Coisas de Diva Coisas de Diva Coisas de Diva

Perto do meu aniversário, em maio, fiz uma wishlist de coisas que estava realmente precisando e adoraria receber de presente. Tive sorte e ganhei algumas, mas ainda ficaram coisas a comprar. E aí que estamos em julho e até agora não fui atrás de nada…

Fiquei pensando no motivo disso e acho que descobri! Não é falta de dinheiro, porque fiz uma reserva para esse tipo de gasto, nem de tempo, porque trabalho em casa e posso me acertar para ir ao shopping. É pura falta de organização mesmo!

Adoro ver as vitrines das lojas, entrar, experimentar… E acabo sempre levando coisas bonitas, mas que não batem com aquilo que está faltando no armário. Aí pensei que esse dilema pode ser o de vocês também e criei um guia (que espero pôr em prática em breve) pras nossas compras ficarem mais inteligentes. Espero que gostem das dicas!

O primeiro passo para uma ida mais eficiente ao shopping é saber identificar quais são as coisas realmente importantes que a gente não tem. É surpreendente como em geral são aqueles básicos, que ficam para trás com a quantidade de tendências legais que curtimos comprar. A partir disso, dá para fazer uma lista de itens necessários para nortear o passeio (tipo de supermercado!).

Não sei como é para vocês, mas eu sempre deixo para comprar tudo de uma vez e acabo cansada, estressada e com preguiça de ver mais coisas. Por isso, indico compartimentar as idas ao shopping. Por exemplo: num dia dá para ver pijamas, meias e lingerie; no outro, roupas de academia; depois, calçados – e por aí vai! Sei que não parece muito prático, porém acho que funciona melhor porque o tempo gasto em cada ida é o mesmo de uma ida só, mas fracionado. O ideal é ir no tempo livre, em horários alternativos (o início de semana à noite e as manhãs do fim de semana são sempre melhores).

Muito importante também é colocar um teto para os gastos. Não dá pra fazer a louca e estourar o cartão, né? A gente sabe o valor do nosso dinheiro e, por isso, precisa ter em mente quanto dá para dispender em cada tipo de coisa. Outra sugestão é passear pelas lojas, ver tudo o que for desejado mas não comprar na mesma hora. Às vezes se encontra mais barato em outro lugar, mas com a peça já adquirida não tem como voltar atrás! Melhor tomar um café, repensar o que foi visto e voltar pelo que valeu mesmo a pena.

E, se der tudo certo e sobrar uma graninha, está permitido comprar alguma coisinha extra! Sei bem como é triste ver uma promoção imperdível ou algo lindo e especial mas fingir que não é comigo! hahahaha

E aí, meninas, gostaram dessa linha de raciocínio? Aguardem que esse mês vou seguir meu próprio guia e mostro para vocês minhas aventuras no shopping!

Categorias
Compartilhe nas redes sociais
58 Comentários: Nos conte o que tem a dizer
Visualizar Comentários
Nos conte o que tem a dizer

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
O que nossas divas já nos disseram
  1. Tatá

    Eu sou dessas que faz listinhas das coisas que preciso. Vou ao shopping me distraio com varias coisas e qdo lembro que me falta algo, já estou cansada. Eu acho que se estamos precisando é pq não gostamos de comprar ! Vê se falta alguma coisa que a gente gosta ?!! Não sei se acontece com vcs, mas sempre que preciso de alguma coisa, não acho?! Vc sai para comprar um vestido e cadê, parece que fugiram! Ano passado precisei de um singelo scarpin preto e não achava de jeito nenhum ! Dai faço a listinha, pra não comprar qq coisa para quebrar o galho e depois ter q comprar de novo, tento esperar achar um que realmente goste! Gostei da ideia de dividir as necessidades por grupos, achei a gte foca num assunto só e fica mais fácil escolher,decidir ! E acho que essa de não comprar no impulso vale para tudo, escolheu, gostou, vai tomar um café ! depois compra !!! rs.

    • Raíssa

      Nossa, resumiu a história da minha vida com “o que estamos precisando é o que a gente não gosta de comprar”. Há uns meses fui olhar no meu guarda-roupa e achei 20 vestidos maravilhosos e… nenhuma blusa ajeitadinha para trabalhar. Também achei 10 camisetas estilosas que eu adoro e nenhuma calça jeans que me servia. Ainda bem que aos poucos eu fui tomando consciência e equilibrando as coisas.

    • Pior que isso já me aconteceu! Parece que é birra do universo só porque a gente tem tempo e dinheiro naquele momento, né? hahahaha

  2. Roberta Martins

    Olá!Tudo bem?Pesquiso muito e penso(será que vou precisar disso?combina com as peças que tenho em casa?não é melhor guardar para um curso,uma viagem,um almoço em um lugar bacana,um cineminha?)
    Sei que é agradável se dar um mimo de vez em quando,é lógico,senão fica sem
    graça,mas,com planejamento.
    Abraços,
    Roberta.

  3. Fernanda Penido

    Adorei as dicas, Thais! É isso mesmo que acontece! Acabo seduzida pelas tendências, peça coloridas, exóticas, diferentes! Vc só percebe este comportamento quando vai ao armário e descobre: não tenho uma sapatilha preta!!!

  4. Viviane

    Adorei as dicas,realmente são bem úteis Thaís!! Sempre acabo comprando as tendências,me distraindo com as belas vitrines das lojas e esquecendo de comprar os itens básicos do guarda-roupa,que quando vamos ver são os que mais utilizamos tanto sozinhos como para compor outros looks 🙁

  5. Juliana Soria

    Oi Thais! Eu acho que essa desorganização das compras é um mal das mulheres em geral, porque somos bombardeadas com informações o tempo todo e perdemos o foco!
    Uma amiga minha me ensinou uma dica preciosa: ela só compra alguma coisa que não estava planejada quando é um caso de paixão ahaha
    ela nunca compra na hora, espera alguns dias para ver se ela continua sonhando com aquilo… se continuar, volta e compra!
    Funciona, viu? Estou testando! ahaha

    Beijos!

    • Ótima essa dica! E concordo com a parte de que estamos sempre bombardeadas por informação… É tenso manter o foco, mas dá! 🙂

    • Paloma

      Sou adepta desta dica! Já comprei coisas por impulso e me arrependi depois.

  6. Natália

    Adorei as dicas Thaís!
    Concordo com vc que muitas vezes deixamos de comprar as coisas que precisamos ou queremos por falta de organização… praticidade é tudo, até na hora de ir às compras!
    Adorei o post! Beijão 🙂

  7. Débora

    Muito bom, Thais! Eu preciso de uma calça jeans preta há séculos, já fui no shopping várias vezes depois que percebi isso e acabo comprando várias coisas, menos a bendita calça! hahaha A dica da listinha tipo de supermercado foi ótima 🙂

  8. Priscila

    Sempre vou no período da manhã nos finais de semana…detesto shopping lotado, sempre acabo estressada e sem metade do que precisava fazer.

  9. Polyana

    Eu sempre saio de casa já sabendo o que comprar. Não sou consumista, graças a Deus, então comigo é mais tranquilo. 🙂 realmente só compro quando tô precisando. Mas as dicas são bem úteis 😉

  10. Geórgia Cabral

    “Adoro ver as vitrines das lojas, entrar, experimentar… E acabo sempre levando coisas bonitas, mas que não batem com aquilo que está faltando no armário.”
    A história da minha vida “fashion”…. ¬¬

  11. Raíssa

    Thais, eu amei o post e acho que tem tudo a ver com você. <3 Quando eu li até pensei: "só a Thais podia ter escrito isso". Faça mais posts de compras inteligentes se puder!
    Eu cheguei à conclusão de que não existe promoção imperdível, não importa de quanto seja o desconto, é o momento em que mais se compra coisas sem necessidade.
    A dica de não querer comprar tudo de uma vez é ótima também, porque sair às compras com preguiça é sinônimo de não querer pesquisar preço.
    Acho que uma boa alternativa também é fazer uma super organização no guarda-roupa antes, daquelas tão trabalhosas que você quase se arrepende de ter começado, decidindo o que vai para doação e o que fica: é sempre assim que eu consigo perceber a diferença entre o que eu realmente estou precisando e o que eu só queria. Eu também sempre procuro mudar as roupas de lugar, deixar as preferidas um pouco "fora da vista", para conseguir variar um pouco.

    • Tatá

      Ah eu faço esse limpa no guarda-roupa uma vez por ano, ou nas férias ou quando acaba o “inverno” e tenho que guardar algumas coisas que com certeza não vou usar…
      Nesses limpas a gente cai na real tb, o que temos em excesso, em falta, onde tem q variar um pouco (eu sou dessas que só tem roupa azul, cinza e branco !)

  12. Adriana Romagnoli

    Adorei as dicas!

  13. Marina L.

    Ótima dica.

  14. Bárbara

    Faço essa organização para comprar coisas para casa (montar casa nova não é fácil), mas na vida pessoal as coisas não funcionam da mesma maneira. Vou tentar adotar isso para as roupas também!
    http://vidadecompras.blogspot.com.br/

  15. pat

    Amei esse post! A um tempo atrás fiz essa listinha e até hj não comprei tudo que está nela. É tão fácil perder o foco dentro de um shopping… por exemplo, vc vai lá querendo comprar roupas de ginástica, mas em vez de ir direto ao ponto, resolve rodar a loja inteira pra ver o que tem de interessante. Ao chegar ao caixa, vc está com 3 blusinhas, 1 vestido, 2 sapatos, 1 calça jeans e nenhuma roupa de academia, rs.

  16. Fernanda

    Amei as dicas, Thaís! Seu dilema com certeza e o mesmo que o meu. Pretendo colocar essas idéias em prática esse mês, tenho fé de que vai dar certo hehe 🙂 beijos!

  17. Naty

    Muito Legal Thaís! Uma coisa que eu faço também é me planejar para comprar em época de promoções. Duas vezes na Renner, por exemplo, já vi uma mesma calça que custava originalmente R$90 cair para R$30!!

    • Naty

      E quando digo “época de promoções” me refiro a períodos recorrentes no ano em que as coisas tendem a ser mais baratas.

    • Raíssa

      Essa é uma boa também. Ultimamente eu tenho tentado comprar só em promoção e me adiantar em datas comemorativas para não pagar muito caro.

  18. Karina Guimarães Ribeiro

    Ótima dica!
    É realmente muito fácil perder o foco do que a gente realmente precisa, acabar comprando um monte de coisas e ainda faltar o necessário.
    Este post vai me ajudar muito nas próximas comprinhas.
    Adorei!

  19. dany stace

    AMEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII AS DICAS

  20. Vanessa R Liberatti

    Gente, eu sempre faço isso e na listinha ja estipulo o preço de quanto posso gastar! E quando bato toda a meta da wishlist e sobra um dinheirinho me agrado com um presente aleatório. Sempre faço uma por ano, assim fico mais organizada com as coisas que tenho e preciso e evito de comprar o que eu nao preciso!

  21. Natália Orsi

    Nossa! Esse post parece que foi feito para mim, porque sou muuuuito dessas de ir para o shopping procurando algo específico, e sair trazendo aquele ítem lindíssimo, que não dava para deixar de jeito nenhum e, claro, voltando sem o item que eu precisava.

  22. Andrea

    Hahahahaha tão eu esse post!Eu estou sempre precisando de calças pretas (ao menos tenho essa impressão) ou de camisas brancas, kkkkk mas o problema é que sempre que vou ao shopping para comprar e um belo par de sapatos cruza meu caminho…já era, ando sem calça mas com sapatos novos!#bemloka
    Outra coisa é que ando com a sensação que não tenho mais o msm pique de antes para compras, sobretudo de roupas, preguiça de provar, de comparar preços…tem uma hora que simplesmente me canso e vou para casa sem comprar nada (ou quase nada). Adorei o post, e a idéia de dividir os dias para comprar cada item/categoria. Bjokas

  23. Patrícia Gomes

    Adorei as dicas! Quando saio para fazer compras, já tenho em mente o que eu preciso, mas sempre acabo me apaixonando à primeira vista por alguma coisa linda e de que eu não preciso… =(

  24. Fernanda Gabriela

    Ah que post útil! Eu meio que já fazia meu controle… mas tou desorganizada! Comprando mto vestido, sainha, legging e CADÊ roupa pra trabalhar? Trabalho numa área super careta e boring para se arrumar e negligencio mesmo! Quem me conhece só do trabalho nao conhece meu estilo pessoal :/ #sad Mad precisa mesmo tirar um tempo pra renovar o armário das necessidades básicas. Eu tinha um hábito mto bom de deixar uma folha ofício colada com fita dentro do guarda roupa e, sempre que sentia falta de uma peça ou precisava de uma nova, anotava o tipo e os lugares que sei onde encontrar ( já pra programar o intinerário: se será shopping, centro, internet). Acho uma boa prática, mas to consumista safada e parei. Tô aqui precisando de cardigan preto básico, rasteiras básicas, calças jeans e, as mais borings – e caras Aaaaarghhh – roupas para trabalhar. Parabens, thais!!!

    • A-M-E-I essa ideia do papel colado no armário! Boa mesmo! E desejo sorte com as compras, força que dá! 😉

    • Raíssa

      Vou adotar a ideia! Nunca tinha pensado nisso.

  25. Márcia Daniella

    Dicas perfeitas. Preciso apelar para o meu lado mais sensato e colocá-las em prática. Em geral, sempre sou bem desordenada quando vou fazer compras. Concordo que listar os itens e estabelecer o teto é fundamental.

  26. Blog Pras Meninas

    Nossa, eu me vi ao contrário de td isso aí que vc falou. hahahahhaha
    Eu sou mto básica, sempre que vou comprar algo automaticamente meus olhos já vão sempre pros mais básicos: calças jeans, shorts jeans, sapatinhas pretas ou beges, blusinhas básicas, casaquinhos básicos…
    Qndo quero ~ousar~ um pouquinho vejo que não tenho nada mais ~chamativo~ kkkkkkkkk
    Preciso mudar isso tbm e sair da linha basiquete.
    Seu post serviu ao contrário pra mim mas ainda assim útil e que me fez pensar em algumas escolhas.
    Bjo!

  27. Sylvia Aline

    eu sou bem racional para fazer compras. achei estas dicas muito boas

  28. Patrícia H

    A ideia é ótima Thais! Mas o grande problema é o tempo que gastamos no shopping ou nas ruas procurando um item que precisamos. Atualmente estou em dois empregos, o que me deixa sem tempo de dar uma passeada … mas por outro lado eu também economizo rs!
    Uma dica boa é pesquisar na internet as lojas que você costuma frequentar, assim já terá uma noção do preço e do que tem lá! Facilita bastante!!!!:)

  29. Beatriz Martins

    Ah, muito eu.
    Faço listinha mais sempre acabo comprando tudo o que nao preciso so pelo fato de ser bonito.
    Vou seguir !

  30. Talita

    Thaís, me ajuda! Qual o nome do modelo dessa bota que você colocou na montagem? Tô doida querendo ver looks com esse tipo de bota e não sei como procurar! Essa é da Arezzo? Se for, comprei ela na semana passada na promo por R$210 😉

  31. EDILAINE FANELA

    Sempre pesquiso tudo que preciso primeiro na internet, já virou rotina.

  32. Jéssica

    O post tinha que ter vindo no sábado!!! heheh, acontece direto comigo, compro tendência e acabo fiando sem os básicos necessários!!!

  33. Ai Thaís, também sofro com isso. Acabo comprando um monte de coisas que não estão naqueeeela lista principal… ótimas dicas! Bjkas, Pri.

  34. Larissa

    Se organizar é a chave!

  35. Miriã Andrade

    Aguardando o guia da Thais! 😀 Muito bom o post, comigo isso acontece direto também, acabo indo ao shopping e compro tudo, menos o que preciso. Organização é fundamental mesmo!

  36. Aline de carvalho

    Eu tenho duas práticas…a primeira é namorar a peça até o último minuto…as vezes depois de ver o sapato umas 5 vezes, c roupas diferentes, você acaba se convencendo de que não é a melhor escolha. E a segunda é “isso é bonito quanto?” As vezes a peça é linda, mas não linda 150 reais. Pense no número de horas que você trabalhou pra ganhar 150 reais e pense “essa peça vale esse trabalho?” “Vou usar ela quantas vezes?” Na maioria eu desisto haha fora que eu reservo um dia pra busca e outro pra compra…ou eu provo na loja e acho na internet mais barato…correndo atrás da pra fazer milagre e ainda comprar um mimo as vezes haha boas dicas 😉

  37. Paloma

    MUITO bom esse post, Thais! E super sua cara haha também pensei que só você poderia ter escrito isso. E me identifiquei bastante… “eu sempre deixo para comprar tudo de uma vez e acabo cansada, estressada e com preguiça de ver mais coisas” = história da minha vida.

  38. Michele Bdz

    Nossa.. adorei isso..
    Nunca havia pensado em agendar os dias e o que comprar nesses dias..
    Até facilita pra não comprar td o q vejo pela frente… hahahahahahaa

  39. Ninna

    Poxa que bacana! Uma dica tão simples que resolve meus problemas mas que NUNCA tinha pensado nisso! kkk

    Várias vezes já sai para comprar um sapato preto e chego em casa com várias coisas, menos com o bendito rs

  40. Lúcia Helena

    Ola Thais,

    adorei as dicas. mas o que mais chamou minha atenção foi um colete de nylon, eu acho, que esta neste post. Onde comprou? Estou a tempos procurando um daqueles. obrigada! bj.

  41. luciana vieira

    Adorei, adorei e adorei…………..

  42. Nil Santana

    Ameeei o post, pq era exatamente isso que estava fazendo agora. Estava buscando nos blogs favoritos referências e inspirações para ir ao shopping com mais foco ainda. Estou salvando fotos dessas referências no celular também, quase um GPS. hahahah
    Obrigada por compartilhar!

  43. Raiza Leonardo

    Muito boa as dicas, mas devo confessar que não sou nenhum pouco organizada para fazer compras, vou tentar melhorar!

  44. […] Ah, e para quem não sabe como proceder nessa época de promoções, esse meu post com um guia esperto de compras pode […]

  45. […] 2) Compras inteligentes […]