Coisas de Diva Coisas de Diva Coisas de Diva

Como vocês estão ficando carecas de saber (mas conto para as desavisadas), estou morando sozinha. O processo foi todo feito com calma, afinal, estava saindo da casa dos meus pais e por isso não tinha pressa. Tive que comprar do zero praticamente tudo pro apê novo. Quando todas as coisas da cozinha estavam escolhidas, ficaram faltando as louças. E aí minha saga para encontrar pratos, xícaras e afins começou.

Além de lojas como Camicado, Etna e Tok&Stok, fui procurar em Campo Largo, que fica na região metropolitana de Curitiba. Lá existem lojas de fabricantes de porcelanas. Entrei em várias, mas tudo o que via de legal estava custando um rim e o que era barato achava sem-graça ou feio. Saí de mãos vazias, me perguntando onde raios ia achar coisas de que realmente gostasse! Como sou ideia fixa (hahahaha), resolvi pesquisar na internet como decorar louças e o resto da história conto aqui.

como decorar louças

Descobri que, além de tinta para porcelana, existe também caneta para porcelana. Como não tenho grandes dotes artísticos, fiquei com a segunda opção. Encontrei a Creative Marker, da Compactor, e fui atrás de onde comprar aqui na cidade. Achei para vender na Grafitti Artes, uma loja especializada em materiais para desenho, pintura e artesanato. Custaram 10 reais cada, olha que beleza! Tinha poucas cores, mas como queria algo sóbrio (#cêjura), comprei a preta e a dourada.

como decorar louças

COMO DECORAR LOUÇAS – O PROCESSO

Na embalagem, está escrito que é preciso desenhar o que quiser em cima da porcelana limpa e seca (cuidem para não deixar nenhum fiapo) e, quando estiver pronto, colocar para “assar” no forno convencional a 160 graus por 90 minutos. Isso ajuda a fixar a tinta, que não sai depois do processo. Durante a fase de desenho, dá para apagar lavando a peça ou usando um paninho com álcool (foi assim que eu fiz quando precisei). Usei uma forma retangular como apoio para os pratos, xícaras e tigelas. Não empilhei com medo de estragar minha ~arte, apesar de a tinta não borrar depois de algum tempo porque vai secando.

como decorar louças

Decidi colocar poás porque era simples e me daria melhor fazendo. Fiz metade dos pratos em preto e a outra metade em dourado. O mesmo valeu para as xícaras e tigelas. Nos pires, coloquei as duas cores, fazendo fileiras de bolinhas. Mas aí vai da imaginação e capacidade de cada uma! Dá para usar estêncil (talvez tenha uns menores para vender na Daiara Artes, aqui em Curitiba) ou riscar a peça com lápis próprio pra porcelana para fazer um rascunho – esse não encontrei e o lápis com ponta de carvão não pintou o suficiente (comprei para ver se funcionava).

como decorar louças

como decorar louças

As louças brancas são da Germer (linha Capri). Acabei comprando avulsas na Roca Utilidades, que ficava mais perto do que Campo Largo pra mim, por um preço bacana. Vale dizer que, antes de começar essa empreitada toda, testei numa caneca velha a técnica. Como funcionou direitinho, investi nas louças e parti para o ataque! Já tem duas semanas que estou usando direto e não houve nenhum desgaste por lavar e aquecer. Vale lembrar que a marca das canetas só garante a vida útil quando se fala em porcelana – não vale cerâmica e afins.

como decorar louças

Não fica uma graça? Jamais imaginei que aprenderia como decorar louças e toda vez que olho me reapaixono pelas minhas! <3 Quem gostou e for tentar também, posta lá no Instagram com a hashtag #vinocoisasdediva – vou ficar super feliz em ver as criações de vocês!

Categorias
Compartilhe nas redes sociais
63 Comentários: Nos conte o que tem a dizer
Visualizar Comentários
Nos conte o que tem a dizer

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
O que nossas divas já nos disseram
  1. Roberta Martins

    Olá Thais!Como vai/
    Que lindas louças com toque todo especial!Adorei!
    Beijos,
    Roberta.

  2. Juliana Gama

    Thaís, ficou simples e fofo! Sem contar que deve ser uma ótima terapia!

  3. Que coisinha mais delicada Thais!! E lindoooo. … excelente dica!! Tenho um jogo de louça, assim como esse, todo branco e meio sem graça e com certeza vou usar a sua dica para deixar ele mais alegre e divertido! Adorei Thais….

    Bjsss

    http://www.beautyterapia.com.br

    • Dirce

      olá sou professora e gostaria de fazer canecas para presentear as mães. Estou procurando as canetas e não estou encontrando. Como minhas crianças são pequenas tem que ser com a canetinha. Será que vc pode me dizer quão “bacana” é o preço da louça que vc comprou?

  4. Ana

    Ficaram lindas, Thais1 Parabéns pelo capricho, acho que eu não teria tanto empenho e habilidade… beijos!

  5. Dayara

    Thais, ficaram lindas!!

  6. pat

    Achei fofo!
    Já tinha pesquisado essa técnica, mas ainda não me arrisquei a colocar em prática.

  7. Olivia

    Nossa, que lindo! Nem sabia que existia isso hahaha
    Realmente, as louças bonitas são uma fortuna. Muito mais simples e divertido comprar uma branquinha e decorar.

  8. Gi Henning

    Que graça!!!
    Conhece a loja Frezzer Point? Na rua Ângelo Sampaio? Tem coisa lindas lá… Baratas e caras, vale a pena tentar! 🙂

  9. Gi Henning

    Ahhh e na galeria da Grafitti (amo tbm) , saindo pela rua 24h, tem uma lojinha de decoração com objetos bacanas!!!

  10. Priscila

    Que ideia sensacional!!!!
    Gostei muito. Com certeza vou procurar essas canetinhas pra porcelana!

  11. lurdes

    Eu achei lindo. É uma ótima ideia. Parabéns , suas louças ficaram um charme.

  12. Sacha

    Ficou realmente uma graça Thais, parabéns!
    Da um up na louça branquinha e básica

  13. Ficou uma graça Thais!!!!
    Adorei a ideia, e o melhor de tudo é que a louça será exclusiva e única! *_*
    Bjbj

  14. Miriã Andrade

    Que ideia ótima, Thais! Fiquei com vontade de fazer por aqui também! 😀

  15. Puxa Thais, nem sabia que tinha canetão pra porcelana!! Achei mto legal essa ideia de decorar as porcelanas simples! Ficou lindo!! E econômico! 😉 Beijos!

  16. Tatá

    Que graça Thais !!! Adorei, ficou muito delicado e bonito ! Parabéns !!!

  17. Fica uma graça. Nessas horas queria saber desenhar, imagina fazer um desenho lindo nas louças. Mas não sirvo nem pra boneco de palitos, então faria algo simples e lindo como vc.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  18. Polyana

    Como ficou lindo. Bom demais ter nosso cantinho e fazer tudo do nosso jeito, né!? Tô adorando ver você compartilhar os detalhes, desse momento tão especial, conosco 😉

  19. Ana Carolina

    Amei, Thaís! Doida pra fazer também!

  20. Beatriz Formiga

    Ficou lindo, Thais! Deve ser uma sensação muito boa se realizar com suas próprias conquistas 🙂 Quando for a minha vez vou me inspirar em você, com certeza. Afinal, do jeito que andam as coisas temos que nos virar pra conseguir coisas legais sem passar fome no mês seguinte. Rs

  21. Renata

    Ficou uma graça! Já usei tinta de porcelana (na época na achei a caneta, que é mais prática) para customizar também! A caneca e o bowl estão em uso há uns 2 anos e não saiu nadinha a tinta!

  22. Marília

    Ficou lindo, uma gracinha! Parabéns!

  23. Mônica

    Ficaram muito fofas as louças!
    Amei a idéia!
    Com essa letra linda que você tem,parece até comprada pronta <3
    Quanto custa ,em média,essa caneta Thais?
    Bjs.

    • Cada canetinha sai por 10 reais, em média! Bom, né?

  24. Raíssa

    Que fofo que ficou, gostei da ideia!
    Os pratos aqui de casa também são da Germer, compramos em Campo Largo. Se eu não estou enganada, eles são de “segunda linha” e tem defeitinhos pequenos, por isso foram mais baratos. São de poá. 🙂

    • AHHHH, foram esses que eu vi pra vender mas estavam com peças faltando. Me inspirei neles pra customização!

  25. Ana

    Amei!! Ótima ideia! Bjos

  26. Soninha

    uauuuuuu !!!
    Thais que graça !
    Amei a idéia.
    Eu também não sabia q existia canetinha para porcelana.
    Parabéns !
    bjs

  27. Francine Bucco

    Outro dia você postou alguma foto no insta do CDD que aparecia seu prato e eu pensei: que lindo! onde será que a Thais comprou? E agora entro aqui e, para minha surpresa, descubro que você que decorou. Eu amei!! Ficou uma graça, totalmente diferente das louças que vemos por aí… e agora que sei como é feito, dá vontade de sair correndo para fazer também! hahaha Ainda mais porque tudo que nós fazemos tem um gostinho especial né?
    Beijo!

  28. Heloisa Carvalho

    Essa foi novidade pra mim! Gostei da idéia ^^

  29. Ana

    Apenas fantástico! Arrasou!

  30. Ficou lindo Thais! Eu não tenho dotes artísticos então acho que faria algo mais simples, assim como você 🙂 http://www.simplesbela.com

  31. Fernanda Gabriela

    Que graça!!! Muito lindo! Adorei o pires de Bom dia… sua letra é muito bonita.

  32. Letícia Larcher

    Thais, que bom que você voltou. Estou adorando tudo que você posta! 🙂 #Gratidão

  33. Michele Bdz

    Q peças lindas e delicadas!!!!
    Só resta saber se as louças q tenho são de cerâmica ou porcelana…. rs

  34. Rita

    Adorei Thais! Me mudei recentemente e esses seus posts me dão umas ideias tbm rs! Ficaram otimas as porcelanas! Beijo

  35. Karina

    Thais, que perfeição!!!! Achei maravilhoso. Eu não sabia que dava pra pintar louças assim. Mas mesmo assim não me animei mto pq se vou fazer algo no estilo não dá certo. Eu sou mega perfeccionista, então ia mais pintar e limpar pra deixar perfeito que conseguir deixar essa lindeza que vc deixou. Parabéns!!!!

    • hahahahaha, também sou perfeccionista, mas desapeguei um pouco disso pra completar o projeto! 🙂

  36. Fernanda

    Trabalho muito lindo, delicado e caprichado! Já usei para decorar porcelanas decalques, que comprei na Daiara artes. Fica super bonito também!

  37. Márcia Daniella

    Suas louças ficaram fofas demais!!! Tão bom ter algo tão personalizado! Amei!! Quando casei, minha mãe me deu seu antigo jogo de louças completo e que estava guardado há um tempão. Sinto muito amor quando olho pras peças também. Super te entendo 😀

  38. Karina Ayres

    Que fofa, ficaram bem simples e fofas, adorei mesmo!

  39. Renata

    Adorei!! Não sabia dessas canetas para porcelana!! Personalizado e mais legal!!

  40. Marina G.

    Tive muita dificuldade para escolher a louça também! Acabei optando por uma que tem um fundo de renda off white sobre branco e que os pratos são ovais ao invés de redondos.
    Achei tua decoração muito linda! Não sabia da existência dessas canetinhas…

  41. Nicole Vitto Gomes

    Acho que tenho duas dicas que podem ajudar quem quiser pintar em outras superfícies! Sou ilustradora e há algum tempo quis presentear uma amiga com uma caneca desenhada por mim. Depois de alguma procura por materiais que fixassem na porcelana, encontrei as canetas Sharpie e funcionaram muito bem. Elas você encontra facilmente em loja de papelaria… Mas como não se encontra facilmente em muitas cores, não estava muito satisfeita. No final do ano passado, por acaso acabei encontrando as canetas Posca. Elas vendem em várias espessuras (tem na grafitti tbm) e em muuuuuitas cores. E o melhor, pintam em QUALQUER superficie! É mto usada por grafiteiros pq a cor pega com muita facilidade. Dá pra pintar em prancha de surfe, shape de skate, parede, vidros, janelas, garrafas, porcelana, cerâmica… http://www.posca.com/br O site dá exemplos e ainda ensina como proceder em cada caso pro material fixar 🙂 Fica a dica! Beijos!

    • Que massa, Nicole! Obrigada pelas dicas. E me conta, a Sharpie e a Posca não saem de jeito nenhum também? Mesmo com as lavagens?

    • Nicole Vitto Gomes

      Que bom que gostou! Então, ambas tem que colocar no forno pra fixar também. A sharpie sai só se usar esponja de aço, lavando normal não sai. E durante o processo pode usar álcool pra apagar, se errar. E a posca acredito que tem ainda mais fixação, ja que é usada para vários tipos de materiais =) Nessa parte do site deles explica direitinho o que fazer em cada material pra não sair: http://www.posca.com/br/marcadores-multiusos/materiais-e-dicas
      A posca tem um preço mais salgadinho, mas a gama de cores é incrível… sem contar que com uma caneta pode fazer várias coisas legais! Recomendo comprar numa cor bem “viva” tipo amarelo, ou verde-limão, invés da clássica preta, que o efeito fica massa! Se der um google rapidinho com “posca wall” “posca garrafa” e afins, vc acha muitos trabalhos legais. Tem gente que pinta até carro! Vale a pena ver 😉

  42. Gabriela Ronchi Salomon

    Ficaram super lindas as louças! Amei 😀

  43. Paula Vitorio

    Thaís, só fiquei pensando que você poderia ter colocado “TM” em todas as suas louças, tipo nas casas dos rycos dos filmes! kkkkkkkkkkk

    • HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA, ESSA IDEIA É MARAVILHOSA. Meu sonho é ter toalhas e travesseiros com minhas iniciais, tipo rica da mansão!

  44. Bruna Farias

    Thais que coisa mais delicada, ficou lindo e vc leva muito jeito para essas coisas manuais 🙂

  45. Adriana

    Adorei muito obrigado!

  46. Ray Targino

    Olá, ficou simples e muito legal a decoração que você fez! Queria saber da durabilidade das canetas, da pra fazer bastante ou secam rapido ?

  47. Que coisa mais linda! Já quero fazer!

  48. Sou do Rio de Janeiro, onde posso achar?