Cabelos

Hidratação para cabelos: melhores produtos e receitas caseiras

29/09/2015

Hidratação para cabelos: melhores produtos e receitas caseiras

Foto: Shutterstock

Tempos atrás, quando fiz um post sobre cuidados nos fios, descobri que todo mundo precisa de hidratação para cabelos. Algumas pessoas mais, por terem química ou coloração nos fios, e outras menos. Mas a recomendação é que todo mundo faça hidratação de tempos em tempos.

A hidratação serve para dar brilho e maciez aos fios e pode ser feita sempre que os fios estiverem secos, sem brilho, com muito frizz ou foram expostos a sol, água do mar e piscina.

Qual máscara de hidratação para cabelos escolher

Para escolher uma máscara de hidratação para os cabelos, vale ficar de olho nos ingredientes da fórmula. Algumas boas opções são máscaras que contenham óleo de argan, óleo da flor da moringa, aloe vera, maracujá, proteína do trigo hidrolisada, minerais essenciais, algas, extratos de plantas, pantenol, aloe vera ou extrato de semente de girassol.

Abaixo tem algumas opções de máscaras interessantes para hidratar os cabelos.

Hidratação para cabelos: melhores produtos e receitas caseiras

Onde encontrar: Natura | Aussie | Pantene | Lola | Acquaflora | OX

Ah, algumas máscaras tem mix de ingredientes que podem servir também para nutrir e reconstruir os fios.

Hidratar, nutrir ou reconstruir, saiba para que serve e como escolher a máscara correta para seu cabelo.

Como usar a máscara de hidratação para os cabelos

Conversando com especialistas descobri que a melhor forma de usar a máscara hidratante é lavando os cabelos antes com um shampoo normal ou anti-resíduos. Depois é recomendado desligar o chuveiro e secar os fios com uma toalha até tirar bastante o excesso de água, assim o poder hidratante da máscara não se dilui na água que está nos fios. Na sequência é só aplicar a máscara no comprimento dos fios e deixar agir pelo tempo recomendado na embalagem. Não é necessário usar touca térmica para fazer o tratamento hidratante. Depois, basta enxaguar o cabelo normalmente.

Minhas máscaras de hidratação preferidas

Tenho o cabelo oleoso, fininho, muito liso e, por enquanto, sem nenhuma química ou tintura, então a máscara hidratante é a mais recomendada para mim. Já usei várias marcas diferentes, algumas não deram nenhum resultado e outras deixaram o meu cabelo pesado demais. Estas que te mostro a seguir são as que mais gostei de usar. Elas já foram resenhadas em detalhes aqui no blog, então basta clicar na legenda abaixo da foto para ver todas as informações completas sobre cada uma delas.

Hidratação para cabelos: melhores produtos e receitas caseiras

Veja a resenha completa clicando no nome da máscara: Dream Cream Lola | Head & Shoulders

Hidratação para cabelos: melhores produtos e receitas caseiras

Veja a resenha completa clicando no nome da máscara: Natura Ekos Castanha | Brilliance Wella

Hidratação para cabelos: melhores produtos e receitas caseiras

Veja a resenha completa clicando no nome da máscara: Morte Súbita Lola | Leite de Cabra Empório Body Store

Aproveitando o assunto, neste post contamos tudo sobre o cronograma capilar e como funciona esta forma de tratar os cabelos.

Hidratação para os cabelos caseira: como fazer

Para quem gosta de fazer receitas caseiras de beleza, selecionei alguns vídeos que ensinam a fazer misturinhas hidratantes em casa. Assim fica mais fácil de ver como misturar os ingredientes e de como aplicar nos fios.

Neste vídeo da Rayza Nicácio, ele ensina uma hidratação super simples e caseira para quem tem cabelo crespo, cacheado, ondulado ou ressecado. No vídeo ela usa uma mistura de mel, azeite e óleo de coco. Vale a pena ver!

Já a Maraisa tem toda uma playlist de receitas, nos dois abaixo ela ensina como usar café e maisena, veja só!

A Ingrid também ensinou a fazer uma máscara caseira com óleo de coco, iogurte, manga e banana. O vídeo está em inglês, mas para quem não manja do idioma, dá para entender tudinho só vendo as imagens. Só preste atenção que no final ela diz que talvez você precisa lavar 2 vezes o cabelo para retirar todo os resíduos dos fios.

Umectação: um jeito diferente e barato de hidratação para cabelos

Sabia que além das máscaras e receitas caseiras, também dá para hidratar e nutrir o cabelo usando óleos capilares? Sei que parece estranho mas a técnica funciona muito bem. Para a umectação você vai precisar de óleo capilar, mas se usar um óleo puro, como de coco, abacate ou semente de uva, é ainda melhor.

Para usar é só passar no comprimento dos fios ainda secos, antes de lavar o cabelo e deixar agir por algumas horas. Pode caprichar na quantidade de óleo, ele sairá no banho com o uso do shampoo depois.

Recomendo muito que leia este post da Marina onde ela contou qual é a melhor forma de fazer umectação, e este aqui onde ela ensinou como fazer uma mistura caseira ótima de óleos para a umectação.

Hidratação para cabelos: melhores produtos e receitas caseiras

Hidratação para cabelos com Bepantol

Isso mesmo, nosso queridinho também pode ser usado para hidratar os cabelos. Como ele tem dexpantenol na fórmula, tem uma boa ação hidratante. Mas procure pela versão em Solução, a que é líquida, não a pomada – que deixaria o cabelo oleoso demais. Recentemente a marca lançou até uma versão com válvula spray, para facilitar a vida de quem usa o produto nos cabelos.

Para usar você pode borrifar o produto diretamente nos cabelos secos ou úmidos, ou até misturar na sua máscara capilar preferida. Só cuide para fazer a misturinha num pote a parte, para ser usado na hora da aplicação. Assim você não altera a fórmula da máscara que continuará na embalagem.

Hidratação para cabelos: melhores produtos e receitas caseiras

Veja aqui algumas formas de turbinar seu creme de hidratação.

Aqui no blog fazemos resenhas de máscaras hidratantes sempre que possível. Como cada uma de nós tem um tipo de cabelo, vale a pena conferir aqui as resenhas e ver como cada produto se comportou nos nossos fios.

Agora é sua vez de dividir com a gente como faz para hidratar os cabelos!

você pode gostar também destes posts

58 comentários

  • responder Maiara 29/09/2015 às 09:56

    Post maravilhoso e completo.
    Sigo o cronograma e Sobre umectacao, faço tudo certinho para retirar o óleo de coco,porém minhas pontas ficam ensebadas. Já vi alguns vídeos e faço igual as meninas para tirar, mas nao da certo!

  • responder Fernanda Gabriela 29/09/2015 às 10:17

    Confesso que estou tããão preguiçosa para cuidar do meu cabelo. 🙁 Esse é um mal de quem não tem química nos fios… às vezes penso que se eu tivesse, meu cabelo seria até mais bem cuidado e bonito hahaha. Tento usar uma máscara rápida 1x por semana, mas confesso que uso aleatoriamente sem me ligar se hidrata, repara ou nutre. Boring isso e meus fios reclamam ficando opacos e meio espigados. Cadê disciplina, Brasil? kkkkk

  • responder Heloisa Carvalho 29/09/2015 às 10:18

    Confesso que tenho preguicinha de testar receitas caseiras… Meu cabelo também tá saudável no momento, então só máscara de hidratação está dando certo! Já tentei umectação mas senti que pesou, não sei se fiz errado ou se meu cabelo não estava precisando.

  • responder Lorenza 29/09/2015 às 10:48

    Essa máscara da Natura de castanha é a the best ever! E olha que já usei Senscience, Moroccanoil, dentre outras. Ainda comprei em promoção por um preço excelente. Pena que ela será descontinuada em breve, porque é um ótimo produto!

    • responder Thais 29/09/2015 às 14:46

      Que mania que as marcas nacionais tem de descontinuar os produtos!

  • responder Marina G. 29/09/2015 às 10:49

    Eu uso máscara em todas as lavagens, mas vou alternando hidratação, nutrição e reparação conforme meu cabelo está precisando.
    Fiz umectação duas vezes com óleo de semente de uva e gostei muito do resultado. Só que tenho um pouco de preguiça de fazer, pois tem que deixar agindo por algumas horas, então na pressa acabo optando por uma máscara nutritiva mesmo.

  • responder 29/09/2015 às 10:56

    faz quase 1 mês que tô seguindo o cronograma capilar. meu cabelo está se comportando super bem! tenho usado uma máscara de hidratação da elseve para cabelos cacheados misturado com o bepantol líquido, que na verdade deveria se chamar “milagre líquido”, pq ô negocinho bom, viu?!
    e na fase da nutrição super recomendo óleo de coco <3 é ótimo tb.
    Beijos

  • responder Luli 29/09/2015 às 11:52

    Eu agora to usando a máscara da natura plant, mas acho que vou investir nessa da natura ekos depois! Além disso, eu sempre faço o seguinte: compro esse bepantol e aquele vidrinho de óleo de argan da avon (custa uns 20 reais ou menos, acho), misturo os dois num outro vidro com válvula spray, e depois de lavar o cabelo eu balanço bem o vidro pra misturar e passo no cabelo úmido, deixando ele enrolado na toalha por uns minutos. Pra mil, o efeito é uma maravilha! A mistura que eu faço é de 1/4 do vidro de óleo de argan para cada potinho do bepantol, o que rende bastante!

  • responder Ludmila 29/09/2015 às 11:57

    Oi, Sá. Sou leitora assídua do blog, mas não tinha comentado nenhuma vez. Sou jornalista e recentemente escrevi uma matéria similar para uma revista e entrevistei um tricologista, que é especialista em cabelos, ele afirmou que não adianta aplicar frutas, verduras ou legumes, como o caso da manga e da banana nos fios, mesmo com todas as propriedades nutritivas encontradas nesses alimentos, nesse estado a haste do fio não tem capacidade para absorver essas vitaminas. 😀

    • responder Sabrina Olivetti 30/09/2015 às 10:07

      Oi Ludmila, obrigada pela informação! Vc precisa me passar o contato deste tricologista para eu poder pedir ajuda nos meus posts! 🙂

    • responder Laís 30/09/2015 às 18:27

      Isso é verdade, Ludmila, eu não sou fã das hidratações caseiras por causa disso. No entanto, as propriedades das frutas podem trazer um bom efeito provisório ao cabelo. Vai sair nas próximas lavagens, já que não penetra nos fios, mas, para um resultado imediato, serve 🙂

  • responder Natalia Diana 29/09/2015 às 12:09

    Eu sempre faço umectação com óleo de coco e adoro!
    Fiz até um vídeo no meu canal falando de como faço e mostrando o resultado.
    Dá uma passadinha lá para ver http://www.tpmde30dias.blogspot.com

    Parabéns pelo blog meninas.
    Bjo
    Natalia

  • responder Márcia Daniella 29/09/2015 às 12:35

    Nunca imaginei que desse pra usar café e maisena pra hidratação dos cabelos! Muito legal isso! 🙂

  • responder Patricia 29/09/2015 às 12:39

    A máscara que não pode faltar pra mim é a Sou da Natura.
    Amo, amo, amo!

  • responder Larissa 29/09/2015 às 13:07

    Sá, ja usou algum produto da Amend?
    Eu gosto muito e não pode faltar em casa, meu cabelo não se adapta mais com os tradicionais: Dove, Elseve, Pantene, Tresemme e etc..então tive que buscar alternativas, ja que não moro mais no Japão e não acho Shiseido.

    • responder Sabrina Olivetti 30/09/2015 às 10:05

      Usei uma máscara de Amarula mas ela é pesada demais para meu cabelo. 🙁

  • responder Gabi 29/09/2015 às 13:15

    Sá, ótimo post! Eu amo a dream cream e a morte súbita, e também a máscara de Monoi da linha Oroargan da Bioderm! Se tiver oportunidade testa, é fantástica!
    Bjosss

    http://gabivasconcellos.com.br/

  • responder Giovanna 29/09/2015 às 13:16

    Mascara não poder falta pra mim, eu uso mascara em todas as lavagens pra hidratada bem o cabelo!Eu não tenho nenhuma química no cabelo , mas mesmo assim mantenho um ótimo cuidado .

    Uso a mascara da Natura , é gosto de coloca um pouco de olho de coco.O resultado e ótimo 🙂

  • responder Giovanna 29/09/2015 às 13:22

    E adorei os vídeos 🙂

  • responder Raquel 29/09/2015 às 15:42

    Dream Cream da Lola?! Nossa! Esse creme deveria se chamar nightmare cream, pois meu cabelo ficou poroso e caiu, após usá-lo. Credo! Não quero usar nunca mais…
    Já, Aussie é maravilhoso! Recomendo sem restrições!

    • responder Sabrina Olivetti 30/09/2015 às 09:58

      Jura? Pra mim ele funcionou muito bem, que pena que pra vc não deu certo. 🙁

  • responder Jéssica 29/09/2015 às 16:02

    Só queria dizer: Que post lindo!!! <3 Tão completinho e bem explicado! Puro amor nesse momento.

  • responder Polyana 29/09/2015 às 16:17

    A umectação com óleo de coco é muito boa. Meu cabelo fica brilhoso e macio quando faço 🙂

  • responder Juliana Gama 29/09/2015 às 18:10

    Vou testar essas receitas caseiras!

  • responder DEOLANDA 29/09/2015 às 18:13

    Oi meninas! Tenho os cabelos cacheados e estou usando a linha da Inoar e so tenho elogios sobre a marca vale a pena esperimentar. os produtos são otimos e o resultado e mmmuito bom.

  • responder Gabriela Ronchi Salomon 29/09/2015 às 20:08

    Meu cabelo não tem química mas é muito seco e a hidratação faço todo domingo. Porém, preciso de uma máscara potente, e estou pesquisando o Morte Súbita. Uso o Aussie, que realmente é magnífico, mas acabou o meu :/

  • responder Miriã Andrade 30/09/2015 às 00:10

    Sou super adepta do Bepantol derma com a máscara de hidratação, uso sempre e não abro mão, pra mim o resultado é ótimo! 😉

  • responder Julia Kubrusly 30/09/2015 às 14:38

    Depois que descolori os cabelos tenho evitado hidratação e focado mais na nutrição e reconstrução. principalmente quando meus cabelos ficaram elásticos, a hidratação só deixaria eles ainda mais moles e quebraria ainda mais. Agora só as pontas estão descoloridas, então estou me preparando pra voltar a hidratar. Eu gosto muito de batizar algum creme baratinho com bepantol líquido ou glicerina líquida bidestilada. Pra nutrição sempre batizo com óleos e pra reconstrução com queratina líquida.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  • responder Priscila 30/09/2015 às 15:14

    Não costumo fazer nada para hidratar os cabelos..mas acho que os melhores produtos são aqueles que tratam, e não disfarçam o problema.

  • responder Links Bacanas | 2Beauty 30/09/2015 às 16:01

    […] No Coisas de Diva tem um post completão com dicas de produtos e receitas para hidratar os cabelos. […]

  • responder Thais 30/09/2015 às 18:25

    Oi, meninas!
    Não sei se alguém já comentou isso, mas a umectação é um processo nutritivo, não hidratante… serve pra necessidades diferentes do cabelo e deve ser feita em periodicidade distinta da hidratação, pois pode pesar os fios, se feito como uma hidratação normal. 🙂

    • responder Sabrina Olivetti 01/10/2015 às 11:32

      Oi Thais, comentei ali no começo do parágrafo que é uma técnica que hidrata e nutri. bjs

  • responder Maria 30/09/2015 às 20:52

    Eu tenho os cabelos relaxados; por isso não posso descuidar dos fios. Além de seguir – ou tentar seguir na maior parte do tempo, rs – a rotina no poo, também sigo o cronograma capilar. Na etapa de hidratação, ou pauso o condicionador nos fios como se fosse uma máscara, por meia hora – uso o One Condition, da linha Deva Care – ou turbino uma máscara baratinha com Bepantol líquido ou uma colher de açúcar. Na etapa da Nutrição, alterno o uso da máscara Dream Cream misturada com uma colher de óleo de coco, com um dia de umectação também com o óleo de coco ou uma misturinha dele com outro óleo. Acho essa máscara Dream Cream muito pesada para usar mais de uma vez por semana, sabe? Ah, uma coisa importante: procuro usar óleos vegetais, manipulados em farmácias de produtos naturais. Creio que o produto sem petrolatos e silicones pesa menos nos fios. 😉 Acredito que a máscara de Monoi e Argan de O Boticário deve trazer bons resultados nessa etapa também. Eu a usava antes de começar o no poo… Acho que farei um novo teste… 🙂 E na etapa de reconstrução, estou usando o Creme com Nanoaminoácidos pós química da marca Marie Solti. Mas ele está acabando… Sniffff… Quando isso acontecer, vou tentar usar a máscara Dream Cream junto com queratina líquida. Acho que vai dar certo também. Já as receitas caseiras, evito fazer. Temo acabar danificando os fios ao ter que lavar muitas vezes para tirar os resíduos. Ah, a cada 15 dias uso o pré shampoo de O Boticário antes de lavar os fios com o higienizador – para o caso de usar produtos com silicone que o no poo não consegue remover. Acho que isso é tudo! (puxa, falei à beça… Rsrsrsrs…)

  • responder Maria 30/09/2015 às 20:54

    Vixe… Fui editar meu comentário, achando que o primeiro não tinha saído, mas ele saiu! Desculpa meninas! Por favor, considerem só o segundo! 🙂

  • responder Polyana 30/09/2015 às 21:27

    Dicas de beleza são sempre bem vindas, principalmente os tratamentos para as madeixas. Uso as máscaras da Natura, são excelentes e com ótimos resultados!

  • responder Tayane 01/10/2015 às 00:24

    Oi Sá! Adorei a matéria. Te perguntar…você tem achado dessa máscara da Head and Shoulders? É minha máscara favorita e há uns 4 meses procuro aqui em Brasília e ela não é mais vendida. Já fui em mais de 40 farmácias e nada. Acho que tiraram de linha. Ela faz muito sucesso para as meninas que seguem a rotina do low poo.

    Se souber, dá um retorno aqui?!

    Beijos e adoro o blog de vocês!

  • responder Ingrid Garcia 01/10/2015 às 07:47

    Adorei a matéria. Só pra confirmar, após a hidratação, vcs usam condicionador também? Sempre fico na dúvida…

    • responder Sabrina Olivetti 01/10/2015 às 11:05

      Oi Ingrid, veja o que diz na embalagem da máscara. Algumas dizem para usar o condicionador depois, em outras, não precisa.

  • responder Dani 01/10/2015 às 10:52

    Sá, amo a mascara de castanha da Natura mas vi que a Natura vai descontinuar toda a linha para cabelos Ekos e vai deixar apenas uma linha completa. Já to sofrendo 🙁

    • responder Lorenza 01/10/2015 às 14:54

      Dani, também amo essa máscara da Natura! É uma pena mesmo ser descontinuada, assim como outros bons produtos para cabelos da linha Ekos. Além de ótima, o preço também era muito bom!

  • responder Micaela Barbosa 02/10/2015 às 15:59

    Sá, adogooooo as suas matérias!
    Mas bem que você podia falar sobre no/low poo, essa técnica de cuidados com o cabelo que está sendo o assunto. Eu por exemplo faço, mas tenho mil duvidas, até porque estou passando pela transição capilar (Oq me faz ter mais dúvidas ainda haha). E você sempre consegue abordar todos esses temas com uma facilidade!

  • responder Shampoo e condicionador Shine Blonde, L'óreal Professionnel 04/10/2015 às 09:30

    […] que cabelo loiro demanda bastante cuidado, a Sá fez aqui um post legal sobre hidratação […]

  • responder Cabelos oleosos: Siàge Controla a Oleosidade Eudora 05/10/2015 às 09:30

    […] Sabia que todo mundo precisa hidratar os fios de cabelos de tempos em tempos? Saiba aqui tudo sobre hidratação para cabelos com dicas dos melhores produtos e receitas caseiras. […]

  • responder Michele Bdz 05/10/2015 às 10:09

    Adorei as receitas e as dicas!
    Vou testar tuuuuudo!!!!

    Ainda mais porque o inverno deixa meu cabelo uó de tão ressecado!

    Valeu mesmo!

  • responder Carol Magnani 06/10/2015 às 10:38

    Sá,adorei as dicas. Eu faço cronograma, mas meu cabelo, ultimamente, anda tão fraco e quebradiço q acho q é algo hormonal. Vou procurar um dermato. Mas houve uma época em q ajudou mto.

  • responder Lívia Felipe 09/10/2015 às 11:18

    Sabrina, eu procurei hoje nas revistas da Natura porque você sempre fala da máscara de castanha, mas não encontrei, será q saiu de linha???Queria experimentar.

  • responder Links Bacanas | Vic Por Aí 19/10/2015 às 13:11

    […] Eu nunca fui de ligar muito para o meu cabelo, mas estou tentando deixá-lo crescer então minha tenção com ele aumentou umas 10 vezes. Tenho tomado um super cuidado para não quebrar os fios, para cortar com frequência e hidratá-lo sempre! Então adorei esse Guia de hidratação. […]

  • responder Dany Dyva 15/11/2015 às 20:09

    LACROUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU NO POST <33333333333333

  • responder Cristiane Alves 14/11/2016 às 16:28

    Olá,

    Amiga gostei do seu artigo, pois tem dicas maravilhosas.

    A hidratação com bepantol é divina demais, meus cabelos ficaram show.

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB