Resenhas Sinceras

Cosméticos verdes

10/11/2010

As revistas Allure e Marie Claire deste mês vieram com o mesmo assunto em algumas de suas páginas: cosméticos verdes. Como assim, Bial?

As duas revistas listaram produtos orgânicos e também formas de como ter uma rotina de beleza que resulte em um menor impacto para a natureza. O ruim é que todos os produtos que eles mostraram só podem ser encontrados nas prateleiras gringas. Se alguém souber de marcas nacionais que tenham esse apelo mais ecológico e com produtos orgânicos, conta aqui pra gente. Vai que alguma leitora se interessa pelo assunto!

Na Allure existem algumas dicas de Danny Seo, um expert em estilo de vida ecologicamente correto e fundador da Wholearth Beauty & Bath (uma linha de cosméticos orgânicos). Segundo ele, quem quer ser mais “verde” deve procurar por produtos com embalagens recicladas e também optar por cosméticos que sejam eco-friendly. Para Danny, uma boa dica é começar por aqueles mais usados no dia-a-dia: shampoo, sabonete, hidratante. O expert também alerta para escolhermos produtos livres de lauril sulfato de sódio, que conforme ele, demora centenas de anos para biodegradar.

Já a Marie Claire fez uma listinha dos ingredientes a serem evitados por quem quer ser mais verde nos cosméticos. De onde eles tiraram a lista eu não sei e também não sei qual o embasamento da revista, mas os tais itens são esses:

Diazolidinil uréia e Imidazolidinil uréia: podem liberar formaldeído que segundo eles é cancerígena.
Diethanolamine (DEA), Monoethanolamine (MEA) e Triethanolamine (TEA): também relacionados com câncer de fígado e rins. Já restritos na Europa.
Silicone, dimethicone e cyclomethicone: não são biodegradáveis
Parabenos: estão sob estudos sobre a possibilidade de causarem problemas hormonais
Tolueno: pode afetar o sistema nervoso central
Derivados de petróleo (parafina, petrolatum): poluem e diminuem as atividades da pele
Ftalatos: são relacionados com problemas nos ovários.

Não que tenha me tornado uma super militante do mundo ecológico mas achei o assunto interessante. Sempre tem alguém que quer saber mais ou que pode contribuir com o assunto, não é? Os comentários estão ai pra quem quiser dar alguma dica a mais!

você pode gostar também destes posts

65 comentários

  • responder Carina 10/11/2010 às 12:27

    Tem uma entrevista bem legal na Galileu sobre isso! Duas jornalistas resolveram ficar “naturebas”, só usando produtos que não tem nenhum componente que possa fazer mal à saúde.

    É bem legal pra gente parar pra pensar no que compra e consome sem nem saber o que tem nos produtos.

    Aqui o link pra matéria:
    http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI183555-17770,00-JORNALISTAS+APONTAM+PRODUTOS+QUIMICOS+DE+COSMETICOS+PREJUDICIAIS+A+SAUDE.html

  • responder Carla 10/11/2010 às 12:40

    Nossa, muito interessante! É sempre bom saber quais são as substâncias utilizadas e seus efeitos. Inclusive eu estava tentada a fazer uma tal de escova de marula, e a cabeleireira me disse que ela não tinha formol, ela tinha uréia. Será que esta escova não se encaixa nas substâncias Diazolidinil uréia e Imidazolidinil uréia? Agora tô com a pulga atrás da orelha…

  • responder Jakeline 10/11/2010 às 12:48

    Pelo que sei a Natura sempre se preoupa com a natureza na ocasião da elaboração de seus produtos. Um exemplo disso é que recentemente lançou um novo refil dos hidratante todo dia que possui menos plástico e consequentemenre reduz o impacto ambiental.

  • responder Mariana Watanabe 10/11/2010 às 12:55

    Acho que a Surya (http://www.suryabrasil.com/) é a empresa nacional que mais tem essa pegada, eles não testam em animais e tem produtos orgânicos. 🙂

  • responder Lia 10/11/2010 às 12:56

    produtos “verdes” que adoro e recomendo são os da aveda e dr. hauscka.
    são tudo de bom. Se não me engano weleda vende no BR, em algumas casas de produtos naturais.

    • responder Helaine 10/11/2010 às 15:57

      Alguns produtos Weleda são encontrados na Droga Raia! =)

  • responder Priscila Araujo 10/11/2010 às 12:59

    A linha Eh e Surya tambem são ecologicamente corretas e não utilizam muitos destes ingredientes…

  • responder Ju Campoy 10/11/2010 às 13:23

    Amore, a Weleda vende no Brasil! Aqui em SP tem algumas lojas…

    http://www.weleda.com.br

    Eu fiz uma vez uma matéria com uma loja que fica no Sumaré/ Pompeia… (http://daquisumare.com.br/materias.asp?materia=562).

    É super interessante a história deles…

    bjo bjo bjo

  • responder Talyy 10/11/2010 às 13:31

    Muito interessante e muito bom saber dessas coisas 😉

  • responder Ana 10/11/2010 às 13:32

    É super interessante empresas que apostam nesse diferencial, que além de ser tudo de bom para o meio ambiente é superrrrr saudavél pra nós que adoramos cosméticos, e podermos dar um pausa nas químicas né?!
    Conheci uma empresa nova no mercado que trabalha mto essa ideia, além dos produtos serem ótimos, já experimentei, chama-se Arvensis, quem tiver interesse como eu, dêem uma olhadinha no site (www.arvensis.com.br)..
    bjoss meninas

  • responder Letícia Schmidt 10/11/2010 às 14:19

    Que eu saiba, a racco tem alguns produtos que são orgânicos… E a natura não sei se são orgânicos e tal, mas tem toda uma preocupação com sustentabilidade…

    • responder andréia 12/01/2014 às 23:35

      A natura não se encaixa, por vários fatores, na categoria produtos orgânicos. Alguns desses fatores são: uso de conservantes e corantes artificiais, metais pesados, etc em alguns produtos vem escrito: “pode conter metais pesados”. Como seus produtos contém uma pequena parcela de ingredientes vegetais pode ser chamado de natural.

    • responder andréia 12/01/2014 às 23:38

      A natura não se encaixa, por vários fatores, na categoria produtos orgânicos. Alguns desses fatores são: uso de conservantes e corantes artificiais, metais pesados, etc em alguns produtos vem escrito: “pode conter metais pesados”. Como seus produtos contém uma pequena parcela de ingredientes vegetais e não testa em animais podem ser chamados de naturais.

  • responder elaine oliveira 10/11/2010 às 14:24

    O shampoo e condicionador da Surya eu usei e até fiz um post, eu amei o resultado e o cheirinho do de Morango e Buriti é ótimo!!!

    • responder 12/11/2010 às 00:00

      Elaine
      Obrigada pela informação!
      bjs

  • responder Karla 10/11/2010 às 14:27

    O bacana de ter produtos assim e haver meninas que se importam com isso é que cada vez mais as pessoas começam a compreender que ser “verde” não é uma opção de vida e sim um compromisso que todos deveríamos ter com nosso planeta-mãe, independentemente de outras posturas e “tribos” adotadas.

  • responder Alice 10/11/2010 às 14:28

    Nossa, que bacana. Mais eu pra lembrar dissos tudo na hora da compra tá difícil…

  • responder Talita Gouvêa 10/11/2010 às 14:40

    Bem…. é meio difícil, mas Welleda encontramos aqui…
    Agora, aqueles componentes, todos são passíveis de problemas alérgicos…. como recentemente fiquei alérgica a esmaltes (sim, usei esmaltes pela minha vida inteira, e só agora pós-trinta que tive), comecei a ler muito sobre o assunto, e todos citados causam alergias…. quer dizer, podemos ter alergia por uma série de coisas, não só por componentes industrializados, mas o nível de alergias a componentes sintéticos é muito maior….

  • responder Gisele 10/11/2010 às 14:49

    Eu tenho o hábito de ler tudo, bula, ingredientes na embalagem de shampo, condicionador, creme dental, hidratante, creme para pentear, sabonete, enfim. Quero saber o que eu estou usando. E a maioria massiva dos fabricantes deste produtos no Brasil tem estes ingredientes nas formulas! É uma pena ver como na Europa os fabricantes adotam uma postura direfenciada, ainda que imposta pelo governo, enquanto por aqui é um salve-se quem puder!

    • responder 11/11/2010 às 23:59

      Oi Gisele
      Pois a gente acaba ficando sem muita opção, não é?
      bjs

  • responder Camila 10/11/2010 às 15:17

    Eu adoro esses produtos. São meio difíceis de achar, mas tem a Reserva Folio, Amazônia Viva, Phytophilo.

  • responder Karina Andrade 10/11/2010 às 15:24

    Oi Sá, acompanho o blog ha mais de 1 ano, mas quase nunca comentei por falta de tempo…é que sou médica recém formada e estava atordoada com o internato da faculdade. Bem, agora estou fazendo minha especialização em dermato e medicina estética e me coloco à disposição de vcs para qualquer dúvida nessa área.bjão.

  • responder Ana G. 10/11/2010 às 15:46

    Eu já há alguns anos que tenho o cuidado de comprar produtos eco-friendly, até porque na sua maioria, são também produtos que não causam alergias e de grande qualidade. Para quem estiver interessada, no site da PETA tem uma listagem exaustiva das empresas certificadas por eles e que, de certeza, não testam em animais. É a nossa maneira de contribuir. Os animais não têm de sofrer para nós podermos andar lindas!

  • responder Estela 10/11/2010 às 15:54

    Tenho os pincéis eco-tools, de pelo sintético. Nunca tive coragem de comprar de pelo de bicho, isso sim me incomoda muito. Como assim tirar a pele de alguém para poder passar um pozinho no rosto? Achei esses pincéis e estou AMANDO. São lindos, além de tudo. Tem para vender no Mercado Livre, paguei R$50 num conjuntinho .

  • responder Mari 10/11/2010 às 16:18

    A The Body Shop e a Burt Bee´s eu já conheço, mas as outras ainda não, e eles não falaram da Lush né?! AMO!
    kisses from UK

    http://xiloveukx.blogspot.com/

  • responder Thais 10/11/2010 às 16:22

    Que vontade de um Ecotools, eles são tão lindos rsrsrs…
    ;
    ;
    Meninas mudando de alho pra bugalhos, voltando ao post
    https://www.coisasdediva.com.br/2010/08/dica-de-compras-argentina-uruguai-paraguai-e-chile/, vcs poderiam me dizer qual o lugar do mundo que nosso rico dinheirinho real rende mais?
    .
    .
    Onde dá pra comprar mais coisas? Eu gostaria de adquirir produtos MAC (é claro rs), Shiseido, Urban Decay, Bourjois e Gucci.
    .
    .
    Porque pelo q li a moeda mais desvalorizada em relação ao real era a moeda do Paraguai, então lá nosso poder de compra seria maior….vcs q fizeram compra fora acham realmente q o lugar q dá pra comprar mais coisas com o real é no Paraguai? Procede? Salto del Guaira? Assuncion? Outro lugar do Planeta? rsrsrs
    .
    .
    .
    Beijos please HELP!

    • responder Karla 11/11/2010 às 08:10

      Thais,

      Eu morro aqui em Foz do Iguaçu (fronteira com Paraguai e Argentina).

      O real vale mais que o guarani (moeda do Paraguai), mas todos os produtos vêm em real….

      Infelizmente, não existe milagre…

      O que deixa os produtos vendidos no Paraguai mais em conta que no Brasil não é a moeda (pq valores são convertidos e, em dólares, reais ou guaranis, o preço acaba sendo o mesmo) e sim a carga tributária zero que eles praticam por lá.

      Bjos!

      Karla

    • responder Karla 11/11/2010 às 08:11

      Perdão, Thais.

      Eu escrevi antes que os preços dos produtos vêm em real, mas na verdade, eu queria dizer DÓLAR!

      Bjo!

      Karla

      • responder Thais 11/11/2010 às 08:38

        Karla querida, obrigada pela resposta!

        Eu kria mto ir pra NY, sonho msm sabe, mas ao msm tempo tb kria estar em um lugar q pudesse me proporcionar o máximo de poder de compra possível, então estou achando que em breve vou fazer “turismo” no Paraguai rs…

        Bjon!

    • responder 11/11/2010 às 23:58

      Oi Thais
      Eu não sei te dizer, mas acho que sua dúvida já foi respondida, né?
      Ainda bem que temos leitoras super informadas!
      bjs

  • responder Vanessa b. 10/11/2010 às 16:43

    Adorei esses cosméticos *-*

  • responder 10/11/2010 às 17:46

    Acho que tá na hora de as empresas brasileiras começarem a pensar mais “verde” também e, além disso, parar com os testes em animais…coisinhas que melhorariam muito nosso planeta!
    Beijos

  • responder Presence Acessórios 10/11/2010 às 18:12

    Olá meninas!! ameiiiii o blog de vocês! tudo muito fofo!

    com certeza este blog já esta na minha lista de favoritos.

    conheça o meu depois também…está até rolando um SORTEIO por lá.. pra quem quiser participar…fiquei a vontade!

    http://www.presenceacessorios.blogspot.com

    para conhecer mais sobre a marca acesse:
    http://www.presenceacessorios.com.br

  • responder Flávia 10/11/2010 às 18:20

    Muito interessante, adorei!
    Quero aquele kit de pinceis! *-* Lindos lindos!

    Kisses

    http://forallkinds.blogspot.com/

  • responder Clara Diniz 10/11/2010 às 18:33

    Gente, o hidrocarboneto que origina o tolueno(metilbenzeno) é o benzeno.
    O benzenho é uma cadeia carbonica que se caracteriza por ser um otimo solvente, mas é , tipo, o top dos cancerigenos!

    • responder 11/11/2010 às 23:57

      MEDO
      🙂

  • responder Tania 10/11/2010 às 18:50

    Oi Sá!Legal a matéria,o post…de uns tempos pra cá, tenho dado preferencia a esmaltes hipo,mesmo não sendo alérgica,mas só.
    O ruim de ler os rotulos,são as letrinhas pequenininhas…

  • responder Jennyfer H. 10/11/2010 às 19:52

    acho que a phytoervas e a natura devem ser ecologicamente corretas! ja nao sei sobre a composicao, mas acho que tambem sao!
    outra marca gringa eh a josie maran cosmetics, da modelo! absolutamente TUDO tem argan oil e tem embalagem biodegradavel 😀

  • responder Rayse 10/11/2010 às 21:00

    a Natura possui muitos produtos orgânicos e refis produzidos com plástico verde, que causa menos efeito ambiental, e com o bônus de gerar emprego e renda pra população ribeirinha do interior do Pará (por exemplo)

    fikdik ;*

    • responder Rayse 10/11/2010 às 21:03

      causa menos efeito. Ai, me mata. –‘ asduhsdauhsuahd
      o plástico verde é produzido a partir do etanol da cana-de-açucar e por isso, causa menos impacto ambiental.
      Agora sim 🙂

  • responder Claudia 10/11/2010 às 21:20

    Oi meninas!
    Adoro o site. Uma empresa pra add na lista eh a Thierry Mugler, dos perfumes Angel e Alien. Desde q o Angel foi lancado, ha 18 anos, a Thierry produz vidros refillable, no qual vc pode fazer o refil do seu perfume infinitamente. Alem de economizar fazendo o refil, vc ajuda o meio ambiente por evitar que inumeros vidros de perfume sejam jogados fora. A Thierry eh a unica empresa de perfume que tem esse servico de fazer o refil nas lojas e eu acho bacana relatar isso aqui. Beijos

  • responder Flávia 10/11/2010 às 21:44

    é uma pena que eles não tenham divulgado cosméticos que podemos encontrar nas prateleiras do nosso país…
    mas de qualquer forma, procurar pensar no bem-estar do nosso planeta é uma coisa importantíssima!!!
    beijoss

    • responder 11/11/2010 às 23:54

      Pois é, Flávia
      É que as edições das revistas são americanas.
      Vamos ver se alguma nacional se anima para fazer uma listinha pra gente.
      bjs

  • responder Renata 10/11/2010 às 22:39

    Oi,
    gosto da Lush, como alguém disse nos comentários. Ela é realmente eco-preocupada e responsável. Conheço bem a marca, sua filosofia e seus produtos. Mas, ela também usa lauril sulfato – aliás, quem não usa lauril sulfato ou algum primo seu? Tem na pasta de dente, no xampu, tem em tudo. Porque é o tensoativo detergente mais usado e seguro na cosmetologia e nos artigos de higiene. Verdade que há outras alternativas, mas praticamente tão poluentes quanto.

    Quem não usa silicone? Se vocês olharem seus produtos de cabelo, quase todos têm, principalmente os destinados a proteger do calor de secadores e chapinhas. Eu não compro hidratantes corporais com silicone, nem com quaisquer derivados minerais. Uso os produtos de cabelo da Lush e da L’Occitane, porque são mais verdes e meu cabelo fica muito melhor. Mas, quando vou fazer babyliss, tem lá silicone no meu protetor térmico

    A Natura só há pouco tempo deixou de testar em animais. Avon e Nívea não testam. Verdade que o Brasil anda super atrás em todos os quesitos, mas no da responsabilidade ecológica anda anos luz atrás da Europa e dos EUA.

    E a gente? A gente faz a nossa parte? Eu reciclo tudo: papéis, embalagens; super economizo água e energia elétrica, não aceito sacolas plásticas, essas coisas. Mas, sei que posso fazer mais – a gente se acomoda nos “confortos” e não quer fazer esforço. Sem dedicação individual, não adianta ter eco-cosmético à venda, né?

    beijos,

    Renata

    • responder 11/11/2010 às 23:53

      Renata
      Obrigada pelos dados, também acho que a gente deve fazer nossa parte, nem que seja só não pegando o saquinho de plástico na loja.
      bjs

  • responder Deka Guimaraes 10/11/2010 às 23:50

    Eu também não sou militante, mas sei que os produtos da The Body Shop são assim, eco-friendly, e os da Lush (mais naturebas ainda). No Brasil, acredito que os da Weleda como comentaram e Natura – linhas Ekos (adoro) também são, mas creio que daqui pra frente todas as empresas de cosméticos vão começar a se preocupar com esses pensamentos e atitudes pró-natureza, é uma tendêcia irreversível!
    Beijos

    • responder 11/11/2010 às 23:51

      Deka
      Valeu pelas informações.
      bjs

  • responder Anna Jessyca 11/11/2010 às 01:25

    Sou fã de vocês três e desse blog super incrível. Já linkei no meu blog, tô no comecinho, mas o que não falta é vontade de aprender cada dia mais.:**
    Tá ai o link:
    http://www.dondoquices.com

  • responder Rose cristina 11/11/2010 às 09:42

    Menina, adoro produtos protetore da natureza . Comprei recentemente uma linha inteira da Burt’s Bee, chamada head-to-toe, ou seja, cuidados da cabeça aos pés! Tem balm, creme para os pés, para as cutículas, sabonete líquido, hidratante, affe, tanta coisa…e tudo com um cheirinho maravilhoso! Fica a dica!
    Bjinhos!

  • responder mila! 11/11/2010 às 10:42

    confesso que como bióloga não sou muito ‘natureba’ em relação a cosméticos, tento comprar sempre refis e ver se as empresas não fazem testes em animais. me dói colocar fora as embalagens fora pq geralmente é plástico e todo mundo sabe que demora para se degradar!!

    ahh sonho com esse pincéis ecotools, mas não criei coragem para comprar!

  • responder Caca 11/11/2010 às 13:04

    Oláaaaa, eu adoro produtos naturais… pois além de não serem testados em animais, são livres de petróleo, parabeno e outras substâncias ofensivas ao nosso corpo…
    Estou usando produtos ótimos da marca MultiVegetal. É um diferencial, tem produtos pra tudo no site! Eu amei tudo que comprei… e estou feliz pois não contribui com nada que possa fazer mal, nem para mim, nem para os animais…. bjs! =)

    site que comprei http://www.multivegetal.com.br

    • responder 11/11/2010 às 23:47

      Valeu pela dica!

  • responder Jéssica Paiva 11/11/2010 às 13:44

    Eu estou fazendo uma pesquisa sobre a importância dessa questão para mulheres entre 20 e 30 anos. Só que foco nas usuárias da Natura. É para o meu trabalho de final de curso, quem puder me ajudar eu agradeceria, não leva nem um minuto.
    https://spreadsheets.google.com/viewform
    Beijos a todas

  • responder Jéssica Paiva 11/11/2010 às 13:50

    Mandei o link errado, desculpe.

    O correto: https://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dEZjT054QjdUWEtYS2FpejFvb3owSGc6MQ

  • responder Duda 11/11/2010 às 15:54

    Adorei a matéria, parabéns!

  • responder Raquel Andrade 11/11/2010 às 19:31

    apaixonei por esse kit de pinceis

  • responder READING RECOMMENDATIONS FOR THE WEEKEND 21 | 12/11/2010 às 07:48

    […] Cosméticos verdes by Coisas de Diva https://www.coisasdediva.com.br/2010/11/cosmeticos-verdes/ […]

  • responder Luiza 13/11/2010 às 15:03

    Pra mim, mais importante do que ser “verde” é não testar produtos em animais ou usar matéria-prima de origem animal. Tiro meu chapéu pra Eh e pra outras poucas empresas brasileiras que adotam essa postura.

  • responder Lua 15/11/2010 às 23:02

    Sou vegetariana/ecochata desde criança.

    Sempre fui ligada a coisas ecologicamnete corretas, inclusive apretrexos de make up, esmaltes e etc.

    No site do PETA tem a lista de cosmeticos nao testados em animais, e aki no Brasil temos o PEA (da linda e maravilhosa minha amiga GAbi Toledo) que presta este serviço tbm.

    Acho ke ja estava passando da hora do mundo ter consciencia, estamos atrasados, mas no caminho certo.

    Aloha..!

  • responder Guta 22/11/2010 às 10:46

    Indico uma loja de cosméticos orgânicos em Curitiba, fica no mercado municipal.
    http://www.cativanatureza.blogspot.com

  • responder Press à Porter 29/11/2010 às 22:32

    Oi Sabrina,

    Você sabia que o toluol presente nos esmaltes é o mesmo das colas de contato (cola de sapateiro)?

    Por isso, ao comprar esmaltes de unhas ou colas de contato, o melhor é optar por produtos de última geração, livres de toluol, substância que pode causar danos ao sistema nervoso central.

    Nos esmaltes, o toluol aparece em concentrações baixas e por isso o efeito máximo é alérgico. No entanto, na cola de contato (cola de sapateiro), que cola diversos tipos de materiais como sapato, madeira e metal, ele pode representar um perigo muito maior.

    O jornal Oeste Notícias (SP) publicou matéria sobre o assunto. Veja o que fala o texto: http://migre.me/2dnyd

    Parabéns pelo blog!

  • responder Dominique 04/12/2010 às 22:35

    Oi! Revendo cosméticos orgânicos com certificação orgânica da Ecocert. São produzidos no Brasil e exportados para EUA, diversos países da Europa, Japão, entre outros. Para ser considerado orgânico, o produto deve comprovar que 95% dos ingredientes são certificados orgânicos. As exigências para conseguir o selo são extremamente rigorosas. No Brasil conheço apenas 3 empresas de cosméticos certificados orgânicos. Ao adquirir o produto, é preciso ler o rótulo. Muitas empresas usam um marketing massivo, mas de orgânico não tem nada. Caso queiram conhecer os produtos, visite o site http://www.idamonica.com

  • responder Lígia 20/01/2011 às 16:54

    Olá pessoal!
    Sou adepta de produtos naturais e orgânicos e gostaria de passar uma dica para vocês de um site muito confiável onde faço minhas compras naturebas a um preço bem acessível (pois, no Brasil, além de ser muuuito difícil encontrar produtos que sejam realmente naturais/orgânicos, o preço geralmente é muito elevado). Trata-se da loja http://www.iherb.com. Tenho um código promocional que dá um desconto de U$ 5 na compra, é só digitar NAK992. Vamos nos ajudar a economizar, dividindo dicas assim.
    Abraços

  • responder Ticiana 09/02/2011 às 18:22

    Sabrina, tem uma loja no mercado Municipal de Curitiba que vende cosméticos orgânicos. Tem varias marcas, inclusive uma própria. Chama-se Cativa Natureza: http://cativanatureza.blogspot.com/ . Também tem venda online: http://www.lojacativa.com.br/ . Comprei meus dois primeiros esta semana (loção de limpeza facial e desodorante). Tomara que sejam bons!

  • responder Coisas De Diva » Arquivos » O futuro dos cosméticos 07/08/2011 às 12:02

    […] e maquiagens que sejam livre de crueldade animal. Lembra que escrevi aqui um post sobre “Cosméticos verdes“? Os militantes dizem que o sulfato agride olhos e cabelos além de ser tóxico para o […]

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB