Marina na França

Estudando na França: a parte burocrática

18/09/2014

Desde que anunciei que vinha estudar na França, tenho recebido vários comentários, emails e mensagens perguntando detalhes sobre o assunto, então resolvi fazer um post sobre a parte acadêmica/burocrática da viagem. Como comecei a pesquisar e planejar justamente em setembro do ano passado, achei que era iambos ideia postar agora.

Bom, começando pelo básico: eu faço pós graduação (Master, mais precisamente o M2, segundo ano da pós) em Comunicação Política e Instituições Públicas na Celsa, a faculdade de comunicação da Paris-Sorbonne (também conhecida como Paris IV). Logo, já adianto que só posso falar sobre minha experiência com isso – não sei falar sobre outras áreas ou países.

celsa

Entrei no segundo ano porque aqui, ao menos na minha área, eles fazem graduação de três anos e depois dois anos de pós (ou Master). Como a minha graduação no Brasil é de quatro anos, posso entrar direto no segundo. Aqui existem dois tipos de Master, recherche (pesquisa, ou seja, mais voltado para quem quer ser pesquisador/acadêmico) ou professionnel (profissional, mais focado em quem quer trabalhar na área escolhida). A minha pós é a professionnel, o que significa que meu curso é mais curto (5 meses), mas tenho um estágio obrigatório a cumprir depois.

Como funciona a seleção?
Para se candidatar a uma vaga, você precisa de um dossiê de candidatura composto por vários documentos para enviar às faculdades. Isso deve ser feito no site do Campus France, obrigatoriamente. Aqui tem o manual explicando certinho como faz e o que é necessário.

Infelizmente não existe caminho fácil/rápido. É preciso “perder” várias horas pesquisando cursos, faculdade, grade horária e como é a inscrição que a instituição pede. Algumas faculdades são conectadas ao Campus France, o que significa que elas conferem os seus documentos cadastrados diretamente no site. Outras não são, o que significa que você deve enviar os documentos diretamente à instituição. Mas a obrigatoriedade do cadastro no Campus France ainda vale, tem que fazer porque o número de cadastro nesse site é pedido depois pra tirar o visto e se matricular na faculdade. Aliás, absolutamente tudo é feito via Campus France.

Em geral, o prazo para se candidatar vai de janeiro a março, mas pode variar. O indicado é você se inscrever em, no máximo, cinco faculdades. Eu me inscrevi em três, mas minha preferida era a Celsa mesmo.

Nível de francês (e inglês)
Bom, como minha pós é em francês, era obrigatório que eu fizesse um teste de proficiência. O resultado dos testes de proficiência podem ser entregues, se não me engano, até abril (tudo pelo Campus France também). Eu fiz o TCF de francês e o TOEFL de inglês (não é obrigatório fazer esse, mas se você fala inglês, é bom fazer porque conta uns pontos a mais).

E o visto?
Recebi minha carta de aceitação da faculdade no fim de maio – depois disso, você precisa aceitar sua vaga no site da Campus France para poder agendar a entrevista do visto. Tal qual todas as etapas, também é burocrático e você precisa apresentar um milhão de documentos. No meu caso, tive que marcar em São Paulo, mas pude pegar o passaporte de volta em Curitiba mesmo. Lembrando que a França não pede visto de turista (até três meses), eu só tive que tirar porque vou ficar quase um ano.

Quanto custa?

Na França, existem faculdades públicas e particulares. No caso, a minha é uma faculdade pública, o que significa que eu pago apenas uma taxa (em média 250 euros) pelo meu ano de estudos.

E para conseguir bolsa de estudos?

Eu não tenho bolsa de estudos, então vou confessar que não sei falar muito sobre como funciona para conseguir uma. Mas, como absolutamente tudo envolvendo estudar na França, você encontra essas informações no site da Campus France.

Ufa, e é isso, depois do visto em mãos, pude embarcar.

celsa2

(Essa é a vizinhança da minha faculdade, em Neuilly Sur Seine, ao lado de Paris)

Adendo: onde estudar francês?

Muita gente também tem me perguntado onde estudar francês. Em Curitiba, estudei no centro de línguas da PUCPR, na Aliança Francesa e, mais recentemente, no Atelier do Francês. Em Paris, estudei na France Langue, uma escola de francês para estrangeiros onde você pode estudar quanto tempo quiser – uma semana, um mês, três meses… – e também pode começar quando quiser. Recomendo todas que citei nesse post.

Ps.: Sei que não falei de tudo que estão me perguntando, mas por razões práticas (= tamanho do post), não consigo falar de tudo de uma vez. Peço um pouco de paciência, aos poucos vou respondendo todas as dúvidas :). 

você pode gostar também destes posts

28 comentários

  • responder Sylvia Aline 18/09/2014 às 09:42

    o negócio é bem burocrático mesmo. depois a sua pós é aceita de boa aqui no Brasil?

  • responder Fernanda Gabriela 18/09/2014 às 09:43

    Olhando assim, parece tão “simples” kkkkkkkkkkk! Já passei por maus bocados com burocracia para estudar fora (no meu caso, foi no Canadá) e sei que não é nada fácil. Mas vale a pena pela experiência riquíssima :)E pooooxa, assistir aulas em francês não é para qualquer um. Marinissíma arrasando !

    • responder Cintia Galdino 18/09/2014 às 20:09

      Boa noite Fernanda, tdo bem?
      Vi seu comentário e me interessei.
      Vc fez pós no Canadá? É pq eu e meu noivo estamos querendo fazer pós no Canadá!
      Obrigada! 🙂

    • responder Cintia Galdino 18/09/2014 às 20:13

      P.S: Se sim, gostaria de saber qual a sua área de atuação e como foi o processo todo. 😉

    • responder Fernanda Gabriela 19/09/2014 às 09:42

      Oi Cintia! Não foi pós… foi um curso simples mesmo de parte da graduação, convênio com a faculdade.

  • responder Paola Alves 18/09/2014 às 09:48

    É beeeeem regrado e bem burocrático mesmo hein! Acho que como é difícil, as pessoas que vão, querem messssmo ir e não rola uma brincadeira e tal né? http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

    • responder Marina Fabri 18/09/2014 às 13:19

      Mas fazer uma pós de brincadeira? Acho que não rola em nenhum país 😉

  • responder Celina De Lorenzi 18/09/2014 às 09:58

    Oi Marina!!!
    Adorei ler sobre isso! Como sempre as matérias do blog são sempre bem diferentes e diversas, parabéns!
    Porém o certo é Núcleo de Línguas da PUCpr e não centro, peço que você arrume por que vai que alguém vai procurar lá?
    Fui professora lá e sei como ajuda essa divulgação!!! Obrigada! e tudo de bom na França!

  • responder Bárbara 18/09/2014 às 10:24

    Muito legal o post, Marina. Fiquei em dúvida em relação a validação da sua pós no Brasil. Como funciona?

    http://vidadecompras.blogspot.com.br/

    • responder Marina Fabri 18/09/2014 às 13:18

      Não sei te dizer, imagino que eu tenha que validar em uma universidade brasileira, mas mal comecei meu curso, ainda não pesquisei sobre isso.

  • responder Priscila 18/09/2014 às 10:45

    Ai que legal, Marina.
    Você sabe se essa questão do visto é necessária para quem tem passaporte europeu?

  • responder Fernanda Penido 18/09/2014 às 10:52

    Muito legal o post, Marina! Estou aguardando ansiosa pelos próximos! Tenho vontade de fazer um doutorado sanduíche na França e ler seus posts me dá mais ânimo! 😉

  • responder Karoline Costa 18/09/2014 às 10:57

    Obrigada pelo post Marina! Isso ajuda bastante quem pretende estudar na França pra já começar a ter uma ideia geral (: pretendo ir em 2016, então até lá fico aguardando mais posts hehehe aproveite bem!

  • responder Michele Bdz 18/09/2014 às 13:55

    Nossa… burocrático mesmo.. mas tem q ser assim, senão vira bagunça! rs

    PS: inveja master de vc saber o inglês e o francês!
    parabéns!! 🙂

  • responder Polyana 18/09/2014 às 14:08

    Muuuita burocracia mesmo. Mas é como a Michele disse, se não for assim, vira bagunça 🙂

  • responder Blog Pras meninas 18/09/2014 às 14:29

    Bem legal o post!
    E como é a questão de hospedagem/alimentação (custo de vida aí na França) é a faculdade que arca ou vc própria?
    Bjo! 😉

  • responder Sabrina Galdino 18/09/2014 às 14:40

    Desejo boa sorte para você! eu e todo mundo gostaria de estar no seu lugar rs.
    Só acho a França muito cara, aliás, a Europa inteira rs. Posso estar enganada, até, mas…
    Parabéns!

  • responder Márcia Daniella 18/09/2014 às 16:40

    Experiência fantástica, Marina. Gostei muito do post. Entendi tudinho.

  • responder dany stace 18/09/2014 às 21:04

    Post deeeeeeeeeeeeemais, amei mesmo.

  • responder Paloma 18/09/2014 às 22:02

    Ótimo post, Marina. Tudo bem explicadinho, deu um desejo de falar francês fluentemente haha já fiz alguns meses, mas faço alemão e ficou meio impossível – além de bem pesado – conciliar os dois idiomas. E ninguém merece essa burocracia toda, passei por isso para ir ao Canadá, mas no meu caso foi intercâmbio, e mesmo assim já achei o fim… Imagine pra fazer uma faculdade, que pelo visto, é bem pior em questões burocráticas.

  • responder Claudia 20/09/2014 às 02:23

    Que legal Marina! Quero muito ir também. Como vc fez para pedir a carta de recomendação pros professores? Você era próxima de algum deles o suficiente pra pedir ou foi meio desconfortável? Porque eu nunca fui muito próxima de nenhum professor, nem fico fazendo perguntas na sala… Tenho medo de pedir e eles falaram -e quem é vc mesmo? Rsrs… Não sei “como” chegar e pedir…

    • responder Marina Fabri 22/09/2014 às 06:21

      Pedi pra um professor de quem era mais próxima mesmo. Mas nem todas as faculdades pedem carta de recomendação, a Celsa não pede, por exemplo.

  • responder Mônica 20/09/2014 às 17:53

    Très bien, Marina. Que legal saber que vc tb está por aqui pra fazer Master. Estou na Sorbonne Nouvelle (Paris 3), mas preferi entrar no Master 1, mesmo tendo feito 4 anos de faculdade, pra ter um pouco mais de vivência de estudo na França. Bonne chance!!! Bises 😉

  • responder karla 23/09/2014 às 10:56

    Nossa, só de lembra toda essa burocracia me dá três tipos de arrepios!!! Passeio por td isso tb, mas valeu cada minuto depois que cheguei a Cidade Luz!!!! Foram quase 2 anos morando em Paris e sinto uma saudade enorme, mesmo tento voltado a cidade umas 3x depois de minha estadia.
    Estudei na Aliança Francesa de Paris e por coincidência, tb na France Langue!!! Amei essa segunda escola. Pois além das aulas de francês, eles tem muitas outras atividades culturais que valem a pena participar!!!
    Bonne chance!!! Bisous!!!

  • responder Caro Godinho 23/09/2014 às 12:39

    Oi Marina, fiquei um tempo afastada do blog, e olha q maravilha voltar e descobrir q vc está em Paris! Passei 2anos maravilhosos aí, tbm estudei na France Langue ???? e não vejo a hora de voltar, e agora pra fazer facu tbm como vc! Desejo td sorte do mundo e precisando de umas dicas é só falar, tentei conhecer cada cantinho de Paris e um pouco da Europa nesses anos e adoro partilhar esses momentos ???????? Bisous ma belle..

  • responder Thaís Mello 23/09/2014 às 18:33

    Marina, seus post sobre a França estão super bacanas!
    Vou para Paris em dezembro e gostaria de saber se você conhece alguma loja com vestidos de festa por um preço amigável (não precisa ser preço de banana também) por aí!

    Alguma dica, colegas leitoras?

    Muiiito obrigada! Beijos!

  • responder Miriã Andrade 25/09/2014 às 01:17

    Super incrível essa sua experiência, Marina, fico super feliz e empolgada por você! 😉

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB