Decoração

Dicas para quem quer decorar o apartamento alugado!

22/08/2017

Alô, alô, locatárias do meu Brasil! Esse post é para vocês. Um tempo atrás, estava conversando com um conhecido sobre decorar o apartamento alugado. E aí, um tanto depois disso, vi uns snaps da Ciça Rego Macedo (ela é decoradora e engraçadíssima, adoro segui-la – o usuário é cicaregomacedo pra quem quiser ver) que também tratavam do assunto. Foi então que resolvi gravar esse vídeo pro nosso canal:

Nele, dou minha opinião sobre o tema, que é polêmico! Uns dizem que não vale a pena decorar o apartamento alugado (ou a casa, o escritório, enfim!). Esse pensamento engloba o fato de existirem algumas mudanças estruturais proibidas pelo proprietário, o gasto de dinheiro num lugar “provisório”, a ideia de que o melhor é investir no imóvel próprio… Mais ou menos por aí.

Já eu penso bem diferente disso. Para mim, morar bem é fundamental – seja na base do aluguel, na mansão, no puxadinho, no quartinho pequeno ou na casa própria. Na medida do possível, dá sim para modificar as coisas e deixar o imóvel alugado com a cara da inquilina. Aqui em casa é desse jeito: dei meus pulos para deixar os ambientes da melhor maneira para mim.

É por isso que, nesse post, compartilho 5 dicas de decoração para apês alugados – todas baseadas, claro, na minha própria experiência por aqui!

#1 Furar a parede é coisa do passado

A moda agora é, é quadro adesivado! hahahaha Ok, explico: no caso dos itens para decoração de paredes, não é necessário usar prego e martelo. Hoje, há opções excelentes no mercado de fitas adesivas com velcro, que garantem a aderência. Como segunda opção, há também a fita banana (essa pode arrancar a tinta na retirada, mas vamos pensar que a gente repinta o imóvel para entregar!).

#2 Falando em adesivos…

casa de pinterest

Acredito que esses sejam nossos melhores amigos na hora de decorar o apartamento alugado. Tô falando de todo tipo: de washi tape a papel de parede autocolante, passando por adesivos decorativos em geral. Muitas lojas possuem opções bonitinhas, que mudam a cara do ambiente sem uma modificação estrutural. Dá para cobrir paredes, móveis embutidos, interruptores, enfim, o que a imaginação mandar!

#3 Mais cor, por favor!

casa de pinterest

Tô pra ver coisa mais estranha do que pensar que as coisas da casa precisam ser neutras, pra ficarem mais ~versáteis~ pro futuro (leia-se: quando a pessoa for finalmente se mudar pra tão sonhada casa própria) ou para não comprometer o estilo vigente do imóvel. Não precisa ser tudo branco, sem-graça, a não ser que a dona queira isso! Bora colocar cor nos móveis, nas paredes e nos objetos, minha gente!

#4 Vamos aceitar a impermanência

como fazer luzes decorativas

Isso é algo que eu demorei para admitir, mas que agora me faz todo sentido. Digamos que o contrato de aluguel dure apenas por dois anos – o proprietário pediu o apê de volta. Vai valer a pena ficar chorando pela decoração perdida ou pelo móvel que não vai caber em outro lugar? Não, né! O lance é encarar como a oportunidade de recomeçar, de adaptar, de ressignificar!

Dica de ouro: As coisas materiais vão e vem – portanto, o grande lance é desapegar! Coisas se doam, se compram, se vendem, se perdem, se ganham. E está tudo bem!

Espero, de coração (opa, olha o duplo sentido! hahahaha), ter ajudado quem deseja decorar o apartamento alugado mas estava em dúvida se valeria ou não a pena. A vida é uma só, então que seja bem vivida, não é? Não deixe pra depois não. A hora é agora.

você pode gostar também destes posts

6 comentários

  • responder ZILANDRA BATISTA RODRIGUES 22/08/2017 às 14:43

    acho que temos que estar bem aconchegadas no lugar que estamos e nos sentir bem ne?
    Claro que nao vamos gastar fortunas, mas nosso cantinho tem que ter nossa cara
    beijos linda

  • responder Sabrina 22/08/2017 às 14:57

    Concordo com você. Dentro do possível temos que montar nosso cantinho do nosso jeito, afinal moramos nele, rsrsss…

  • responder Samla 22/08/2017 às 16:22

    Oba! Adorei as dicas! Quero começar a decorar o meu!

  • responder Márcia Daniella 22/08/2017 às 18:24

    O importante é se sentir bem no ambiente. Acho que isso não tem preço e vale o investimento, mesmo que temporário.

  • responder Renata 22/08/2017 às 22:14

    Também moro em apartamento alugado e não me impediu de deixar o mais a minha cara possível! Claro que não fiz grandes investimentos, são diversos itens que posso levar para qualquer outro lugar, mas o suficiente para alegrar os ambientes. Fora que decoração não precisa ser para sempre né.. os gostos mudam com os anos e mesmo se fosse uma casa própria poderia querer trocar em algum momento. Muito bom o vídeo para incentivar quem ainda tem um pé atrás na decoração dos alugados!

  • responder Miriã Andrade 08/09/2017 às 12:01

    Já passei muito por isso, e pra mim era pior porque sempre me mudei bastante, tipo nômade, hehe, mas acho que tem que se sentir bem no lugar que está. Mas confesso que na casa da gente é a melhor coisa do mundo poder decorar e fazer as coisas do jeito que a gente quer! <3

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB