Resenhas Sinceras

Vamos falar sobre: alergia

20/07/2015

É surpreendente o número de pessoas que comenta no blog pedindo tratamento para alergia. Por isso, hoje vou falar um pouco mais sobre isso – mesmo já tendo feito um post muito parecido com este em 2012.

alergia

Minha alergia

Em 2011 eu descobri que tinha alergia a um componente muito comum em sabonetes líquidos e demaquilantes. No começo achei que era reação a um creme manipulado que estava usando, mas depois de uma semana inteira com rosto inchado, vermelho e com micro bolinhas, resolvi ir ao médico. O diagnóstico foi: alergia. Me arrependo muito de não ter ido ao médico antes, poderia ter começado meu tratamento muito mais rápido e poupado minha pele de 7 dias de reação!

O problema disso tudo foi descobrir o que exatamente estava me causando a alergia! Uso tanta coisa na pele por causa do blog que não sabia nem por onde começar.

Minha tática foi reunir tudo que havia usado no rosto nos últimos dias e fui testando um a um na pele. Ao sinal da menor irritação, separava o item e anotava todos os componentes da fórmula numa planilha no computador. Depois de ter umas 3 reações alérgicas, descobri qual era o componente que se repetia nos diferentes produtos e desde então, evito usar qualquer coisa que tenha aquilo na fórmula. As vezes esqueço de olhar as letras miúdas do que estou comprando e não dá outra, se tiver este componente, é alergia na certa!

“Mas Sá, porque você não diz a que você tem alergia?” Sabe porquê? Porque as pessoas tendem a ser alarmistas e acham que o que causa uma reação alérgica em mim, vai causar nelas também. E isso não faz sentido algum. Seria o mesmo que eu dizer que não é para ninguém comer camarão porque camarão dá alergia, consegue me entender? É por causa disso que não falo qual item me causou a reação alérgica. Cada pessoa tem sensibilidade a uma coisa diferente e não é porque tenho alergia a demaquilante ou a ostra que todo mundo terá a mesma reação.

Como saber se a reação que estou tendo na pele é alergia?

É difícil dizer porque nenhuma reação é igual a outra. Eu por exemplo, fico com a pele cheia de bolotinhas – como um “grosseirão”, vermelha e coçando. Mas isso não quer dizer que sua reação será assim também. A regra é: aconteceu qualquer coisa meio esquisita com sua pele, vá ao médico! Ele vai saber te dizer o que está acontecendo e indicar a melhor medicação.

Qual o tratamento?

Veja bem, como disse aqui em cima, só um médico poderá te indicar o melhor tratamento para sua alergia. Então, não invente moda e nem procure soluções na internet. Mais uma vez: VÁ AO MÉDICO! Ah, vale dizer que não existe receita caseira que vá solucionar o problema.

Como saber o que está me causando alergia?

Quando fui ao médico, alguns anos atrás, ele me falou que os testes de alergia são caros e muitas vezes inconclusivos. Ele explicou que as vezes não valia a pena pagar pelo teste e ter um resultado que não diria muita coisa. Na época, ele me aconselhou a ir testando meus cosméticos aos poucos para ver se eu mesma não conseguia descobrir qual produto estava me dando reação.

Hoje em dia eu não sei como estão as coisas, se já existem testes mais modernos e mais exatos, mas vale a pena perguntar para seu médico e ver o que ele diz sobre o assunto.

E agora, nunca mais vou poder usar o item?

A resposta é: não vai, não. Alergia é uma coisa permanente e a partir do momento que você desenvolveu uma sensibilidade aquilo, não tem mais volta. Mas oh, isso não é o fim do mundo. Já vi meninas comentando por aqui que continuavam usando esmalte, mesmo tendo reação, porque DEUSMELIVRE ficar com as unhas “feias”. Nem preciso dizer o quão errado é isso, não é?

Alergia a cosméticos geralmente é bem contornável e hoje em dia já existem opções mais naturais e com menos componentes químicos. No meu caso, parei de usar sabonete líquido no rosto e troquei o demaquilante pelos óleos de limpeza. Sei que algumas meninas tem reações mais sérias a um número maior de coisas, mas nos casos mais simples, dá para fazer substituições.

Espero ter ajudado!

você pode gostar também destes posts

51 comentários

  • responder Jade 20/07/2015 às 13:43

    Post bastante útil, Sabrina. Além de ter rosácea (que descobri por causa de uma entrevista aqui no blog e a médica confirmou!), tenho alergia em partes específicas do corpo. Tipo, perfume e hidratante no antebraço, pescoço e região, desodorante, alguns cremes dentais irritam os cantinhos da minha boca…enfim, tanta coisa que já desisti de procurar o que é. O jeito foi não usar perfume nem hidratante nessas áreas, mudar de pasta de dente, trocar desodorante por leite de magnésia, entre outras adaptações que tenho que levar pra vida.

    • responder Vívian 21/07/2015 às 12:07

      Jade, eu também tenho alergia a desodorante.. Ainda nao tive coragem de começar a usar o leite de magnésia, aqui faz muito calor e tenho receio de ficar suando horreres.. o que vc achou? por enquanto sigo usando pomadas pra evitar que a alergia fique “braba”.. Beijo!

    • responder Jade 21/07/2015 às 16:23

      Oi, Vivian. Então, eu uso já faz um ano quase e não tenho o que reclamar. Tentei primeiro encher um frasco de roll-on comum, mas continuou me dando alergia. Daí troquei por um frasco com spray e não tive mais problemas. A única diferença é que com desodorante normal bastava passar um pouquinho e aguentava o dia todo, já com a magnésia eu passo mais e se puder dou uma retocada ao longo do dia e fica tranquilo. Ah, aqui onde moro também faz muito calor e ele segura bem. Bjo

    • responder Joyce T 21/07/2015 às 21:14

      Também tenho alergia a desodorante e perfume, a região aplicada coça muito e fica machucado. Tentei várias marcas de desodorante e a única que deu certo foi a em creme da Natura. Apesae de tudo, as vezes ainda insisto em usar perfumes (minha paixão 🙁 ). Enfim, boa sorte meninas, alergia a cosméticos não é fácil, ainda mais a desodorante, que é impossivel ficar sem nesse país tropical rs

    • responder Tamara 12/02/2016 às 17:59

      Também fiz esse teste, pois há algum tempo atrás tive uma reação alérgica. O resultado foi que tenho alergia à níquel (bijouterias, moedas e tudo o mais) e a Kathon CG (metilcloroisothiazolinone e metilisotiazolinone). O ruim é que esses componentes são conservantes e estão presentes em vários cosméticos e na maioria dos shampoos e condicionadores. Mas consigo conviver bem com isso…
      Alguém aqui também tem alergia à esses componentes?

  • responder Mariana 20/07/2015 às 13:43

    Eu sofro com minhas alergias, ainda não descobri a causa … mas sei que natura eu não posso com quase nada (hidratantes, maquiagem deixam minha pele no vivo), só batom…. tem época que posso com tudo (menos natura), tem época que não posso com nada, e os dermatos só dizem que é dermatite de contato.

  • responder Joyce Ribeiro 20/07/2015 às 13:50

    amei o post Sá. Tenho alergia a alguns produtos de maquiagem, principalmente base,pó,blush e para área dos olhos. Porém eu acabei jogando fora as coisas que me davam alergia 🙁 já até tentei entrar em contato com uma marca que deixou meu rosto todo vermelho para saber a composição, porém não obtive respostas. Então eu sempre evito esses tipos de maquiagem, as vezes uso um delineador mas quando percebo que está ardendo demais tiro logo, na área dos olhos geralmente me dá terçol.
    Por isso só uso batom, única coisa que não me deu alergia até hoje 🙁
    e Sá você está de parabéns pela post!

  • responder Lais R 20/07/2015 às 14:05

    Tenho uma sensibilidade a rímel bem complicada. Já tentei trocar de marca, mas sempre fico com dor nos olhos minutos depois de aplicar a máscara. Há alguns anos até fiz um teste de alergia por outro motivo e foi bastante útil, porque revelou uma alergia bem forte ao componente de uma pomada, mas em relação a cosméticos os testes são muito menos conclusivos.

  • responder Fernanda 20/07/2015 às 14:13

    Mas que coisa hein…sexta passada eu percebi um vergão de um lado do rosto, a pele meio grossa e coçando, como nunca tive alergia desse tipo, já pensei no que tinha usado de incomum, e foi um demaquilante…não entendo nada de fórmula ou componentes pra falar, mas só pode ser isso..pq usei o dito cujo a primeira vez na noite anterior e aconteceu isso :/ mas hj já está td bem.
    PS: as maquiagens do Boticário me dão uma coceira danada, mas é só..não tenho nenhuma alteração no aspecto da pele.

  • responder Rosana 20/07/2015 às 14:38

    Sá, tenho alergia a esmaltes e não entendo porque (nem como) preferem sofrer do que ficar sem pintar as unhas. Hoje em dia, muitos esmaltes são 3free.
    Mesmo assim, minha dermatologista recomendou usar os 3free com moderação, porque posso desenvolver alergia a outro componente da fórmula, e aí ficar sem nenhuma opção meesmo. Nunca uso esmaltes (só ocasiões muito, muito especiais) e não tenho problema nenhum com isso.
    Minha dermato também recomendou que quando atacasse qualquer alergia na pele evitasse passar qualquer pomada, creme até ir no médico, porque pode mascarar o problema e ficar mais difícil de saber o que é. Mas, se tiver muito vermelho ou om muita coceira, ela falou para fazer compressas de chá de camomila até poder ir ao médico.

  • responder Márcia Daniella 20/07/2015 às 15:07

    Super importante mesmo ir ao médico. Eu já fui e fiz o exame de alergias de contato. Agora estou bem tranquila.

  • responder Paola Alves 20/07/2015 às 15:20

    Muito bom o post! Eu nunca tive nenhum problema com alergia de pele, mas super me coloco no lugar de quem tem <3 http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  • responder Jonathan Hirakawa 20/07/2015 às 15:20

    Achei o post bem esclarecedor e informativo! E um ‘off’ esse ‘pop-up’ aparecendo para assinar a newsletter no blog está de péssimo tom, na minha opinião. Acho que vocês cresceram muito até hoje sem esse tipo de artifício e acho desnecessário, acaba poluindo o site. Eu não abandonaria o blog porque gosto muito do conteúdo, sobretudo o teu Sabrina, mas fosse um outro site qualquer eu simplesmente deixaria de acessar. =/

    • responder Sabrina Olivetti 20/07/2015 às 18:10

      Teoricamente o pop-up é para aparecer só uma vez e não aparecer mais quando a pessoa volta para o blog. Ele está aparecendo toda vez que vc acessa o blog?

    • responder Claudia 21/07/2015 às 19:51

      Oi! O pop up realmente apareceu só uma vez pra mim 🙂

    • responder Jonathan Hirakawa 22/07/2015 às 06:59

      Estava sim Sá, mas agora (por algum motivo) parou! Curiosamente foi logo depois que o modem/roteador da Vivo que estava com uns erros estranhíssimos! =)
      Tudo normalizado. ^-^

      Beijo!

  • responder Jayane Fereguetti 20/07/2015 às 15:42

    Tenho uma serie de alergias. E quando descubro a causa de tal alergia já trato de eliminar da minha vida o que a provoca

    Beijos e até mais,
    Jayane Fereguetti
    https://avidaodesignetudomais.wordpress.com/

  • responder Marina G. 20/07/2015 às 15:48

    Felizmente não tenho alergia a nenhum componente de cosméticos (pelo menos que tenha se manifestado até hoje), mas tenho muita alergia a metais, até mesmo ouro! Por essa razão, não consigo usar praticamente nenhuma bijuteria, principalmente em dias quentes, e dependendo da época e da minha sensibilidade, até joias me causam coceira, descamação e bolinhas.

  • responder Priscila 20/07/2015 às 16:27

    Alergia é muito particular mesmo…eu fui descobrir recentemente alguns componentes que tenho alergia, e no meu caso atacava apenas os olhos (córnea), na pele nada! Foi difícil descobrir (e na verdade ainda está sendo, estou descobrindo) mas o jeito é ir ao médico e se cuidar!

  • responder Izabel 20/07/2015 às 16:36

    Acho super importante tratar a alergia, por mais simples que possa parecer.
    Eu sou super alérgica, e demorei para descobrir o que me fazia mal. Infelizmente passei pelas mãos de dermatologistas preguiçosos, do tipo “passa um creminho que resolve”. Lamentável.
    Mas, felizmente, encontrei uma pessoa que investigou à fundo e conseguiu identificar o que me fazia mal.
    Hoje faço as compras de cosméticos com muita atenção, e convívio bem com as minhas limitações, e sem sofrimento!

  • responder Aline 20/07/2015 às 16:56

    Boa tarde! Infelizmente sou muito alérgica com produtos fortes que contenham ácido e pasta de dente com sabor forte (fico com a boca toda vermelha em volta)…não posso nem chegar perto de peelling! E esta semana tive reação alérgica a um medicamento que a minha ginecologista passou. É muito chato conviver com isso, e cada vez mais você não imagina que produtos que parecem “indefesos” lhe causaram tanto desconforto. Muito bom o post 🙂

  • responder Nádia Motta 20/07/2015 às 18:02

    Sá, adorei o teu post! Super responsável!
    É bacana ser bastante clara quanto a necessidade de ir ao médico quando se tem qualquer alteração de saúde, ao invés de insistir no ~jeitinho brasileiro, que na maioria das vezes só piora o problema. (não sou médica)
    Também sou super alérgica a alguns cosméticos, cremes e a esmaltes. Acabei nunca indo atrás de descobrir qual o componente que causou alergia, só evito os produtos e torço para não acontecer. Na maioria das vezes dá certo 🙂
    Com relação aos esmaltes, todos os que vendem em mercado costumam me causar alergia (claro, exceto os hipoalergênicos). Descobri os da Revlon, que têm um preço relativamente bom, são excelentes e não causam reação. Usei também da boticário e qdb, com sucesso. Não tem desculpa a mulherada ficar usando o que dá alergia: além de super chato, a tendência é a cada contato, o grau de reação alérgica aumentar.

  • responder Maria 20/07/2015 às 18:15

    Ja observei que tenho alergia a sabonetes com ação hidratante e a hidratantes tbm (só uso os hipoalergenicos, senão me causam o efeito oposto, ressecam e as vezes causam feridas na minha pele).

  • responder Pedro 20/07/2015 às 18:24

    Ótimo post… Gostei muito da posição do teu médico. Já fiz um teste de contato e me arrependi. No meu caso, foi um gasto de dinheiro, tempo e desconforto (tive de ficar vários dias sem tomar banho, porque as substâncias foram aplicadas nas costas) sem muita utilidade. Quando peguei os resultados dos testes, vi que quase todas as substâncias testadas nem são usadas em cosméticos.

    Sobre reações alérgicas a cosméticos, acrescento que apresentar uma reação alérgica não indica, necessariamente, falta de qualidade ou defeito de um produto. Tanto que as empresas não são obrigadas a trocar o produto ou devolver o dinheiro da compra caso ocorra alergia a um produto usado. Elas podem fazer isso por uma questão de gentileza ou de bom tratamento ao consumidor, mas não não é uma exigência. Qualquer um pode ter uma reação alérgica a praticamente qualquer substância. Até uma fruta comum ingerida pode causar reação alérgica em algum momento da vida.

  • responder Kalyne 20/07/2015 às 19:47

    Tenho uma pele bastante sensível, irrita com facilidade, então sempre que vou comprar algum produto para a pele, olho na embalagem se é hipoalergênico, se não for eu não compro. Tem dado certo… Em relação a esmaltes, a risqué tem uma linha hipoalergênica e tem a linha comum. Não precisa pagar caro para usar um esmalte hipoalergênico

  • responder Lorena B. 20/07/2015 às 20:13

    Sou extremamente alérgica em vários segmentos (alergia alimentar, medicamentosa e agentes ambientes). Como uma pessoa que passou a vida fazendo testes de contato e laboratoriais, posso dizer que o melhor teste é a reação do seu corpo ao componente. Alguns testes acusaram alergia a coisas que nunca me causaram problema e deram negativo para substâncias que sempre me fazem muito mal.
    Meu conselho é observar. Se der reação não use.
    Ah, fui diagnosticada com alergia a esmaltes na adolescência por uma dermato e um alergista. Passei 1 ano sem usar nada e não melhorou a dermatite nas pálpebras. Aí uma farmacêutica me perguntou se eu usava filtro solar na área dos olhos e eu não usava justamente pq ardia mto. Comprei um filtro hipoalergênico da adcos indicado por ela e hidratei bem as pálpebras com bepantol toda noite e em 1 mês me livrei do problema. Resultado, há mais de 10 anos voltei a usar esmaltes de todos os tipos sem reação nenhuma.

  • responder Polyana 20/07/2015 às 20:55

    Adorei o post. Alergia é coisa séria e tem que ser tratado com cuidado. O engraçado é que muita gente pensa, que se tem mais alergia à novidade (produto nunca usado ou comida nunca experimentada). E é o contrário. É mais provável que algo que vc já conheça, cause uma alergia em você. Já passei por duas alergias sérias, de me deixar dias em casa e noites sem dormir. Nos dois casos fazia tratamento de pele nas pernas, e quando passei as medicações prescritas, e um caso minha epiderme caiu literalmente, a ponto de não poder me vestir e na outra ficou uma vermelhidão e queimação horríveis. Aconselho a todas a sempre procurar um médico, e nada de fazer o que viu no google ou a amiga indicou. Muitas vezes só piora a alergia e pode se tornar algo bem mais complicado.

  • responder caroline viana 20/07/2015 às 21:54

    ai alergia é uma coisa terrível!
    Sou alérgica a alguns componentes conhecidos e outros que não consegui identificar até hoje :/
    Os óleos corporais do boticário por exemplo, não consego usar, mesmo tendo composições diferentes, é batata! dá alergia sem dó, então resolvi não experimentar mais nenhum óleo da marca 🙁

  • responder Miriã Andrade 20/07/2015 às 22:58

    Eu sou cheia de alergias, sou bem problemática mesmo, hehe, mas não muito com cosméticos, ainda bem! 😉

  • responder Julia W 20/07/2015 às 23:05

    Ótimo post! Tenho uma alergia sinistra a acetona e foi só com uma certa idade que descobri se tratar de dermatite atópica. Quando me descuido e ela “ataca” é um pesadelo, mas juro que dá para conviver tranquilamente com ela, é só se cuidar

  • responder Andressa 20/07/2015 às 23:58

    Tenho alergia a dois componentes bem comuns, e o maior problema que enfrento é saber se o produto que vou usar tem eles na sua fórmula. Os rótulos nem sempre são fiéis (ou usam um código no lugar do nome da substância), e preciso ficar experimentando pra saber se vou ter reação ou não. Acho isso muito incômodo.

  • responder Pollyana 21/07/2015 às 00:22

    Oi Sá!
    Eu sou cheia das alergias! Não posso nem com decreto presidencial usar sabonete! Só uso de glicerina e só pode num banho por dia… Pq se tomar 4 banhos (fácil fácil no verão de SC) não pode usar sabonete em todos…
    Eu fiz o teste com o alergista. Meu plano cobriu, mas ele é bem genérico.. Eu fiz mais pra saber os grupos e pq podia ter alergia a medicamentos. O bom é testar e se começar a coçar, suspender!
    Eu me viro super bem hoje… Mas já sofri muito…

  • responder Julia Kubrusly 21/07/2015 às 01:21

    hoje nunca desenvolvi alergias a nada. só metais mesmo, não posso usar brinco, só se for de ouro e bem pequeno. E passo bem sem, jamais preferiria minha orelha coçando e descamando.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  • responder Heloisa Carvalho 21/07/2015 às 07:30

    Eu tenho alergia alimentar e medicamentosa, mas com cosméticos nunca tive problemas (\o/). O difícil de alergia é descobrir o quê está causando a reação, nos alimentos, por exemplo, até hoje não sei exatamente o que é – descobri apenas alguns. Muitas vezes falta também colaboração da empresa, a Nestlé me deixou no vácuo quando pedi a composição de um produto que me causou alergia e eu já tinha jogado a embalagem fora…

  • responder Alice 21/07/2015 às 08:58

    Parabéns pelo post informativo e responsável, na medida que não divulgou a substância nem mencionou medicamentos específicos. Por incrível que pareça, tem muita gente por aí que faz essas coisas.

  • responder Isa 21/07/2015 às 09:19

    Adorei o post, muito completo e explicativo!

  • responder gleika bernardo 21/07/2015 às 09:43

    adoreii o post ..muito esclarecedor..tb ja sei ao certo o que causa alergia em mim..e achei bacana e etico vc nao falar os componentes que causam alergia em ti..

  • responder Isabel 21/07/2015 às 09:59

    Tenho alergia a esmaltes, agora só uso 3-free.

  • responder Bárbara Miranda 21/07/2015 às 11:39

    Tenho alergia de algumas substancias em cosméticos e isso pra quem gosta de maquiagem é triste né!
    Sempre compro por indicação da dermato que já me acompanha a algum tempo ou fico horas na sephora lendo os rótulos…

  • responder Fernanda Gabriela 21/07/2015 às 16:03

    Sá, vez por outra tenho umas reações estranhas a alguns produtos. Como minha pele é sensível, não dou mta atenção, mas parece que devo. Já cheguei a ficar bem inchada e com bolotas qd usei um sabonete líquido da Neutrogena. Hoje evito tudo que é sabonete líquido transparente para pele oleosa com trauma. Só uso barrinhas ou os em espuma.

  • responder Michele Bdz 22/07/2015 às 11:35

    Muito bacana o post… ainda não tive alergias mas é boa a ideia da planilha com os componentes..
    Valeu Sá!!

  • responder Vanessa 22/07/2015 às 13:49

    Eu tenho a esmaltes que não são 3-Free. Foi um suplício pra descobrir, fui em vários dermatos lerdos que não descobriam, enquanto uma amiga minha me disse o que era simplesmente pq a irmã dela tbm tinha e ficava como eu estava: olho inchado, crostas pelos rosto e corpo, bolinhas na boca, coceira insuportável e nariz em carne viva. Eu fiquei meses com essa alergia, a unha pintada e nem imaginava o que era.

  • responder Gabriela Ronchi Salomon 23/07/2015 às 08:58

    Já tive uma reação super estranha quando usei o sabonete líquido da ROC para pele oleosa. Meu rosto coçava muito, e até achei que era algum alimento. Parei de usar e parou de coçar! Não vi qual substância deu reação, mas foi a única vez que isso ocorreu. Desde então, passo longe desse produto.

  • responder Fernanda Pinheiro 23/07/2015 às 13:44

    Eu sei do que a Sá tem alergia, haha! E o pior é que tem muita coisa que tem o bichinho na composição. Saco mesmo é ter que ficar lendo as embalagens com letrinhas minúsculas..

  • responder Renata 23/07/2015 às 19:39

    Felizmente também nao tenho alergia a produtos!!! quem tem precisa ficar alerta!!!

  • responder Marcelia Rodrigues 06/08/2015 às 20:11

    Tenho alergia a MUITA coisa e por conta disso preciso ler os rotulos de pratiamente TUDO,por isso aproveito o post pra PARABENIZAR as meninas por sempre colocarem os ingredientes dos produtos em cada resenha,nunca vi blog nenhum fazer isso e tenho certeza que não só pra mim mas pra muitas alergicas ajuda MUITOOO ! Quando a maquiagem uso MAQUIAGEM MINERAL que NÃO possui nenhum tipo de SUBSTANCIA ALERGÊNICA,ESMALTES ja possuem diversas marcas que tem o esmalte 3free ou até 7free, observei meninas falando também do DESODORANTE eu faço o uso do da JHONSON E JHONSONS a um tempo e NÃO me causou alergia. Bom espero ter ajudado alguém ai e mais uma vez PARABÉNS MENINAS PELO TRABALHO <3

  • responder Como disfarçar e tratar espinhas e cicatrizes 20/09/2015 às 09:30

    […] Falando em reação na pele, vale a pena dar uma olhada nesse post que fiz falando de alergia à cosméticos. […]

  • responder Solange Guedes da Silva Ferreira 18/03/2017 às 19:35

    Boa noite.
    Em 2013 descobri através de um teste de alergia que sou alérgica a Kathon CG. Reconheço que não dei a atenção necessária, mas semana retrasada quando tive uma crise forte de dermatite atópica, me assustei e voltei à dermato. Estou um tanto triste, pois precisarei levar a sério e as recomendações foram severas sob o ponto de vista de quem nunca precisava se preocupar com restrições a cosméticos e etc.
    Mas vamos lá: preciso compartilhar com pessoas que assim como eu já passaram ou passam pela mesma situação. Nas lesões avermelhadas nas mãos e nas pernas, estou usando o creme Trok, tomando antialérgico Zina e comprei a Água Termal. No entanto, o tratamento como um todo é bem oneroso, portanto gostaria de dicas para shampoo e loção hidratante, pois a linha Cethapil é cara e o shampoo Clob X também. Desde já agradeço.

  • responder Edy 21/10/2018 às 23:46

    Gente o pior e quando a alergia e na parte intima e vc consulta com ginecologista alergista faz exames de sangue secreçao vaginal e da tudo normal.
    Estou com uma irritaçao que aparece e desaparece o tempo todo e nao consigo descobrir oque e. Nunca tinha visto isso e parece que as medicas que consultei tmbm nao. Porque ficam me empurrando pra outros medicos.
    No começo era uma coceira q chegava me acordar. Agora começa com uma coceira e logo incha entre a pele do clitors. Faz bolsas de inflamaçao. Depende a calçinha piora. O incrivel e que qndo estou naqles dias q uso absorvente fico boa. Comecei a usar so as calçinhas de algodao mas mesmo assim tem uma ou otra q me da reaçao. Porisso nao tenho certeza se e da calçinha. Meu teste de contato deu sulfato de niquel… BHT e Thimerosal

  • responder Rayanne Meyre 29/12/2021 às 20:35

    Qual o nome da substância que você tem alergia?
    Me fala por favorrr!!! por aqui estou com uma dermatite de contato terrível nas mãos e não consigo descobrir o que causa, já fiz o teste alérgico, mas ainda não deu para saber o que tá causando exatamente ?

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB