aliado ao dano moral (constrangimento), e segundo porque a confiança no profissional e no salão ficaram abaladas.

CDD: Você diria que uma forma de se precaver ao fazer alguma mudança radical é fotografando o antes e o depois e guardando a nota fiscal do pagamento?

MM: Perfeitamente, assim evitaríamos muitos aborrecimentos desse tipo, destacadamente em grandes salões.

Nota da Thais: Fotos de antes e depois não precisam ser somente para mostrar o resultado para as amigas, mas também servem como forma de prova do estado estético original versus o final – que pode ser desastroso, no caso de uma situação de má prática do profissional.

CDD: No caso de um problema com o procedimento, como já havia comentado, a consumidora pode se recusar a pagar pelo serviço e se dar por satisfeita dessa forma? Ela também pode exigir o reparo gratuitamente?

MM: Deixar de pagar não é um direito da consumidora, mas exigir a reexecução do serviço (não necessariamente pelo mesmo profissional), sim, uma vez que não há mais confiança. No caso de correção dos estragos gerados pela má prestação do serviço, o salão deve arcar com todos os custos envolvidos. Há também a possibilidade de pedir a reexecução em outro estabelecimento, com valores pagos pelo salão que cometeu o erro.

Nota da Thais: Tem uma coisa super importante nessa resposta! Apesar dos danos, não dá para sair sem pagar pelo serviço (por mais dolorido que seja). É necessário refazê-lo no mesmo salão ou em em outro local, com custos totalmente arcados pelo estabelecimento original.

CDD: Em geral, quem sofre com algum tipo de problema relacionado a serviços de beleza simplesmente não volta mais ao local. Você acredita que esta abordagem é a mais efetiva?

MM: Não, silenciar diante do erro profissional leva a um descaso do estabelecimento com os demais clientes. Se a consumidora não reclama é porque está, em tese, satisfeita. O certo é reclamar diretamente com o profissional e com a gerência do salão, dentro do estabelecimento, afinal, são solidariamente responsáveis.

CDD: O que fazer se o salão negar o reparo previsto em lei?

MM: Realizar um boletim de ocorrência na Delegacia de Defesa do Consumidor – se não for possível, deve-se reclamar no PROCON, nas mídias sociais e jundo ao Poder Judiciário. O que não pode é deixar por isso mesmo.

CDD: Existem casos de profissionais conceituados que praticamente vendem a imagem do salão por meio de seus nomes, mas dificilmente fazem o “grosso” do trabalho. Como proceder se a expertise desse profissional está sendo paga durante o processo mas o trabalho em si é majoritariamente feito por auxiliares?

MM: O profissional expertise é responsável por toda a equipe que organiza e coordena, respondendo diretamente pelos atos praticados pelos auxiliares. Ele é o responsável direto pela prestação de serviço nesse caso, juntamente com o salão – que pode ou não ser dele próprio.

Nota da Thais: Se você paga por um profissional, deveria ter o serviço daquele profissional. Infelizmente, não há uma forma de exigir que ele trabalhe diretamente com você a não ser deixando isso bem claro durante o procedimento – afinal, os preços aumentam bastante por causa de sua expertise. No caso de ser colocada nas mãos de auxiliares, o entendimento é de que são como uma extensão do expert, devendo fazer o serviço da mesma maneira como ele faria.

Ufa! É um post bem denso e cheio de informações, mas tenho certeza de que todo mundo precisa tirar um tempinho para ler. Afinal, isso é algo que mexe com nosso bolso e autoestima, portanto precisa ser levado com seriedade de ambas as partes. Vale dizer também que estamos falando de casos extremos, com danos visíveis à consumidora – dizer que a mecha não ficou igualzinha à da modelo da foto não vale! É preciso muito bom-senso, sempre. Espero ter ajudado de alguma forma! E mãe, obrigada pelas dicas! <3

Para continuar em tom de alerta, saiba tudo sobre o shampoo bomba e a opinião de profissionais sobre o assunto.

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156 comentários

  • responder Erika/SP 27/04/2015 às 09:38

    Uauuu Thais, por isso que sou mto fã de vcs!! Além de falar sobre tudo do mundo feminino, ainda temos uma consultoria jurídica com nada mais nada menos que a sua mãe!!! 🙂 Achei fantástica essas informações dadas sobre o que devemos estar atentas e o que fazer em caso de sermos prejudicadas qto a serviços de beleza, pq o que tem de picaretas por aí não está escrito no gibi! Valeu pelas informações!! Beijocas e boa semana pra todas!

    • responder Thais Marques 27/04/2015 às 12:24

      Fico feliz que tenha gostado! <3

      • responder Lucas 29/03/2021 às 07:14

        Se uma pessoa pede unhas de gel…mas n paga pelo serviço nem futuramente,o salão pode remover a unhas de gel?

      • responder Jéssica Gonçalves de 06/02/2023 às 15:18

        Mulher uma dúvida, a cabeleireira não trabalha mais
        com a progressiva que faço há anos com ela, não quer me indicar um salão onde tenha o mesmo produto ou onde vende, pra que eu posso seguir na manutenção do meu cabelo. Estou super.preocupada pq há anos faço com ela e meu cabelo é muito fino e quebra por qlqr motivo. Oq fazer?

      • responder ALINE SCHEFFER DA SILVA 20/09/2023 às 13:21

        Primeiramente quero agradecer pelo conteúdo de extrema importância, e também te fazer uma pergunta, fui até um Espaço Lash, fiz os cílios e saí de lá com muita ardência. 24 horas depois continuo com muita dor nos olhos e extrema ardência. Tentei contato com a profissional, mas fui ignorada. O quê fazer?!

    • responder Cristine 14/01/2022 às 18:45

      Boa noite, para fazer alongamento de unha em fibra é necessário manutenção de 21 em 21 dias para evitar danos à estética e a unha original. O profissional, no caso, a manicure pode se negar a realizar a sequência das manutenções, bloquear o cliente no whatssap da empresa e negar a retirar as unhas?
      Onde começa e termina o direito do consumidor neste caso. Visto que já tentou sequênciar o atendimento de todas as formas possíveis e sem êxito?

    • responder Edilaine Portes Muscardi 14/01/2023 às 16:37

      Eu paguei por uma criolipolise e 2 serviços de drenagem junto. ( um pacote) marquei para fazer a 2 sessão do pacote tive um imprevisto pis meu marido foi ao ortopedista e lá acabou por fazer um procedimento o que ia demorar. Mandei mensagem perguntando se poderia remarcar por conta do ocorrido e falaram que como confirmei no dia anterior que iria, a minha sessão seria dada como FEITA e eu simplesmente perdi o direito de fazer algo que paguei, simplesmente pq não querem trocar horário ou ter que mudar agenda, fazer encaixe essas coisas.
      Minha pergunta é…..ISSO É LEGAL???? Podem fazer isso….estando o serviço pago!!?

    • responder Olivia 20/09/2023 às 14:10

      Esqueci do meu horário na manicure e não fui. Tenho q pagar uma multa?

    • responder Sandy Almeida Novais 21/10/2023 às 18:01

      Fui na manicure e ela não tirou a cutícula e nem o os borrados da minha unha. Mais eu só vi isso em casa. Fui reclamar por mensagem e ela disse q eu poderia ter pintado com outro esmalte em casa e estar dizendo q foi ela. Mais não e nem só por que ela pintou e não tirou o borrados e sim principalmente pq ela nem sequer parece q tirou minha cutícula. Tenho fotos e dá pra ver claramente que ela não tirou.

  • responder Érika 27/04/2015 às 09:51

    Nossa, que post maravilhoso!!
    Difícil alguém nunca ter tido algum desses problemas, já me aconteceu de ser cobrada até 4x mais o valor da tabela, na maior cara-de-pau.

    Obrigada pelo post!

    • responder Thais Marques 27/04/2015 às 12:24

      Que absurdo! Fica de olho sempre!

    • responder Simone Cristina Celestino Gonçalves 03/11/2020 às 21:39

      Ola Thais Marques, estou passando por isto meu sonho de transformação se tornou pesadelo, entre todos os 4 salões q fui escolhi um profissional p executar minha tão sonhadas luzes morena iluminada. Fez teste de mecha no meu cabelo castanho médio e tudo ok marcou o dia fui toda animada assim q ele terminou falei q tinha ficado claro demais fora q na parte superior da cabeça não tinha nada, e só tinha luzes brancas nas pontas. Aí os fios ficaram esticados e ele meteu a tesoura alegando q estava corrigindo o corte ele só tirou as pontas esticada não fez um corte. Aí sai de lá rindo de ódio de mim cheguei no serviço e todos falaram aí mandei MSN fotos p mostrar ele não queria refazer o serviço e disse q era por minha conta e risco. Fui e ele me tratou super mal e deixou sua esposa terminar o serviço, ao qual era p ser consertado ficou pior meu cabelo está com aparência de cabelo q adolescente descolore em casa. Pedi o dinheiro de volta p corrigir está cagada em outro salão pois perdi a confiança nele ele alega q eu pedi p ficar com o cabelo assim. Aí mandei ele olhar nas MSN q trocamos onde diz tal coisa eu nunca tive a pretensão de ficar com o cabelo manchado, todos outros salões q fui falaram a mesma coisa meu cabelo q era castanho médio está alaranjado e as luzes brancas. Não tenho nem vontade de sair p trabalhar só choro e ando com o cabelo preso de tanta vergonha. O q eu faço guardei aquele dinheiro p ficar linda e hj pareço uma velha q está deixando o grisalho crescer?. Existe lei q me ajuda a ser ressarcida p cuidar deste estrago q o intitulado artista Raul Yan Silva Bonfim q atende no salão na rua São Paulo 184 Araçatuba sp fez comigo

      • responder Haysa 24/11/2020 às 12:01

        Passei pelo mesmo, e eles também não querem me ressarcir .

    • responder MiquelisBORGESdaSilva 19/06/2021 às 16:10

      To com problema estética fiz uma sobrancelha ela ficou verde ela viajou agora ela voltou falei que minha sobrancelha ta verde ela falou que vai fazer um desconto de 50 e vou ter que pagar 200 pelo erro dela queria saber se eu devo paga . engenheira das sobrancelhas .

  • responder Fernanda Gabriela 27/04/2015 às 09:53

    De manhã logo cedo bater a cara com isso foi surpreendente! Parabéns, Thais! E mamãe da Thais. 🙂 Muitas vezes, ficamos só no “mimimi” e não buscamos nossos direitos. Ainda é uma área bastante obscura, com muitas brechas e tal, mas esse post foi bem resumido e esclarecedor.

    • responder Thais Marques 27/04/2015 às 12:24

      Que bom que gostou! 🙂

      • responder ALESSANDRA KALYANA SILVA GUTIERREZ 21/12/2022 às 12:02

        Fiz a unha de fibra de vidro tem 2 dias e elas estão quebrando

  • responder Gabi 27/04/2015 às 09:57

    Parabéns pela iniciativa, Thais! Excelente post. Precisamos mesmo ficar atentas aos nossos direitos enquanto consumidoras. Já cansei de sair decepcionada de salão 🙁

    http://gabivasconcellos.com.br

  • responder Gi 27/04/2015 às 10:17

    Thais, você é filha da Maristela??

    • responder Gi 27/04/2015 às 10:19

      Desculpe, não tinha visto o nome na entrevista.

      • responder Suellen 06/09/2022 às 10:17

        Oi, meu caso é ao contrário, eu sou a profissional. A 3 semanas atrás fiz uma progressiva em uma cliente , a progressiva ficou perfeito mesmo assim depois de 3 semanas ela falou que não pegou no meio, falei para ela vim no salão que eu ia retocar…. porém ela só vive enrolando toda vez fala que não pode, já já chega a um mês de progressiva e é óbvio que a progressiva vai saindo ! Ela está sendo muito espertinha, nesse caso se ela ficar enrolando sou obrigada a fazer mesmo depois de um mês?

    • responder Thais Marques 27/04/2015 às 12:23

      Sim, hahahahaha

  • responder Ana 27/04/2015 às 10:23

    Excelente entrevista! Parabéns! Aliás, sábado quase sai chorando do salão, fui em um desses profissionais estrelas de Curitiba e ele simplesmente ignorou tudo que eu pedi e cortou o cabelo do jeito que ele queria.. Eu falei que nem seco meu cabelo, ele fez im corte que exige finalização com escova e cortou minha franja na testa quando eu pedi na bochecha 🙁 Quando o cabelo crescer vou seguir sua recomendação e visitar a Isis…

    • responder Thais Marques 27/04/2015 às 12:23

      Eita! Que situação! Mas saiba que a lei está do seu lado para o que precisar! 🙂

      • responder Aline 10/04/2023 às 09:12

        Thais fiz um procedimento de mega hair cabelo americano mais o trabalho da profissional ficou mal feito as telas estava saindo mal costurado e alto dms no meu cabelo e a mostra paguei 500 reais e a mulher que me devolve 250 porque 250 é dela pelo o tempo dela os matéria e o cabelo está certo ?

    • responder Silas lopes 14/10/2021 às 16:43

      Boa tarde
      Tenho uma cliente que pagou e depois veio fazer o cronograma só compareceu 1 vez e já avisei duas vezes e ela não. Vem informando sem tempo como devo proceder se o cronograma esta pago e e a cliente não comparece?

    • responder ALINE SCHEFFER DA SILVA 20/09/2023 às 13:17

      Primeiramente quero agradecer pelo conteúdo de extrema importância, e também te fazer uma pergunta, fui até um Espaço Lash, fiz os cílios e saí de lá com muita ardência. 24 horas depois continuo com muita dor nos olhos e extrema ardência. Tentei contato com a profissional, mas fui ignorada. O quê fazer?!

  • responder Michele Bdz 27/04/2015 às 10:24

    Excelente entrevista!!!!!!
    E quanta coisa que a gente tem direito e nem imagina neah!?

    Parabéns!!!

  • responder Gabriela Ronchi Salomon 27/04/2015 às 10:36

    Parabéns pelo post, Thais. Muitas vezes não sabemos como proceder. Já tive uma situação semelhante (mas não como salão de beleza), e por mais que a gente não espere, sempre tire fotos do antes e depois. Sempre! Eu não sabia disso e não tirei fotos.
    Enfim, sempre temos que buscar nossos direitos. (:

  • responder Sara Ribas 27/04/2015 às 10:42

    Excelente matéria! Parabéns. Vou até compartilhar.

    • responder Thais Marques 27/04/2015 às 12:22

      Isso aí! Quanto mais gente conhecer seus direitos, melhor para todo mundo! 🙂

  • responder Sacha 27/04/2015 às 10:44

    Uau, show de bola o post hein Thais!
    Tirou muitas das duvidas que tinha. Na maior parte das vezes ficamos caladas e não procuramos os direitos que temos.

  • responder Anne 27/04/2015 às 10:47

    Post maravilhoso mesmo Thaís! Eu fui ao salão fazer um ombré esse fim de semana e foi bem estressante pra mim, porque ficou totalmente diferente do que havia pedido, foi bem frustrante, ainda mais porque eu nunca tinha feito nada antes no cabelo. Voltei lá e falei que queria mudar (deu até vontade de voltar ao que era antes, natural), eles conseguiram melhorar um pouco mas não ficou ainda do jeito que queria. Resultado: fiquei super decepcionada, nunca mais vou voltar nesse salão, pra ir em outro vou demorar, mas se tivesse ficado pior eu já saberia como exigir meus direitos. http://www.simplesbela.com

  • responder Renata 27/04/2015 às 11:12

    Adorei a postagem!! Temos nossos direitos e precisamos conhecer!!

  • responder Julika Oliveira 27/04/2015 às 11:44

    Parabéns pelo post gurias! Muito explicativo, correto e simples como deve ser!
    Entrei no blog pra procurar novidades sobre beleza, mas com conteúdos assim vocês agregam muito mais 🙂

  • responder Fernanda 27/04/2015 às 11:58

    Muito bom! Já saí lesada materialmente de um salão (mancharam a minha blusa inteira nas costas), não fui indenizada e ficou por isso mesmo… Se fosse hj já saberia o que fazer! Obrigada!

    • responder Sheila Ribeiro 30/09/2022 às 15:17

      Eu tbm ja sofri isso. Oque se deve fazer ?

  • responder Camila 27/04/2015 às 12:02

    Li esse post com lágrimas nos olhos, acabei de passar por uma experiência super traumática com um cabeleireiro que mesmo eu tendo informado tudo que eu tinha feito no cabelo antes de maneira metódica (datas dos procedimentos) me prometeu uma coisa, falou que ia fazer um coisa e fez outra e no fim eu acabei com o cabelo destruído. Precisei cortar mais de uma palmo do cabelo pq ele virou uma borracha, ficou horrível e agora está manchado pq o que sobrou não absorve a tinta nova.
    Isso derrubou muito minha auto estima que ja tava cambaleando por causa do ganho de peso. Consegui o dinheiro de volta após falar com a dona do salão, mas nada resolve a sensação horrível que eu tenho cada vez que olho no espelho e vejo meu cabelo.
    Sorry o desabafo 🙁

    • responder Thais Marques 27/04/2015 às 12:20

      Tadinha! 🙁 Eu entendo o quanto isso mexe com a nossa autoestima… Tente cuidar muito da recuperação desse cabelo para que aos poucos vá melhorando. E, se precisar, sabe que a lei está do seu lado!

  • responder Heloisa Carvalho 27/04/2015 às 12:42

    Coisa boa, hein? Adorei o post, muito esclarecedor! Nunca passei por nenhuma situação traumática com salão, mas é bom conhecer direitinho nossos direitos.

  • responder Sarah yasmin 27/04/2015 às 13:02

    Estudo Direito e adorei o post 😉
    Beijos!

  • responder Maria Amélia 27/04/2015 às 13:06

    Muito bom este post. Obrigada por dar esse esclarecimento, eu não fazia ideia.
    E confia que vai tudo correr bem com vc.
    Beijinhos no seu coração*
    http://ofabulosodestinodemariaamelia.pt/

  • responder Márcia Daniella 27/04/2015 às 13:18

    Ótimo post! Esclarecimentos super relevantes

  • responder Priscila 27/04/2015 às 13:32

    Gostei muito. Acho que temos sempre que buscar nossos direitos, para ver se os estabelecimentos/profissionais melhoram!

  • responder Lady Cat 27/04/2015 às 14:29

    Adorei esse post, direto ao ponto

    bjs

    http://ladycatblog1.blogspot.com/

  • responder Danielle Ribeiro 27/04/2015 às 14:41

    Thaís, há uns 5 meses atrás passei por uma situação muito complicada. Como de costume, fui retocar a progressiva do meu cabelo com a mesma profissional de sempre, mas pra minha surpresa, dessa vez ficou simplesmente horrível! Meu cabelo quebrou muito e o pior, na parte de cima da cabeça, ou seja, não pude fazer nada além de chorar (inicialmente), hidratar, cauterizar e ter paciência para esperar ele crescer.
    Lendo seu post, fiquei me perguntando se eu teria buscado os meus direitos na época do acontecido. Pelo que entendi eu poderia ter feito isso, mas a profissional é uma colega de anos e a única pessoa para quem eu “entregava” meu cabelo e isso seria no mínimo uma situação muito embaraçosa.
    Enfim, fiquei traumatizada, mas pelo menos agora sei que da próxima vez que eu quiser fazer algum procedimento químico nos cabelos vou estar mais atenta aos meus direitos, caso alguma coisa saia fora do esperado.
    Beijos e parabéns pelo Blog!;)

  • responder Izabel 27/04/2015 às 14:57

    Acho que as maiores complicações são corte e escova progressiva né? Esta última fiz duas vezes na vida, e Deus me livre nunca mais fazer, é mt química! Qto ao corte, elas nunca acertam o que eu quero! É frustrante. Já me deu vontade de comprar uma tesoura e cortar sozinha.

  • responder Luciana 27/04/2015 às 14:58

    Sensacional! Utilidade pública, parabéns pelo trabalho!

    Beijos!

  • responder Bianca 27/04/2015 às 15:03

    Matéria show! Fui monitora da Maristela e ela é ótima. O post ficou super didático
    Parabéns pessoal.

  • responder Marina G. 27/04/2015 às 16:44

    Parabéns, Thais! O post é de utilidade pública e merece ser salvo nos favoritos! É muito importante conhecer nossos direitos com relação à prestação de serviços de beleza, da mesma forma que conhecemos com relação a compras de produtos defeituosos.

  • responder Caroline 27/04/2015 às 17:24

    Thais, se o estabelecimento comete práticas abusivas reiteradas frente aos consumidores, também é possível fazer uma reclamação perante a Promotoria do Consumidor. Nesse caso, instaura-se um inquérito civil para apurar a reclamação, que poderá resultar em uma ação civil pública.

  • responder Roberta Martins 27/04/2015 às 17:42

    Olá Thais!Como vai?
    Parabéns pela iniciativa de publicar esse post,muito útil!
    Beijos,
    Roberta.

  • responder Julia Kubrusly 27/04/2015 às 17:42

    Nunca passei por nada desesperador, o pior foi uma vez que fui fazer as unhas do pé e a mulher arrancou um bife do meu dedão, fiquei uns dois dias mancando. No dia nem reclamar eu não reclamei, mas também nunca voltei lá, hoje acredito que reclamaria sim. Adorei o post, super útil.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  • responder Polyana 27/04/2015 às 17:43

    Post sensacional, Thais..Parabéns! Agradeça a sua mãe por nós 😉
    já passei por uma dor de cabeça por causa de erro de salão. O/A atendente nunca assume o erro. Até tentaram ajeitar, mas não deu muito resultado. Meu cabelo ficou todo partido. Não voltei mais ao salão, espalhei pra quem conhecia, e cuidei do meu cabelo em casa com produtos de qualidade.

  • responder Juliana Gama 27/04/2015 às 18:11

    Ótimo post, Thaís! Sempre bom conhecer os nossos direitos!

  • responder Taiane Luiza Monteiro 27/04/2015 às 18:23

    Adorei o post!!! Uma ótima ideia falar sobre isso, pois são poucas pessoas que possuem conhecimento acerca dos seus direitos! Tive aula com a sua mãe, ela é uma excelente professora e super querida!!!!! Parabéns para mãe e filha, vocês são demais. Beijão.

  • responder Giovanna Michelato 27/04/2015 às 19:09

    Ah, sua mãe é a professora mais querida que já tive na vida <3 Não é a toa que chamamos ela de mãeristela, haha!

    Adorei o post!
    Beijos!

    • responder Thais Marques 27/04/2015 às 19:17

      hahahahahaha, e originalmente é minha mãe e personal consultora em direito do consumidor! <3

  • responder Miriã Andrade 27/04/2015 às 21:49

    Post super importante e esclarecedor, vamos exercer nossos direitos! 😉

  • responder Mônica 27/04/2015 às 22:09

    Nossa! Sua mãe sabe muito! Mesmo para quem não é da área,é importantíssimo conhecer nossos direitos,para não sermos lesadas!
    Parabéns Maristela e parabéns Thais,por trazer esse post para as leitoras!
    Bjs.

  • responder Bruna Farias 28/04/2015 às 10:27

    Muito legal esse assunto Thais, a sua mãe é muito inteligente! Adorei essa discussão aqui no blog.

  • responder Jéssica Bueno 28/04/2015 às 10:45

    Genteeeee, amei o post!
    Se eu soubesse dessas ‘dicas’, que na verdade são nossos direitos, teria meus gastos minimizados quando tive meu hair estraçalhado!
    Pensei que o próprio salão tinha que refazer o serviço, e ~óbvio~ que jamais voltaria lá. Tive que ir em outro salão fazer o reparo e morrer com mais 200tão de preju!

    Vocês são maras e amo o blog!

    Beijããão!

    ps. Sou aloka que foi falar com vc na ordinária sábado hahahaha! Estava animada de mais (lê-se álcool feeling!), sorry se fui invasiva demais! 😡

    • responder Thais Marques 28/04/2015 às 14:29

      Capaz, Jéssica! Eu já tava pra lá de Bagdá, hahahahaha! A festa foi ótima, né? Dancei feito louca!

  • responder Lívia 28/04/2015 às 16:45

    Parabéns, meninas! Post super esclarecedor. EU não sabia dessa de que não é um direito da consumidora não pagar pelo serviço e fiquei assustada com isso de que tem salões que cobram corte + lavagem + shampoo, por exemplo. Nunca passei por isso, ainda bem. (mas tbm, né, frequento o salão umas 2 ou 3 vezes por ano e olhe lá heh)

  • responder Jéssica Machado 28/04/2015 às 19:34

    Olá Meninas! Tudo bem? Nossa…essa matéria foi pra mim! Vu usar o espaço de vocês para contar a minha história. Em Dezembro do ano passado, eu passei por uma situação muito complicada, fui em um salão do qual eu não conhecia o trabalho pessoalmente, só via as fotos em uma página no Face (o erro já começou aqui!Nunca façam isso meninas!Procurem ir em salões onde amigas já foram e indicam o trabalho do profissional)… fui retocar as minhas mechas que faço á muitos anos, e já fazia 1 ano que está sem o retoque…Bom, o problema começa quando o tal “profissional” colocou a toca de mechas na minha cabeça (eu nunca fiz com touca, os outros profissionais sempre usaram o método do papel alumínio)…enfim, questionei e o tal cabeleireiro me disse que daria um efeito mais bonito e natural e assim foi feito! Um dos erros foi que descoloriram meu cabelo 2 vezes (graças á Deus meu cabelo não caiu!!) e depois de lavado, ele não queria escovar meu cabelo, disse que por ser cacheado, eu tinha que sair do salão com o cabelo molhado mesmo…mas com a insistência da tal gerente, uma assistente escovou, mas todo o processo foi feito com a minha cadeira virada de costas para o espelho!!! Quando terminou e viraram a minha cadeira…levei um pequeno susto porque tipo…ficou muuitoooooo loiro….mais do que eu estava acostumada, e pensei…não vou reclamar porque a minha raiz estava grande….eu devo estar estranhando e logo me acostumo. Chegando em casa a minha mãe já levou um susto…disse que parecia que eu tinha colocado a minha cabeça dentro de um balde de descolorante!! No dia seguinte veio o pior….quando reparti meu cabelo, percebi que a raiz estava toda manchada e desigual e do lado esquerdo da cabeça, estava mais loiro do que o lado direito…as pontas descoloridas quase que 100%…e bateu o desespero…na mesma hora comecei uma conversa com a gerente pelo Wats, e expliquei a situação, enviei fotos e tudo…e só pedi para eles esfumarem um pouco a minha raiz que estava manchada, no começo ela se mostrou educada, pronta á me atender…pediu pra eu voltar ao salão e tudo mais…quando resolvi perguntar se esse reparo me seria cobrado…ela teve a capacidade de me dizer que sim!!! O valor seria “Á PARTIR DE R$ 85,00”! Fiquei em choque…..eu havia pago pelo serviço APENAS R$460,00!!! Aí comecei á questionar o porque me seria cobrado algo do qual eu fui vítima e o erro teria sido do “profissional”….aí começou a baixaria…ela começou a dizer que eu poderia ir lá para conversar com ele, masssss era PRA EU TOMAR MUITO CUIDADO COM O QUE EU FOSSE FALAR PRA ELE, POIS ELE É EX DELEGADO E ADVOGADO!!! Fora os desaforos que me foram ditos…disse que se eu não podia pagar pelo trabalho, por que eu sentei na cadeira!Fiquei mais perplexa ainda!!!! Bom…tirando o fato da palhaçada de um cabeleireiro ser um ex delegado né….em momento algum acreditei nisso rsrsrs, mas me senti ameaçada desde então! Achei sensato não aparecer mais nesse estabelecimento e resolvi procurar um profissional de verdade para arrumar o estrago, e lá se foi mais dinheiro…tive que ir á festa de confraternização do meu trabalho com o cabelo todo manchado, escutando comentários maldosos das pessoas….foi horrível…chorei dias, pois demorou uns 10 dias para eu conseguir arrumar o estrago, pois a cabeleireira não tinha mais horário, ela conseguiu me atender no dia 23 de Dezembro! Na mesma semana eu resolvi ir até o PROCON, foi feita a carta contando o ocorrido, e depois de alguns dias, o tal cabeleireiro enviou uma carta de resposta afirmando que estava tudo certo com meu cabelo, e as minhas reclamações eram infundadas e não tinha nada á ser feito, fui direcionada á um Juizado Especial Cível, e agora estou com uma audiência marcada para o dia 19/05/2015, onde estou pedindo o ressarcimento do valor pago pelo serviço e também pelo valor cobrado pelo outro profissional que concertou meu cabelo e estou pedindo uma indenização por danos morais!Espero em Deus que eu consiga ganhar essa causa, pois sei que não vai pagar o meu sofrimento, mas pelo menos vou ver a justiça ser feita á minha frente, pois isso não pode ficar impune, pois eu não fui a única vítima, mas as outras meninas ficaram com medo de correr atrás dos seus direitos e se calaram….mas eu não…eles mexeram com meu cabelo, meu corpo, minha mente!!! Não posso aceitar isso!! Até carta de ameaça eu recebi na minha casa, pois eu havia feito um depoimento no meu face sobre o ocorrido, mas por precaução eu não coloquei o nome do estabelecimento….e mesmo assim, enviaram essa carta na minha casa onde exigiam que eu excluísse da minha página esse depoimento, pois caso contrário, eu seria processada por difamação!!! Eu fui á delegacia, mas o delegado disse que eu não poderia registrar um B.O pois na carta não havia nada dizendo que iriam me matar ou bater….enfim, tudo isso está mexendo comigo desde Dezembro, e eu só quero justiça…estou feliz por saber que estou dentro dos meus direitos e que há uma possibilidade sim de que eu ganhe essa causa em nome de Deus! Desculpem meninas pelo texto enorme, mas não tinha como resumir esse pesadelo! Peço que orem por mim por favor! Agradeço…Beijossssss! Até mais!

    • responder Thais Marques 29/04/2015 às 12:14

      Credo, gente, que horror essa história. Imagino o quanto ela mexe com você. Leve para a audiência as suas conversas de Whatsapp porque SIM, FOI UMA AMEAÇA o que a gerente te falou. Que papo é esse de delegado, meu Deus? Sério, que atitude ridícula. E também leve a carta que te mandaram. Você fez muito bem de ter procurado autoridades para resolver o problema. Espero que tudo corra bem e que você faça valer seus direitos!

    • responder Elisangela 28/09/2017 às 22:18

      Eu estou passando por isso também, faz 3 meses q estou correndo atrás dos meus direito!!!

  • responder Vanessa 01/05/2015 às 01:25

    Post de utilidade pública!

  • responder Jéssica Machado 04/05/2015 às 12:40

    Você viu Thais do que as pessoas são capazes de fazer por nada!!! Eu e minha família ficamos horrorizados! Minha advogada está com tudo, agora é só esperar em Deus e manter a fé de que ele é justo com os seus! Obrigada pelo espaço e pelo apoio! Quando acabar esse pesadelo, volto aqui para contar pra vocês ok! Um beijão…..muito Obrigada!!

  • responder Ariane 14/07/2015 às 10:02

    Thais, eu só vi agora esse post, estou recuperando o tempo perdido e lendo as postagens mais antigas. Mas, quando li este post específico vi que tinha que comentar. Eu já acompanho o seu blog há alguns anos e nunca imaginei (ou seja não liguei o nome com a pessoa) que o Marques do seu sobrenome tivesse ligação com a Professora Maristela Marques, que ela fosse sua mãe. Ela foi a minha professora na faculdade de Direito, na PUCPR, lecionou Responsabilidade Civil e me lembro dela até hoje, já passado algum tempo (já sou formada há alguns anos). Ah, e parabéns pelo post, realmente de utilidade pública, nem todo mundo está acostumada ao mundo e pensar jurídicos. Bjos!!

    • responder Thais Marques 23/08/2015 às 19:44

      Ah, que legal, Ariane! Pois é, ela é minha mãe! E aí, achou parecidas? Só me faltaram os olhos azuis, hahahaha!

    • responder Ariane 24/08/2015 às 09:41

      Agora que eu sei do parentesco, eu fiquei pensando e realmente você tem bastante traços dela, lembra bastante, mas você também deve ser bem parecida com o seu pai, né? Nós somos uma mistura dos nossos pais, acho que essa que é a verdade. Manda um bjo para a sua mãe, por favor!!

  • responder rosana 05/08/2015 às 10:31

    fiz o cabelo com uma cabeleireira que atende a domicilio a unica prova que tenho é as conversas via whatts e face paguei 200,00 a ela ,ela acabou com o meu cabelo fez luzes manchou minha raiz ,falou que meu cabelo aguentava as luzes e não aguentou diz ela que fez teste de mecha mentira meu cabelo esta todo elástico e nao quer devolver meu dinheiro como faço ? me ajude por favor

    • responder Thais Marques 23/08/2015 às 19:47

      Rosana,

      Vou encaminhar sua dúvida para minha mãe e ver se ela consegue ajudar, ok? Te respondo por aqui. 😉

    • responder Thais Marques 27/08/2015 às 15:11

      Rosana,

      Segue resposta da minha mãe:

      Ela deve ir ao Juizado Especial Cível de sua cidade com um print da tela do Whatsapp, que servirá como prova da contratação, requerendo, além da devolução do dinheiro pago pelo serviço, o pagamento de outro serviço qualificado para corrigir o estrago capilar.

      Espero ter ajudado!

    • responder Thaize 28/04/2016 às 12:46

      Boa tarde Rosana! Você pode me dizer se foi atrás como instruída abaixo? Estou passando pelo mesmo problema, entrei em contato com PROCON, estou aguardando o prazo de resposta deles e gostaria de dar andamento no processo cível, já que a mesma não responde minhas mensagens e nem atende minhas ligações. Obrigada!

  • responder gabriela romano paz 22/08/2015 às 12:02

    oi, comprei um produto reconstrutor spray pra tirar o quebrado do cabelo e reconstruir o que estava danificado resumindo, quebrou ainda mais, meu cabelo está caindo, está ressecado e áspero, o que devo fazer mediante o produto onde eu comprei me garantiram que o produto iria resolver e não danificaria o meu cabelo! Posso exigir que o estabelecimento arque com prejuízo de uma selagem e uma reconstrução além do corte dos meus cabelos pra reparar o erro ou não?o que devo fazer?

    • responder Thais Marques 23/08/2015 às 19:42

      Gabriela,

      Vou perguntar para a minha mãe e te retorno aqui nos comentários, ok?

    • responder Thais Marques 27/08/2015 às 15:14

      Gabriela,

      Aqui está a resposta da minha mãe:

      É necessário observar se as recomendações do fabricante na embalagem estão de acordo com as instruções passadas pelo estabelecimento comercial. Caso sejam incompatíveis, a responsabilidade recairá sobre o estabelecimento na reparação dos danos.

      No caso da promessa de resultado constar na embalagem ou na publicidade/oferta apresentada no momento da compra, a responsabilidade é do fabricante, que responderá pelos danos causados ao cabelo.

      Espero que ajude você!

      • responder Cristina 21/11/2022 às 00:13

        Oi Thays, tudo tranquilo? Ontem fiz um mega Jair na loja onde comprei, só que sinto muita dor na cabeça, o método foi cápsula de queratina, o cabelo ficou muito cheio, pesado, eu não sabia que ficaria desse jeito, além da dor que sinto na cabeça, estou me achando feia, mais velha, e não consigo arrumar o cabelo de tão cheio que está. Nesse caso o que posso reivindicar? Mais nhã auto estima está lá em baixo. Obrigada.

  • responder Hosana 01/02/2016 às 15:08

    Muito bom o artigo, bem esclarecedor! E quando a cliente tornaz-se impertinente mesmo recebendo o atendimento correto ?

  • responder 5 situações que me fazem querer fugir do salão de beleza 12/02/2016 às 09:30

    […] Passou um perrengue sério no salão? Não perca meu post sobre os direitos da consumidora de beleza! […]

  • responder Rubia 25/02/2016 às 08:03

    Bom dia. Sou do E.S e meu ex marido pagou um selante no cabelo de nossa filha na B.A onde estavamos passando ferias. Tem 1 ano o cabelo da minha filha nunca havia feito Química alguma ela fez 2x pq não pegou. Fiquei preocupada na época. Mais ela me garantil q não teria problemas.
    Viemos para nosso estado E.S e o cabelo da minha filha começou a cair muito….entrei em contato com a tal…ela me disse o q eu deveria comprar p parar às quedas.
    Comprei..o cabelo da minha filha ficou horrível tivemos q cortar e até hoje não voltou ao normal.
    O que posso e devo faser?

  • responder Daiana jesus de oliveira 16/03/2016 às 09:01

    bom dia amiga,levei minha filha de 4 anos,a um salao de cabelereiro para relaxa as raiz e caiu o cabelo dela,como eu posso fazer para entra na justiça com uma açao na justisa contra o salao,o nome dele é belos cachos o local fica em magé.

  • responder Wan 17/03/2016 às 23:48

    Aconteceu com meu cabelo pedi um ombre, dei uma foto como referência perguntei antes se dava para ficar igual se meu cabelo era parecido com a da foto, disse que sim, mas não ficou bom, pedi pra refazer o profissional pediu pra esperar 15 dias para abrir a cor, estou muito chateada, depois de minha mãe ter ligado no salão para perguntar se daria pra mudar pq ficou muito diferente do esperado, o profissional me mandou uma mensagem para esperar 1 semana mas se não tiver paciência ele faz um processo de peeling e tenta de novo, mas tenho receio que fique ruim, posso pedir para dona do salão pagar o procedimento com outro profissional de outro salão?

  • responder Natália vilotti 24/03/2016 às 20:23

    Oi II queria fazer uma pergunta fui nu sala de beleza para fazer mecha mais meu cabelo começo a cair o que eu Faso

  • responder Amanda 28/03/2016 às 00:36

    E se acontecer da cliente sair do salão sem efetuar o pagamento e depois exigir reparos
    Oq se deve fazer? Como prosseguir
    Lembrando que q mesma não pagou por absolutamente nada

    • responder Telma 02/07/2020 às 22:57

      Fiz uma química no cabelo a oito meses e meus cabelos teve corte químico eu ainda tenho direito para recorrer a justiça

  • responder Carla Mateus 11/04/2016 às 09:36

    Bom Dia! Estou passando por isso neste momento. Paguei para fazer minhas Sombrancelhas Fio fio. O pigmento não fixou na minha pele. O trabalho foi refeito e mesmo assim não fixou. Solicitei o dinheiro de volta, para fazer em outro lugar. A dona do salão disse que não tem como devolver o valor, pois ela não poderia prevê que não ficaria o pigmento na pele. Eu pedi a ela para se colocar no meu lugar. Paguei e contínuo com a Sombrancelhas feias. Ela disse que pode devolver, mas teria que retirar do valor o tempo dela, material utilizado, agulha, resumo: eu não receberia nada.

  • responder Gabriela Rayne Henrique da Silva 04/06/2016 às 21:27

    Olá, eu fiz três procedimentos num salão que já frequentei a anos: tintura, corte e uma selagem capilar que foi prometido que iria hidratar, reduzir volume e ondas do cabelo. Adorei o resultado da cor, mas o corte não ficou como que queria e depois que lavei o cabelo em casa vi o resultado real. Meu cabelo estava seco e volumoso além de continuar com as mesmas ondas e estar enganchando muito e cheio de pontas. Gostaria de saber o q fazer, pois chorei de raiva com o resultado do cabelo

  • responder Camilla 05/06/2016 às 14:41

    Ola, tenho uma dúvida referente a um tratamento estético que não encontro pesquisando.
    Posso mandar por email ?

  • responder Alexandra 04/07/2016 às 17:03

    Comprei um cabelo como 100 por cento humano e não é ele ta todo elástico e não tem como pentear nem escovar o que faço.

  • responder Gabriella 12/07/2016 às 17:28

    Adorei. O mais completo que achei, parabéns

  • responder Bruna 30/07/2016 às 19:12

    Boa noite. Gostei muito do post, pois muitas vezes é um direito que nos passa ao lado. No entanto, gostaria de saber: e no caso de cosméticos? Tive um problema com um protetor solar (de uma marca mundialmente conhecida), entrei em contato com eles, eles me pediram para enviar o produto “estragado” a eles e me prometeram devolver o dinheiro em um prazo de 30 dias a partir do recebimento do produto por eles. Esses 30 dias já se passaram e até agora nada. Como devo proceder? Podem me ajudar?
    Cumprimentos,
    Bruna

  • responder Monique 30/08/2016 às 03:02

    Olá adorei o poste estava procurando pq a cabeleireira derreteu o cabelo no couro cabeludo e manchou de amarelo ovo todo o resto, reclamei meu dinheiro ela se desculpou e disse q arrumaria, porem cada dia q passo fixo mais chateada de perder mais d 2 horas no salao e sair com o cabelo manchado e continuar na incerteza se ela realmente sabe o que esta fazendo, pior q ta caindo ainda os cabelos deu corte químico na franja e em toda extensão de cima do cabelo, nao sei oq fazer, gracas ao poste amanhã vou no procon e tomar algumas medidas para me precaver com relação a tdo isso, pois por enquanto tdo ta sendo de boca

  • responder Flaviane 12/12/2016 às 00:41

    Eu fiz mechas em uma cliente e na hora matizar ficou verde e roxo queria pintar e comecar td de novo a clinte não deixou, aí resolvi corregir com uma tinta e deixei o cabelo dela vermelho aí fui obg a pintar e aí passou uns dias falei qnia tentar fazer as mechas ela não queria, queria q eu descolorir o cabelo todo aí fiz o q ela queria e pintei aí o cabelo ficou muito frágil falei pra ela q ia dar hidratação até o cabelo voltar ao normal mas ela mais a vez não quis aí falei q era pra ir em outro profissional aí foi e arrumou o cabelo no dia ficou td certinho e paguei 200,00 pro outro profissional arrumar, ficou bom.b veio aqui vi o cabelo agora a mãe da cliente fica me mandando mensagem q ela está gastando muito no outro salão e quer mais1000 reais pelo prejuízo eu paguei se ela continuou indo lá já não é culpa minha é eu ofereci de graça pra hidrata até ficar bom, estou desesperada me ajude, eu dei todo auxílio até o dinheiro na mão da cliente só não peguei recibo mas estou perdendo noites de sono por isso me ajude por favor, obg

  • responder Claudia 22/12/2016 às 07:42

    Executei um serviço no qual a client forneceu os produtos a mão d obra e minha ou da dna do salão

  • responder Cristine Vieira 25/01/2017 às 16:03

    Fui em uma cabeleira p Retocar as mechas na raiz e platinar..Sai de lá com o cabelo roxo e quando lavei ela caia …Estava totalmente elástico…Reclamei com ela por watts e ela foi de palavras baixas com palavrão ainda postou minha foto publicamente no Facebook me difamando quando pedi p retirar a publicação ela me agrediu…Estou entrando com o processo ..Posso pedir indenização por tudo? Pelo dano no cabelo pelo dano moral e outra vez pelo dano moral de ter me exposto publicamente? Obrigado

    • responder Karine 08/06/2022 às 00:21

      Marque pra ir em um salão fazer progressiva
      E me disseram que iam fazer o teste de mechas
      E se não passa-se eu seria obrigada a fazer a reconstrução, se caso eu não fosse fazer a reconstrução teria que pagar o horário que eu não fiz o procedimento da progressiva
      Isso é correto?

  • responder Fátima Santos 16/02/2017 às 15:11

    tive um problema com uma cliente fiz uma progressiva mas o cabelo da cliente na frente estava muito ressecado e ele é um cabelo bastante cacheado falei p mãe da cliente que o produto pegou bem exceto na frente pelo agressão que se encontrava o mesmo , mas que se ela visse que fosse necessário retocávamos sem problema algum. ao passar uma alguns dias ela entrou em contato comigo falando que n tinha ficado legal a frente pois achou que estava meio alta , nova mente expliquei o que tinha acontecido mas que poderia tar retocando sim , marquei para dois dias apos a reclamação .
    no dia anterior do qual estava marcado ele me falou se poderia mudar a data para o dia seguinte da qual estava marcada eu falei que sim porem ser teria horário p parte da manhã pq ja tinha clientes para tarde essa mulher acabou comigo ! desmarquei as clientes que estava para aquele horário que ela queria mas ñ teve mas acordo ela simplesmente se negou todos horários que disponibilizei há ela , porem ela queria que eu desce produto da progressiva pra ela aplicar em casa! eu me neguei! falei que estava fazendo tudo que estava ao meu alcance para evitar constrangimentos disponibilizei horário ate pro mesmo dia sendo que já era 20:24 mas ñ me em portaria de fazer la, mas ñ quis queria de todo jeito que eu desce o produto e eu me neguei !bom ela falou que eu que ficasse com o dinheiro pq estava precisando mas que ela,isso acabou comigo acabamos discutindo em fim mesmo eu disponibilizando todos horarios eu ainda sou errada?

  • responder Maria Fabiana Rodrigues Teixeira 10/03/2017 às 10:51

    Comprei uma prótese capilar e não gostei do resultado, não ficou como eu esperava e como pedi ao profissional, gostaria de saber, como devo proceder juridicamente se o profissional não aceitar a devolução do produto e o ressarcimento do meu dinheiro?

  • responder tatiane C 30/03/2017 às 23:00

    Gostaria se possível tirar dúvidas a respeito do meu caso.
    Tem como me mandar seu email?
    Fui cliente de um salão por 10 anos, os últimos anos não foram tão satisfatórios. Depois de mais de um ano sem frequentar o salão visitei outra filial… E o resultado não foi nada bom (resaltando que dialoguei com as funcionárias que fizeram avaliação em meu cabelo) só tive coragem de reclamar através do sac do salão. Dentro de duas semanas tive retorno da gerente, que me convidou a visitar o salão. Retornei mês depois por motivos pessoais. E fiz um acompanhamento por 6 meses mal sucedido… Durante todo acompanhamento fiz diversas reivindicações alegando que não via resultado satisfatório… As coisas compricaram pois houve a mudança de gerentes e fui convidada a manter o acompanhamento mas estou com duvidas de como proceder. Por gentileza peço que me mande email para que eu tente resolver . Está muito difícil para mim… Com os gastos de passagem refeições e linhas de manutenção… Sem mencionar que o salão é longe… Mas não gostaria que o meu problema fosse transferido para outra unidade mesmo mas perto. Meu email: taty.cost@hotmail.com. Por favor estou super tensa pela situação.
    Tenho fotos notas de compra gostaria de tirar minhas duvidas.

  • responder Adrielem 13/06/2017 às 19:48

    Quero saber como reagir quando sua cliente chega em seu salão com cabelo quase pra cair ???

  • responder Paula de Almeida Notaroberto Perrini 10/10/2017 às 01:29

    Comprei na farmácia uma tinta da cor&tom, e veio estourada

    • responder Sheila Brito 08/07/2022 às 21:42

      Boa noite paguei antecipadamente para tratamento capilar e qd tento marcar os nossos horários não se encaixa já falei com ela como q filho só os domingos e qd saio mais cedo do trabalho nunca tem vaga .
      Pedi p devolver para valor mas tem me ignorado não responde o q posso fazer para ter meu valor de volta
      Foi um pix tenho comprovante e conversas no whatsapp tentado resolver
      Qual órgão procuro e o q devo fazer para me devolver o valor o serviço não foi prestado tem 3 meses
      Aguardo retorno obrigada

  • responder Daniella Barbosa 06/11/2017 às 20:55

    Gostaria de saber marquei uma maquiagem e depois resolvi desmarcar com 5 dias de antecedência a mulher disse que tenho que pagar pelo horário dela mesmo não utilizando o serviço isso é verdade?

  • responder Nívia 01/12/2017 às 11:06

    Olá, bom dia! Levei meu filho na ”podóloga” dentro de um salão de beleza. O primeiro serviço, eu já sabia que seria cobrado o valor de 60,00 reais com direito a dois retornos. A manutenção seria 20, 00. Isso foi acertado na recepção tendo em vista que a ”profissional” não trata de ”preços”. Ontem, levei meu filho lá e na hora do pagamento, disseram que era 75,00 reais alegando que o serviço seria outro (sendo que todas as vezes, foram feitas as mesmas coisas) . Paguei, mesmo relutante… Existe alguma medida jurídica que eu possa tomar contra essa ”profissional”?

  • responder Fernanda Madalena 22/12/2017 às 02:21

    Olá, tudo bem? Muito obrigada pro post mas eu tenho uma dúvida. Dia 14 de Dezembro, 2017 retornei ao salão que eu frequentava há anos para mudar a cor do meu cabelo. Ela vez luzes e matizou com a cor castanho médio intenso violeta acaju. Sai de lá linda. Ela vez escova e assim eu deixei. No dia 16 eu tive um casamento para ir. No dia seguinte eu lavei o meu cabelo e o tom avermelhado saiu por completo. Já notifique o salão, mas eles estão se recusando à fazer a devolução do valor pago. Eles ofereceram para fazer o mesmo tratamento e em seguida uma hidratação para fechar a cutícula do meu cabelo. Fazer química encima de química não é aconselhável pois já houve um descoloramento que deixou o meu cabelo bem ressecado. O que fazer? 🙁

  • responder Gizaine 18/01/2018 às 01:59

    Marquei maquiagem com uma profissional muito conceituada na minha cidade, para meu baile de formatura. Porém faltando dez dias para o baile a profissional desmarcou,
    Alegando que houve um erro e foi marcada duas pessoas no mesmo horário. Sendo que marquei com 8 meses de antecedência.
    Simplesmente ela disse que não poderia me atender no horário marcado. Me deixando na mão . Não conseguir marcar com nenhum outro profissional de qualidade pois todos os salão estavam cheios . Gostaria de
    Saber se posso processar o estabelecimento? Pois tive um sonho (a minha formatura) frustrado por falta de profissionalismo dessa maquiadora.

  • responder Manoela lyma 06/03/2018 às 12:00

    Fiz a unha de fibra com uma mulher, já estava tarde e ela tenho outra pessoa, fui para casa pôs ela disse que iria até mim termina o serviço, que era pinta e tal, estava de noite já, não reparei na unha, mais quando fui olha o acabamento esta horrível, ele ficou mim enrolando e não foi terminar minha unha, isso foi dia 27 de dezembro, tive que paga a outra pessoa para ela pinta minha unha no ano novo, sendo que minhas unhas caiu em menos de uma semana, e já estamos em 06/03/18 e ela ainda não refez minha unha e não mim devolveu meu dinheiro, ela está mim enrolando

  • responder Patrícia 26/03/2018 às 12:13

    Boa tarde !Queria que me tirasse uma dúvida!Fiz a compra de um cabelo com uma pessoa que já conheço porém quando coloquei o cabelo percebi que o cabelo que ela colocou é não era o cabelo que ela me mandou por foto.Posso entrar no procon?Tenho todas as conversas no WhatsApp.

  • responder Abigail Oliveira 15/04/2018 às 15:20

    Eu estive no salão beleza natural na sexta feira e nao fui bem atendida pela profissional me tratou como se estivesse pedindo algo de graça.
    Sabemos q o beleza natural nao um salao de pessoas com os cabelos bons nao q não tenha, e claro! A profissional mal se identificou e começou a chamar meu cabelo de isso e o tempo todo conversando com a colega ao lado.
    Sem contar q sai de la com a cabeça lesionada e a agua q ela jogou no meu rosto, tirei fotos da minha cabeça lesionada nao posso nem jogar agua q arde muito.
    O q fazer nessa situação de descaso.

  • responder Vera Souza 24/04/2018 às 13:01

    Boa tarde Thais!
    Preciso de um esclarecimento,fui modelo por um método de mega hair paguei o valor do cabelo só que o serviço ñ prestou ao chegar em casa o cabelo já estava soltando então acione o salão fiz um vídeo mostrando como estava o cabelo então me pediram pra eu ir lá retirar! Até aí tudo bem mas chegando lá ñ fizeram a devolução do meu dinheiro disseram que vao tentar vender o cabelo para poder me fazer a devolução já faz mês e até agora ainda ñ tive resposta do salão como deve fazer pra receber meu dinheiro de volta?

    • responder Lidiana 19/05/2023 às 04:38

      Se vc pagou o cabelo, o cabelo é seu! Volte lá buscar e tente vender vc mesma, quem sabe consegue um valor muito bom nele!!!!

  • responder Patricia 01/05/2018 às 00:30

    Ola fiz um pacote de beleza, fiz um procedimento em meu cabelo e não ficou bom, quero que a cabeleireira devolva o dinheiro restante q são referente a 3 hidratação. Quero saber qual o prazo ela tem para me devolver esse dinheiro pois paguei adiantado e agora ela me diz que vai devolver quando tiver.Qual o prazo para devolução desse dinheiro?

  • responder Claudete Gomes de Souza 12/05/2018 às 01:28

    Olá fiz uma correção de cor e meu cabelo caiu todo estou desesperada o cabeleireiro colocou mega no meu cabelo mal colocado mas creio que foi só para me calar agora fez a manutenção tá horrível aparecendo o que devo fazer

  • responder Cláudia 12/07/2018 às 18:55

    Solicito uma orientação. Uma cliente adquiriu um pacote de estética há 1 mês. Agora informou que viajará a trabalho e não poderá usufruir, pediu o dinheiro de volta. Oferecemos um crédito para outros serviços, não aceita. O estabelecimento é obrigado a devolver o dinheiro? Veja que o serviço está disponível, ela não está. Se fosse uma TV creio que a loja não aceitaria de volta após 1 mês.

  • responder Suelen amalia 04/09/2018 às 07:40

    Fiz uma compra em um salão de beleza e coloquei mega hair, meu cabelo só tem 20 dias tá soltando tudo tá todo entranhado, devo reclamar, por favor me ajudem

  • responder Lucimar 30/10/2018 às 21:10

    Boa noite! Fiz um procedimento em um Studio micro pigmentação na sobrancelha , como modelo paguei um valor menor , e deu errado ,procurei a responsável , no caso a professora e esteticista e ela não quer me atender pra reparar o que faço ?

  • responder Mary 21/11/2018 às 13:38

    Olá!
    Eu fui indicada por uma amiga minha de um salão segunda informação é muito bom porém não foi isso que aconteceu comigo eu tinha um cabelo cacheado de raiz lisa mais sempre quis cabelo lido ai resolvi tirar os cachos pela primeira vez chegando no salão falei com o rapaz que nunca dei química e perguntei se o cabelo voltava os cachos ele falou que sim mais ele não fez teste de mechas foi logo aplicando o produto de selagem sem saber como o fio do meu cabelo reagiria nos primeiro mês ficou bonito ai começou a aparecer cabelo bem grosso duro e borrachudo e a quebrar bastante fiquei com minha auto estima muito baixa mim sentindo fria que não queria sair quais são os meus direitos?

  • responder Roberta leite de almeida 23/11/2018 às 14:50

    Boa tarde
    Deixei meu alongamento em uma cabeleireira e ela não qr me devolver
    O q posso fazer
    Mas só tenho o endereço é o primeiro nome dela o q fazer

  • responder Miriam Miranda 28/12/2018 às 20:17

    Olá boas eu fiz um alisamento a um mês atrás pois no mesmo dia achei que estava algum de errado pois eu já fiz três alisamentos e nada como este. Eu esperei até à data de hoje e fui reclamar ao salão que o meu cabelo estava a ficar com caracóis e disse que nao estava nada satisfeita com o resultado pois sei que um alisamento dura um ano sendo bem tratado. A senhora me disse que me fazia outro alisamento e assim foi fez o alisamento e no mesmo dia o resultado era o mesmo nada de alisamento e o meu cabelo está a ficar quebrado seco e a dona me disse que nao me dava o dinheiro pois estava fora de questão o que fazer como esta situação,? O valor que foi cobrado foi de um cslor de 80euros ajudem sff

  • responder Erlita Soares Souza 17/01/2019 às 14:41

    E quando pedicure retira bife e fica carne esponjosa ,dedo e pé muito inchado,e a manicure nem liga,nem p levar pronto socorro e nem p pagar um medicamento…quais os meus direito

  • responder ELIANE 11/08/2019 às 13:47

    Tem uma dúvidas passei botox no cabelo da minha filha mais não pegou direito ficou alto posso passa de novo no cabelo dela

  • responder Lorena 09/09/2019 às 21:15

    Olá
    Minha prima me indicou uma pessoa pra fazer minhas unhas em fibra de vidro. Fui no salão e fiz, só q com 5 dias q tirei o esmalte com o removedor q a manicure me indicou, eu vi várias imperfeições nas unhas. Não falei nada, pois depois de pintadas não ficou mostrando as imperfeições.
    Mas com 10 dias as unhas começaram a sair, umas estavam com infiltração e outras estavam em partes saltando. Entrei em contato com a manicure e ela começou a colocar a culpa em mim, dizendo q foi falta de cuidado e mal uso, chegou a dizer q eu tirei as unhas a força, mas eu nunca iria fazer isso, pois sei o valor q meu dinheiro tem.
    Depois ela falou q iria me devolver o dinheiro, mas no dia marcado da devolução, ela mandou uma mensagem dizendo q não ia me devolver pq a culpa das unhas soltarem tinha sido meu. Depois fez várias postagens em redes sociais com prints das nossas conversas, falando q eu tinha sido errada. Falou q procurou um profissional em defesa do consumidor e ele a instruiu a não devolver o valor pq eu fui errada.
    O q devo fazer?

  • responder Aplicativo de Direcionamento 16/10/2019 às 18:11

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  • responder Deusa Santos 29/11/2019 às 16:25

    Eu recentemente contratei uns trajes em uma locadora de vestidos de noivas. E no meu pacote veio incluso penteado e a maquiagem. É direito do consumidor ou da empresa pagar a taxa a domicílio? No meu ponto de vista é direito da empresa, já que a pessoa está a disposição da empresa. O que me diz?

  • responder Ana Beatriz 12/12/2019 às 20:55

    Fui ao salão fazer minha unha, e deixei pago pé e mão, mas como tinha esquecido minha sandália, só fiz a mão. Gostaria de saber quanto tempo tenho para retornar ao salão e fazer o pé de acordo com o CDD

  • responder Bruna Alves dos Santos Pires 14/12/2019 às 01:55

    Marquei de fazer o cabelo mais me arrependi posso pegar o dinheiro de volta

  • responder Natália 13/02/2020 às 21:21

    Oi! Queria muito falar com a sua mãe estou passando por algo muito difícil com meu cabelo! Perdi mais de 10 cm de cabelo com corte químico pedi o meu dinheiro de volta, ela não quer me dar e ainda está me ofendendo por mensagens. Por favor me ajude não sei o que fazer!

  • responder Magazine TecnoJust 13/04/2020 às 13:14

    Olá

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  • responder Thanuzi aparecida da Silva 14/04/2020 às 08:28

    Paguei por um serviço no salão , mas desisti de fazer, posso ter meu dinheiro de volta.

  • responder Camila de lima albuquerque 15/05/2020 às 00:04

    Olá boa noite!
    Fui cortar meu cabelo Em um salão que frequento à anos mas nunca havia cortado o cabelo lá só fazia química… marquei horário expliquei o corte ele perguntou se tinha foto e mostrei ,e ele começou o estrago, não deixou nenhum comprimento para caso eu quisesse diminuir ou mudar alguma coisa meteu a navalha deixou o cabelo todo esburacado …desculpa não sei que outra palavra usar … eu mal me recuperei de uma depressao por estragarem meu cabelo já vou entrar em outra ,pelomenos da primeira vz foi a cor é corte químico ,mas agora o cara quase me deixou careca não dá pra fazer nada que não seja por aplique e não estou em condições de gastar com isso . Como devo proceder ?

  • responder MDF TECHNOLOGY 28/05/2020 às 14:34

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  • responder Hortência 02/06/2020 às 18:44

    Boa noite semana passa fiz alongamento de cílios fio a fio e fiz tudo corretamente oque a profissional mandou fazer forem em uma semana todos eles caíram ,entrei em contato com ela sobre o ocorrido e ela marcou para mim ir lá refazer, depois desmarcou falando que não daria daquele dia por problemas pessoas, mais marcou de fazer o cílios de uma amiga minha, aí entrei em contato com ela falando que não queria mais arrumar que ela marcou de arrumar depois desmarcou e porque também perdi a confiança e olho e algo sério se você não confia mais na profissional não tem como ir fazer algo com a mesma, e mandei foto pra ela e ela disse que não tinha como cair tudo querendo dizer que não tô mais com os fios e não vai arrumar e nem devolver o valor pago, como devo proceder nessa situação!?

    • responder Karine 08/06/2022 às 00:24

      Marque pra ir em um salão fazer progressiva
      E me disseram que iam fazer o teste de mechas
      E se não passa-se eu seria obrigada a fazer a reconstrução, se caso eu não fosse fazer a reconstrução teria que pagar o horário que eu não fiz o procedimento da progressiva
      Isso é correto?

  • responder Cristina Yara Da Silva 08/06/2020 às 00:44

    Boa noite meu nome é Cristina moro em Itaquera eu adquiri um produto da Nazca um relaxante para soltar os cachos Mas mesmo e na minha cabeça tá tendo muita queda de cabelo eu não sei o que fazer tô pensando em cortar ele todo e usar uma peruca Qual é o procedimento que eu devo tomar comunicar a empresa não sei o que devo fazer só sei que daqui uns dias se eu mesma não cortar eu vou ficar careca tô com vários buracos na minha cabeça de queda de cabelo ferida não tem nenhuma o que devo fazer

  • responder Ytalaisa 11/06/2020 às 18:08

    Gostei mttt…. A megarrista colocou meu mega com menos de umas semana ele caiu estou a procura dos meus direitos ?

  • responder Priscila Delfino 13/08/2020 às 02:28

    O profissional não quer me dizer qual marca ele trabalha, nem a numeração de tinta que usa na misturinha, é correto ?

  • responder Simone Silva 14/09/2020 às 15:18

    Realmente é trágico, já passei por isso fiquei com meu rosto horrível, após passar por alguns procedimentos para tratamento de melasma.
    Mas recentemente presenciei um fato onde a cliente esta querendo culpar o profissinal por algo que deu errado, porém para que se tivesse o resultado era necessário a colaboração da cliente, como não se expor ao sol, uso de protetor solar diariamente , as mesmas provas servem para a defesa do profissional, uma vez que a pele dele estava perfeita.

  • responder ELIZETE APARECIDA GOLAMBIASKI 08/10/2020 às 09:19

    Olá bom dia
    comprei um pacote de depilação a laser completo paguei total
    porém desmarquei algumas vezes devido problema de saúde
    hj desmarquei porq tenho endometriose e estou com muita cólica
    a atendete da clínica me disse q pode remarcar mas vai dar a sessão de hj como feita mesmo eu não indo pois já desmarquei algumas vezes.
    Isso pode?

  • responder Cristiane Reis 16/11/2020 às 15:09

    Boa tarde, eu comprei um creme.de hidratação da marca Nazca de coco ( Power cronograma) fiz a hidratação no meu cabelo e no das minhas filhas,porém o nosso cabelo começou a cair e ficou extremamente seco e com aspecto de.alisamento, eu abri uma reclamação porém eles estão alegando que seus produtos são de ótima qualidade, logo não deram importância a minha reclamação. Vou abrir uma reclamação no Procom

  • responder Amalise 01/12/2020 às 13:22

    Oi Taís fiz progressiva no me cabelo e na hora ficou liso mais fui lavar e saiu tudo e o rapaz me falou que meu cabelo só pegava definitiva por isso que não pegou noe cabelo e o que eu fasso agora ?

  • responder Larissa 09/12/2020 às 12:41

    Olá, eu tenho uma dúvida. É normal e aceitável que na hora de pedir a tabela de preços de um salão eles mandem os preços todos com “a partir de…”? Assim nunca sei quanto vou pagar de vdd, isso pq gosto de saber quanto vai ser o serviço antes de agendar com o profissional

  • responder Dada 29/05/2021 às 19:08

    Mais eu se poderia me ajudar mais o que acontece fiz botox no cabelo da cliente depois de uma semana ela vem me dizer que o cabelo foi feito que nem uma bosta que o cabelo dela está quebrado pedi pra ela vim aqui pra eu ver ofereci até o tratamento ele não quiz mais quer o dinheiro de volta se não vai me colocar na justiça o que eu faço nessa situação sendo que a foto que tirei do cabelo dela estava lisinho brilhoso e perfeito

  • responder Maria 02/10/2021 às 10:01

    Bom dia Thaís, tenho um horário fixo na manicure, e precisei desmarcar pela terceira vez consecutiva, e na terceira vez ela né cobrou pelo serviço mesmo eu não fazendo, pelo CDC isso procede?

  • responder Milena 21/10/2021 às 12:11

    Bom dia Thaís , eu marquei para fazer uma progressiva em um salão , e antes de fazer perguntei se eles davam garantia do serviço , pq eu já tinha passado , por estresse de não ter a garantia do serviço em outro local … Eles me garantiram que ia ficar bom o meu cabelo , e que se não ficasse eu podia volta para retocar , mandei mensagem para retocar pq o serviço não ficou bom … E ela não quer devolver meu dinheiro …. O que eu faço nesse caso ???

  • responder Clara 07/02/2023 às 12:33

    Estou fazendo um procedimento de estrias e no contrato informa que devo remarcar com 24 horas de antecedência se não a seção é dada como realizada, porém nesta noite está com muitas dores de cólica pois minha menstruação desceu e está muito forte parecendo hemorragia, então irei ao hospital pois nem andar consigo direito, e informei a clínica que não consigo ir pois estou com muita dor e sensível e que iria no hospital, a mesma informou que não ia remarcar pois não poderia remarcar novamente por que a última seção eu havia remarcado por está com suspeita de covid, e eles tinham abrindo uma exceção por remarcar, sendo que se eu tivesse com covid e tivesse ido e passado pra alguém não teria problema o importante era ir?? E sem contar que neste dia que eu remarquei eles já iria remarcar comigo pois postaram que estavam sem energia e precisava remarcar todas as clientes, mas mesmo assim deixou eu como se eu tivesse faltado com o compromisso. Eles podem fazer isso desde que seja por conta de saúde?

  • responder Erica 21/08/2023 às 17:32

    Oi
    Então
    Fiz um trabalho em uma cliente minha em um antigo salão e a cliente amou e disse que não se importava se postasse nas redes sociais, até aí ok
    Mais agora abrir meu próprio negócio
    E quero posta no meu Instagram, posso posta?
    Ou pode ser que p antigo salão que eu trabalho venha querer me prejudicar em questão da postagem, sendo que foi eu que fiz?

  • responder Fer 19/10/2023 às 15:03

    Fui em um salão, em que a manicure feriu a carne em 2 dedos, um em cada mão, causando uma infecção/inflamação no dia seguinte, faz 15 dias que estou tomando antibiótico antiinflamatório analgésico pomadas etc e continua vazando pus e sangue, e o salão não fez nada, até se prontificou a dar suporte quando postei um comentário na avaliação do Facebook com a foto da carne viva que ficou minhas unhas, mas até agora não vi nenhum suporte, sendo que estou há 15 dias pedindo Marmitex pois não consigo cozinhar, limpar casa, cuidar do meu avô q tem 90 anos e alzheimer, mal consigo ir no banheiro e me limpar, tomar banho, etc. O que posso fazer ?

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