Coisas de Diva Coisas de Diva Coisas de Diva

Há exatos 10 meses, recém-chegada no apartamento novo (que já não é mais tão novo assim, hahahaha), fiz um post com as 8 coisas sobre morar sozinha que ninguém me contou. Pois hoje, mais experiente e acostumada, vou falar sobre as 8 partes mais deliciosas desse processo. Porque sim, há várias!

A inspiração veio desse post no Buzzfeed que é recheado de ilustrações de Idalia Candelas, uma mexicana que colocou na ponta do lápis – literalmente – a beleza de viver só. Aliás, reproduzo durante o post os desenhos dela, que sintetizam muito bem esse sentimento! Para quem quiser ver mais, esse é o Instagram da artista.

#1 Ninguém manda em mim

Ser dona do próprio nariz traz muitas responsabilidades, mas também deixa você livre para fazer o que bem entender. Vejam bem, saí de casa grandinha já, aos 28, porém, ainda na casa dos meus pais, havia algumas regras a seguir em respeito a eles. Por exemplo: mesmo tendo carro, comprado com meu próprio dinheiro, tinha que dizer pra eles onde estava indo e com quem me encontraria se já fosse noite. Preocupação natural dos dois, eu sei. Mas ó, é tão bom sair quando dá na telha, sem precisar dar explicação!

morar sozinha

#2 Dá para andar pelada pela casa

HAHAHAHA, sim, eu sou dessas. Já chego arrancando o sutiã e qualquer coisa que possa estar me apertando assim que entro pela porta. Lavo louça só de calcinha e camiseta, saio correndo do banheiro pra pegar a toalha esquecida no varal, me troco de porta aberta… Ah, a liberdade! Lembro do suplício que era na casa dos meus pais, com dois irmãos homens – apesar de não sermos uma família cheia de não-me-toques, ainda assim mantínhamos um certo respeito mútuo acerca da nudez. Afinal, ninguém precisa ficar olhando a intimidade de ninguém, né?

#3 O silêncio vale ouro

Tem dias em que você simplesmente quer dormir até tarde e está tudo bem, ninguém implica com isso. Porém, a casa não para de funcionar pra Bela Adormecida descansar! E aí é aspirador, barulho de prato batendo, mãe falando no celular perto da porta do seu quarto… Morando sozinha, a única coisa que me acorda é o barulho do despertador. Fora que, para trabalhar, é uma bênção: faço meus horários como quero e não tem nada que tire minha concentração. Antigamente, não tinha como mandar todo mundo ficar quieto!

#4 Dá para decorar a casa como quiser

Eu sempre gostei da decoração da casa dos meus pais, me sinto bem lá até hoje, inclusive. Mas aqui, no meu apê, faço tudo 100% ao meu gosto. Abacaxi de porcelana em cima da geladeira? Sim, senhor. Esteira no meio da sala? Por que não? Luzes decorativas na cozinha? Me deixa. E é TÃO gostoso poder escolher cada detalhe, pra depois se injuriar e mudar tudo de novo, hahahaha! Não tem pressão, as coisas são suas, entendem? Ah, e aproveitando: teremos novidades na Casa de Pinterest em 2016! Confesso que ela ficou abandonadinha, mas voltará com tudo!

morar sozinha

#5 Minha comida, minhas regras

Uma alimentação a base de miojo, vina (sim, vina, ou salsicha pra quem não é de Curitiba) e chocolate? Só não é muito saudável, mas pode sim. Tacar pimenta-do-reino em tudo que vê pela frente? Permitido. Colocar comida na geladeira e encontrar ela ali depois de alguns dias? Maravilhoso. Pois então, dá pra se alimentar como quiser e quando quiser. Fora que cozinhar, quando você está inspirada, é uma delícia. E no fim dá pra comer tudo sozinha! hahahaha Brincadeira, se fica bom eu até levo pra minha mãe experimentar, olhem que filha maravilhosa!

#6 Tá tudo liberado

Quando se mora sozinha, quem dita os limites é você (e talvez o síndico do condomínio, hahahaha!). Mas dá pra ficar até altas horas assistindo um filme, chamar as amigas pra jogar baralho, dançar na sala como se não houvesse amanhã. E como isso é gostoso! Essa liberdade de fazer o que quero, na hora em que desejo, é uma das coisas que mais curto aqui na minha casa. Tanto é que esse post está sendo escrito quase meia-noite – ué, a hora da inspiração é a hora mais importante pra produzir, não?

#7 Dá pra arrumar, bagunçar, arrumar de novo

Já viram mãe que chega berrando “mas esse quarto tá uma zona!”. Pois então, aqui não tem isso – mas juro que mesmo assim sou organizada! hahahaha Vejam bem, gente, sou geminiana. Isso quer dizer que faço a maior bagunça do infinito – e além – pra depois ter aqueles 5 minutos de querer deixar tudo perfeitamente em ordem. Se tem louça pra lavar e eu não tô afim, ela fica lá, sem reclamação. Se a gaveta tá virada no saci, tudo bem, quando estiver afim eu ajeito. Se a cama tá desarrumada, beleza, depois eu faço. E assim segue a vida!

morar sozinha

#8 Aquele momento me, myself and I

Acho que morar sozinha é, sem dúvida, uma ferramenta de autoconhecimento. Se fico mal-humorada em casa, por exemplo, não tem ninguém pra correr o risco de eu descontar. E mais: passo a refletir sobre o motivo da minha irritação. É assim que acabo me entendendo melhor entre emoções e pensamentos! Às vezes, não ter com quem dividir pode ser interessante, porque você mesma é obrigada a ir a fundo para entender o que está se passando. Tem dias em que fico tão quietinha que consigo me enxergar melhor por dentro!

E então, meninas, que tal minha listinha sobre os privilégios de morar sozinha? Gostaram? Algo mais a acrescentar?

Categorias
Compartilhe nas redes sociais
66 Comentários: Nos conte o que tem a dizer
Visualizar Comentários
Nos conte o que tem a dizer

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
O que nossas divas já nos disseram
  1. Sara

    Adorei Thais! 🙂
    Amo o seu jeito sincero e divertido, me identifico muito!

    Continue dividindo conosco suas impressões e desafios de morar sozinha.

    beijos!

    • Ivone

      Sozinha em casa, sozinha pela vida… Minha própria companhia me faz muito bem.

    • ana

      amei , a parte do pelada me identifico demais!!! silencio idem. Mas de todos o que mais gostei foi o ultimo, realmente, morar sozinha é se auto conhecer, dá até pra superar medos e neuras… dá pra ter aquele momento estou fazendo o que gosto, ou se quero me acabar de chorar (seja por um filme ou não) eu tenho esse direito totalmente preservado. Não sou tão sozinha hj pq tenho um filho comigo. Mas temos aquela vontade de colocar musica e dançar, ou dormir no meio da tarrde, não tenho quem fique falando que é depressão, é ruim e tal…

    • Luciene

      Super concordo com todos os comentários, faltou só o amadurecimento agregado. A responsabilidade de manter uma casa e se organizar para pagar suas próprias contas nos faz pessoas mais amadurecidas. Eu sai da casa dos meus pais e passei 18 meses morando sozinha. Hoje sou outra pessoa e vejo as coisas por outro prisma. Porém não me adaptei com a solidão. Por isso voltei pra casa dos meus pais, abri mão da minha privacidade pois o fator solidão pesou demais pra mim.

  2. Ana Souza

    Comecei a morar sozinha aos 19 anos e quando casei 10 anos depois foi um CHOQUE.A experiência é maravilhosa.Aproveita Thais esse momento.
    Bjus

  3. Heloisa Carvalho

    Concordo com tudo, rsrsr. Ficar sozinha nunca foi uma coisa que me incomoda, sempre tento tirar o melhor dos momentos sozinha pra refletir sobre mim mesma.

  4. Monica

    Sobre o #5: foi bem assim comigo! No começo… depois de um tempo, percebi que não dava pra viver de porcaria e comecei a comer mais saudável. É bem legal, porque vc se torna mais consciente, começa a se preocupar mais com sua saùde, já que não tem ninguém pra fazer isso por vc hehehe

  5. Fernanda Gabriela

    Adorei!! Nada como momentos all by myself, né?
    ps: fechem as janelas e cortinas para lavar louça de calcinha, hein, moças! O tarado do prédio ao lado não perde a vez! HAHAHA #paradescontrair

  6. Ludmila

    #7 também se aplica às Librianas (mas meu ascendente é em Gêmeos, então…)!! Sou igual!! Tem dias que eu deixo tudo uma zona, e não tô nem aí… Aí me dá uns 5 minutos e saio arrumando tudo, até gaveta!! Hahahahahahaha!!
    Adorei as vantagens!! Sou casada (há 5 anos e meio, aliás amanhã completamos 13 anos juntos!) mas não estou trabalhando, então consigo aproveitar grande parte disso! Aliás tô bem feliz, que utilmamente até meus momentos de solidão o marido tem respeitado – geralmente ele me chama pra não fazer ~nada~ do lado dele, hahahaha!!

  7. Mayumy Gotardi

    O #7 é o melhor! Bagunça e arruma quando quer \o/ hahaha!

  8. Renata Cecilio

    Estou morando sozinha a 1 mês. E está sendo uma fase de auto conhecimento maravilhosa. E me identifiquei muito com a parte do arrumar e desarrumar,porque também sou geminiana..rs.

  9. Priscila

    Deu muita vontade de morar sozinha…mas confesso que eu adoro conversar, ter alguém por perto. Toda vez que estou morando (temporariamente) sozinha em casa fico deprê hahaha

    • Mas é que a relação de casa dos pais vazia versus morar sozinha é diferente, acredite! Também ficava triste quando eles viajavam, mas no apê sei que é uma condição permanente, sabe?

  10. Danielle Martins

    Perfeito Thais…parece que fui quem escreveu!

  11. Claudia

    Moro sozinha há 2 anos (saí de casa aos 22 pra fazer pós graduação fora). E que experiência MARAVILHOSA. Claro que no começo me enrolava muito com os horários, cozinhar e limpar a casa (e com não ter mais a opção de gritar MÃÃÃE POR FAVOR FAZ TAL COISA PRA MIM) mas agora adoro meu cantinho, arrumado do meu jeito, o silêncio (nunca fui de conversar muito), e a liberdade de fazer o que quiser quando quiser. Acho que vou estranhar quando casar hahaha

  12. Francielle

    Pergunta que não quer calar: Teus pais não vem na tua casa querendo arrumar tudo do jeito deles? Consertar “” a bagunça?? Eu mesmo casada, morando a 180 km deles, quando eles vem aqui querem botar tudo em ordem.. Na ordem dela claro, que pra mim está ok. Hoje ta mais susse, mas no começo foi tenso.. Kkkk..

    • Pollyana

      Minha mãe faz isso, ela chega querendo deixar tudo do jeito dela, reclamando até da disposição dos itens da despensa :/.

    • hahahahaha, meu pai é mais assim, mas minha mãe nem tanto. No fim das contas, eles me respeitam! 🙂

  13. Francielle

    Na ordem deles*

  14. Gabi Broggio

    Moro sozinha há um ano e meio e sinto exatamente as mesmas coisas que vc. Tive que aprender a fazer todo o serviço doméstico, o que inclui cozinhar. O mais difícil pra mim, no começo, foi estar sozinha quando alguma coisa acontecia e me deixava irritada. Mas hoje meu autoconhecimento e autocontrole estão muito melhores. Morar sozinha é liberdade, responsabilidade e maturidade. Não quero outra vida!!

  15. Concordo com cada vírgula aí!!
    Morei sozinha por anos, até q morei junto com meu ex…
    E quando fiquei solteira de novo, NOOOOOOOOOOOOOSSSSAAAAAAAAAAAAAAAAA como é maravilhoso esse mundo que é só nosso…

    poder andar com máscara de argila na cara, dormir com o cabelo ensebado com óleo de coco do cronograma capilar, poder andar pelada, ou tomar banho de porta aberta, como é gostoso e libertador…

    eu particularmente recomendaria que todos tivessem essa oportunidade de morar sozinha um tempo na vida…

    Amo meus pais (assim como vc, isso é inegável), mas a gente ter o nosso cantinho é incrível..
    e tenho certeza que eles tem orgulho disso e da pessoa que nos tornamos!!!!!

    • Fernanda Gabriela

      Essa parte da máscara de argila é ESSENCIAL! É VIDA!!!!!!

    • hahahaha, adoro!

  16. Estou morando sozinha há umas duas semanas e simplesmente amando! É uma delícia ter um cantinho só nosso, poder arrumar e desarrumar quando quer… No meu caso, faço muitos exercícios e deixei um espação livre pra pular corda, praticar pilates e yoga, o que era impossível na minha casa antiga, pois moravam muitas pessoas e não dava pra limitar o espaço do outro, né. Amei o post e super me identifiquei!!!

    Tenho um blog sobre emagrecimento, perdi 25 quilos depois de um pé na bunda e de perder o emprego, uma mudança radical na minha vida, sem remédio, sem dietas radicais, quem quiser visitar é http://www.marilianaopodeparar.wordpress.com

    • Bate aqui! Você com espaço pra exercícios e eu com minha esteira na sala, hahahaha!

  17. Márcia Daniella

    É tudo isso mesmo!! Vc abordou todos os aspectos!! Amei o post!

  18. Aline de França

    Achei super bacana o post Thaís, mas…sinceramente pra mim não ia dar certo morar sozinha. Sou casada há 3 anos, tenho uma filha de 11 e atualmente grávida de 12 semanas 🙂 amo minha vida de casada pois sou amiga de adolescência do meu marido (somos muito amigos), e por ter a mesma idade nos entendemos muito bem! Tirando o fato dele reclamar que ando pelada pela casa (medo dos vizinhos ver) kkkkk…Mas achei bacana sua experiência, e que você seja muito feliz!

  19. Cristina Silva

    Moro sozinha há 4 anos. Amo e não sei se voltaria a morar com alguém. O lance de sair a hora que bem entende, de lavar a louça qdo quer, de arrumar a casa pelada de ficar o domingo todo na cama é tudo muito bom. Ter minhas gatas andando pela casa e não ter ninguém brungando com elas não tem preço. Ese tipo de liberdade nada paga. Amo poder estar comigo mesma.

  20. Poxa Thaís super me identifiquei! Mas comigo a situação é um pouco diferente, pois veja bem, sou do RJ e moro com meu pai. Só que ele é de Laguna-SC (essa cidade maravilhosa que tu conhece bem rs) e volta e meia viaja e fica lá um, dois até 3 meses(!) e eu fico sozinha em casa aqui no RJ. Daí demoro, mas me acostumo com tudo isso aí que vc falou. Mas #ComoFaz para desacostumar quando ele volta? huahuahuahua! Ele tá chegando amanhã e eu ainda não sei como vou lidar com o “papai leonino” mandando a taurina aqui fazer td do jeito e na hora que ele quer… kkkkk! #tenso! Aceito conselhos… kkkk! :-*

    • Ai, ai, ai, esses signos! hahahaha! Deve ser uma situação complicada mesmo, mas acho que conversando, SEM BRIGAR (hahahaha), tudo se acerta! E dá-lhe Laguna! <3

  21. Concordo!
    Não vejo a hora do meu apê ficar pronto!
    Ficar pelada, deixar pra depois a faxina, e organizar como eu quero!

  22. Fernanda

    Adorei! Hoje divido com uma amiga e minha alma está pedindo pra ter meu próprio espaço por N motivos. Seu texto me fez sentir que já realizei esse sonho. Não vejo a hora de acontecer!

    • Tenha calma que vai sim! 🙂 Um passo de cada vez!

  23. Polly

    Adorei seu post! Eu morei sozinha por seis anos, até o namorado vir morar comigo. Saí novinha de casa e as descobertas foram iguais mas num ritmo diferente… Saí com 19 anos, pra fazer faculdade em outra cidade. No começo era tudo festa, mas depois sentindo tudo isso. Sempre digo pra todo mundo que todos deveriam morar sozinhos. Ninguém deveria sair de casa pra casar, pq daí tu já tá morando com outra pessoa e não tem toda essa descoberta. Eu e o atual marido moramos por seis anos sozinhos em apartamentos separados na mesma cidade. Sempre ouvíamos as perguntas de porque não morar junto e economizar um aluguel e no fim tenho certeza que os aluguéis pagos não foi dinheiro perdido, mas sabedoria adquirida. Aprendemos quem somos, o que gostamos, com o quê nos importamos e o quê podemos fazer pra ter uma vida a dois melhor.
    Parabéns pelo texto, pela casa e por compartilhar conosco momentos tão íntimos.

    • PERFEITO, Polly! Concordo 100% com o que escreveu! 🙂

  24. Railde Valente

    Simplesmente amei suas dicas Thais, muito divertidas e verdadeiras. Realmente é maravilhoso essa liberdade.

  25. Clysna

    Eu vim morar sozinha aos 18 anos , tem um ano que moro sozinha e ainda nao me acostumei. É claro que tem seus pontos positivos, mas pra mim ficar sozinha é muito ruim. Porque sempre tive uma casa muito cheia. Na área que estudo morar sozinha é a melhor opção porque eu faço muitas maqutes então bagunço e arrumo na hora que eu quiser haha.

    • Traga as amigas pra dentro de casa! Você vai ver como ajuda! <3

  26. Raissa

    Também amo Thais! Já moro sozinha há dois anos mesmo só tendo 19 pq não tenho minha mãe e quem deveria ser pai, não é. Meu noivo fica muito aqui comigo e eu quero muito ter ele todo dia, mas amo minha liberdade, poder dormir a hora que quero, limpar a casa se quiser, se preciso estudar (e sempre preciso pq curso engenharia) posso deixar tudo pra quando der, é ótimo. É difícil também, mas compensa!

  27. Nadeje

    Moro só há 3 anos.
    Até agora que li está lista, ainda não tinha parado para pensar em o qto estou feliz com todas essas possibilidades…
    I and me…
    Estou até reeducando minha alimentação e fazendo academia.
    Vou poder lavar louca só de calcinha e não ter medo do que vejo. Kkkkkk
    Amei essa matéria , meninas!!!

  28. Maravilhoso! Mas tem algumas coisas do tipo arrancar o sutiã ou andar pelada na casa que faço também, morando só com meu marido é claro… Mas com certeza vida de casado não é fácil, as vezes eles enchem o saco mesmo, dá vontade de voltar a ser solteira! rsrsr
    vemveramiga.blogspot.com

  29. ROSANGELA

    ESTOU AMANDO MORAR SOZINHA.O SILENCIO É TUDO,

  30. Érica

    HAAAAAA…PARECIA QUE ESTAVA ME DESCREVENDO NESTE POST. EU AMO A MINHA LIBERDADE, MORAR SOZINHA É TUDO GENTE!!

  31. Helena

    É bem isso…descreveu perfeito o que é morar sozinha!! Faz quase 20 anos que saí da casa dos meus pais mas sempre dividi o apartamento, momentos com amigas e depois com minha irmã. Aí minha irmã casou e faz uma ano que estou morando só. É tudo de bom! No início estranhei um pouco mas depois fui me adaptando!!

  32. Desde os 15 (tenho 27) sempre fui louca pra sair de casa, era a coisa que eu mais queria na vida mesmo, aí ano passado saí pra morar com o ex (que não era ex, óbvio). Mudei de casa e estado e passei um ano com ele. Sei que não foi morar sozinha, mas foi sem meus pais, tinha bem mais liberdade pra criar regras e fazer o que quisesse. Bom, aí terminamos e voltei pra minha cidade maravilhosa e achei que ia ser o inferno voltar pra casa dos meus pais, mas foi bem de boa. Eu não tenho condições de alugar nada agora, prefiro guardar o dinheiro pra outras coisas, tipo viagens, então vou ficando. Eu tô bem mais tranquila e serena com morar com meus pais, mas confesso que esse post me fez morrer de saudade de ter meu cantinho hahahha.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  33. Deborah

    Que delícia! Estou casada a seis anos e hoje estou sozinha em casa invejando esse post kkkkk antes de casar eu morava sozinha, mas com marido em casa vc não assiste nem o canal de TV que vc quer! Minha “sorte” é que meu marido às vezes viaja e fico com a casa só pra mim. Assisto a todas as minhas séries… Durmo e acordo quando quero. Não me entendam mal: meu casamento vai muito bem, obrigada. Mas acho tão bom ficar sozinha de vez em quando

    • Com certeza! É muito importante que cada um tenha seu espaço!

  34. Carol Magnani

    Nossa, Thais! Adorei seu post, me identifiquei super! Morei sozinha mtos anos e o q eu mais adorava era voltar pra casa depois de um dia de trabalho e saber q td estava do exato jeito q eu tinha deixado…kkk…a doida! Mas daí veio a cachorra e acabou com minha ilusão de ordem…kkk… E agora veio o maridão… Mas eu to adorando essa nova fase tbem, é mto bom chegar em casa e tem alguém te esperando pra compartilharem o dia, o sofá e td mais…é isso…aproveita essa fase q é libertadora!!!

    • Ah, com certeza! Quem sabe um dia arrumo um maridão pra dividir a vida, né? Tá difícil, mas vai que! hahahahaha

  35. […] ? Coisas boas de morar sozinha […]

  36. Miriã Andrade

    Melhor coisa da vida morar sozinha, agora com o marido, hehe. Essa liberdade de fazer as coisas na hora que você quiser é maravilhosa! Amo! 😉

  37. Gabriela R. Salomon

    Deve ser muito bom mesmo morar sozinha, mas até agora moro com meus pais ehehehe, mas já compro muita coisa que me faz gastar como se morasse sozinha (comida, roupas, etc ehehe).

  38. Marília

    Tenho 26 anos e morei por 1 ano em outra cidade, dividia com outras 2 mulheres e no final de semana voltava pra casa. Depois disso comecei a viajar muito e passar várias semanas seguidas fora de casa de novo. Voltei pra minha cidade e mesmo se for sair de dia, minha mãe quer saber onde vou, com quem, o que vou fazer. Me irrita um pouquinho… Nunca tive muuita gana de morar fora, mas adorei o seu texto e deu vontadinha!

×