Coisas de Diva Coisas de Diva Coisas de Diva

Cês nem venham querer me enganar porque, mesmo que a cidade não seja exatamente uma GRANDE METRÓPOLE, sei que muitas têm bastante vontade de fazer uma viagem para Curitiba! Afinal de contas, nessa época do ano o friozinho começa a surgir e, com ele, a vontade de usar casacões pesados, comer um pinhão, tomar um quentão e se tremer inteira nos parques por causa do vento gelado vem com tudo. Por isso, no post de hoje vou dar algumas dicas da mala ideal para quem está de passagem marcada para a bela capital do Paraná!

#1 As quatro estações num dia só

viagem para curitiba

É bordão de todo curitibano: “aqui faz as quatro estações num dia só” – e taí uma verdade, pelo menos em partes. Claro que não faz um calor de matar, aí chove, depois neva e as flores desabrocham no fim do dia, mas realmente a cidade nos brinda com mudanças meio loucas de temperatura. Curitiba é úmida, chuvosa e tem um vento gelado nessa época do ano (pelo menos quando o El Niño não vem dar uma de louco por aqui). Por isso, vale sempre – como em qualquer viagem – dar aquela checada básica na previsão do tempo antes de fazer a mala. E sempre com aquele pezinho atrás e alguma garantia, porque tudo pode mudar!

#2 Na dúvida? Técnica da cebola!

viagem para curitiba

Isso toda pessoa que mora aqui acaba aprendendo. Às vezes tá aquele frio lazarento (#curitibanices) de manhã, mas ao meio dia o sol dá o ar da graça e derrete a gente por dentro. Aí volta a esfriar à noite. Então, na dúvida, melhor usar a maravilhosa técnica da cebola e criar camadas. Num dia típico de outono/inverno, eu usaria, por exemplo, um calçado fechado (bota, sapatinho masculino), calça jeans (que eu acho a coisa mais versátil de todos os tempos) ou de sarja, uma blusa mais levinha de manga curta, uma blusa de lãzinha por cima, um casaco mais pesado e um cachecol. Aconteça o que acontecer, essa ideia de visual permite que eu vá construindo ou desconstruindo as camadas!

#3 Chove, chuva, chove sem parar

viagem para curitiba

Como disse, em Curitiba chove. Então não há cidadão que saia na rua sem estar preparado pra isso. Eu, por exemplo, vivo com uma sombrinha dentro do carro. Minha sugestão é: se estiverem com viagem marcada pra cá, tragam também. E, por mais chato que pareça, carreguem a bendita para tudo que é canto! Vai salvar vidas! Outra dica para evitar a chatice que é molhar os pés nas poças do petit-pavé é usar sempre calçados fechados, da forma como comentei ali em cima: botas, sapatinhos masculinos e até tênis. Galochas eu acho exagero comprar – nem eu que vivo há quase 30 anos aqui tenho, apesar de que às vezes até acho uma boa ideia porque né, chuva eterna.

#4 “As curitibanas são muito chiques!”

viagem para curitiba

Sempre acho que essas generalizações são muito relativas. De qualquer forma, talvez a ideia de que as mulheres daqui se vestem bem seja justamente por causa do clima, uma coisa assim meio cinza, meio clássica, meio europeia, hahahaha! Mas, sinceramente, acho que cada uma deve se vestir como quiser e como ficar mais confortável, sem essa preocupação demasiada em se encaixar no estilo da mulherada daqui (se é que existe de fato algum). Se usar botas e cachecóis for mesmo um sonho, uma combinação bonita e boa para o frio é saia ou vestido com meia calça grossa e um casaco quentinho por cima. Eu curto bastante usar esse tipo de roupa nos meses gelados!

Para outras dicas relacionadas à cidade, não deixem de conferir a seção Em Curitiba!

Bom, espero ter dado uma luz pra quem deseja fazer uma viagem para Curitiba! Se precisarem de mais ideias, mandem nos comentários que eu faço consultoria – dez pila! Mentira, hahahaha!

Categorias
Compartilhe nas redes sociais
56 Comentários: Nos conte o que tem a dizer
Visualizar Comentários
Nos conte o que tem a dizer

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
O que nossas divas já nos disseram
  1. Fabiana

    Louca pra conhecer, mas nessa crise…rs
    Aí parece ser igual Brasília, a gente sai de casa com casaco, bota e cachecol, no meio da tarde a gente já tira todas as roupas, pq o calor é de matar, quando vai escurecendo, hora de colocar o casaco novamente. Uma loucura. Esse clima é muito bom pra adoecer as pessoas! rs

  2. Gabriela R. Salomon

    Técnica da cebola kkkkkkkkkkkkkkkkk Aqui em Guarapuava não é nem um pouco diferente, apesar que nos últimos dias a temperatura está a mesma durante todo o dia. Mas já que algumas meninas querem passar frio, as convido para um passear aqui na cidade com aquele frio e vento batendo na cara kkkkkk Uma maravilha! (#nãotoreclamando hehe)
    Quando fui para Curitiba, peguei chuva, frio, sol em apenas 2 dias, e fora que não levei muita roupa de frio :/
    Adorei suas dicas, Thais. Logo, logo volto para essa cidade 😀

  3. Thais, um item que me salvou muitas vezes enquanto morava aí foi a blusa segunda pele! Não dá pra ficar só com ela, claro, mas funciona bem por baixo de um tricot fininho sem fazer volume!
    Bjos!

  4. pces sao super inovadoras, sempre com um post MARA, que vai ajudar alguem
    amei
    bjss

  5. Camila B.

    Sigam as dicas da Thaís! Eu que moro na região metropolitana de Curitiba, a mais ou menos 40 minutinhos e estudo em Curitiba sofro muito com a mudança de clima. Sim mudança de clima nesse curto espaço de tempo. Então imagina quem vem de longe!!!

  6. Fernanda Gabriela

    Ah, mas vcs são chiques mesmoo, viu? E muito lindas! É impressionante! Eu vivo no clima exatamente oposto e sinto falta dessa elegância toda no meu dia a dia, mas Deus não dá asa à cobra. (kkkk) Eu seria muito besta toda arrumada todo dia, aquele tipo abusado, sabe? hahaha #brinks
    Um dia certeeeza vou visitar vocês.
    😀

  7. Fernanda Ajita

    Adorei!!! Estou indo para Curitiba no final do mês!! Já anotei todas as dicas de Curitiba do blog e adorei seu post! Torcendo para trombar com vocês em algum lugar! haha obrigada

  8. Heloisa Carvalho

    Ah, pra quem anda muito à pé galocha faz diferença… e capa de chuva! Porque aqui chove em todas as direções, não só de cima pra baixo, hahaha.
    Também recomendo a técnica da cebola e não esqueçam de trazer um balm labial poderoso!

  9. Amei o post…
    Estou indo esse final de semana para o UFC, as dicas super providencias…
    Contem para nós se alguma de vocês iram no ufc, e quais as expectativas na cidade….

  10. Rebeca Zanata

    Eu fui pra Curitiba recentemente e adorei! Friozinho bom demais.
    Fui conhecer o caminho do vinho (São José dos Pinhais), gente que lugar bacana pra quem curte vinho, salame, doces e quitutes do interior, vale a pena.

  11. Tha

    Gente, esse post veio em muito boa hora! Estou indo pra Curitiba e estava cheia de duvidas quanto a mala.
    Das vezes que fui em Curitiba pude constatar que a história das 4 estações num dia não é brincadeira hahaha.
    E abusando da boa vontade eu queria dicas de onde comprar sobretudos aí. Sou do interior de MG e por não fazer muito frio aqui na minha região é difícil encontrar pra comprar (e sou louca em um).

    • Você encontra na Zara, por exemplo – e em outras lojas menores dos shoppings também! 😉

  12. Sacha

    Quando falamos que tem que se preparar para tudo em Curitiba ninguem acredita. Pode estar céu de brigadeiro eu saio com a minha sombrinha na bolsa, porque já me dei muito mal sendo tão confiante.
    Mesmo eu que moro aqui desde sementinha ainda sou surpreendida pelo cidade, e penso em como fui boba em nao confiar no meu vasto (kkkkkkk) conhecimento dessas doidices.
    Como a cidade é relativamente grande adoro quando algum amigo ou familiar te liga perguntanto se ai já chovei ou se esta chovendo, já que tem bairros em que nao chega nem a chover e no outro alaga e destelha a casa da galera.
    No quesito galocha: TENHO. Adoro com todo o meu coração, não tem coisa que me deixe mais doida é pé e barra da calca molhada/encharcada.

  13. Oi Thais! Sempre quis conhecer Curitiba, ainda não tive oportunidade. Mas, concordo que vocês são chiques. Saber se virar com roupas no clima louco que tem feito aí não é para todo mundo. E a técnica da cebola a gente usa em SP também, acorda e faz frio, meio dia é calor, e perto do fim do expediente é frio de novo D:

    http://www.ziperchique.com.br/2016/05/bepantol-labios.html

  14. Jéssica Zangeski

    Oiie. Eu tb estou indo a Curitiba para o UFC. Estava super em dúvida sobre a mala e esse post me ajudou. Vou ter que ir de modelito cebola para o evento. Passa algumas dicas pra gente Thaís sobre roupas e make para as meninas que vão conferir as lutas. Beijos…aqui de Juranda, interior do interior do Paraná.

    • Ai, acho que a mulherada vai se arrumar bastante, né? Mas não precisa exagerar, na minha opinião! A não ser que a pedida seja esticar depois, hihihi

  15. Olha que não gostava muito de frio, minha praia sempre foi calor, sol e mar (só falta o mar aqui em Bauru/SP) haha Mas esse friozinho tá bem gostoso e uso a mesma técnica da cebola, porque aqui cada hora do dia tá uma temperatura diferente!
    Fiquei com vontade de conhecer Curitiba, dizem que é lindo, principalmente o jardim botânico!!
    http://www.simpleness.com.br

  16. Aline de França

    Meninas esse clima maluco em fazer 4 estações num mesmo dia…vivemos aqui em SP também rsrsr…

  17. Leticia

    Ás vezes não é friozinho, é friozão mesmo. No inverno, pela manhã, chega a ficar abaixo de zero!! Eu, como curitibana, amo esse clima, não troco por nada. Com o tempo aprendemos a lidar com a questão de roupas. Segunda pele e uma meia calça por baixo da calça são essenciais. Sugiro um bom casaco por cima de tudo, daquele que não passa nem um ventinho e uma encharpe para proteger pescoço. Boa a dica do balm labial, resseca muito o lábio!! Podem vir sem medo que o quentão e o pinhão estão esperando vocês!!

  18. Nandi

    haha, que post mara! Curitiba e suas peculiaridades do tempo! E que inverno mais lazarento de gostoso, rsrsr eu amo!!! Saudades da minha terra :-/

  19. Fernanda

    Boas dicas!!
    Morei dois anos em Curitiba, hj estou em SP e morro de saudades. Acabei de chegar de um final de semana ótimo em Curitiba, fui matar um pouco da saudade.
    Não estava aquele frio de doer rsrs usei vestidos de manga longa com meia calça e xales, que adoro. O casaco ficou na mala hehe

  20. KARINA AYRES

    Thaiiiiss, sua lindaa! Surtei quando vi o spoiler no snap, daqui 15 dias estou indo para Curitiba, veio em ótima hora.. Melhor post!

  21. Realmente, eu sou uma que quer muito conhecer Curitiba!!! Adorei o post, muito esclarecedor! Amei a técnica da cebola kkkkkk

    trinitytriomphe.blogspot.com.br

  22. Gabriela

    Adorei as dicas!!!Tambem estou indo para o UFC este fim de semana. Agora ja sei como fazer a mala.

  23. Fernanda

    Obaaa! Amei o post!!!
    Também estou indo para o UFC, super ansiosa para conhecer Curitiba!!
    Seria legal dar ideias de looks e maquiagem para o evento, e dicas de onde comer perto do estádio (:

  24. Aline Melo

    Meninas vocês sempre salvando a minha vida….estou com viagem marcada para justamente conhecer a cidade de vocês… Estou saindo de Brasília numa temperatura de uns 30-35 graus…e vou preparar as malas….as dicas foram valiosas!!!!!

  25. Nathalia Escobar

    Thais, faz dias que estou pra comentar que tem arrasado nos temas dos posts. Amei que vc falou sobre o coletor! Mas cara agora você se superou total, eu comprei passagem semana passada e tava pensando o que levar daí abro esse blog abençoado e vc já tinha resolvido minha vida, digo mala hauhauhauahua muito obrigada!

  26. Sandra Santos

    Esse clima doido já to bem acostumada, porque aqui em São Paulo é assim também. Mas tenho muita vontade de conhecer Curitiba!

  27. Marcia Daniella

    Eu amoooo Curitiba. Sempre que estamos de férias, eu e meu marido damos uma passadinha aí.

  28. Tô tão na vontade de ir pra Curitiba mas desempregada tá dureza.
    Já tenho um amigo de infância que ofereceu local onde dormir só falta o $ da passagem e pra gastar aí rs.
    Mas esse post foi muito útil…é tão ruim você ir pra um lugar que nunca foi e não sabe o que levar ou não né?!
    Brigadão pela ajuda.

  29. Lorenna Estefanny

    Meu Deus eu não tenho nenhuma peça de frio, moro em Palmas Tocantins e aqui também existe 3 estações climáticas, calor/mormaço/quentura. kkkkkkkkkkkkkkk
    Mas meu sonho é conhecer lugares mais friozinho. Porque aqui frio só se colocar o ar no 16°.

  30. Perfeito o post..
    Descreveu certinho como é nossa Curitiba…

    hahahahahaha

  31. Eu gosto de Curitiba, mas no inverno não tem nem chance. Já peguei 13 graus no dia 23 de dezembro e dei uma traumatizada, eu realmente amo calor, volto só no verão mesmo.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

    • 13 graus não é nada perto do que faz aqui, hahahaha!

  32. Adriana

    Oba! Adorei! Irei em agosto passar uns dias aí pra conhecer! Estamos indo de BH! Doida já pra chegar logo. Beijinhos!

  33. Allana

    Olá Thais,
    Gostaria de saber como é o clima de Curitiba entre Setembro e Outubro. E onde eu devo comprar roupas na cidade para essa época do ano?

    • Ah, já vai ter esquentado! Mas é bom você levar algumas peças mais compridas por garantia, porque também pode chover! E aqui as lojas estão na maior parte concentradas nos shoppings!

  34. amei, sua colocação, sobre Curitiba, minha cidade, boa muito boa, bjo

  35. Miriã Andrade

    Amo o clima daqui de Curitiba, e essa época é a melhor do ano! <3

  36. Cristina Renata Gauzzi Ranieri Mendes

    Vou na primeira semana de outubro para Curitiba e acho que o frio já deve ter diminuído bastante nesta época. Aqui em Minas já está um calor de verão. O que levar além da sombrinha? Meu netinho de 10 meses irá junto. O que levar para ele?

    • Sobre seu netinho eu não sei dizer, Cristina, pois não entendo nada de crianças. Mas traga um casaco leve, para caso esfrie no final do dia, e protetor solar.

  37. Amei as dicas ,estou indo acompanhar meu Marido em viagem de trabalho , já que iremos sempre estar por aí vou sempre seguir vcs,beijos Adoreiiii

  38. HELENA VASCONCELOS

    Muito bom vc orientar as turistas. Quero saber o que levar p este final de mes de setembro em CURITIBA .

  39. Renata

    Eu vou dia 29 de Dezembro e retorno dia 9 de Janeiro.
    Bom, como esta o clima nessa época?
    As roupas de frio ai custa em média quanto?

  40. SOU ANAMAR,E QUERIA MUITO SABER UMAS DICAS DE VCS QUAIS ROUPAS QUE DEVO USAR AI, PORQUE ESTAREI INDO EM CURITIBA EM jUNHO,SOU DEFICIENTE FÍSICA ENTÃO PRECISO DE CUIDADOS A MAIS,PORQUE MEUS AMIGOS TEM FALANDO QUE AI É MUITO FRIO É TALVVEZ EU NÃO VOU SUPORTAR O FRIO DAI,CLARO ACHO QUE ELES ESTÃO EXAGERANDO ASSIM EU ESPERO RS….OBRIGADA!

  41. Irei em Curitiba no final do mês de junho.
    Como está o clima aí? O que levar?

    • Tá bizarro, como sempre. Duas semanas atrás caiu o mundo em forma de chuva, final de semana passado fez calor e agora está semi frio.

  42. Veronica

    Viajo 20 de Outubro/2017 para Curitiba,o q levar em minha mala?