Coisas de Diva Coisas de Diva Coisas de Diva

Depois de uma gastança sem fim com o apartamento, ficou faltando um ponto importante na funcionalidade do espaço e na decoração: os bancos de madeira da cozinha americana. Como já estava quebrada, decidi que iria economizar com isso e fui atrás de uma maneira barata de resolver o problema!

Resolvi que iria comprar os assentos mais baratos que achasse para customizar do jeitinho que quisesse. Fui até a Rua Riachuelo, no centro de Curitiba, e arrematei duas peças de pinus por R$ 28,00 cada. Aí veio a questão: como pintar bancos de madeira? Sabia que minha mãe já tinha mexido com isso e parecia relativamente fácil, por isso embarquei na ideia.

No mesmo dia, fui até a Daiara Artes, no Rebouças, e comecei a me informar sobre o processo de pintura. Optei pela tinta PVA (à base d’água) por medo de não conseguir limpar caso fizesse alguma besteira. Não é o acabamento mais legal, mas sem dúvida é o mais acessível para pessoas sem muitos dotes na pintura. Além da conversa com a vendedora, ainda recebi a consultoria de um marceneiro que estava na minha frente na fila. <3

Comprei todos os materiais necessários para a empreitada na Daiara Artes, mas dá para encontrar em casas de artesanato e também em lojas de materiais de construção.

Materiais necessários

como pintar bancos de madeira

– Base para Artesanato: é uma base branca para selar a madeira e manter um fundo neutro que vai receber a cor;

– Tinta PVA: dá para escolher da cor que quiser – eu decidi comprar a Amarelo Jujuba, que é mais pastel;

– Verniz Acrílico: é um verniz de acabamento – 0 meu é brilhante porque a tinta PVA já deixa aspecto fosco;

– Rolos de Pintura: comprei um menor (5,2 cm) da Roloflex e um maior (9,2 cm) da Tigre;

– Pincel para Acabamento: peguei da minha mãe emprestado, é um chanfrado da Tigre – 815 12;

– Lixas: comprei da Tigre também – uma é bem fininha (400) e a outra tem abrasão média (180);

– Bandeja de Isopor: reaproveitada, é onde geralmente vêm carnes no supermercado;

– Fita Crepe: da 3M, com 2,5 cm de espessura, para criar as listras dos bancos;

– Estilete: da X-Acto, comprei na Grafitti Artes, aqui em Curitiba, para os acabamentos na fita;

– Tesoura: para cortar a fita crepe e as lixas num tamanho bom.

Primeiro passo

Para começar o trabalho, é necessário lixar toda a extensão do banco que receberá tinta. Usei a lixa mais grossa (180) para isso. Tem que tomar cuidado porque o pinus é uma madeira muito mole, que solta ferpas com facilidade. A parte boa é que fica bem lisinha em pouco tempo. A direção da lixa precisa sempre acompanhar os veios da madeira.

Segundo passo

como pintar bancos de madeira

Depois de limpar o excesso de pó com um paninho seco, chega a hora de delimitar a área que não vai receber a tinta. É importante ser caprichosa nessa etapa, cobrindo com fita crepe as áreas internas do banco, que correm o risco de ganhar uns respingos. Como o assento é circular, fui cortando o adesivo que sobra com estilete.

Decidi fazer um dos bancos com listras – criadas com a ajuda da fita crepe – e o outro com o assento totalmente pintado. Marquei as áreas em que a tinta deveria parar com o adesivo. Minha inspiração foram os móveis com pontos de cor na madeira, que eu vi nesse post do blog Casa de Colorir. Quando postei os bancos no Insta, algumas pessoas me perguntaram por quê eu não pintei tudo – e a resposta é essa: pra deixar parte colorido e parte natural.

Terceiro passo

como pintar bancos de madeira

Quando toda a fita crepe estiver colada, dá para passar a Base para Artesanato com a ajuda do rolo de pintura. Derramei um pouco da base branca sobre isopor e fui passando o rolo em vai-e-vem para a tinta impregnar – usei o mesmo movimento para pintar os bancos. Foram duas camadas para ficar tudo uniforme. O tempo de secagem não é demorado – cerca de meia hora – e dá para acelerar o processo com a ajuda de um secador de cabelo.

Quarto passo

É bacana lixar a base branca seca com a lixa mais fina (400) para um melhor acabamento. Tem só que tomar cuidado para não tirar a fita crepe do lugar! Feito isso, precisa limpar o excesso de pó e partir para a pintura colorida. O processo é o mesmo descrito anteriormente. O que mudou, no meu caso, foi a quantidade de camadas: passei três para ficar bem uniforme, sempre esperando o tempo de secagem entre uma e outra. Quando senti necessidade, passei a lixa fina onde queria antes de mais uma demão. Ah, e o pincel pequeno foi meu aliado pras áreas mais chatas de alcançar, onde o rolo não dá conta.

Dica: Fez sujeira onde não devia? Basta usar um paninho molhado para consertar enquanto a tinta ainda estiver sem secar.

Quinto passo

Aí vem a parte legal: tirar a fita crepe! É muito emocionante, mas tem que se segurar até a tinta ficar bem sequinha – caso contrário, as linhas vão ficar meio tortas. Qualquer eventualidade de acabamento pode ser corrigida com o pincel pequeno. Usei ele em vários lugares e depois lixei com a lixa fina.

Sexto passo

Tá quase, tá quase! O sexto e último passo é usar o Verniz Acrílico para selar. É ele quem vai impedir estragos com sujeira ou água nos bancos. Também usei o isopor como suporte e o rolinho. A textura é bem líquida e fica transparente na madeira. O bom é que o brilho fica tão discreto que quase não dá para ver.

E voilà!

como pintar bancos de madeira

como pintar bancos de madeira

Prontinho! Bancos feitos do jeitinho que eu queria para alegrar a decoração. Não vou mentir: dá trabalho, sim, mas é terapêutico também. Mesmo ansiosa para ver pronto, fui fazendo aos pouquinhos, respeitando cada etapa. Fica a dica para quem quer soltar a imaginação e dar um toque pessoal a qualquer ambiente!

Gostaram? Quem for se aventurar coloca foto no Instagram com a hashtag #vinocoisasdediva pra eu ver, hein?

Aproveitando a onda DIY, nesse post ensino a decorar a própria louça com caneta para porcelana!

Categorias
Compartilhe nas redes sociais
39 Comentários: Nos conte o que tem a dizer
Visualizar Comentários
Nos conte o que tem a dizer

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
O que nossas divas já nos disseram
  1. Roberta Martins

    Oi Thais!Como vai?
    Nada melhor do que dar aquele toque especial para deixar a casa bem aconchegante,né?
    Beijos,
    Roberta.

  2. Fernanda Gabriela

    Que bancos fofos! Juro que não deixaria ninguém sentar neles de tão lindos! rsrsrs
    Terapêutico mesmo!

    • HAHAHAHAHA, confesso que fico meio ~nervosa quando sentam, mas é pra usar, não dá nada!

  3. Nossa, Thais, ficaram muito fofos! Detalhes simples que fizeram toda a diferença.
    Acompanho o blog há bastante tempo (sem nunca ter comentado) e precisei vir dizer que estou adorando ver sua casinha nova e espero que continue compartilhando essas lindezas com a gente!

  4. Heloisa Carvalho

    Gostei do seu trabalho! É muito bom investir nosso tempo em nós mesmas (ou em nossas casas).

  5. Priscila

    Ficaram super fofos! Muito legal e relativamente fácil né?

    • Sim, só é um pouquinho trabalhoso, mas vale a pena!

  6. Ana

    Que fofinhos que ficaram. Amei. Parabéns!

  7. Olá,
    Ficaram tão amorosos! 🙂
    Parabéns.
    Beijinhos,
    http://ofabulosodestinodemariaamelia.pt/

  8. Izabel

    Ai, eu adoro essas coisinhas diy que dão um toque de personalidade ao nosso cantinho! Acredito que pra termos uma casa bonita e aconchegante não precisamos gastar rios de dinheiro com móveis caros, é só ter criatividade e disposição. Dia desses resolvi fazer uma mesinha de cabeceira com banquinho de madeira como os seus Thaís, só que bem pequenino, paguei 16 reais, comprei tinta, pintei e forrei o assento com um tecido! Ficou uma graça, eu adorei! Ah, e pode mandar mais posts de decoração, nós adoramos, haha!

  9. Fernanda

    Sua casa deve estar ficando muito linda! É capricho em cada cantinho! Estou adorando as dicas e aproveitando para cuidar do meu cantinho também!!! Aguardo ansiosa o próximo post!

    • Quando ficar mais pronta, mostro ela completinha! <3

  10. Oi Thais! Ficou lindo e deu todo aquele charme no apê! O bacana de decorar e mobiliar do nosso jeito é deixar com a nossa cara, tipo quando uma visita vem e fala: nossa, sua casa é a sua cara!!! 🙂 Adoroooo qdo falam isso pra mim pq aí tenho a certeza que acertei em cheio a carinha do meu lar! Beijocas!

  11. Luciana

    Também gosto muito de colocar a mão na massa!

  12. Que legal, amo essas coisas de artesanato desde sempre! Achei ótimo e lindo… Que legal (:

    Sou blogueira iniciante, mas sempre fui apaixonada por esse mundo, e agora comecei essa semana com meu blog, quero de pouco em pouco melhorar… mas não deixe de dar uma olhadinha lá ? Obrigada!
    http://todameigablog.blogspot.com.br/

  13. Mônica

    Ri quando disse que tirar a fita era emocionante,rsrsrs!
    Ficaram um charme os banquinhos,Thais,adorei!
    Continue postando diy para nós!
    Bjs.

  14. Márcia Daniella

    Uma graça!! Ficaram lindos sem ter que seguir padrões. Eu achei muito fofo isso dos pontos de cor 😀

  15. Marina G.

    Acho esses bancos pintados em casa muito lindinhos! Minha mãe está pintando uns bancos de pinus também, para a clínica veterinária da minha irmã. Vou mostrar teu post para ela!

    • Mostra! E eu também quero ver como ficaram os dela! 🙂

  16. Polyana

    Que chique! Bancos personalizados 🙂 ficaram lindos. O melhor é receber os elogios e encher a boca pra dizer “fui eu que fiz” hehehehe Parabéns, Thais 🙂

  17. Michele Bdz

    Que lindos e delicados, Thais!

  18. Juliana Gama

    Ficou bem delicado, Thaís! Além de ser uma peça exclusiva, que só você tem! 😉

  19. Miriã Andrade

    Adorei sua criatividade e iniciativa, Thais, estou me inspirando com esses seus posts! 😉

  20. Tatá

    Gente, eu falo que essa menina precisa ir para o GNT !!! Muito lindo Thais, parabens !!!!

    • HAHAHAHAHA, capaz! Sou iniciante nesse mundo aí.

  21. Mari

    Thaís!
    Seus bancos ficaram lindos.
    Vc tem alguma dica para diminuir a sujeira na hora de lixar?! Rs
    Estava planejando reformar uns banquinhos daqui de casa mas sempre fico pensando no pó que isso faz! Hehehe

    • Ar livre. Se não der, como no meu caso, forre bem as adjacências e tente fazer num espaço mais simples de limpar, como a cozinha ou a área de serviço, que têm azulejos.

  22. Sandrinha

    Adorei os bancos, já fiz um banquinho para mim usando a técnica de colagem de guardanapo e ficou ótimo. Acho que vou comprar outro banco e juntar colagem e sua dica. 🙂

  23. Ficaram lindos os bancos. Amo essas coisas de diy, não sou muito jeitosa, mas continuo tentando rs. Tô querendo me mudar e amando ideias novas pra decoração.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  24. Renata

    Muito legal o faça vc mesmo…rs algo personalizado!! O negócio é ter paciência e jeitinho pra fazer

  25. Vanessa

    Ficaram mto mimosos, nossa!!! De vez em quando me aventuro nessas coisas DIY, mas bem de vez em qdo mesmo kkkk. E tbm, nos mais simples, tipo encapar espelho de tomada com tecido, fiz uma vez, mto fácil e fica bonitinho.

  26. Gabriela Ronchi Salomon

    É super terapêutico com certeza! *-* Pintei meu quarto e foi super divertido 😀
    Ficou lindo os banquinhos (:

  27. […] o balcão que divide os cômodos. Em frente, pus dois bancos de pinus que eu mesma pintei – o DIY completo está aqui! Não tive escolha e o forninho elétrico teve que ficar em cima do balcão mesmo, mas nem me […]