Pele oleosa

Tudo sobre meu tratamento com o Roacutan

28/02/2017

No início do ano passando comecei um tratamento com o medicamento Roacutan para tratar minhas espinhas. Elas apareciam com força todos os meses e me deixavam com o rosto dolorido e com ainda mais cicatrizes do que já tenho.

Demorei um tempão para tomar essa decisão porque o medicamento é muito forte e cheio de contraindicações, mas achei que era o momento de dar fim nas benditas e poupar meu rosto de mais marcas ainda.

O começo do tratamento com o Roacutan

Depois de fazer um monte de exames junto com a dermatologista e a ginecologista, não conseguimos descobrir a razão da volta das espinhas, então as duas me recomendaram o tratamento. Fiz acompanhamento durante todo o tempo e todos os meses tinha uma bateria de exames de sangue para fazer. Abaixo tem tudo explicadinho.

Os cuidados e produtos que usei durante o tratamento

Durante todos os 7 meses de tratamento, minha pele ficou um pouco mais seca que o normal e precisei fazer um reajuste de produtos que usava no rosto. Basicamente tive que abrir mão de tudo que fosse muito adstringente, contivesse ácidos e deixasse a minha pele muito seca. No sentido contrário, tive que apostar com força nos hidratantes (mas que ainda fossem super levinhos) e também nos produtos que hidratassem boca, nariz e olhos.

Logo que comecei o tratamento, minha boca ficou imediatamente seca e por mais que passasse quilos de Bepantol, passei 7 meses com pelinhas soltas nos lábios. Não teve jeito, testei tudo que é balm disponível no mercado e nada deu muito jeito. Mas de qualquer forma, o Bepantol pomada foi uma bela ajuda. Também passava a mesma pomada dentro do nariz e o colírio lubrificante virou meu melhor amigo.

Fora isso, tinha dor de cabeça sempre que exagerava na comida. Então aproveitei o momento para pegar mais leve na alimentação, evitando um pouco os doces, frituras e alimentos mais pesados.

Veja também como foi meu tratamento a laser para manchas e cicatrizes de espinha.

Durante o tratamento

Mesmo cuidando da alimentação, no meio do tratamento tive uma alteração de triglicerídios e precisei tomar um remédio para diminuir as taxas. Mas fora isso, não aconteceu nada de muito diferente ao longo do tempo. Continuei sentindo lábios, olhos e nariz secos e tomei cuidado extra com tudo que colocava no rosto.

Minhas impressões depois de terminar o tratamento

Já faz alguns meses que terminei meu tratamento e desde então não apareceu mais nenhuma espinha na minha pele. Comparando com a situação antes de começar o tratamento, sinto que minha pele ficou ns 20% menos oleosa do que era antes, mas continua oleosa e brilhando no final do dia.

Dos sintomas que tive durante o tratamento, a única coisa que permaneceu foi o ressecamento dos olhos. Então continuo usando meu colírio pelo menos uma vez ao dia. De reto, tudo voltou ao normal, incluindo os exames de sangue.

No vídeo abaixo falo mais sobre o fim do tratamento.

Se inscreva no nosso canal e fique por dentro de todas as coisas legais que estamos colocando por lá. Também avisa as amigas para elas ficarem de olho no conteúdo, que está recheado de dicas legais de beleza e tudo mais que a gente adora.

No final das contas, achei que o tratamento foi válido para me livrar das espinhas que estavam realmente me incomodando muito. Mas tenho consciência de que é um tratamento muito radical e que precisa de cuidado para ser iniciado.

Nos vídeos tem todas as informações sobre o meu tratamento, espero que eles possam ajudar quem está tomando a medicação. Caso tenha alguma dúvida ou queira compartilhar sua experiência, conta aqui nos comentários.

você pode gostar também destes posts

63 comentários

  • responder Julia 28/02/2017 às 15:14

    Muito bom, Sá, sua pele está ótima. Eu também estou fazendo esse tratamento depois de muitos anos sofrendo com acne e mais alguns anos evitando o Roacutan. No início não senti nenhum efeito, tirando ressecamento nos lábios, mas ultimamente tenho me sentido bastante deprimida, acho que tem relação com o remédio. Estou um pouco receosa de fazer o tratamento até o fim, meu dermato indicou um ano tendo que tomar o remédio, mas quero conversar com ele para saber se posso parar um pouco antes.

    • responder Ne nei 28/02/2017 às 19:29

      Também tenho me sentido depressiva!
      Amigas disseram sobre homeopatia para aguentar essa fase!

      • responder Tainara 15/02/2021 às 22:02

        Eu também venho me sentindo assim depressiva,hoje faço 42 dias de tratamento,minha pele ainda não está totalmente seca,acho que minha fase da piora vai começar agora?

  • responder Márcia Daniella 28/02/2017 às 17:22

    Realmente é um tratamento muito delicado. Obrigada por compartilhar sua experiência conosco.

  • responder May 28/02/2017 às 18:43

    Estou fazendo o tratamento ha 3 meses e estou amando!!!! Passo balm da nivea nosblabios e da super certo…o segredo esta em nao umedecer os labios com a saliva e fazer uma reeducacao alimetar e praticar algum exercicio fisico regularmente.
    Obg por compartilhar sua experiencia conosco Sa, amei. Beijao

  • responder Ne nei 28/02/2017 às 19:22

    Oi Sabrina

    Faz 1 mês que iniciei o tratamento com Roacutan. Minha pele estava muuuuuito feia oleosa cheia de cravos e espinhas na região inferior do rosto. E assim como você após tentar tudo a minha dermatologista decidiu por iniciar o tt por 4 meses. Pra mim o que mudou:

    Pele e cabelos que babavam óleo agora seco. Meu rosto está incrívelmente sem brilho e meu cabelo como tem luzes tá bem complicado! Acho a terei q usar um shampoo p hidratar.

    Boca seca! Uso carmex, e cicatenol pomada q é ótima é custa muito menos que Bepantol

    Agora a parte chatinha….. Acredito que estou um pouco depressiva…. Mas não posso falar com certeza pois apareceram problemas junto c o início do ttm então sinto que pesou um.pouco no psicológico …. Meio pensamento negativo, essas coisas.

    Bom espero ajudar quem está passando pelo ttm tbm! Mas estou mega feliz. Nunca tive a pele tão boa quanto agora.

  • responder Ne nei 28/02/2017 às 19:24

    Esqueci de perguntar!

    Quanto mg você tomava por dia Sabrina?

    Obrigada

  • responder Amanda Pereira 28/02/2017 às 19:52

    Pena que o Roacutan tem muitos pontos negativismos e é um tratamento muit pesado, porque os resultados são realmente muito bons

  • responder Pedro 28/02/2017 às 21:00

    Eu amei meu tratamento com Roacutan, faria tudo novamente sem pensar duas vezes. Único efeito colateral que senti foi lábio ressecado durante o tto.

  • responder pat 28/02/2017 às 22:28

    Já fiz tratamento com roacutan 3 vezes. Depois de um tempo a acne voltava. Toda vez que piso num dermato eles vêm com o mesmo papo “vamos fazer os exames pra vc tomar roacutan”, mas eu já decidi que não vou tomar de novo. É um remédio muito forte pra ficar tomando assim. Só teve uma médica que foi sincera e disse que depois de 3 vezes, realmente não é algo que eu deva tentar de novo. Mas claro, essa é minha experiência, sei de pessoas que fizeram o tratamento e não tiveram mais problema (principalmente homens). E infelizmente tbm fiquei sabendo de um caso de uma pessoa que engravidou no meio do tratamento. Gente, quem for tomar, por favor, cuide-se a todo custo pra evitar a gravidez, pq é uma coisa triste.

    • responder Pollyana 01/03/2017 às 13:44

      Também fiz o tratamento três vezes e realmente reduziu minha acne, mas acabou voltando um pouco. Adoro a sensação de pele seca e não tive quase nenhum efeito colateral e olha que eu usava lente, mas não faria de novo, acho que estou naquele 0,01% no qual o remédio não resolve.

    • responder Marina Ferreira Ribeiro 14/01/2021 às 19:11

      Olá algumas de vcs tomou anticoncepcional durante o tratamento do roacutan?;

      • responder julia 02/12/2021 às 15:09

        Fiz tratamento com roacutan 2x tomando anticoncepcional e minhas acnes voltaram. nao tem jeito p mim. triste demais

        • responder Emili 19/08/2022 às 00:37

          Olá sua acne Concerteza é hormonal ovário policístico igual a mim. Roacutan não vai resolver. Vc deve procurar um ginecologista

  • responder Vanessa 01/03/2017 às 02:46

    Depois de adulta comecei a ter mta espinha. Tratei de todos os jeitos por mto tempo com o dermato e nada, a solução foi tomar Roacutan. Fiz um tratamento de 6 meses e menos de 1 ano depois voltou tudo e mto pior. Continuei tentando várias coisas, mas sem sucesso, até que tive que tomar anticoncepcional (estava evitando há mto tempo). Depois de 6 meses minha pele ficou totalmente limpa, estava uma maravilha, até que pouco tempo depois comecei a ficar mto inchada, com celulite excessiva e tinha operado de varizes, resolvi parar e, claro, as espinhas voltaram com tudo. Cansada de tudo isso, pois as minhas eram todas internas e mto doloridas (todo dia acordava com uma nova), resolvi pesquisar direito por mim mesma. Pra minha surpresa, sabendo q LEITE poderia estar causando isso, cortei e as espinhas diminuíram uns 70 – 80%. Então, vc que tem espinha persistente e nada resolve, fique de olho na alimentação. Leite, glúten ou açúcar podem ser os causadores EM ALGUNS CASOS. Engraçado que dermato nenhum me falou isso e em anos de tratamento me tratei com 3 diferentes.

    • responder Sabrina Olivetti 01/03/2017 às 17:43

      Que legal que conseguiu descobrir o que era.

    • responder Vanessa 01/03/2017 às 19:04

      Nem me fale, Sá! Fico pensando quanto tempo perdi, teria sido mto mais facil algum medico ter me dito. Por isso hoje em dia sempre menciono a descoberta qdo o assunto é esse. Vai que alguma pessoa esteja com o mesmo problema e nunca tenha ouvido falar disso 🙂

    • responder Emili 19/08/2022 às 00:38

      Sim tem isso mesmo e também o chamado ovário policístico onde a alimentação saudável é essencial

  • responder Mah 01/03/2017 às 11:33

    Eu fiz o tratamento por 4 meses, 1 mês e meio mês com 20mg, e os outros com 40mg.
    Usei o genérico da marca valleant, custava uns 80 reais/caixa de 20mg.

    O que senti: muito ressecamento nos olhos, nariz e lábios. Usei tudo que a Sabrina usou. Melhor hidratante nasal: maxidrate.

    Pele do corpo: ficou muito seca e meus braços pinicavam demais. Eu faço natação e usei litrooooss de hidratante. Gostei muito de usar o hidratante de banho da nívea!

    Cabelo: ficou maravilhooooso! sequinho, sedoso, lindo. Fiz muito co-wash, cheguei a passar 5 ou 6 dias sem lavar a cabeça!

    Outros sintomas: dor muscular forte, eventuais dores de cabeça. Passei por um período meio trash no trabalho e lembro de ter ficado muito ~negativa, mal humorada… mas não sei se posso atribuir culpa ao remédio.

    Tomei roacutan para dar jeito na oleosidade do rosto, e minhas eventuais espinhas internas que apareciam no terço inferior da face, costas e couro cabeludo.
    A pele durante o tratamento era tudo que eu sonhei na vida! Lisinha, sequinha, aveludada… Mas passa viu?!
    Um mês depois do final do tratamento, minha pele começou a voltar com a oleosidade.
    Hoje, uns 70 dias após o final do tratamento, posso dizer que minha pele é 30% menos oleosa que antes…

    Espinhas: tive uma interna no pescoço durante o tratamento! agora estou na tpm, e apareceu uma espinha normal pequena na mandíbula.
    Das espinhas no couro cabeludo e nas costas, nenhuma voltou até agora…

    É um tratamento que vale a pena sim, mas tem que se cuidar!
    Usei anticoncepcional e camisinha.
    Minha médica proibiu gravidez por 6 meses após o término do remédio…

    O que mais senti falta durante o tratamento? DA CERVEJA! kkkkkk
    Saí muito com os amigos, viajei, e não podia beber… foi o que mais “pesou” pra mim, junto com as dores musculares.

    Faria de novo se por acaso precisasse? SIM.
    Recomendo a todo mundo que já tentou de tudo! Principalmente para quem, como eu, não quer usar anticoncepcional nunca mais. É a unica coisa que dá jeito na pele!

    • responder Ana 01/03/2017 às 13:25

      Olá, Mah, tudo bem? Estava lendo seu comentário sobre o Roacutan, e no final você diz que não pretende usar anticoncepcional nunca mais. Desculpe se eu estiver sendo invasiva, se não se sentir confortável, não precisa responder… Mas essa questão do anti é algo que me preocupa, pois tenho 30 anos e já tomo há 8. Considerando que a “menopausa” só chega lá pelos 50, aí se vão mais 20 anos tomando hormônios artificiais todos os meses (ainda que as pílulas de hoje em dia sejam muito mais “leves” que as de antigamente). Tenho muito medo do que essa ingestão de hormônios possa gerar a longo prazo, considerando tantas histórias de mulheres que tiveram problemas sérios de saúde por conta disso, mas, igualmente, não desejo engravidar (meu marido e eu não pretendemos ter filhos). Já ouvi alguns relatos superficiais de outras mulheres que também decidiram parar definitivamente com o anticoncepcional, mas, no caso, qual seria a outra opção de método confiável para evitar gravidez? Sinceramente, não consigo confiar no preservativo apenas, e não me sentiria confortável usando DIU (tenho aflição de pensar em algo “inserido” definitivamente dentro do meu corpo e agindo fora do meu controle). Qual outra opção você encontrou? Novamente, caso não se sinta à vontade em falar, super entendo! Se mais alguma outra leitora tiver sugestões, também aceito. E, meninas, poderia ser um tema interessante para um post, o que acham? Beijos e muito obrigada!

      • responder Cris 09/02/2023 às 01:27

        Olá meninas, estou tomando roacutan a 1 mês, vejo que algumas que dizem que o resultado do tratamento foi mto bom tomavam 40mg por dia e outras que dizem que não foi tão bom assim não dizem a dosagem, será que não é porque estavam tomando apenas 1 por dia e não 2? A reação ao tratamento de cada uma pode ser devido a dosagem eu gostaria até de saber pois mh dermato só receitou 1 por dia para mim e se for o caso vou perguntar ela se posso tomar 2 então para reagir melhor ao tratamento! Quanto aos efeitos colaterais só sinto o ressecamento nos lábios, pele mais seca o que para mim e ótimo e a coceira sinto também mas sei que e o remédio agindo! Fora isso estou ótima e feliz com o tratamento, mtas acnes mas sei que isso e temporário! Bjs

        • responder Isabella 28/02/2023 às 02:05

          Olá!
          Então, no começo do tratamento, primeiro mês, para mim também foi 20mg apenas.
          No segundo mês, ela alterou a dosagem para maior.
          Acredito que não, só que apenas 20mg demora mais, mas o resultado no fim será o mesmo.

          Talvez ela mude daqui um tempo, está esperando ver como você vai reagir.

          Tem gente que o organismo não aguenta nem as 20 mg

          Abraços

    • responder Mah 01/03/2017 às 17:18

      Se a gente que é MULÉ não falar sobre concepção, quem vai não é meixmo? kkkk

      Eu uso somente camisinha + tabelinha.
      Já usei só camisinha por uns 6 meses e nada aconteceu, então eu fiquei mais tranquila em relação ao método.
      (voltei a usar anti só para tomar o roacutan)

      Já pensei em por DIU de cobre, mas desisti porque considero um método potencialmente abortivo. Ele não impede a concepção em si, mas sim a nidação do ovulo fecundado na parede do útero… Na minha interpretação, é aborto.

      Sou casada, meu marido também não quer ter filhos, mas cheguei a um ponto em que decidi que não usaria mais anticoncepcional hormonal por causa dos efeitos colaterais.
      Enquanto isso, vou usando camisinha + tabelinha, esperando por métodos contraceptivos masculinos (tem um gel sendo testado em humanos já, que bloqueia os vasos que conduzem o espermatozóides na ejaculação. seria tipo uma vasectomia temporária).

      Conforme os anos forem passando e nossa escolha continuar, penso que vamos optar por vasectomia. Mas considero que ainda está cedo.
      Tenho 29 e ele 34, com 5 anos de casados.

    • responder Sabrina Olivetti 01/03/2017 às 17:42

      Obrigada por dividir com a gente!

    • responder Ana 03/03/2017 às 13:59

      Oi, Mah! Obrigada mesmo pela sua boa vontade em responder! Realmente, se não pudermos falar sobre esses assuntos entre nós, mulheres, aí fica difícil, rs… Quem sabe uma hora também crio coragem para usar os métodos que você comentou, mas por enquanto ainda me sinto muito insegura de abandonar a pílula… =( Tenho realmente pavor de pensar em engravidar! Os contraceptivos masculinos seriam mesmo uma bênção, mas infelizmente o lobby das empresas farmacêuticas contra isso ainda é fortíssimo, visto que o anticoncepcional feminino é uma das maiores fontes de lucros para eles. Mas seguimos com a esperança, né? Beijos!

    • responder Nivia Balbino 25/10/2017 às 15:14

      Olá meninas , vi os comentários de vcs e resolvi dá o meu relato. Tbm estou nesse dilema de tomar ou não o Roacutan. Fiz uso de anticoncepcionais por 6 anos e em abril deste ano resolvi parar definitivamente, os motivos são vários . Mas vou elencar alguns, primeiro fiz um tratamento com Elane ciclo , passado pela dermatologista, por período de 6 meses, se não me engano tomei 1 ou 2 meses e parei, estava aparecendo mais espinhas na testa e resolvi parar por conta própria. Dps iniciei com o Diane 35, que me deu um bom resultado na oleosidade do meu rosto, e por consequência nas espinhas. Nunca fui de ter muitas espinhas , meu problema é a oleosidade do rosto, a testa e nariz dava pra fritar coxinha rsrs. Mas claro que unir o útil ao agradável, tbm me prevenir de uma gravidez. Usei por 4 anos , dps ao mudar de ginecologista , ela me informou que o Diane é proibido em outro países , pq tem alto número de casos de trombose, inclusive vi um depoimento de uma mulher que teve trombose cerebral após poucos meses de uso com o Diane, pensa no susto e medo que tomou conta de mim. Volte na Gino né pra mudar logo esse negócio, pedi uma de baixa dosagem, que tbm fosse bom pra oleosidade da pele . Ela me receitou o iumi , bemmm mais caro que o anterior, mas se tem que tomar a gente toma né, tomei por uns 2 anos e meio . No total , eu n tive problemas no uso , n sentia nenhum efeito colateral, sabia de todos os possíveis efeitos , pois sempre fui aquela que ler a bula de trás pra frente ?, mas como em mim não sentia nada. Estava tudo certo . Daí nós últimos dois anos de uso, mais ou menos , passei a ter enxaquecas , principalmente no período menstrual, é bem chatinhas , tipo de doer até o pescoço. Já era certo, um dia antes da menstruação, lá vinha ela , a enxaqueca. As vezes já acordada com uma dorzinha , que ia piorando ao longo dos dia , ou no início da tarde ela já dava sinal . Estranhei pois nunca tive esses sintomas , acho que sou das privilegiadas que não sofre com efeitos da menstruação, nada de cólicas , dor de cabeça , fluxo normal , tom nem sei o que é ?. Mas essas dores pra mim não estava normal, questionei a ginecologista sobre isso, se a pílula que poderia tá causando isso, ela somente disse que era normal , dor de cabeça nesse período e que era só tomar um analgésico. “Mas como assim normal se eu nem tinha isso antes” ? . Daí procurei um neurologista, e ele me informou dos riscos de AVC com uso de anticoncepcionais, e realmente a bula informa tudo isso, a bula do iumi é enormeeeee , só pra constar . E eu claro fiquei com medo , ele aconselhou que tentasse uma outra alternativa com minha ginecologista, um diu talvez . Mas após isso vi uma reportagem sobre AVC em pessoas jovens , e aí veio o baque. Uma moça muito jovem , com 20 anos ainda se recuperando de um AVC que teve aos 18 devido ao uso de anticoncepcionais. Minha gente é um choque , a partir dali decidir parar total. Só esperei terminar a cartela . Ahhh e eu tenho 4 miomas pequenos , a pílula tbm ajudava com que eles não crescessem . Mas …. Hj eu penso que se tiver q crescer , cresça, QQ coisa eu tiro. Só não ia mais correr tantos riscos com a pílula. Risco de AVC , trombose, problemas cardíacos, melasmas, varizes , e a minha recente descoberta , câncer de mama. Isso msm , câncer de mama, como atualmente eu trabalho na oncologia . Tenho escuto de muitos oncologista que uso de anticoncepcionais é a terapia hormonal na menopausa é mais um fator de risco pra nós mulheres ?. Na própria bula diz , se já teve câncer ou tem histórico de câncer não deve usar a medicação de forma nenhuma . O que os médicos falam é o estrógeno alimenta a célula cancerígena. Coisa que nenhum ginecologista alerta ,e todos que eu já passei nunca bem se quer me perguntou se eu tenho algum histórico na família , uma falha terrível isso . Enfim…. Decide parar não quero mais , minhas questões era e a pele??? Falei com minha dermato sobre a parada e o pq de não querer nda hormonal . Daí ela disse pra esperar um pouco , ver se realmente a oleosidade ia voltar e se seria persistente. Parei o anticoncepcional em abril deste ano , e ela voltou ? juntamente com espinhas na região do queixo , entre os seios , ombro, costas e pescoço . Primeiro ela passou espirolactona , li a bula e alguns relatos , e eu não quis tomar , ele baixa a pressão , a minha já eh normalmente baixa , ia ficar como . Até que paramos no Roacutan, ainda vou fazer os exames de sangue e mostrar a ela . N sei o que fazer . Mas meu cabelo está super oleoso, meu rosto, e essas espinhas pescoço e costas ?, parecem caroçinhos, e no queixo só aparece espinha interna e dolorida ?. Eu tbm não quero filho , e o meu método é camisinha junto com tabelinha , e as vezes ainda rola um coito interrompido , coitado do namorado Kkkkk . Já estou na noia. Mas eu penso no diu, mas tbm tenho medo , de ter rejeição, alergias , que sai do lugar e etc… O que penso é na vasectomia , já conversei com ele , ele topa. E é o que sugiro pra vcs , já que os parceiros tbm não pensam em filhos . Tenho uma migo que fez , e ele relatou que foi a melhor coisa , tranquilidade pra ele e principalmente pra ela . Ainda da falta de preocupação , nenhum efeito pra mulher . Dormir tranquilamente todos os dias , eita delícia . Meu sonho ….
      Qt ao Roacutan tenho medo das possíveis reações , de ter fortes dores de cabeça , muscular , prejudicar meus treinos na academia e etc… Mas tbm tá difícil essa vida banhada no óleo ??? só tenho certeza de uma cosia , anticoncepcional nunca mais , nem sinal de dor de cabeça eu tenho qd tô menstruada . Até a frequência de dor de cabeça no mês reduziu legal .

    • responder Nivia Balbino 26/10/2017 às 09:04

      Olá meninas , vi os comentários de vcs e resolvi dá o meu relato. Tbm estou nesse dilema de tomar ou não o Roacutan. Fiz uso de anticoncepcionais por 6 anos e em abril deste ano resolvi parar definitivamente, os motivos são vários . Mas vou elencar alguns, primeiro fiz um tratamento com Elane ciclo , passado pela dermatologista, por período de 6 meses, se não me engano tomei 1 ou 2 meses e parei, estava aparecendo mais espinhas na testa e resolvi parar por conta própria. Dps iniciei com o Diane 35, que me deu um bom resultado na oleosidade do meu rosto, e por consequência nas espinhas. Nunca fui de ter muitas espinhas , meu problema é a oleosidade do rosto, a testa e nariz dava pra fritar coxinha rsrs. Mas claro que unir o útil ao agradável, tbm me prevenir de uma gravidez. Usei por 4 anos , dps ao mudar de ginecologista , ela me informou que o Diane é proibido em outro países , pq tem alto número de casos de trombose, inclusive vi um depoimento de uma mulher que teve trombose cerebral após poucos meses de uso com o Diane, pensa no susto e medo que tomou conta de mim. Volte na Gino né pra mudar logo esse negócio, pedi uma de baixa dosagem, que tbm fosse bom pra oleosidade da pele . Ela me receitou o iumi , bemmm mais caro que o anterior, mas se tem que tomar a gente toma né, tomei por uns 2 anos e meio . No total , eu n tive problemas no uso , n sentia nenhum efeito colateral, sabia de todos os possíveis efeitos , pois sempre fui aquela que ler a bula de trás pra frente ?, mas como em mim não sentia nada. Estava tudo certo . Daí nós últimos dois anos de uso, mais ou menos , passei a ter enxaquecas , principalmente no período menstrual, é bem chatinhas , tipo de doer até o pescoço. Já era certo, um dia antes da menstruação, lá vinha ela , a enxaqueca. As vezes já acordada com uma dorzinha , que ia piorando ao longo dos dia , ou no início da tarde ela já dava sinal . Estranhei pois nunca tive esses sintomas , acho que sou das privilegiadas que não sofre com efeitos da menstruação, nada de cólicas , dor de cabeça , fluxo normal , tom nem sei o que é ?. Mas essas dores pra mim não estava normal, questionei a ginecologista sobre isso, se a pílula que poderia tá causando isso, ela somente disse que era normal , dor de cabeça nesse período e que era só tomar um analgésico. “Mas como assim normal se eu nem tinha isso antes” ? . Daí procurei um neurologista, e ele me informou dos riscos de AVC com uso de anticoncepcionais, e realmente a bula informa tudo isso, a bula do iumi é enormeeeee , só pra constar . E eu claro fiquei com medo , ele aconselhou que tentasse uma outra alternativa com minha ginecologista, um diu talvez . Mas após isso vi uma reportagem sobre AVC em pessoas jovens , e aí veio o baque. Uma moça muito jovem , com 20 anos ainda se recuperando de um AVC que teve aos 18 devido ao uso de anticoncepcionais. Minha gente é um choque , a partir dali decidir parar total. Só esperei terminar a cartela . Ahhh e eu tenho 4 miomas pequenos , a pílula tbm ajudava com que eles não crescessem . Mas …. Hj eu penso que se tiver q crescer , cresça, QQ coisa eu tiro. Só não ia mais correr tantos riscos com a pílula. Risco de AVC , trombose, problemas cardíacos, melasmas, varizes , e a minha recente descoberta , câncer de mama. Isso msm , câncer de mama, como atualmente eu trabalho na oncologia . Tenho escuto de muitos oncologista que uso de anticoncepcionais é a terapia hormonal na menopausa é mais um fator de risco pra nós mulheres ?. Na própria bula diz , se já teve câncer ou tem histórico de câncer não deve usar a medicação de forma nenhuma . O que os médicos falam é o estrógeno alimenta a célula cancerígena. Coisa que nenhum ginecologista alerta ,e todos que eu já passei nunca bem se quer me perguntou se eu tenho algum histórico na família , uma falha terrível isso . Enfim…. Decide parar não quero mais , minhas questões era e a pele??? Falei com minha dermato sobre a parada e o pq de não querer nda hormonal . Daí ela disse pra esperar um pouco , ver se realmente a oleosidade ia voltar e se seria persistente. Parei o anticoncepcional em abril deste ano , e ela voltou ? juntamente com espinhas na região do queixo , entre os seios , ombro, costas e pescoço . Primeiro ela passou espirolactona , li a bula e alguns relatos , e eu não quis tomar , ele baixa a pressão , a minha já eh normalmente baixa , ia ficar como . Até que paramos no Roacutan, ainda vou fazer os exames de sangue e mostrar a ela . N sei o que fazer . Mas meu cabelo está super oleoso, meu rosto, e essas espinhas pescoço e costas ?, parecem caroçinhos, e no queixo só aparece espinha interna e dolorida ?. Eu tbm não quero filho , e o meu método é camisinha junto com tabelinha , e as vezes ainda rola um coito interrompido , coitado do namorado Kkkkk . Já estou na noia. Mas eu penso no diu, mas tbm tenho medo , de ter rejeição, alergias , que sai do lugar e etc… O que penso é na vasectomia , já conversei com ele , ele topa. E é o que sugiro pra vcs , já que os parceiros tbm não pensam em filhos . Tenho uma migo que fez , e ele relatou que foi a melhor coisa , tranquilidade pra ele e principalmente pra ela . Ainda da falta de preocupação , nenhum efeito pra mulher . Dormir tranquilamente todos os dias , eita delícia . Meu sonho ….
      Qt ao Roacutan tenho medo das possíveis reações , de ter fortes dores de cabeça , muscular , prejudicar meus treinos na academia e etc… Mas tbm tá difícil essa vida banhada no óleo ??? só tenho certeza de uma cosia , anticoncepcional nunca mais , nem sinal de dor de cabeça eu tenho qd tô menstruada . Até a frequência de dor de cabeça no mês reduziu legal .

    • responder Amália 17/01/2018 às 16:15

      Oi Mah, tudo bem? Estou na mesma situação que você estava. Parei com o anti há 1 ano e já fiz diversos tratamentos até que minha dermato me indicou o Roacutan mas eu não quero tomar anticoncepcional mais, nem durante os 6 meses do tratamento. Você tomou durante o tratamento? Pensei em ficar só na camisinha mesmo.

      Obrigada,
      Beijos!

  • responder BEATRIZ MATTOS 01/03/2017 às 15:03

    Eu conheço várias pessoas que fizeram tratamento com esse medicamento e tiveram ótimos resultados. Eu, porém, não tive a mesma sorte. Para começar existem alguns dermatologistas na minha cidade que receitam Roacutan como água e como se fosse algo milagroso que vai resolver tudo. Conclusão, eu tinha um problema hormonal preexistente, o médico não fez exames antes para verificar essa condição, o Roacutan não fez efeito nenhum, obviamente, eu gastei bastante dinheiro porque na época era um medicamento bem caro, além de ter colocado em risco minha saúde, tomando um medicamento pesado e desnecessário para controlar o que eu tinha. No meu caso, o simples uso de um anticoncepcional específico e barato + cremes a base de ácido tópicos resolveram o problema.
    Acho bom informar isso para que outras pessoas não passem pelo problema que eu passei.

  • responder Kriciele 01/03/2017 às 22:19

    Eu também estou em fase de tratamento com o Roacutan, meus olhos até brilharam quando vi o post sobre o teu tratamento, pelo mesmo motivo de todo mundo, a preocupação com os efeitos colaterais. Então, tudo que eu encontro a respeito sobre assunto,eu leio. Eu tenho um problema sério de dermatite na face e junto com isso vieram as espinhas, então esta é a razão do meu tratamento. Já não sei mais o que fazer pra dermatite, estou em desespero porque não tem cura e parece que nada resolve. Com o Rocutan até diminuiu, porém, ta fazendo efeito contrário, aparecendo mais espinhas, meu rosto pipocou todo. Agora tenho que esperar o final do tratamento pra avaliar o resultado, mas valeu demais a tua experiência.

  • responder Carol 01/03/2017 às 23:16

    Acho um absurdo que muitos médicos não investigam a causa da acne. Focam só na estética. Outro absurdo é tratar problemas hormonais com anticoncepcional. Eles só mascaram. Quem quiser saber mais sobre isso, assistam os vídeos da Mari Santarem no youtube.

  • responder Camila RE 02/03/2017 às 13:59

    Só depois de mais de dois anos que acabei o tratamento com Roacutan que minha pele do rosto voltou ao normal em relação à ser mista, ficou bem seca por todo esse tempo.
    Meu cabelo voltou ao normal logo que acabou o tratamento, gostaria que ficasse sem oleosidade pro resto da vida rsrs. Mil vezes ter o rosto oleoso do que o cabelo, um saco precisar lavar cabelo todo dia.
    Triglicérides e colesterol era um problema sério, porque tenho SOP que também aumenta essas taxas e controlei tudo só com dieta, alimentação bem certinha meeesmo (comia muito bem, a qualidade dos macro e micronutrientes que eu colocava no prato era o ponto alto e acabei perdendo 5 quilos sem ser a intenção).
    Na época eu daria meu fígado empapuçado de roacutan por uma bisnaga de Bepantol, foi a única coisa que ajudou a hidratar os lábios, mas eu retocava a cada 20/30 minutos, então não descascou nada… Só a pele do rosto ficou descamando e a pele do corpo ficou mega sensível, tudo me machucava…

  • responder Flavia 02/03/2017 às 20:25

    Desde os 14 sofro com acne… 20 anos de muitas idas a dermatologistas.
    Quando tinha 27 anos fiz o tratamento com o Roacutan. Amei, mas aquela pele perfeita que a gente tem durante o tratamento não permaneceu.
    Hoje estou usando uma pomada com tretinoina, iniciei o tratamento a duas semanas e já notei uma melhora.
    Acho que não voltaria a tomar o Roacutan mais pelo medo de engravidar.

  • responder 03/03/2017 às 14:41

    Sá, sua pele está ótima. Que legal que deu tudo certo!
    Eu tb fui uma adolescente espinhenta, na época os dermatologistas receitaram o Roacutan mas a minha mãe não me deixou tomar. Comecei a usar anticoncepcional e minha vida mudou, foram 10 anos sem espinhas…. até que em agosto do ano passado decidi parar com o anti devido à queda drástica de vontade de namorar. Nos primeiros meses após largar o ac eu tive algumas espinhas, principalmente no colo. Todo mundo fala que depois de 6 meses normaliza, mas pra mim o negócio despirocou todo =/ tô com acne na região U do rosto e no colo, muitos cravinhos, tô bem chateada pq não tenho mais idade pra ter espinhas. Minha dermato acha prudente eu colocar o DIU e aí começar a fazer um tratamento mais pesado pra acne, mas eu tô ponderando se devo ou não tomar. Sei que ele melhora muito a pele da maioria das pessoas, mas acho os efeitos colaterais muito pesados. Por ora, estou tomando Espironolactona e passando Azelam. Notei uma melhora, mas vamos ver. Enquanto isso, tenho 27 anos com cara de 15, hahaha

  • responder Sonia Cristina 04/03/2017 às 20:00

    Boa noite meninas!

    Fiz o tratamento por 6 meses com o genérico do roacutan, a isotretinoína.
    Para mim, funcionou muito. Já fazem 6 anos, e desde de lá às espinhas diminuíram
    60%, a oleosidade teve redução de 40% mais ou menos. RS
    Graças a Deus não tive nenhum outro efeito colateral que
    Não fosse o ressecamento da pele, mucosas e cabelos.
    Mas, meu dermatologista explicou q isso ocorreria, já que
    O medicamento atua na redução da glândula sebácea.
    Agora, não é aconselhado usar este medicamento por
    muito tempo, já que ele é teratogênico… Todo cuidado
    é pouco. Se o tratamento não deu certo, o melhor é buscar
    Outras opções… Afinal, cada organismo é único, nem
    tudo que serve para fulana vai servir para Beltrana.RS.
    Bjs suas lindas! Sá a sua pele tá maravilhosa! Um pêssego!

  • responder Julia Kubrusly 05/03/2017 às 21:30

    Eu nunca tive problema de espinhas pq comecei a tomar anticoncepcional aos 15 anos e nunca parei de verdade até o fim de 2015… aí parei de vez e emu rosto encheu de espinhas, tive medo de não melhorar e ter que fazer algum tratamento, mas com o tempo o corpo aprendeu a lidar com os hormênios e agora aparece uma ou outra, mas nada demais…

  • responder Miriã Andrade 11/03/2017 às 00:45

    Tenho usado Azelan e já notei melhora nas minhas espinhas, que incomodam muito também. Acompanhei o seu tratamento e o resultado foi ótimo, sua pele está incrível! 😉

  • responder Jaicy Bortolozo Peixoto 07/06/2017 às 11:00

    Ooi, tu acha que valeria a pena fazer o tratamento com o Roacutan para a oleosidade? Pois tu falaste que diminuiu apenas 20% 🙁 tenho vários cravinhos e espinhas também, mais não me incomodam nada perto da oleosidade do cabelo e do rosto. Obrigada

    • responder Sabrina Olivetti 12/06/2017 às 13:48

      Pessoalmente eu acho que é um tratamento radical demais para oleosidade. Existem outros tratamentos que podem ajudar e que não tem tantos efeitos colaterais.

  • responder Minha rotina [atual] de cuidados com a pele oleosa 14/06/2017 às 13:44

    […] Neste post eu contei tudo sobre meu tratamento com Roacutan para as espinhas, quais foram os produtos que…. […]

  • responder Dany 13/07/2017 às 21:09

    Olá Sá, usei o roacutan por 7 meses 40mg por dia, tinha a pele hiper mega oleosa raramente tinha espinhas, mas a oleosidade era tâo excessiva que estava com o cabelo ralinho e com entradas e já tratava a pele e o cabelo a mais de 6 anos com tudo que vcvpossa imaginar de produtos dermocosméticos e medicamento como anticoncepcional e espironolactona e nada melhorava, então a derma junto com a gineco resolveu que era hora de usar o roacutan e foi a melhor coisa que fiz na vida, hoje 1 ano e 3 meses depois do fim do tratamento minha pele só tem uns 20% da oleosidade de antes, ou seja tenho a pele normalllll, lisinha e mais bonita do que durante o tratamento, graças a Deus só tenho a gradecer porque foi um divisor de águas na minha vida, hoje posso sair e voltar no fim da noite com a pele impecável.

  • responder ELIETH PINTO CAMPOS 21/09/2017 às 09:05

    Você foi minha maior inspiração p começar a tomar. Não só pelos resultados, mas por saber q existe a possibilidade das espinhas persistirem depois dos 35 anos.
    Vou tomar 40mg por 8 a 9 meses. Literalmente será um parto ??
    Bjs

  • responder Danielle 17/11/2017 às 19:05

    Oi Sabrina, tudo bem?

    Essa foi a primeira vez que eu entrei no site e achei esse relato completo sobre o Roacutan, desde a infelicidade com as espinhas adulta, passando pela decisão de fazer o tratamento e o resultado. Estou começando o tratamento na próxima semana, com um pouco de receio, mas ansiosa pra ver meu rosto limpo de novo. Ah foi de muita ajuda todas as dicas de produtos que vc falou, e tenho uma dúvida, vc fez alguma cirurgia nos olhos alguma vez? Pois os meus tendem a ficar mais secos depois que fiz a cirurgia de correção de miopia, no tratamento pode ficar por então.

  • responder Esfoliante facial Dermo Purifyer Eucerin 12/12/2017 às 09:31

    […] tenho mais espinhas desde meu tratamento com o Roacutan, então não sei dizer qual seria o benefício dele sobre a pele com […]

  • responder Esfoliante facial Dermo Purifyer Eucerin - LookBook Blog Brasil 12/12/2017 às 09:41

    […] tenho mais espinhas desde meu tratamento com o Roacutan, então não sei dizer qual seria o benefício dele sobre a pele com […]

  • responder Mari 12/12/2017 às 09:57

    Eu concluí meu tratamento já faz 7 anos. Fiquei por um bom tempo com a pele que sempre sonhei (uns 2 anos após o tratamento, eu diria). Bem pouco oleosa, sem espinhas, poucos cravinhos. Mas, ao longo dos anos, percebi uma piora gradual, passando a surgir muitos cravos na região do nariz, algumas espinhazinhas pequenas no queijo na TPM… Recentemente, porém, já estou até pensando em tentar o tratamento de novo. Voltaram a surgir espinhas maiores, até umas 2 internas já tive. Valeu a pena cada sacrifício durante o tratameento pelo tempo que minha pele ficou boa, mas é muito triste em saber que o nosso corpo é mais forte que o “milagre” que o remédio opera. E olha que já estou quase com 33 anos.

  • responder Michele 09/02/2018 às 11:55

    Oi, tenho 60k, 39 anos, faço tratamento com roacutam de 20mg, estou na 11° caixa e minha médica disse q essa vai ser a última, pq ela acha q já acumulou isotretinoina necessária no 7. Foi um acúmulo total de 6600mg, será q já são suficientes? Devo parar, ou pedir mais uma cx para completar 7200mg?

  • responder Suelen 16/02/2018 às 09:13

    Oi Sá! Sua dica de passar Bepantol no nariz salvou minha vida. Estava usando o Maxidrate e sangrava muito e estava bem dolorido.
    Queria saber como você cuidou do cabelo durante o tratamento. Você teve queda acentuada durante esse período? Tomou alguma vitamina tipo Pill Food ou Pantogar para evitar queda no tratamento com Roacutan?
    Bjos

  • responder Patricia Barsby 19/07/2018 às 12:48

    Usei Roacutan em 2011, tanto eu como meu marido, fizemos todo o tratamento até o fim, o qual achamos bastante agressivo, porém valeu a pena pelo resultado.
    Escrevo a vcs para que saibam que sempre tive espinhas, não muitas mas constantes, mesmo aos 40 anos. Limpo a pele regularmente e uso tudo que posso para diminuir a oleosidade e espinhas, porém nada é como o Roacutan, realmente eficaz POR ALGUNS ANOS. Após 6 anos do tratamento, que me foi indicado com “para sempre”, minhas espinhas e oleosidade voltaram com tudo. Sou adolescente novamente… : (

  • responder Fernanda Barboza da Silva 21/07/2018 às 13:55

    Você poderia passar o contato do seu médico dermatologista?

  • responder Pedro 10/04/2019 às 15:32

    Olá. Tenho uma dúvida… Estou fazendo tratamento uns 3 meses já e estou a um mês sem a medicação. Meu dermatologista tá me enrolando (eu acho) pra me dar a receita. Pelo último contato ele disse que essa receita tem que ser liberada…. Alguém sabe me dizer se isso é verdade ? Se é o médico ou algum órgão que libera a receita para o médico dar para o paciente ?

  • responder Isadora 10/04/2019 às 18:37

    Estou tomando roacutan há 7 meses. Meu médico indicou o tratamento por 8 meses, porém, tive que suspender o uso do medicamento por apresentar baixa autoestima, pensamentos extremamente negativos e muita ansiedade. No início achei que esses problemas não tinham nada a ver com o remédio, mas ao falar com o meu médico descobri que o roacutan pode sim desencadear tais efeitos. Tive espinhas por muitos anos, então tomar roacutan sempre foi um sonho. Agora minha pele está maravilhosa, mas eu não consigo mais tomar o remédio porque cada dia mais esses efeitos se agravam, estou ficando louca e não aguento mais. Se sentirem algo desse tipo conversem com o médico de vocês para ver qual a melhor solução.

    • responder Andresa 28/06/2023 às 10:44

      Bom dia! Queria saber se você melhorou quando suspendeu o remédio, porque estou no quarto mês e tendo mt crise de ansiedade.

  • responder Tamy 27/12/2019 às 22:51

    Olá, Sabrina! Adorei o seu relato!
    Estou em uma indecisão enorme: sempre sofri com a acne, apesar de não ser tão grave, me incomodava demais… Só melhorou quando comecei a tomar o anticoncepcional. Já tentei parar de tomar, mas meu rosto ficou tenebroso!! Tive que voltar aa pílula. Mas, gostaria de parar de tomar e pretendo engravidar no fim do ano que vem… Então, tô pensando em ir na dermato e pedir para fazer o tratamento de baixa dosagem. Não quero ser escrava do anticoncepcional, talvez o jeito seja encarar o temido Roacutan… o que acha? Beijos!

  • responder Ana paula 21/05/2020 às 00:09

    Olá. Boa noite. Estou há 6 meses no tratamento, amando…gostaria de tirar uma dúvida. Sobre cabelo, o meu foi oleoso demais, depois do roacutan ele ficou sedoso, super fino, seco de uma certa forma, mas ele tá muito quebradiço e inúmeros frizz, alguém usou um shampoo ou creme, enfim que melhorou , ou até shampoo sem sulfato???

  • responder Hidratante labial: o post definitivo com todas as resenhas já feitas em 13 anos de blog 21/10/2021 às 17:55

    […] mesma usava a pomadinha quando tomava Roacutan e só ela me ajudava a hidratar a região dos lábios. Atualmente, não uso mais a pomada, já que […]

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB