Coisas de Diva Coisas de Diva Coisas de Diva

Aposto que vocês já se perguntaram se aquele vestido de festa curto daria certo numa determinada ocasião. Eu sei bem como é, também fico em dúvida às vezes. É por isso que o post de hoje vai tirar o mistério!

Bom, acho que o primeiro passo é que a gente entenda o conceito de um vestido de festa curto. Vestido, ok. De festa? Isso sugere que é para uma ocasião especial, em que se sabe que as pessoas estarão elegantes, arrumadas, chiques. É nisso que entram alguns elementos, como tecido, brilho, decote… Sobre o curto, vamos pensar bem. Curto pode ser considerado desde acima do joelho até – bem, vocês imaginam, hahahaha! O ideal é escolher um que dê liberdade para sentar e levantar, sem o perigo de nada que não deve ser mostrado aparecer.

vestido de festa curto

O vestido de festa curto pode entrar em variadas ocasiões. Tudo depende do que o convidado chama de dress code, ou código de vestimenta, em tradução livre. Se for traje passeio ou esporte fino, está liberado o uso. Antigamente, isso vinha escrito no convite, mas hoje em dia noto que não está se usando mais. Então, na dúvida, é sempre bacana perguntar para quem está dando a festa como será o estilo da noite – e também sondar com mais convidadas.

vestido de festa curto

Eu, por exemplo, lançaria mão de um bom vestido de festa curto nas seguintes situações: coquetéis, jantares elegantes, eventos empresariais noturnos, bailes de formatura de conhecidos (festas em que sei que o longo é só para formandas e convidadas especiais), casamentos de dia ou na praia (nesse caso, vestidos sofisticados, mas sem brilho) e, finalmente, concertos finos. Provavelmente nunca vá em alguns desses, mas já imaginaria o que usar!

O vestido de festa curto, quando na altura do joelho, também é chamado de cocktail dress, ou vestido de coquetel. Sabem aquela roupa que tem um tecido bacana, brilhos bem posicionados (nada muito gritante) ou um decote lindo nas costas? Então, é mais ou menos por aí. Os acompanhamentos ideais são bolsas pequenas – clutches ou a tiracolo – e saltos de médio para altos. As bijus ou joias devem ser sofisticadas. Está frio? Meia calça fina, blazer bem cortado ou casaco arrumadinho por cima!

vestido de festa curto

Espero que, com essas dicas e exemplos, vocês consigam também usar aquele vestido de festa curto! Se tiverem mais dúvidas, contem para mim nos comentários que eu brinco de consultora de moda! hahahaha

Categorias
Compartilhe nas redes sociais
41 Comentários: Nos conte o que tem a dizer
Visualizar Comentários
Nos conte o que tem a dizer

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
O que nossas divas já nos disseram
  1. Larissa

    Thais, hoje mesmo acordei com essa dúvida…incrível este post de hoje ser justamente sobre isso. Tenho um casamento noturno para ir, sou apenas convidada, estava pensando em usar um curto pouco acima do joelho. Acha que é conveniente?

    • Acho sim! Estive num casamento sábado e fui de longo, mas me arrependi – havia muitas convidadas de vestidos acima do joelho! 😉

  2. caroline viana

    simplesmente amooo vestidos curtos, mas, claro, não os estilos piriguéticos kkk
    Acho que o vestido curto pode ser uma peça curinga do guarda-roupa, se for um modelo legal dá para compor bons looks com os acessórios diversos
    Ótimo post!!! 😉

  3. Bruna

    Gostaria de ver um post sobre vestidos de casamento para o inverno!!

  4. Priscila

    A não ser que esteja especificado no convite como social completo, eu sempre opto pelos curtos! O preto, obviamente por ser o mais versátil, é o meu preferido.

  5. Márcia Daniella

    Coisa mais linda esse clarinho com guipir na barra! As mangas estão maravilhosas também 😀

  6. Izabel

    Amo um vestido curto! São coringas no guarda roupas. Quando está frio, dá pra variar casacos e estolas, deixando o look novo!! Além dos acessórios e sapatos, claro!

  7. achei todos lindos, mas gosto mais dos claros.
    beijos meninas

  8. gleika bernardo

    ammmo demais vestido de festa curto…adoro os claros …parece que vcs estao advinhando meus pensamentos..ja que esse fds tava procurando um para missa de formatura..bj

  9. Fernanda Gabriela

    Adoro curtos de festas. Além de mais batatos, têm a versatidade de irem a outras ocasiões além de festas! Ainda mais se forem pretos… Aí vc pode usar para todo o sempre. Amo mto!

  10. *baratos! Batatos ? Rsrs

  11. Ana Paula

    Eu costumo ir em casamentos de noite com vestidos cocktail dress…na altura do joelho. Tenho um para o frio e outro para o calor e eles são sem brilhos e estampas, com bom tecido e mais simples mesmo para eu poder colocar acessórios como cintos brilhosos, broches, flores de tecido, meias finas com cores diferentes, fazendo com que a produção fique diferente em cada festa sem gastar em um novo vestido. Só quando fui madrinha usei vestido longo

    • Sylvia Aline

      muito criativo e econômico

    • Raciocínio perfeito!

  12. Gabriela Ronchi Salomon

    Adoro vestidos curtos! Ainda mais um que combine tanto com um tênis quanto com um salto mais baixo (minha preferência kk). E também que dê para usar com meias nos dias mais frios (:

  13. Dany Dyva

    Cada vestido que define a vida e morte das inimigas…

    • gleika bernardo

      adoreiii…hihihi

  14. Marina

    Amo vestidos curtos (digo, “curtos” pq são um pouco acima do joelho não curtinhos demais hehe): acho charmosos, versáteis e mais graciosos, até pq tem tanto vestido não tão bonito e arrumado mas que a pessoa jura que está arrasando só pq é longo, e uma coisa não tem exatamente a ver com a outra mesmo, como já vi em muita festa.

    A única coisa que não sou fã é curto com um pé no piriguetismo, tipo curto demais, curto justo AND tomara que caia numa peça só… Além de vulgar acho que empobrece bastante o visual. Fora isso, acho os curtos cheios de possibilidades pra brilhar!!

    • Guria, leu meus pensamentos: vejo muito em casamentos vestidos que mais se parecem com fantasias e escola de samba! Precisa MESMO de tudo isso? hahahaha

    • gleika bernardo

      eh desse jeito mesmo….acho que curto nao eh sinonimo de vulgar, pelo contrario, voce pode ser feminina e ate um ar de princesa com o curto…tudo depende da fluidez do vestido, os acessorios…

  15. Renata

    Acho que os curtos são maravilhosos pela versatilidade para usar depois!!

  16. Carine

    Modelos lindos!!

  17. Polyana

    Agora que vi esse post, me toquei que nunca mais usei um curto em uma festa mais formal. No próximo evento, quem sabe 🙂

  18. Adooooooro! Me sinto livre quando não preciso usar longo HAHAHAH Tem cada modelo, um mais lindo que o outro por ai.. dificil mesmo é escolher! http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  19. Heloisa Carvalho

    Só uso longo se a situação for MUITO formal. O último que usei foi na minha formatura! Depois tiveram formaturas da família, casamentos, bodas e em todas as ocasiões fui de curto (na altura do joelho). Tenho 3 bem básicos, tecido bom e com cor lisa, que só vou trocando de sapato, casaco e acessórios, hahaha, já usei os mesmos várias vezes e vou fazendo um rodízio entre eles.

  20. Nossa, sinceramente não imaginava tantos eventos para usar este tipo de vestido!

    Adorei as sugestões!

  21. Rosicler Linham

    Sábado tive casamento de um primo, eu usei um curto, logo acima do joelho, em tule todo bordado em preto e prata, com forro cinza. E vi muitas usando curto em várias cores

  22. Vanessa

    Lindos…eu costumo usar curtos em casamentos, só usei longo qdo fui madrinha e em uma ocasião em que havia sido presenteada com um.

  23. Miriã Andrade

    Adorei as dicas, sempre ficava na dúvida quando ia a casamentos e acabava sempre perguntando para as amigas cosmo elas iam, hehe. 😉

  24. Achei as dicas ótimas e as inspirações também!
    O fato de não ter mais no convite o código de vestimenta da festa/ocasião, complica um bocado a vida do convidado.

    “/

  25. Sylvia Aline

    eu tenho as pernas grossas, então meus vestidos curtos são uns 3 dedos acima do joelho para não chamar muito a atenção.

  26. Roberta Martins

    Olá Thais,como vai?
    Não gosto de vestidos curtos demais,nem de tomara que caia.
    Prefiro os modelos coloridos,pretos ou estampados, um pouquinho acima do joelho,
    assim,com certeza,sinto-me melhor e aproveito mais a festa.
    Agradeço pelas dicas.
    Beijos,
    Roberta.

  27. Josenae

    Olá Thais.. minha dúvida é a seguinte tenho um Jantar comemorativo da empresa onde acontecerá a posse da nova diretoria, neste caso posso usar um vestido curto ? Vou como convidada.

    • Claro, pode sim! Na minha opinião, é legal ir discreta – um pretinho básico vai bem. E o comprimento pode ser levemente acima do joelho! 😉

  28. Eu só uso saia e vestido abaixo do joelho se for muito necessário, gosto mesmo dos curtos. Longo, por exemplo, só usei na minha formatura, e porque foi obrigatório. Com certeza se um dia eu fizer festa de casamento vou usar vestido curto.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  29. Marina G.

    Adoro vestidos de festas curtos, mas acabo não tendo muitas ocasiões para usar. Meus compromissos ou são muito simples para eles, ou formais demais a ponto de ter que usar longo…

  30. […] Aqui tem algumas ideias de como usar vestido de festa curto! […]

  31. obrigada pelas dicas, adorei todos os modelos