Cabelos

Produtos para os cabelos na ordem certa!

06/11/2012

Tempos atrás rolou uma conversa nos comentários de um post meu sobre a ordem certa para os produtos de cabelo. O shampoo todo mundo sabe que vem primeiro… Mas e depois? Com tantas opções de tratamentos no mercado, às vezes fica complicado entender o que é melhor fazer. Por isso, fui atrás do Expert Beauty Center, salão aqui de Curitiba. A cabeleireira Priscila, que atende na unidade Barigui, me ajudou a desvendar os segredos para fios perfeitos. Bora?

Como podem ver na montagem aqui de cima, cada item tem a sua função específica. O shampoo é para limpeza; o condicionador, para dar emoliência. Já a máscara hidrata e o creme para pentear ajuda a desembaraçar os cabelos. O óleo de Argan, por sua vez, serve como tratamento para os fios, quando usado com máscara, e como protetor pré-escova, quando usado como leave-in.

Com a ajuda da Priscila, montei diferentes combinações com cada produto, incluindo também a ampola de tratamento. O creme para pentear ficou como opção para quem precisa desembaraçar os fios, podendo ser usado após qualquer um desses rituais capilares!

Viram que interessante? Para complementar, aí vão também algumas perguntinhas que fiz à cabeleireira:

– Li que, após usar a máscara de tratamento, devemos complementar o cuidado com o condicionador. Segundo a explicação, ao lavar, abrem-se as escamas dos fios, aí a máscara nutre e o condicionador sela. Isso procede?

Não. O condicionador é um emoliente e não um selador. Só a máscara é o suficiente.

– Em algumas instruções de uso de ampolas, o fabricante pede para que se use shampoo e condicionador antes. Qual o procedimento correto?

No uso de ampolas, o procedimento correto é o seguinte: primeiro, lava-se, o shampoo abre as escamas. Depois, passa-se a ampola, que contém todos os nutrientes, e, como as escamas estão abertas, a absorção é maior. Em alguns casos, utiliza-se a máscara para finalizar o tratamento.

– É verdade que é preciso lavar o cabelo duas vezes com shampoo para que ele limpe mais?

Não é que duas vezes limpe mais, se o cabelo for lavado todos os dias uma vez só é o suficiente. Em alguns casos, precisa até mais de duas vezes, dependendo da freqüência com que se lava os cabelos.

– Por quanto tempo, em média, o condicionador deve agir nos fios?

Não existe tempo, pois o condicionador não tem a função de tratar, então é o tempo em que se passa e atinge uma emoliência suficiente para pentear os fios.

– Quantas vezes na semana deve-se usar o shampoo antirresíduos? Para quem ele é indicado?

É indicado para pessoas que lavam o cabelo com pouca freqüência ou querem eliminar algum resíduo específico, mas esporádico.

Viram quanta dica bacana? Eu adorei aprender mais sobre o tema. Se tiverem mais dúvidas, não deixem de compartilhar nos comentários! Numa dessas eu faço um segundo post só com as respostas…

você pode gostar também destes posts

146 comentários

  • responder Carolina G. 06/11/2012 às 13:35

    Excelente post! Parabéns!!

  • responder Sabrina Olivetti 06/11/2012 às 14:05

    “Sabrina/Juliana”
    Que tal deixar um comentário usando seu nome de verdade?
    Os comentários chegam aqui com reconhecimento de IP, então podemos ver quando é a mesma pessoa comentando com nomes e emails diferentes.
    bjs

  • responder Thais Marques 06/11/2012 às 14:07

    Ai, Sá, até apaguei. Me admira gente esclarecida, que trabalha na Volvo, perdendo tempo com esse tipo de comentário. Vá fazer coisa melhor dessa vida!

  • responder Lorraine Furlan 06/11/2012 às 14:09

    Eu, particularmente, achei bem bacana, sim!
    Não sabia que a função do condicionador era apenas a de “emoliência” (achava que ele ajudava na hidratação) e acreditava na história que mesmo após a máscara era necessário utilizá-lo para selar os fios.

    Valeu pelo post, Thais! 😉

    • responder Açucena Carvalho 06/11/2012 às 18:05

      E é. Sou quimica e posso afirmar que a função do condicionador é sim selar as cuticulas do cabelo. Você só nao precisa usar condicionador, se o ph da mascara que voce usou for menor.

      Funciona assim:
      Shampoo (ph entre 5 e 7)
      Mascara (ph entre 3 e 5)
      Condicionador (ph entre 3 e 6)

      Se o ph do condicionador for menor que o da mascara, ele deve ser o ultimo. Se voce nao sabe o ph da mascara e do seu cond, pode perguntar pro fabricante no SAC.

      Alias, me dê o endereço do salão, pra eu nunca passar perto de uma profissional como essa.

    • responder Thais Marques 06/11/2012 às 20:07

      Olha, eu confiei na opinião da profissional. Se você achar interessante, pode conversar com ela falando pelo lado farmacêutico mesmo! Fico meio perdida porque não sou expert no assunto…

    • responder luciane 07/11/2012 às 08:41

      hoje em dia muito dos cabeleireiros já estão falando na questão do pH, mas são poucas as empresas que dispõem os dados nas embalagens, e acaba ficando um contratempo ter que correr atrás para se informar. Acredito que seja tendência os produtos terem essas informações daqui pra frente.

    • responder Açucena Carvalho 07/11/2012 às 18:08

      Eu fiquei um pouco chateada, por ver um blog que eu gosto tanto postando informação errada. Acho que nao custava nada pesquisar antes de postar. O condicionador sela sim cuticula.

  • responder ROSANE 06/11/2012 às 14:09

    TENHO 51 ANOS,E FOI ATRAVÉS DESTE BLOG Q COMECEI A ME INTERESSAR POR MAQUIAGEM.ADORO TODAS AS DICAS Q VCS DÃO! PARABÉNS !
    BJS

    • responder Jeh Manzim 06/11/2012 às 14:33

      Tai uma belissima amostra, de que nao existe idade, para maquigem! Já virei sua fã!

    • responder Thais Marques 06/11/2012 às 20:09

      Ah, que amor! Adorei. Volte sempre!

    • responder Claudia Magalhaes 09/11/2012 às 14:35

      Ai que amor.

  • responder bruh 06/11/2012 às 14:09

    Nunca tinha lido um post assim!Ameii!!

  • responder Haniele 06/11/2012 às 14:12

    Adorei o post!! Esclareceu a dúvida de muita gente… são tantos produtos que as vezes eu me perco.. bom saber q posso passar só o shampoo e depois a mascara sem precisar passar o condicionador =)

  • responder Iara Sousa 06/11/2012 às 14:12

    Se já sabia, pq fica perdendo tempo lendo? Affe….

    Thais ADOREI o post, sempre tive essa dúvida de usar condicionador após a máscara e hoje esse post esclareceu e muito!!!!

    Bjo

  • responder Alexandra 06/11/2012 às 14:13

    ótimas dicas ^^
    sempre achei que tinha que usar condicionador depois da máscara!!

    • responder Marcela Bini 06/11/2012 às 14:34

      Eu não diria que “sempre” achei isso, mas de mais ou menos um ano pra cá, com certeza!

    • responder Claudia Magalhaes 09/11/2012 às 14:37

      Eu tbm achava isso, depois que entrei no blog e vi as meninas comentando isso.

  • responder Patrícia 06/11/2012 às 14:15

    Simples assim! Post direto e simplificado… ADOREI!

  • responder Caroline Magalhães 06/11/2012 às 14:16

    Essa parte da Sabrina, Volvo, firma, Juliana, IP, sei lá mais o que, não entendi nadinha! Hahahaha! Mas quis comentar apenas para falar uma coisa: PENSE EM UM POST ÚTIL! Sempre tive essas dúvidas, e nunca soube que condicionador era só emoliente… ficava hoooras no banho com o condicionador na cabeça, chega enrrugava os dedos. =) Adorei, Thaís! Beijo!

    • responder Thais Marques 06/11/2012 às 20:11

      Ah, era uma hater falando bobagem. Apaguei o comentário.

      Que bom que o post te ajudou, fico feliz em saber!

    • responder Claudia Magalhaes 09/11/2012 às 14:46

      Tem mais é que excluir mesmo Thais.
      Para esse tipo de gente não devemos dar a mínima importancia.

  • responder Sylvia Aline 06/11/2012 às 14:16

    comprei uma linha do Boticário e nele já fala que é primeiro o shampoo, depois a máscara e por último o condicionador.

  • responder Lorenna 06/11/2012 às 14:20

    Bem interessante o post, e sim, esclareceu MUITA das minhas dúvidas! No começo eu achava condicionador desnecessário, preferia investir em uma boa máscara; mas aí uma cabeleleira me disse que era sim necessário usar após a hidratação, só que nunca notei alguma diferença das vezes que deixei de passar. Por isso, poderia substituir a mascara pelo condicionador, então? Ou só podemos usar um tratamento mais forte no máximo duas vezes por semana?

    Parabéns pelo post Thais, sinceramente amei. Acho incrível a dedicação de vocês!

  • responder Mariana Rosa 06/11/2012 às 14:21

    Uma vez uma cabeleireira, me falou que era bom substituir o condicionador por uma máscara de tratamento e usar direto, como se fosse um condicionador.
    Será que procede?

    • responder Tayani Carvalho 06/11/2012 às 14:53

      Procede. Faça assim: Depois de passar o shampoo e enxaguar bem, passe mecha por mecha a máscara (sem passar na raíz), depois coloque uma touca laminada, e termine de tomar o banho. Depois enxague e penteie. É mágico, não vai ter UM nó! Ele hidrata e dá a emoliência ao mesmo tempo.
      Espero ter ajudado, bjss!!

    • responder Thais Marques 06/11/2012 às 20:16

      Isso, mais ou menos como a combinação 02 sugere!

    • responder Claudia Magalhaes 09/11/2012 às 14:50

      Passei um tempo com essa subistituição, mas era pq nunca lembrava de comprar o condicionador que tinha acabado. Porém achei bem legal, fica mais macio e bem mais tratado.

  • responder Mah 06/11/2012 às 14:22

    Adorei o post, sempre achei que o condicionador fosse um hidratante com menos potência, fiquei triste por descobrir que não é :(.
    Eu fiquei com algumas dúvidas agora…
    Vale a pena substituir o condicionador normal por aqueles que são condicionador + tratamento, tipo o que a dove tem, para hidratar o cabelo todos os dias?
    O shampoo ajuda a abrir as cutículas do cabelo, no dia a dia precisa passar alguma coisa para fecha-las? Ou o protetor térmico / óleo de argan já faz isso?
    Por enquanto acho que é isso 🙂

  • responder Clara 06/11/2012 às 14:22

    Ótimo post! Cabelo sempre será um tema que levanta muitas dúvidas.

    Eu ainda estou em fase de teste.. Procurando a melhor combinação.
    Cabelo cacheado é uma coisa “adorável” de se cuidar (eu adoro meus cachinhos, mas dão muito trabalho!!!). Tenho desembaraçado durante o banho, junto com o condicionador… Já ouvi falar que é errado, pois quebra muito os fios… Alguém sabe se isso procede?
    Também fico encasquetada com o lance do “frizz” no topo da cabeça. Tenho horror a cabelo “emplastrado”, todo cheio de creme, mas os fios rebeldes estão me dando nos nervos! >_<

    Bjinhos meninas! Sucesso pro blog!

    • responder Jeh Manzim 06/11/2012 às 14:39

      Clara, to contigo! hahahah mesmos problemas!
      Tbm ja ouvi falar que pentear cabelo debaixo d’agua, quebra os fios.. o.O
      como nunca tive certeza, e é mais facil…continuo….
      E os frizz, o que tem me ajudado bastante é o Oleo Extraordinario… tbm odeio, aquele cabelo que parecce que a vaca lambeu!

    • responder Clara 06/11/2012 às 19:37

      Pois é.. é TÃO mais prático desembaraçar embaixo d’água!
      Eu tenho um óleo da Loreal mas tenho medo de usar na raiz (onde tenho mais frizz..)e parecer que o cabelo tá sujo =(, oleoso…

      É até tentador experimentar essa escova desembaraçadora (esqueci o nome) que as divas postaram, mas tenho medo de acabar com os cachinhos… que são frescos e só ficam mais bonitinhos quando desembaraçados com os dedos (haja paciência) ou com o pente (quando não tenho mais paciência.. sempre!)

    • responder Thais Marques 06/11/2012 às 22:39

      Mais uma pergunta pra Priscila!

    • responder Rafaela 26/07/2014 às 18:54

      Se é errado ou não, não sei, só sei que faço isso e nunca preciso usar outro produto para desembaraçar. Além de desembaraçar, me dá mais certeza de que o meu cabelo está sem produto.

  • responder Caroline Magalhães 06/11/2012 às 14:23

    Também tenho essa dúvida: será que posso usar a máscara sempre, como um condicionador?

  • responder Nicielle Alexandre 06/11/2012 às 14:24

    Muito legal as explicações. Tbm ficava na dúvida se era preciso usar o condicionador (que eu nunca uso) antes da máscara.

    • responder Ninna 06/11/2012 às 14:25

      Quis dizer depois da máscara! rs.

  • responder Paula 06/11/2012 às 14:24

    Oi meninas, desculpa, eu fiquei com uma dúvida: é melhor usar a ampola ou o creme de tratamento? pq eu achava q ela serviam pra mesma coisa…
    Obrigada, bjos!

    • responder Thais Marques 06/11/2012 às 22:44

      Acredito que aí depende do seu tipo de cabelo… Ambas nutrem, mas eu ainda tenho a impressão de que a ampola é mais potente!

    • responder Paula 07/11/2012 às 11:04

      Mto obrigada, Thaís! Vou investir mais nessa ampola milagrosa da pantene! =)
      bjos!

  • responder Ciça Oliveira 06/11/2012 às 14:25

    Adorei o post e qual o problema de ser didático? Imagino o tempo e o trabalho que investiu para fazer a matéria pensando em cada cabelo e cada situação. Gosto de posts assim, que não deixam dúvidas e resolvem as simples questões do dia dia. Eu por exemplo achava que tinha que ficar uns minutinhos com o condicionador para dar uma tratada. Ampolas, vou usá-las melhor daqui pra frente. Servirá para muitas Divas!

  • responder Laura Bandeira 06/11/2012 às 14:26

    Gurias parabéns! Como sempre inovando. Uma dúvida, e o tal shampoo esfoliante? Ele é bom ou desnecessário? Confesso que comprei o do Boticário, pq tenho o cabelo oleoso, mas não vi diferença, fora que o cabelo parece mais limpo no dia da lavagem, eu uso mais pq comprei mesmo, ai tem q usar né, rsrsrs… Só uma observação, meu cabelo tem progressiva e luzes, muitas luzes e o shampoo esfoliante não resseca não. Bjs…

    • responder Thais Marques 06/11/2012 às 22:47

      Deve funcionar como o antirresíduos. Se não está ressecando o cabelo, perfeito, porque se ressecar é sinal vermelho!

  • responder Paula 06/11/2012 às 14:29

    Nossa, esse post foi super hein Thais.. Acho que abriu uma linha de discussão bem bacana que vai render muito ainda!
    Mas ainda bateram dúvidas, por exemplo: Quando uso shampoo anti-residuos, tem q selar? Qual a ordem de passar os produtos depois desse shampoo (não sei se muda algo desse para o shampoo normal)?
    Eu por exemplo, uso o shampoo anti-residuos e a máscara, mas quando não tem a máscara uso só o condicionador, e fico na dúvida se não piora a situação do cabelo.

  • responder Marcela Bini 06/11/2012 às 14:32

    Adorei as dicas!
    Quanto ao dilema máscara com condicionador depois, eis o que do pouco de cosméticos que aprendi na facul que posso afirmar:

    O que se fala como “selador” do efeito condicionante é que, eletrostaticamente (carga elétrica mesmo, positiva ou negativa), ele neutraliza a carga residual do shampoo. É quimicamente falando, carga negativa anulando positiva, e não selando como película propriamente dita. Assim o cabelo fica mais macio e diminui frizz porque os fios vão se “repelir” menos, sabe como? Pensando na máscara como um power condicionante que tb têm essa capacidade, não há necessidade de usar condicionador depois mesmo não. Mas de tanto ler que deveria ser usado, testei. E acabei gostando do resultado. Sem pesar na mão, acho válido e vai ao gosto do freguês – desde que se dose na quantidade e não deixe os cabelos pesados!

    Agora, a combinação ampola e máscara é absolutamente nova pra mim! Então, pela mesma razão na qual a cabeleireira dispensou o condicionador, eu imagino que essa combinação acabe sendo do mesmo tipo, não? Não me falta vontade para testar, no entanto. hehe

    • responder Jeh Manzim 06/11/2012 às 14:42

      Ual! Boa Informação Marcela…
      Eu tbm tenho usado o condicionador da mascara, senti leve diferença, sei lá..as vzs pode ser psicológico… mas gostei!

    • responder Van 06/11/2012 às 14:55

      Entendi Marcela, então o condicionador depois da máscara não é tão ‘vilão’ …. vai de gosto mesmo!

    • responder Edna Yumi 06/11/2012 às 15:37

      Boa explicação tbém Marcela, eu tbém nunca usei a combinação ampola + mascara, más ampola + condiocnador era normal prá mim, pelo jeito acho que vai do gosto do freguês mesmo, ou eu fazia errado mesmo.

    • responder Luciane 06/11/2012 às 15:56

      Então, eu gostei muito do post, mas ainda fiquei com algumas pulguinhas atrás da orelha he he, eu gostaria que ela tivesse mesclado mais opiniões de mais profissionais, que alguns acabam tendo opiniões um pouco diferentes em alguns aspectos.
      Fica a dica.

    • responder Thais Marques 06/11/2012 às 22:49

      Marcela, obrigada pela explicação!

      Vou falar com a Priscila novamente e mais algum profissional para diversificar as opiniões!

    • responder Suellen Linhares 07/11/2012 às 09:14

      Adorei sua explicação Marcela!

  • responder Van 06/11/2012 às 14:35

    Perfeito o post.
    Olha a coincidência, hoje de manhã estava falando pra minha mãe usar condicionador depois da máscara kkkk Coitada. Vou me retratar.

  • responder Maria Carolina 06/11/2012 às 14:37

    hummmm…. muito interessante! Adorei! Sempre ficava na dúvida se precisava do condicionador depois de usar a máscara!
    Obrigada, meninas!

  • responder Tayani Carvalho 06/11/2012 às 14:42

    Nossa, eu fazia certo e não sabia oO
    Tirando a última opção, que eu misturo a ampola na máscara… quando uso ampola.

  • responder Jeh Manzim 06/11/2012 às 14:45

    A combinação Shampo+ampola+mascara, o cabelo deve derreter total né?! Ainda mais eu qi sou acostumada a passar o condicionador depois da mascara!
    Super produtivo o post Thais… vcs sempre estão inovante e de parabeeeens!
    Tenho certeza que esse assunto vai reeender muiiiiiiito comentário! hahahha
    😉

    • responder Edna Yumi 06/11/2012 às 15:19

      Jeh, tbém faço igual vc, shampoo + máscara + condicionador, esse post deu um nó nas minhas ideias más vou tentar fazer do jeito que tá no post prá ver o resultado, mal não faz né.

  • responder Tayani Carvalho 06/11/2012 às 14:47

    Ah, posso dar uma dica? Da próxima vez que tiver esse tipo de entrevista, será que tem como vocês perguntarem se é verdade que quem tem progressiva não pode usar shampoo antirresíduos? É uma coisa que me mata de dúvida rs

    • responder Thais Marques 06/11/2012 às 22:50

      Pergunto sim!

    • responder Marcela Bini 07/11/2012 às 10:46

      Peraí, nunca ouvi isso não, mas agora preocupei aqui também! hehe
      Será que é porque deve acelerando a perda do efeito liso??
      Pergunta e diz pra gente, Thaís! =)

    • responder Ju 07/11/2012 às 11:40

      Tayani,
      Das vezes que fiz eu já ouvi isso sim de mais de uma cabelereira (que o shampoo anti residou “tira” a progressiva mais rápidamente.
      Creio que o produto da progressiva vai saindo gradativamente do cabelo. A cada lavada. Por isso quando usamos um anti residuo o produto sai mais rapido = fica menos liso. O mesmo acontece por exemplo se for para a praia, lava o cabelo todo dia, fica muito tempo com ele dentro d´agua… a progressa vai embora muito mais rapido….

    • responder Tayani Carvalho 07/11/2012 às 12:40

      Ah, entendi… É que eu preciso lavar o meu cabelo todos os dias (como não dá tempo lavo dia sim, dia não), porque ele é misto, a raiz fica oleosa rapidinho. Estou tentando achar um produto pra acabar com isso de vez, sem destruir o efeito da progressiva.

  • responder Khetlin Gomes 06/11/2012 às 14:47

    Algumas pessoas não pagam impostos na falta de educação nos comentários né?! Enfim …
    Arrasou Thais! Aproveitando a deixa, sempre fico na dúvida em relação ao antirresíduos, pois o meu cabelo é misto, e tenho medo que ele fique com as pontas mais ressecadas … bobeira minha?

    • responder Talita Costa 06/11/2012 às 17:37

      Nunca, em hipótese alguma, deve-se passar shampoo anti resíduos nas pontas, sendo assim, não vai alterar em nada os aspecto delas.

    • responder Khetlin Goms 07/11/2012 às 12:39

      Obrigada pela dica!

  • responder Claudia Batista 06/11/2012 às 14:56

    Agora minha cabeça embananou toda kkkkkkkkkkkkkkkk a maioria das coisas que leio sobre cabelo fala que tem que passar o condicionador depois da mascara kkkkkkkkk

  • responder Ligia Toledo 06/11/2012 às 14:57

    Parabéns pelo Post Thais! Meninas, fiquem tranquilas pois o trabalho de vocês é maravilhoso, excelente!!! Sou de São Paulo e já virei fã do Blog! Vocês são umas fofas, queridas e muito competentes!!!

    Quanto ao post, uma dica legal que faz toda diferença da função da máscara é fazer massagem nas mechas dos cabelos, tipo você pega uma mecha e depois de aplicar a máscara faz movimentos para baixo repetidamente (não sei se me consegui fazer entender…), se a Thais quiser perguntar para a especialista, acredito que o cabelo fica mais hidratado e com a sensação de fios selados 🙂

    Um grande bjo para vcs, continuem fazendo esse trabalho com coração, dá para sentir!!!

    bjssss

  • responder Thamiris Lopes 06/11/2012 às 15:01

    Achei super bacana, uma vez uma menina que trabalhava com Pantene me disse que depois da mascara de tratamento , a gente tinha que passar o condicionador para selar os fios, venho jogando condicionador fora desde então…rs
    Adorei o post Thais!

  • responder Taís Azevedo 06/11/2012 às 15:01

    Poxa, também ficava “horas” com o condicionador no cabelo. Valeu mesmo!

  • responder Giuliana 06/11/2012 às 15:03

    Meninas tenho uma dúvida, e para passar o protetor térmico? Eu passo por último? Tipo, shampoo + condicionador + leave in + protetor térmico?

    • responder Tayani Carvalho 06/11/2012 às 15:10

      Eu acho que você passa o leave-in antes, porque você desembaraça o cabelo antes de passar o secador, então acho que a sua ordem tá certa…
      Só acho rs

    • responder Giuliana 06/11/2012 às 17:17

      Obrigado Tayani!

    • responder Tayani Carvalho 06/11/2012 às 20:57

      Por nada 🙂

    • responder Thais Marques 06/11/2012 às 22:51

      Eu também acho! Mas posso questionar!

  • responder Edna Yumi 06/11/2012 às 15:13

    Tô bege, achava que tinha que terminar no condicionador qdo uso máscara, quer dizer que só shampoo e mascara já resolve???
    Eu tbém achava que tinha que deixar o condicionador por uns dois ou três minutos.
    Ótimo post Thais, deu prá tirar um montão de dúvidas, porém acho que tbém tem um monte de gente com mais duvidas, deve render mesmo um outro post desse tipo.

    • responder luciane 06/11/2012 às 16:11

      Eu concordo edna, melhorou umas dúvidas e aumentou outras he eh, precisa da opinião de mais gente, até pq em matéria de cabelos não existe verdade absoluta!

  • responder Sara 06/11/2012 às 15:32

    Gostei dessas explicações, tmbm sempre tive dúvidas, apesar de nunca usar condicionador, só mascara mesmo no lugar dele;
    Fiquei pensando aqui com meus botões, então se formos analisar bem, o condicionador é dispensável (só um gasto a mais?), porque se for só por causa da emoliência a máscara faz esse trabalho, além de hidratar? Tô no caminho certo ou não?

    Beijos, esse é o melhor blog, sem dúvidas!!!

  • responder Michele Bdz 06/11/2012 às 16:25

    Uia…. tooooma…. rs

    Tem gente q não tem mesmo o q fazer!

  • responder Michele Bdz 06/11/2012 às 16:27

    Adorei mto o post… devo confessar q já usei a sequência errada… rs

    Valeu o esclarecimento!!

    Bjos meninas

  • responder Produtos para os cabelos na ordem certa! | Fast Fashion Blogs 06/11/2012 às 16:32

    […] diretamente na fonte: Coisas de Diva window.location = […]

    • responder Eliane 06/11/2012 às 17:36

      Adorei!!! perfect

  • responder Ana 06/11/2012 às 16:40

    Muito bacana Thais!!! não sabia dessa de condicionador não tratar, sempre achei que os três minutinhos a mais dava uma restaurada, mas o cabelo só fica mais emoliente… sniff =P
    Eu gosto do condicionador depois da máscara, meu cabelo fica com mais brilho assim e eu sinto como se ele desse uma retirada nos residuos da máscara que as vezes deixa o cabelo pesadão.

    http://www.closetshop.com.br Bed Head, Tresseme e Forever 21 com descontos

  • responder Sandra Sousa 06/11/2012 às 16:44

    Poxa, tava fazendo coisa errada então haha
    Obrigada pelo post, foi muito útil!!!
    Tem aquela de que cada profissional trabalha de um jeito, mas o que essa cabeleireira explicou faz muito sentido =D
    Bjo meninas!

  • responder Karina 06/11/2012 às 17:05

    Eu não sabia que o condicionador não hidratava… Ele meio que não tem muita utilidade, pra quem já usa um creme para pentear, não?
    Poxa, adorei a informação nova!
    Ótimo post! Vou testar uma dessas combinações!

    Beijinhos!

  • responder Adeline 06/11/2012 às 17:35

    Eu tbm achava que o condicionador hidratava… poxa vida. Quer dizer que se eu só usar condicionador meu cabelo não ficará hidratado? E já que o shampoo abre as cutículas do cabelo, como que a gte sela elas, já que o condic. não faz isso? Beijoss! Adorei o post!

    • responder Tayani Carvalho 06/11/2012 às 20:55

      A minha mãe usa um pós-shampoo da Bio Extratus que diz que fecha as cutículas… um dia eu usei e não vi diferença… acho que com as cutículas seladas ele dá uma abaixada no frizz, não? O meu não funcionou kkkk
      Mas sei lá, às vezes o efeito é sutil e não podemos ver a “olho nu”…

  • responder Vanessa 06/11/2012 às 17:50

    Adorei as dicas, meninas. Mas pra mim, usar o condicionador depois da máscara é MUITO BOM! Sério! Ja tentei deixar só com a máscara, mas quando secava meu cabelo não ficava muito bonito. Agora, quando eu passo o condicionador (pouco) é só amorrr!! Alguém mais é assim?

    Bjs

  • responder Se Joga No Blush 06/11/2012 às 18:32

    Adorei o post! Muito útil e informativo… 🙂

  • responder Carol 06/11/2012 às 18:46

    Olá, adorei o post. Este campo sempre tem tantas dúvidas e a polemica do condicionador é muita…rs Mas, gostei da explicação da Marcela. Tb n uso condicionador depois da mascara mas vou tentar uma vez pra ver se gosto.

    Se vcs forem fazer mais post com este tema, gostaria de mandar umas perguntas:
    – Quem faz relaxamento deve usar shampoo transparente nas lavagens?
    – Ouvi dizer que óleo n trata o cabelo, apenas mascara o problema e que depois piora, é verdade?

  • responder Rafaela 06/11/2012 às 19:03

    Caramba, sempre aprendendo coisas novas. Já tinha lido várias vezes que a gente não devia deixar de usar o condicionador por causa da abertura das escamas e tal.. Esse negócio de cabelo todo mundo diz uma coisa diferente rsrsr Mas gostei muito do post, valeu Thais pelas dicas.

  • responder Cibele 06/11/2012 às 19:18

    Oi, meninas!! Sempre leio o blog de vcs, mas nunca comentei…gostei muito das dicas, ainda mais que tive um problema de quebra/queda de cabelo, mesmo ele sendo virgem, o que me fez ter que cortá-lo na altura do ombro.
    Gostaria de tirar uma dúvida: o óleo de argan pode ser usado antes de secar? Ele não “frita” o cabelo usado desta forma?
    Obrigada, e bjos!!

  • responder Kelli 06/11/2012 às 19:19

    Pôxa vida! Perdi os babados desta vez, rsrsrs.
    Mas enfim, voltando ao sério, brigadinha pelas dicas Thais. Sempre preciosas.
    Beijos

  • responder Jadna 06/11/2012 às 20:01

    Amei o post!!Confesso que sempre achei que este negócio de usar shampoo, máscara e condicionador é mais uma jogada de marketing das marcas para vender a linha completa de seus produtos. Tenho apenas uma dúvida quanto ao uso do shampoo anti-resíduos: É que tenho progressiva e alguns profissionais dizem que o uso deste shampoo acaba cortando o efeito liso da escova, outros dizem que é bobagem, pois o anti-resíduos apenas limpa profundamente. Alguém saberia me responder o que é certo, neste caso? Bjs…

    • responder Mayara 06/11/2012 às 22:41

      Boa noite querida, então trabalho em cosméticos há alguns anos e tambem sou cabeleireira, o que acontece com o shampoo antiresiduos com quem tem quimica, seja progressiva, coloração ou qualquer outro tratamento que esteja relacionado a transformação dos cabelos, é que esse tipo de shampoo abre mais as cuticulas do cabelo o que proporciona a “saida” desses produtos.
      Se vc tem raiz oleosa e quer acabar com isso, use um shampoo transparente, já que eles tem menos silicones em sua composição.
      Espero ter ajudado!

  • responder Sibeli 06/11/2012 às 20:24

    Meninas, não deu tempo para eu “ler” o que esta tal Sabrina/Juliana escreveu. Mas há tempo imenso para elogiar o trabalho de vocês…adorei o post.
    Como ja sabem, moro em Portugal…mas abro todos os dias o blog, há muito tempo. Portanto, sigam em frente e Parabénsssssssssss hoje e sempre beijinhos as 3 Divassss

  • responder Eliza 06/11/2012 às 22:05

    Adorei o post, pois sempre me enrolei na ordem desses produtos^^

  • responder Mayara 06/11/2012 às 22:32

    Boa noite, adorei o post, só faltou uma coisa, o oleo de argan não dá pra todo tipo de cabelo, acho que seria legal voces explicarem bem isso pro pessoal. Trabalho em uma loja de cosméticos e além disso sou cabeleireira, hoje em dia as pessoas acham que como o argan está na moda ele dá no cabelo de todo mundo, tá tipo a moda da queratina, todo mundo queria usar, mas em alguns cabelos grossos ele não dá certo, por hidratar demais ele acaba ressecando, ai o pessoal fala “ai isso nao presta”.
    Já sobre o uso do condicionador seguido da mascara, não são todas as linhas, mas algumas linha profissionais, tem seus condicionadores seladores sim! Principalmente quando tem tutano, cupuaçu ou flor de bananeira em sua composição.
    Outra coisa legal tbm, é que hoje em dia devido ao uso frequente de quimicas no cabelo e da poluição, muitaaaaaaaas pessoas tem a raiz oleosa e as pontas secas, o ideal e CORRETO é usar shampoo transparente, e fujir dos perolados, já que eles tem um teor maior de silicones que acabam pesando no cabelo! Muitas pessoas acham que quanto mais hidratante melhor, mas isso é errado, já que com o fio hidratado ele fica saturado de oleos e fica ressecado com as pontas abertas.
    Eu adoro o blog de voces, e espero que nao vejam como um comentário ruim, é que muitas vezes em farmacias e supermercados nao temos ngm pra nos instruir.

  • responder Thais Marques 06/11/2012 às 22:58

    Meninas, anotei os questionamentos de vocês e pretendo repassá-los à profissional que concedeu essa entrevista. Além disso, vou consultar também outro especialista, para uma segunda opinião.

    Sou muito leiga no assunto e acho que cabelo é um tema que gera controvérsias mesmo. Minha dica é: tá aí a informação, vamos aproveitar e testar, né? O que der certo a gente repete! 😉

    • responder Marcela Bini 07/11/2012 às 10:51

      Concordo demais! A gente testa e vê o que dá mais certo pra cada cabelo! O que gostar, continuemos (e compartilhando as informações, é claro! hehe).

    • responder Paula 07/11/2012 às 11:05

      Concordo com vc e com a Marcela! Vamos testar e compartilhar informações, mulherada!! =D

  • responder Liliana 06/11/2012 às 23:07

    Adorei o post!! esclareceu algumas duvidas que eu tinha!

  • responder Miriã Andrade 07/11/2012 às 01:36

    Adoro quando o assunto é cabelos, me interesso muito sobre essa discussão. De uns tempos pra cá tenho cuidado mais dos meus fios e tenho visto resultados muito positivos com os tratamento e com o cronograma que tenho feito pra mim. Acho que todas as dicas são válidas, mas sobre o condicionador, pra selar as cutículas do cabelo o ph tem que ser mais baixo que a máscara, com isso, essa pode ser a sua função sim! 😉

  • responder Luana 07/11/2012 às 08:15

    A Sabrina trabalha na Volvo? Vou te mandar meu currículo Sá pra você encaminhar pra eles heuheuheuheuh

    Deixando as brincadeiras de lado, Thais, poucas vezes na área da beleza e cosméticos eu vi uma matéria com conteúdo e útilo. Juro, parabéns pela temática – fugir dos clássicos, protetor solar, tomar água, limpar a pele antes de dormir – é essencial para ser diferente. Você conseguiu.

    Abraços

    • responder Sabrina Olivetti 08/11/2012 às 01:58

      Nada!
      Era a menina que tava achando divertido comentar várias vezes com nomes diferentes reclamando do conteúdo do post.
      Não entendo muito bem essas pessoas que tem medo ou vergonha de se posicionar usando seu próprio nome. Não tem nem como eu levar em consideração comentários assim. Mas né…
      bjs

  • responder Suellen Linhares 07/11/2012 às 09:07

    Adorei as dicas Thais!!!Sempre fico na dúvida do que é ou não correto na hora de lavar os fios!!!Admito que após ler as resposta percebi que fazia muita coisa errada!!!!rsrsr
    Bjos

  • responder Vanessa Rosa 07/11/2012 às 10:08

    Hey Thais,

    Adorei as dicas, to louca pra testar esse Shampoo de Arginina?
    Emfim, ouvi dizer que é muito bom! O jeito é investir $ e testar.

    P.S: NÃO LIGUE PARA OS COMENTÁRIOS MALDOSOS MENINAS, ESSE TIPO DE GENTE SÓ SENTE INVEJA! RELAXEM SUAS LINDAS, O QUE IMPORTA É QUE VCS SÃO AMADAS POR SUAS LEITORAS!

    P.S¹: EU QUE HAVIA FEITO TRATAMENTO COM A DERMATOLOGISTA NÃO FAZIA OS PROCEDIMENTOS DESSA FORMA, LEMBRO-ME QUE ELA FALOU SOBRE O SHAMPOO ABRIR AS ESCAMAS .. VOU FAZER COMO INDICOU THÁ, MTO THKS PELA EXCELENTE DICA! BJS :*

    MARINA, SABRINA E THAIS .. PARABÉNS! SE TEM UM BLOG QUE TEM RESPEITO PELAS SUAS LEITORAS, QUE DIZ SE RECEBEU PRA FAZER A PROPAGANDA, OU SE GANHOU O PRODUTO PRA TESTAR .. OU SE COMPRARAM, COM O PROPRIO DINHEIRO! VCS SEMPRE FALAM E DEIXAM CLARO, TRANSPARÊNCIA É TUDO NESSE RAMO! OS OUTROS BLOG´S DEVERIAM SE ESPELHAR EM VCS. PARABÉNS.

  • responder Marina 07/11/2012 às 11:13

    Ei meninas! Eu sempre uso a máscara da moroccanoil com condicionador e dá super certo… mas vi a #combinação 2 e agora fiquei na dúvida… será que pra hidratar é melhor não usar o condiciondor antes ou isso varia de acordo com o cabelo heim???
    Bjs

  • responder Lívia 07/11/2012 às 11:47

    Meninas, o post bombou em??? Puxa, quanto esclareciemnto e quanto questionamento!!! Adorei! Vou ficar aguardando a PARTE 2 “o retorno” rsrsrs com as respostas que Thaís anotou p/ fazer às especialistas…
    Só uma dica: não “peguem pilha” de pessoas mal amadas. Críticas devem ser sempre bem vindas, mas quando são depreciativas, não devemos nem gastar nossa energia com elas…Esqueçam essa pessoas! Vocês são tão legais e alto astral que devem passar longe desse tipo de energia!!!
    Sá, fiquei com uma dúvida (e por favor não me leve a mal, porque sou bem burrinha mesmo em tecnologia), mas quando algumas pessoas acessam o mesmo computador, com senhas e logins diferentes o IP não será o mesmo????). Beijo grande em cada uma de vocês!
    E traduzindo o “baianês”: Pegar pilhar = ficar chateado, nervoso com alguma coisa que alguém fala. 🙂

  • responder Blog Pras Meninas 07/11/2012 às 12:15

    Adoro qndo o assunto é cabelo.
    Amei esse post!
    “Comassim” (rsrsrs) não precisa do condicionador depois da máscara???? foi por terra td que eu ACHAVA que sabia sobre cabelos hahahahaha
    Mas é bem o que a Thaís disse a informção taí, o negócio é testar e ver o que é o melhor.
    Meu próximo teste vai ser com certeza o combo shampoo + máscara!!!!!!!!

  • responder Cinthya 07/11/2012 às 15:51

    Unh, fiquei confusa tb! Achei o post o máximo mas eu sempre usei shampoo + condicionador e, de vez em quando máscara e, mts vezes substitui o condicionador pela máscara. Será que fiz bobagem!?

    Beijos!

  • responder Déia 07/11/2012 às 16:44

    Adorei o post!!! Muuuito util!!!
    Tenho uma duvida que nem sei se tem solução….rs, como fazer para as luzes não amarelarem?

    • responder Thais Marques 08/11/2012 às 20:51

      Shampoo pra cabelos grisalhos! Ele é violeta e ajuda a não amarelar. Dá uma olhadinha nos posts da Marina, ela sempre resenha. 😉

    • responder Claudia Magalhaes 09/11/2012 às 15:05

      Vc usa um shampoo ou mascara desamareladora uma vez por semana.
      São roxas ou azuis e servem para retirar o amarelado dos fios. Tem em qualquer loja que vendo shampoo.

  • responder Marina 07/11/2012 às 17:25

    Olá meninas, tudo bem?
    Algumas semanas atrás escrevi no facebook pra vocês pedindo uma ajudinha para um trabalho de Cosmetologia, lembram?
    Então, a matéria que eu acabei de estudar foi exatamente sobre shampoo, condicionador e etc.
    Eu tive a mesma dúvida que vocês tiveram em relação ao uso de shampoo + máscara + condicionador e a minha professora (Julia Nunes, da Bellarome http://www.bellarome.com.br/) disse que o condicionador tem a função de fechar a cutícula do cabelo e que nem toda máscara teria essa função. Por isso, dependendo dos produtos usados, podemos usar essa combinação (shampoo + máscara + condicionador) e a diferença é nítida no cabelo. 🙂

  • responder Fernanda 07/11/2012 às 20:17

    Thaís, adorei a iniciativa desse post. De fato é uma dúvida que fica.
    Só um toque porque na figura foi utilizada a máscara Moroccanoil de tampa laranja, portanto não é uma máscara de hidratação, mas sim de restauração. Tem a mesma função da ampola que vc colocou. A máscara de tampa marrom é a de hidratação.

    • responder luciane 08/11/2012 às 08:41

      nossa, é verdade mesmo, eu sou uma que só me liguei nisso pq vc disse.

    • responder Thais Marques 08/11/2012 às 20:49

      Vish, nem vi a diferença! #desligada

    • responder Claudia Magalhaes 09/11/2012 às 15:01

      Verdade…

  • responder Keidi Nienkotter 07/11/2012 às 21:16

    “O condicionador é um emoliente e não um selador. ”
    Condicionador deixa meu cabelo quebradiço. Desde que parei de usar condicionador nunca mais vi uma ponta dupla ou quebrada.
    Se o cabelo estiver seco nas pontas, uso mascara. Mas na maioria das lavagens (que ocorrem todos os dias) é só shampoo mesmo.

  • responder VIVIANE 07/11/2012 às 22:51

    Minha dúvida é em relação ao óleo de argan,em alguns lugares leio que ele faz papel de protetor térmico antes da escova e chapinha, e em outros leio que passar ele antes de escova e chapinha “queima o cabelo”.É uma dúvida que vivo pesquisando e não consigo chegar a uma conclusão.

    • responder Thais Marques 08/11/2012 às 20:48

      Bom, a cabeleireira consultada recomendou como protetor térmico mesmo!

  • responder Mari Donato 08/11/2012 às 11:01

    Meninas, tem também que lembrar que a cabeleireira deve ter dito tudo isso de maneira geral para tooooooodos os produtos que existem no mercado. Alguns vem indicado na própria máscara que deve ser utilizado o condicionador depois; outros não vem escrito nenhuma informação.

    Acho que isso vai do bom senso e de CONHECER seu cabelo. No meu, se eu fizer máscara de HIDRATAÇÃO e passar condicionador, fica oleoso em 1/2 dia; se eu fizer máscara de REPARAÇÃO eu teeeenho que passar condicionador, senão o cabelo fica SUPER duro!!!!

    Então meninas, ninguém tá certo ou errado ao passar condicionador ou não; que tal fazer um teste, com e sem? Ou então, procurar saber sobre o pH da máscara e do condicionador(o pH tem influencia a diminuição do frizz, pra ver tbm se o cabelo se ‘repele’ menos um do outro); se o condicionador tiver um pH mais alto, tente usar ele depois.. porque ele ajuda a selar a escama. Se o pH for mais baixo, ele nao vai ajudar o trabalho que foi feito pela máscara.

    Entrem em contato com o SAC dos seus produtos para saber a ordem dos produtos a ser utilizada e o pH deles; tem até fitinhas pra medir o pH, em lojas de produtos médicos é super fácil de encontrar – e não é caro.

    (Antes que o povo venha enlouquecido criticar – não sou hater e sou biomédica, professora na área de Estética e uma super curiosa sobre cabelos!!!)

  • responder Claudia Magalhaes 09/11/2012 às 14:59

    Adorei o post Thais.
    Adorei as dicas, tbm achava que o condicionador nutria, é uma pena 🙁
    Vou seguir as dias de vcs.

  • responder Abrahin 10/11/2012 às 18:39

    Valeu pelas dicas.

  • responder Maria Sato 11/11/2012 às 18:05

    Thais, adorei o post! Eu já tinha lido uma vez (não lembro aonde) que era bom usar condicionador após a máscara, mas sempre esqueço, então não sei avaliar a diferença rsrs. Parabéns pela dedicação! Beijos!

  • responder Patty 17/11/2012 às 18:15

    Li uma vez que nenhum tipo de óleo deve ser usado como pré escova, pois eles “fritam” o cabelo, literalmente.

  • responder isabela 19/01/2013 às 01:39

    OLAA OTI!A MATERIA! GOSTARIA DE SABER SE A FUNCAO DO LEAVE IN E A MESMA DO OLEOMDE ARGAN, SE O ANTI RESIDUOS E RECOMENDADO ANTES DE UMS HIDRATAÇAO OU NAOND NECESSARIO PARA QUEM TEM UM CABELO SAUDAVEL E LAVA FREQUENTEMENTE, SE A MASCARA E A AMPOLA TÊM A MESMA UTILIDADE E SE NAO E RECOMENDADO USSR O CONDICIONADOR APOS ESTAS ULTIMAS E QUAL A DIFERENÇA ENTRE MASCARS DE HIDRATAÇÃO E A DE REPARACAO. OBRIGADA DESDE JÁ GALERA!

  • responder Coisas De Diva » Ampola 3 Minutos Pantene 18/03/2013 às 14:59

    […] – a sensação é de emoliência quase instantânea, o que me agradou bastante. Seguindo as dicas que já postei por aqui, dá ainda pra finalizar o tratamento com a aplicação de uma […]

  • responder Ana 03/06/2013 às 00:18

    Amo o blog, mas tem informacao errada nesse post! Nao sei que profissional voce contatou, mas se for de Curitiba, será que podia me passar o endereco? Só pra passar longe mesmo.. :s

  • responder Ana 03/06/2013 às 00:29

    Ah, e por favor, nao peguem isso como ofensa gente. 99% dos posts que leio no blog sao perfeitos. Mas quando se trata de cabelos, nao é dificil encontrar alguma informacao errada, acreditem. Estou no meu 3o ano de farmácia e pretendo seguir a área de cosmetologia. Tantas coisas que sao essenciais para os cuidados básicos do cabelo nao sao de conhecimento geral hoje! Só acho que deveriam ter pesquisado um pouco antes de repassar as informacoes – mas sei que confiaram na profissional. E sim, isso vai de marca pra marca. Mas EM GERAL, a funcao do condicionador nao é apenas dar emoliencia para os fios, se nao era só usar leave in que desembaraca os fios tanto quanto um condicionador.
    Sobre o uso de condicionador após a máscara, apenas se o pH do condicionador for menor que o da máscara. Algumas realmente suspendem o uso, mas nao é sempre que a máscara é suficiente. =)

  • responder Débora Amaral 17/07/2013 às 07:41

    PERFEITO O BLOG :] SEM FALAR O QUANTO ELE É COLORIDO E LINDO .!

  • responder Mônica 24/07/2013 às 13:59

    Oi, adorei o blog parabéns, eu queria tirar uma dúvida. Após usar o shampoo anti-residuo e hidratar é nescessário usar algum shampoo especifico para fechar a cutícula? Pode usar o anti-residuo e só o condicionador após? Obrigada bjoss.

  • responder Mirian 28/08/2013 às 19:27

    O post é antigo mas não resisti e vou comentar. Arrogância nunca é sinônimo de sabedoria. Gostei muito do comentário da Marcela. Acredito que seja por aí mesmo. Há linha profissionais que só vem o “duo”, quer dizer shampoo e condicionador, então acho que a máscara as vezes é desnecessária como o condicionador em certas ocasiões pode ser. Tenho a linha da matrix opti smooth e eles recomendam irmos do condicionador para o creme de pentear, mesmo tendo a máscara. Além do condicionador ter o ph baixo, possui vários ativos hidratantes, quando uso uma máscara antes dele, meu cabelo fica muito pesado, descobrir a pouco tempo o porquê, simplismente porque não precisa da máscara.
    O blog é maravilhoso.

  • responder Mariana 31/07/2014 às 23:14

    Oii adorei as dicas ! Eu queria saber se antes de secar o cabelo eu devo passar um oleo nutritivo primeiro ou um protetor termico ? Obr beijoss

    • responder Thais Marques 01/08/2014 às 13:09

      Tanto faz, na verdade! Mas você pode ir de protetor térmico e depois óleo nutritivo, para finalizar os cuidados!

  • responder Fabiana 23/07/2015 às 10:07

    Olá, amei a matéria, mas enfim… fiz ombre hair e não sei qual melhor shampoo usar

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB