Dicas

Como vencer o medo de falar em público?

31/07/2017

Ah, eu sei que ando numa vibe muito ~profissional~ nesses últimos dias, mas não posso fazer nada se o universo me deu a oportunidade de aprender coisas legais e a vontade de dividir tudo com vocês! hahahaha E o tema desse post é algo que assombra um bocado de gente que eu conheço:

Medo de falar em público!

medo de falar em público

Imagem: Shutterstock

É curioso ver a quantidade de pessoas que comentam comigo que ficam impressionadas com a minha capacidade de me comunicar, tanto em apresentações quanto nos vídeos que faço pro nosso canal no Youtube (quem não é inscrita está perdendo, hein?). Sou mesmo espontânea e gosto muito de falar (geminiana, né!), mas tenho uma notícia para todas: eu também tremo/tremia na base!

Por mais desinibido e confiante que alguém pareça, o medo de falar em público – mesmo que em baixa escala – também persegue esse sujeito. Quando ligo a câmera para gravar, demoro um tanto até pegar no tranco! E quando tenho uma apresentação, fico super nervosa por dentro, muito embora possa não parecer. Para mim, o grande lance é a concentração e o controle das emoções.

Uns dias atrás, tive uma oportunidade maravilhosa de saber mais a respeito da oratória num curso especial da Escola Conquer (com unidades em Curitiba e em São Paulo), uma aceleradora de pessoas. No fim do post coloco os contatos para quem se interessar – inclusive, eles presentearam os participantes com um módulo de aprendizagem nessa área de desenvolvimento pessoal/profissional. Se quiserem, posso escrever mais tarde a respeito disso. Me contem!

Na aula, vi muita coisa interessante com a Marina Dôliveira, que é professora lá na Conquer. Foi extremamente produtivo até mesmo para mim, que aparento ser boa na arte de expressar ideias. Pensando nisso, separei algumas dicas relacionadas, especificamente, ao medo de falar em público:

#1 Power posing

medo de falar em público

Imagem: Divulgação

Confesso que nunca tinha ouvido falar sobre a técnica de power posing antes. Mas, aparentemente, é algo interessante para que a gente ganhe mais confiança antes de se expor! Basicamente, o lance consiste em ficar parada por 2 minutos numa posição empoderadora – por exemplo, essa da Mulher Maravilha! Sei que pode parecer absurdo para algumas pessoas, mas é notório que isso tem efeitos positivos sobre o comportamento de quem pratica, como explica a psicóloga social Amy Cuddy nesse TED Talk.

#2 Queimar adrenalina

Quando estamos prestes a passar por uma situação fora do usual, nosso corpo libera níveis maiores de adrenalina, o hormônio que prepara o organismo para grandes esforços físicos, estimula o coração, eleva a tensão arterial e relaxa ou contrai certos músculos. Sim, ele vem para reagir a momentos de stress! No entanto, adrenalina em excesso pode dar taquicardia ou tremedeira, coisas não muito bacanas para qualquer apresentação! Por isso, a dica da Marina é que a pessoa pule ou suba alguns lances de escada antes de falar em público, para queimar o excedente de hormônio.

#3 Rostos amigos

Isso é super válido! Além de dar workshops e palestras pelo blog, eu também fui professora por um ano e meio, acreditem ou não! hahahaha E lembro muito bem que, em todas essas situações, buscava o contato visual com os espectadores mais interessados no que eu estava falando. Essas pessoas ajudam a gente a seguir em frente e a ganhar mais confiança! Toda vez que percebia um ou outro desinteressado, evitava me prender visualmente para não perder o rumo da fala.

#4 Lembretes motivacionais

medo de falar em público

Imagem: Shutterstock

Talvez a gente não se dê conta, mas toda vez que é chamada pra uma apresentação há um motivo muito grande: NÓS TEMOS O QUE DIZER! Ninguém aposta numa pessoa que não pareça ciente do assunto em pauta. E, para vencer o medo de falar em público, lembrar disso é fundamental. Existem outras maneiras de se autoajudar, como post-its recheados de mensagens motivadoras ou fotos de pessoas queridas. O lance que aprendi é usar algo que nos passe segurança e propósito!

Bônus: mais dicas da Marina!

Legal, né? Não vejo a hora de colocar tudo isso em prática! E espero, de coração, ter ajudado vocês também. Fácil ninguém disse que seria, mas a sensação de realização quando dá certo aquece a gente para evoluir cada vez mais. Boa semana pra vocês!

Escola Conquer

São Paulo (41) 99902 – 3332

Av. Paulista, 1374 – Bela Vista
– We Work Coworking

Curitiba (41) 3079-0123 | (41) 99902-5099

Av. Sete de Setembro, 4698 – Batel
Office Tower – Sala 1206

você pode gostar também destes posts

9 comentários

  • responder Carol Mancini 31/07/2017 às 10:33

    Eu tenho uma “dica”. Rs. É algo que eu sempre fiz, desde pequena, quando precisava apresentar algo na escola. Eu tenho uma lista de “músicas para entradas triunfais”. Eu “toco” elas na minha cabeça quando preciso entrar em algum local ou me apresentar. Hoje em dia eu toco “crazy in love” da Bey + Jay Z ou Kashmir do Led Zeppelin. São sempre músicas com alguma batida forte/marcante. Isso me ajuda muito, pode ser um escape legal para outras pessoas também. Obrigada pelas dicas 🙂

  • responder Adriana de Melo 31/07/2017 às 13:17

    Olá, Thais, fiquei um pouco na dúvida em relação a dica 2. A orientação que tenho é de não fazer coisas estimulantes que possam acelerar o coração e nos deixar ofegantes (tipo a escada). Pois a gente pode confundir isso com nervosismo. Por exemplo, se temos alguma apresentação é importante se esforçar ao máximo para não se atrasar, para não precisar “correr” até o local ou arrumar as coisas com pressa, para não ficar “acelerada” e confundir isso com nervosismo.

  • responder Márcia Daniella 31/07/2017 às 13:20

    Não curto muito falar em público, mas já consigo fazer isso de modo mais tranquilo.

  • responder Myrian 31/07/2017 às 18:42

    Venci o medo de falar em público na faculdade. Tínhamos que apresentar muitos trabalhos lá na frente e debater sobre eles, que acabei perdendo a timidez e até gostando de apresentar os trabalhos. Mas, tenho que estar segura do tema que estou abordando . Ou sejá, tenho que me sentir preparada para responder qualquer pergunta, por isso a necessidade de dominar o assunto.

  • responder Zilandra Batista Rodrigues 31/07/2017 às 20:31

    o dificil e so começar
    depois que comwço falar ai vaiiii rsrrsrss
    claro que tenho que ter uma ideia sobre o assnto que vou falar
    beijosss

  • responder Letícia 01/08/2017 às 05:55

    Legal adorei as dicas, eu sou uma dessas pessoas que tem pavor em falar em público, fico tensa, estressada, um dia antes já perco o sono, daí faço toda a pauta da reunião , o roteiro mas parece que não funciona na hora fico tão nervosa e com vontade de terminar logo aquele momento que esqueço o roteiro, falo tropeçando as palavras, esqueço enfim tenho muito o que melhorar já tentei algumas técnicas mas nunca vi essas dicas vou aplicá-las e ver no que vai dar.

  • responder Letícia 01/08/2017 às 05:56

    Legal adorei as dicas, eu sou uma dessas pessoas que tem pavor em falar em público, fico tensa, estressada, um dia antes já perco o sono, daí faço toda a pauta da reunião , o roteiro mas parece que não funciona na hora fico tão nervosa e com vontade de terminar logo aquele momento que esqueço o roteiro, falo tropeçando as palavras, esqueço enfim tenho muito o que melhorar já tentei algumas técnicas mas nunca vi essas dicas vou aplicá-las e ver no que vai dar. Tenho que conseguir.

  • responder Michele Bdz 03/08/2017 às 09:20

    Normalmente eu respiro fundo e mando ver.. rs
    Quando tinha mais receio/medo eu normalmente ensaiava diante do espelho… pra mim ajudou muito..
    Hj consigo falar sem problemas…

  • responder Miriã Andrade 03/08/2017 às 22:30

    Eu sou a pior pessoa pra falar em público, haha, começo a me tremer, fico gelada e o coração acelerado. é tenso demais. Sempre fui assim, quase morri quando fui apresentar sozinha o meu TCC, haha. Mas adorei as dicas, vou usá-las já amanhã no meu trabalho! 😉

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB