Resenhas Sinceras

Pensamentos soltos de sexta: sobre beleza, autoestima e mudanças

07/03/2014

Ontem voltei à ativa depois de um feriado de Carnaval totalmente offline e coloquei várias leituras em dia, inclusive de posts do próprio blog. Entre eles, estava um da Sá sobre a Lupita Nyong’o, que ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante esse ano. Se você não leu, clica aqui e dá uma olhadinha antes de continuar comigo!

É difícil expressar tudo o que senti ao ouvir o que a atriz disse em seu discurso durante o evento Black Women in Hollywood, promovido pela revista Essence. Mas vou tentar a partir do trecho que mais mexeu comigo:

“Minha mãe diria novamente: ‘você não pode comer beleza. Isto não te alimenta‘. E essas palavras me atormentavam e me incomodavam, eu não as entendia realmente até finalmente descobrir que beleza não era algo que poderia adquirir ou consumir, era algo que eu simplesmente tinha que ser.”

Parece que em poucas frases Lupita conseguiu reunir não só o que a gente pensa enquanto blog, como a Sabrina mesma bem apontou, mas também um monte de coisas que têm passado pela minha cabeça nos últimos tempos e eu tenho tido a oportunidade de confirmar através de leituras e dividir conversando com outras pessoas.

Não é de hoje que tenho notado um certo desprezo por parte de alguns pelo trabalho que as revistas femininas e – mais recentemente – os blogs fazem. Há quem ache que se trata de um amontoado de amenidades e frivolidades, com conteúdo superficial para quem não quer pensar. Nossa opinião é bem diferente por aqui.

Basta refletir sobre a beleza da forma como a atriz coloca: a plenitude desse conceito vai muito além do que é visível, plástico. É um estado de espírito que se desencadeia de um processo pessoal e às vezes bem lento. Infelizmente, nem você nem eu nascemos com um manual para a conquista da autoestima e do amor-próprio, na minha opinião pontos cruciais para uma existência melhor. Tudo o que temos é a chance de definirmos o que é prioridade para nós, com espírito crítico (na melhor concepção da palavra) sobre o que nos é atirado diariamente.

Para definir prioridades e saber escolher o que for pessoalmente mais adequado, é preciso informação. E é aí que a gente entra. Todo o conteúdo que produzimos por aqui é para que você possa decidir o que é melhor e, quem sabe, inspirar novas tentativas e mudanças que possam fazer bem. Queremos fazer parte dessa sua jornada porque, pessoalmente, também estamos nela.

Para mim, beleza é, ao mesmo tempo, de dentro para fora, mas também de fora para dentro. E se a gente se propuser a entender esse equilíbrio tão sábio vai perceber que a chave não é necessariamente ter a nova cor de batom do momento, mas também não é ignorar que existem ferramentas para nos sentirmos bem. Não precisamos ser radicais para nenhum dos lados.

Já lemos vários relatos de leitoras que foram se transformando a partir do que veem por aqui. Saber que estamos fazendo uma diferença positiva na vida de alguém dá sentido ao nosso trabalho. Trabalhar com o blog me mudou também. Ainda estou bem longe de onde quero chegar – se é que existe uma linha final – mas sei que estou no caminho.

No começo, tinha medo de me expor em fotos porque, lá no fundo, era a primeira a criticar minha imagem. Com o tempo, fui percebendo no que poderia mudar para me sentir melhor, mantendo sempre minha essência – e essa é a parte mais delicada e subjetiva de todas. Então fui ganhando um pouco mais de confiança e espero que continue sendo sempre assim: um processo.

Eu não vejo forma de sermos melhores para os outros sem sermos melhores para nós mesmos. Por isso, cuidar de si, do jeito que for, está bem distante de ser egoísmo. Se cada um olhar com mais carinho para dentro, vai ter muito mais para dar ao outro. E é aí que mora a beleza da beleza.

você pode gostar também destes posts

78 comentários

  • responder Ana 07/03/2014 às 13:45

    Oi Thais…
    Durante essas últimas semanas tenho passado por momentos em que minha autoestima está no chão, de as vezes me olhar no espelho e não querer sair nem do quarto.
    Seu texto está maravilhoso e abriu um pouco os meus olhos.
    Acompanho o blog há 1 ano e meio e AMO visitar todos os dias.
    Parabéns pelo seu trabalho, junto com o das meninas.
    Beijos e continuem assim, excelentes no que fazem. 🙂 ?

    • responder Thais Marques 07/03/2014 às 15:23

      Ana, me encho de alegria ao saber que ajudei de alguma forma. Espero que você consiga começar a sua jornada! Não é fácil, dói, mas a gente aprende e muda muito. Um abraço bem apertado!

  • responder Fernanda Sartori 07/03/2014 às 14:00

    Thais,
    É realmente um processo, e acredito que o objetivo de vocês, tem dado realmente certo para muitas de nós, eu mesmo (com todos os meus defeitinhos) hoje consigo me assumir muito mais, mas também consigo todos os dias quebras e inovar em muitas coisas e pra mim, coisas de vida tem um papel fundamental nisso tudo. Saber que eu também posso ficar mais bonita e mais feliz com coisas reais, como uma pessoa real e normal.
    Legal o trabalho de vocês, o post teu e da Sá. Perfeito para esse dia tão pertinho do dia das mulheres.
    Um beijo e força para nós mulheres lindas e felizes como somos.

    • responder Thais Marques 07/03/2014 às 15:21

      Fico super feliz em saber, Fernanda! Força pra nós, sempre! :*

  • responder Patricia Manginelli 07/03/2014 às 14:04

    Thais, acho que é bem por aí mesmo! Também acompanho o blog há bastante tempo e gosto muito das coisas que vc e a Sabrina postam. Mulher além de tudo que vc disse tem que ter sensibilidade. Isso não falta em vcs duas! Abraço. ..

  • responder Priscilla Couto 07/03/2014 às 14:17

    Nossa Thais tanto suas palavras quanto as da Sá e da Lupita, resumem muito bem o que penso sobre beleza. Vai muito além da aparência, é uma coisa que vem de dentro pra fora, difícil de explicar. Ontem ao voltar a rotina de trabalho eu apareci com os meus cabelos naturais (crespos) (uso ele escovado 24hs por dia, rs) , sem maquiagem e com uma roupa simples e a reação das pessoas foi como se eu tivesse surgido sem um membro ou desfigurada sei lá , rs. Surreal ver como as pessoas acham que temos que estar bonitas e arrumadas o tempo todo.

    • responder Thais Marques 07/03/2014 às 15:19

      Infelizmente a gente sofre mesmo essa pressão, Priscila! Mas num dia em que não estamos muito inspiradas o que nos impede de sair naturalmente? O importante é estarmos nos sentindo bem, sempre.

  • responder fernanda 07/03/2014 às 14:47

    as mulheres sofrem uma pressao absurda de uma sociedade vigilante e cruel para serem PERFEITAS. quem trabalha fora, cuida de casa e ainda estuda, como eu, sabe do que to falando (e ainda nao veio nem o baby ainda). garotas, se cuidem e se valorizem, mas nao facam nada que possa ferir a dignidade ou que ultrapasse o limite de voces. noutro dia meu marido me pediu pra comprar uma sandalia de salto para passeios de dia. eu disse NÃO, porque odeio salto alto e não vou cumprir mecanicamente com o que os outros acham bonito num dos raros momentos de folga, onde eu posso ficar mais confortavel e no meu estilo!

    • responder Thais Marques 07/03/2014 às 15:16

      Concordo contigo, Fernanda! A gente precisa saber o que é bom pra gente, independente do que o resto do mundo diz que é certo.

  • responder Luciana 07/03/2014 às 14:57

    Apoiada Thais! Já dei meu relato aqui outro dia e digo para você. O que fazemos para nos sentirmos melhores sobre nós mesmas,seja fisicamente ou espiritualmente,no modifica muito além do que os olhos alheios consegume ver. Percebi que meu problemas de auto-estima estavam nos olhos dos outros e não nos meus.Lembro-me claramente de um episódio da minha adolescencia que “amigas” me diziam que eu era feia por ser magra demais….chegava em casa me olhava no espelho…me achava magra mas não a ponto de me sentir feia. Aos poucos me senti feia de tanto que me repetiam isso,mas aos poucos me afastei dessas pessoas e voltei a me olhar com olhos menos críticos emais compassivos.
    Devemos olhar a todos assim…principalmente entre nós mulheres.

    • responder Lilian 07/03/2014 às 15:03

      eu compartilho isso com você! maldita Olívia Palito!!!rsrsrsrs

    • responder Thais Marques 07/03/2014 às 15:14

      Pois é, Luciana, você tem razão. A gente precisa mesmo é saber filtrar os comentários construtivos das pessoas em relação ao que é maldade! Infelizmente, na adolescência esse senso não é tão forte e acabamos nos sentindo mal pela opinião cruel dos outros. A sorte é que com o amadurecimento vamos percebendo melhor as coisas, né! Um beijão!

  • responder Alê 07/03/2014 às 15:00

    Adorei o que você disse, e concordo com isso. Acho que a beleza tem muito mais a ver com ter auto estima e se amar, e usar os cosméticos somente para completar isso, e não depender deles para nos sentirmos belas.

  • responder Lilian 07/03/2014 às 15:01

    Oi,
    vou me sentir bem a vontade para comentar porque é aqui. Não se pode negar que um número bem grande de blogueiras e etc está sim preocupada com o egoísmo, consumismo e futilidades. É uma realidade! O erro está em generalizar.
    O fato de ter um olhar (dentro e fora) é uma preocupação com o “eu” completo. Uma pessoa pode não ter as últimas cores de batons e blushes e nem ter a roupa da moda e ser uma pessoa linda, se a beleza vier de dentro, digo beleza de dentro não o fato de ser simpática, mas de ser bem resolvida e assumida. Uma pessoa é feita de corpo + alma + espírito, ou seja, de físico + cabeça + coração e tudo tem que ser bem tratado. A pergunta é: o que te faz feliz?

    • responder Thais Marques 07/03/2014 às 15:04

      Lilian, esse é exatamente meu pensamento! Obrigada por compartilhar aqui. 🙂

  • responder Carol 07/03/2014 às 15:23

    Lindo post! Gera umas afirmações controversas, né, porque cada uma tem seu ponto de vista. Mas quando ultrapassamos o que nos incomoda no tema beleza (a preguiça de se arrumar, a raiva da perfeição), acho que o caminho para a beleza pode deixar de ser uma via crucis e ser só mais uma forma de expressão, algo que só tem a acrescentar pra nós!

    • responder Thais Marques 07/03/2014 às 15:33

      Com certeza, tudo tem seu lado mesmo! A subjetividade desse tema é bem grande! Mas há como cada uma buscar em si o que considera melhor, né? 🙂 Um beijo, Carol!

    • responder Carol 07/03/2014 às 15:43

      Sem dúvida, Thais, é isso mesmo! Um beijo!

  • responder Vanessa 07/03/2014 às 15:37

    Tá lindo Thais <3

  • responder Sylvia Aline 07/03/2014 às 15:42

    era tudo o que eu precisava ler! meus olhos chegaram a encher d’água ao ler tudo isso. sabe aquela fase que a gente se acha feia, que nada está bem e nada fica bem em você? pois é, estou nessa fase,mas estou bipolar. uma hora me acho horrível, aí me arrumo o máximo que posso e me sinto bem por algum tempo, porém a confiança e auto-estima vai embora logo depois. me senti muito melhor depois de ler o discurso da Lupita e melhor ainda depois de ler seu texto. Parabéns pelo maravilhoso trabalho que vocês fazem. Vocês mudam vidas!!

    • responder Thais Marques 07/03/2014 às 15:48

      Ah, Sylvia, eu sei bem como é isso! Todo mundo tem esses momentos. O que você precisa é começar a enxergar de onde vem essa auto-depreciação. Espero que encontre a resposta! Um beijão!

  • responder Priscila 07/03/2014 às 15:44

    Ok, onde está o botão para curtir esse post um milhão de vezes?
    Amo o CDD justamente por isso! vcs não tentam alcançar a beleza inalcançável! Vocês são reais! Sofrem com seus problemas de estima, tem dias q estão melhor, outros não…e qual de nós, pobres mulheres verdadeiras e mortais não estamos sujeitas a isso!!!???
    Mulher capa de revista não existe! E ultimamente anda uma coisa tão desesperada de quererem ser como as mulheres da capa de revista q existem milhares de adolescentes adoecendo!
    Sou enfermeira e volta e meia na minha emergência chegam meninas para serem atendidas pq se entupiram de remédio para emagrecer, pq tentaram usar isso ou aquilo para pele/cabelo e afins e fez mal e lá foi ela para o pronto socorro…
    Meninas, somos lindas com nossos defeitos! Nunca vamos estar 100% satisfeitas com nosso corpo e aparência, mas também não podemos estar 100% insatisfeitas!
    Parabéns Thais

    • responder Thais Marques 07/03/2014 às 15:49

      Priscila, isso aí é um perigo! Obrigada pelo comentário. Beijo enorme!

  • responder Luiza 07/03/2014 às 15:52

    Olá Thais, já há algum tempo acompanho o blog diariamente. Sempre fui muito crítica com minha aparência, mas depois de vocês comecei a trabalhar melhor minha autoestima e realmente, nunca tive tantos produtos estéticos, de beleza, cremes e perfumes e coisas afins. Muito obrigada às três, cada uma tem um pouquinho em quem eu sou hoje.

  • responder Darina Fernandes 07/03/2014 às 15:54

    Confesso que me emocionei com o texto. Eu posso afirmar que a partir do momento que eu comecei a acompanhar o blog de vocês, a minha vida mudou, eu descobri uma nova pessoa que nem eu mesma sabia que existia, vocês conseguiram resgatar uma nova Darina, quem me via há 4, 5 anos atrás não me reconhece hoje em dia, porque eu mudei, mudei tanto a parte interior como a exterior também, e vocês fizeram parte desta mudança. Eu acompanho vários blogueiras, mas admito que nenhuma delas mexe comigo como vocês mexem. Antes eu não me valorizava da maneira que me valorizo hoje em dia, nem mesmo confiança em mim mesma eu tinha, e atualmente além de me valorizar mais, passei a ter confiança, confiança esta que espero não perder nunca mais. Enfim, fica aqui o meu eterno agradecimento a vocês, Thais, Sabrina e Marina, vocês me fazem uma pessoa melhor a cada dia.

    • responder Thais Marques 07/03/2014 às 15:59

      Ah, Darina, que linda! Mas saiba que a gente só deu uma forcinha, o resto foi com você! Beijão! :*

  • responder Maíra S. 07/03/2014 às 16:11

    Excelente seu post, Thais, assim como foi o da Sabrina. Minha mãe, assim como a da Lupita, também sempre me falou que beleza era algo interno. Só que ela radicalizava, dizendo que quem tinha beleza interna não devia se preocupar com beleza externa e com futilidades como maquiagens e roupas da moda. Quem quisesse gostar de mim, devia gostar de mim exatamente como eu era. Só que seguir à risca esse conselho nunca fez bem para a minha autoestima, eu me via diferente do que eu queria ser mas tinha medo de ser considerada fútil se mudasse. Só fui comprar meu primeiro estojinho de maquiagem da Avon na faculdade. Felizmente, nessa época minha visão de mundo se ampliou ao ver que várias colegas inteligentes e bonitas por dentro também se davam ao direito de cuidarem de seu exterior. Hoje gosto de maquiagens e produtos de beleza, sem ter me tornado escrava deles , e não desliguei mais do Coisas de Diva desde que conheci vocês, justamente porque vocês colocam essa filosofia na prática. E meu maior gosto é repassar algumas dicas para a minha mãe, que deixou o radicalismo de lado.

    • responder Thais Marques 07/03/2014 às 16:28

      Que linda história, Maíra. Essa é a prova de que equilíbrio é a chave para a gente viver bem! Nem tão ao céu, nem tão ao mar, já diria o ditado! 🙂

  • responder Bruh 07/03/2014 às 16:21

    Mas um motivo pelo qual gosto desse blog e principalmente de quem escreve ele!
    =*

  • responder Aline M 07/03/2014 às 16:31

    Sabem, eu fui criada de uma maneira pouco convencional. Minha mãe nunca me permitiu ser muito menininha, pelo contrário. Exigia uma força e uma postura que em nenhum momento demonstrasse fragilidade ou sensibilidade, e confesso que por isso, por algum tempo, eu acabei associando o perfil de mulher frágil e de pouco conteúdo – o qual deveria ser fortemente combatido – às meninas que passavam horas se maquiando e fazendo chapinha pra sair de casa, por exemplo.

    Comecei a trabalhar muito cedo, então desde os 15 tenho olheiras, mas quem disse que eu me incomodava? Aquilo naturalmente era o reflexo da luta diária de quem tinha uma jornada dupla de estudos e trabalho e eu é que não tinha tempo pra perder com essas coisas-de-mulher-que-não-têm-o-que-fazer!

    Com 20 anos na cara eu não passava batom e mal sabia o que usar para me maquiar, mas aí já tinha chegado o dia em que a imagem no espelho já tinha parado de ser algo que me deixava feliz. É como você disse no texto: a beleza de fora pra dentro também faz bem e tem a sua importância.

    Conheci outros blogs antes de chegar até aqui e confesso que nenhum deles foi tão importante quanto esse. Cheguei aqui logo no começo… 2009! E junto com vocês fui vendo o quanto é possível ser uma mulher NORMAL, respeitada em sua profissão, inteligente e ainda assim preocupada com coisinhas do mundo da moda e da beleza em geral!

    Quebrei muitos preconceitos bobos e aprendi muito com vocês! Desde então eu acompanho quase todos os dias o blog, apesar dessa ser ~acho que~ a segunda vez que eu comento aqui!

    E Thais, hoje eu descobri que vc é filha da Maristela! E isso faz eu gostar um pouquinho mais de você! hahaha Fui aluna da sua mãe na faculdade e ainda estou para conhecer alguém mais doce que ela! Um ótimo exemplo de mulher e de profissional! 😉

    • responder Thais Marques 07/03/2014 às 16:36

      Aline, que história linda! Fiquei bem emocionada. Obrigada por dividi-la conosco! Minha mãe é mesmo um amor, o melhor exemplo que tenho na minha vida. <3

  • responder Dan 07/03/2014 às 16:36

    Sou dessas leitoras anônimas, mas esse post foi Espetacular! Também estou nesse processo de (re)começo de namoro coma a minha auto estima . Tenho 29 anos, uma filha linda de 2 anos, mas depois que ela nasceu fiquei em segundo plano. Eu, que era tao vaidosa, acabei sem vontade de comprar um simples batom na farmacia da esquina. Depois de começar a ler o blog de vcs, fui me reencontrando. Ainda éo começo da minha jornada, mas tô realizada, to muito Feliz! E olha, esse último parágrafo, com certeza, será digitado e enquadrado na parede da minha Casa! Parabéns, Thais! Parabéns, Divas!

  • responder Marcela Bini 07/03/2014 às 17:24

    Ai, que lindas palavras!
    E que bela colocação: não acredito que nenhum extremismo é bem-vindo! Nem pra criticar quem anda fora dos rotulados “padrões de beleza”, mas tb nem pra tacar pedra em quem usa de ferramentas como a maquiagem – e gosta! – pra se sentir mais bonita e feliz.
    Sou feliz fazendo progressiva no meus cabelos, nem por isso tô mudando o meu ser e sendo hipócrita, sabe como? #desabafo
    O mundo precisa de mais amor. Começando pelo próprio – e parece ridículo dizer, mas é o que vem de si, e daí exala pro mundo, e não o contrário. 😉

    • responder Thais Marques 07/03/2014 às 17:32

      Está certíssima, Marcela! Um beijo e obrigada pela companhia diária! :*

  • responder Inês Ferreira 07/03/2014 às 18:00

    Amei o que você escreveu. O blog já faz parte do meus dias. Obrigada pelas dicas, toques e acima de tudo respeitar o fato de cada mulher e diferente da outra . Eu uso o que me faz feliz. Um beijo. Inês .

  • responder Priscila 07/03/2014 às 18:18

    Excelente texto Thaís!
    Adorei a frase “No começo, tinha medo de me expor em fotos porque, lá no fundo, era a primeira a criticar minha imagem.” Acho que resume exatamente o que eu sentia, e acredito que muitas meninas ainda sentem!

    • responder Thais Marques 07/03/2014 às 18:51

      Nossa, Priscila, no começo não era fácil – as leitoras pediam para me ver e eu tinha o maior medo de aparecer. Mas como fazer resenhas sem se mostrar, não é mesmo? Sorte que aos poucos isso foi passando! 🙂

  • responder Raíssa 07/03/2014 às 18:59

    Thaís, gostei muito do seu texto, concordo com você em vários pontos. Sei que não é exatamente o tema do post mas, como você abordou, vou aproveitar para comentar uma questão:
    Eu acho que é comum desprezarem publicações voltadas a mulheres por pura questão de preconceito contra o gênero, desde revistas, blogs e até livros. Nossos problemas cotidianos são pouco importantes, nossos interesses são por futilidades, nossos assuntos são bobos.
    Mais especificamente sobre as revistas femininas, eu concordo integralmente com o texto do Think Olga: “Revistas femininas: o fútil é essencial” (http://thinkolga.com/2013/08/21/revistas-femininas-o-futil-e-essencial/), que fala um pouco sobre como é importante não desprezar revistas como a Nova, a Cosmopolitan, a Contigo. Só que eu seria hipócrita se não dissesse que, pessoalmente, prefiro ler publicações diferentes: tem inúmeras revistas voltadas para mulheres, que tratam de vários assuntos, inclusive beleza, sem assumir um discurso com várias marcas de machismo, nem entrar no repeteco – este blog mesmo é um exemplo disso. Enfim, só justificando que o “desprezo” por determinadas revistas pode vir de várias fontes e nem todas elas são necessariamente prejudiciais, ao meu ver, nem defendem que sua publicação seja desprezível e indesejada.

    • responder Thais Marques 10/03/2014 às 13:53

      Adorei o texto do Think Olga! Esse blog é demais, aliás. E muito bom o seu comentário também! 🙂

  • responder Camila 07/03/2014 às 19:04

    É por isso q o blog de vcs ainda é um dos poucos q acompanho!!! O conceito de beleza está além da maquiagem q usamos, dos cremes pro cabelo, dos esmaltes da moda ou do corpo sarado as custas muitas vezes de coisas malucas q as pessoas fazem para conquistá-lo. Isso tudo pode ajudar a melhorar a auto-estima, são coisas q nos auxiliam…mas não se pode ser neurótica, enlouquecida e sair fazendo loucuras para atingir um ideal q nunca faz vc ficar satisfeita. A beleza não pode ser obsessiva…se embelezar é só mais uma parte da nossa vida, como qualquer outra. Vida longa ao Coisas de Diva!!!!

  • responder Ana 07/03/2014 às 19:35

    Thais, o Coisas de Diva foi o primeiro blog que curti e a partir de então acompanho diariamente. Despertou em mim uma vontade de fazer coisas diferentes, de mostrar um pouco mais do que já havia em mim, de exteriorizar a beleza que eu nem sabia que existia. Adoro a frase de vocês “Use o que te faz feliz”. Realmente é uma mudança gradual, que avança devagar, mas que faz toda a diferença. Ler o blog me traz muitas alegrias! Rio das piadinhas, aprendo com as resenhas e as dicas. Eu agradeço a vocês pelo lindo trabalho! Continuem assim lindas, sei que deixam muitas pessoas mais felizes assim como eu todos os dias! Um beijão!

  • responder Patricia 07/03/2014 às 20:30

    Ah…que fofo o texto! De tudo que li, acho que o principal é não perdermos nossa essência nesse processo de auto estima que vamos criando…eu mesma mudei muito depois que comecei a ler os blogs de beleza. Na minha opinião, o perigo reside em onde termina a auto estima e entra a arrogância, e isso, infelizmente, tenho visto em alguns blogs à medida que eles vão criando “status”. Eu espero meninas, que vocês continuem assim, cada uma com sua essência, sempre nos ajudando…beijos

  • responder Lívia Balbinot 07/03/2014 às 20:32

    Texto maravilhoso… é isso mesmo o que importa é o que sentimos e o que somos no interior, isso reflete no nosso exterior, nos torna mais bonitas e de bem com a vida…sempre tive apelidos na adolescência também por ser muito magra…mas graças a Deus sempre consegui lidar muito bem com isso, nunca me senti inferior com os apelidos chatos, mas eu sei que existe pessoas que são mais sensíveis e se machucam muito por causa disso.
    Lupita vem me conquistando cada vez mais com sua beleza interior e exterior também, pois eu já achava ela linda e super elegante e com este texto que li aqui no blog no discurso que ela fez se tornou mais linda ainda muito emocionante as palavras.
    E quanto a vcs do blog continue esse trabalho maravilhoso que sempre está nos mostrando como nos tornar mais bonitas por fora e por dentro também.

    grande bjo
    Lívia 🙂

  • responder Daniella 07/03/2014 às 21:05

    Concordo com voce Thais. Eu acompanho o blog faz tempo, mas so esse ano comecei a comentar… Foi uma injecao na minha autoestima, hoje sou uma pessoa completamente diferente e nao porque conheci diversos produtos, e sim porque comecei a me amar do jeito que sou. Agradeco sempre e sou fa do trabalho de voces.

  • responder Miriã Andrade 07/03/2014 às 21:46

    Texto emocionante, Thais, me identifiquei! As pessoas que criticam não veem o que existe por trás de tudo isso, e que vai muito além de falar só sobre beleza, o bem que esses meios de comunicação, como o blog, fazem e ajudam a vida de muitas mulheres, deixando-as mais confiantes e com a autoestima elevada, mas sem esquecer que o conceito disso tudo é se sentir bem e feliz! Por isso que o CDD é muito amor!!!

  • responder Márcia Daniella 07/03/2014 às 22:27

    Na minha opinião, a melhor definição de beleza é a que vcs nós oferecem todos os dias. “Use o que te faz feliz”. Gente feliz é mais bonita e sabe respeitar a beleza dos outros também.

  • responder Beatriz Martins 08/03/2014 às 00:59

    Entao, Thais acho que sempre somos crueis com nos mesmos, mas claro que existem pessoas que querem derrubar a sua auto-estima.
    Sabe, eu gosto do blog por isso, voces expoem as suas opinioes verdadeiras, ajudando-nos cada dia mais, saber sobre as “armas” para nos fazer bem.
    Realmente as pessoas atualmente estao em busca da perfeiçao e julgam.

    • responder Thais Marques 10/03/2014 às 14:06

      Infelizmente, Beatriz! Mas nós temos, sim, meios de combater isso e sermos mais nós mesmas! Beijo!

  • responder Rute Gonzaga 08/03/2014 às 11:53

    Nunca liguei muito pra me arrumar, mas depois q ganhei minha filha engordei e me achava feia. E foi atraves de blogs de beleza q aprendi a me maquiar,cuidar do corpo e do cabelo e isso fez um bem danado pra minha auto estima.

  • responder Flávia Coelho 08/03/2014 às 12:03

    Adorei o texto Tha Tha. Pelo menos pra mim, usar as ferramentas de “beleza externa” me torna mais confiante. Acho lindo o trabalho de voces,sempre <3

  • responder Paula 08/03/2014 às 12:45

    Sou mais uma leitora assídua e… anônima rsrs. ADORO o blog, vocês são lindas por dentro e por fora.
    Thais, vc escreve muito bem!! Sério mesmo. Adorei o texto, colocou em palavras muito do que sentimos.
    Grande beijo

  • responder Fernanda Penido 08/03/2014 às 14:35

    Falou e disse, Thais! É muito bom poder contar com vcs na construção da nossa auto-estima e na exteriorização da nossa beleza interior! 😀

  • responder Maria 08/03/2014 às 17:31

    Thais, mto legal seu texto! Realmente vcs mudam a vida das pessoas.. A gente aprende a ser cuidar e principalmente a se ver de forma diferente e mais complacente, se permite coisas. Que já mais imaginaríamos…. Acompanho vcs a mais ou menos 1 ano.. E acho mto legal a forma com que abordam os temas! Enfim, parabéns meninas! E sucesso! Bjos

  • responder Aymê de Oliveira 08/03/2014 às 18:56

    Eu, sinceramente, acho o o trabalho de vocês muito importante. O blog Coisas de Diva é diferente. Realmente não é só produto da moda, roupa da moda, maquiagem, cabelo, sapato etc. Vocês me ajudam muito quando desanimo de mim, seja por algum problema interno ou externo. Eu olho para as fotos de vcs e percebo que vcs são de verdade, e não aquelas mulheres falsamente perfeitas das revistas de moda. Vcs são lindas de verdade! Toda vez que preciso de um up, venho aqui no blog, parece até aquela coisa de antigamente quando ia na casa da amiga vizinha. Lembrem-se sempre: todas vcs fazem um trabalho maravilhoso, de MUITO valor!

  • responder Mariana Medeiros 12/03/2014 às 08:49

    Thais, acompanho vocês deeeeesde os primeiros posts. Nem lembro onde peguei a indicação do blog, mas de cara me identifiquei com o jeito que vocês escrevem. Sempre soa como uma amiga me contando um achadinho de beleza! Fica leve 🙂

    É incrível como num país como o nosso, cheio de miscigenação, ainda haja um bloqueio da sociedade para o que é considerado “diferente”. Digo por mim, pois alimentei, mesmo sem querer, para parte desse preconceito que existe. Hoje, tenho uma visão muito melhor do meu corpo, da minha pele, do meu biotipo.

    Aprendi, a duras penas, que jamais terei a pele clarinha como da maioria das minhas amigas, nem jamais serei negra. Eu faço parte desse limbo que chamam de “pardos”. Nem lá nem cá. Quando não estou bronzeada, fico amarelada; quando me bronzeio, fico mais morena, mas não a ponto de ser considerada negra.

    Jamais terei o corpo como o da minha irmã, esguia. Tão parecidas e tão diferentes! Por mais que tenhamos o mesmo peso na balança,não somos iguais. Curioso é que eu queria ter o corpo dela, e ela o meu… hahaha
    Entender que tudo tem um limite, que minha pele reage de uma forma distinta… tudo é autoconhecimento.

    Acho muito bacana que vocês falam dos problemas femininos, apontam soluções, trazem novidades, mas sem aquele autoritarismo de muitas revistas: “must have”. É quase como se dissessem: “se você não tiver, vamos condená-la ao ostracismo!”.

    Eu sempre digo que toda mulher é um pouco heroína. A gente estuda, trabalha (e ganha pouco), ainda cuida do corpo, se maquia e cuida da casa e do marido/namorado dengoso. Se a gente pedisse a um homem que fizesse nossa rotina, em 2 dias pediriam demissão… kkkkkk

    Espero poder contar sempre com vocês pra cultivar minha heroína interna <3

    • responder Thais Marques 12/03/2014 às 10:20

      Heroína interna, adorei! Lindo o relato, Mariana. Um abraço apertado!

  • responder Michele Bdz 26/03/2014 às 13:27

    Que lindo Thais!
    Suas palavras me confortam.

    Acredito mesmo que cada um deve ser o melhor q puder ser..

    Não o mais vistoso, o mais rico, o mais.. o mais.. o mais.

    Nesse ponto acho q a simplicidade e o respeito ao próximo falam mais alto.

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB