Coisas de Diva Coisas de Diva Coisas de Diva

Se tem uma coisa que eu amo é estar na água – minha adoração por banhos não me deixa mentir! É por isso que meu esporte favorito sempre foi a natação. Comecei a praticar quando era criança e, ao longo da vida, alterno minhas idas e vindas aos treinos (teve uma época em que quase competi, muito chique!).

Depois de alguns anos, voltei a nadar e agora estou fazendo duas vezes por semana esse tipo de exercício! Aí veio o dilema de montar a mala: não gosto de ficar carregando a vida mas sei que existem coisas que são essenciais. No fim das contas, ela ficou mais ou menos do jeito que está na montagem:

Maiô | Grampos | Touca | Óculos | Chinelos | Toalha | Necessaire | Kit Lolita Serum | Kit Pantene Expert Collection | Sacos Plásticos | Elásticos de Cabelo

Começando pela parte cosmética, que eu sei que é o que mais interessa pra vocês! Para não carregar mil frascos enormes, decidi lançar mão das miniaturas. No momento, estou usando um kit da Nativa Spa com shampoo, condicionador e sabonete líquido, todos da linha Verbena + Áloe Vera. Como não existe para vender porque foi uma amenidade do Boticário que eu ganhei durante uma viagem, coloquei aqui em cima meus próximos companheiros. Esse kit AgeDefy da Pantene Expert Collection é novidade e traz shampoo (118 ml), condicionador (75 ml) e tratamento fortificador (50 ml). Já o kit Lolita Serum, da Empório Body Store, conta com sabonete líquido, loção hidratante e óleo corporal (esse vou deixar em casa), todos com 60 ml.

A necessaire que guarda tudo isso é uma de tela da Nivea que ganhei certa vez. Como é furadinha, permite a respiração e evita o acúmulo de água. Coloquei essa chique só como exemplo, pois tem para vender várias baratinhas por aí. Outra dica de local para acomodar pertences é o saquinho plástico com fechamento hermético, que estou planejando comprar para colocar maiô, touca e óculos molhados. No momento, uso aqueles de mercado mesmo, mas vai ser bem melhor ter um resistente para deixar secar e então usar muitas vezes (a natureza agradece, né!).

No quesito roupas e acessórios, meu maiô é velhinho de guerra, da Adidas, e se parece com o modelo que eu coloquei na montagem. Os óculos e a touca são da Speedo, que eu considero uma marca excelente para itens de natação. Sobre os primeiros, são compra recente e estou curtindo bastante treinar com eles! O que mais gostei foi da tira, que não é dupla como na maioria dos óculos. A vedação desse modelo também é muito boa! Para prender os cabelos, elástico e grampo sempre. Uso também um chinelinho da Petite Jolie (igual ao da foto, só que o meu é vermelho) e estou considerando comprar uma toalha especial para me secar, pois a que levo é enorme e ocupa o maior espaço na mala! Meu namorado usa esse estilo aí, de microfibra, e diz que seca super bem. Vamos ver!

Como a academia é estupidamente perto da minha casa (e eu vou de carro, cof, cof), deixo para lavar o rosto com sabonete específico, passar hidratante e protetor solar quando chego mesmo.

E aí, curtiram o que vai na minha mala enxutíssima? Se alguma nadadora de plantão tiver mais ideias, é só contar nos comentários!

PS: Esqueci de colocar na montagem o desodorante, que é um da Rexona Teens, menorzinho, e a mala onde carrego tudo isso – uma da Puma, velhinha que só, nem consegui encontrar na internet!

Categorias
Compartilhe nas redes sociais
74 Comentários: Nos conte o que tem a dizer
Visualizar Comentários
Nos conte o que tem a dizer

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
O que nossas divas já nos disseram
  1. Lilian

    Achei super tranquila sua bagagem..kkk…olha, essa toalha da montagem comprei no verão achei que não é lá aquela brastemp….ela é pequena, é menos absorvente que as tradicionais e tem como vantagens que seca super rápido e cabe em qualquer lugar. Foi essa a conclusão que tirei.

    • Sylvia Aline

      Lilian, eu já tava me animando para comprá-la, agora estou indecisa

  2. Fernanda

    Comecei a fazer natação há um mês, ainda sou amadora nesse negocio de arrumar a mala, levo apenas a toalha (há dias que nem levo), maiô (já vestido, com uma saia, ou calça)chinelo já calçado e a touca.. preciso urgente comprar o óculos. Nada de shampoo, creme, sabonete… como moro perto da academia não vejo o porque de levar isso tudo, me arrumo em casa mesmo. Acho mais prático. Quem sabe com o tempo posso fazer tudo mais organizadinho. Vamos esperar pra vê.

  3. Mah

    Eu gostaria de fazer natação, mas não tem nenhuma perto de casa 🙁
    Faz resenha do kit lolita, esse óleo de ouro parece ser super legal.

    • Vou fazer!

    • dany stace

      Obaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  4. Sandra de Lima

    Ah sou suspeita pq amo natação, não sabia nadar até 2 anos e meio atrás, meu marido me incentivou, desde então fiquei apaixonada pelo esporte, amooo
    Eu tenho uma mala que comprei na Decathlon aqui em São Paulo, onde tb vende essas toalhas, tenho 2 dessa marca, mas ainda prefiro as toalhas convencionais hehe. Quanto a shampoo e condicionador, as embalagens travel size são realmente perfeitas, mas gosto tb das tipo bisnagas, no momento levo o shampoo Tigi Bed Head ressurection e o condicionador Pantene da linha expert. Maiô prefiro os da Speedo da linha Hydrofast. Nadar é muuuuito bom até nesse frio que está fazendo em Sampa rs.

  5. Priscila

    Não entendo nada de coisas sobre natação, mas achei legal essa ideia do post de mostrar itens de esporte (eu por exemplo só pratico corrida).

  6. Sylvia Aline

    eu nem sei nadar e não curto muito. aqui na minha cidade tem o Rio Paraná e todo ano tem competição de natação para ver quem atravessa o rio primeiro. vem gente do Brasil todo. quem sabe você não participa Thaís… gostei dessa toalha

    • hahahaha, que massa! Vai que viro profissional de travessia, né?

    • Sylvia Aline

      procura no google “travessia do Rio Paraná a Nado”. já é tradição na cidade a quase 50 anos. quem sabe você não se anima, rsrs

  7. Fernanda Gabriela

    AMO natação, mas não faço, pois eu (semi albina kkkkkk) preciso de uma piscina coberta, e as academias que têm cobertura ficam bem distantes da minha casa. 🙁 Queria muito poder voltar a nadar. Dá uma sensação de tranquilidade e queima muitas gordurinhas. Saudades! Eu era do time que ia pra casa de roupão (igual as tias da hidroginástica) e me arrumava em casa mesmo… Acho vestiário um lugar meio ~tenso~ hauahauhua

  8. Gabriela

    Amo nadar! Tenho uma mala específica só com coisas para o treino pq sempre acabava esquecendo uma coisa ou outra (rs!). Como tomo banho na academia mesmo e faço o trajeto (trajeto de 30 min +/-) para minha casa de bike, eu sempre levo um mini secador de cabelo para evitar ficar doente ainda mais com esse frio. Beijo a todas!

  9. Michele Bdz

    Adorei a ideia da toalha..
    parece boa até pra levar em viagem..
    Se realmente ocupa menos espaço, eu acho q vale!

  10. Fran

    Thais só faltou colocar foto de mala/mochila/bolsa para colocar essas coisas!

    • Pois é, esqueci disso e do desodorante! hahahaha

  11. Danielle

    Oiiiii!! Nado a algum tempo e uma dica que ajuda muito meu cabelo não estragar é antes de colocar a touca passar no cabelo do meio para as pontas o Leave-in SH-RD Protein Cream – N.P.P.E.Hair Care, protege bem o cabelo da agressão do cloro, coloco primeiro uma touca de pano e depois a de silicone para não escorregar e não entrar tanta água. Quando saio lavo normalmente com shampoo e condicionador Aussie!

  12. Márcia Daniella

    Esse post me representa!!! Levo vários desses itens. Só que, no meu caso, é para a hidroterapia. Ainda estou em recuperação por conta de um grave acidente que sofri. Mas, mantenho a esperança e o bom humor.

    • Isso mesmo! Mas um pouquinho você vai estar nadando também! <3

  13. Bruna

    Essa toalha é maravilhosa! Tenho varias! Rs… Uso para natação, praia e viagens!! Ela ocupa um espaço beeem pequeno e seca super bem. Uma dica, colocar um pouco de talco na touca, pra evitar grudar no cabelo e arrebentar os fios.
    Beijos

  14. Raíssa

    Fiquei com vontade de ter uma toalha de microfibra agora!
    Eu gostei dessa telinha! No momento eu estou usando aquelas sacolas de plástico de loja, que são um pouco mais resistentes, para pôr as roupas molhadas. Já as coisas que eu uso no banho, eu seco com a toalha mesmo.
    Uso uma bolsona da Carmin de algodão cru, escrito “Trancoso” de um lado, que só falta gritar “praia”.
    Ah, em vez de comprar uma miniatura direto, dá para comprar aqueles potinhos de kits de viagem em loja de bugiganga.
    Só achei que faltou alguma coisa para proteger o cabelo antes, porque o meu molha independente da touca que eu coloco – eu revezo entre ir com o cabelo cheio de óleo vegetal (quando eu vou de carro), Yamasterol ou um leave-in do Boticário para praia/piscina. E um hidratante para o corpo, porque minha pele sai toda esturricada também. :S

  15. Bárbara

    Thais, amei o post. Agora só falta eu me inscrever na natação!!!

  16. Rachel

    Ameiii o kit da pantene.super prático!já faço natação a algum tempo e levo tudo em uma mochila: toalha,pente,saboente,shampoo,condicionador, toalha.Preciso de uma necessárie de tela.

  17. Tatiana RV

    Aproveitando o tema, gostaria de pedir um post sobre maios para natação! Tenho procurado alguns e não tenho tido muito sucesso nos meus achados, tanto em preço quanto nos modelos!!!
    Também gostaria de saber mais sobre cernimos para proteger o cabelo do cloro! Tenho as pontas platinadas e tenho pavor de cabelo verde!!!

    Beijos!!

  18. Thaís

    Hahahaha, que engraçado ver gente que gosta dessa toalha. Tenho uma e ODEIO, acho que não seca nada…hahahah

  19. Hellen

    Thais, que protetor solar vc usa? Uma amiga faz natação pela manhã e sempre reclama que os protetores que ela usa não dão conta do recado e ela sempre sai com a marca do maiô nas costas 🙁

    • A piscina em que eu nado é coberta – com esse tempo que faz em Curitiba, não tem condição de ser feliz! hahahaha Mas sugiro que ela experimente um FPS alto resistente à água. Fator 50 pra cima!

  20. Lumah

    Thais, seu cabelo resseca muito ? Tem alguma dica boa para proteger??? beijos

    • Então, vou confessar uma coisa zero diva: não passo nenhum protetor nele não! Meu cuidado é, toda semana, lavar com shampoo anti-resíduos para retirar o cloro e hidratar com máscara potente! É que tenho o cabelo sem química, então não há tanta agressão!

  21. Thaís meu filho faz natação ele só tem três anos e por isso tenho que entrar com ele na piscina, Já no meu caso tenho que levar tudo em dobro, resumindo levo tudo isso só que pra dois 🙁 . Não vejo a hora dele crescer e poder entrar na piscina sozinho haha…

  22. Oi Thaís!

    Minha filha usa essa toalhinha do post pra fazer natação e ela vale MUITO a pena! É baratinha e evita ter que carregar uma toalhona comum enrolada rsrsr

    Se interessar a alguma mamãe, na Decathlon vende maiôs infantis (e adultos) de shortinho (parece de surfista) que é excelente pra se movimentar numa boa, sem o maiôzinho ficar saindo do lugar. Minha filha adora e sempre que outra mãe vê, me pergunta de onde é.

    Bjos!

  23. Juliana Gonçalves

    Thais, amei o post, especialmente porque comecei natação essa semana!
    Antes eu fazia hidroginástica em dias de folga, mas agora agendei a natação no horário vago entre meu trabalho e a pós-graduação; então quando saio de casa de manhã e levo minha super mala não posso esquecer NADA! Carrego praticamente isso tudo que vc colocou aí, então adorei saber que tô no caminho certo 🙂
    Uma dificuldade que percebi foi encontrar bons maiôs. Achei os da Adidas lindos e com modelos ótimos, mas eram todos sem forro, aí fiquei com medo de pagar peitinho em público, huahuahauhauha; então comprei um na Centauro bem barato (39,90 e vem com uma touquinha simples). A melhor parte: embaixo, na virilha, ele é mais largo, eu odeio coisa cavada estilo asa-delta. Usei essa semana toda e ele ficou muito bom no corpo, sem pegar nos ombros ou costas; além de secar rápido e não fica transparente. Recomendo! 😀
    Valeu meeesmo pelo post, bjos!

    • Raíssa

      Nossa, essa do maiô realmente é um negócio a se observar. Já comprei um maiô sem prestar atenção com costura bem “no meio” da virilha, usei por pouco tempo porque era muito constrangedor. Capô de fusca: não trabalhamos.

    • HAHAHAHAHA, chorei!

      De que marca é esse maiô baratinho que você comprou? Me interessei!

    • Juliana Goncalves

      Thais, no site da Centauro ele está em promoção, por R$29,90 (T.T), mas recomendo ir na loja provar, pq o meu é um cinza escuro, e esse sim ficou bom. Já o preto, da mesma marca e modelo, ficou beeem diferente no corpo, mais justo e cavado. O link pro site: http://www.centauro.com.br/maio-oxer-medley-c-touca-65470.html?cor=02
      Vamos combinar, não tem nada pior que sair pra fazer exercício e além de tudo ainda ter que ficar se preocupando com esse tipo de coisa, hehehe!

    • Valeu, Juliana! <3

  24. Fernanda Penido

    Natação é mesmo uma atividade completa! Pena que o cloro estraga o cabelo e das unhas… Para o cabelo, ouvi uma dermatologista dizer que é legal usar uma touca de pano por baixo da de silicone!

  25. debor

    já fiz natação e atualmente nem faço aula, vou só pra treinar e pq gosto mesmo. comecei com hidroterapia pro ombro, passei pra natação bem lentamente e não saí mais da água!

    – sobre maiôs e biquinis: uso os da marca Fabiola Molina, ex-nadadora que tem uma confecção de modelos específicos pra natação, além de moda praia. valem muuuuito a pena. tenho 2 sunquinis e um maiô. são com a modelagem ótima, pra fazer esporte e não se preocupar se está aparecendo demais ou de menos… ótimo usar sunquini no verão e não ficar com a barriga branca ou com as costas com alças grossas marcadas. compro online e o atendimento é ótimo! já fiz trocas e tudo correu tranquilamente. peguei dicas com o pessoal do clube que treinava e competia.

    – sobre xampus etc: comprei aqueles potinhos de viagem de 100ml e encho com xampu e condicionador que estou usando em casa no momento. tudo pra não levar peso desnecessário.

    – sobre a toalha de microfibra: seca o corpo eficientemente, mas não tem o mesmo toque de toalha de verdade. comprei na decathlon na alemanha, o tamanho grande – e é enorme. uso tb qdo viajo e faço esquema mochilão. seca rápido pra colocar na mochila e ocupa pouco espaço.

    – sobre touca: adoro as flat da speedo. são mais finas e não apertam tanto a cabeça qto as de silicone mais comuns. e tem estampas variadas! já tive de bolinhas e de zebra. hahahahah mas por serem mais finas, acabam rasgando mais facilmente e às vezes sobem enqto nado. mas ainda assim prefiro essas do que as grossas e desconfortáveis de silicone grosso.

    – extras: uma época levava água termal pra passar no rosto depois do banho. ultimamente tenho usado o creme Nivea Q10 dia (tb num potinho de viagem pequeno), pra pele mista. já dá uma acalmada, hidrata e tem FPS15. quando é frio, levo o secador e seco bem o cabelo antes de sair.

    desculpa, ficou superlongo. mas qdo junta 2 assuntos que a gnt gosta…
    bjs meninas! adorei ver q tem mta gente que curte nadar tb. ?

  26. debora

    ah, esqueci de contar: pro maiô molhado, antes eu enrolava na toalha e ia embora feliz. mas encontrei uma necessaire com a parte de dentro plástica e coloco as peças molhadas dentro e qdo chego em casa coloco tudo pra secar.
    acho uma graça, pq tem bordado “Biquini Bag”. qdo vi, não resisti e comprei!

  27. fernanda

    daqui a 2 semanas to liberada pra fazer hidroginastica. alguem, por favor, indica maio pra gravidas??

    • Ana

      Na Meimalha aqui em Curitiba tem!

    • fernanda

      Ana, nao encontrei o botao de “responder”no seu comentario… Obrigada, mas nao entrega em sp. Ja vi algumas q entregam em sp, so fico na duvida quanto ao tamanho da barriga, q ainda esta minuscula, mas vai crescer, ne

    • Já viu na Decathlon? Uma leitora acabou de comentar que lá tem plus size, então imagino que role para grávidas também! 🙂

  28. Polyana

    Que post legal. Ótimo para quem faz natação e melhor ainda para quem pretende fazer. Eu prefiro academia, apesar de não estar malhando no momento 😉 vou tomar coragem e me matricular 😛

  29. Ninna

    Ai que lindo esse chinelinho da Petite Jolie!!

  30. Ana

    Muito legal o post! Nunca tinha visto nada sobre beleza x natação! E como amo o esporte ai vão minhas dicas também:
    – Para o cabelo uso três dicas: a primeira é trocar o condicionador por uma mascara (meu cabelo é resecado e isso ajuda a manter bem macio), a segunda é usar champu para piscina/praia/verão (tem protetor contra cloro) e a terceira é molhar o cabelo com a água do chuveiro (como a água de torneira tem menos cloro, ela ficará represada na toca e a da piscina não atacaria tanto).
    – Para pele, para tirar o cheirão de cloro, passo óleo de banho, resolve!
    – Outra dica: Maiôs plus size tem na Decathlon!

    • Raíssa

      Eu uso essa dica de molhar o cabelo antes também! Até hoje não sei se funciona de verdade, mas como água é “de grátis” não custa tentar.

    • Boa ideia! Vou tentar!

  31. Roberta Martins

    Olá!O post é interessante,muito útil também quando o verão chegar….
    Abraços!
    Roberta.

  32. Geórgia Cabral

    Morro de vontade de fazer natação, acho um esporte completíssimo e cara… é na águaaaa, água é vidaa!!! <3 mas na minha cidade não tem, ha!

    Eu tinha esse kit Lolita da Emporio e eu dei pra uma amiga… amo cheiro doces, e o dessa linha é suave, até, só que fixa de uma forma tão absurda que eu enjoei. Vai entender, né?!

  33. Sandra

    Amo natação, faço 4 x por semana. Tenho essa toalha mas não gostei não, não seca bem, para o verão tudo bem, mas no inverno ninguem merece!!!!

  34. Gabriela/Rio

    Não tenho interesse nenhum por natação, mas o post tá ótimo como tudo que vocês fazem nesse blogue que eu amo e não vivo sem!

  35. Bianka

    essa toalha é do mesmo estilo da tek towel q vcs já postaram aqui?

    • Ih, gente, não sei! Procurei aqui mas não encontrei nada a respeito!

  36. Larissa

    Nadar é vida!!
    E eu, ao invés de uma toalha de microfibra, fiquei com vontade de um cobertor de microfibra, pode isso? hahaha

  37. Paloma

    Queria muito fazer natação, mas já tenho os ombros largos e fico com medo de que nadar acentue mais o problema =/ já ouvi muito sobre essas toalhas de microfibra, reza a lenda que ela colabora bastante para a redução do frizz.

    • Devo boa parte dos meus ombros largos à natação! Mas hoje já não me preocupo mais com isso, até porque já passei da fase de crescimento. Nadando duas vezes por semana + duas vezes fazendo musculação com foco na perna fica tudo certo! hahahaha

  38. Miriã Andrade

    Essa Thais é muito chique mesmo! 😀 Eu gostaria muito de saber nadar bem bonitinha, mas sou uma catástrofe, hehe. Preciso de umas aulinhas! ^^

  39. Alessandra Caixeta

    Tbem amo nadar! Só estou um pouco preguiçosa por causa desse frio! Moro em SP, mas sei que Curitiba é muito mais frio! Tais, vc tem algumas diquinhas pras nadadoras não passarem tanto frio? Rsrsrs..Bjos e adorei o post!

    • Nado em piscina coberta e ambiente climatizado, senão não aguentaria o frio! A dica do roupão é boa, se aquecer antes de começar a nadar também vale a pena. 😉

  40. Mah

    Eu faço natação 3 vezes por semana a mais de um ano… Nesse meio tempo, descobri algumas coisas.

    1) Maio de lycra não presta. O ideal é maiô de elanca. O cloro e a água da piscina destroem as fibras de elastano, e o tecido vai ficando ralo e frouxo. E como a lycra tem mais elastano que a elanca, estraga muito mais rápido.
    As professoras da minha escola gostam muito da marca TAQUION, mas acredito que seja local.

    2) Toalha: tenho uma de cabeça, daquelas com botão, e uma da riachuelo, tecido de toalha mesmo, mas bem fininha. Seca bem o corpo, e não demora para secar no varal. (enrolo o maiô molhado nela, odeio carregar sacola de plástico…)

    3) Sempre, SEMPRE, enxaguar a touca, o óculos e o maiô no chuveiro, para não deixar o cloro agindo… Eu levo tudo para o box comigo, e aproveito e ensaboo o maio no corpo, enquanto me lavo. Depois tiro e enxáguo.

    4) Para as loiras: procurar locais que tratam a água com OZONIO. Onde faço, é usado esse tratamento, e nunca senti nenhum problema na pele ou cabelos. E as loiras dizem que o cabelo nunca ficou verde.

    5) Tenho preferência por sabonetes líquidos com óleo (sempre os da nivea… são mais baratos e cumprem o dever)

    Por ultimo: enxugo todos os pertences depois do banho com a toalha, e deixo dentro da bolsa para a próxima vez. Nunca embolorou nada.
    Chegando em casa, estendo maio, toalhas, touca e óculos no varal.
    Para os dias de frio, ajuda levar um roupão para sair da piscina aquecida e entrar no banheiro…

    AMO nadar!
    🙂

    • Raíssa

      Gente, tem tanta dica boa nesses comentários que dava um post a parte! Não sabia dessa do maiô. Minhas coisas de natação são todas da Táquion também, é capaz de a gente morar na mesma cidade.

    • Show! Ótimas dicas!

  41. Leticia

    Thaís, vê se inclui na tua bolsa aquele produtinho da Lee Stafford pra secar os cabelos mais rápido! Eu sempre levo pra natação e sempre ajuda muito!

  42. Roberta

    Adorei esse post!
    Não gosto de natação (uma pena), mas faço hidroginástica!
    No meu caso, acrescento um roupão: como o vestiário não fica tão próximo da piscina, acabo levando esse item para entrar/sair da água. Assim, não molho minha toalha e fico protegida, especialmente do frio! É mais coisa para carregar, mas vale a pena!

  43. dany stace

    Post óteeeeeeeemo. Eu queria muuuuuuuuuuuuuuito fazer natação, mais ando moro não tem 🙁

  44. Luciane Souza

    Marina,

    menina vc é ótima, estive a procura de dicas para quem faz natação e não consegui nenhuma referencia boa. Traduzindo levo tudo que possa imaginar na bolsa (no caso duas bolsas).

    Obrigada , valeu demais as dicas.

  45. Blog Pras meninas

    Bacana o post. Curti!

  46. Andréa Machado

    Gostei do post. Caramba, vc é chique ! Eu faço natação e AMO, faço numa academia na esquina do meu prédio – ou seja, sem desculpas p faltar aula. Meu material de natação é bem modesto: uma bolsa de ombro da Adidas tam. médio, uma toalha de banho normal, óculos, calcinha e sutiã, dois sacos velhos da Centauro que uso para colocar os itens molhados, touca de lycra porque não me adaptei á de silicone, chinelo vai nos pés. Vou vestida com o maiô e jogo uma roupa por cima (camiseta e bermuda ou um vestido de malha). Não levo shampoo e cia porque tomo uma chuveirada após a aula, me troco e em menos de 3 minutos estou em casa, aí faço essa parte de ritual da beleza e banho todo lá. Em contrapartida… sou consumista nessa área, tenho diversos maiôs, toucas e óculos. Adoro variar os maiôs e os outros itens. Bjos

  47. scarlett

    Gente, estou precisando de dicas de protetor/bloqueador solar. Nado 3x semana, piscina aberta, e uso um com FP 65 e fico com os braços manchados, pois acho que ele acaba saindo na agua. Alguem tem uma boa dica ?