Coisas de Diva Coisas de Diva Coisas de Diva

Há alguns meses eu perguntei se vocês queriam que eu fizesse post sobre minha NX Mini, e várias meninas disseram que sim. Demorei, demorei (afinal quando fiz a pergunta eu tinha acabado de comprar a câmera, queria testar um pouquinho mais antes de falar sobre), mas finalmente aqui estou eu para falar dela para vocês.

Bom, já tem alguns anos que eu uso duas câmeras para fazer as fotos aqui do blog – uma Canon T3i que é minha favorita, e até pouco tempo atrás usava também uma Cybershot basiquinha veeeeeelha que só, que já tava começando a morrer e foi substituída pela NX. Bom, mas por que duas? Todas as fotos de produto eu faço com a Canon, que é uma câmera incrível. E as de rosto faço com a compacta (antes com a Cybershot, agora com a NX) porque fazer essas fotos com a Canon demanda um tempo que eu não tenho. É preciso ajustar o foco, é preciso um lugar amplo, um tripé, etc etc, tudo isso leva bastante tempo, ainda mais para quem faz tudo sozinha. E hoje minha rotina é bem pesada, simplesmente não consigo.

E aí eu já estava há um bom tempo pesquisando uma nova câmera compacta que fosse melhor que minha antiga e encontrei essa da Samsung, que ainda não estava disponível no Brasil. Esperei até ela chegar e comprei. Escolhi ela porque ela é pequena, leve, tem o visor que vira (ou seja, perfeita para mim, já que tiro muitas fotos de rosto aqui pro blog) e além de tudo ainda tem Wifi (dá para salvar as fotos direto no celular pelo aplicativo da Samsung, tipo a GoPro) e ainda dá para trocar a lente. Eu, por enquanto, só tenho a 9mm, que é a lente que vem com ela, mas sei que tem outras opções legais, tipo uma lente zoom. Ah, a resolução das imagens é de até 20 mp.

Ela é bem simples de mexer, tem alguns botões e o visor também é touch screen. Ela já tem alguns modos pré-selecionáveis que são bem legais, tipo para fotos de comida, macro, fotos com pouca luz, fotos de rosto, e também dá para escolher outros como ‘prioridade de abertura’ ou ‘prioridade de obturador’.

(Algumas das fotos que tirei com ela)

Sinceramente, é a câmera que eu indicaria para a maioria das pessoas – mas, é claro, isso tudo depende das suas necessidades e do seu interesse pelo assunto. Vejo muita gente gastando muita grana em câmeras maiores e mais profissionais (como a minha Canon, por exemplo), sem ter interesse em entender como usar os recursos de uma câmera dessas. Acho besteira gastar muito numa câmera que será usada apenas no modo automático. Além disso, a NX faz imagens lindas, é pequena, é leve e não enche o saco carregá-la em viagens – aqui em Paris, por exemplo, eu só saí com minha Canon poucas vezes, porque ela é pesada e grande. Já se você gosta de fotografar no modo manual ou quer aprender, não sei se seria a ideal.

A minha eu comprei no Ponto Frio.

Categorias
Compartilhe nas redes sociais
35 Comentários: Nos conte o que tem a dizer
Visualizar Comentários
Nos conte o que tem a dizer

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
O que nossas divas já nos disseram
  1. Fernanda Gabriela

    Realmente, é mto bobagem gastar uns mil e tantos numa máquina profissional sem esse intuito real. Eu ainda uso uma bem simples da Canon… mas meus fins são apenas turísticos. kkkkkk Mas que eu piro nessas câmeras com wi-fi piro!

  2. Lilian

    eu estava namorando uma semi profissional, mas agora estou pensando…..será que vou ter paciência para estudar todos os recursos? e esta que vc falou está em promoção no ponto frio….vou analisar muito bem…kkkkk

  3. Bacana a dica, tbm estou precisado de uma máquina compacta desde que a minha resolveu (depois de muito trabalhar ok) morrer rs
    Bjkas

  4. Ellen

    Gostei da dica, eu to com vontade de alguma camera que seja a prova d’agua.. mas até agora nao achei nenhuma tão legal! rs. Alguem ja usou aquelas capas a prova d’agua? Funcionam? Beijos

    • Larissa

      Olá, eu comprei semana passada uma tx30 que é a prova d´água e me apaixonei! Já tinha sua antecessora TX20 que também era ótima, recomendo muito essas 2, ahhh a minha eu comprei no Mercado Livre com um preço inacreditável!

  5. Vanessa

    Ótima sua dica. Era bem o que eu estava procurando. Bjs.

  6. Márcia Daniella

    Gostei muito da opção de virar o visor. Acho que vc está corretíssima quando fala que não vale a pena gastar horrores em uma câmera se não for pra explorar os recursos. Eu mesma estou adiando a compra de uma câmera nova porque meu celular quebra o galho tão bem, rs, rs.

  7. Mari, você fez o post da câmera que estava pesquisando mais, também tenho o mesmo problema que você. Uso uma câmera Nikon, como a sua Canon, para fazer fotos dos post para o meu blog, mas quando tenho eventos e quero sai por ai ela pesa bastante na bolsa e isso atrapalha. Fora que não consigo sair com uma bolsinha menor, ai nesse momento acabo levando o celular mesmo ou a GoPro. Que bom que está curtindo essa câmera, você me deu uma super referência sobre ela. Beijos

  8. Adorei a dica, as imagens são realmente muito boas! Adorei que ela vira o visor, pra mim é essencial essa funcionalidade numa camera hoje em dia =) http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  9. Priscila

    Gostei dessa para o dia a dia, mas para algo mais profissional fico com a DSLR.

  10. Ana

    Tenho essa câmera e levei pra minha viagem que fiz recentemente pra Londres e Paris. Ela é ótima e me salvou muitas vezes, pois o selfie que eu tirava com ela às vezes ficava bem melhor do que quando eu pedia pra alguém tirar a foto. Pra viagens de casal ou sozinha ela é a salvação! Agora o fato de ela ser sem zoom me deixou um pouco chateada, pois, às vezes, fazia bastante falta. De fato, melhor comprar ela e deixar de comprar aquelas gigantes, mas é melhor comprar a lente de zoom também. Valeu Marina! Eu fui uma das pessoas que pediu essa resenha =) Bjos!

  11. Fernanda Penido

    Adorei a dica de compra, realmente vale a pena se vc não quer ou não sabe usar os recursos da outra! Curiosidade, Marina: qual a cor da sua câmera? É branca, né? O link leva para uma que é verde…

  12. Mariana

    Oi, Marina, tudo bem? Bacana você abordar esse tipo de assunto no blog, mas acho que algumas informações essenciais ficaram faltando. Quando você diz que procurou uma câmera compacta e acabou comprando essa, fica a sensação equivocada pro leitor de que essa é uma câmera simples do tipo “point and shoot”, quando na verdade não é. Essa câmera faz parte de uma linha maior da Samsung, todas com prefixo NX, que na realidade são câmeras com o tal “mirrorless system”, uma “simplificação” de componentes das câmeras semi-profissionais. Três características importantíssimas para essas câmeras são o sensor maior, o que garante fotos de qualidade superior às fotos de câmeras compactas convencionais e de celulares, a possibilidade de troca de lentes, levando a um leque bem bacana de possibilidades de fotografias, e a opção de utilização do modo manual, mesmo não obrigatório. Esses diferenciais as aproximam mais de câmeras semiprofissionais e justificam seu preço mais elevado. Espero ter ajudado. 🙂 bjs

  13. Paloma

    Eba, tava esperando por esse post! Vou aproveitar uma viagem para os EUA para trazer uma câmera e, depois desse post, acho que vai ser essa aí 🙂 achei as fotos ótimas! E esse visor que vira é maravilhoso.

  14. Dany Stacy

    R$ 999,00! Senhor Jesus Jcisto! É muuuuuuuuito caroooooooooooooo.
    Mais por aí nos EUA e na Europa deve ser bem mais barato, né?

    • Lilian

      não é caro, nós que somos pobres…kkkkk e me conte uma coisa…já saiu sua bolsa família??? que fila grande né???

  15. Bárbara

    Adorei a máquina, e concordo com o que disse, que não se você não vai usar todos os recursos de uma profissional não vale o investimento mesmo.

  16. Polyana

    Tinha uma câmera da Canon e adorava. Mas como era com pilhas, descarregava fácil. Comprei uma sony que não chega nem aos pés. Mesmo com mais megapixel, a foto não fica tão boa quanto a da canon. Vou comprar outra assim que puder 🙂

  17. Luli

    A troca ou não de minha quase falecida câmera vai depender do desconto que essa daí vai ter na Black Friday 😛

    • Lilian

      Bem lembrado, vou fazer uma pesquisa nos sites, porque aqui no Brasil a Blackfriday é meio fachada, mas vou comparar!!

    • Lilian

      Acho que deu uma pane no meu comentário, mas fui olhar no site do ponto frio e …surpresa…subiu!

  18. Miriã Andrade

    Boa dica, Marina! 😉

  19. Priscila

    Qual o batom? É muito bonito 😀

  20. Michele Bdz

    Valeu a dica!! (y)

  21. Simone

    Olá!! Muito bom ler suas dicas, pois tem poucas informações na internet sobre a câmera! Mas algumas coisas me deixam com bastante dúvida, principalmente em relação às fotos noturnas e a nitidez em fotos com muitas pessoas, pois uma câmera da samsung que tive deixava muito a desejar nesses quesitos! Essa parte de não ter zoom tbm me incomoda…. vc sabe onde se pode comprar essa lente com zoom e quanto custa?
    Ela não deixa as fotos noturnas com borrões? Tem boa nitidez, boa pra bater fotos com iluminação de balada também?

    Encontrei na ponto frio por 699 reais… não vi mais barato, acho que está bom, né? Eu estou bastante em dúvida principalmente em relação a s9500 da nikon, que esta 549 e também parece ser ótima!
    http://www.pontofrio.com.br/CineFoto/CamerasDigitais/camerasdigitaissemiprofissionais/Camera-Samsung-Smart-NX-MINI-9MM-Branca-%E2%80%93-20-5MP-LCD-Movel-Touch-Screen-3-0-Lente-Intercambiavel-Mobile-Link-Wi-Fi-e-Video-Full-HD-3413924.html?utm_source=GP_PLA&utm_medium=Cpc&utm_campaign=CINE_PLA_1&gclid=Cj0KEQiAneujBRDcvL6f5uybhdABEiQA_ojMgoxH8F1fhugb0nDZlO6sJPVQSLp9z1JTZCYPJu7NzTQaAo2c8P8HAQ

  22. Paulo

    Cara amiga Marina, comprei uma nx mini e após uma semana notei que o botão maior, o que dispara a foto e que é metálico, perdeu o brilho, ao contrário dos outros botões menores. Aconteceu isso com sua NX MINI? Aguardo resposta para decidir se vou permanecer com ela. Grato.

    • A minha continua igual, talvez a sua tenha algum defeito de fabricação.

  23. roberta camara

    EEi 🙂 tenho uma duvida que não acho em nenhum lugar, espero que possa me ajudar..
    to doida pra comprar a nx mini, mas não sei se consigo passar as fotos pelo wifi para o iphone, isso é possivel? me falaram que sansung e iphone não eram compativeis.. enfim, me ajudaaa !!! hahaha beijoo e obrigada

    • Sim, são compatíveis, eu tenho iPhone e uso tranquilamente para salvar as fotos no celular.

  24. Post completo, como sempre! Sou fã do CD!!! Só não compro uma porque já tenho…rssss.. a explicação é tão boa que a gente quer logo uma! Parabéns!!

  25. Comprei essa câmera ontem e estou esperando chegar… Também tenho uma Canon, mas é a T1i, que é grande e pesada… Não dá para levar para todo lugar, principalmente pedir para um desconhecido tirar foto de você…

    Essas compactas são boas para levar em jantares, passeios mais simples, etc… Muito bom saber que valeu a pena investir nela!

    Beijinhos

  26. […] W830b na Americanas / Resenha da Sony W830b 4. Samsung Smart NX Mini no Ponto Frio / Resenha da Samsung Smart NX Mini 5. Nikon L330 no Extra / Resenha da Nikon L330 6. Polaroid Cube Vermelha no Walmart / Resenha da […]

  27. lenaide antunes de araujo

    Boa tarde! interessante essas dicas.
    comprei minha nxmini da samsung, agora esse mês, pelo site da walmart, so que agora estou tentando comprar a bolsa protetora da mesma, e não encontro em lugar algum. moro aqui em Natal/RN. Poderiam me indicar onde posso encontrar, algum site seguro?
    agradeço.
    Lenaide.

  28. Olá, tudo bem?
    Estou pesquisando algumas câmeras… essa é boa para filmar também?

    Beijos

  29. Olá! Tenho uma dessas novinha para vender, nunca foi usada, está até sem cartão de memória! Ela é branca e linda, tive que comprar outra por isso estou vendendo, pois ela não possui zoom, só acoplando outra lente, não me ajudou para o que precisava no momento, que era fotografar detalhes arquitetônicos. Mas ela é perfeita para viagens, selfie, é touch e tem wi-fi. Se alguém tiver interesse é só entrar em contato!