Dicas Em Curitiba

O que levar na mala de viagem para Curitiba?

09/05/2016

Cês nem venham querer me enganar porque, mesmo que a cidade não seja exatamente uma GRANDE METRÓPOLE, sei que muitas têm bastante vontade de fazer uma viagem para Curitiba! Afinal de contas, nessa época do ano o friozinho começa a surgir e, com ele, a vontade de usar casacões pesados, comer um pinhão, tomar um quentão e se tremer inteira nos parques por causa do vento gelado vem com tudo. Por isso, no post de hoje vou dar algumas dicas da mala ideal para quem está de passagem marcada para a bela capital do Paraná!

#1 As quatro estações num dia só

viagem para curitiba

É bordão de todo curitibano: “aqui faz as quatro estações num dia só” – e taí uma verdade, pelo menos em partes. Claro que não faz um calor de matar, aí chove, depois neva e as flores desabrocham no fim do dia, mas realmente a cidade nos brinda com mudanças meio loucas de temperatura. Curitiba é úmida, chuvosa e tem um vento gelado nessa época do ano (pelo menos quando o El Niño não vem dar uma de louco por aqui). Por isso, vale sempre – como em qualquer viagem – dar aquela checada básica na previsão do tempo antes de fazer a mala. E sempre com aquele pezinho atrás e alguma garantia, porque tudo pode mudar!

#2 Na dúvida? Técnica da cebola!

viagem para curitiba

Isso toda pessoa que mora aqui acaba aprendendo. Às vezes tá aquele frio lazarento (#curitibanices) de manhã, mas ao meio dia o sol dá o ar da graça e derrete a gente por dentro. Aí volta a esfriar à noite. Então, na dúvida, melhor usar a maravilhosa técnica da cebola e criar camadas. Num dia típico de outono/inverno, eu usaria, por exemplo, um calçado fechado (bota, sapatinho masculino), calça jeans (que eu acho a coisa mais versátil de todos os tempos) ou de sarja, uma blusa mais levinha de manga curta, uma blusa de lãzinha por cima, um casaco mais pesado e um cachecol. Aconteça o que acontecer, essa ideia de visual permite que eu vá construindo ou desconstruindo as camadas!

#3 Chove, chuva, chove sem parar

viagem para curitiba

Como disse, em Curitiba chove. Então não há cidadão que saia na rua sem estar preparado pra isso. Eu, por exemplo, vivo com uma sombrinha dentro do carro. Minha sugestão é: se estiverem com viagem marcada pra cá, tragam também. E, por mais chato que pareça, carreguem a bendita para tudo que é canto! Vai salvar vidas! Outra dica para evitar a chatice que é molhar os pés nas poças do petit-pavé é usar sempre calçados fechados, da forma como comentei ali em cima: botas, sapatinhos masculinos e até tênis. Galochas eu acho exagero comprar – nem eu que vivo há quase 30 anos aqui tenho, apesar de que às vezes até acho uma boa ideia porque né, chuva eterna.

#4 “As curitibanas são muito chiques!”

viagem para curitiba

Sempre acho que essas generalizações são muito relativas. De qualquer forma, talvez a ideia de que as mulheres daqui se vestem bem seja justamente por causa do clima, uma coisa assim meio cinza, meio clássica, meio europeia, hahahaha! Mas, sinceramente, acho que cada uma deve se vestir como quiser e como ficar mais confortável, sem essa preocupação demasiada em se encaixar no estilo da mulherada daqui (se é que existe de fato algum). Se usar botas e cachecóis for mesmo um sonho, uma combinação bonita e boa para o frio é saia ou vestido com meia calça grossa e um casaco quentinho por cima. Eu curto bastante usar esse tipo de roupa nos meses gelados!

Para outras dicas relacionadas à cidade, não deixem de conferir a seção Em Curitiba!

Bom, espero ter dado uma luz pra quem deseja fazer uma viagem para Curitiba! Se precisarem de mais ideias, mandem nos comentários que eu faço consultoria – dez pila! Mentira, hahahaha!

você pode gostar também destes posts

62 comentários

  • responder Fabiana 09/05/2016 às 09:56

    Louca pra conhecer, mas nessa crise…rs
    Aí parece ser igual Brasília, a gente sai de casa com casaco, bota e cachecol, no meio da tarde a gente já tira todas as roupas, pq o calor é de matar, quando vai escurecendo, hora de colocar o casaco novamente. Uma loucura. Esse clima é muito bom pra adoecer as pessoas! rs

  • responder Gabriela R. Salomon 09/05/2016 às 10:04

    Técnica da cebola kkkkkkkkkkkkkkkkk Aqui em Guarapuava não é nem um pouco diferente, apesar que nos últimos dias a temperatura está a mesma durante todo o dia. Mas já que algumas meninas querem passar frio, as convido para um passear aqui na cidade com aquele frio e vento batendo na cara kkkkkk Uma maravilha! (#nãotoreclamando hehe)
    Quando fui para Curitiba, peguei chuva, frio, sol em apenas 2 dias, e fora que não levei muita roupa de frio :/
    Adorei suas dicas, Thais. Logo, logo volto para essa cidade 😀

  • responder Fernanda 09/05/2016 às 10:15

    Thais, um item que me salvou muitas vezes enquanto morava aí foi a blusa segunda pele! Não dá pra ficar só com ela, claro, mas funciona bem por baixo de um tricot fininho sem fazer volume!
    Bjos!

  • responder ZILANDRA BATISTA RODRIGUES 09/05/2016 às 10:22

    pces sao super inovadoras, sempre com um post MARA, que vai ajudar alguem
    amei
    bjss

  • responder Camila B. 09/05/2016 às 10:26

    Sigam as dicas da Thaís! Eu que moro na região metropolitana de Curitiba, a mais ou menos 40 minutinhos e estudo em Curitiba sofro muito com a mudança de clima. Sim mudança de clima nesse curto espaço de tempo. Então imagina quem vem de longe!!!

  • responder Fernanda Gabriela 09/05/2016 às 10:34

    Ah, mas vcs são chiques mesmoo, viu? E muito lindas! É impressionante! Eu vivo no clima exatamente oposto e sinto falta dessa elegância toda no meu dia a dia, mas Deus não dá asa à cobra. (kkkk) Eu seria muito besta toda arrumada todo dia, aquele tipo abusado, sabe? hahaha #brinks
    Um dia certeeeza vou visitar vocês.
    😀

  • responder Fernanda Ajita 09/05/2016 às 10:47

    Adorei!!! Estou indo para Curitiba no final do mês!! Já anotei todas as dicas de Curitiba do blog e adorei seu post! Torcendo para trombar com vocês em algum lugar! haha obrigada

  • responder Heloisa Carvalho 09/05/2016 às 10:49

    Ah, pra quem anda muito à pé galocha faz diferença… e capa de chuva! Porque aqui chove em todas as direções, não só de cima pra baixo, hahaha.
    Também recomendo a técnica da cebola e não esqueçam de trazer um balm labial poderoso!

  • responder 09/05/2016 às 11:02

    Amei o post…
    Estou indo esse final de semana para o UFC, as dicas super providencias…
    Contem para nós se alguma de vocês iram no ufc, e quais as expectativas na cidade….

  • responder Rebeca Zanata 09/05/2016 às 12:02

    Eu fui pra Curitiba recentemente e adorei! Friozinho bom demais.
    Fui conhecer o caminho do vinho (São José dos Pinhais), gente que lugar bacana pra quem curte vinho, salame, doces e quitutes do interior, vale a pena.

  • responder Tha 09/05/2016 às 12:15

    Gente, esse post veio em muito boa hora! Estou indo pra Curitiba e estava cheia de duvidas quanto a mala.
    Das vezes que fui em Curitiba pude constatar que a história das 4 estações num dia não é brincadeira hahaha.
    E abusando da boa vontade eu queria dicas de onde comprar sobretudos aí. Sou do interior de MG e por não fazer muito frio aqui na minha região é difícil encontrar pra comprar (e sou louca em um).

    • responder Thais Marques 12/05/2016 às 15:54

      Você encontra na Zara, por exemplo – e em outras lojas menores dos shoppings também! 😉

  • responder Sacha 09/05/2016 às 12:32

    Quando falamos que tem que se preparar para tudo em Curitiba ninguem acredita. Pode estar céu de brigadeiro eu saio com a minha sombrinha na bolsa, porque já me dei muito mal sendo tão confiante.
    Mesmo eu que moro aqui desde sementinha ainda sou surpreendida pelo cidade, e penso em como fui boba em nao confiar no meu vasto (kkkkkkk) conhecimento dessas doidices.
    Como a cidade é relativamente grande adoro quando algum amigo ou familiar te liga perguntanto se ai já chovei ou se esta chovendo, já que tem bairros em que nao chega nem a chover e no outro alaga e destelha a casa da galera.
    No quesito galocha: TENHO. Adoro com todo o meu coração, não tem coisa que me deixe mais doida é pé e barra da calca molhada/encharcada.

  • responder Vânia 09/05/2016 às 13:18

    Oi Thais! Sempre quis conhecer Curitiba, ainda não tive oportunidade. Mas, concordo que vocês são chiques. Saber se virar com roupas no clima louco que tem feito aí não é para todo mundo. E a técnica da cebola a gente usa em SP também, acorda e faz frio, meio dia é calor, e perto do fim do expediente é frio de novo D:

    http://www.ziperchique.com.br/2016/05/bepantol-labios.html

  • responder Jéssica Zangeski 09/05/2016 às 14:49

    Oiie. Eu tb estou indo a Curitiba para o UFC. Estava super em dúvida sobre a mala e esse post me ajudou. Vou ter que ir de modelito cebola para o evento. Passa algumas dicas pra gente Thaís sobre roupas e make para as meninas que vão conferir as lutas. Beijos…aqui de Juranda, interior do interior do Paraná.

    • responder Thais Marques 12/05/2016 às 15:52

      Ai, acho que a mulherada vai se arrumar bastante, né? Mas não precisa exagerar, na minha opinião! A não ser que a pedida seja esticar depois, hihihi

  • responder Anne 09/05/2016 às 15:35

    Olha que não gostava muito de frio, minha praia sempre foi calor, sol e mar (só falta o mar aqui em Bauru/SP) haha Mas esse friozinho tá bem gostoso e uso a mesma técnica da cebola, porque aqui cada hora do dia tá uma temperatura diferente!
    Fiquei com vontade de conhecer Curitiba, dizem que é lindo, principalmente o jardim botânico!!
    http://www.simpleness.com.br

  • responder Aline de França 09/05/2016 às 16:10

    Meninas esse clima maluco em fazer 4 estações num mesmo dia…vivemos aqui em SP também rsrsr…

  • responder Leticia 09/05/2016 às 16:31

    Ás vezes não é friozinho, é friozão mesmo. No inverno, pela manhã, chega a ficar abaixo de zero!! Eu, como curitibana, amo esse clima, não troco por nada. Com o tempo aprendemos a lidar com a questão de roupas. Segunda pele e uma meia calça por baixo da calça são essenciais. Sugiro um bom casaco por cima de tudo, daquele que não passa nem um ventinho e uma encharpe para proteger pescoço. Boa a dica do balm labial, resseca muito o lábio!! Podem vir sem medo que o quentão e o pinhão estão esperando vocês!!

  • responder Nandi 09/05/2016 às 17:14

    haha, que post mara! Curitiba e suas peculiaridades do tempo! E que inverno mais lazarento de gostoso, rsrsr eu amo!!! Saudades da minha terra :-/

  • responder Fernanda 09/05/2016 às 17:25

    Boas dicas!!
    Morei dois anos em Curitiba, hj estou em SP e morro de saudades. Acabei de chegar de um final de semana ótimo em Curitiba, fui matar um pouco da saudade.
    Não estava aquele frio de doer rsrs usei vestidos de manga longa com meia calça e xales, que adoro. O casaco ficou na mala hehe

  • responder KARINA AYRES 09/05/2016 às 17:43

    Thaiiiiss, sua lindaa! Surtei quando vi o spoiler no snap, daqui 15 dias estou indo para Curitiba, veio em ótima hora.. Melhor post!

  • responder Carol 09/05/2016 às 21:48

    Realmente, eu sou uma que quer muito conhecer Curitiba!!! Adorei o post, muito esclarecedor! Amei a técnica da cebola kkkkkk

    trinitytriomphe.blogspot.com.br

  • responder Gabriela 09/05/2016 às 21:59

    Adorei as dicas!!!Tambem estou indo para o UFC este fim de semana. Agora ja sei como fazer a mala.

  • responder Fernanda 09/05/2016 às 22:24

    Obaaa! Amei o post!!!
    Também estou indo para o UFC, super ansiosa para conhecer Curitiba!!
    Seria legal dar ideias de looks e maquiagem para o evento, e dicas de onde comer perto do estádio (:

  • responder Aline Melo 09/05/2016 às 23:46

    Meninas vocês sempre salvando a minha vida….estou com viagem marcada para justamente conhecer a cidade de vocês… Estou saindo de Brasília numa temperatura de uns 30-35 graus…e vou preparar as malas….as dicas foram valiosas!!!!!

  • responder Nathalia Escobar 10/05/2016 às 01:59

    Thais, faz dias que estou pra comentar que tem arrasado nos temas dos posts. Amei que vc falou sobre o coletor! Mas cara agora você se superou total, eu comprei passagem semana passada e tava pensando o que levar daí abro esse blog abençoado e vc já tinha resolvido minha vida, digo mala hauhauhauahua muito obrigada!

  • responder Sandra Santos 10/05/2016 às 11:08

    Esse clima doido já to bem acostumada, porque aqui em São Paulo é assim também. Mas tenho muita vontade de conhecer Curitiba!

  • responder Marcia Daniella 10/05/2016 às 13:51

    Eu amoooo Curitiba. Sempre que estamos de férias, eu e meu marido damos uma passadinha aí.

  • responder Karen Raquel de Souza 10/05/2016 às 18:40

    Tô tão na vontade de ir pra Curitiba mas desempregada tá dureza.
    Já tenho um amigo de infância que ofereceu local onde dormir só falta o $ da passagem e pra gastar aí rs.
    Mas esse post foi muito útil…é tão ruim você ir pra um lugar que nunca foi e não sabe o que levar ou não né?!
    Brigadão pela ajuda.

  • responder Lorenna Estefanny 10/05/2016 às 18:41

    Meu Deus eu não tenho nenhuma peça de frio, moro em Palmas Tocantins e aqui também existe 3 estações climáticas, calor/mormaço/quentura. kkkkkkkkkkkkkkk
    Mas meu sonho é conhecer lugares mais friozinho. Porque aqui frio só se colocar o ar no 16°.

  • responder Michele Bdz 11/05/2016 às 11:19

    Perfeito o post..
    Descreveu certinho como é nossa Curitiba…

    hahahahahaha

  • responder Julia Kubrusly 12/05/2016 às 12:34

    Eu gosto de Curitiba, mas no inverno não tem nem chance. Já peguei 13 graus no dia 23 de dezembro e dei uma traumatizada, eu realmente amo calor, volto só no verão mesmo.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  • responder Adriana 12/05/2016 às 21:30

    Oba! Adorei! Irei em agosto passar uns dias aí pra conhecer! Estamos indo de BH! Doida já pra chegar logo. Beijinhos!

  • responder Allana 15/05/2016 às 17:50

    Olá Thais,
    Gostaria de saber como é o clima de Curitiba entre Setembro e Outubro. E onde eu devo comprar roupas na cidade para essa época do ano?

    • responder Thais Marques 16/05/2016 às 18:21

      Ah, já vai ter esquentado! Mas é bom você levar algumas peças mais compridas por garantia, porque também pode chover! E aqui as lojas estão na maior parte concentradas nos shoppings!

  • responder Veronica 16/05/2016 às 18:36

    amei, sua colocação, sobre Curitiba, minha cidade, boa muito boa, bjo

  • responder Miriã Andrade 18/05/2016 às 00:15

    Amo o clima daqui de Curitiba, e essa época é a melhor do ano! <3

  • responder Cristina Renata Gauzzi Ranieri Mendes 12/09/2016 às 16:52

    Vou na primeira semana de outubro para Curitiba e acho que o frio já deve ter diminuído bastante nesta época. Aqui em Minas já está um calor de verão. O que levar além da sombrinha? Meu netinho de 10 meses irá junto. O que levar para ele?

    • responder Sabrina Olivetti 16/09/2016 às 19:50

      Sobre seu netinho eu não sei dizer, Cristina, pois não entendo nada de crianças. Mas traga um casaco leve, para caso esfrie no final do dia, e protetor solar.

  • responder Soraia Borges 20/09/2016 às 09:30

    Amei as dicas ,estou indo acompanhar meu Marido em viagem de trabalho , já que iremos sempre estar por aí vou sempre seguir vcs,beijos Adoreiiii

  • responder HELENA VASCONCELOS 25/09/2016 às 19:09

    Muito bom vc orientar as turistas. Quero saber o que levar p este final de mes de setembro em CURITIBA .

  • responder Renata 23/11/2016 às 01:42

    Eu vou dia 29 de Dezembro e retorno dia 9 de Janeiro.
    Bom, como esta o clima nessa época?
    As roupas de frio ai custa em média quanto?

  • responder ANAMAR CAMPOS SOARES 25/04/2017 às 14:02

    SOU ANAMAR,E QUERIA MUITO SABER UMAS DICAS DE VCS QUAIS ROUPAS QUE DEVO USAR AI, PORQUE ESTAREI INDO EM CURITIBA EM jUNHO,SOU DEFICIENTE FÍSICA ENTÃO PRECISO DE CUIDADOS A MAIS,PORQUE MEUS AMIGOS TEM FALANDO QUE AI É MUITO FRIO É TALVVEZ EU NÃO VOU SUPORTAR O FRIO DAI,CLARO ACHO QUE ELES ESTÃO EXAGERANDO ASSIM EU ESPERO RS….OBRIGADA!

  • responder Fabiana 26/06/2017 às 12:09

    Irei em Curitiba no final do mês de junho.
    Como está o clima aí? O que levar?

    • responder Sabrina Olivetti 30/06/2017 às 10:14

      Tá bizarro, como sempre. Duas semanas atrás caiu o mundo em forma de chuva, final de semana passado fez calor e agora está semi frio.

  • responder Veronica 14/09/2017 às 17:26

    Viajo 20 de Outubro/2017 para Curitiba,o q levar em minha mala?

  • responder Ivaneti Freitas 26/10/2017 às 13:36

    Boa tarde

    Vou viajar na segunda – feira dia 30 para Curitiba ,não sei o que levar ?
    Você pode me ajudar?

  • responder Letticia 30/01/2018 às 17:22

    Oláa Thais, tudo bem!!
    Estou indo para Curitiba no período de 16 a 18 de março, para o meia maratona de patins. Moro em Brasília, aqui o tempo já é mais seco, mas tbm são as quatro estações ao mesmo tempo. Sou muito Friorenta, exagerado, o que vc me aconselha levar, gostei da técnica da Cebola, já irei aderir, mas teria algo a mais. ? Abraços

  • responder BARBARA 05/03/2018 às 12:04

    OOOOI! Vou viajar em Maio/2018.. então este mês ai em Curitiba é um mês considerado gelado? hahah to preocupada que sou de Recife (quente não… QUENNNNTE!) e o frio assim.. assusta hahahaha. Obrigada!

  • responder Lilian 10/09/2018 às 18:52

    Adorei as dicas, estou indo neste final de semana, e rezando para não pegar chuva! Mas as dicas já estão anotadas!

  • responder Nana 16/05/2019 às 18:26

    Adoraria saber de tudo pouco.meus look o que levar Curitiba mês que vem

  • responder Daiana Sena 06/08/2023 às 17:16

    Como é o clima no verão. Ouço muito falar que em Curitiba o clima oscila muito, por exemplo: na parte da manhã pode está 11 graus e a tarde 40 graus, isso ocorre tanto no inverno como no verão. É verdade essa informação?

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB