Dicas

Dúvidas sobre nutrição

22/10/2010

Perguntei no twitter se alguém tinha alguma dúvida para fazer para uma nutricionista e as colegas se animaram com várias perguntas.

A Daniela Santos que é nutricionista esportiva (o link dela é esse aqui) topou responder os questionamentos para a gente. Ela é muito gente boa, sim ou não?

Não consegui mandar todas as perguntas que recebi, mas quem sabe ao longo do tempo não vamos fazendo mais posts assim? Quase todas as dúvidas de nossas leitoras foram sobre emagrecimento e dietas, está todo mundo de olho na balança! Vamos conferir o que a Daniela diz?

Você poderia dar algumas dicas para as meninas que querem perder peso?

A perda de peso hoje em dia é uma questão não somente de mudança alimentar, mas também de modificação do seu estilo de vida. Alimentar-se bem com alimentos que dão saciedade e que tem baixo teor calórico é a primeira dica que dou para vocês, e isso não inclui os diet e light do mercado que infelizmente são acrescidos de xaropes e gorduras que silenciosamente acabam com nosso esforço.

Mas e Dani, quais então os alimentos saudáveis e que me dão saciedade? Bom, vai aqui uma pequena lista de alimentos que ajudam no controle da saciedade e são de baixo a médio teor calórico: sashimis, tofu, algas, brotos, kani kama, camarão, peixes grelhados, chá verde, temakis (com pouco cream cheese) e shushis (com pouco cream cheese e sem frituras), bruschettas com tomate, pães de grão com azeite, pasta de gergelim (tahine), pasta de berinjela, massas com molho de tomate, saladas verdes com molho de ervas, queijo (sim, uma porção de queijo por dia, reservada aquele almoço especial não mata ninguém!), grão de bico, tabule, lentilha, ervilhas, favas, babaganuch, kibe assado, fatouche, coalhada fresca, charuto de repolho ou de folha de uva, arroz, feijão, carnes assadas e cozidas, abacate (a porção é de 1/2 unidade do abacate de casca preta), massas integrais, castanhas e legumes crus.

Quais são os nutrientes indispensáveis e que precisamos comer todos os dias? E qual o intervalo ideal entre as refeições?

Todos os nutrientes tem papel fundamental para o nosso corpo, mas realço as vitaminas do complexo B, vitamina E, vitamina C, zinco, selênio e manganês devido a comunidade científica ter maiores evidências sobre suas ações na proteção e reestruturação do nosso DNA, participação no gasto energético celular e proteção anti-envelhecimento. O intervalo ideal são de 3 horas, porém esse intervalo deve ser adaptado ao seu estilo de vida, horários e atividades do dia.

Por que a maioria dos profissionais não indica a ingestão de carboidratos após as 20h para quem está de dieta?

Isso parte do princípio que como o principal substrato energético do corpo é o carboidrato, e privando desse substrato à noite seu corpo gastaria outras fontes de energia, como gordura e músculo, para realizar as funções vitais. De prática de consultório, para poucas pessoas funciona, para outras não traz diferença nenhuma. Então de acordo com seu perfil nutricional e atividades do dia a dia é que podemos dizer se é indicado. Não tenham esta idéia como regra.

Sobre o óleo de cártamo, você poderia nos falar dos benefícios dele e se tudo que falam por ai é verdade?

Meninas, muito cuidado com este suplemento. Existem algumas evidências científicas de que ele auxilia na perda de peso em pessoas obesas ou com sobrepesos, que fazem mais de 3horas de exercícios físicos semanais. Quem não faz exercício e está na faixa do IMC de eutrofia, ou seja, saudável, não tem porque tomar óleo de cártamo, o seu uso prolongado pode causar doenças relacionadas ao acúmulo de gordura no fígado e descontrole dos níveis de lípides séricos. Consulte seu médico ou nutricionista antes de usá-lo!

Sobre os alimentos que prometem cuidar da saúde, os chamados “aliméticos”, eles realmente funcionam?

Sozinhos, não. Mas ajudam em alguns aspectos. O lado positivo deles é que são uma boa saída para quem não toma água de jeito nenhum! Não possuem sódio, açúcar, colorantes e conservantes, o que os eleva a uma categoria bem melhor que as “ águas” gaseificadas. Lado negativo: o colágeno utilizado, apesar de hidrolisado, é em baixa dosagem e não faz o efeito de firmar a pele. Para conseguir essa dosagem somente com a prescrição de um nutricionista ou médico. Quanto às vitaminas e minerais a  maioria está em torno de 20% da ingestão diária recomendada (IDR ou DRI’ s), para algumas pessoas não ultrapassa a ingestão do dia a dia, mas para outras pode ser exagerado e causar algum mal com seu uso contínuo. Existe um sabor que contém quase 100% de vitaminas e minerais, e que a meu ver deve ser orientado pelo nutricionista antes do seu consumo para que não haja nenhum excesso, afinal, como tudo nesta vida devemos ter equilíbrio para viver bem e saudável.

Para as loucas por chocolate que estão de olho na balança, existe um substituto para o doce?

Meninas, para quê privar seu corpo de algo que você gosta e depois compensar essa falta com o exagero do mesmo? Gosto de orientar meus pacientes na busca do equilíbrio desejo X necessidade. O chocolate mais abundante nos mercados, cheios de waffles, biscoitos, casquinhas crocantes, amendoins, caramelos e outros realmente fazem a diferença no controle da balança. Mas não existem só eles! Que tal dar uma olhada nos chocolates com 50 a 80% de cacau? E o melhor, que tal derreter uma porção e misturar com morangos, mirtilos, amoras, cerejas, maçã, bananas, kiwi…?

A porção diária destes chocolates de boa qualidade é de 100g (siiimm amygas!) e pode trazer vários benefícios como proteção cardíaca e antienvelhecimento. O segredo de tudo está novamente no equilíbrio, onde sua alimentação do dia a dia está equilibrada a ponto de lhe favorecer um deleite após um dia de trabalho extenuante, ou em um almoço com o namorado, um jantar com as amygas…

Existem alimentos indicados par não reter líquido durante a TPM?

Existem sim, mas a dica mais prática e que funciona sem sacrifícios é tomar chá de Hibisco. Compre no mercado municipal ou em supermercados as flores secas de hibisco, as preparações prontas para consumo não vão ter o mesmo efeito. Coloque 500ml de água para ferver, após o a fervura coloque em uma jarra com mais duas colheres de sopa cheias de flor seca de hibisco. Deixe descansar por 3 a 5 minutos, não mais que isso. Coloque na geladeira ou tome quente, adoce com adoçante (ou não) e vocês vão ver o quanto vai ajudar!

Daniela de Almeida Santos é Nutricionista Esportiva – www.nutrinforma.com.br

você pode gostar também destes posts

24 comentários

  • responder Suelen 22/10/2010 às 07:49

    Adorei a dica do chá de hibisco, amanhã mesmo passarei no mercado municipal para procurar!
    Obrigada pelo post 😉

  • responder PaTy 22/10/2010 às 08:15

    Adorei inicitiva Sa, super bacana entrevista 😉
    beeijos

  • responder Gisele 22/10/2010 às 08:44

    Adorei esta idéia! No momento estou em dieta, um tanto rigorosa, pois estou com vários quilos para emagrecer. Mas quando passar essa fase, as dicas dadas serão muito úteis. Gostei especialmente da do chá de hibisco. Independente da TPM, eu gosto muito de chá e não bebo café. É mais uma opção pra minha lista de cházinhos.

  • responder Camila 22/10/2010 às 08:44

    Muito legal a entrevista. Acho ótimo para exclarecer algumas dúvidas.
    Bjo
    http://desapegosdacami.blogspot.com

  • responder Lizia Tofeti 22/10/2010 às 09:03

    meninas vocês estão de parabéns…eu também sou nutricionista e leio o blog TODO DIA( um vício consciente)…e achei mto legal o post…beleza vai mto além do que roupas da moda e uma linda maquiagem…a saude tem q estar em dia….a beleza vem de dentro pra fora em todos os sentidos! Bjos

    • responder Daniela de Almeida Santos 22/10/2010 às 10:26

      Oi Lizia! Sua visão como colega de profissão é muito importante! Obrigada pelo apoio! Sou leitora constante tmb rsrs e me propus a responder como amiga mesmo, pois existem muitos mitos espalhados por aí.
      Grande beijo!!

  • responder Rosana Berto 22/10/2010 às 09:11

    Fiquei interessada, porem, no meu caso quero uma dieta para engordar um pouquinho hehe… Têm alguma dica?
    Obrigada, beijo.

    http://www.moderninho.com

    • responder Daniela de Almeida Santos 22/10/2010 às 10:29

      Tem sim Ro! Para você mais que todas, respeitar as 3 horas de intervalo é essencial, aí a dica ao contrário dos alimentos que citei, colocar alimentos com maior teor calórico porém ainda saudável, e caso você já tenha feito e não deu certo, então acrescentaria suplement alimentar.
      Beijokas!

  • responder Natália Rebeque 22/10/2010 às 09:12

    Amei esse post, super útil e foge daquela mesmice que lemos por aí!! Parabéns!! Vou favoritar.

  • responder Re Moraes 22/10/2010 às 09:22

    Gente, eu adorei essa entrevista e acho q oq ela falou é a maior vdd do mundo! Devemos ter equilibrio! Por experiencia própria percebi que dietas que nos exigem grandes privações nunca dão certo! Por isso hj em dia se estou com vontade de comer pastel (AMO!), vou lá e como UM pastel de carne..e mato minha vontade…vou pra academia, malho um pouco mais..e procuro controlar a dieta nos próximos dias..pq na vdd gnt….ser saudável não é ter corpo de modelo..e entre ter corpo de modelo e ser feliz..prefiro ser feliz! rsrssrsr

  • responder Jowzinha 22/10/2010 às 09:37

    Adorei a entrevista.
    E gostei de saber q ela apoia o equilíbrio.

    =**, Jowzinha

  • responder Bru 22/10/2010 às 10:27

    Adorei essa matéria!!! Mto interessante o assunto, tirou várias duvidas que tinha e neuras tb!! Vou comer meu pedacinho de chocolate sem culpa rsrs!!!
    Parabéns pela entrevista meninas…

  • responder Louise 22/10/2010 às 10:30

    Adooreei o post! Super incentivo!
    Dicas fornecidas por profissionais são sempre bem vindas!
    Afinal, saúde e boa forma são algumas das grandes preocuopações femininas e são incontáveis os mitos e dicas equivocadas que se encontra por aí.
    Nada como uma informação fundamentada!
    Obrigada!
    Beijos

  • responder Marília 22/10/2010 às 12:00

    Sabrina amei o poste! Seria muito bom dá continuidade! Bjão

  • responder Flávia 22/10/2010 às 12:02

    eu simplesmente AMEI esse post!!!!!!!!!!! adorei as dicas da nutricionista, principalmente sobre o chá de hibisco!!! vou logo providenciar porque eu inclusive estou redonda de inchasso da tpm! rsrs

  • responder Juliana Trevilini 22/10/2010 às 12:55

    Daniiiiii, parabéns amiga!!!
    Nós precisamos de boas profissionais para que auxiliem na conscientização da importância de uma qualidade de vida melhor.

  • responder Paty Szuck 22/10/2010 às 13:10

    Meninasss adooooro o blog! Parabéns mesmo! =)
    E essa dica sobre nutrição foi muito legal e importante. Sou nutri tb e adoro a Dani…aliás…Parabéns tb amiga, vc é ótima!

  • responder Vivian 22/10/2010 às 23:24

    Ola, sou estudante de Nutriçao e adorei o post.
    Vou anotar essa dica de cha de Hibisco.
    bjoS2

  • responder MClara 23/10/2010 às 01:02

    A-D-O-R-E-I!!!
    Principalmente o chá de hibisco! nunca tinha ouvido falar e, juro, estava prestes a começar a tomar remédio (sou médica, viu, minha gnt! rs). ah, mas antes vou tentar o chazinho…

    eu aaaaamo chás quentinhos!!! =)

  • responder Nina 23/10/2010 às 17:52

    Muito bom post, adorei a dica. Confesso que em especial a do chocolate. Mas vou atrás do chá de hibisco antes q é mais urgente 🙂

  • responder Links de domingo « Fashion Descontrol 25/10/2010 às 13:55

    […] quem tá locona na dieta que nem eu, fica bem feliz com esse post da Sabrina no Coisas de Diva que vai esclarecer todas suas dúvidas sobre […]

  • responder Fley 25/10/2010 às 22:14

    Adorei as dicas da nutricionista. Tb sou nutricionista e só posso assinar em baixo por tudo que ela informou.
    Adorei o blog! Super criativo!!!!

  • responder Cris 26/10/2010 às 23:16

    A.D.O.R.E.I!!! E sobre o cha de hibisco, como eu devo tomar, somente naqueles dias , ou diariamente?
    bjos

  • responder Lavinia 09/05/2015 às 16:39

    Obrigada Sabrina e a Nutricionista pelas Dicas.
    Adorei.
    Bjos

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB