Cosméticos Dicas

Dicas para cuidar da pele seca/mista/sensível

01/12/2013

De vez em quando recebo algumas dúvidas – tanto aqui nos comentários como por email – sobre cuidados para quem tem pele seca, mista ou mais temperamental tipo a minha (fiz um post mais ou menos assim há um tempinho, mas resolvi atualizá-lo). Acho que a maioria das brasileiras tem pele mais oleosa, mas mesmo assim acho que as dicas são úteis – mesmo que sejamos minoria :).

Hoje em dia minha pele é mais norma/mista quando o tempo está quente e fica bem seca quando esfria – ela ficou assim há alguns anos, então aos poucos fui me adaptando e hoje sei lidar melhor com ela, além de ter aprendido a ser super disciplinada com isso. Antes disso, nunca fui muito certinha com relação à hidratação da pele – sempre fui regrada com relação à limpar/lavar o rosto, mas hidratante… Passava um dia sim e dois não. Hoje em dia hidrato de manhã e à noite, sempre.

Só que nem sempre uso o mesmo hidratante – tenho uma variedade que vai do mais leve ao super potente e uso cada um de acordo com o estado da minha pele. Os que estão listados abaixo são os que eu gosto, mas é claro, cada um faz suas adaptações – eu testei vários até chegar nesses que, no momento, são os que eu mais gosto.

Esse gel hidratante da Nivea vocês já sabem que eu adoro, né? É super leve e é o que eu passo toda manhã – é absorvido pela pele muito rápido e não fica nada oleoso. À noite eu vario – tenho gostado muito desse da Clinique (vou falar mais dele em outro post), o que eu estou usando é o para pele mista ou seca e  também o Embryolisse, que é maravilhoso mas infelizmente só é vendido na França. Os outros dois – Nivea clássico de latinha e Bepantol – eu tenho para emergências. Ou seja, para passar quando meu rosto fica extremamente seco a ponto de começar a descamar – o da Nivea até passo no rosto todo, mas o Bepantol eu reservo só para alguma área específica que precise de atenção, porque é muito melequento.

Para limpar ou lavar o rosto, amo essa espuma de limpeza da Vichy, que é muito suave, e esse sabonete de Grapefruit da Neutrogena (mas prestem atenção, esse produto tem alguns ingredientes que podem causar alergia, tipo ácido salicílico – eu tenho pele sensível mas não sou alérgica a isso, então uso tranquilamente), que eu uso mais no verão – no inverno ele é forte demais para mim. Também gosto muito desse tônico da Nivea para pele seca e de demaquilantes desse estilo “água”, sabem?

Adoro o Aquoso da quem disse, berenice? e o da Bioderma (que infelizmente não tem para vender no Brasil – tem na França e Inglaterra), que para mim são maravilhosos e não ressecam a pele – mas, lembrando, eu não uso rímel à prova d’água, que é mais difícil de tirar com esse tipo de produto.

Espero que o post tenha sido útil – e quem tiver sugestão de produtos, deixa para mim nos comentários, ok? 🙂

você pode gostar também destes posts

14 comentários

  • responder Debora 01/12/2013 às 11:39

    Bioderma tem na europa toda, mas ai no Brasil da pra encontrar no strawberrynet.com 🙂

  • responder m.b 01/12/2013 às 11:54

    Esse gel hidratante da nivea esfarela MUITO quando passo antes do protetor solar, mas por cima da super certo e até ajuda a matificar a melequeira do protetor… Será que passando por cima ele diminui o efeito do protetor solar? Vishing.
    Já hidratante noturno eu uso da Neutrogena e não tenho do que reclamar, a pele absorve rápido, não me deu espinhas e rende muitão.

    Esse tônico hidratante da nivea não deu certo pra mim, não sei se foi por mistura de produtos ou sei lá o que, mas logo na primeira vez que usei me deu milium. Isso já tem meses e essas benditas ainda estão no meu rosto :((((((

  • responder Julia Rafalski 01/12/2013 às 12:10

    Tenho a pele bem seca e às vezes tenho vontade de tomar banho de bepantol. Uso muito óleos corporais, pra ajudar na hidratação do corpo porque não gosto de usar hidratante (só pra dormir e olhe lá). No rosto, vario entre o moisture surge extended thirst relief da Clinique e o Daily Advanced Lotion, ultra hydrating da Cetaphil (esse último demora mais a ser absorvido, mas fica na pele o dia inteiro! Quando está mais quente, eu misturo com água filtrada para ficar mais ralo e menos pesado na pele, funciona maravilhosamente bem).

    Para limpar o rosto, eu uso o Daily Facial cleanser da Cetaphil também. E qualquer sabonete antibactericida.

    Para os lábios, uso muito bepantol (melhor coisa do universo) e um batonzinho hidratante anti-envelhecimento da Boticário, que é perfeito (tem uma embalagem roxinha, foram os melhores 35reais que eu já gastei na minha vida). Para as mãos e os pés, eu uso hidratantes específicos que comprei na .VZ uma marca argentina INCRÍVEL que produtos para a pele (meu óleo corporal é de lá também, assim como a minha máscara hidratante para cabelo, um mousse corporal e um reparador de pontas). Quem for pra Argentina PRECISA ir nessa loja! http://www.vzbathandbody.com.ar/ Como não entrega no Brasil, se gostar, sugiro fazer estoque, estou sofrendo pensando em como vou sobreviver quando os meus produtos acabarem.

    Adorei o post! Vou investir nesses produtos de limpeza, porque sempre usei o da cetaphil, nem cheguei a experimentar muitos.

  • responder Natália 01/12/2013 às 12:30

    Vocês falam tanto deste gel hidratante da Nivea, tenho que testar! Minha pele é mista pra oleosa, e sempre tenho dificuldades com hidratantes! Sempre quis saber deste da Clinique!

  • responder Bárbara 01/12/2013 às 12:40

    Meu rosto é misto/oleoso, então tenho que usar produtos que amenizem a situação; mas esse famoso creme da latinha azul da Nivea eu uso muito para hidratar partes mais secas do corpo como cotovelos. É ótimo!

  • responder Fernanda 01/12/2013 às 12:47

    Oi! Minha pele é igual a sua! Desde que mudei do Rio pra Sao Paulo, sofro mais ainda. Mais duas dicas: hidratantes pro rosto Uriage toléderm e Avène hydrance optimale!

  • responder Larissa 01/12/2013 às 14:49

    Não gostei nem um pouco desse hidratante da Clinique! Deixou minha pele gosmenta e ainda por cima me deu espinhas!
    Adoro o hidratante da marca Cetaphil e como tônico, eu tenho esse da Nivea porém não é nada de incrível, é ok, usável. Gosto mesmo do Breath of Fresh Air, da Lush <3

  • responder Kelly 01/12/2013 às 19:44

    Tenho a pele seca e sensível devido à minha dermatite atópica e utilizo muito desses produtos, Marina! Me identifiquei muito com o post =D e aprovo!
    Utilizo cremes da Nutratopic que hidratam muito bem após o banho, são carinhos pois são importados, mas muito bons e rendem por um bom tempo (o cheiro não é tão agradável, porém ele passa após a aplicação).
    O hidratante da Clinique eu uso logo pela manhã e o creme da Nivea de latinha apenas quando descama também.
    A espuma de limpeza que eu aplico é o da Nivea que é ótimo (muito semelhante com o da Vichy), já tentei comprei o do Boticário mas irritou a minha pele.
    Usei esse creme de limpeza da Nivea, mas não senti que limpa tão bem quanto o adstrigente da marca, que não é tão forte pra minha pele.
    Esse demaquilante da Quem Disse é um achado mesmo, pois não resseca e limpa bem a pele. Para retirar a make do olho, aplico o bifásico da Panvel.

    Qual o protetor solar que você usa no rosto e no corpo?

  • responder Débora 01/12/2013 às 21:58

    Ótimo!!! Não tenho nem o que discutir!!

  • responder Dicas para cuidar da pele seca/mista/sensível | Maquiagem 02/12/2013 às 06:23

    […] O texto abaixo foi extraído do Coisas de Diva. Acesse o artigo original no endereço: Dicas para cuidar da pele seca/mista/sensível […]

  • responder Raíssa 02/12/2013 às 16:19

    Esse Bioderma é bom demais, vou aproveitar para fazer estoquinho agora que vou viajar.
    Agora, uma coisa que irrita muito minha pele é protetor solar, principalmente na área dos olhos. Gosto bastante dos da Sun Max (o para peles sensíveis e o aqua control), nunca “me iritaram”.

  • responder Elaine 03/12/2013 às 11:27

    Marina, ameeiiii as dicas! Minha pele tb é assim, sazonal, com um agravante :é super , hiper , mega , sensível (rs)
    Eu uso o Toleriane da La Roche para demaquilar a pele do rosto, mas arde muito na área dos olhos, então uso outro nesta área, que eu comprei no exterior da Neutrogena, make up remover, ele é bifásico, da embalagem roxinha, tira tudo , até máscara a prova d’água, amo demais! Bj

  • responder Kelly D. 04/04/2014 às 13:27

    Olá meninas, adorei o post, porém, meu caso é diferente, minha pela é muito muito, (muito mesmo) sensível, eu não posso nem sonhar em esfoliar ou fazer essas limpezas de salão, pois ela parece até de bebê, só q com o detalhe de não ser tão lisinha assim, rs, estou fazendo milhões de testes com dermatologista mas nada tira a sensibilidade e algumas manchinhas vermelhas na bochecha, a 4 dias meu rosto esta menos vermelho, percebi que é devido a eu não estar usando um creme noturno da Natura Chornos, eu o amava, mais parece q sou alérgica a alguma substancia que contém nele. Queria uma dica de algum creme p/ essa minha super sensível pele, de preferencia p/ uso noturno, visto q uso durante o dia BB CREAM da marca SKY q perfeito!

  • responder Tipos de pele | Pele Sensível | 20/07/2014 às 15:09

    […] Boa Forma – Coisas de Diva – Patricinha Esperta – Espaço Todos os Sentidos […]

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB