Moda

Leva um casaquinho! 5 dicas do que usar no inverno de Curitiba

22/07/2017

Curitiba pode ser bem fria e existe até uma piadinha na internet com nossa fama de reclamões do inverno. Mas para quem pretende congelar as canelas em terras curitibanas, lá vai meu super guia expert de quem nasceu, vive a vida inteira aqui e também é a pessoa mais friorenta que você vai conhecer.

#1 Nosso tempo é meio louco

É meio piada mas muito verdade, temos todas as estações do ano num dia só. A manhã pode começar fresquinha, o meio dia ser um calorão e a noite você precisar de casaco pesado. Curitiba é isso ai!

Normalmente temos um inverno bem frio, onde a temperatura pode chegar a zero graus, mas isso também depende a cada ano. Por exemplo, semana passada tínhamos temperaturas chegando a agradabilíssimos 20 graus onde dava para andar de meia calça fina, camiseta e casaco leve sem problemas.

Já nessa semana, estamos num frio de lascar e o pessoal está andando completamente encasacado nas ruas com luva, cachecol e touquinha. Teve dias que chegamos aos 3 graus e quase morri de frio dentro de casa mesmo. Por isso, meu conselho é, veja a previsão do tempo poucos dias antes de vir para cá, nunca se sabe se estará um friozão lazarento, fresquinho ou até semi calor.

Visual para almoçar: bota de cano longo, casaco quentinho e lenço.

 

#2 Aposte nas camadas

Como exemplificado no tópico anterior, Curitiba é uma caixinha de surpresas, então minha dica é, se vista em camadas e esteja preparada para tudo. Eu costumo me vestir assim: calçado fechado, calça, camiseta, casaquinho/blusa, casacão. Conforme vai esquentando no meio do dia, vou tirando os casacos, se for esfriando, vou colocando peças por cima.

Nos dias muito frios, complemento tudo isso ai com meia calça forrada por baixo da calça e um casaquinho forrado por baixo do casacão. Essa dica das camadas é boa porque a gente não precisa comprar peças especialmente para o inverno e vai usando o que já temos em casa.

#3 Segunda pele e meia calça forrada

A verdade é que a gente não tem muitas roupas que sejam feitas especialmente para o friozão e que sejam acessíveis e fáceis de encontrar. Normalmente só encontramos roupas forradas ou com tecidos mais tecnológicos em lojas de material esportivo, e que costumam ser bem caras.

Por isso, o negócio é tentar dar um jeito reforçando as camadas de roupas para os dias muito frios. Uma boa pedida é usar meia calça grossa por baixo da calça e procurar por um body quentinho ou casaco térmico para usar por baixo da roupa.

Teve uma época que a gente achava meia calça forrada de Fleace na Renner, mas nunca mais vi. Negócio é procurar pelas meias de lã ou as de 100 fios para cima. Por aqui a gente até encontra essas meias grossas em shopping, mas não sei como é no resto do Brasil.

 

#4 Não precisa usar calça sempre

Essa dica meio que complementa a anterior. Dependendo da temperatura, dá sim para usar saia, vestido e shorts com meia calça. A espessura da meia vai depender de quão friorenta você é. Não tenho aqui uma tabela com a variação de fios versus temperatura, mas como você já imagina, meia de fio 15 é super fininha e não esquenta nada. Já a meia de fio 130 é mais grossa, e pode manter as pernas longe do vento em temperaturas um pouco mais baixas.

Por aqui todo mundo usa meia grossa, daquelas que não ficam transparentes na perna, e não temos problema algum com isso. Isso é bastante comum em cidades frias e que a gente se cansa de usar calça jeans todo dia.

Na foto abaixo, estou com uma meia de fio 50, que esquenta bem pouco – quase nada – e pode ser ok para temperaturas por volta de 15-20º durante o dia e para ambientes fechados. Para o friozinho da noite, ela só serve se você ficar num lugar abrigado. Se a ideia é ficar na rua, você vai precisar de uma meia bem mais grossa se não quiser passar frio.

Look para passear no shopping! O vestido é de alcinha, mas por baixo de tudo tem um bolero de lã para fazer as vezes de “manga” por baixo do casaco. #truques

 

#5 Cachecol, luva e touca

Esses anexos parecem frescura, mas para quem pretende visitar os parques em dias abaixo de 10 graus, o melhor é proteger todas as partes do corpo possíveis. Cachecol, luva e touca podem te manter mais quentinha e mais preparada caso vente bastante.

Vídeo: dicas para enfrentar o frio

Neste vídeo eu falo sobre algumas dicas da vida real para enfrentar o frio de Curitiba e também mostro alguns exemplos de looks com a ajuda de nossas leitoras, que são as melhores do Brasil!

No nosso canal tem 6 vídeos na semana, se inscreva para não perder nenhum conteúdo.

Peças que acho essencial para o frio de lascar

Beleza, você conferiu a previsão do tempo e realmente vai estar muiiiito frio por aqui, o que considero por volta dos 10º graus para baixo. Nesse caso, para ficar bastante tempo na rua e passear nos parques, seria bom você ter:

  • uma bota;
  • uma calça ou meia calça muito quentinha e forrada de preferência;
  • um casaco pesado e que te esquente bem;
  • uma blusinha estilo segunda pele, térmica ou de lã bem grossa;
  • cachecol;
  • luva;
  • algo para proteger as orelhas.

 

Onde achar: 01. Casacão | 02. Blusa | 03. Calça | 04. Meia Calça | 05. Gorro | 06. Bota | 07. Blusa

Algumas dessas peças são da AMARO, que tem coleções mensais e também tem sapatos, body feminino, bolsas e tênis, disponível na guide shop e no site da Amaro.

Aqui você encontra mais dicas de como se vestir no frio e neste post pode ver mais looks para usar em Curitiba.

você pode gostar também destes posts

16 comentários

  • responder Márcia Daniella 22/07/2017 às 14:15

    Já peguei Curitiba em várias estações e achei a cidade linda em todas elas. Eu amooo Curitiba.

  • responder Pietra Lavine 23/07/2017 às 02:28

    Muito boas dicas. Vou tentar seguí-las. Tá muito frio aqui em SP. Bjs

  • responder Heloisa Carvalho 24/07/2017 às 11:10

    Passando pra avisar que a Renner está vendendo as meias forradinhas: R$29,90 e tem modelo meia-calça e legging!

  • responder ZILANDRA BATISTA RODRIGUES 24/07/2017 às 14:44

    SEUS LOOKS ESTAO LINDOS
    Aqui no E.S o clima ta doido, u,m dia faz frio, outro nao faz
    na duvida levamos casaquinho kkk

  • responder Talita 24/07/2017 às 16:43

    Sá, estou apaixonada por esse seu lenço de raposas :O
    De onde é?

  • responder Denise D. 24/07/2017 às 20:18

    Ai tadinho do Zé, nem um casaquinho prá ele… rs
    Adorei suas dicas, Sabrina. Já vou procurar esta meia, meus pés frios agradecem.
    bjs

    • responder Sabrina Olivetti 26/07/2017 às 12:39

      Ele vê o casaquinho e sai correndo. Odeia e destrói todos que coloco nele. kkk

  • responder Alessandra 25/07/2017 às 12:38

    Sá,
    Eu precisava MUITO desse post!!!
    Sou a seguidora que comentou no insta “Tô indo pra Curitiba e tô com medo de passar frio e de passar calor”. Hahahahaha
    Enfim, estou indo daqui a 2 dias! E a previsão do tempo promete dias mais amenos… mínimas de 9ºC e máximas de 20ºC. Acho que não vou precisar me empacotar tanto né? Tomara!!!! hahahaha
    Obrigada pelas dicas!!!!

    • responder Sabrina Olivetti 26/07/2017 às 09:36

      Não Ale, talvez só precise de um casaco a noite, mas nada muito pesado. Bom passeio!

  • responder Letícia 26/07/2017 às 21:15

    Sá, lindona, e as polainas? hahahahah…amoooo polainas, mas só uso por dentro das calças (não sou muito de vestidos…). Em geral sempre falo pras minhas amigas apostarem pois as vezes mesmo com muito frio eu fico bem com elas e só uma sapatilha, acabo nem sentindo frio no pé. Tenho pernas e batatas grossas, mas isso não atrapalha, tenho umas de lã que ficam agarradinhas e são ótimas. Outra coisa que gosto bastante e não sei o nome é um negócio que comprei na Holanda…é tipo uma camiseta, com tecido de malha, mas sem a parte de cima…é dificil de explicar…como se vc cortasse uma camiseta em cropped e o que sobrasse é essa coisa…quando comprei ele explicava que era pra ser usado com o intuito de cobrir o cofrinho quando se usa calça baixa sabe? vc coloca por baixo da camiseta normal. Comprei pq achei diferente e queria ver, pois as vezes a calça até nem é tão baixa mas a camiseta é meio curta…sério, isso é muito bom, pois acaba cobrindo as “banhinhas” que não ficam cobertas e te deixa bem quentinha! Acho que é isso! se quiser posso te mandar uma foto! Beijão

  • responder Mithiane 06/08/2017 às 10:52

    Oi, Sá. Essas meias forradas em fleece podem ser facilmente encontradas em sites da China como o Aliexpress e o Wish. Tem com pé, como meia calça e sem, como legging mesmo. E ainda tem em várias cores se quiser variar um pouco. Comprei as minhas no site wish e paguei menos de R$ 10,00. O único problema é demora um pouquinho para chegar né, mas já da para encomendar as do próximo inverno! Moro em Lages e aqui é tão frio quanto em Curitiba, senão mais. As vezes temos até temperaturas negativas. Um abraço.

  • responder Miriã Andrade 06/08/2017 às 17:57

    Amo Curitiba e as várias estações que faz em um dia! <3

  • responder Patricia Blumstein 27/08/2017 às 17:04

    Curitiba é a capital mais fria do Brasil. Minha linda cidade, mas que aqui faz frio isso faz. Boas dicas.

  • responder Linda 11/06/2019 às 15:56

    Que bacana essas dicas vinda de um moradora do local. Amei. Preparando minha mala baseando nas suas dicas. Obrigada.

    Como está aí agora em junho?

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB