Corpo

Operação madrinha de casamento: uma reflexão

21/02/2015

Madrinha de Casamento

Quem acompanha o blog e o nosso Insta (se ainda não, segue lá: @coisasdediva) sabe que há exatamente um mês eu dei início ao que chamei de operação madrinha de casamento! Fiz alguns posts por aqui e, sempre que posso, coloco fotos com coisas do dia a dia que fazem parte do projeto.

Recebi muitos comentários com o incentivo de vocês que me deixaram super feliz e ainda mais motivada – mesmo abrindo o coração e contando das minhas escapadas durante o processo! Também soube que algumas se animaram com a ideia e estão mudando os hábitos para uma vida mais saudável, o que me mata de felicidade e orgulho!

Dentre todos os feedbacks, teve um em especial que me chamou a atenção. Ele foi escrito pela Cami, uma leitora que deu sua opinião de forma muito sincera e educada, me fazendo refletir bastante. Vou copiar o que ela mandou aqui:

Meninas do Coisas de Diva e especialmente você, Thais:
Faz algum tempo que estou pensando em escrever esse comentário, mas confesso que no início achei desnecessário. Agora, no entanto, decidi postar.
Venho há muitos anos tentando lutar contra todos os paradigmas que a nossa sociedade aceita, segue e, de certa forma, impõe a nós mulheres e, me desculpe Thais, ler os seus posts sobre a “Missão Madrinha de Casamento” me deixa triste.
Gostaria de deixar todo o meu respeito por vocês e pelo blog, sempre imparcial e sempre pregando que devemos usar o que nos faz feliz, mas acredito piamente que seguimos os padrões e os propagamos, às vezes, sem nem perceber.
Thais, você não percebe, mas é uma mulher com o peso “ideal” aos olhos de todos, é magra, alta, de postura elegante. Te ver falando que “sofre” para ficar “magra” e ser uma Madrinha de Casamento “bonita” é bem chocante pra mim, por exemplo, que sempre estive, pelo menos, 30 kg acima do meu peso “ideal”.
Eu sei que pra todo mundo isso é muito normal, mas, por favor, não coloque o sobrepeso como uma coisa tão abominável assim e não escreva que não “pôde usar o vestido que queria na formatura” porque estava gordinha e ficaria feia. “Contentou-se com o outro, menos decotado nas costas”. Existem pessoas lutando dia-e-noite para não serem julgadas pelos pneus no quadril e pelas gordurinhas nas costas. Não propague a ideia, sem nem perceber, que uma mulher gordinha deve abdicar de usar roupas decotadas, diferentes, “bonitas”, porque não está magra o suficiente. Preste mais atenção nas suas palavras e no sentido que os seus posts podem tomar, e também nas suas leitoras, que talvez podem simplesmente vestir-se com qualquer roupa e amam o seu corpo, do jeitinho que ele é.

Respondi a ela nos comentários mesmo, mas acho a conversa tão pertinente que dedico esse post a esmiuçar o assunto e colocar ele na roda para todo mundo dar sua opinião.

Vocês conhecem o slogan do blog, né? Está ali em cima, bem grandão: “use o que te faz feliz”. Isso vale para maquiagem e roupas, mas vai além. Na verdade, o que queremos dizer é: seja o que te faz feliz! E olha, se tem duas coisas que são muito pessoais são a autoimagem e a ideia de felicidade.

Infelizmente, não sabemos quando fomos “contaminadas” pela sociedade e seus padrões, mas é certo que isso ocupa algum lugar na nossa bagagem de vida – de forma mais ou menos aparente, fazendo ou não diferença, sendo levado muito ou pouco a sério. Cada uma de nós tem sua forma de lidar com esse fato.

Eu tenho minhas próprias ideias a respeito da minha aparência. E sei que cada uma de vocês tem as suas… É por isso que estamos sempre por aqui trocando informações para que seja possível às diferentes individualidades pinçar uma sugestão bacana, um truque novo, o caminho para uma mudança que se quer atingir.

Tenho ciência do quanto minha opinião a respeito das coisas pode influenciar outras pessoas. E, com toda a minha verdade e coração, digo que jamais quis passar a ideia de que ser magra é ter o corpo ideal com a série de posts operação madrinha de casamento! Na verdade, expus um descontentamento pessoal meu, uma vontade de voltar a ser aquela Thais que estava animada para malhar, que conseguia equilibrar a alimentação numa boa e também que estava dez quilos mais magra – isso tudo já aconteceu e era uma realidade que me fazia bem!

Já tive muitos altos e baixos desde que comecei o projeto e, na verdade, nunca esperei por nenhum milagre em um mês e pouco. Se tornar mais saudável, equilibrada e magra (sim, porque não vejo problema em esse ser o meu objetivo) é uma coisa que leva tempo e requer dedicação, como tudo na vida! Criar um desafio público me soou como a oportunidade de incentivar, receber incentivo e trocar informações.

Acho importante frisar a medida de tudo isso para mim: não vou ficar triste nem cancelar a vida se não atingir a minha meta – tenho certeza de que vou me sentir bem com algo que vista o corpo que eu tenho hoje, do jeitinho que ele é. Vai ter madrinha, vai ter festa boa e vai ter muita alegria em estar lá. Sem um pingo de arrependimento!

Peço desculpas se, de alguma forma, as palavras que escrevi a respeito de mim mesma e dos meus objetivos pareceram pesadas demais. Às vezes eu sou mesmo muito autocrítica, mas estou aprendendo a relaxar e seguindo o caminho para ficar confortável com quem eu sou. Como sempre digo: o equilíbrio é a chave de tudo!

Sábado que vem é o casamento, então fiquem de olho no Instagram que vou postando mais novidades por lá!

PS: Meninas, queria dizer que li todos os comentários de vocês. Seria praticamente impossível responder um a um, mas quero que saibam que cada palavra foi vista por mim! Concordo e discordo com certas coisas, mas o importante é que foi aberto um espaço de discussão, onde cada uma pôde colocar o que pensa. É bom ter as reflexões de vocês por aqui também! Isso enriquece nosso trabalho e a vida de todo mundo. Obrigada!

você pode gostar também destes posts

135 comentários

  • responder rayane 21/02/2015 às 13:50

    Puxa foi um comentario que leva a varios pensamentos mesmo e muuuita reflexicoes mesmo… Mais o mais importante e sermos felizes… Thais vc e mesmo linda e ta perfeita

    • responder Laura 23/02/2015 às 14:16

      Concordo.
      Acho que o que está faltando no pessoal em geral é mais autoestima.
      Eu estou acima do peso e não me importo nenhum pouco que pessoas mais magras do que eu queiram emagrecer… Os que se importam não devem estar se sentindo bem com o seu corpo.
      E qq um tem o direito de achar bonito ou feio determinado vestido em determinado tipo de corpo.
      Chega da mania do politicamente correto (e chato) em tudo.

  • responder Natália Mussato 21/02/2015 às 13:53

    Por essas e outras admiro o Coisas de Diva. Um canal de comunicação que valoriza e respeita todas as opiniões de seus leitores, independente qual seja. Entendi a opinião da Cami, pois também sou aquele tipo de garota com quilos a mais que vê uma vitrine mas não se encoraja a entrar na loja, pois a maioria não tem roupas para “gente que come”, como costumo brincar. Já estive bem pior, acreditem haha Foi o CDD que me fez aceitar melhor e, não só usar, mas comer o que me faz feliz \o/ Sem negligenciar minha saúde, mas me livrar de certas neuras. Estava lendo os posts em off, como na maioria das vezes por falta de tempo, mas dessa vez me senti obrigada a vir dar minha opinião haha
    Assim como a Cami, muitas meninas podem encarar moças como vocês, bonitas, divertidas, elegantes, com metas de treinos e alimentação saudável como uma “indireta” sabe como? É só ver nas diversas revistas por aí, antes e depois de anônimas que mudaram de vida ao emagrecer: ficaram mais felizes, conseguiram namorados, melhoraram disposição, ganharam promoções… Infelizmente ainda existe a imagem de felicidade = magreza e isso ainda nos coloca para baixo, porque não é todo mundo que quer mudar ou tem forças para isso. Acredito e sei que sua posição não foi de influenciar ninguém dessa forma e a única coisa que eu conseguia enxergar era uma amiga dividindo seus avanços e dando dicas bem bacanas de alimentação. Eu mesma divido truques de maquiagens com amigas e pesquiso por outra coisa que possa comer no meio da tarde que não seja apenas barrinhas de cereais haha
    Não fique triste, Thais. Todas aqui sabem qual sua posição e entendemos o recado, viu? <3 E obrigada, de todo coração ter vindo até aqui e se explicado; foi muito nobre e corajoso de sua parte assumir que seu posicionamento talvez não tenha passado a impressão certa. De qualquer forma, fica aqui registrado que, independente de todas as minhas neuras, hoje eu me amo muito mais e boa parte disso eu devo a vocês /mas isso é longa história e não cabe aqui agora haha

    Grande abraço a todas vocês, lindas de cada jeitinho diferente e especiais da mesma forma!

  • responder Izabel 21/02/2015 às 14:10

    Vou dar a minha opinião também. Sinceramente, Thais, não achei nada demaisos seus posts sobre a operação madrinha de casamento. Eu não enxerguei isso de vc querer ficar mais magra á força, enfim, acho que não tem nada demais a pessoa querer seguir um estilo de vida mais saudável, e pra mim, foi isso que vc passou, embora, claro, com a meta de ficar mais magra para o casamento, que também não vejo problema nenhum. Devemos ter metas nas nossas vidas, e se isso vai te deixar feliz, por que não?

  • responder Izabel 21/02/2015 às 14:15

    Pior são umas loucas que ficam postando que vc tem que comer frango e batata o dia inteiro, e não comer mais nada na vida, mas claro, respeito o estilo de vida delas, afinal, cada um vive como quer.

    • responder Lais 27/02/2015 às 14:55

      O próprio teor do seu comentário (“pior são umas loucas”) já revela que respeitar você não respeita… Acho que a Sabrina pontuou bem isso no texto que ela fez sobre falta de sororidade.

  • responder Mayara Lima 21/02/2015 às 14:18

    Assim como frisou a Natália aí cima, acho de extrema coragem e compreensão que vc tenha dedicado um post a essa reflexão e esteja de mente aberta para compreender o posicionamento tanto da Cami como de algumas outras leitoras do blog em relação aos diversos sentidos que as falas que vcs expõem podem tomar.
    Não me tornei entusiasta do Operação Madrinha assim como também não era do Coisas de Macho pq, para mim, expunham coisas que eu não acreditava e, algumas vezes (mais o Coisas de Macho), iam exatamente contra o principal motivo que me fez escolher esse blog em especial como favorito: a questão do ser feliz com o que vc queira e goste, independente de padrões. Mas eu compreendi que a Operação é uma reflexão sua e as opiniões destes posts são de vc para si mesma e que compartilhar isso te daria mais obstinação e força de vontade para não largar seu objetivo no meio do trajeto!
    Obrigada por se sensibilizar com quem não se identificou muito com a ação, mas não fique triste 🙂 é maravilhoso saber que vcs sempre estão abertas a ouvir suas leitoras, a gente sabe bem que não é toda blogueira que tem essa habilidade de compreensão e respeito ao próximo.

    Espero que o casamento seja lindo!
    Beijos!

  • responder Estela 21/02/2015 às 14:25

    Bom,eu concordo com a Cami.Apesar de ser magra,sempre disse que me incomodava fotos suas em spa comendo pouquíssimas calorias e aparentando peso normal. E me incomoda muito também que vocês usem expressões tipo ‘branco (ou verde) escritório’. Qual é o problema de ser branco?Ou preto ou amarelo?Me entristece também que as leitoras comentam reforçando isso. Tem também quando você vem reclamar de ‘uma voltinha na sua franja’. Jesus,e daí? Cabelo agora tem que ser 100% chapado? Sei lá, viu. As vezes,mesmo sem querer,vcs acabam reforçando padrões…

  • responder Silvana 21/02/2015 às 14:27

    Thais,continue firme no seu projeto!Seus post’s são ótimos e dá uma animada em querer ficar mais saudável!Se o lema é use o que te faz feliz e vc não está satisfeita 100% com teu corpo,MUDE,MELHORE!Não por que a sociedade impõe um padrão de beleza e bla bla bla e sim por que vc ta afim,pq vc quer e não vamos ser hipócritas achando que um vestido decotado nas costas fica lindo com o ”catupiry” aparecendo!Quem está feliz com o peso acima do ideal e se sente bem assim ÓTIMO,PARABÉNS!!!Eu não consigo,assim como não consigo tomar vergonha na cara e começar a me exercitar.Não é só estética,existe saúde envolvida ou esqueceram de colesterol alto,maior concentração de gordura abdominal,maires chances de problemas cardíacos etc etc etc ?!.Thais,continue no seu projeto com muita saúde, sendo linda ,hilária e feliz como já é!!!!E vai ficar poder no casamento,aposto!!!!

  • responder Márcia Daniella 21/02/2015 às 14:28

    Thais, mais uma vez um post seu me emocionou pela sinceridade. Entendo o posicionamento da Cami e sabemos que existem muitos blogs que realmente passam uma mensagem de culto a um corpo magro como se fosse o suprassumo do universo. No entanto, sabemos que esse nunca foi o caso do Coisas de Diva e, sinceramente, acho que seus posts da Operação Madrinha de Casamento estavam seguindo exatamente o lema do blog: use o que te faz feliz!! Vc quer emagrecer e ser mais saudável? Ótimo não só pra vc, mas para quem desejar ser inspirar em vc também. Se uma leitora está um pouco acima do peso, mas está satisfeita com seu corpo, ótimo também pra ela. Eu mesma gostaria de perder no mínimo uns 10 quilos também, mas tenho tanta falta de disposição, rs, rs. Seus posts e os da Sá ( sobre corridas) me inspiraram tanto que até já dei o primeiro passo: comprei um tênis, rs, rs. Coisa que não tinha há uns cinco anos, kkkkk. Agora só falta criar coragem e atravessar a rua para me matricular em um pacote de academia que, pasme, fica localizada bem na frente do meu condomínio, huahuahua. Enfim, seus posts, como sempre, foram muito sinceros. Vc estava apenas falando da sua perspectiva é da sua experiência. E essa é a beleza da vida!! Somos seres únicos!! O que te faz feliz pode não me fazer feliz, e vice versa!! O importante é a gente fazer o possível pra sempre se sentir bem. Tenho certeza que vc estará linda de viver no casamento. Bjs

  • responder Cybelle Teixeira 21/02/2015 às 14:32

    Thaís, você é linda do jeito que é , mas acho muito válida a sua meta,acredito que devemos nos sentir bem com nós mesmos como somos, mas se existe um caminho que possa melhorar ainda mais isso , não devemos ter medo de arriscar.Tenho certeza que vai arrasar no casamento.Beijos.

  • responder Mônica 21/02/2015 às 14:35

    O problema não está em querer mudar uma coisinha aqui ou outra ali,na verdade,o problema acontece,quando você passa a não aceitar e a não gostar do que você vê em frente o espelho!
    Sou a favor de mudar,dentro dos limítes aceitáveis,claro,aquilo que está te incomodando no momento,porque você se sentirá melhor e não(nunca)para satisfazer a vontade de outra pessoa,para se encaixar nos padrões ou para ser aceita!
    Os padrões mudam,o que hoje é o bonito,amanhã será o feio!
    Lembro-me que na escola,era fora dos padrões,por ser magra demais…passou um tempo,engordei um pouco e continuei fora,porque agora,estava gordinha demais!
    Se você for atrás de um padrão louco e se tornar escrava dele,nunca será feliz!
    As pessoas que te amam de verdade,te acharão linda,vc,gorda,magra,careca,enfim,a vida é mais do que isso tudo,o amor verdadeiro transcende a isso tudo…por isso,ame-se verdadeiramente!
    Mude,perca uns quilinhos,ganhe uns quilinhos,pinte o cabelo,enfim,se for para se sentir melhor,faça,por você,e somente por você…sem sofrimento,sem loucuras e principalmente,sem deixar de amar o que vê refletido no espelho,em qualquer circunstância!
    Bjs!

  • responder Izabel 21/02/2015 às 14:41

    Ah, e como a menina falou lá em cima, também não gostava do Coisas de Macho, acho que aquilo sim ia contra a filosofia do blog, ficar tipo debochando do que as mulheres usavam, eu achava muito ofensivo e nada a ver.

  • responder Debora 21/02/2015 às 14:41

    Thais, eu não acho que voce esteja passando uma mensagem ruim com sua Operação Madrinha de Casamento. Em nenhum momento voce falou que seu objetivo era ser magra a qualquer custo, e que nenhuma gorda no mundo poderia ser feliz do jeito que é. As pessoas que tem muito problema de auto estima costumam ver ataques em qualquer lugar (não é uma crítica, eu tambem tenho a tendencia de achar que tudo é uma ofensa, é dificl mesmo). Pra mim, “ser feliz do jeito que voce quer” é exatamente pra fugir de influencias externas. Se voce tá contente com o que voce tem, seja gordurinhas, magreza, pele branquinha ou morena de sol, então tá otimo. Se voce não tá contente e quer mudar por vontade própria, tambem tá otimo. A escolha vai ser sempre sua. Achei lindo que voce se preocupou tanto com a opinião das leitoras e do quanto suas palavras influenciam as outras pessoas, mas “use o que te faz feliz” tambem serve pra voce, e se voce tá feliz com seu esforço, então eu te apoio com todo meu coração!

  • responder Ale 21/02/2015 às 14:45

    Muito madura a sua reflexão mas, sinceramente, vc não cometeu nenhum erro antes, não deveria fazer ‘mea culpa’. Agora não pode mais querer ter o objetivo de ser mais magra por que senão “ofende” os que não querem isso? Ah… PLMDDS! É muita patrulha! É muita gente “ofendidinha” por nada. Cada um que viva do jeito que acha melhor. Eu não acho legal essa onda que estamos vendo, de achar obesidade normal. Não to falando de dobrinhas nao, é gordura mesmo que traz varios malefícios à vida, e pioram com a idade. Mas se a gente fala ‘ahhh, tá com preconceito”. EU acho isso, levo isso para minha vida, e não imponho a ninguém o mesmo. Mas não venham me censurar por ter esse pensamento. É muito mimimi desnecessário.

    • responder Luciane Silva 21/02/2015 às 20:49

      Um dos comentários mais sensatos por aqui. Todo mundo levando a vida muito a sério e levando qualquer publicação para o lado pessoal. Quem nunca quis perder uns quilinhos para ir à uma festa ou outro tipo de evento? Não sou magra mas em momento algum me senti ofendida pelas publicações da Thaís. Pelo contrário, anotei algumas receitas e inseri no meu cardápio. Mais leveza na vida, pessoal!

    • responder Erika Coutinho 22/02/2015 às 09:47

      Tudo ofende alguém hoje em dia. Ta um saco essa patrulha. Também não vi motivo pra pedir desculpas. Eu acho ótimo que haja mais incentivo à alimentação saudável. Isso não é modinha, isso é necessário. Tem gente morrendo por aí gente, é um negócio maior do que emagrecer. E quem não quer aderir, que não desencoraje quem quer! Só essa que faltava agora querer melhor a saúde ser errado
      … absurdo!

    • responder Natali 23/02/2015 às 10:17

      Ufaa…pensei que era só eu que pensava o mesmo!
      Ta chato isso…e não só em relação ao tema “emagrecer”…mas a TUDO (inclusive aqueles temas mais tensos, do tipo homossexualidade, religião etc). Se você não concordar com aquilo, você é tachado como preconceituoso.
      Um comentário mais acima, mencionava a reclamação da “voltinha da franja”, do cabelo precisar de 100% chapado. Eu tenho a voltinha na franja, assim como a Thaís, e só nós (quem a tem), sabe como ela incomoda…e não, não tem nada a ver do cabelo precisar ser 100% chapado. O que importa pra nós, é que ela incomoda, que não gostamos e pronto.
      A pessoa tem o direito de desejar algo, mudar algo em si mesma…e ao mesmo tempo isso pode não estar relacionado a pressão da sociedade, da família, dos amigos, da mídia…e não me venha com essa de “você não percebe”.
      Não estou dizendo que isso não acontece…sim, acontece e é um problema mesmo. Mas há pessoas que conseguem separar bem isso.

  • responder Livia Baoli 21/02/2015 às 15:03

    Concordo Thaís. Você se sente bem nesse caminho, ou em “querer ser mais magra” se existe muitas gordinhas felizes, magrelas felizes, coxudas felizes, e outros rótulos ok. Realmente não vi seus post como sendo uma obrigação de todos entrarem no seu estilo de vida e desejar serem mais magras. Achei legal a colocação dela e você como sempre muito educada, amável e linda como é respondeu muito bem. E VIVA A FELICIDADE CADA UM DA SUA MANEIRA \o

  • responder Renata 21/02/2015 às 15:10

    Entendo como muitas meninas já disseram por aqui : o lema do blog é “use o que te faz feliz” …se isso inclui querer ficar uns kilinhos mais magra, qual o problema? Em momento algum senti que você quis mostrar o contrário ou desmerecer e impor padrões de magreza para todos…é apenas como você quer ser. Já passei muito por isso : aparentemente estou no “peso ideal” mas de um tempo pra cá engordei 10 kg e ninguém mais do que eu sabe como isso me é incômodo. Para os outros muitas vezes aparenta ser exagero eu reclamar de algo, mas eu sei que posso mudar e me sentir mais feliz comigo mesma. Estou na busca de melhorar isso não só pela aparência mas também pela saúde. Que cada um possa sim viver de acordo com o que lhe faz feliz, mas isso é válido não só para se aceitar, mesmo que fora dos padrões definidos, como também para que possamos mudar aquilo que não gostamos e ir atrás do que queremos ser.

    Vocês são demais!
    Beijos, Thais! 🙂

  • responder Tatiane 21/02/2015 às 15:13

    Oi Thais!
    Descobri o aplicativo para celular a pouco tempo um pouquinho antes de começar a #operaçãomadrinhadecasamento. E achei demais tudo, inclusive a lasanha de abobrinha! Haha
    Mas fiquei com vontade de opinar também, e não vi nada demais em qualquer coisa que você disse ou comentou. Sou uma bolinha, estou também bem acima do meu peso e meu bronze é pra lá de sulfite (sou gêmea do gasparzinho).
    Acredito que antes de mais nada o corpo está relacionado a saúde, e não há nada mais importante que isso. Em resposta ao comentário você mesma diz que sente falta de seu desempenho e que já não é mais o mesmo, e isso te incomodou e por isso foi atrás de uma solução para o seu problema.
    E o blog está aí para você compartilhar com quem quer seguir o seu trabalho.
    Portanto, não acho que seja autocrítica, mas sim saudável e que você busca o melhor para você e seu corpo.
    As vezes eu penso que essa história de padrões de beleza é um alicerce para fugir do nosso conflito para não nos encararmos de frente. Já me apoiei muito nisso, e mesmo que hoje me incomode eu enfio o dedo na ferida para que eu possa curá-la um dia.

    Bom casamento.
    E arrasa gata! 8)

  • responder Erika 21/02/2015 às 15:19

    Oi, Thaís! Assim como a moça que citou no post, eu tive a mesma impressão quando você começou com essa série de posts. Também pensei em comentar, mas também achei desnecessário. Mas como você levantou a questão, me sinto mais à vontade de comentar sem ser mal interpretada.
    Acho que as pessoas devem fazer da vida o que querem e tal. É bem óbvio. Mas seria hipócrita negar que somos influenciadas desde a infância a seguir padrões. O meu caso, por exemplo, é diferente: sempre tive metabolismo acelerado, então sou muito magra. Tive raquitismo na infância e tenho alguns ossos saltados, o que é ressaltado com o baixo peso. Na minha cultura familiar, magreza = feiúra, então, desde criança, a minha mãe tentava me agradar com comidas que eu gostava para que ganhasse peso. Na adolescência, cheguei a tomar vitaminas e antialérgicos para abrir o apetite e coisas do tipo. Ganhava peso quando tomava os remédios, mas perdia tudo quando parava. Devo todas as minhas estrias à essa época.
    Tenho 32 anos, e os mesmos 47 kg de quando tinha 12 anos. Há pelo menos uns oito anos eu desisti de ter um peso que não é o meu. Até hoje ouço piadinhas de colegas e amigos, falando como as minhas pernas são finas, como a minha barriga é negativa ( acreditem, tiram sarro de mim por não ter barriga), de como meus seios são pequenos e coisas do tipo. Mas eu não ligo, porque eu sou assim e me aceitei. Claro que há coisas que quero mudar ( a pele muda muito depois dos 30 e não quero ser flácida, quero poder sustentar os meus ossos quando estiver velhinha), mas o meu peso é esse e estou bem com ele.
    Estou tentando ter hábitos mais saudáveis ( mas não restritivos) porque herdei uma alimentação ~engordativa~ ruim que fez com que tivesse colesterol alto.
    O que eu não gostei nessa sua tag é justamente essa coisa de tentar se enquadrar num padrão para um evento. Parece coisa dessas revistas femininas, sabe? Operação biquini, projeto verão, sei lá… Padrões são perigosos.
    Eu fui madrinha no casamento da minha melhor amiga. A outra madrinha era super alta e gordinha e estava lindíssima no vestido dela. Ela estava bem e feliz, e acho que isso é uma coisa que vem mais de dentro do que de fora, sabe?
    Fiquei meio assustada porque você é bonita e toda charmosona, mas se não está feliz, vai lá e tenta alcançar o que quer. Só não se critique e cobre muito. Ache um equilíbrio, como você mesma disse.
    O que quero dizer no fim das contas, é que fico feliz com a abertura que você deu nesse post para discutir interpretações diferentes de um projeto como esse. E ressaltar que padrões não substituem auto satisfação: nós devemos decidir o que é melhor para a gente! E ser saudável é uma coisa de todo dia, para que possamos viver mais e melhor.
    Parabéns pelo trabalho e espero que alcance os seus objetivos!
    Beijo!

    P.s.: estava conversando com o meu namorado sobre o assunto e ele falou “é fácil você falar porque você é magra!”. Mas o que eu quis dizer é que, não importa, sempre vai haver alguém para dizer que estamos gordas, magras, com cabelo feio, com unha mal feita, sei lá… O negócio é ter as coisas resolvidas dentro da gente. Até hoje a minha mãe critica o meu peso, mas eu não me importo mais. Sejam felizes! ^^

  • responder Thais 21/02/2015 às 15:25

    Achei o comentário da Cami pertinente.
    O problema não é que você queira ser magra. O problema é você achar que uma pessoa gorda é preguiçosa, que ela é sedentária e que gordos não podem ser saudáveis. O problema é você ter aquela sua amiga que é gorda e ficar falando na frente dela que “Nooossa, estou uma baleia”, sendo que você tem 30kg a menos que ela (tem gente que faz isso pra se sentir melhor deixando a “amiga” pra baixo).
    Enfim, o problema não está em você querer seguir algum estilo de vida diferente, e sim em você achar que esse é o estilo “certo” e que, portanto, quem não o segue é, de alguma forma, “errado”, ou “inferior” a você em algum sentido.
    E outra coisa: acho bastante triste que pessoas (em geral magras) fiquem reclamando de um certo “culto à obesidade”. Isso não existe, gente. O que existe é uma tentativa de valorização de corpos não magros, de deixar de lado o estigma “gordo = doente”. Até por que, tem muitos gordos que são muito mais saudáveis que magros, mas ninguém fica fiscalizando o magro, como se ser magro fosse ser inerentemente saudável.

    obs: eu usei “você” em todo o comentário, mas eu estou me dirigindo a qualquer um em geral, não à Thais! Relendo o comentário achei que poderia dar esse sentido.

    • responder Juliana Reis 21/02/2015 às 15:46

      Excelente comentário. É exatamente essa a questão. 🙂

    • responder Carol 21/02/2015 às 19:08

      Exatamente! É isso que a menina quis abordar porém nem todos chegaram a essa conclusão, lendo os comentários, todos acham que a menina estava “criticando” a Thais por estar fazendo a dieta mas vai muito mais além do que isso. Realmente, independente de estar no peso ideal ou não, estou ansiosa pra ver a Thais no próximo sábado como madrinha, já que eu também serei uma ano que vem, e eu tenho certeza que ela estará linda da forma que ela estiver, porque todas nós somos lindas da nossa maneira. A beleza está em todo lugar (referência a matéria, que por sinal a Marina postou, sobre as fotografias das belezas das mulheres ao redor do mundo).

    • responder Camila Nogueira 22/02/2015 às 13:54

      Poxa, confesso que é primeira vez que comento aqui no blog,apesar de acompanhar há alguns anos. Confesso que também fiquei com “preguiça mental” de ler qualquer coisa relacionada ao “projeto”; nada contra mas a gente já é bombardeada por coisas desse tipo TANTAS VEZES, o tempo todo, que sempre que posso, evito. E como eu escolho o que leio e quais blogs acompanho, optei por evitar qualquer coisa relacionada a esse projeto. Não vejo nada demais em querermos mudar, ter uma vida mais saudável e tal; acho legal, inclusive. A verdade, pura e simples, é que eu tô exausta de padrões. Exausta. Tenho diversas tatuagens (grandes mesmo) e só eu sei os olhares, o julgamento. Faço doutorado e parece que tenho que me esforçar mil vezes mais pra provar que sou capaz. Também já cansei de ser julgada por estar um pouco acima do peso e querer usar croppeds, por exemplo. Não subo numa balança há alguns anos, e hoje em dia, com a maturidade que conquistei a duras penas, não me importo com números. Me importo com meu biotipo e sim, ADORO sair com os amigos pra comer o que quiser sem sentir qualquer resquício de culpa ou correr pra academia no dia seguinte pra “queimar tudo pq enfiei o pé na jaca”. Deixei de acompanhar blogs pq tomaram um rumo muito diferente daquele que eu me sinto confortável lendo, e sempre AMEI o CDD por ter se mantido fora desse padrão reinante na blogosfera, onde as meninas só postam fotos de academia e pratos com calorias super contadas. E confesso que acho o máximo ver fotos da Sá comendo um doce ou algo do tipo e apenas sendo feliz, do jeito que deve ser mesmo. No entanto, só nós sabemos onde nosso calo aperta, o que nos incomoda. Por isso, espero que você alcance suas metas e que o blog se mantenha no caminho de sempre: nos mostrando que podemos e devemos sim ser felizes do jeitinho que somos. Um beijo e ainda mais sucesso pra vocês 🙂

    • responder rosangela grub costa 23/02/2015 às 12:31

      Excelente. Eu vivo isso há anos: gente “normal” reclamando e fazendo fiasco, se dizendo “uma baleia”. Parabéns.

    • responder Evelyn 23/02/2015 às 18:00

      Queria falar uma coisinha que por experiencia familiar eu sei… “mas ninguém fica fiscalizando o magro” Fica sim, gente. Eu sou a “menos” magra das jovens da familia, e peso, 49kg. SOMOS magras por natureza mesmo. A gente come e muito bem. Mas sempre tem alguem fiscalizando SE agente come. Chegam a vigiar mesmo, é um saco hahaha. Ñ e legal escutar todo o dia “Quem gosta de osso e cachorro”, ou “parece que vai quebrar de tao magra” tambem tem “nooossa mas voce parece que esta morrendo de fome, deveria comer mais”.

      Acho que sempre vai ter gente fiscalizando os corpos alheios, independentemente do peso :/

  • responder Tatiane Fonseca 21/02/2015 às 15:34

    Gostei muito do post, Thaís! E da forma como você expôs sua opinião sobre o assunto. Como você disse o equilíbrio é a chave de tudo! Apesar de achar o comentário da Cami um pouco exagerado, entendo a mágoa de algumas meninas sobre esse assunto. A mulherada tá cansada de tanto padrão, tanta cobrança. E com certeza não podemos mais ficar quietas diante disso. Mas acho que se você realmente não esta feliz com algo em sua vida; que seja o seu corpo, o seu trabalho ou a sua vida em geral, o mais importante é fazer algo pra mudar isso. Se mexer, dar uma chacoalhada na vida, sabe!? Se está dentro dos padrões ou não isso é o de menos. Ninguém é perfeito e nem será. Então vai viver a sua vida do jeito que você achar melhor e ser feliz!! Bjos meninas!

    http://www.blzdeser.blogspot.com.br

  • responder Juliana Reis 21/02/2015 às 15:44

    Achei o post muito pertinente. Concordo plenamente com a opinião da Cami, acho que nós mulheres temos é que nos unir contra esses padrões absurdos que nós mesmas incorporamos como nossos, como se nossos desejos, nossos ideais de bem-estar não tivessem sido moldados desde a infância por bonecas barbies e afins. Esse blog além de ser um espaço maravilhoso para trocarmos dicas sobre produtinhos mara que nos fazem felizes, pode ser SIM um espaço de reflexão sobre padrões de beleza. Vcs já fazem isso, mas acho que podemos fazer mais. Acho que num momento de TANTOS blogs, de mercado saturado, esse pode ser inclusive um diferencial de vocês. Parabéns pela autocrítica, Thaís. Isso é sinal de inteligência e maturidade. Só os tolos não reveem as próprias posições. Uma sugestão de leitura que vocês devem conhecer, mas talvez nem todas as leitoras, é o blog http://lugardemulher.com.br/ lá há várias reflexões muito boas sobre essas questões de corpo. Indico fortemente. Beijos

  • responder mi 21/02/2015 às 16:21

    Uma coisa eu posso dizer: gosto desse blog e leio ele e não outros porque, entre outras coisas, aqui não tem neura (ao menos exposta de modo exacerbado) nem cagação de regras. Pra isso tem tantos outros… Acho o comentário da Cami pertinente, seria bacana se parássemos pra pensar mais nessas coisas. Fica a dica pro blog abrir mais desses espaços de reflexão, tá faltando por aí… E espero que o dia do casamento seja incrível, independente de você atingir ou não o peso que você almeja, beijos!

  • responder Victoria 21/02/2015 às 16:25

    Thais! É por essa e outras razões que todos os dias eu reservo um tempo para vir aqui ler vocês! Se você se sente bem ficando mais magra e tendo um estilo de vida saudável eu te apoio! Mas se um dia, uma de vocês disser que é feliz mesmo se estiver com uns kg a mais, eu também vou apoiar! Adoro o slogan de vocês e acho que vocês aplicam super bem. Beijos

  • responder Thaís 21/02/2015 às 16:30

    Thais, gostei da reflexão. Já estive dos dois lados, “acima do peso ideal” e “no peso ideal”.. Já lidei com a minha opinião e a alheia sobre os dois. E aprendi que, independente do número da balança, o que vale realmente é se sentir feliz. E isso inclui ninguém repreender ninguém por querer estar mais gordo, mais magro ou manter o peso em que está. Tudo depende do sentimento da pessoa. Não adianta fingir que se sente bem com algumas dobrinhas marcando, enquanto está triste por evitar roupas e poses que só acentuam elas. Nem fingir que está morrendo de vontade de emagrecer, enquanto o corpo com mais curvas te valoriza muito mais que uma silhueta fininha. Então, para mim, o melhor é cada um aceitar de verdade como se sente melhor com o seu corpo e tentar ter uma opinião própria bem firmada, para que as convicções alheias não te incomodem a ponto de te deixar desconfortável com vc mesma.
    A propósito, sei muito bem o quanto é bom sentir como se o vestido que você amou no cabide fosse feito para o seu corpo e valoriza exatamente o que você quer mostrar. Espero que vc se sinta assim no casamento!
    Acho que é isso tudo kkkk, beijos Thais!

  • responder Ana Chaves 21/02/2015 às 16:43

    Oooi Thais!
    Li seu post hoje e fiquei muito pensativa sobre o assunto. As vezes as pessoas tomam proporções maiores (por motivos aleatórios) sobre determinados assuntos, tem que saber medir e pesar mais e pensar de uma forma mais ampla, sempre que possível sabe? Se não tudo vira motivo para ser apontado. Nunca achei que esses seus posts tirassem a idéia do uso o que me faz feliz. Se você não está feliz com alguma coisa, você muda, não interessa se você é assim ou é assado, você simplesmente não está feliz, ou está afim de mudar, ou qualquer outra coisa que passe na sua cabeça, e não para entrar num padrão determinado, é só para chegar no padrão que você quer. E esses seus posts, para mim, levavam a isso, um incentivo de mudança (no seu caso para peso) para as leitoras do blog, não necessariamente para nada, talvez só para sair do sedentarismo. E você se mostrou uma pessoa como nós, em que as vezes para chegar a um ponto, mesmo que nesse ponto você vá ser mais feliz, você precisa de incentivos, de metas… É natural do ser humano sabe? É o mesmo caso da maquiagem, querendo ou não ela é um padrão de beleza imposto, onde nós temos que estar maquiadas, arrumadas e enfim. Mas o que vocês fazem é mostrar que nós podemos levar tudo isso na brincadeira e ser mais relax quanto a isso, usando só o que a gente ache legal e conveniente e por isso que o blog tem esse lema.
    O mesmo achava com o coisas de macho, AMAVA o coisas de macho, não achava ofensivo (desculpa aew, meninas), achava uma brincadeira, em que muitas vezes era muuuuito útil para nós (mulheres) que acham que o homem só vai gostar se estiver muita maquiagem, muito arrumada, de salto alto, e sem celulite, e o que eles mostravam era justamente o contrário, que eles nem reparam nessas coisas, mas quem disse que cabeça de mulher acredita? E pra mim o post era sempre uma lembrança de toda essa idéia sabe? (arrasada porque não tem mais!!). E apesar das brincadeiras que as vezes eles faziam, sobre uma roupa assim, um óculos de outro jeito, dava pra saber quando era brincadeira. Dava para perceber também que muitas vezes eles não gostam mais ok, não se importam, e dava ainda para perceber que não são essas modelos de revista que são ideais. Por isso, eu gostava, e muito, da tag. Comecei a frequentar mais o blog por ela. 😀
    Mas enfim, parabéns pelo post! pela preocupação com a menina, vocês sempre surpreendem!

  • responder Al 21/02/2015 às 16:46

    O fato é: a minha felicidade talvez não seja igual a sua. Se eu quero ser feliz pesando 40kg e você 90kg, é uma questão pessoal. Acho que hoje em dia as pessoas estão levando as coisas ao extremo.
    Se alguém, por exemplo, gosta de se cuidar, se alimentar bem, pratica atividade física frequentemente… ela é considerada o que? Fútil, influenciada pela mídia e obsedada pelo “padrão ideal de beleza”.
    Por outro lado se for gordinha, se amar do jeito que é, expor suas ideias… ela é uma feminista radical. As pessoas tem que parar com essa preocupação com a vida alheia.
    O corpo é meu, por isso faço o que eu quiser com ele. A minha felicidade depende só de mim, não de você e seus “conselhos”. Sem mais.

    ps: Thais, te adoro <3

  • responder didi 21/02/2015 às 17:00

    Eu sou totalmente contra os padrões que o universo quer impor pra gente do que é perfeito e bonito……. MAS não tinha visto essa serie de posts de forma negativa, muito pelo contrário, achei que se aplicaria a qualquer pessoa que quer REALIZAR UM SONHO e as vezes não tem motivação pra fazer o que for preciso pra conseguir o que deseja.
    Um exemplo: para perder peso é necessário abrir mão de comidinhas mais gordurosas e doces?? Pois para realizar meu sonho de passar as ferias em NY, eu precisei economizar dinheiro durante dois anos, ficar sem empregada, sem manicure, sem cinema, sem barzinho, sem nada. Foi um sacrifício que nunca me deixou triste, principalmente quando finalmente realizei meu sonho.
    Pra tudo na vida a gente precisa abrir mão de uma coisa para conseguir outra… e foi dessa forma que eu havia entendido seus posts sobre a dieta.

    Mas da mesma forma que um livro pode ser interpretado de 200 formas dependendo de quem le, os posts também podem ser interpretados de formas diferentes.

  • responder Fernanda Gabriela 21/02/2015 às 17:20

    Deixa a outra fazer a dieta dela, poxa!!! Foi o que eu disse qd li o comentário da colega do post. As meninas compartilham o que elas tem para compartilhar. Eu já fui crucificada pq engordei 3 quilos dos meus 50 kg (sim engordei 3 quilos e isto NÃO ME DEIXOU FELIZ!). Perdi, voltei a ser magra do jeito que eu gosto e acabou. Ninguém precisa obedecer “padroes de beleza”, mas obedecer aos seeeeeus padrões próprios, sendo eles saudáveis. Não quero ser ex-magra e vou fazer dieta 200x na vida se preciso porque eu quero e gosto assim. Que lindo se libertar dos outros! Adoro! Bjo, thais! Super te entendo e incentivo!

    • responder Soninha 21/02/2015 às 21:11

      Concordo com vc Fernanda Gabriela !!!
      Também engordei e não estou feliz com meu corpo. Ponto.
      Independente de qq coisa, eu não estou me sentindo bem com o meu corpo.
      Então estou de dieta sim.E não gosto de ser criticada por isso.
      Da mesma maneira q respeito as outras pessoas, quero que respeitem o meu direito de fazer dieta e exercícios.
      Acho lindo quem está acima do peso e não se incomoda. Eu me incomodo com o meu corpo não com os corpos dos outros.
      Viva a liberdade: cada um deve fazer o q quiser para ser feliz. Se vc está apenas com 1 quilo acima do seu desejo, emagreça este 1 quilo. Agora se este 1 quilo não te incomoda. Ótimo, vá viver a vida e ser feliz também.
      Tem gente q é feliz falando somente português.
      Tem gente q é feliz falando 2 idiomas.
      Tem gente que fala 4 idiomas e não está contente. Quer aprender um quinto para se realizar.
      Assim é a vida.
      Se todos respeitarem os desejos pessoais de cada ser humano, o mundo vai ser perfeito.
      Thaís, eu te apoio na dieta/exercícios não porque ache q vc está acima do peso ou porque ache q as pessoas tem que ser magras, saradas.
      Te apoio porque este é o SEU DESEJO.
      E apoio todos que buscam realizar seus desejos (sejam pequenos, médios, grandes, fáceis, difíceis)
      bjs

    • responder Letícia Lumi 23/02/2015 às 11:36

      Super concordo com você, Fernanda!
      Também estou correndo atrás dos prejuízos, já que engordei 10kg(!!!!) depois que comecei a namorar!
      Padrões existem sim, mas poxa, eu também não estou feliz de ter perdido todo o meu guarda roupa por desleixo, sem contar que fui no endócrino e levei a maior bronca!
      Tenho tendência a diabetes, problemas cardíacos com essa idade! (22 anos, pois é.)
      Não é nada saudável, preciso melhorar sim, mas nas minhas condições! Cada um é cada um…
      E a Thaís me animou muito, não me senti sozinha nessa e nunca é tarde pra tentar ser saudável!
      Beijos!

    • responder Laila 23/02/2015 às 12:38

      Pode ser o peso, pode ser o tamanho do peito, o dente torto, o cabelo… Sabe aquela frase: Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é…??? POis então, cada um sabe aonde lhe aperta o calo e cada um tem o direto de querer mudar… Acho que hoje em dia o politicamente correto virou o politicamente chato!!! Tudo o que vi nos post da Thais foi uma menina que queria mudar algo (em si mesma) que não estava curtindo…e resolveu compartilhar sua insegurança…Em nenhum momento Thais disse que ser gorda é uóó, o que ser branquela é horrivel…. Ela apenas expôs um descontentamento com si mesma….
      Acho que nesse país, todo mundo tem o direito de achar o que quiser sobre si mesmo não???

  • responder Juliana 21/02/2015 às 17:28

    Não é por que a pessoa escreve em um blog, que não pode ter a própria vida e os próprios sentimentos. O respeito também deve ser ao que cada um sente ao ser o que é.
    Não é fácil expor sentimentos, sempre estive acima do peso e minhas melhores amigas, que tem um peso normal, sempre reclamaram, mas mesmo assim as entendo, entendo como elas se vêem e não levo isso para o lado pessoal.
    Sinceramente acho que já é bem difícil se mulher, se ao tempo todo içarmos julgando umas as outros seja pela aparência, valores ou nóias fica ainda mais difícil né.

  • responder Renata M. 21/02/2015 às 17:40

    Parabéns pelo post, Thais!
    Acompanho vcs diariamente mas nunca comento. Tenho gostado bastante dos seus posts de madrinha, em momento algum interpretei o que vc escreveu da forma que foi interpretada pela outra leitora. Acho que as pessoas muitas vezes confundem as coisas e acham que só pq vc quer emagrecer um pouco, é vista como uma influenciada pela mídia ou algo assim. Ao meu ver, no seu caso essa busca por um estilo de vida mais saudável exprime exatamente o que o blog busca passar, que devemos ser felizes com nós mesmas.
    Adoro vocês três, beijos

  • responder Fabí 21/02/2015 às 17:50

    Sei que serei crucificada….. Participo sempre como observadora mas dessa vez ñ consegui apenas ficar como espectadora.

    Penso que tds aquelas que se sentiram de alguma forma atingidas pelos relatos pessoais de Thais ou das outras meninas (ou mesmo dos comentários brincalhões do Coisas pra Macho) deveriam fazer TERAPIA pra melhorar a autoestima!!!!!

    Ñ vi aqui, em nenhum momento, incentivo a aderir a nenhum padrão imposto pela sociedade! O que sempre vejo, sim, é o incentivo a se gostar como é e aprender a valorizar aquilo q tem e que se ñ tá feliz então mexa-se e mude aquilo que te desagrada ao invés de apenas reclamar e se VITIMIZAR!

    A partir do momento que as pessoas pararem de se levar tão a sério e começarem a ser mais indulgentes consigo mesmas e c/ os outros seremos tds pessoas mais felizes.
    Ela poderia mto bem ñ ter falado nada da experiência a que se propôs mas quis dividir conosco como forma de incentivar a mudança, se vc ñ tá satisfeita c/ seu atual momento. Afinal, é p/ frente que se anda…

    Sim, eu tb fale que bronzeado é cor de vela e, quer saber, isto ñ me depressia em nada pq é apenas uma brincaderia.
    A vida em si já é tão pesada c/as coisas ruins q presenciamos diariamente que eu acredito q devemos nos levar menos a sério e devemos ter mais bom humor pq señ fica simplesmente insuportável!!!!

    Então gente…. Menos, mto menos!!!!!!
    Ao invés de A, B ou C se sentirem atingidas (já q este ñ é nem nunca foi o objetivo destas meninas queridas) que tal fazerem uma autorreflexão p/ ver o q tá incomodando e tomar as rédeas de sua vida novamente em direção a uma vida mais saudável, c/ mais amor próprio e mais leve, em tds os sentidos?!?!

    E Thais….. Quero ver vc DIVANDO de madrinha, gordinha ou magrinha, tanto faz, pois isto é o q menos importa!
    E ñ deixe nunca q comentários divergentes do q é proposto por vcs as desanimem pois nunca, em tempo algum, vão conseguir agradar 100%.
    Paz e bem!!!! Grande beijo.

    • responder Ale 21/02/2015 às 18:30

      Pelo menos por mim, não será crucificada, não! kkk Falou e disse. E a mais pura verdade, ver ofensa no CDM é caso de terapia!!! Senso de humor é e será sempre a chave para a felicidade.

    • responder Ana Chaves 21/02/2015 às 19:27

      Fabí!! Amei sua resposta, penso igual igual igual! Comentei até ai mais em cima 😀

    • responder Erika Coutinho 22/02/2015 às 09:37

      Concordo. Quem se incomoda com a balança dos outros tem problemas à tratar.

  • responder Aninha 21/02/2015 às 17:51

    Olha, deve ser muuuito difícil escrever posts porque vc nunca sabe como será interpretada pelas milhares de cabeças femininas diferentes que o lêem. Polêmico seria se vc postasse aqui que faria uma lipoaspiração para entrar no seu vestido de festa. Vc só está se cuidando na alimentação….Se vc não está feliz com o seu peso e acha que fica mais bonita com alguns quilos a menos, qual o problema Santo Deus?? Não acreditei no post acima quando uma leitora se referiu a “voltinha de sua franja” . Se vc, que é a dona da franja, não gosta da dita voltinha e passa prancha, o que é que tem? Que saco, são frufrus femininos, caramba, o blog é disso!!! eu adoro vcs e olha, minha admiração só cresce porque eu já teria desistido se fosse uma blogueira. Eu, pelo contrário, fico me empanturrando de comida quando estou entediada em casa e quando leio o blog, penso: Bah, tenho que me policiar, as mulheres estão se cuidando…vcs três só me acrescentam. O que deve ter acontecido, Thais, é que vc tocou num ponto nevrálgico pra elas, não para as demais. Um grande abraço,,,,

  • responder Caroline 21/02/2015 às 17:55

    Thais, nem li todos os comentários, mas uma coisa eu digo: o mundo está se tornando um lugar MUITO chato. Não vi e não vejo nenhum problema em você ser magra e querer emagrecer mais, assim como também não acho que quem está acima do peso tenha que começar uma dieta porque só vai ser feliz depois que emagrecer. Gente, que isso?ninguém mais pode ter opinião , todo mundo tem que dar a sua opinião sem saber praticamente 98% da vida do outros, das motivações, das necessidades?Achei sua atitude belíssima em vir aqui se explicar, mas não vejo o menor motivo!agora quem é magra e quer emagrecer tem que ficar se explicando e quem está acima do peso e é feliz do jeito que é tem que ficar se justificando?Acho que está faltando é tolerância com as escolhas do próximo. Cada um é feliz (ou não) à sua maneira e ninguem tem que seguir a fórmula do outro. Porém, não concordo em criticar a atitude dos outros não , ainda mais aqui no CDD, que as meninas são tão incentivadoras de todo mundo. Pra Camy, não estou te criticando, apenas não concordo com seu posicionamento.
    Beijão Thais, Sabrina e Marina

  • responder Andréa 21/02/2015 às 17:56

    Meninas, que tal um novo post de (f)utilidade pública?
    É bem legal para termos indicações em Curitiba e os dois posts já ficaram defasados…

  • responder Juliana Gama 21/02/2015 às 18:00

    Seja o que te faz feliz! Não há problema nenhum em ser branco escritório ou gordinha, desde que se esteja feliz e satisfeito com isso.

    Mas se a pessoa não está satisfeita, porque não mudar, tentar algo novo? Chato é ficar reclamando do mundo e das pessoas que se propõe a experimentar mudanças!

    Não vi nenhum problema na sua operação madrinha de casamento, Thaís! Continua e firme forte!

  • responder Mari 21/02/2015 às 18:12

    Oii! Nunca comentei em nenhum blog, pois sou tímida, mas pela primeira vez senti muita vontade de comentar. Em nenhum momento vi a série de posts “operação madrinha de casamento” como algo ruim, ou “pesado”. Pelo contrário, vi como uma ótima forma de incentivar as leitoras a correrem atrás dos seus objetivos, de forma saudável, sejam eles quais forem. Adorei as dicas de alimentação e de exercícios! Espero que você atinja sua meta e que o casamento seja divino! Além disso, a sua iniciativa de buscar uma vida mais saudável é maravilhosa… de minha parte, quero te parabenizar e também agradecer, pois me incentivou a adotar uma rotina mais preocupada com minha saúde. Muita felicidade para vocês, meninas do blog, e para todas as leitoras! Lembrem-se, o que importa é ser feliz! Se você está feliz como está, isto é maravilhoso! Por outro lado, se não está, não há nada de mal em se esforçar para atingir as suas metas!

  • responder Olívia 21/02/2015 às 18:32

    genteeee do céu! acho que as pessoas estão mto sensíveis hahaha…vamos tentar levar a vida de forma mais leve e sem se preocupar tanto com coisas tão pequenas! to adorando esses seus posts, pois acho que são um incentivo mto legal! especialmente da forma como vc conduz! não é nenhuma neura querer estar bem e se esforçar para isso (dentro da “normalidade” ne rs), assim tbm como não há nenhum problema em estar fofinha rs…o importante é estar feliz consigo mesma e, caso não esteja, correrrrr atrás do que lhe faz bem!!!!!!!

  • responder Julia Kubrusly 21/02/2015 às 18:59

    Achei bem legal vc vir com esse post, tinha lido o comentário da cami e achei ótimo colocar essa reflexão. O que eu acho é que a ditadura da magreza é tão grande que, na maioria das vezes nem percebemos que estamos colaborando com ela, é muito difícil a gente conseguir associar gordura a beleza (sempre tem aquele é bonita de rosto, é bonita, mas é gorda, é bonita, mas devia emegrecer, etc). O padrão é forte demais e é dificílimo fugir dele, sem a gente perceber já estamos reforçando o esteriótipo que ser magra é melhor. Por isso acho tão importante a reflexão, não vai ser de uma hora pra outra que vamos conseguir achar que estar 10kg mais gordinha é ok, mas se nos esforçarmos, podemos sim combater essas regras que recaem sobre a gente (principalmente a gente sendo mulher). Não acho problema estar insatisfeita com o corpo, mas acho problema que nossas insatisfações são sempre as mesmas, sempre queremos mudar aquilo que mais nos afasta do corpo socialmente mais aceito.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  • responder Ca 21/02/2015 às 19:16

    Eu só gostaria que alguém assumisse nos discursos de emagrecer que é pra ” ficar saudável” é secundário. Por que não dizer de uma vez que é pela aparência e pra se sentir no padrão e poder usar como a Thais disse ” um vestido decotado nas costas.”? Concordo que se a pessoa tem um sobrepeso ou alimentação que está prejudicando a saúde deve com certeza mudar seus hábitos para solucionar o problema ou simplesmente perder peso se a sua visão de corpo lhe desagrada. Agora, eu vejo conheço gente magra que só come porcaria e com 300 de colesterol e gente com sobrepeso , que se alimenta melhor e com colesterol 120 e é a gorda que tem de emagrecer “pela saúde” Vamos ser mais realistas e assumir nossas opiniões e parar com esses preconceitos velados.

  • responder Bruna Farias 21/02/2015 às 20:09

    Acho que meu comentário vai ser o mais curtinho e direto, se fazer dieta lhe faz feliz…beleza, faça dieta! Para mim não há problema nenhum em tentar ser mais saudável e lutar para isso! Afinal, saber dos ganhos (ou perdas nesse caso) de alguém, te motiva a seguir em frente e lutar contra essa indústria alimentícia comercial toda…

  • responder Danielle 21/02/2015 às 20:11

    To vendo bastante meninas dizerem que tbm não querem engordar, que gostam de ser magra, e isso é pessoal, enfim, mas eu sinceramente acho que o ponto é outro.
    Algumas pessoas disseram coisas do tipo “qual o problema de estar insatisfeita com o corpo e querer emagrecer?” Aí que ta o ponto. Porque ficamos insatisfeitas com uma gordurinha que vai possivelmente marcar um vestido de festa por exemplo?? Desculpe, mas isso não tem haver com saúde.
    Todo mundo tem o direito de decidir o que quer fazer do corpo, da vida e etc. Mas não podemos negar que esse padrão é tão arraigado na nossa sociedade em nós que as vezes parece até exagero falar de incomodo nessa série de posts de certa forma tão ingênuos e despretensiosos.
    Pra mudar o ponto de vista da situação: Vamos supor que vivamos numa sociedade em que o padrão de saúde e beleza estabelecido seja o corpo gordo, bem redondinho… Será que estaríamos discutindo nesse post uma situação do tipo “Operação madrinha de casamento: querendo voltar a ganhar os 10 kg que eu perdi e que me faziam me sentir melhor, ou ficar mais gordinha e bela no vestido”???

    Também não vi nada demais nessa série de posts, porém vendo esse comentário que originou o post, me pergunto: Será que não me incomodei porque sou magra me encontro dentro do “padrão de beleza estabelecido”, e mesmo assim me identifico com ela em querer emagrecer pra ficar “bonita em algum vestido”?….
    Acho que vou continuar refletindo sobre isso ainda por muito tempo….

  • responder Ana 21/02/2015 às 20:15

    Thais, acho q depende do ponto de vista. Mesmo. Qdo vi esta hashtag não entendi pq vc precisava disto. Eu ja fui magra. Hj não sou mais. Não sou obesa mórbida e doente. Alias, tive checando as medidas da Marylin Monroe e não sou tantos cms assim maior que ela. Engordar é multifatorial. Mas sentir que ser gorda é um crime é muito fruto dos padrões e das loucuragens (sim, racionalmente eu sei q é loucuragem), só que ao entrar em dez lojas para comprar um vestido de noiva e só receber olhares e informações de não vestimos noivas do seu tamanho dói. E muito. Acho q abrir esta reflexao foi excelente. Está tudo errado, a noçao do saudável está inclusive muito distorcida (vide pizza de whey?!?!? e chamar comida de vó de dia do lixo). Estamos perdidos. E todo mundo sofre um pouco. E as mulheres sofrem ainda mais.

  • responder Ana 21/02/2015 às 20:26

    Adendo. Tava lendo os comentarios e venho dizer que sim, o mundo ta chato. Mas vale a pena cuidar para não incentivar o padrão de beleza. Pq não é paranóia, simplesmente não existe roupa para quem não usa até 42, quiça 44. Vestido de noiva entao, só abaixo do 42. Só q ta do lado de cá q sabe o q é passar por isto. AS pessoas podem estar chatas, cricas, criticas, mas tb vi muito falta de empatia com “o time plus size”. Pra um mundo melhor, tb vale nos colocarmos no lugar de quem é gorda ou gordinha.

    • responder Caroline 21/02/2015 às 20:48

      Ana, acho que aí é outra questão. Eu também acho dificil achar roupas para o meu biotipo. Porém acho sim que as pessoas estão levando tudo muito ao pé da letra, sendo chatas demais e esse comportamento não vai mudar a questão do tamanho de roupas, indústria da moda e tudo o mais que envolve essa questão. Até porque a maioria esmagadora da população não tem corpo “padrão”. O que me incomodou muito foi que pareceu que a moça se doeu porque a Thais está querendo perder uns quilos e é magra. Se incomodar com isso é um problema. Querer ditar regras para os outros, ainda mais nesse caso, para quem acompanha o blog sabe que esse nunca foi o intuito das meninas, muito pelo contrário. Reconheço que o padrão da sociedade é cruel mas daí a achar que quem quer perder uns quilos mesmo sendo magro está colaborando para os padrões impostos pela sociedade é um abismo muito grande.

  • responder Fernanda Lara 21/02/2015 às 20:40

    A Thais está apenas se cuidando. Que mal há? Chato seria se deixasse de ser madrinha porque não atingiu a meta. Não parece ser o caso dela.

  • responder Mariana 21/02/2015 às 20:42

    CLAP CLAP CLAP!!!! Palmas pra essa leitora, de verdade! Arrasou.
    Acho que o negócio é que muita coisa tá tão ‘enfiada’ na nossa cabeça pela sociedade, que falamos sem perceber o peso disso. Imagino que não tenha sido sua intenção falar qualquer coisa que fizesse uma leitora se sentir mal, Thais, mas as vezes falamos sem perceber, porque não vemos malícia nisso. Ano passado tive um problema de saúde que me fez engordar 10kg, e desde então estou num “projeto voltar ao normal”. Meu peso normal é 50kg, o que eu reconheço que é pouco e considerado “padrão de magra”. E é difícil encontrar uma explicação decente pra eu querer emagrecer já que não sou “gorda”. Enfim, mantenho pra mim a convicção que quero voltar ao MEU NORMAL, porque sempre tive 50kg (e sou baixinha e pequena mesmo), e engordei por problema de saúde, mas ao mesmo tempo gosto de sempre defender o direito de cada um ser como quer e se sente bem. E mesmo o direito de quem não está dentro dos padrões de aprender a se sentir bem, por mais que a sociedade não deixe.

    Esse comentário da sua leitora foi uma lição pra vcs do blog e pra nós leitoras, com certeza. Temos muito que aprender e mudar, e é sempre bom quando alguém chama atenção pra coisas que a gente não percebe e poderiam melhorar, né?

    Parabéns pro blog e pra vc, que repostou e abriu a discussão!!! 😀

  • responder Luiza 21/02/2015 às 21:35

    O que dizer da Cami, que nem conheço e já quero abraças?

    • responder Luiza 21/02/2015 às 21:57

      *abraçar 😛

  • responder Fernanda Lara 21/02/2015 às 21:58

    Só mais uma coisa: JE SUIS (ou quase!) Coisas de Macho.

  • responder Andrea 21/02/2015 às 22:12

    Eu acompanho o blog diariamente, mas pela primeira vez senti necessidade de opinar. Ontem mesmo estava contando ao meu esposo, indignada, que vi uma matéria num site dizendo que o apresentador André Marques havia sido criticado por diversas pessoas na sua rede social, porque publicou algumas imagens suas mostrando o progresso de seu emagrecimento. O que causou a “revolta” foi ele ter adicionado o comentário que havia saído do fundo do poço. A mais revoltada disse que ele ofendeu a todos que estão acima do peso, que ele só conseguiu este feito devido a cirurgia, como se ele não estivesse se esforçando através de dietas e exercícios para manter o peso alcançado. Ela ainda disse que a imagem dele é seu ganha pão, como se fosse o único objetivo dele fosse por padrões estéticos, se esquecendo dos problemas de saúde que a obesidade trazia.
    Enfim, não possuo nenhuma conta em rede social por isso, criticam se vc comenta que quer emagrecer para se sentir melhor em um vestido, criticam se vc comenta que está feliz por ter emagrecido 70 kg e saído do fundo do poço, criticaram um ator negro, o chamando de racista por ter postado uma imagem de uma garota negra com uma frase que fala do cabelo dela (esta critica foi ao ator negro Marcello Melo).
    Povo infeliz que não tem o que fazer e que parece ficar o dia inteiro na internet procurando a quem criticar. Credo !!! Chega de patrulha

  • responder mi 21/02/2015 às 22:54

    Quando o assunto “perda de peso” faz parte de praticamente 100% dos blogs femininos (independente do motivo que for), não devíamos parar um minutinho pra pensar a respeito? Voltei pra ler os comentários e isso me veio à mente…

  • responder Ane Caroline 21/02/2015 às 22:59

    Eu amo o blog, sempre amei e sempre vou amar.
    Estou, já há algum tempo com sérios problemas de autoestima… Não somente com o corpo que sim, está bem acima do peso que a sociedade julga ser ideal… A questão é que olho no espelho e não consigo me ver, isso parece maluco pra alguém?
    Mas isso tem a ver com sérias, grandes, gigantes rasteiras que levei da vida nos últimos tempos… quanto ao peso eu já sofri tanto, já tentei perder peso de todas as formas, mas não dá, simplesmente não consigo. Posso ficar sem comer um mês (nunca tentei tá) que não perco um grama. Já fui em médicos, tomei remédios, fiz dietas malucas e nada… Hoje em dia procuro me alimentar de forma saudável e ponto… vão continuar me zoando? Certeza, mas quer saber, eu não ligo mais, pois quem me julga não me conhece, não sabe do meu caráter, não sabe o que eu passei e passo e não paga minhas contas… E se me conhecer e mesmo assim me julgar não merece meu respeito e não faço questão que faça parte da minha vida… Meus problemas são outros pq minha gordura neste momento não me incomoda… tanto que não vi maldade nenhuma nos posts da Thais… Não estou julgando o comentário da Cami, de forma alguma, achei super coerente, mas não vi maldade no seu post… Eu só acho que se a pessoa quer tanto uma coisa, neste caso estamos falando de emagrecer, isso não deve ser um fardo, tem que ser gradual e curtido, se não for no meu ponto de vista, é só pra agrada outrém… E daí, acredito que isso seja assunto pra outro post…
    Grande beijo a todas, boa festa Thais…

  • responder Mel 21/02/2015 às 23:01

    Nossa! Amo o CDD exatamente porque as meninas são sinceras e sem frescuras. Agora vem a patrulha do politicamente correto reclamar da dieta alheia e da cor verde palmito?
    Menos gente, menos…
    Tá sobrando tempo e faltando terapia?

  • responder Renata 21/02/2015 às 23:11

    Vou postar minha humilde opinião…seja feliz!! Seja do jeito que te faz feliz! Está acima do peso mas está feliz…ok!! Está com o peso ideal mas ainda quer emagrecer uns quilinhos…ok!! Sem problemas!! E que cada um seja feliz do seu modo!! Vamos viver!! É isso!

  • responder Fiama 21/02/2015 às 23:18

    Gostei muito do comentário da Cami. Sou magra, portanto peso realmente não é algo que ocupa meus pensamentos, mas acompanho muitos blogs e perfis que se dedicam a divulgar a auto aceitação e fim de paradigmas de beleza me identifico muito nesse discurso. Como eu disse, meu problema nunca foi peso, mas sempre há outras coisas para as pessoas apontarem, em todos nós. Gostei da sua reflexão, thais. E parabéns a Cami por se expressar tão bem e educadamente elucidar essa discussão no CDD 🙂

  • responder Fernanda 21/02/2015 às 23:49

    Sinceramente pessoal… Esse mundo do “politicamente correto” está chato, ficando perigoso e incentivando a ignorância. Isso mesmo! Em nenhum momento nos posts interpretei como se a Thaís estivesse “fazendo apologia a ditadura da magreza”. Ela estava apenas contando sobre um processo de transformação, não apenas de emagrecimento, mas sim de hábitos de vida! Acho que limitar essa experiência apenas a uma questão de peso é leviano, e sim, preconceito!!! Sabe porque é preconceito? Digamos que a Thaís fosse obesa. E que então resolvesse fazer uma série de posts sobre uma jornada gastronômica e hipercalórica. Duvido que alguém falaria que ela está fazendo apologia a obesidade!!! Vivemos em tempos de pura e simples intolerância. E as pessoas que querem podar como defensoras das “minorias” são justamente as mais intolerantes. Seu bebê nasceu de cesariana? Ah, então vc não é mulher e nem mãe o suficiente! Vc tem o cabelo liso e quer ter cabelo ondulado? Ah, a ditadura da moda te pegou, vc não pode se deixar influenciar pela Gisele Bundchen! O contrário? Cabelo crespo e quer alisar? Vc não valoriza suas origens!!! Vc quer perder peso?? Olha, a mídia está te dominando!!! O mundo seria bem melhor se as diferenças fossem respeitadas e se o fato de sermos diferentes uns dos outros fosse encarado como algo normal!!! Poxa, o corpo é da Thaís, deixa ela se empodeirar (palavra cada dia mais usada) dele e fazer o que quiser! Se ela quisesse fazer uma tatuagem ninguém falaria nada! E o blog é dela, então ela escreve sobre as experiências dela, se alguém se sente ofendido com isso é bem simples, só não ler! Eu sei o que é estar acima do peso depois de algumas mudanças da vida, nunca me senti feia ou menos mulher ou menos atraente por isso! Nem me afetaria por uma magra querendo ser mais saudável! Até que chegou o dia que minha saúde foi afetada, e precisei fazer esforço para voltar ao meu peso com IMC adequado de sempre… Não vou ser hipócrita, estou me sentindo melhor assim, por mais que antes nem me importasse. E assim, acho um saco ficar lendo rótulo de shampoo e lavar o cabelo só com condicionador, esses posts eu não presto muita atenção! Assim como acho uma chatice o mundo fitness, então nem leio blogs destinados a isso!!!Para as juízas de plantão, simplesmente mais tolerância. Sempre vale lembrar que o mundo com todo mundo igualzinho seria muito chato e sim, desumano. Respeitar as diferenças. Sem querer mandar na vida do outro. Sem prejudicar a vida do outro. Esse é o caminho. Beijos a todas.

    • responder Caroline 22/02/2015 às 10:25

      Fernanda, de verdade, queria ser sua amiga. E sério, gente o CDM foi extinto por cont de alguma leitoras que eclamavam?é isso mesmo produção ????to simplesmente CHO-CA-DA. O mundo ta alienado

    • responder Natali 23/02/2015 às 10:23

      Muito, muito bom!
      Penso da mesma forma.
      Me poupou de escrever um comentário…faço das suas, as minhas palavras.
      Excelente 😉

    • responder Marcia Baratto 25/02/2015 às 10:40

      Apenas cuidando da vida uma ova! Qualquer pessoa que trabalha com comunicação tem um dever a cumprir com o público. A Thaís foi consciente ao refletir sobre o comentário, por que ninguém vive numa bolha. E politicamente correto (que defendo com unhas e dentes a mostra) é apenas uma tentativa de fazer as pessoas entenderem que ninguém é menos do que ninguém. Aprender a viver numa sociedade democrática é aprender a conviver com a diferença, não se trata de ‘chatice’, mas de padrões de justiça.

      Com relação ao Coisas de Macho, sempre critiquei e espero que não volte tão cedo. Não sou chorona, só não me intimido com o ‘suposto pensamento livre’ de quem acha que tudo certo homens rirem de mulheres, como se nós fossemos incapazes de fazer humor por conta própria… Menos conservadorismo e mais autoemporamento faz favor.

  • responder Tyhenna 21/02/2015 às 23:57

    Ai gente fala sério, cada uma de nós se sente insatisfeita com alguma coisa mas dai a achar que não pode falar que a franja é torta, que quer perder uns quilos, que as pernas sao verde palmito e etc… Pq ofende a alguém é um pouco demais não acham? Acho que se você chega a esse ponto tá na hora de recorrer a uma terapia pq não vai ter blogue nenhum perfeito pra vc.

  • responder pat 21/02/2015 às 23:50

    Olha, sinceramente eu acho que a colega procurou chifre em cabeça de cavalo. Com certeza é importante combater a gordofobia, assim como outros preconceitos ridículos que existem na nossa sociedade. Mas a partir do momento que ela começa a querer ditar o que a Thaís deve ou não escrever, como ela deve se sentir ou se relacionar com o próprio corpo… achei forçação de barra. É importante ressaltar que a Thaís nunca falou do corpo de outras pessoas, nem falou “vamos emagrecer mulherada, pra gente poder usar decote nas costas”. Ela disse que ELA não se sentiria bem assim, em nenhum momento impôs padrões pra ninguém (ao contrário do comentário, que tentou impor um ponto de vista de forma meio desagradável, dizendo que é chocante pra ela ver a Thaís tentando emagrecer e coisas assim). Vamos ser felizes cada uma do nosso jeito, sem ficar patrulhando os outros. Como disse a Thaís: “E olha, se tem duas coisas que são muito pessoais são a autoimagem e a ideia de felicidade”. Viver em sociedade é isso aí, cada cabeça uma sentença.
    Ps: estou gorda, não é papo de “magrinha pra quem tudo é mais fácil na vida” (e não é assim viu, garotas magras tem problemas de autoimagem tbm, acreditem ou não).
    Ps 2: tem pessoas (e aqui estou falando em geral, não da moça do post) que tentam combater a gordofobia usando a msm moeda, se tornando fitnessfóbicas (ex: aff, que guria doente! só quer saber de academia, deve ser insegura pra caramba) ou magrofóbicas (já vi uma falando assim: ser magricela é ridículo, homem gosta é de carne). Amigas, isso sim deve ser combatido, ficar colocando quem é diferente de nós pra baixo pra nos sentirmos melhor.
    ps 3: sobre o CDM, nunca enxerguei como se os meninos estivessem ditando regras, era legal saber as opiniões deles, mas não deixaria de usar algo pq um moço que eu nem conheço disse que achava feio (e homens – e mulheres – dão pitaco na vida real tbm, se formos deixar de usar algo que gostamos toda vez que a opinião de alguém não bate com a nossa… bem, estamos enroladas). E os meninos eram engraçados e gente boa, sinto falta deles.

    • responder Erika Coutinho 22/02/2015 às 09:34

      Arrasou Pat. Concordo com TUDOO que você disse. Ta rolando ditadura pra todo mundo agora. E daí se a menina quer perder uns quilinhos? Ppr que a opção de outra pessoa tem que incomodar tanto outra a ponto dela ficar triste? Ah gente… ta chato. Não estou no meu peso ideal, sou feliz, uso roupas que me favorecem e acho normal. Csda um com seu corpo e cada um com suas escolhas. Se Deus quiser outras pessoas vão ver seu comentário e refletir também. Beijoo!

  • responder Vanessa 22/02/2015 às 00:44

    Realmente o mundo está chato e tals…mas acho que o comentário valeu pra nos fazer pensar do quanto já absorvemos do padrão tido como ideal. Não é questão de patrulha ou cuidar da vida dos outros, acho que foi apenas um lembrete pra voltarmos a uma reflexão própria, livre da influencia desse mundo louco. Só quem se sente mal consigo mesmo sabe o que é, de repente, se deparar com uma pessoa que vc considera no peso ideal querendo emagrecer (ou nem se sente mal consigo mesma, mas acha estranho). E as pessoas não deveriam ver isso como patrulhagem de vida alheia, não sabemos o que se passa na vida dos outros, por isso empatia sempre cai bem. A moça não foi mal educada, apenas trouxe à tona opiniões que muitas outras tinham e nunca tiveram coragem de dizer.

    • responder Laura 23/02/2015 às 15:10

      Mas é como vc disse: só quem se sente mal consigo mesma. O problema aí é se sentir mal ou ver outra menina querer emagrecer?
      Eu quero emagrecer e vi o projeto da Thaís como um incentivo. Se fosse convidada para ser madrinha faria exatamente a mesma coisa.

  • responder Cla 22/02/2015 às 00:49

    Thais,

    Nunca comentei aqui, mas gostaria de dizer que o blog acaba de ganhar mais 100 pontos cmg! Já ADORO o coisas de diva, acho um blog sério, imparcial, descontraído, leve. Adoro que TODOS os dias tem post e adoro mais ainda a forma como vcs tres sao comprometidas e se dao bem entre si: isso reflete no blog. O resultado do empendo de vcs eh um blog diferenciado, que preza pela leitora. Isso acaba de ser ratificado ainda mais por esse post. Enquanto outras blogueiras nao pensariam duas vezes em omitir esse comentario da leitora, por ser um ponto de vista “contrario” ao seu, vc fez questao de expor aqui uma opiniao que pode representar a de tantas outras meninas. Parabens, de coracao!
    O comentario da leitora tem pertinencia sim, e acredito que ela soube se colocar de forma muito educada e delicada – como alias, todas nos deveriamos fazer. Nao eh pq ela pensa diferente que vc, que precisa ser grosseira ou mal educada. Pelo contratrio, ela soube expor de forma clara e, repito, educada.
    Mas qm merece todo o meu respeito pela atitude eh vc! Obrigada por ser transparente assim, e honesta – o que, infelizmente, me parece cada ves mais raro nos dias de hoje. Assim, percebemos como podemos confiar no blog. Se vcs ja tinham credibilidade, acho que isso se multiplicou x1000.

    Beijos

    • responder Cla 22/02/2015 às 00:56

      Ps: li os comentários agora e acho que não devemos “condenar” Cami! Ela apenas pensa de uma forma com a qual nem todas concordam. Mas embora não concordemos, devemos admitir que ela falou tem pertinência, sim. E thais vai saber muito bem filtrar o que a leitora disse.
      Beijos

  • responder Bru 22/02/2015 às 03:37

    Também sou leitora assídua do blog, adoro vocês, mas nunca comentei nada. Senti uma necessidade tremenda de comentar agora, no entanto.
    Acho a Thais uma mulher linda, alta, magra, elegante. Quando vi esses posts sobre a missão madrinha de casamento me deu uma preguiça imensa de ler por motivos de: não tenho paciência ou interesse nessas coisas. Tenho minha alimentação, estou feliz com meu corpo pois sei que estou saudável e bonita. Me aceito como sou, me gosto, me valorizo. Não é problema meu se o outro não gosta da minha aparência: eu gosto.
    Acontece, meninas, que apesar de enxergarmos a Thais como um mulherão, acho que ela não se vê assim. Ela sente uma necessidade real de aparentar ser mais magra, luta contra a balança e a imagem que vê no espelho. As leitoras não devem comprar a questão pra si mesmas: essa é uma questão da Thais (e de tantas outras meninas dentro do “padrão” que não estão se aceitando).
    Assim como há um padrão de “como aparentar”, cada um pode querer alcançar seu próprio padrão. Minha irmã, por exemplo, tem um corpo escultural sem muito esforço e vive reclamando que “está gorda”! Eu poderia me ofender, achar que isso é uma “indireta”, mas vejo isso como um problema DELA e ELA deve buscar ajuda. Se me incomodar, quem deve procurar ajuda sou EU.
    Acho que a Cami levantou questões muito importantes e deve ser respeitada, seu texto deve ser lido com atenção!
    Thais, você é linda. Faça o que bem entender pra se sentir feliz. Como você disse, o equilíbrio pessoal é a chave de tudo. Espero, de coração, que você encontre esse equilíbrio que busca e se torne mais saudável e feliz pois, isso sim, vai te deixar mais linda e radiante!
    Beijos

  • responder Erika Coutinho 22/02/2015 às 09:20

    Em primeiro lugar quero dizer que sou uma pessoa não-magrela hahaha e tendo isso dito, posso dizer de coração que não me senti mal, nem ofendida nem triste com essa série de posts. A verdade é que raramente alguém está 100% satisfeito com o que é e isso pra mim é super normal. Encarei como um projeto pessoal da Thais. Acho muito chato que atualmente tudo tem que ser tão pensado pra não ofender ninguém que tudo está errado. Se você é gorda é errado, se é magra é errado… ai gente pega leve. Achei bacana o incentivo à alimentação saudável porque estou tentando isso na minha vida e não por qualquer padrão da sociedade mas por saúde e pra me sentir bem. E se alguém leu e se ofendeu, acho que talvez precise refletir se o que incomodou foi realmente a Thais querer perder uns quilinhos (direito dela!) ou se está incomodada consigo mesma. Nesse caso é melhor cuidar de si, olhar pra si, fazer mudanças pessoais se quiser do que se preocupar tanto com a alimentação e balança alheia. Beijo!

  • responder Andrea 22/02/2015 às 09:35

    Olá Thais, sinceramente o que me incomodou foi ver esse assunto #missao #projeto emagrecer aqui no blog. Sei que o blog é de vcs e engloba outros assuntos além de maquiagem, mas quando li os posts pensei: Nossa, que saco, até aqui tem post #missaoalguma coisa? O que me incomoda é esse assunto em todo lugar, toda hora, parece que se tornou obsessão de todo mundo e se alguém não tem um #projeto emagrecer está “fora do mundo”. Já tem milhões de blogs que falam disso o tempo todo, se eu quiser ler sobre isso posso ir até um deles, não quero ficar lendo sobre isso toda hora. Já morei fora do país e não via lá na Europa essa preocupação excessiva que nós brasileiras temos sobre peso e corpo, por isso acho sim que aqui só se fala disso, é toda hora, todo dia, já deu! Vc vai em um evento (jantar, aniversário, etc) e sempre tem gente de dieta, falando de dieta, dando dicas, tipo para que tá feio! Vc senta na mesa pra jantar e já vem alguém dizer que só vai comer uma saladinha porque tá de dieta, eu já perco o tesão de comer algo mais interessante na hora, parece que estou cometendo um crime. E o assunto da dieta se propaga pelo jantar inteiro. To achando tudo isso muito chato e estava fazendo essa comparação com quando morei fora, as pessoas lá raramente falavam sobre peso, dieta, ficavam controlando e julgando o ue os outros comem. conclusão: isso dava espaço para muitos outros assuntos, muito mais liberdade pra se comer e beber o que quisesse em um almoço, por exemplo. Outro dia fui em um aniversário, sentei na mesa e já começou o assunto de dieta, eu já fiquei de saco cheio e falei: Gente será que não dá pra falar de outra coisa pelo menos uns 20 minutos? E pedi um hambúrguer kkkkk. Acho que vale a pena essa reflexão porque as pessoas só falam disso agora e pra mim já deu! Sei que o blog é de vcs e vcs podem expor aqui o quiserem, mas como abriram espaço para essa discussão, minha opinião ao ler os textos foi mesmo: nossa, que saco, até aqui o assunto é esse? Beijos

  • responder Alba 22/02/2015 às 10:31

    Não vejo mal algum em se buscar algo que nos faça nos sentirmos melhor, pois somos a única companhia perene em nossa vida, cada qual de si mesma, quero dizer! Se não estamos satisfeitas com esse ou aquele ponto em nosso corpo, se essa é uma mudança para o melhor, seja em termos de uma pele mais bonita, um cabelo mais harmonioso, um corpo mais saudável, por quê não?
    Peço deculpas a todas por minha intromissão, mas ser magra ou gorda não é a questão, mas sim o como a pessoa, o indivíduo se vê e se entende no mundo. Acho que todos termos a obrigação de cuidarmos do nosso único é maior patrimônio, que nos foi dado por um Ser Superior, como todo o seu amor! Não foi para tratarmos o corpo como se não fosse da nossa conta, mas para cuidarmos dele como item precioso em nosso acervo de Vida.
    Não dá para ser saudável comendo mal, e nesse quesito incluo comer só frango insosso e folhas, mas também não é possível ser saudável e feliz se entupindo de lixo em forma de alimento.
    Magreza e excesso de peso, ambos são execráveis! Ambos são feios! O que se deve fazer é viver com sabedoria, comendo o,que se gosta, mas com parcimônia. Se Thaís quer voltar à forma dela antes do excesso que a levou a acumular 10 desnecessários kilos, qual o problema? E se fosse alguém com dificuldade para ganhar peso?
    Se focarmos na busca por uma vida saudável, teremos melhor humor, melhor pele, melhor corpo, melhor tudo!
    Cuidem-se!
    Abraços,

  • responder Tatá 22/02/2015 às 11:13

    Essa reflexão é realmente muito pertinente. Quero ler todos os comentários das meninas, pois acho que todos as opinões e argumentos sobre o tema são válidos. O comentário da leitora é muito válido sim, e temos muito que aprender com esse posicionamento. Eu mesmo levei um “chacoalhão” e fiquei bem tocada com a opinião dela. Essa reflexão me levou pela primeira vez a aceitar que se lemos este blog é pq somos muito vaidosas sim !!! Se o simples frizz no cabelo nos chama atenção em frente ao espelho e procuramos o melhor leave in para lidar com isso, imagina o quanto nos cobramos em relação a toda nossa aparência ! Isso é um coisa que não tem como negar !!! A questão é como lidamos com isso ! Eu acho que o problema é qdo começamos a ter prejuízos na nossa vida. Por exemplo, deixo de sair pq estou acima/abaixo do peso, não vou num jantar pq não fiz as unhas, ou fico me escondendo achando que estou feia, deixo de sair com determinada amiga pq ela é mais bonita que eu. A dificuldade é encontrar o equilíbrio. Se vc está acima do peso e está mal com isso, emagreça, se vc está acima do peso e sofre para fazer regime , continue com o peso que está, sem sofrimento, sem prejuízo. E o blog deveria servir para isso, para tentar buscar esse “equilíbrio” psicológico para lidar com a nossa aparência, minimizar nossos pontos “negativos”e otimizar o temos de melhor. Dificil explicar em palavras. Com relação a Operação Madrinha de Casamento, admito que me causou uma certa estranheza pq o titulo nos leva a algo a curto prazo, algo que seria passageiro. O meu comentário naquele post foi exatamente nesse sentido , de não fazer nenhuma loucura só para estar bem no casamento, acho mais importante a curto prazo cuidar do cabelo, da pele, fazer algo estético, do que emagrecer. Afinal a Thais é alta, bonita, tem porte elegante, tem muitos outros pontos positivos para explorar. Mas com o post da 1 semana , entendi que seria o start para algo a longo prazo, e que na verdade o casamento seria só um motivo para começar a uma mudança de hábitos e buscar de um objetivo. Gostaria tb de ponderar que alimentaçao saudável não necessariamente tem a ver com “regime”, é algo para o resto da vida. Alimentação saudável eu penso que todos (independente de peso e aparência) devemos buscar. Não quero dizer entao que temos que fazer o prato da moda e postar no instagram. Afinal, batata doce, baroa, suco, tapioca, tudo tem caloria !!! Acho que dentro da realidade de cada um devemos buscar um estilo de vida saudável, até pq se não nos cobramos, o tempo nos cobrará. Se hj não temos pressao alta, colesterol, diabetes, dentro de uns anos podemos ter. Ter uma vida saudável e equilibrada , principalmente independe de aparência !!

  • responder Lilian 22/02/2015 às 11:32

    Pensando aqui com esse post e refletindo sobre minha propria vida… Eu já tive 21 kg a mais, emagreci aos poucos durante 7 anos, sem dieta restrita, sem me entupir de salada, sem morar na academia etc, mas hoje ainda me vejo com essa autocrítica, essa sensaçao de que nunca terei o corpo “padrão de beleza”, de que ainda tenho uns quilinhos a perder. Um dia eu acordo, me visto e me sinto bem com meu corpo. Aí entro na internet e me deparo com uns 200 posts e fotos de instagram de academia/corrida/ salada/barriga negativa e com hashtags de #projeto #foco #dieta #glutenfree e isso faz com que automaticamente me sinta mais gorda, acima do peso. É como se minhas gordurinhas localizadas que sobraram do tempo que tinha sobrepeso saltassem instantaneamente. Eu sei que quem posta essas coisas não tem a intençao de magoar ninguem, e acho bacana dividir as experiências e servir de incentivo pras pessoas, mas é inevitável pensar que a soma de todos esses posts e fotos diariamente em diversas redes sociais, revistas, blogs, tv e tudo mais, de várias pessoas, contribui e muito para perpetuar esse ideal de corpo perfeito e essa referência de que “vc não tem corpo perfeito porque não se esforça o suficiente”.
    Mas gostaria de dizer que achei bacana o CDD levantar essa reflexão aqui.

  • responder Priscila 22/02/2015 às 11:34

    Não achei que a Thais estivesse fazendo nenhum tipo de apologia a “ser magra”. Ela não estava feliz com seu corpo/peso e achou que outras leitoras poderiam estar querendo esse tipo de post também.
    Use/faça o que te faz feliz…se quer fazer dieta, faça. Se não quer, não faça. Tem gente que é feliz com quilos a mais, tem gente que não é e quer fazer algo pra mudar. E tem gente que não é feliz e não quer fazer nada, apenas reclamar…

  • responder Hádila 22/02/2015 às 12:18

    Sou gorda e não vi nada demais nos posts da “operação madrinha de casamento”. A Thaís postou dicas super bacanas de alimentação saudável (não vi nenhuma loucura tipo comer duas folhas de alface por dia). Ela queria emagrecer porque se sente melhor assim e acha mais bonito, qual o problema? Quem assim como eu está gorda, está com a saúde em dia e se sente bem assim qual o problema também? As dicas de alimentação que a Thaís deu são excelentes tanto para as gordinhas, quanto para as magrinhas, independente de querer mudar o corpo ou não, se alimentar com mais qualidade é importante para todas, pouco interessa se é para emagrecer ou não. Nossa alimentação anda muito ruim minha gente, na correria comemos só porcaria, sódio, gorduras trans e afins, muitas dicas podem ser incorporadas por todas nós. Creio que talvez algumas meninas ainda não tenham conseguido se aceitar e acabam entendendo qualquer coisa que fale de “emagrecer” como mais uma “imposição do padrão de beleza”.Gorda também faz academia, gorda também pode se alimentar direito e ter mais qualidade de vida (se quiser é claro), a Thaís fez todo esse cronograma para emagrecer, mas todas nós podemos pegar algumas das dicas, independente se é para emagrecer ou mesmo para quem é gordinha mas quer se alimentar melhor. Mais leveza amores!

  • responder Renata M. 22/02/2015 às 13:16

    Achei excelente o comentário da Fernanda, penso a mesma coisa. Só pq vc alisa o cabelo, faz cesariana ou qualquer coisa que hoje é mal vista não quer dizer que você é uma vendida influenciada pela mídia. As pessoas tem o direito de ser como elas querem, se for por influencia externa e pressão dos outros é realmente triste, mas se for pq se sente melhor, qual o problema? Não vejo demérito nenhum nisso. Acho a reflexão da leitora válida, mas ninguem melhor do que nós mesmas para saber o que queremos.

  • responder Tamires 22/02/2015 às 13:19

    Olá Thais!
    Eu sempre acompanho o blog, mas nunca comento.
    Sinceramente, você tem todo o direito de querer mudar o que não te faz bem.
    Se você acha que pode melhorar e que isso vai te fazer mais feliz, você tem mesmo que mudar.
    Eu também mudei leis hábitos para ficar linda no meu vestido de noiva e ter atingido meu objetivo me fez plenamente feliz.
    Você é linda e tenho certeza que vai estar radiante no seu vestido!
    Parabéns pela sua determinação!
    Bjuuuuu
    Adoro o blog!

  • responder Estela 22/02/2015 às 14:56

    Eu ia falar um monte de coisas,mas não adianta,então deixa. Só quero deixar claro que em momento algum eu quis dizer que as meninas do blog são malvadas ou quis censurá-las. Fazer críticas não quer dizer isso,OK?E viva a paz!

  • responder Mayra 22/02/2015 às 17:01

    Caraca, post muito profundo! Acredito no que disse, se sua meta for emagrecer, qual o problema nisso? Se está feliz com o corpo atual, qual problema tbm? Internet é otimo, mas as vezes trás opiniões e comentários desnecessários, pq muitas vezes podem ser anônimos… Hj em dia todos os assuntos são polêmicos e todos se sentem ofendidos…

  • responder Thu 22/02/2015 às 17:22

    Concordo coa menina que falou ao em cima de quequem se incomoda com a sua Operação madrinha precisa de terapia! As pessoas geralmente não querem te ver conseguindo aquilo q elas não conseguem. Sempre fui magra, nunca passei dos 50kg sem precisar de academia nem dieta… mas nunca satisfeita… e ainda sou “repreendida” por pessoas que me criticam pelo fato de estar malhando e tomandp suplementos pra poder engordar.
    dai a garota está 30kg acima do peso e te critica por vc querer se sentir melhor com seu corpo? Ela nao está satisfeita com o próprio e desconta a frustração em vc!
    Continue incentivando e apoiando aquelas meninas que querem ser mais felizes e ter uma vida saudável, que é o que importa! Felicidade, saude e amor

  • responder Bia Pinheiro 22/02/2015 às 17:36

    Oi Thais! Quero simplesmente AGRADECER. Cami, obrigada por se expor dessa forma. Vivo o mesmo dilema e atualmente luto para perder peso por causa da minha saúde e Thaís obrigada por expor esse comentário e se desculpar com a gente (sim a gente, pois nunca pensei em dizer nada achando que fosse ignorar)concordando ou não. Enfim, obrigada e sucesso na sua conquista!

  • responder Marjorie 22/02/2015 às 17:39

    Thais, em momento algum em seus posts vc deixou transparecer qualquer tipo de julgamento em relação a excesso de peso.

    Porém, parece que estamos vivendo um momento de inversão de valores. A opressão àqueles que não se enquadram em padrões sociais ou de beleza chegou a extremos. A tal ponto, que qualquer manifestação de preocupação com a aparência passou a ser interpretada como futilidade ou submissão.

    Acredito que as pessoas não devem ser rotuladas, e que viver livre da escravidão da opinião alheia deve ser um objetivo de todos os seres humanos.

    E é por isso que, da mesma forma que alguém acima do peso deve ter direito de ser feliz consigo mesmo, alguém que deseja perder peso não deve ser julgado por isso – especialmente se isso se refletir em hábitos mais saudáveis e maior qualidadende vida. Cada um no seu quadrado.

    Beijo e sucesso na sua empreitada!

  • responder Carol 22/02/2015 às 18:52

    Thais, e o lema é “use/seja o que te faz feliz”, e se vc fica mais feliz com alguns quilinhos a menos, vá em frente! As meninas gordinhas que são felizes assim, mantenham-se assim! A Operação madrinha de casamento é pessoal (da Thais) e ninguém deveria se ofender com isso, porque a Thais em nenhum momento julgou ou ofendeu ninguém com isso.

  • responder Priscilla 22/02/2015 às 19:22

    Depois de ler o post e os comentários a minha opinião é esta: Todas nós (quem concordou, quem discordou quem fez seu próprio depoimento…) chegamos a um ponto em comum, a autoconfiança, sentir-se bem na própria pele. Não é o peso, não são os padrões, é se sentir feliz, bonita e confiante independente disso tudo mas independente, principalmente, da opinião alheia. Pelo que eu li isso ainda é difícil para todo mundo, mesmo para quem diz que não se importa. A dificuldade principal é que procuramos essa confiança e admiração do lado de fora, achando que quando atingirmos o ideal (mesmo que não seja o da sociedade, mas o nosso próprio ideal) nos sentiremos seguras. E é aí que tantas pessoas mesmo se encaixando nos padrões impostos ou lutando contra eles, são infelizes. A nossa insatisfação conosco ou com os outros só acaba quando a autoconfiança já existe, e diante de olhares cada vez mais críticos (principalmente das mulheres para as outras mulheres) isso parece quase inatingível.
    Pra mim, a frase que mais marcou foi: “…se tem duas coisas que são muito pessoais são a autoimagem e a ideia de felicidade.” …sim, principalmente a ideia de felicidade.

  • responder Miriã Andrade 22/02/2015 às 22:24

    Eu sofro um pouco com a minha auto estima, mas sei que preciso de incentivo positivo para alcançar os meus objetivos. E seus posts da operação madrinha de casamento ajudaram a me reeducar um pouquinho mais, mesmo que não completamente, mas esse foco e força de vontade contagiam a gente sim, mostra que eu também posso conseguir o que quero. Mas acima de tudo, o que importa e se sentir bem e feliz. Thais, o casamento que vou ser madrinha também é sábado que vem! 😉

  • responder Cami 23/02/2015 às 01:28

    A partir do momento em que aquele comentário foi postado, por mim, eu sabia que isso geraria uma série de outros comentários completamente fora do foco principal do meu. Isso é normal.
    Mas vou contar a minha história, resumidamente:
    Sempre fui a mais alta da turma, a mais “encorpada”, a que tinha seios aos 11 anos, a que usava sutiã aos 12, a que menstruou aos 10… a diferente, a gordinha. Quando tinha 14 anos, decidi parar de comer para me encaixar. Uma adolescente de 14 anos sem maturidade e sem informação que achava que, ao emagrecer, seria saudável e aceita. Até os meus 20 anos, fui bulímica e tive um “começo” de anorexia certa vez. Em outras palavras: a época da minha vida em que eu estive mais doente foi quando eu era magra. Nenhuma das minhas gordurinhas hoje é prejudicial à minha saúde. Me exercito, como bem, sou feliz e estou alguns quilos acima do número “ideal” para a minha altura. Faço exames regularmente, não tenho nenhum problema físico e isso se deve ao respeito que tenho por mim e pelo meu corpo. Em outras palavras (mais uma vez): uma pessoa pode ser saudável sem ser magra, sem precisar vestir 38 ou sem se preocupar com padrões. Já fiz terapia (para a colega que citou acima que o meu comentário era de alguém que precisava) e hoje tento ajudar pessoas como vc a repensarem os seus pré-julgamentos.

    Thaís, eu fico imensamente feliz que vc tenha entendido o meu ponto e peço desculpas se, por algum motivo, algo soou agressivo. Vc captou o que eu quis dizer e fico feliz que isso te fez refletir. De antemão, espero que as suas metas sejam alcançadas e que vc seja cada vez mais realizada com as suas escolhas.

    Para quem não entendeu (AINDA) o sentido do meu primeiro post: o problema não é compartilhar um estilo de vida saudável, o problema é, sem nem perceber, usar de ganchos delicados para chegar a tal. Se vc não acha um vestido com decote nas costas bonito para quem tem um “catupiry” aparecendo (igual uma colega comentou acima), bom isso é problema seu e vc JAMAIS deveria adjetivar um ser humano dessa maneira, pq ninguém te perguntou e eu tenho certeza que a pessoa em questão, com aquela ou qualquer outra roupa, está feliz e não precisa que ninguém a policie por causa de um decote.
    Tudo é muito maior do que ficar “ofendidinha” (como outra colega também comentou) por nada. Tudo é muito mais delicado quando se fala com o público feminino e alguns filtros são necessários sim, pude comprovar só pela falta de tato de grande parte dos comentários nesse post.
    Recomendo um texto bem bacana para vcs: https://estilo.catracalivre.com.br/beleza/6-chatisses-que-cometemos-quando-buscamos-uma-vida-saudavel/?utm_source=soclminer&utm_medium=soclshare&utm_campaign=soclshare_facebook

    Eu sabia que leria coisas absolutamente fora da realidade de pessoas que provavelmente não pararam nem um minuto sequer para pensar no que o próximo sente ou é. Este é um espaço público e aberto a todas nós, diferentes como somos, e o respeito é primordial. Mais uma vez reforço o meu carinho pelo blog, que sempre acompanhei, e repito que me senti segura para comentar antes, uma vez que o canal aqui sempre foi muito legal.

    Thaís, obrigada por responder e espero que cada uma das pessoas que leu o seu texto entenda o verdadeiro foco do assunto e sinta-se inspirado por mudanças boas. Um grande beijo!

    • responder Aline 23/02/2015 às 10:02

      Admiro a coragem de compartilhar sua história Cami. Eu acho que a gente sempre deve se questionar sobre os “por quês” de fazermos determinadas coisas, por que acredito sempre, SEMPRE existe alguma razão cultural envolvida. Então sim, se você se esforça sempre para estar magra, pois é a forma como se sente bem, isso não é algo apenas “seu consigo mesma”, existe a imposição de um padrão cultural por trás sim, que faz com que você sinta que só sendo magra será feliz. Por outro lado, aprendi uma coisa muito importante na faculdade, que foi, a gente tem que refletir muito sobre todas essas polêmicas, ditadura da beleza, influência da mídia, preconceito, racismo… essa palavrinha, alienação, é realmente pertinente. Precisamos refletir para sair dessa alienação, mas como uma professora apontou, um pouquinho de alienação é bom também, senão a gente não vive. Desde então, o meu lema é “isso faz parte de uma cultura midiática atual que quer influenciar isso ou aquilo, é, mas me diverte? Então beleza” O coisas de macho é um exemplo, em vários comentários dos meninos eu percebia um certo machismo, ou a propagação de algum padrão, e entendia as meninas que se incomodavam, mas eu também entendia quem se divertia, e eu também me divertia. Acho que os dois extremos são ruins, tanto quem acha que saiu da alienação por que consegue criticar absolutamente tudo, tanto quem acha essa “patrulha do politicamente correto é um saco”.
      Cami, você conseguiu passar a sua mensagem sem ser agressiva em nenhum momento, pena que nem todos conseguem fazer a mesma coisa.

    • responder Lilian 23/02/2015 às 10:04

      Oi Cami, eu realmente entendi os dois lados da moeda! Entenda que quando as meninas falam de terapia elas estão se referindo a refletir,veja: leia os posts com começo, meio e fim. O começo é que a Thaís vai em casamento e acha que poderia estar um pouco mais “modelada”, eu sou magra e não gosto de passar a mão na cintura e sentir um pneuzinho, mas…tudo bem! O meio é que ela viu que poderia mudar seus hábitos para ter uma vida mais saudável e que isso traria um resultado também no seu peso e forma e o fim é que gostaria de sentir-se bem no vestido e fora dele. É sabido por todo mundo que atividades físicas trazem bom humor, alimentação saudável traz energia e disposição e etc.
      O grande problema disso tudo é que existe uma grande ferida a ser tratada, e o tratamento dela não é com alimentação, roupas, maquiagem ou qualquer outra coisa material, a cura vem de dentro. Um beijão pra vc e seja feliz!

    • responder Sabrina Olivetti 23/02/2015 às 15:44

      Cami, vou me meter na conversa. Eu agradeço por você ter mostrado seu ponto de vista, contrário do tema principal do posts, mas de uma forma delicada e inteligente. Você me fez pensar, não só como blogueira e “formadora de opinião” como também como pessoa. Comentários como o seu são proveitosos e interessantes, diferente das alfinetadas aleatórias que aparecem raramente por aqui. Eu costumo comentar com as meninas que precisamos de um certo filtro para perceber o que é agressão gratuita e o que é uma crítica pertinente, e ter a sabedoria de levar em consideração o que é importante de verdade. Não falei com a Thais sobe isso, mas veja que vc tocou ela de alguma forma e a mim tb que não me manifestei aqui. Peço desculpas caso você tenha sido exposta demais, mas espero que esteja sempre presente por aqui e não se sinta ofendida com comentários que por ventura possam soar agressivos sem necessidade.

    • responder Thais Marques 26/02/2015 às 11:37

      Cami,

      Foi com muito respeito que li e interpretei seu comentário – tanto é que ele se transformou nesse post de reflexão!

      Ouvir opiniões diferentes é sempre enriquecedor, especialmente se forem colocadas de uma maneira inteligente e bem articulada, como você fez.

      Obrigada por compartilhar com a gente seus pensamentos!

  • responder thamires 23/02/2015 às 09:06

    Ai gente que bobagem…..a mulher tem que ter auto estima e se valorizar mais!
    é gordinha tem pneu ame eles….. eles fazem parte de vc…. é magrélinha ame suas perninhas finas….é o seu corpo se vc nao se amar do jeito que é, vai ficar esperando ser aprovada pela sociedade PAREM COM ISSO! eu sou magra mais de vez em quando me vejo no espelho e falo nossa como engordei EDAI?? se quero emagrecer malho e fecho a boca…. TO FALANDO DE MIM……óbvio que tem pessoas que não conseguem mas estou falando de mim! vou ser julgada por ser sincera ao falar do MEU CORPO? PAREM COM ISSO! USE E SEJA O QUE TE FAZ BEM! TAIS seja quem vc é……não mude o que vc vai dizer sobre o SEU corpo por que alguem não achou DIGNO…não adianta escrever uma coisa que vc não é! só pra agradar algumas pessoas SEJA VOCÊ.

  • responder Caciane 23/02/2015 às 09:38

    Thaís, sabe eu sempre sofrí por ser magra, tenho 1,68 e 35 anos, pesava 44kg, mas com muito esforço, academia, nutricionista, estou com 55 kg, mas quero chegar aos 58 kg,as pessoas não entendem que eu não era feliz com aquele peso,até hj falam que eu não devia engordar, que meu peso está bom.
    Mas eu quero chegar aos 58 kg, isso me deixa feliz, com auto estima,hj as roupas me servem, qdo pesava 44 kg usava calça 34, nada me servia ficava muito triste.
    Só quero dizer com isso que todos devem fazer o que faz bem, que deixa feliz,pq todos merecem viver bem,em paz consigo e com todos, e que as pessoas devem respeitar a opinião de cada um.
    Bjussss.

    • responder Lilian 23/02/2015 às 10:15

      Cassine, bate aqui! kkkkkk…Olívia palito, pau de virar tripa, vara de cutucar estrela e etc faziam parte do rerpetório que me perseguia kkkk, hoje existe o famoso “bullying” que talvez minimizaria meus problemas, pelo menos na escola kkkkk. tentei fazer uma dieta para engordar um pouco e cansei de comer exageradamente de 3 em 3 horas, ir na academia e tudo mais, eu apenas gostaria de comprar uma calça do meu número sem precisar fazer pense na cintura ou usar na metade da canela, ou seve na cintura ou no comprimento…kkkk….hoje está melhor um pouco, a idade está chegando e os hormônios já começam a sinalizar isso. Olhando para tudo entendo que tudo era fase, a fase de ser bela, a fase de ser aceita, a fase de ser feliz e tudo uma mera ilusão. Aceito tudo que vivi, quem fui com muita gratidão e vejo que pra tudo existe um motivo e tudo bem! Beijão!!!!

    • responder Lilian 23/02/2015 às 10:16

      Caciane, perdão, escrevi seu nome errado de todas as formas!

    • responder Blog Pras Meninas 23/02/2015 às 11:35

      Caciane, sei exatamente o que vc está falando.
      Tenho 34 anos, 1,62 e 43 kgs, sempre fui magra desde criança. Sempre me sacanearam na escola me chamando de Olívia palito e qndo todas as minhas amiguinhas começaram a paquerar (com 12,13 anos), nenhum menino se interessava por mim justamente por ser a magrela sem graça rsrss Isso hj já está superado na minha cabeça mas confesso que por mto tempo sofri com a rejeição.
      O pior é ouvir que se por ser mto magra não sou/estou doente. Não, não estou doente, graças a Deus, eu só como pouco mas tenho energia, meus exames são ok, eu ando pra caramba no meu trabalho, não me sinto cansada… Mas eu só sou magrela, gente!!! hahaha E mesmo sendo magrela sou feliz. 😀

  • responder Heloisa Carvalho 23/02/2015 às 09:40

    Tanto esse post como o da leitora que fez o comentário, são com o objetivo de refletir, levantar uma questão, e não tentar modificar o blog ou a idéia dele. E ainda assim tem tanta gente crucificando quem concorda com a leitora ou crucificando a Thaís… A intenção é fazer pensar, só.

  • responder Julie 23/02/2015 às 10:16

    Primeiro: tô impressionada como grande parte das pessoas que comentaram aqui parecem não ter lido o post principal. Quanto problema de interpretação de textos, Deus do céu… Triste!!!
    Ninguém precisa de advogada de defesa aqui, gente! Tanto a Cami quanto Thais colocaram suas posições para que isso gerasse uma reflexão!
    Pena que foi o que menos aconteceu!
    Que preguiça dessa gente reclamando que o mundo tá chato, entenderam NADA!

  • responder Lilian 23/02/2015 às 10:27

    O problema de todo mundo são os óculos!!!!
    Nos óculos existem umas coisas que se chamam lentes e são com elas que enxergamos o mundo, se elas estão sujas vemos um mundo sujo, se estão inadequadas o mundo se tornará errado. Precisamos aceitar muita coisa e não pensar que o mundo conspira contra.
    Se existe uma receita sem glúten..socorro!!! porque a dieta está completamente restrita, se está malhando é porque está exagerando, o penteado de cabelo liso é porque ninguém gosta de cabeço cacheado, resenha para pele N1 é porque está excluindo as que usam N2, para pele oleosa é porque não considerou quem tem pele seca, fala de namoro é porque desconsiderou quem é homossexual.
    Existem lentes que nos mostram que o universo conspira a nosso favor e que a vida é bela de ser vivida. Temos que parar de pensar que TUDO é do contra!!!

  • responder Veronica 23/02/2015 às 10:39

    Excelente iniciativa, Thais. É importante que cada um reflita SEMPRE sobre o quanto dos nossos anseios vem de fora, de exigências e padrões sociais, e o quanto são genuínos. Em pleno 2014, uma moça publicou uma foto de seu corpo super malhado atrás de 3 filhos pequenos com a pergunta ‘qual a sua desculpa?’, e milhares de MULHERES acharam super normal… Então eu vou publicar meu cartão ponto junto com as dúzias de bons livros que li atrás de minhas filhas pequenas, outra vai publicar as dúzias de delícias que cozinhou, a outra as viagens que fez, o trabalho voluntário, as makes, e cadê a PESSOA e suas prioridades?? De uma vez por todas: nem todo mundo se importa com a forma de seu corpo, nem todo mundo que se importa quer ter a beleza padrão ocidental, nem todo mundo que queria ter essa beleza está disposta a gastar tempo, dinheiro ou energia com isso. PRI-O-RI-DA-DES.
    (E sempre corpos de mulheres, neam? Quando vamos conquistar a soberania sobre nossos corpos e nossa aparência? Antes era a virgindade, agora o peso eo visual! Sonho com o dia em que uma MULHER âncora de jornal use a mesma roupa por 1 ano e ninguém sequer perceba, como fez o jornalista HOMEM australiano…)
    Achei a chamada de atenção da guria muito boa. E aproveito para elogiar vcs outra vez: a proposta do blog de nadar contra a corrente ou a favor ou não nadar é MARA.

  • responder Rê Moraes 23/02/2015 às 10:52

    Acho que grande problema é quando a pessoa põe na cabeça que a aparência é a razão para TUDO na vida dar errado. Sabe quando a pessoa acha que tudo na vida dela acontece porque ela é gorda/magra, ou qualquer outra caracteristica fisica. A verdadeira realidade é que NÃO É. A pessoa poder ser linda maravilhosa, magra ainda sim a vida dela ser péssima. Fico muuito irritada nesse contexto onde as pessoas acham que porque ela é contra ou a favor de uma situação, td mundo tem q ser igual. Se eu acho que magra é bonito e vc acha q gordinha é bonito, pq raios vc acha q eu tenho que ser gordinha tb, ou a magra achar que a gordinha tem q ser magra? O fato de vc achar que uma coisa é certa, não a torna verdade no universo. Isso se aplica a muitos outros assuntos que eu particularmente acho muito mais importante do que sobrepeso, mas nem vou falar aqui pq é polêmica demais pra um post só..
    Como sempre diz meu marido: o problema não é vc ser gordo/magro, evangelico/ateu, negro/branco..o problema é quando vc é chato! E contra chatisse o remédio é bem mais dificil..

    BJs

  • responder Thais Franco Forte 23/02/2015 às 10:53

    Cansada destas pessoas que julgam por se sentirem diminuídas.
    Vou dividir minha situação pessoal.
    Eu sou magra, “relativamente magra”. 1,70 e 56kgs.
    Porém eu tenho problemas de celulite e flacidez.
    Me incomoda ser “relativamente magra” e ter a bunda cheia de crateras lunares; me incomoda ser “relativamente magra” e sentir pele dobrar na região da barriga quando eu me sento. Me incomoda ser “relativamente magra” e ter o quadril largo.
    É MEU DIREITO ME SENTIR INCOMODADA.
    Quando isso me incomoda, eu não estou querendo esfregar na cara de alguém acima do peso, que eu sou “relativamente magra”.
    A pessoa ao meu lado pode reclamar que esta 10 kilos acima do peso, mas eu não tenho o direito de dividir minha insatisfação pessoal também?? Ainda mais quando sou questionada do porquê eu malho, de porquê eu danço, de porquê eu restrinjo minha alimentação. Porque eu quero!!! Porque o corpo é meu, porque estou tentando diminuir aquilo que não me agrada.
    Quando eu digo que eu quero perder “2kgs”, não é em relação ou em comparação a ninguém, e sim a mim mesma! Não quero ser 2kgs mais magra que a menina que senta ao meu lado, quero ser 2 kgs mais magra que eu e mais ninguém. E eu não quero ser 2kgs mais magra para me encaixar no padrão x-y-z, e sim porque o corpo é meu e é meu direito gostar dele maior ou menor.
    Eu nunca julguei de maneira ruim , ninguém que esta acima do peso. Não é meu direito.
    Assim como não acho que ninguém tem o direito de me julgar ou se sentir agredido quando digo o que quero fazer do meu corpo, sendo ele “relativamente magro” ou não.
    Cuidem um pouco mais de si mesmas, ao invés de pensar que tudo o que os outros fazem é com o intuito de agredir direta ou diretamente a sua auto-estima.

  • responder Cinthya 23/02/2015 às 10:55

    Li o post todo e a grande maioria dos comentários. Entendo o lado da Cami, que enviou o comentário sobre o projeto da Thais e entendo o lado da Thais também. Acho muito saudável discutirmos isso aqui. Não acho que a Thais postou nada demais, ela não está 100% feliz com o corpo que está no momento, ela tem todo o direito de fazer dieta, fazer exercícios e com isso ser uma pessoa mais saudável e mais magra. E ela tem um projeto curto. Ela queria ficar mais magra pra ficar mais bonita (pros padrões dela mesma) no vestido de madrinha. Não vejo problema algum nisso. Fui madrinha de um casal de amigos MUITO queridos. Só que, antes do casamento eu ia pra Disney. Aí já viu né!? Acho que voltei um pouco mais gordinha sim e olha, isso não impactou a minha felicidade. Ok, vou aparecer mais gordinha nas fotos e olha, na boa, isso não importa pra mim. Seria mais bonito se estivesse mais magra, talvez sim, mas o importante é que eu fui testemunha da felicidade dos meus amigos. É para isso que estava lá.

    Beijos.

    PS: Eu ADORAVA o Coisas de Macho. Era divertido, era só pra ser engraçadinho. Não vejo nenhum problema em eles voltarem! #voltacoisasdemacho

  • responder Laís Ferracini 23/02/2015 às 11:19

    O importante é se sentir bem! Eu me sinto bem estando mais magrinha, mas se existem pessoas que se sentem melhor mais gordinhas(ou sendo gordinhas),ótimo!!

  • responder Veronica 23/02/2015 às 12:00

    Gurias, abram os olhos! Existe hoje a possibilidade de ‘sentir bem’ quando a realidade é outra? Uma mulher fora dos padrões de beleza é vista não como uma pessoa com um corpo gordo, e sim como uma relaxada, incompetente, fracassada, descontrolada. Uma mulher magra é vista como uma vencedora, disciplinada, com boa auto-estima. PURO preconceito, que leva à discriminação, gordofobia, falta de respeito, diminuição de oportunidades profissionais! QUE RAIVAAAA!

  • responder Lívia 23/02/2015 às 12:21

    Parabéns, Thais e parabéns à Cami por expor a opinião dela por aqui.
    Não vejo problemas em buscar o que nos deixa feliz mas vejo problemas em adjetivar erroneamente as pessoas sem nem saber de nada sobre elas… suas historias, suas dificuldades, enfim.
    Parabéns por abrir esse espaço no blog, meninas.

  • responder Dayse 23/02/2015 às 12:24

    Confesso que eu nem leio os posts do Operação Madrinha, não por você, mas porque tenho #preguicinha dessa busca infinita que nós mulheres temos sobre o corpo ideal.
    Ando lendo muito o site LUGAR DE MULHER (www.lugardemulher.com.br) e aos poucos vou colocando que a mulher não é um objeto de contemplação alheia e, portanto, não deve estar sempre arrumada/magra/simpática. Quantas vezes a gente não cai na cilada de dizer: “Ai, fulana descuidou depois que virou mãe/casou/divorciou.” E daí que ela descuidou? O corpo dela não foi feito para agradar os outros, mas sim… para VIVER! Ela vive, só isso.

  • responder Marina Torres 23/02/2015 às 13:01

    Meninas, o Coisas de Diva é um blog que trata assuntos relacionados a beleza então é natural que em algum momento acabe reproduzindo padrões da sociedade que vivemos. O padrão de beleza da mulher é cruel? Claro que sim. A Thais e a Sabrina principalmente já se exporam diversas vezes aqui inclusive para revelar seus medos e inseguranças em relação aos seus próprios corpos.
    A discussão é pertinente mas precisamos manter um foco, aqui não é um site feminista, machista ou que pretende reforçar padrões.
    Devemos ler e ter nossas próprias opniões sobre absolutamente tudo que lemos.
    Mas se não gostou ou não concorda bola pra frente. #cansadademimimi

  • responder Cristina Gomes 23/02/2015 às 14:22

    O problema desse tipo de assunto é que acaba atingindo pessoas que possuem alguma dificuldade e também que podem ter sofrido com isso já.
    No meu caso, quando não concordo com a opinião ou quando o assunto não me interessa, eu nem paro para ler, como foi essa série de posts. Esse particularmente me interessou po causa do título: reflexão.
    Nem todo mundo gosta de tudo… Continue com sua meta!
    Bjs

  • responder Karina Ayres 23/02/2015 às 15:38

    Por essas e outras eu sou apaixonada por esse blog, vocês sempre tratam de tudo. Trazer o comentário da colega/leitora para um post e fazer sua reflexão quanto a isso é muito importante para várias outras que sentiram da mesma forma. Continuo te dando toda a força, cada um com suas “neuras”, e respeitando a dos outros, tudo fica bom!

  • responder Marina G. 23/02/2015 às 16:29

    Não vi problemas no Projeto Madrinha de Casamento da Thais. A Thais compartilhou uma meta que envolve não só emagrecer, mas também adquirir hábitos de vida mais saudáveis, incluindo alimentação e exercícios físicos, e também suas vitórias e frustrações durante o projeto. Acho que hábitos saudáveis devem fazer parte da vida de todos, seja de quem quer emagrecer, seja de quem está feliz com o seu peso. Não achei que foi uma imposição de magreza, até porque a Thais mesmo disse em seu relato que ganhou muitos quilos em pouco tempo por comer bobagens e ela tem todo o direito de querer voltar ao corpo que tinha antes!

  • responder Fernanda Penido 23/02/2015 às 18:41

    Eu também não vi problema nenhum no projeto madrinha de casamento da Thais! Do contrário, até me serviu de inspiração! Não tenho que emagrecer para entrar em um vestido de festa, mas meu colesterol está bem alto e, então, era isso: ou entrava numa rotina saudável ou remédio para o resto da vida! Como já tomei o remédio e sei quão mal me sinto, escolhi a outra opção e naquele momento de mudança de estilo de vida, achei que ler o que a Thais compartilhava seria como trocar ideias com uma amiga! Acho que não dá para agradar todo mundo e não penso que a intenção da Thais foi ofender ninguém, mas eventualmente acontece… Li uma entrevista da vlogueira Michelle Phan e achei bem curioso algo que ela falou: “se vc fizer um vídeo salvando um gato de uma árvore, alguns irão dizer que o gato tinha o direito de morrer!” 😉

  • responder Gabriela Ronchi Salomon 23/02/2015 às 19:12

    Bom, primeiramente parabéns à Thais pelo posicionamento e também à Cami por falar a sua opinião e por contar um resumo do que ocorreu com ela nos comentários.
    Ao meu ver, como leitora assídua do CDD, vi que ao postar o projeto de madrinha de casamento seria um incentivo a própria pessoa, Thais, e compartilhar isso com as leitoras. A pessoa tem que ser feliz do jeito que ela quer, usando tal roupa, ou com tal cabelo e etc.
    Thais e meninas, parabéns pelo espaço que proporcionam a nós leitoras e pela reflexão sobre o assunto.

  • responder Wagna 23/02/2015 às 21:27

    Gostei do post,da sua iniciativa de mostrar suas vontades/desejos/sonhos através do seu projeto e mais ainda do seu respeito pelas leitoras que expressão suas opiniões sejam boas ou não. Mas acredito mesmo que a liberdade está em expressarmos e mostrarmos nossos desejos/vontades/sonhos e não sermos rotulados por isso, é poder sentir-se insatisfeito com o corpo ou fisionomia e procurar melhorar. Não acredito que isso seja “padrão imposto pela sociedade”. Estou acima do peso que seria saudável para mim, acima do peso que esteticamente as roupas cairiam melhor e procuro melhorar isso, qual o problema? Não entendo que isso : um desejo, um sonho pessoal e expressá-lo publicamente seja uma ofensa a quem quer que seja. Vamos ser felizes, ser autênticas, autodomínio sem se incomodar, sem se espelhar ou se sentir influenciada pelos desejos e ou vontades dos outros!! Bjs.

  • responder Wagna 23/02/2015 às 21:29

    Gostei do post,da sua iniciativa de mostrar suas vontades/desejos/sonhos através do seu projeto e mais ainda do seu respeito pelas leitoras que expressam suas opiniões sejam boas ou não. Mas acredito mesmo que a liberdade está em expressarmos e mostrarmos nossos desejos/vontades/sonhos e não sermos rotulados por isso, é poder sentir-se insatisfeito com o corpo ou fisionomia e procurar melhorar. Não acredito que isso seja “padrão imposto pela sociedade”. Estou acima do peso que seria saudável para mim, acima do peso que esteticamente as roupas cairiam melhor e procuro melhorar isso, qual o problema? Não entendo que isso : um desejo, um sonho pessoal e expressá-lo publicamente seja uma ofensa a quem quer que seja. Vamos ser felizes, ser autênticas, autodomínio sem se incomodar, sem se espelhar ou se sentir influenciada pelos desejos e ou vontades dos outros!! Bjs.

  • responder Sarah Yasmin 25/02/2015 às 05:15

    Independente de opiniões pessoais, achei bem válida a discussão. Fico feliz em ver esse tipo de tema sendo tratado no blog. 🙂

  • responder Rejane 25/02/2015 às 07:19

    Primeiro, meninas, parabéns pelo ótimo trabalho que fazem! Segundo, sobre essa discussão: sou contra qualquer tipo de estereótipo que, convenhamos, são as empresas do mundo da beleza (amo esses tipos de produtos, não nego) que criam isso e a sociedade leva adiante por estar com o psicológico cada vez mais contaminado de informações erradas. Por isso, uma opinião apenas sobre si pode ser tão mal interpretada. Sempre fui magrinha e nem por isso vivo a felicidade plena do meu estado físico, pois em qualquer lugar que eu estivesse sempre houveram pessoas (sim, no plural) que tirassem sarro disso. “Por que ser tão magra assim?”, “Por que ser saudável assim?”, “Aff, parece até que não come”, “Vai virar uma bola se comer essa azeitona”, entre muitas outras coisas. Acho que antes de mais nada, independente de sua condição física, é não se intrometer na vida alheia por não conhecer os motivos que levaram a pessoa isso. E outra, se você está incomodado com o que vê e lê, então evite. O marketing das empresas está aí para te dizer como você deve viver e cabe só à você, leitora, se valorizar pelo que é e fazer a triagem do que realmente é necessário na sua vida. Nada disso depende dos outros. Por isso, Thais, acho que você não deve desculpas a ninguém, pois você não tem culpa do que esse mercado faz há anos com o psicológico das pessoas.

  • responder Belis 25/02/2015 às 16:02

    Parece que tu só pode ser aceitável se apenas se conformar como está e deu! Gente….magra, gorda, atlética…cada um é o que quiser e o que se sentir bem! Agora pq A Thais quis emagrecer e ser saudável está ‘impondo um padrão que a sociedade nos enfia goela abaixo’?…..olha esse mundo é redondo mas ta ficando muito CHATO!

  • responder simone ferreira 01/03/2015 às 13:41

    olá thais! rs.
    ja acompanho esse blog a um ano mais ou menos, mais nunca comentei por achar “disnecessario”
    quer saber? estou igual a camila nogueira!
    exaustaaaa de padrões! chega! sou gordinha, sim, to nem ae pra opinião dos outros. minha familia, principalmente meus pais falam que estou gordinha,
    tem q emagrecer, comer pouco etc, eu nem ligo.

  • responder Michele Bdz 03/03/2015 às 15:19

    Então: concordo com a Cami e concordo com vc…
    Sabe porque?!
    Eu acho q a gente tem q ficar feliz consigo mesmo.
    Se é com sobrepeso ou um pouco mais gordinha (que é meu caso), eu acho que em primeiro lugar a gente tem q se amar!!!
    Eu estou procurando emagrecer pq quero muito correr, e para não prejudicar as articulações a consequência será emagrecer, mas não o objetivo principal.

    É essa coisa de ter o poder de expressar Thais, isso acaba deixando a gente mais vulnerável com as palavras…
    Não acho q vc agiu mal.. tanto que tava fazendo minha “Operação Sem Freio” pra poder começar a treinar corrida…

  • responder simone ferreirasimone ferreira 08/03/2015 às 10:48

    a! só pra acrescentar&a, se depender do meu ponto de vista..acho q a thais não deveria ter se preocupado tanto com os comentarios das leitoras a cima.
    e se eu ja falei ali em cima q.estou exausta de padrões e todo blablabla, signfica q o lema do blog ta servindo pra mim né? sem generalizar! mais
    vamos lá&a thais só quer ser saudavel gente! agora quer dizer q tem problema ela dizer q quer emagrecer e outras loucas aparecem dizendo q “isso
    não agrada a minha pessoa e vc tem q parar pq eu não quero e vc ta sendo influenciada por padrões.afffffffffffffff! deixa a mulher ser feliz!
    sobre “eu dice “umas loucas aparecem” sei q tô seguindo melhor, eu segui a linha “sou assim e não vou mudar por causa de blablabla”,são nada a ver.

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB