Coisas de Diva Coisas de Diva Coisas de Diva

Se você segue a gente no Snapchat (se não, segue lá: coisasdediva mesmo!), já viu que eu dei um spoiler desse post por lá há alguns dias, então o tema de hoje é esse aí mesmo: como fazer um terrário! Um terrário basicamente é um ‘mini jardinzinho’ com plantas como suculentas e cactos.

Eu aproveitei que tinha comprado esses de vidro para tirar algumas fotos do processo e mostrar aqui para vocês – mas a verdade é que é tudo bem simples, você vai basicamente escolher o recipiente que você quiser, escolher as plantinhas que mais gostar e organizar tudo como preferir, não tem fórmula certa!

como fazer um terrário

Como fazer um terrário?

Você vai precisar de:

  • um terrário (você pode usar um tipo esses que aparecem no post, que foram comprados no Mercado Livre, ou usar um recipiente de plástico/vidro como um aquário, por exemplo).

  • um pedaço de manta de jardinagem (é um material que parece um feltro e que ajuda as raízes das plantinhas que você for plantar não percam os nutrientes da terra ou apodreçam) para forrar o recipiente.

  • areia e terra.

  • suculentas e cactos da sua preferência (as suculentas que aparecem nesse post são da Esalflores e os cactos são do Pão de Açúcar).

  • se você quiser, pode usar pedrinhas, cristais ou miniaturas para decorar também.

     

como fazer um terrário

Para começar, é bom forrar o chão do local onde você vai fazer com jornal (ou fazer direto na grama). Depois, corte a manta de jardinagem do tamanho adequado para o seu recipiente – ela precisa cobrir o fundo e um pouquinho das laterais. Por cima, coloque uma camada fina de areia e terra misturadas; depois um pouquinho só de terra. Pronto, a base do terrário já está pronta.

como fazer um terrário

como fazer um terrário

Agora, você vai separando as plantinhas que quer colocar nele, vendo se cabem e se curte a combinação – aí é só tirá-las do vasinho com cuidado para não arrebentar a raiz, colocar no terrário e ir completando com terra até que todas estejam bem assentadas e com as raízes cobertas.

como fazer um terrário

No caso desse modelo de terrário que aparece no post, ficou meio difícil colocar as pedrinhas para decorar – ele só em essa abertura que é uma portinha e ficou praticamente impossível alcançar os cantinhos. Então acabou que deixamos assim mesmo, só com terra. Como os cactos e suculentas precisam de pouca água, você só precisa borrifá-los tipo uma vez por semana.

como fazer um terrário

Além de ter gostado muito do resultado final dos meus terrários, ainda me diverti muito fazendo – é super terapêutico e você esquece da vida escolhendo e arrumando as plantinhas, já quero fazer outros!

Um obrigada especial para a Fefa, minha amiga que me ajudou com o post (e que me deu um terrário de aniversário e me fez gostar deles!)

Categorias
Compartilhe nas redes sociais
8 Comentários: Nos conte o que tem a dizer
Visualizar Comentários
Nos conte o que tem a dizer

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
O que nossas divas já nos disseram
  1. que lindoo
    AMEIII
    Super decora e dar vida ao ambiente
    bjs

  2. Fernanda Gabriela

    Que lindoooo! Vou mostrar para mamis. Ela vai adorar!!!!!

  3. Muito lindo o modelo que tu usou! Adorei os formatos 😀
    Pena que sou relapsa e não cuido nem de mim, quiça de plantinhas :~

    Um beijo,
    Foca no Glitter

  4. Márcia Daniella

    Que lindo! Deve ser muito bom mesmo fazer algo tão delicado e bonito! Eu amei

  5. Já fiz terrário na época da escola, mas aí a gente tampava com plástico filme e deixava no sol pra água evaporar, condensar no filme e chover de novo, a ideia era fazer um terrário autosustentável rs. Mas esses com cactos e suculentas ficaram muito lindos, já quero fazer pra pôr no meu quarto.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  6. […] DIY: como fazer um terrário […]

  7. Gabriela R. Salomon

    Muito lindo o trabalho, Marina 🙂

  8. Miriã Andrade

    Que lindo! Adorei aprender, sempre quis fazer um terrário! 😉