Corpo Cosméticos Pele

Sabonete líquido: por que usar?

10/08/2014

As versões em barra que me perdoem, mas sabonete líquido é fundamental. hahahaha Ok, agora falando sério: sou suspeita para falar, porque meus banhos são regados a ele desde que conheci o produto, com uns 10 anos de idade (mini diva desde aquela época). Sinto na prática os benefícios há muito tempo e fiquei curiosa para saber de onde vem essa preferência. É por isso que o post de hoje traz um pequeno dossiê sobre sabonete líquido. Vem comigo!

Johnson’s Baby | Pluii | L’Occitane | Palmolive | Nivea

Higiene: O sabonete em barra tende a acumular bactérias em função do alto manuseio. Já com o líquido isso não acontece (importante: desde que não seja utilizada esponja!), permitindo que possa ser compartilhado entre várias pessoas.

Tratamento: O sabonete em barra costuma ser mais agressivo à pele por causa do pH alcalino (é por isso que geralmente sentimos ela repuxar após o uso). Como a outra versão não precisa se manter sólida, dá para incluir na fórmula ativos hidratantes, extratos vegetais, vitaminas, proteínas, aminoácidos e outros compostos interessantes. Fora isso, o sabonete líquido costuma ter pH neutro (com pequenas variações entre ácido e alcalino), que se aproxima melhor do pH fisiológico, ou seja, da nossa pele em estado natural.

Rendimento: Apesar de não parecer, sou da opinião de que o sabonete líquido dura mais. A versão em barra geralmente derrete com facilidade, especialmente com o vapor do chuveiro e aquela poça d’água que costuma ficar no fundo da saboneteira (eca!).

Multifunções: Li que o sabonete líquido pode ser usado tanto no rosto quanto no corpo – mas isso se aplica a pessoas que tenham a pele normal e que escolham as versões de pH neutro. Os sabonetes em barra têm sempre uso específico: ou para um lugar, ou para o outro.

Claro que a escolha mesmo fica a gosto da freguesa – os sabonetes em barra continuam aí e já melhoraram muito suas fórmulas. Fora que são mais baratos e, em tese, melhores para o meio ambiente, por causa das embalagens menores e mais simples. E olha, confesso que eu mesma fico tentada com as apresentações, tão lindas!

Mas, para quem ainda não se decidiu, ficam as dicas! Ah, nossas resenhas sobre sabonete líquido podem ser vistas aqui.

você pode gostar também destes posts

47 comentários

  • responder luiza sosa 10/08/2014 às 13:42

    Comecei a usar sabonete liquido a pouco tempo e to apaixonada. To usando um da Natura Todo Dia de frutas vermelhas, é muito cheiroso e hidrata bem!

  • responder Alice 10/08/2014 às 13:49

    Sabonete líquido seria bom se tivesse cheiro no corpo, pq é o que atrai neles… mas o cheiro só fica durante o banho. Eu prefiro sabonetes em barra pela limpeza q fazem, dá a impressão que saímos mais limpas do banho, sem gordura no corpo! hahahahaha E sem contar q se sabonete em barra não funcionasse não lançariam versões “luxo” deles, a Loccitane com os sabons, e a Natura com os Ekos. Etc. E um dia eu vou estar num lugar sem muita predisposição a suor, essas coisas, e vai dar pra usar só líquido! Ainda chego lá! hahahahahahaha

  • responder Priscila 10/08/2014 às 13:53

    Eu adoro o Nivea Sunny Melon, o de romã da Palmolive e o de verbena da Loccitane!

  • responder Roberta Martins 10/08/2014 às 16:03

    Olá.Tudo bem?
    Gosto bastante de sabonete líquido.Prefiro considerando a
    durabilidade e a higiene.
    Abraços,
    Roberta.

  • responder Paloma 10/08/2014 às 16:28

    Gostei muito do post, Thais! Sou muito fã de sabonete líquido, sabonete em barra só não largo o da dove porque sou apaixonada pelo cheiro mesmo hahah mas no geral o sabonete líquido reina aqui em casa.

  • responder Andrea 10/08/2014 às 16:53

    Curti o post, Thaís! Nunca havia pensado na questão do ph, os líquidos da Dove deixam sensação de hidratação no que a gente enxágua. Confesso que ainda uso muito os em barra, mas sempre tem um líquido no box tb. Bjokas

  • responder Stefany 10/08/2014 às 18:12

    Gosto demais de sabonete líquido!! Só uso ele pro corpo. Pro rosto, uso em barra. Vou cortando em pedacinhos enquanto uso pra não ressecar nem acumular bactérias. Bjo, Thais!

  • responder Polyana 10/08/2014 às 21:19

    O post ficou excelente, Tais. Sabonete líquido já é a tua cara 😉 sempre que vejo um, lembro de você 😀 Eu uso os dois tipos. Mas confesso que prefiro o líquido, por questão de higiene. 🙂

  • responder dany stace 10/08/2014 às 21:27

    Já usei o da Johnson’s Baby, pretendo usar o da L’Occitane, to usando esse da Palmolive que já está se acabando e vou pular pra esse da Nivea. E eu alterno sempre também com o de barra, o de barra que eu uso é o da Nivia também o de algodão, tem um cheiro delicioso e não consigo deixar o coitado de lado.

    • responder dany stace 10/08/2014 às 21:29

      … o post ficou demais Thatá!

  • responder Larissa 10/08/2014 às 21:43

    Ótima ideia atentar para a questão da higiene e proliferação de bactérias.

  • responder Suélyn 10/08/2014 às 22:21

    Olá meninas,
    Eu só uso sabonete líquido justamente por achar mais higiênico … simplesmente amo. Adorei o post!

  • responder Fernanda Penido 10/08/2014 às 23:13

    Nunca tinha analisado com taaanto detalhe, mas faz bastante sentido! Mesmo assim, gosto de usar o sabonete glicerinado em barra (da fábrica do meu pai!) 😉
    Acho que por ter grande quantidade de óleo vegetal é menos agressivo… E para evitar que ele fique nadando na poça d’água (eca!), uso um suporte de plástico com alto-relevo (hahahaha… não sei explicar)!

  • responder Karen Raquel de Souza 10/08/2014 às 23:20

    Eu sou super fã dos sabonetes liquidos.
    Sou super viciada principalmente nos da Natura.
    Super recomendo o Sou e o Todo Dia Acerola e Morango.
    Esse de Acerola tem “ação refrescante” gosto de usar naquele dia hiper stress no trabalho que chego morta e ainda tenho que ir pra aula.
    Também apaixonei no Sunny Meloon da Nivea que vi a primeira vez em resenha no Blog rs.
    Beijos,
    Karen de Souza

  • responder Geórgia Cabral 11/08/2014 às 00:11

    Também sou 100% líquido…
    São tãao mais práticos, principalmente pra quem viaja, também acho que dura mais e não acontece aquela confusão básica: sabonete corporal e facial em barra = namorado usando facial como corporal =(
    Depois dessa, eu migrei completamente! rsrs

  • responder Lilian 11/08/2014 às 08:39

    Eu adoro sabonete líquido, mas não uso com frequência por motivo de: não sei!

  • responder Tatá 11/08/2014 às 09:08

    Eu mantendo os 2 no banheiro. Gosto do em barra, pq ele parece “limpar” mais, deixa o cheirinho na pele por mais tempo e é mais barato. Tenho usado bastante os da Nivea, mas as vezes compro Natura, Boticario tb. Deixo em saboneteira vazada no box, para escorrer a agua. Acho que o sabonete liquido dura mais, apesar de não usar todos os dias, o em barra em 1 semana ja acaba, se for bem cremoso entao menos, sem contar que vc não usar até o fim, eu não congiso usar qdo fica pequenininho. Ja o liquido , mesmo os mais ralinhos duram mais de 1 semana e dá pra usar até o fim. Mas fico com os 2 ainda ! rs..

  • responder Sylvia Aline 11/08/2014 às 09:19

    eu sempre intercalo entre um sabonete em barra e um líquido. esse da Pluii é uma delícia

  • responder Laila 11/08/2014 às 09:57

    Só uso sabonete líquido. Além de todos os benefícios, super prático na hora de levar na bolsa para uma viagem. Não tem erro não <3 Beijinhos!

  • responder Sandra 11/08/2014 às 09:59

    -Eu gosto dos dois tipos, em barra e líquido. O bom dos sabonetes em barra é que dá pra fazer uma massagem com ele, gosto da sensação quando passo ele na pele. Apenas lembrando que os sabonetes à base de glicerina não ressecam e inclusive são os mais indicados por pediatras para a pele de bebês e peles sensíveis em geral, podendo ser em barra ou líquido. Aliás, fica aqui uma sugestão de post, vocês poderiam mostrar várias opções de sabonetes de glicerina, eu ia gostar bastante.
    bjos

  • responder Mah 11/08/2014 às 10:05

    Eu me recuso a dividir meu sabonete liquido. Custa caro e sou eu quem compro então só eu que uso…rs
    Eu gosto dos líquidos porque perfuma muito mais, os em barra você passa e enxágua e para de sentir o cheiro dele.

  • responder Isabel 11/08/2014 às 10:21

    No momento, estou usando esse da Palmolive, mas em geral uso em barra, me dá impressão que ele limpa mais.

  • responder Michele Bdz 11/08/2014 às 10:23

    Eu também uso desde sempre…
    E os perfumes que eles possuem, eu acho q são melhores q dos sabonetes em barra!!!

  • responder EDILAINE FANELA 11/08/2014 às 10:33

    Também prefiro o líquido.

  • responder Bárbara 11/08/2014 às 11:25

    Também sou fã de sabonete líquido. Faz anos que não uso em barra, e acho que esse tipo repuxa a pele, mas o líquido parece deixar a pele mais hidratada.
    http://vidadecompras.blogspot.com.br/2014/08/aplicativos-para-organizar-o-orcamento.html

  • responder Fernanda Gabriela 11/08/2014 às 12:14

    Eu ainda sou do time barra! Não gosto de sair melecada do banho, gosto de sair beeeeem limpinha e fresca. Sabonetes líquidos me deixam com sensaçao meio melada na pele. E não acho que eles rendam mais. Só rendem se forem usados com esponja, mas a esponja nao pode ser aquela q fica umida no banheiro que aí é festa das bacterias do mesmo jeito… entao, barras sao menos complicadas …

  • responder Márcia Daniellla 11/08/2014 às 12:44

    Também sou apaixonadona por sabonete líquido! Em barra, só gosto de sabonete esfoliante. Desses que vc sugeriu, tenho o Frangipani e o L’Occitane!!! Maravilhosos!!

  • responder Rafhaela Rezende 11/08/2014 às 13:01

    Thais, o sabonete líquido é realmente mais higiênico se (e somente se, rs) usado sem esponja, passando só com as mãos mesmo. Caso contrário, em menos de uma semana você estará esfregando no corpo pele morta acumulada (que gruda na esponja e não sai) e uma colônia imensa de bactérias que se proliferam enquanto a esponja fica num ambiente úmido e quentinho. Tudo com cheirinho de sabonete, delícia, não? Hahahaha, mas sério, se for questão de higiene, use sem esponjas, que são nojentas!

    • responder Thais Marques 11/08/2014 às 14:50

      Ui! Mas não duvido nada, acredito em você. Eu sempre usei sabonete líquido sem esponja mesmo, mas aí quis dar uma chance pra ela em nome de mais espuma e durabilidade.

    • responder Raíssa 11/08/2014 às 19:08

      Depois que começam a crescer fungos na sua esponja de estimação, você nunca olha para elas do mesmo jeito. (risos)

  • responder Marcella Salomão 11/08/2014 às 13:21

    Adorei as explicações sobre o sabonete líquido, Thais. Eu nunca tinha parado para pensar nessas vantagens, principalmente na questão do pH.Bjos

  • responder Kamila Pestana 11/08/2014 às 16:07

    Adorei o post, Thais!
    Já eu sou o contrário da maioria pelo que vi aqui kkkkkkk, já tentei me adaptar com sabonete líquido, mas não consigo! Uso sabonetes em barra hidratantes, ou a base de óleos vegetais, então minha pele não repuxa nadinha. Ah! E eu não deixo meu sabonete no banheiro, ele fica sequinho, numa caixinha tampada, no meu quarto. Mas realmente, no quesito higiene se não usado com esponja, o líquido sai ganhando.
    Atualmente tô apaixonada pelo cheirinho do Dove de leite de Coco e pétalas de jasmim, já experimentou? Acho que tem líquido! Quem não gosta de cheiros doces nem tente, pois é muito docinho e fixa muito!
    Beijos!

  • responder Ninna 11/08/2014 às 18:13

    Eu, particularmente, prefiro a versão em barra, mas tenho um sabonete liquido da Phebo e um da Pluii que são ótimos! Sempre que lembro levo eles para o chuveiro comigo.
    Achei o post bem legal.. pensando bem, no quesito: higiene, você tem toda razão!

  • responder Pri Morad 11/08/2014 às 19:44

    Eu gosto de sabonete líquido para lavar as mãos, ainda mais se eu estiver usando anéis! Rsss Já para o corpo prefiro sabonete infantil em barra, são menos agressivos e não deixam a pele repuxando! Tenham cuidado com as esponjas, os sabonetes líquidos podem até ser mais higiênicos, mas as esponjas acumulam mta bactéria, podendo até causar espinhas e alergias na pele! Bjs

  • responder Raíssa 12/08/2014 às 09:21

    Eu dei uma chance para os sabonetes líquidos por causa de você, eu realmente sinto que resseca menos e os cheiros geralmente são muito bons. Mas ainda não abandono de vez os em barra, adoro ficar me enchendo de espuma com eles, tento não deixar no banheiro nem dividir com ninguém, então não tenho muito problema.

  • responder Heloisa 12/08/2014 às 13:10

    Comecei a usar sabonete líquido tem um ano, graças a você haha. Eu percebi que houve uma melhora muito significativa em minha pele, que é seca e sensível. Não sinto mais aquela sensação horrorosa de repuxamento, que me dava muita aflição. Como sou extremante alérgica à perfumes e afins, o meu queridinho é o Johnson’s Baby da Cabeça aos pés, inclusive, passo no rosto ( tira a maquiagem que é uma beleza). Tenho usado agora o Nivea de Erva Doce, e estou amando ( cheiro muito gostosinho). Adoro seus posts!

  • responder Rute Gonzaga 12/08/2014 às 22:43

    Gosto mais dos sabonetes em barra pois parece que limpam mais.

  • responder Sabrina Galdino 13/08/2014 às 12:56

    Em casa sempre fui acostumada a usar sabonete em barra, o líquido estou começado agora. #mudançasdehabito!

    http://www.universopraticofeminino.com

  • responder Blog Pras Meninas 13/08/2014 às 20:05

    Sabonete líquido tem cheirinho de limpeza. hahahhaah

  • responder Ariane 14/08/2014 às 16:27

    Eu gosto tanto de sabonete líquido que tenho 3 embalagens no box e tenho medo de usar e acabar kkkkk mas vendo o post e pensando melhor a duração é bem parecida com o em barra, mesmo deixando numa saboneteira…dos em barra que eu usei o único hidratante mesmo eu acho q é o dove pena q vai embora feito água 🙁 mas acho válido sempre ter um sabonetinho em barra, eu que sou meio loka e gosto de lavar a mão durante o banho kkkkk

  • responder Vick Neumann 14/08/2014 às 23:18

    Thais, me identifico muito com vc. Também sou a louca do sabonete liquido, tenho a pele extremamente sensível, usei sabonete de glicerina até grande e não curtia mais o efeito/cheiro, tentei usar os em barra comuns e não deu muito certo, minhas pele ficava estranha repuxando, até que eu testei o liquido e é amor pra vida toda, fora que eu posso usar a maioria dos em liquido que a minha pele não fica estranha ainda da pra dar uma variada nos cheirinhos e marcas.

    Beijos da Vick
    http://www.vickneumann.com

  • responder Miriã Andrade 16/08/2014 às 03:20

    Preciso usar mais sabonete líquido, tem tanta variedade e ótimos benefícios que não tem porque não usar. Tenho vontade de testar esse da Pluii! 😉

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB