Coisas de Diva Coisas de Diva Coisas de Diva

Alguns anos atrás, comecei a ter uma reação no rosto, muito parecida com aquele grosseirão que as crianças pequenas tem, e demorei para entender que era alergia. Meus olhos inchavam, a pele ficava vermelha, com bolinhas e foi preciso um especialista para me dizer que era alergia. Fui medicada, fiz experiências, testei produtos no braço e no final das contas descobri sozinha que minha alergia era à um ácido, presente em sabonetes líquidos e demaquilantes.

Teste de contato para alergia

A fita de teste de alergia específico para cosméticos.

Desde então evito produtos que tem esse ácido e estava sendo feliz. Até começar a ter a mesma reação com outras coisas que não tinham esse componente. Tive alergia nas mãos, nas costas, na pálpebra, no braço, nas coxas, tudo isso no final do ano passado. Fui na dermatologista e ela sugeriu que eu fizesse o teste de contato para alergia, para descobrimos o que mais estava me dando reação.

Meu teste foi feito especificamente para cosméticos, com 10 componentes que normalmente causam reação nas pessoas. Fui no laboratório e a moça colocou os 10 componentes numa fita e depois colou a mesma nas minhas costas. Durante 2 dias eu não podia molhar essa fita de jeito nenhum e nem fazer atividades físicas que me fizessem suar, tudo isso para não dissolver estes componentes e estragar o teste. Tomava banho fazendo malabarismo para não molhar as costas.

Teste de contato para alergia

Com a fita de teste e logo depois de retirá-la. Os traços são feitos pela atendente na hora.

O teste serve para ver se os componentes darão alguma reação na pele, como coceira, vermelhão ou qualquer outra esquisitice. 🙂

Depois desse tempo, voltei no laboratório e a atendente analisou minhas costas e a fita. Ela pode verificar se teve alguma reação na pele ou não, coisa que só um especialista sabe fazer. Na hora ela já avisou que tive reação positiva, mas eu teria que voltar depois de 3 dias para pegar os resultados.

No final das contas o teste mostrou uma sensibilidade a algumas coisas, mas não uma alergia propriamente dita. Tenho sensibilidade a corante vermelho e alguns tipos de conservantes. Segundo a médica, devo ter tido uma reação cruzada com alguma outra coisa, o que acabou desencadeando uma alergia atrás da outra. Segundo eu mesma, RISOS, isso tudo foi por causa de stress. Estava brava e irritada com uma milhão de coisas, o que acabou me deixando mais vulnerável a essas reações.

Veja aqui mais informações sobre alergia à cosméticos.

Teste de contato para alergia

Alergia que tive na mão e que tive no braço. Essa no braço foi a mais forte. Sei que as imagens são feias, mas achei importante mostrar como é uma reação alérgica.

Desde que voltei de férias, só tive uma mini alergia nos olhos, mas nada comparado ao mês passado. O que estou fazendo é evitar os produtos que apareceram no meu teste e levar uma vida mais calma. Além disso, estou lendo o rótulo de tudo que passo na pele, e cada produto novo que quero testar, passo um tanto antes no braço e espero alguns dias. Se nada acontecer, uso no rosto. Com o corante vermelho é mais complicado, porque praticamente todo batom tem isso. No último mês, só usei uma cor que já sei que não me dá nada. Tá difícil pra blogueira!

Ah, eu não uso esmalte já faz mais de um ano, mas já estou sabendo que o formol me dá reação também, então nem estou fazendo muita questão de fazer as unhas. 🙂

P.S.: Sim, nosso app para celular está com problemas e já estamos trabalhando para resolver isso. 🙂

Categorias
Compartilhe nas redes sociais
53 Comentários: Nos conte o que tem a dizer
Visualizar Comentários
Nos conte o que tem a dizer

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
O que nossas divas já nos disseram
  1. Ligya

    Nossa, fiquei me coçando todinha só de ver essas fotos suas! Que dó!
    Eu tenho, às vezes, uma reação alérgica que não sei o motivo, normalmente aparecem bolinhas nas mãos e braços, bem parecidas com a foto que você postou, mas com um pouquinho menos de intensidade… Já pensei em ir fazer esse teste, mas lembro de quando minha mãe fez e o tanto que ela sofreu com uma fita bem maior que essa nas costas… Prefiro me auto-medicar, por enquanto.
    Difícil mesmo a questão do corante vermelho, está presente em muitas coisas mesmo, não só em cosméticos, mas também comida…
    Espero que isso não dure muito e que essa vida mais zen e calma te deixe sem alergias pra sempre!
    Beijo

  2. Priscila

    Sá, só quem passou por isso sabe o quanto é chato.
    Ano passado tive alergia nos olhos, e também fiz o teste no braço e nas costas. Acabei descobrindo sozinha o que era, mas de vez em quando o olho fica ruinzinho de novo (claro que nada comparado ao tempo da crise).
    Acredito que o stress contribuiu também para ficar mais sensível e propícia a ter alergias.

  3. Cah Duarte

    Oi Sá!
    Também sou completamente alérgica, para uma infinidade de coisas… mas as minhas estão mais relacionada a aromas. Não uso perfume há pelo menos 15 anos, cremes muito fortes, desodorantes e até o perfume de outras pessoas me fazem mau.
    Fico as vezes constrangida com pessoas menos conhecidas, pois as vezes os perfumes delas me fazem espirar compulsivamente =/
    Quanto ao esmalte também sou alergia mas hoje está super fácil com o da colorama e risqué, mesmo nas épocas mais complicadas da vida os esmaltes não me fazem mau (3 e 5 free), espero que você possa usá-los novamente.
    Um beijo e força ai nessa fase de adaptação a alergia!

    • Juliane

      Bom dia Cah Duarte!
      Como descobriu sua alergia a esmaltes? Me explica por favor?
      Abraço

    • Ana Maria

      Juliane, eu tenho alergia a esmalte. Eu tive uma crise bem feia quando atacou a alergia pela primeira vez, tive febre e fiquei vermelha da cabeça aos pés!
      Depois que a parte pior da crise passou, minhas pálpebras ficavam vermelhas, inchadas, descamando, coçando. Fiquei assim por 8 meses.
      Eu nem fazia ideia que poderia ser alergia a esmalte, mas um dia por acaso li sobre isso e fiz o teste de tentar ficar sem esmalte. PIMBA, deu certo, a alergia passou como mágica. Por fim descobri que sou alérgica a tolueno, uma das substâncias que colocam na maioria dos esmaltes. Mas hoje em dia os esmaltes da Colorama e da Risqué não tem tolueno, então posso usar tranquilamente 🙂
      Espero ter ajudado!

  4. Heloisa Carvalho

    Sá, concordo com você na questão do stress! Os piores episódios de alergia que tive foi quando estava super estressada no trabalho! Claro que parei de usar (no meu caso era mais comer) tudo que sei que vai me dar reação, mas agora quando acontece alguma coisa, é bem mais leve! Só tomo o medicamento que a médica passou e já resolve, nunca mais tive que correr pro hospital! No meu caso, além das reações na pele, meus lábios e pálpebras inchavam loucamente…

  5. Lorena B.

    Ei Sá, já comentei por aqui q sou mto alérgica. Por já ter feito milhões desses testes durante a vida posso te dizer que não são 100% confiáveis. Por exemplo, no teste sempre me dá alergia a alimentos q eu nunca tive problema em ingerir e dá negativo pra um que sempre que eu como fico toda empolada.
    Eu tenho muito essa alergia nas mãos, punhos e antebraços igual a sua. O q eu notei é que a poeira (às vezes invisível) da minha mesa de trabalho e dos papéis que manipulo é q deva fazer isso. Sempre q dá passo álcool na minha bancada.
    Essa semana tive uma reação horrorosa no rosto por causa de um antibiótico que estava tomando.
    Quando estou com a imunidade baixa as etiquetas das minhas roupas fazem feridas na minha pele.
    Enfim, esse comentário gigante é pra te dizer que ás vezes o alérgeno é algo que vc esteja ingerindo e não necessariamente por contato. A pele fica sensível e reage com TUDO. Provavelmente daqui a um tempo vc vai poder voltar a usar quase tudo. 🙂
    Força Sá. Rs bjos

  6. Carolina Silva

    Bom dia

    Gostaria de saber se é só o meu Aplicativo que está com problemas…
    Uso o Iphone 4s

  7. ‘tou com a Lorena B.
    Sou alérgica desde sempre e não lembro quando foi a última vez que me vi totalmente livre das reações (em mim são manchas escuras na pele bem branca, é dose). Já fiz vários testes (de contato, alimentares, aqueles em que a gente toma injeção, os meus em casa RISOS) e nenhum dos resultados deu conta de resolver o problema. Até porque é impossível testar tudo.
    E sinto o mesmo que você, Sá, quando estou nervosa, preocupada ou ansiosa sinto que as alergias pioram muito. Duro é ser zen nesse mundão véio, hahaha.

  8. Barbara

    Sá,
    fiz esses testes também, assim como os normais para alergia.
    Não sou médica, sou apenas mais uma menina alérgica latino-americana…rs Mas achei que as suas ultimas fotos me parecem muito com a urticária nervosa que eu tenho quando estou estressada. Como você mesma mencionou, foi um periodo de muito stress… De repente, vale ir ao alergista com esse novo ponto de vista.
    Eu tomo medicação diária para isso e sou muito mais feliz agora.
    Melhoras! Bjs.

  9. tata

    fiquei com duas duvidas.. esmalte tem formol???
    e tbm: como vc tomava banho, migue? eheheheh

  10. Lau

    Oi Sa ja sofri demais com urticária. Fiz muitos testes e nunca deu nada. Tudo indica que ocorre quando estou preocupada/triste/nervosa. Quando o problema q e causa do nervoso passa eu melhoro. Na hora da crise existem pomadas receitadas por dermatologistas que desmancham o “vergao” e a coceira ate que um dia eles nao aparecem mais. Uma dermato homeopata me ajudou muito tambem. Boa sorte!

  11. Renata

    Oi Sah. Meu marido também é bem alérgico, e como você, tudo surge em períodos de muito stress. Algo que o ajuda bastante é tomar florais.
    Ele foi em um homeopata e realmente pra ele ajudou.

  12. Ana

    Sa, dá uma pesquisada sobre rash cutaneo de stress. Meu irmão teve, é bem parecido com o que vc teve ai. Beijos e melhoras.

  13. Juliane

    Bom dia Cah Duarte!
    Como descobriu sua alergia a esmaltes? Me explica por favor?
    Abraço

  14. Isadora

    Sá, que médico indicou esse teste pra você?

    • Gabriella Dantas

      Já fiz o mesmo exame procurando um alergologista.

  15. Gabi

    Tem uma marca natureba de cosméticos, aí de Curitiba, que pode ser boa para alérgicas: http://www.cativanatureza.com.br/

  16. Fernanda Gabriela

    Tenho alergia a alguma coisa que se usa em sabonetes líquidos para pele oleosa. Só evito mesmo usar… e nunca mais tive nada. Prefiro os para pele sensível ou normal ou mesmo os em barra.
    Já fiz esse teste alérgico, mas não para cosméticos e nem sabia que existia. Bacana

  17. Gabriella Dantas

    Oi Sá!
    Aconteceu comigo e também fiz!Esse e um no braço também, que testa a sensibilidade à poeira, mofo, pelos de animais..
    Descobri que sou alérgica a thimerosal e sulfato de níquel. Um dos dois dá reação cruzada com um remédio chamado piroxicam, que foi o que ocasionou a minha reação mais forte.
    Foi um porre porque nessa época achavam que era alergia alimentar primeiramente, daí fiquei vivendo de “vento”.
    As vezes é difícil achar informações nos produtos. O thimerosal é um conservante de maquiagem (e de mil coisas) e nunca está lá escancarado. Então vou vendo como reajo. Engraçado que usei a vida inteira, mas pode aparecer a qualquer momento.
    Desejo melhoras!

  18. Aline

    Isso é horrível mesmo! Há um ano tirei meus sisos e tomei o antibiótico amoxicilina por uma semana.. Depois de três dias do término do medicamento, bolhas começaram a surgir por toda a minha pele, principalmente nas mãos, cotovelos e antebraço. A impressão que dava é que eu estava com catapora ou rubéola rsrs o médico chegou a suspeitar até de sífilis!! O que me salvou foi a pomada trok g que é ótima para alergias… Mas mesmo assim tive que ficar 1 semana usando roupas compridas em pleno verão hahaha

  19. Carolina Zanchetta

    Também estou tendo um reação alérgica que envolve alguma coisa de quando vou à praia. Sol, mar, iodo da água, protetor…Dizem que não tem teste 100% seguro e a gente tem que descobrir sozinha! Tive reação em alguns protetores e até na base da Adcos!! quem diria! e coloquei as bulas uma do lado da outra para comprar o que tinham em comum. Difícil é entender os nomes.. Essas placas que vc teve na mão eu tive entre as coxas! É horrível pq fica tudo assado….

    • Jade

      Carolina, eu também ficava toda empolada quando ia a praia, especialmente quando entrava no mar. Mas no meu caso as manchas eram no rosto, orelhas, pescoço e colo. Descobri que tenho rosácea e toda vez que suo muito essas manchas aparecem. O que deu certo foi água mineral gelada. As manchas somem quase instantaneamente. Como é só água, vale testar, mal não vai fazer =)

  20. Ka

    Oi Sá! Pois é, eu te entendo, sou uma mina terrestre de alergias, tenho muuuuitas e com certeza algumas que ainda não descobri com certeza. hahaha Tirando o tom de brincadeira, alergia é coisa séria mesmo, se cuida viu <3

  21. Sá, que triste. Eu sou super alérgica e já fiz vários testes. Tenho alergia a pelo de cachorro, poeira, ácaro. Uma dermatite braba nas juntas que sempre pioram com o verão e, ainda por cima, conjuntivite alérgica desde bebê. Já fiz tratamento com vacina, homeopatia, já me receitaram tomar anti alérgico todos os dias, enfim, uma grande luta… hahahah. Em 2011 descobri alergia a esmaltes. No meu caso eles davam terçol porque sempre encosto a mão no olho. Logo fiz a associação e descobri. Mas os esmaltes hipoalergênicos me salvam, a nova fórmula da Risqué tá mara!
    Enfim, espero que você lide com isso da melhor forma possível, porque realmente é muito chato 🙁
    Um beijo!!

    http://gabivasconcellos.com.br/

  22. Mariana

    Que chato! Alergia é muito incômodo, eu tenho urticária solar (basicamente alergia ao sol) e eczemas alérgicos que vêm e vão constantemente (a única coisa que me ajuda é usar sabonete e hidratante para pele sensível de recém nascido, da linha Stelatopia da Mustela – uma facada no bolso!), hidratar todo dia com hidratante específicos para pele sensível me ajuda muito, quem sabe te ajude também. Bjos

    P.S.: “alergia à um ácido” não tem crase, crase é a união da preposição “a” (alergia a alguma coisa) com o artigo definido feminino “a” (Ex: alergia à minha base). Antes de “um ácido” não nem nenhum artigo “a”, por isso é só a preposição sozinha. Bjos!

  23. Márcia Daniella

    Já fiz esse teste bem completo, para elementos cosméticos e outros materiais. Força aí no tratamento, Sabrina. Vc vai ficar boa 😉

  24. Cris

    Uns 5 anos atrás, comecei a ter alergia no rosto e por experimentos próprios, desconfiava que era de esmaltes. Fui até um alergologista e fiz um exame com umas 20 substâncias ou mais, cujo resultado foi positivo para sulfato de níquel. A orientação do médico foi parar de comer vários alimentos, evitar bijuterias e cosméticos da cor azul, mas eu tinha certeza que nada daquilo me dava alergia. Quando perguntei sobre esmaltes, ele falou que eu podia usar, porque não era esse o problema.

    Nunca acreditei no médico e, com o resultado dos exames, fiz minhas próprias pesquisas.

    Acabei descobrindo que, apesar de o níquel não ser um ingrediente do esmalte, ele está presente em praticamente todas as marcas, pois os equipamentos utilizados na fabricação fazem uma “contaminação” não intencional. Ou seja, o esmalte pode ser 3 free ou 5 free, não interessa. Já liguei para sac de empresas e eles dizem que não tem níquel, mas eles tem sim!

    As únicas marcas que recomendo pra quem tem o mesmo problema que eu é Mavala, cujos esmaltes são ótimos, e a Dermanail, que é nacional e mais barata, mas de qualidade bem inferior.

    Moral da história: o seu médico pode não ter a informação que você precisa, façam o exame, pesquisem, ninguém conhece a sua alergia melhor que você!

    • Verdade Cris, somos a melhor pessoa para pesquisar e descobrir exatamente o que dá reação.

  25. Ai é muito saco isso.
    Eu tenho uma alergia cruzada, mas ainda não descobri o que é.
    Provavelmente é alguma coisa + lactose.
    Estou justo agora fazendo uma dieta acompanhada sem lactose e fortalecendo todo meu sistema.
    E aí começar a fazer os cruzes. Uma chatice!! Que bom que você já descobriu a sua.

    Eu também tive uma reação na pele ano passado. Pernas e embaixo do braço. Troquei todos os produtos e não sei o que é. Demorou, mas passou, não sei se pelo remédio… ou sei lá.
    Muito ruim ficar sem saber o que é, e no caso de alergia cruzada, ainda pior!!

    Beijos!

  26. Polyana

    Sá , eu só uso esmalte 3free ou 4free , descobri por acaso minha alergia a esmaltes , minha cuticula já nao nascia mais , e onde eu passava a mão empolava , ressecava e descamava ,daí que vasculhando na net descobri o que era isso , alergia a esmaltes , joguei muitos vidrinhos fora e dei alguns pra minha manicure , tratei minhas cuticulas ate elas nascerem de novo porque perdi elas por completo , hoje sou livre desse problema .. bjs sá , compartilhamos da alergia e oleosidade tmb kkkk

  27. Karol

    Eu já fiz esse teste, aquele de 40 substancias, além do malabarismo p/ tomar banho sem molhar as costas lembro do malabarismo que fazia p/ coçar as costas, coçava tanto que ardia…
    Enfim sei como é isso, mas felizmente minha alergia cessou.
    Bjos 🙂

  28. Caramba… realmente é complicada essa coisa de alergias (inclusive deve ser tenso da mesma forma pra quem tem intolerância a alguns alimentos neah!?)

    e o fato de vc ser blogueira e trabalhar com isso, deixa tudo mais difícil…

    O bom é que a tecnologia tem avançado (e espero que esteja d verdade)e cada vez mais, estudos estão viabilizando produtos hipoalergênicos no mercado, e até quem sabe, com preços mais acessíveis …

    Boa sorte aí!
    E vai nos contando como tem lidado com isso ao passar dos meses…

  29. Jade

    Também já fiz esse teste, mas a única substância que deu positivo não me causa problemas quando uso ¬¬
    O que fiz foi deixar de usar certos cosméticos por um tempo (desodorante, hidratante, perfume, sabonete líquido) e depois voltei aos poucos com outras marcas testando uma a uma. As vezes volta, as vezes some, então acho que o stress influencia muito também.

  30. Silvia Miyabe

    Oi Sá! Obrigada por dividir com nós, leitoras esse probleminha chato, mas que pode ajudar muitas que possam estar passando pelo mesmo.
    As vezes a alegria pode não ser só de contato… Sou alérgica a dipirona sódica (a maioria dos remédios pra dor de cabeça tem) e quando tomava algum medicamento que tinha a bendita, ficava cheia de coceiras na pele e o médico que examinou disse que estava até internamente com a reação alérgica, o que é muito perigoso. Quando morei no Japão fiquei com muito medo de tomar algum remédio que pudesse ter a dipirona e conversando com um médico de lá, descobri que na maioria dos países ela já é proibida e o Brasil é um dos poucos países que ainda a utiliza.
    Alguns sabonetes em barra me causam alergia, então procuro usar sempre produtos para pele sensível.
    Acredito que o estresse, muita ansiedade ou preocupação também reflitam na nossa pele.
    Espero que consiga conviver bem com a alergia e que seja feliz usando os produtos que mais ama!

  31. Letícia

    A foto do seu braço parece com dermatite atópica q tenho e é desencadeada por stress!!! Em mim aparece na barriga 🙁 é ter um stress forte q começa… Procura no google, tem tb uns vidros no canal do drauzio Varela sobre isso.

  32. Ariane Machado

    Nossa Sá, eu também tive alergia por stress. Já percebi também que aloe vera faz mal pro meu rosto, posso passar no corpo, mas no rosto e pescoço não que já enche de espinhazinhas e bolinhas. Também tive uma alergia muito séria na mão direita, começou com uma coceira, que plantou bolinhas que coçavam mais e começaram a criar pus, ficou horrível, mas não soube direito o que causou e agora não dá mais.

  33. Carmem

    Oi Sá!
    Ano passado eu percebi que estava tendo uma reação alérgica também, inclusive, na época procurei aqui no Blog algo sobre o assunto, sobre produtos hipoalergênicos e tal.
    Até então eu achava que tinha alergia de batom. Me enganei. Fiz o teste de contato também, mas ao contrário de você, minhas costas ficaram horríveis, tive alergia até da fitinha do teste kkkkk Tenho alergia de praticamente tudo. Papel, tatuagem, shampoo, condicionador, bijuteria, etc… Descobri então que tenho dermatite atópica. Agora estou controlando, pois não tem cura. Minhas reações são todas na boca e o principal produto que me causa irritação é esmalte. Uso Rísque atualmente, o melhor pra mim.

  34. Aline

    Onde fez o exame?

  35. Aline

    Qual laboratório fez o exame?

  36. Miriã Andrade

    Preciso fazer um teste desse também, sou muito alérgica e seria bom saber os motivos.

  37. Geovana

    Sá, sua médica não cogitou a hipótese de ser alimentar ?

  38. Oi Sabrina, tudo bom?
    Primeiramente gostaria de parabenizar o blog, é ótimo e foi o primeiro blog que comecei a acompanhar!
    Sobre a alergia… Faz uns 3 ou 4 meses que estou tomando anti alérgico TODOS os dias, ou seja, só durmo, adeus vida social, mas mês passado comecei a fazer os testes pra saber o que está me dando essa alergia, ainda estou aguardando os resultados, MAS parei de usar maquiagem justamente porque percebi que qdo eu usava o demaquilante tinha a alergia, e acredito que seja o demaquilante pois, posso passar o dia todo com a maquiagem q não tenho alergia, isso só acontece após o uso do demaquilante.
    Minha alergia está muito pior que a sua, as manchas são maiores e mais aparentes, geralmente cobrem o meu rosto, fica horrível, espero que seja somente do demaquilante mesmo, pq se for de maquiagem vou ficar muito triste 🙁

    Beijos!!!

  39. Débora

    Sabrina, faça um teste retire o gluten da sua alimetaçao. Eu aposto que sua alergia some!!!!Ja ouviu falar do livro Barriga de trigo?

  40. Simone

    Sa , sua alergia coçava? se sim era eczema tem que tirar o gluten e lactose

  41. Aline Roque

    Oi Sabrina, li seu post e achei interessante comoqrtilhar minha história tbm. Em setembro de 2015 tive uma alergia no canto da Boca, como estou morando em Curitiba achei que era frio, mas nao passava com nenhum lip balm nem mesmo bepantol! Dai fui na Dermatologista e primeiramente me passou medicação achando q era algo fungico. Tomando a medicação e nada, então surgiu que poderia ser alergia. Teste por meses achar o que era e nada… ate nao percebia o que poderia se ate que a Dermatologista pediu um teste alergico, eu o fiz e deu alguns resultados positivos, porem eram componentes q eu ja usava e nao me dava alergia (por exemplo perfume…) eu nao acreditava… mas ok ate que um belo dia, meu marido me marcou em uma publicação no Face de uma reação alergica ao lip balm da EOS que tinham americanas processando a empresa, e eu durante todo esse tempo usava os meus, afinal se esta ressecado usa um lip balm e nunca achei que seria ele… em Janeiro fiz o teste e… tcharan alergia ao EOS!!!! Tenho fotos de como a minha boca ficou feia, igualzinho as fotos das materias que tem sobre o assunto. Entao, as vezes desconfiar ate o dar q respira! Hauahuahauahau boa sorte com as suas alergias pq eu sei o quanto é desgastante! Beijos e sucesso pro canal!

  42. Gabriela R. Salomon

    Alergia é tenso! Eu tive há alguns meses no meu rosto por conta de alguns produtos da natura. Parei de usar e melhorou muito minha pele.

  43. Débora

    Esse post me foi muito útil. Há alguns dias desenvolvi uma reação alérgica que me deixou com os olhos (bem abaixo deles, nas olheiras) inchados, vermelhos, com bolhas e coceira, seria um “grosseirão” como disse a Sabrina. A dermatologista me passou remédio e pomada e pediu para que parasse de usar maquiagens e esmaltes até ir num alergista fazer o teste, pois provavelmente seria um desses o causador. Estou desde então sem usá-los, e aos poucos vejo a melhora abaixo dos olhos, mas que triste ficar sem as vaidades que tanto gosto! hehehe No dia a dia é mais tranquilo, mas estava acostumada a usar onde fosse final de semana e acabo sentindo falta. E agora é partir pro alergista e também fazer testes eu mesma, pois desconfio de uma base com formol que minha manicure passou na minha unha no dia anterior mas só testando pra saber.
    Vamos à luta!
    Bjs