Cosméticos

De quantos cosméticos você precisa?

24/10/2014

Esses dias estava no shopping e ouvi sem querer uma menina dizer pra amiga: “Preciso de uma base nova, a minha tá nas últimas. E o pó, então, já se foi há muito tempo”. Na hora me bateu a maior saudade de quando era assim pra mim também. Dinheirinho contado para comprar de novo aquele produto infalível de que eu tanto gostava ou então para experimentar uma novidade sobre a qual todo mundo estava falando.

Hoje não é assim porque o Coisas de Diva entrou na minha vida. Toda semana, recebemos uma quantidade bem grande de cosméticos para testar e mostrar por aqui – o que, como vocês sabem, não interfere em nada na nossa opinião sobre eles. Confesso pra vocês que tenho comprado cada vez menos coisas por conta disso. É claro que faz parte do nosso trabalho ligar o radar e ficar de olho nas novidades, mas com tantos produtos legais para usar não sinto essa necessidade. O que não quer dizer que, de vez em quando, eu não compre nada também!

A coleção de maquiagens da Temptalia em 2012. Será que ela usa tudo isso ou precisa guardar para poder comparar com outros lançamentos?

A verdade é que o trabalho de quem tem blog é bem diferente do que vive uma mulher “normal”, como eu mesma era há alguns anos. Lembro que ficava absolutamente deslumbrada com a quantidade de cosméticos que as blogueiras tinham – e achava que compravam tudo aquilo, por não entender a dinâmica por trás desse universo. Pensava comigo que precisava de mais e mais, afinal, queria ter opções e via que era possível brincar com tudo aquilo ao mesmo tempo. Hoje vejo que não é bem assim.

Quando vamos experimentar um produto, ficamos um bom tempo verificando seus prós e contras para falar pra vocês depois como foi essa experiência. Depois da resenha, eu costumo continuar usando as coisas até acabarem, para só então abrir um novo frasco e recomeçar o ciclo – a não ser que realmente aquilo não tenha funcionado para mim! Às vezes me sinto até meio mal por ver tanta coisa se acumulando ali, na fila das resenhas, na minha penteadeira e no meu banheiro. É por isso que faço o máximo para partilhar o que tenho com os outros também!

Tour pela penteadeira da Sá, que também passa bastante coisa pra frente quando para de usar!

Chegou um momento em que percebi que não precisava daquela coleção toda de esmaltes se toda vez que ia na manicure esquecia o vidrinho que queria usar. E assim foi para o restante também. Comecei periodicamente a fazer uma limpa nos meus cosméticos, doando pra quem realmente vai usá-los. Os novos, como vocês sabem, a gente está vendendo no nosso bazar do Enjoei, com renda revertida para a Santa Casa de Curitiba (e que ganhou novos itens hoje). Os usados viram a alegria das mulheres da minha família e das minhas amigas! Vocês precisam ver a felicidade da moça que trabalha aqui em casa depois que eu dei pra ela um batom pink que usava um monte, mas que depois foi “substituído” por outro com uma qualidade melhor. É tão gostoso saber que ele não vai ficar mais parado, sem uso!

Não sei se fui mudando ao longo dos anos, mas hoje penso que quem não trabalha com cosméticos não precisa de tanta coisa. Os poucos e bons são infinitamente melhores que uma pilha de itens mais ou menos, podem acreditar! É por isso que a gente se esmera tanto em conhecer produtos novos, estudá-los e depois mostrá-los por aqui. Justamente para que vocês tenham uma opinião verdadeira sobre eles, para que possam comprar de forma consciente. Caros ou baratinhos, todos entram por aqui. Quem define o custo/benefício são vocês, no fim das contas!

Todas essas historinhas que contei são para que, de alguma forma, a gente reveja nossa forma de consumir. Comprar é bom (e quem sou eu pra negar!), mas comprar de um jeito certeiro é melhor ainda. Entre acertos e erros, a gente vai encontrando nosso caminho. Porque, no fim, cada uma sabe o que é importante para si e o que faz com o que tem, não é?

você pode gostar também destes posts

99 comentários

  • responder Franciele 24/10/2014 às 13:57

    Adorei a sinceridade!
    Por essas e outras que sou leitora assídua do blog!
    Bjão

  • responder Fiama 24/10/2014 às 14:06

    Adorei o post, Thais. Muitas blogueiras passam a impressão de que você TEM QUE TER todos os produtos que elas testam e fazem resenha, e algumas pessoas são bem influenciáveis, acabam se deixando levar sem motivos. Obrigada pela iniciativa!

  • responder Nara 24/10/2014 às 14:09

    Amei o post Thais. Concordo com tudo que vc falou. Até mesmo porque prefiro ter poucos e bons, do que um monte de coisa ruim. Claro que queria ter umas duas bases a mais… mas, maquiagem ñ é uma coisa barata.
    Antes de comprar algum produto sempre venho aqui e pesquiso. Pode ser caro ou barato, pesquiso sempre!
    Um exemplo de produtinhos baratinho que comprei por último e que vc falou que amou foi o lápis colossal da maybelline. Ele é bom demais!!!!
    Bom final de semana para vcs!
    Bjo

  • responder Fernanda Viana 24/10/2014 às 14:16

    Sá, vc é uma fofa…passa uma energia muito boa, calma…
    Vi que vc gosta muito da base da YSL vai ser minha próxima! Mas antes, vou esperar acabar as minhas hahaha. Beijão!

    • responder Sylvia Aline Peinado 27/10/2014 às 09:53

      foi a Thaís que escreveu

  • responder Bruna 24/10/2014 às 14:32

    Adorei o post. É sempre bom ter esse tipo de esclarecimento principalmente no mundo dos blogs de hoje, que pode levar a gente a consumir muito mais do que precisa. Um blog que tem esse posicionamento é muito mais real e pé no chão. Não pensa somente no seu próprio lucro, mas também no bem estar das suas leitoras. É por isso que amo o cdd 🙂

  • responder Juliana Macedo 24/10/2014 às 14:35

    Excelente post,Thais! Essa conscientização de consumo é fundamental na minha opinião. Desfaz a nossa sensação de que quanto mais,melhor. Eu tenho uma base que ficou meio clara e escureço um pouquinho com um pós bronzeador,um blush,um rímel e por aí vai! Não me sinto mal por isso e tenho minhas necessidades atendidas!

  • responder Mariana 24/10/2014 às 14:35

    E é por essas e outras que esse blog é um dos meus preferidos e mais confiáveis! Adorei sua postura! 😀

  • responder CARLA 24/10/2014 às 14:41

    Muito legal a sua reflexão!!! E é assim que funciona mesmo!! Acho q vcs poderiam fazer desapegos aqui no blog para suas leitoras! Bjão e parabéns pelo blog!!! Adoro!!!

  • responder Jade 24/10/2014 às 14:42

    Adorei o post, Thaís. Sempre me dá aflição essa necessidade que muita gente tem de consumir por consumir e muitos blogs passam a ideia de que isso é normal, que os leitores precisam ter os produtos resenhados. Sei que muita gente se deixa levar por embalagens bonitas (eu inclusive haha), mas acho saudável parar antes pra pensar se aquilo é necessário, se vou realmente usar, e cada vez mais tenho feito isso e consumido só o que preciso. E agradeço especialmente a vocês, pela sinceridade e honestidade em todas as resenhas, que nos ajudam muito a comprar conscientemente. Hoje, todas minhas makes cabem em uma caixa com dois palmos de altura que meu namorado fez <3

  • responder Keka 24/10/2014 às 15:25

    Também lembro o tempo que eu tinha uma base, um rimel, usava até ficar seco, raspava o finalzinho das coisas, hoje graças a Deus tenho bastante, mas às vezes acho que tenho demais…
    Tenho muitas makes e produtos de beleza (cremes de rosto, para cabelo, etc) porque sou revendedora também, mas ainda assim acho que tenho muito e todo esse ano de 2014 reduzi bastante o consumo… Ainda fiz doações também para pessoas que adoraram ganhar esmaltes e maquiagens!

    Muitas maquiagens estou usando até acabar.. Isso mesmo, acabando até com um blush que eu pensava ser infinito. E sombra? Alguém aí já acabou com cores de sombras? Eu tô acabando. É muito bom ver o meu dinheiro suado sendo bem usado! Eu amo o CDD! Parabéns pela sinceridade!

    • responder Thais Marques 27/10/2014 às 14:32

      Eu nunca terminei nenhuma, sempre vencem antes! 🙁 Que show, Keka!

  • responder Raissa Bellei Folador 24/10/2014 às 15:50

    Por esses e outros motivos que é uma delícia seguir o CDD <3
    Normalmente não compro sem a opinião de vcs rsrs *-*

  • responder Isabele 24/10/2014 às 15:50

    Palmas para a sinceridade de vocês! É MUITO bom ver posts assim, que conscientizam as pessoas, pois muitas vezes nos deixamos levar pelas marcas, embalagens e cores… Foi como eu disse em um post da Marina sobre um batom da Nars, as pessoas tem que viver conforme a realidade, analisar realmente o que é necessário… Por exemplo, muitas vezes já temos 2541 batons vermelhos, ai vem uma marca famosa e lança mais um que é praticamente igual à todos que já temos, mas pela ‘emoção’ acabamos comprando… Eu vivo me policiando em relação a isso. Antes eu queria TUUUUDO, fazia listas infinitas… Hoje penso muito bem se vale ou não a pena, se eu preciso, se eu não tenho algo igual, se eu não poderia gastar este dinheiro com coisas mais importantes, se vai combinar comigo, pesquiso em vários blogs… passa até meses pra eu comprar algum item. E graças a vocês isso é possível!Nesse mundo de blogs tem muita gente que só quer lucrar,mas tem muita gente honesta que faz com que seu trabalho ajude de alguma forma as pessoas!
    Beijos, meninas!

  • responder Tatiana 24/10/2014 às 16:24

    Concordo plenamente, teve um tempo que queria tudo mas depois vi que batons duram uma eternidade e se eu comprar vários de uma vez vão vencer, que corretivo rende muito e por aí vai.

  • responder Veronica 24/10/2014 às 16:37

    Excelentes, necessárias, urgentes tuas reflexões! Adoro blogs como o de vocês e acho que o papel das resenhas é justamente o contrário de induzir ao consumismo: se eu analiso e leio opiniões antes de comprar, eu me torno mais seletiva e compro exatamente o que eu preciso. Vcs são ecológicas, beibis! E gurias, vamos pensar no processo envolvido na fabricação dos produtos e maneirar, né?? Mesmo maquiagem – é uma ilusão ter 567 cores de sombra, por ex., se apenas algumas combinam com nosso tom/subtom de pele e com nosso estilo… Um beijo enorme e grato!

  • responder Izabel 24/10/2014 às 16:42

    O chato é quando a gente compra um produto que tava querendo muito e quando vai usar descobre que não serviu pra vc ou que não era essa coisa toda. Por isso, agora antes de comprar alguma coisa procuro por resenhas nos blogs, não só o CDD, outros blogs confiáveis tb, afinal, não dá pra jogar fora toda hora nosso suado dinheirinho. Por outro lado, tão bom quando a gente compra um produto baratinho, sem expectativa e o danado é bom que só. Foi o que aconteceu comigo no caso do bb cream Lóreal. E recentemente comprei um Pincel kabuki da Macrilan, gente, foi 16.40, mas me surpreendi como é bom, fiquei super feliz. Aliás, fica a dica pra quem sabe vcs resenharem pincéis da Macrilan, rsrs. Bjs

  • responder Fernanda Gabriela 24/10/2014 às 16:50

    Palmas para esse post!
    Thais, também tenho saudade do tempo em que eu tinha 1 sombra branca, 1 pó, 1 blush e 1 batom nude. E eu usava tudo até o finzinho e depois comprava o MESMO produto de novo! rsrsrsrs Sinto saudade pq fico aflita qd olho aquele batom vinho não está sendo tão usado, aquele blush – daquela – coleção limitada da MAC que tá enconstado, quando tenho 4 pós abertos e todos idênticos e etc. Sei que minha renda aumentou muito, afinal eu estudei, me formei, arrumei trabalho, então posso gastar mais do que naquele tempo de 1 frasquinho, mas precisamos mesmo parar para refletir antes de comprar um novo item por puro impulso. Acho que essas compras são mais por puro mimo e para melhorar nossa auto estima que necessidades, o que não é errado. O que não é certo é depender disso para ser feliz. Estou numa fase de me apaixonar pelas coisas que eu já tenho e beeem feliz. AMEM! kkkk
    Linda vc! Por fora e por dentro! #amomuitocdd

  • responder Inês 24/10/2014 às 16:51

    OMG, tem como não amar esse blog??? Amo as resenhas sinceras do CDD, pq ajudam as leitoras a consumir conscientemente. Ja perdi a conta das vezes em que, ao me decidir sobre a compra de um produto, corri para o Google pra fuçar a opinião de vcs.
    Esse post na verdade só sintetiza algo q ja vejo aqui há mt tempo: a idéia de que nao precisamos ter uma mini sephora em casa. Parabéns, meninas!!!

  • responder Carol 24/10/2014 às 17:03

    Eu discordo desse post TOTALMENTE. Não sei não, dar um batom velho para a faxineira não é bem uma boa ação… E se eu quiser ter 500.000 cosméticos porque gosto de novidades, terei. Ponto.

    • responder Thais Marques 24/10/2014 às 17:21

      Em primeiro lugar, a moça que trabalha aqui em casa ganha levas e levas de cosméticos. Já presenteei a família inteira dela, inclusive a filha, que é cabeleireira, com produtos. E quando digo isso, não é para me gabar – até porque dou presentes assim para todo mundo! É justamente pra gente repensar a quantidade de coisas que tem, a necessidade de tudo isso. E, como eu disse no final do post, cada uma sabe o que faz com seu próprio dinheiro, não é verdade? Não estou aqui para julgar ninguém, apenas para expor meu pensamento. E pode ter 500.000 cosméticos sim, seja feliz e tente usar cada um deles, ok? Beijo!

    • responder Gili 24/10/2014 às 17:25

      Que bom que você entendeu direitinho o objetivo do post, Carol! Espero que tenha lido até a última frase: “Porque, no fim, cada uma sabe o que é importante para si e o que faz com o que tem, não é?”. A interpretação de texto mandou um beijão! 😉

    • responder Carol 24/10/2014 às 18:37

      Olá Thais, mil desculpas! Minha intenção não foi brigar, mas puramente expressar minha opinião contrária à sua. Não precisa falar do que você já fez pela moça que trabalha na sua casa, eu não quis dizer que ela é maltratada por você, não quis te ofender. Que bom que você dá presentes pra todo mundo, não sei se isso é uma virtude mas seguramente não é um defeito, já que tenho certeza de que é com boa intenção. No demais, mil desculpas novamente, não quis te ofender.

      • responder Thais Marques 27/10/2014 às 14:18

        Tudo bem, Carol. É que na internet a gente nunca sabe o tom da pessoa, né? Quando li, achei que você foi um tanto dura. Mas fique tranquila porque respeito a opinião de cada um. Acho que todos têm o direito de pensar e fazer o que quiserem, inclusive com o seu próprio dinheiro! 😉

    • responder Raíssa 24/10/2014 às 19:37

      Infelizmente é difícil escapar do consumismo em blogs de beleza, acho que é meio inevitável ficar com vontade de ter mais coisa que você precisa quando se lê sobre produtos novos todo dia. Fora que acho que o parâmetro muda: quando você vê coleção de blogueiro, a quantidade de coisa é muito maior do que na casa de qualquer uma das suas amigas, aí parece que é normal ter 20 batons vermelhos ligeiramente diferentes. Eu mesma saí comprando um monte de coisa logo que comecei a ver sobre isso na internet e ter coleção grande não me fez mais feliz, não, pelo contrário, ficava angustiada de ter acumulado tanta coisa e saber que ia vencer sem eu usar até o final.
      Outra coisa que me incomoda um pouco – e aí não tem nada a ver com blogs em si, mas comigo – é que às vezes eu acho que o tempo que eu passo me preocupando em saber qual é o melhor batom, qual é a melhor marca disso e daquilo é desperdiçado por uma questão de custo-oportunidade. O que seria mais produtivo e me deixaria mais realizada: ter estudado outras coisas, investido na minha formação e gastado dinheiro com um cosmético meia boca, ou ter passado uma tarde inteira descobrindo que aquela base baratinha é dupe de uma mais cara e é ótima? Eu sei que nem todo mundo que lê blogs gasta tanto tempo com isso, mas enfim, é um vício meu e eu vejo que outras amigas fazem a mesma coisa. Às vezes eu chamo de lazer, quando quero ser condescendente comigo mesma, mas no fundo eu sei que está mais para obsessão e que vai ser difícil cortar esse comportamento definitivamente (mesmo porque eu acho que eu acabei criando laços “afetivos” com alguns blogs, principalmente com o CDD).
      Mesmo assim, eu lembro de a Sá comentando em um vídeo uma vez que esta questão de estimular o consumismo era preocupante, mas que não sabia muito o que fazer – e é bom ver que vocês se importam, porque a maioria das blogueiras não tá nem aí. Lembro também de um post que era uma espécie de guia de compras que você fez, que tinha umas dicas bem interessantes sobre evitar comprar por impulso. Acho que o caminho é esse mesmo, Thais.
      Enfim, talvez eu tenha dado a impressão de criticar o CDD por um problema particular meu, mas não é isso, não, é só um desabafo.

    • responder Raíssa 24/10/2014 às 19:39

      Epa, cliquei no “responder” sem querer, esse post gigante não foi para ninguém em especial.

    • responder Débora 24/10/2014 às 22:36

      Raissa – essa de perder o tempo – relaxa, todo mundo já fez isso e na hora foi super divertido!! Acho que este monte de coisa, as pesquisas… todas passamos por isso – e se não estou enganada o próximo passo é no futuro comprar bem menos e coisas com muito mais qualidade!

  • responder Gili 24/10/2014 às 17:26

    Thais, ótimo post! É sempre bom, de tempos em tempos, a gente se ligar no exagero de consumo e na real necessidade de comprar certos itens, ainda mais nesse maravilhoso mundo da beleza, que sempre é cheio de “tentações”! Hehehe! Beijo!

  • responder Letícia N. 24/10/2014 às 18:01

    Thais, super concordo com o post!
    Estou na faixa dos 20 anos, comecei a trabalhar há uns – poucos – anos e ter meu próprio dinheiro pra gastar. Assumo que tenho mais batons do que “deveria”, mas procuro pesquisar (no CDD e outras plataformas), testar na loja e pensar bem antes de comprar outros itens de maquiagem (como base, pós e blushes, por exemplo).
    Acredito que seja muito mais consciente e vantajoso financeiramente comprar apenas um produto bom – não em questão de preço, mas de qualidade – do que “rasgar” dinheiro com mil produtos abertos.

    • responder Thais Marques 27/10/2014 às 14:21

      Com certeza, Letícia! E que bom que mesmo tão novinha você já esteja com essa consciência! 🙂

  • responder Gisele 24/10/2014 às 18:03

    Ha uns dias atras fazendo uma limpa nas makes que tenho percebi que os itens mais usadinhos se repetiam, sombra em tons neutros e dourados;blushses terracota/ alaranjados e base liquida. Notei que tinha varias coisas ja vencidas e varias coisas iguais. Me senti mal, quanto dinheiro gasto a toa , quanta coisa eu poderia ter feito com esse dinheiro!( com os itens iguais e alguns ja vencidos )
    E quanto mais coisa a gente tem menos a gente usa. Agora sou a favor dos poucos e bons.
    Parabéns pelo texto, Thais.

  • responder elainefontes 24/10/2014 às 18:18

    que texto maravilhoso. estava me perguntando isso esses dias . Sempre que entro em uma loja tenho uma DR daquelas comigo mesma, será necessário tanto cosméticos? Agora estou mais comedida só compro quando acaba .bjs

  • responder Michelly Gaieski 24/10/2014 às 18:30

    Oi meninas tudo bem?!?
    Bom preciso começar com aquele clichê (pq é verdade) de que eu adorooo o blog de vocês… Não sou de comentar mas entro sempre e me sinto em casa hahahhaha e na minha imaginação nós somos super amigas ok?! kkkkkk
    Bom esse post veio bem a calhar com uma ajudinha que estou precisando e se puderem me responder ficaria eternamente grata.
    Mês que vem estou indo para NYC e é claro que to piradaaaaaaaa em tudo que vou poder comprar la por um precinho bem digno… (ta me tirando o sono isso) hahahahah
    E se deixar vou fazer a doidaaa e comprar tudooo, só que bem como foi falado no post não tem essa necessidade né??? Claro que quero aproveitar pra comprar coisas diferentes e baratas, mas não quero coisas desnecessárias que vou acabar não usando sabe… Sombra e batom não são coisas que piram a minha cabeça porque acabo usando sempre as mesmas cores que acredito combinarem mais comigo e meu tom de pele, mas queria comprar base, pó, primer, corretivo e rimel então gostaria de algumas dicas, de indicações… Sei que talvez seja um pouco dificil pq cada uma tem suas preferências, cada produto se adequa mais a tal tipo de pele, mas sempre tem aquele coringão que todo mundo curte né? Portanto se puderem me ajudar com estas dicas ficaria muito feliz!
    Beijos e muito sucesso

  • responder Taci 24/10/2014 às 18:51

    Parabéns pelo texto, Thais! Concordo totalmente com o post, e fico feliz que vocês tenham esse posicionamento consciente e o transmitam a suas leitoras. Subiram ainda mais no meu conceito! 😉

  • responder Fernanda 24/10/2014 às 20:14

    Muito bom o texto Thaís
    Já joguei muita maquiagem vencida, por ter excessos, ou seja foi dinheiro jogado fora, sendo que poderia ter comprado algo que realmente usaria até o fim. Mas tenho um sério problema, sou uma pessoa muito curiosa adoro testar coisas novas e o pior nunca consigo usar até o fim =/

  • responder Gi Henning 24/10/2014 às 20:16

    Palmas para o Blog. Que texto bacana de ler… Leio CDD tds os dias des que li uma resenha da Marina em 2010, estava desempregada na época e não podia gastar sem pesquisar aqui antes… Eu tenho o estilo de roupa da Thais, a pele oleosa como o da Sabrina e o cabelo fino e loiro como a Marina kkkkk
    Hj tenho um bom salário mesmo assim não saio comprando td, uso até o final e troco/compro pouco mas com qldd. Bjs pra tds!!!

  • responder Alinne reis 24/10/2014 às 21:07

    Sou a louca do batom, vivo comprando. Também tenho algumas máscaras de cílios e alguns corretivos pq nunca to satisfeita com o resultado e sempre que parece um novo eu quero testar para ver se encontro o corretivo perfeito. Sombra não uso muito, tenho a sensação que tô arrumada demais quando uso, então acabo usando só delineador e máscara. De vez em quando rola um esfumado preto ou azul, mas é bem difícil.

    Claro que compro por impulso às vezes, os blogs influenciam na minha decisão. Já decepcionou tb, pq funcionou pra blogueira, mas não tive a mesma impressão. Acontece!

    De tempos em tempos faço uma arrumação e acabo encontrando algumas coisas que não tô usando e nem irei usar aí acabo dando pras minhas irmãs e minha mãe.

    Tenho 6 corretivos, 5 bases e umas 6 máscaras.Batom nem vou contar, rs.
    Nunca dá pra usar um corretivo só, acabo fazendo misturas pra ficar bom.Estou querendo muito o Creamy da Nars, vou experimentar na Sephora. Experimentei os da MAC e o que mais gostei o foi o Studio finish, mas tenho problema com ele pq o nw 20 fica claro e o nw 25 fica escuro. De todos que já tive eu gosto mesmo é do da Tracta. Ele sempre ganha dos outros. A base mais cara é uma da Chane,l a Vitalumière Acqua, cheirosinha delicia e levinha e a que mais gosto na vida é a Skin Perfection da Eudora, já estou na 3ª, cobre bem e deixa a pele bem bonita. Tenho usando muito o BB Cream da Loreal.

    É isso, acho que compro um pouco mais do que devia, mas não é preocupante. Uso tudo até o fim e e o que nao uso eu dou.

    • responder Débora 24/10/2014 às 22:43

      AHhhh o post é de economia e eu vou te dar uma dica de gastar.. já usou o creme da la roche pra olheiras?? As minhas são punks e só o corretivo da Kryolan (carissimo)que funcionava e usei o tal do creme ( custa uns $100 – mas dura muito mesmo, vários meses).. sabe qdo o roxo do machucado vai esverdeando e depois amarelando? Isso que aconteceu com minhas olheiras – era como se eu tivesse um ematima que foi clareando e hj consigo sair só com uma base de cobertura média se eu não quiser corretivo…

  • responder Thaís 24/10/2014 às 21:31

    Como sempre no CDD, ótimo post! Adoro maquiagem, sei da maioria dos lançamentos, conheço vários produtos, às vezes só pela embalagem. Acesso o blog todo dia, além de outros que acompanho.
    Mas consigo ser feliz com um bb cream (aquisição recente, um tempo depois do frenesi, quando já era a vez dos CCs, DDs…), uma base, um primer, dois corretivos (um cor de pele e um verde), três máscaras (preta, marrom e incolor), dois pós (um com e um sem fps), alguns batons, alguns blushes, alguns lápis e um tanto razoável de sombra. (Para digitar ainda parece muito kkk)
    E uma das coisas que mais me ajudou a me conter nas compras de cosméticos foi passar a usar produtos de marcas que não testam em animais. Com isso, mais da metade dos produtos que vejo, não compro. Já os que são de marcas “liberadas” para mim, eu penso e pesquiso um tanto de vezes até me convencer de que vale a pena comprar.
    Com isso, cada compra é especial e cada produto que compro, “namoro” tanto que não tem como esquecer na gaveta sem usar.
    E ver cosméticos continua sendo um prazer pra mim, ainda que eu não fique louca com o “tenho que ter” com cada um deles.
    Bom, é isso. Adoro o blog e estou por aqui todo dia. Beijos

  • responder Angela 24/10/2014 às 22:00

    Achei muito legal este post…..sou praticante desta “arte”. Foi até interessante, que eu estava arrumando pinceis repetidos pra presentear as amigas. De roupa a sapatos, maquiagem, batons: eu sempre pergunto antes pra pessoa se ela se importa em receber.
    Tenho uma amiga que fui separando esmaltes que não usava, e ela ganhou 108 esmaltes numa tacada só!!!!
    E já ganhei também coisas assim de outras amigas!!
    Beijo

    • responder Sylvia Aline Peinado 27/10/2014 às 09:57

      eu também sempre faço isso, não fico acumulando coisas em casa

    • responder Thais Marques 27/10/2014 às 14:15

      Perfeito, Angela! Esse é o canal! 🙂

  • responder Luciana 24/10/2014 às 22:27

    Existe uma frase que exemplifica bem essa questão: não confunda qualidade de vida com nível de consumo.
    Há alguns anos dei uma surtada. Quando percebi estava com tudo demais. Batons demais. Bases demais. Corretivos demais. Quando me dei conta, parei. Há mais de um ano não compro um batom que seja. E pretendo continuar assim até realmente precisar de algo. Meu coração pode até balançar por um produto ou outro, a curiosidade pode até bater, mas o bolso não abre de jeito nenhum e assim continuarei. Amém!

  • responder Débora 24/10/2014 às 22:33

    Estou assim desde o inicio deste ano – meu novo lema é aguardar 1 mês antes de comprar o produto pra ver se eu realmente quero… sombra – só daqui 1 ano ou mais (somando a das paletase individuais dá mais de 300). batom (uns 50), blush (10).. lapis de olho, delineador.. Só vou comprar este ano uma base – pq eu fico bronzeada e a minha tah no limite da minha atual cor e uma marcara – pq isso eu uso até acabar…

    • responder Sylvia Aline Peinado 27/10/2014 às 09:58

      eita, quanta coisa

  • responder Fernanda 24/10/2014 às 23:05

    O meu marido me perguntou uma vez pq fico lendo “esses blogs” (CDD, PPF e da Marina smith). Eu leio pq gosto de saber sobre cosméticos e maquiagem em geral, se um dia tiver que comprar, diminuo minha margem de erro. É um exercício olhar, avaliar e aplicar sua maneira de ver o mundo na sua forma de consumir. Hoje em dia, tenho dinheiro pra comprar sombra unitaria de 100 reais, se quiser, mas eu penso, penso e chego à conclusão de que APENAS não.
    Gostei da colega que limita o consumo avaliando quem testa em animais, é uma boa opção também.

    • responder Thais Marques 27/10/2014 às 14:13

      Fernanda, sensacionais as suas palavras! É bem por aí mesmo! 🙂

  • responder Polyana 24/10/2014 às 23:34

    Ótimo post, Thais. 🙂 Eu prefiro comprar algum produto só quando preciso. Para não correr o risco de ter produto passando da validade e pouco usado. Que bom saber que vocês compartilham o que não usam ou não vão usar. Com certeza é melhor que jogar fora e todos que ganham devem adorar 😉

  • responder Beatriz Martins 24/10/2014 às 23:51

    Eu ainda tenho esse problema (problema, sim), quando vejo algo em alguma loja, que chama a minha atençao nao consigo resitir. É bem mais forte.
    Cansei de me sentir mau quando um produto nao da para minha pele.
    Pesquiso antes de comprar algo, e tudo mais.
    Me sinto feliz em combrar algo, gosto de novidades.
    Minhas amigas entram no meu quarto e ja exclamam que sou a mulher dos cremes e protetor solar Rsrs. Horror ne.
    No inicio deste ano, estava, estava tao consumista que comprava tudo que via pela frente, tudo MESMO!
    Pedi para que minha irma e minha amiga que nao me deixassem comprar mais nada!
    Vou comecar a pensar mais sobre o que vou adquirir, e se realmente preciso.
    #desabafo!

  • responder Márcia Daniella 24/10/2014 às 23:53

    Nossa, como eu tava precisando ler esse post. Fiquei durante muito tempo muito deprimida por conta do acidente que sofri e que deixou cicatrizes bem visíveis . Por conta da depressão, eu comprava coisas para tentar aliviar minha melancolia. To tentando melhorar e suas palavras hoje me ajudaram muito! Obrigada de <3

  • responder Anna 25/10/2014 às 00:51

    Oie, nunca comentei no CDD e vi nesse post uma boa chance. Eu nunca fui uma pessoa que ligasse pra maquiagem, até porque tenho 18 anos ainda. Mas enquanto eu via minhas amigas com uma base, sombra, batom novo, percebia que não tinha quase nada dessas coisas, fiz até uma viagem de 15 anos pra eua e acabei comprando poucas coisas de make. Só que chegou uma época que eu comecei a experimentar as coisas alheias e vi os resultados magnificos, a olheira tampada, o cilios curvados (nossa, como era complicaaado falar que eu não estava triste para as pessoas – meu cilios sempre foi reto e nunca aparecia, todos pensavam que era tristeza haha), e com uma corzinha de saúde, ja que eu sempre fui muuuito branquinha com sardas.
    Enfim, o descobrimento desse mundo novo de maquiagens acabou acontecendo justamente quando minhas tias por parte de pai começaram a ir bastante para fora do brasil, o que acabou me rendendo presentes diferentes. Meu pai acabou autorizando alguns presentes por conta dele, e aí… encanto total. Comecei a ter produtos de bastante qualidade e vi que eram ainda melhores do que os que eu possuia (hoje, acho que as marcas nacionais melhoraram MUITO em sua qualidade, mas uns anos atrás era muito difícil encontrar infinitos tons de base, de sombra, tudo que eu tinha acesso era boticario natura e avon). Eu até desejava mais, mas nunca sabia direito o que pedir, ficava com medo de errar tons e etc. Até que conheci (+- abril, desse ano) o CDD, 2beauty, PPF, aí pirei, vi diversas milharesss de coisas novas, coisas que eu sequer imaginava que realmente valiam a pena (primer, bb cream, e ate tônicos…)
    Com o conhecimento de todas essas coisas novas, acabei virando doida com maquiagem. Queria TUDO mas sabia que eu tinha um limite (até porque eu nao trabalho e vivo do dinheiro dos meus pais) então criei uma lista de tudo que eu realmente precisava, uma base mais glow pra noite, um iluminador, um bronzer pra contorno… e então de acordo com essa lista fui pesquisando produtos disponiveis, os preços, as resenhas, os comentarios dos que compraram. Enfim, nisso fui vendo o que valia a pena, se existia algum “dupe”(fiquei até surpresa com o tanto), se eu realmente usaria. Hoje, tenho a plena consciência de que isso foi a melhor coisa que fiz. Fico sim eufórica ao passar na mac, ficar no site da sephora, lendo o blog de vocês, mas tenho a plena convicção de que “provavelmente eu não precise disso”, a não ser, claro, que esteja na minha listinha, hehe!
    Desculpee, o que era um comentario acabou parecendo um desabafo, mas é que eu fico feliz quando as próprias blogueiras mostram como as coisas realmente são, que vocês tem todas essas coisas para justamente guiar-nos na escolha certa da maquiagem!
    Enfim meninas, adoro o blog de vocês!! Beijos

  • responder Helena Motta 25/10/2014 às 01:44

    Parabens pelo post! Realmente gostei muito! Uma menina aqui em cima falou que na imaginacao dela vcs sao super amigas dela, achei mto engracado pq eu tmb sinto isso! Como se conhecesse voces, quando comeco a ler um post eu consigo dizer quem escreveu só pelo jeito de escrever, as girias e costumes 🙂 to mto feliz pela marina, conheci paris ano passado, vejo as fotos e tenho certeza que ela esta amando. Aah como eu ralmente estou orgulhosa da Sá, se superar sempre é algomaravilhoso, saiba que vou voltar a nadar agora e voce me da muita forca! Hahahah Thais, preciso confessar que no comeco “tinha algo entre nós” que eu nao sabia muito bem oq era, tlvz em outra vida algm parecido com vc ficou me devendo dinheiro ou sl hahaha mas nao fica chateada cm isso nao! Eh pra ficar feliz, pq vc me conquistou e eu sou mto dificil de conquistar! Entao vc deveria estar mto orgulhosa hahaha nao pensem que eu sou uma doida carente sem amigos, juro que minha vida social eh bem bacana mas eh q eu acompanho todo o dia o blog d vcs, e sempre vejo coisas no insta, e acabei criando um carinho por vcs e eh sempre bom saber que tem gente que tem carinho pela gente entao decidi compartilhar. Moro no rio e espero que quando estiverem por aqui a gente possa se conhecer! De nv, eu nao sou maluca 🙂

    P.s mas de quem eu gosto de verdade eh da Lola, ela eh a estrela mor do blog!!!

  • responder Nathalia 25/10/2014 às 11:40

    Eu era extremamente consumista e quando tive a oportunidade de fazer um intercambio a primeira coisa que fiz foi uma lista de coisas que eu queria comprar lá. Quando cheguei lá e comecei a trabalhar e a ter mais dinheiro as minhas prioridades mudaram, eu queria viajar mais dentro do país em que estava e queria provar e conhecer todos os lugares e culturas diferentes que a cidade em que eu estava me oferecia. Eu passei a viver com menos coisas, de forma bem mais simples e percebi que essa mania de estar sempre com uma roupa nova e toda maquiada e arrumada não é comum no país de primeiro mundo. Isso é coisa nossa de brasileira ser assim, e não estou criticando, mas tb não acho que a gente precisa ser consumista pra estar sempre super bem arrumada.
    Com toda essa experiência eu aprendi que quanto menos vc tem menos vc precisa. Que quanto mais simples vc vive mais feliz vc vive. Acho que esse texto tem tudo a ver com isso, repensar a quantidade de coisas que precisamos e que acumulamos pra ser feliz.

  • responder Sabrina 25/10/2014 às 12:02

    Ótimo texto Taís, parabéns!

  • responder Carina 25/10/2014 às 14:43

    Cara, melhor reflexão! Adoro esse blog! (L)
    A Natura esta com uma campanha ótima da SOU, de comprar consciente, as embalagens teêêm mensagens ótimas, da pra parar pra pensar, sabe.
    Estou de mudança e meu guarda-roupa novo é a metade do tamanho do antigo. Não trouxe tudo ainda pra casa nova, apenas o necessário – e foi quando percebi que tenho MUITA MUITA coisa guardada, que não uso mais, que usei muito pouco ou que nem cheguei a usar. Comprei muita coisa nesses bazares da internet, mas mesmo assim, penso no valor que investi naquilo que esta encostado. Hoje sei que sou um pouco mais consciente ao comprar cosméticos, e que ainda sou impulsiva em relação a outras coisas – mas o susto com o tanto de coisas que vi no meu guarda-roupa foi enorme. Me senti naquela serie “acumuladores”, da Discovery Home & Health. Parei de comprar, simplesmente porque não preciso. E com certeza, muito daquilo não vem pra minha casa nova.

    • responder Thais Marques 27/10/2014 às 14:13

      hahahahahaha, adoro o “Acumuladores”! E acho que você está super certa, Carina – às vezes, menos é mais!

  • responder Roberta Martins 25/10/2014 às 15:21

    Olá.Tudo bom?
    É lógico que gosto de dar uma olhadinha nas novidades,resenhas e
    pesquisar bastante,verificar o que preciso de verdade e repor
    aos poucos.
    Abraços,
    Roberta.

  • responder Paola Alves 25/10/2014 às 19:22

    É bom também, sempre deixar as maquiagens a mão e a vista! Porque as minhas ficavam em necessaires escondidas e eu acabava usando sempre as mesmas coisas HAHAH http://simsemfrescura.blogspot.com.br

  • responder alline santana 26/10/2014 às 02:23

    Thais, post maravilhoso e lendo od comentarios… fica mais claro como o CDD faz parte da nossa vida… nao soh como um blog um guia para entendermos esse “mundinho” dos cosmeticos… vcs fazem parte das nossas vidas… me sinto tão próximas
    de vcs… principalmente da Sabrina… que já faz um bom tempo q norteia as minhas compras….
    Parabéns…

  • responder Thamara 26/10/2014 às 10:05

    Muito bom esse post! Há alguns anos atrás eu me deixava influenciar pelas blogueiras que diziam que a gente TEM QUE TER todos os produtos do mundo. Parei de ler esses blogs, desapeguei dessa ideia cruel de comprar enlouquecidamente e agora estou há dois anos (!) usando minhas maquiagens sem precisar comprar nada novo.
    Só o CDD que eu não parei de ler, exatamente porque vcs têm essa pegada do consumo consciente no blog (e dão super dicas da nossa Curitiba que eu adoro ler!) <3

    • responder Thais Marques 27/10/2014 às 14:11

      Que legal, Thamara! Parabéns e muito obrigada por estar com a gente ainda!

  • responder Mady 26/10/2014 às 10:57

    Amo ler um texto que tem veracidade, que condiz com o que as leitoras vivem. Realmente ficamos muito tentadas a consumir já que há tantas opções no mercado, mas como você falou é melhor ter poucos e bons produtos, aqueles que a gente ama mesmo (olha que ás vezes não conseguimos usar nem esses por completo). Já cansei de jogar make e esmaltes fora, porque tudo tem prazo de validade, e quando jogamos um produto fora, querendo ou não acabamos jogando fora um pouco do investimento que fizemos. Então acho que vale a pena pensar se você realmente precisa ter tudo o que há de novo ou se poderia investir a sua grana em outras coisas legais e que vão ter utilidade no deu dia-dia. Beijos

  • responder Priscila 26/10/2014 às 16:57

    Sá, excelente post como sempre!
    O importante é usar tudo o que temos, não deixar vencer e não comprar por impulso (acho que todas já fizemos isso alguma vez, mas vivendo e aprendendo).

  • responder Dany Stacy 26/10/2014 às 17:41

    Levantei a jaca mole da minha bunda da cadeira apenas para aplaudir esse texto, o blog e você Tatá. Que texto mar bonito de Jezus!
    Eu não sou consumista, já que sou pobreeeeeeeeeeeeeeeee, e mesmo se fosse rycaaaaaaaaaaaaaaa tenho certeza que compraria apenas o essencial.

  • responder Bárbara 26/10/2014 às 22:03

    Thais, muitoooo bom o texto. Quando acompanhamos blogs de beleza, temos vocês como inspiração, e essa quantidade de maquiagens que vocês têm nos deixam fascinadas, mas é importante considerarmos que a quantidade não é tudo. Muitas vezes vale a pena ter só uma ou duas bases e que elas sejam tudo o que precisamos na hora da make.
    http://vidadecompras.blogspot.com.br/

  • responder Rosane Passos 27/10/2014 às 07:56

    Adorei o texto Thais! Quando comecei a me interessar por maquiagem virei a louca das compras, depois parei e pensei e vi que o caminho que aquilo me levaria não seria legal! Hoje tenho um produto de cada (tudo bem tenho muitos batons..rsrs) mas do restante to usando até a ultima rapinha!! E está bem melhor assim!

  • responder Sylvia Aline Peinado 27/10/2014 às 10:00

    nunca fui de comprar muita coisa. as minhas maquiagens cabem em uma caixa pequena, isso porque eu uso sempre e gosto muito de me maquiar. não acumulo coisas. quando vejo que faz um tempinho que não uso alguma coisa eu já dou embora. sempre tem gente que gosta de ganhar, independente de ser novo ou usado

  • responder Sandra 27/10/2014 às 11:28

    Thais, legal seu post. A tentação de comprar algo novo é grande. E como vocês recebem muitas coisas para testar, sem querer a gente acaba achando que também deveria ter muitos produtos. É importante vocês voltarem a esse assunto de tempos em tempos, para lembrar-nos de não ser tão consumista.
    bjos

  • responder Fernanda Penido 27/10/2014 às 12:53

    Ótimo post, Thais! Quando comecei a comprar maquiagem, só pensava em quantidade e, bom, agora não sou mais assim! Porque vc vai lá junta seu dinheiro, investe em um item super legal e de boa qualidade e depois não usa? Dá dó ver aquele produto que vc quis tanto, vencendo na gaveta abandonado… Não vou mentir que gosto de experimentar coisas novas, mas o consumismo desenfreado não é legal e uso o CDD para me ajudar na escolha do que serve ou não para mim e do que realmente vou usar (obrigada, meninas!!! 😉 ). Minha tática é: comprei uma caixa de maquiagens e me limito a ela, ou seja, não compro nada que não caiba lá. Assim, para comprar uma nova base, tenho que liberar espaço para ela, ou seja, só compro um novo item de algo que já tenho quando o item acaba, vence ou cheguei a conclusão que não deu certo para mim e passei para frente. Afinal de contas, se eu tiver 10 bases, mesmo que eu use base todos os dias (o que não acontece já que também uso bb cream ou as vezes só protetor) vou acabar jogando dinheiro fora, né? Então, tenho uma líquida, uma em gel, uma em mousse e uma em pó! E acho que está razoável porque tenho cobertura alta, média e baixa, textura adequada para os dias quentes e para os frios e tons variados! CDD e consumismo consciente: tudo a ver! hehehe… 😀

  • responder Letícia Lumi 27/10/2014 às 14:49

    Cara, fiz um post gigante e não foi, fiz o segundo e não foi, agora tentei o terceiro e não foi também! 🙁 #chateadíssima

  • responder Ninna 27/10/2014 às 16:03

    Achei esse post muito interessante! Eu não tenho tantas maquiagens quanto as blogueiras mas mesmo assim acho que tenho mais do que uso/preciso. Fico feliz quando um produto chega ao fim (quer dizer que meu investimento valeu a pena), ou quando passo para frente algo que comprei/ganhei e não curti tanto e a outra pessoa usa toda feliz. Vamos consumir de for consciente galera!! 🙂

  • responder Larissa 27/10/2014 às 22:14

    Adoro esses posts reflexivos sobre assuntos aleatórios que vocês postam! Realmente devemos parar e pensar no quanto podemos nos tornar consumistas se nos deixarmos levar por quantidade, por novidade, pela mídia…

  • responder Larissa 27/10/2014 às 22:16

    Eu já tive uma boa quantidade de maquiagem, mas algumas coisas que normalmente duram mais, como sombras e blush, acabavam por vencer por eu não usar tanto. Hoje em dia eu tenho só meus produtos favoritos pra cada categoria de cosmético, e só vou repondo conforme acabam. Vez ou outra eu experimento algumas coisas que vocês postam aqui, mas dou preferência pras lojas que deixa testar.

  • responder Michele Bdz 28/10/2014 às 08:10

    Adorei sua sinceridade..
    Eu concordo com vários comentários tb…
    Fiz um curso de maquiadora há algumas semanas, e ao arrumar a maleta para levar para a aula, descobri várias makes q eu tinha esquecido que tinha..
    E td na sua devida validade amém…rs

  • responder Paloma 28/10/2014 às 16:36

    Procuro manter somente o que realmente uso na minha penteadeira. Se não tô usando, passo pra frente. Estou numa fase (que tá durando bastante, aliás haha acho que deixou de ser só fase) de amor por batons, mas no meu acrílico tem espaço para 15 batons e já disse a mim mesma que não terei mais batons do que meu acrílico pode comportar. Mas no geral me acho bem comedida até haha e fiquei chocada com a coleção da Temptalia! Mas acredito que pra ela seja meio que “necessário” né, afinal o blog dela é super completo, todo post de batom/sombra que ela faz sempre tem sugestões de dupes no final e acho que ficaria difícil eleger dupes sem ter os produtos para comparar, mas não tem um como um ser usar tudo isso de maquiagem haha gostei muito do post, baita reflexão 🙂

  • responder Clarissa 28/10/2014 às 17:35

    Que post LINDO, amei! Realmente, agora vou parar pra pensar em todas as maquiagens que não uso… 😉

  • responder Lilian 30/10/2014 às 16:50

    Eu não tenho muito conhecimento de maquiagens e afins, aprendi muito com os blogs de beleza, seguia alguns até que comecei a observar que estavam virando fúteis. A guria tem uma cara x, conhecida já tem um tempo, de repente começa a tirar fotos mais profissionais e fica linda e fazendo caras e bocas nas fotos. Vai enganar outra!!!photoshop na cabeça. A outra faz um roteiro de produtos no dia de uns 18 produtos e ainda pergunta se alguém cuida da conta bancária dela…como assim??? existe sim diferença entre a realidade/necessidade e a ridicularização. Blogs sem conteúdo, isso não vai dar certo!!!
    Esse post vem exatamente contra todas esse consumismo desenfreado pela midia, por outro lado, feliz é aquele que aprende com o erro dos outros, não precisou ver seu dinheiro no fundo da gaveta com data de validade vencida e tendo que ir para o lixo. Infelizmente muitas de nós tomamos consciência do desperdício quando sentimo a dor de um produto carérrimo perdido. Ainda bem que sempre há chance de um recomeço e felizmente vcs estão do nosso lado para ajudar, ensinar, conscientizar e principalmente ser um ser humano….Legal!!! Parabéns!!!
    Lembro ainda que os produtos precisam ser repostos quando chegam ao fim, se existe um produto melhor com selo de aprovação das CDD, porque não utilizar deste recurso? Beijo

  • responder Miriã Andrade 31/10/2014 às 02:02

    Parabéns, Thais, pela sinceridade e sensatez! Admiro muito vocês, são muito humanas! 😉

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB