Resenhas Sinceras

O discurso de Lupita Nyong’o e a cor da beleza verdadeira

05/03/2014

Hoje vi a Lia compartilhando um vídeo no Facebook e depois de derramar algumas lagriminhas, achei que o assunto cabia muito aqui no blog.

O vídeo é do discurso de Lupita Nyong’o, a ganhadora do Oscar 2014, na premiação do Black Women in Hollywood. O vídeo está abaixo, e a tradução dele, logo na sequência. Achei muito bacana porque Lupita é a estrela do momento, e acredito que possa ser um grande exemplo e inspiração para as novinhas.

Aqui no blog a gente fala muito de beleza e cosméticos, mas isso é só uma forcinha extra para nos sentirmos felizes do jeitinho que somos. Com defeitos e qualidades. 

O que interessa de verdade é quem somos, dentro do coração e da alma, e não a cor da pele, do cabelo ou os números da balança. Não interessa o quão top model somos por fora, o que nos torna pessoas boas de verdade, é o que temos por dentro. Virei fãzona da menina Lupita!

Aproveitando o momento, vale a pena ler este post aqui do blog Hoje Vou Assim Off que fala mais ou menos sobre tudo que a gente acredita.

Tradução do discurso de Lupita:

“Eu queria aproveitar esta oportunidade para falar sobre beleza. Beleza negra. Beleza escura. Recebi uma carta de uma menina e gostaria de compartilhar uma pequena parte dela com vocês: “Querida Lupita, acredito que você é muito sortuda por ser negra e ter sucesso tão rapidamente em Hollywood. Estava quase comprando o creme ‘Dencia’s Whitenicious’ para clarear minha pele, quando você apareceu no mapa e me salvou”.

Meu coração sangrou um pouco quando li estas palavras. Nunca poderia imaginar que meu primeiro emprego depois da escola seria tão poderoso e me tornaria numa imagem de esperança, da mesma forma que as mulheres de “A Cor Púrpura” foram para mim.

Me lembro de uma época quando eu também me sentia feia. Eu assistia TV e só via brancas, fui provocada e insultada por ter a pele da cor da noite. Minha única prece para Deus, o milagreiro, era acordar com a pele clara. O dia amanheceria, eu estaria tão empolgada que me recusaria a me olhar até estar em frente a um espelho e ver pela primeira vez meu rosto claro. E todos os dias eu experimentava o mesmo desapontamento de ser tão negra como era no dia anterior. Tentei negociar com Deus: disse que pararia de roubar cubos de açúcar à noite se ele me desse o que eu queria; escutaria todas as palavras da minha mãe e nunca mais perderia meu moleton novamente se ele me fizesse um pouco mais clara. Mas acho que Deus não se impressionou com minhas barganhas porque Ele nunca me escutou.

Quando era adolescente, minha falta de amor próprio ficou pior, como acontece normamente nesta idade. Minha mãe me lembrava com frequência de como me achava bonita mas isso não me consolava. Ela é minha mãe, é claro que ela deveria me achar bonita. E então Alek Wek apareceu na cena internacional. Uma modelo famosa, escura como a noite, que estava em todas as passarelas e em todas as revistas, e todos estavam falando em como ela era linda. Até a Oprah disse que ela era bonita – e isso tornou tudo um fato. Eu não conseguia acreditar em como as pessoas estavam achando bonita uma mulher que se parecia tanto comigo. Minha pele sempre foi um obstáculo a ser superado, e de repente, Oprah estava me dizendo que não era. Foi desconcertante e eu queria rejeitar isto porque estava começando a curtir a sedução da inadequação.

Mas uma flor não poderia deixar de florescer dentro de mim. Quando vi Alek, vi um reflexo de mim mesma que não poderia negar. Agora, tinha uma mola em meus pés e me sentia mais vista, mais apreciada pelos guardiões da beleza, mas a minha volta a preferência pelas peles claras continuava a mesma. Para os espectadores que eu achava que eram importantes, eu ainda era feia. Minha mãe diria novamente, “Você não pode comer beleza. Isto não te alimenta”. E essas palavras me atormentavam e me incomodavam, eu não as entendia realmente até finalmente descobrir que beleza não era algo que poderia adquirir ou consumir, era algo que eu simplesmente tinha que ser.

E o que minha mãe queria dizer quando falava que não se pode comer beleza, era que não se pode confiar em como se aparenta para sustentar quem você é. Beleza fundamental é a compaixão com você mesmo e com aqueles ao seu redor. Este tipo de beleza infla o coração e encanta a alma. Foi o que deixou Patsey (sua personagem em 12 Anos de Escravidão) com problemas com seu mestre, mas foi também o que deixou sua história viva. Nós lembramos da beleza do seu espírito mesmo depois da beleza do seu corpo já ter desaparecido.

Então, espero que minha presença em sua tela e nas revistas, posso levar você, garota, para uma jornada similar. Que você possa sentir a validação da sua beleza exterior, mas também leve a sério a importância da beleza interior. Esta beleza não tem cor.”

você pode gostar também destes posts

59 comentários

  • responder Gabriela Passos 05/03/2014 às 18:27

    Ahhh, esse post coube direitinho aqui. E a bela Lupita foi bem lucida ao se lembrar daquelas com problema de auto-estima. Viva, Lupita.

  • responder Vanessa 05/03/2014 às 18:32

    Realmente lindo demais!

  • responder Bete Novaes 05/03/2014 às 18:34

    Belíssimo discurso e poderosas estas palavras da Lupita num mundo tão cheio de “beleza produzida”. Desde que a vi pela primeira vez no Globo de Ouro a achei lindíssima pela cor de sua pele tão parecida com a noite! Que ela motive mais meninas a se amarem mais como aconteceu com ela! =)

  • responder Livia Zilli 05/03/2014 às 18:44

    E eu tbm chorei! Belíssimo discurso!

    Me fez lembrar a frase do Bob Marley: “Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.”

    Enquanto a cor da pele, o formato do corpo ou do nariz for mais importante do que o sorriso aberto e o brilho nos olhos… haverá infelicidade e miséria no mundo!
    Ver discursos como esse, de uma mulher que está sob os holofotes do mundo todo, me deixa esperançosa: ainda há vida na Terra!

    Parabéns à Lupita e à vcs, por levantarem e defenderem sempre essa bandeira!
    Vcs são demais!
    Beijo grande!

  • responder Raíssa 05/03/2014 às 18:54

    Eu estava torcendo para a Lupita no oscar e tinha ouvido falar desse discurso, mas não tinha visto até entrar aqui (chorei o vídeo inteiro :P) Acho que temos que estar sempre alertas para não deixar passar nenhum tipo de discriminação, inclusive a que acontece por omissão: passar a questionar porque no filme X o protagonista é sempre branco, porque não tem um negro em posição de prestígio e assim por diante.

  • responder Larissa 05/03/2014 às 19:05

    Emocionalíssimo! Vi um pouquinho do discurso dela mas não acompanhei o Oscar pra ver ele todo, só vi agora, aqui! Com certeza tudo o que ela disse é verdade e partiu do fundo do coração, dá pra perceber na sinceridade das palavras, vieram da alma! É bom para nos lembrarmos um pouquinho da real beleza que devemos ter – a exterior é sim importante, mas o mais importante é a nossa beleza interior, pois é ela que colore o mundo! Grande Lupita!

  • responder Hoje Vou Assim OFF por Ana Soares | moda e estilo que cabem no seu bolso » Arquivos » {pensamento do dia} A gente nasceu para ser feliz 05/03/2014 às 19:42

    […] lindas. Emocionante, pena que não tem legenda, mas dá pra ler o discurso em inglês aqui. aqui tem o texto […]

  • responder Nathalia 05/03/2014 às 19:56

    É por isso que me orgulho da minha cor, e de como nasci!
    Se todas pessoas pensar assim como ela, o mundo será bem melhor.

    Beijo

  • responder Ceminha 05/03/2014 às 20:00

    Nunca comento mas acho que o assunto vale a pena comentar. Tudo isso que ela disse de certa forma, em menores proporções sempre senti. Me lembro quando criança de uma vez perguntar a minha mãe porque as paquitas eram loiras e ela em sua simplicidade me respondeu: porque na Tv eles preferem as branquinhas. Sempre recebi inúmeros apelidos por ter o que chamam de cabelo ruim, porém sempre o achei lindo e que ruim mesmo é a pessoa não aceitar as diferenças e digo a vocês que só reconheceram um pouco da beleza de meus cabelos quando a linda Tais Araújo interpretou a Helena com lindos cabelos cacheados o que considero pouco tempo, porém até os dias de hoje me perguntam porque não os aliso. O que ela fala acontece aqui no Brasil hoje graças a Deus um pouco menos mas não se via negros em posições de destaque seja na Tv, na política ou outras áreas. Não tínhamos referências negras para nos espelharmos com exceção do futebol e querendo ou não é importante essa referência de alguém com a qual você se identifique que chegou lá como ela teve com a Alek Wek.

  • responder Mirela 05/03/2014 às 20:01

    “Que você possa sentir a validação da sua beleza exterior, mas também leve a sério a importância da beleza interior. Esta beleza não tem cor.”

    Perfeito! Estava indo passar chapinha, mas acho que vou sair amanhã com meu cabelón armado e livre mesmo! Precisamos nos libertar das amarras que nos prendem a esses parâmetros da beleza! Nada contra mudar para se sentir melhor…o problema está em quando deixamos de nos sentir bem simplesmente pq não nos encaixamos no padrão! Viva meu cabelo leãozinho!

    • responder Sabrina Olivetti 05/03/2014 às 20:08

      Apoiadíssima!!!!

    • responder Nay 06/03/2014 às 09:37

      Isso aí…eu acho que temos que fazer aquilo que nos faz bem…não pela opinião dos outros ou por padrões
      é difícil mas…é a melhor escolha! alise seu cabelo se te faz mais bonita, deixe-o solto e natural se está com preguiça e isso te faz feliz também…o que os outros pensarem é problema deles mesmos.

    • responder Alê 06/03/2014 às 15:33

      “Nada contra mudar para se sentir melhor…o problema está em quando deixamos de nos sentir bem simplesmente pq não nos encaixamos no padrão!” Adorei, é exatamente isso 😀

  • responder Débora 05/03/2014 às 21:04

    O discurso dela, em algumas partes, lembra o discurso de outra “não encaixada no mundo” Lizzie Velasquez ( a mulher mais feia do mundo, que de “feia” não tem nada), que vi dias atrás em um video no youtube, e essas palavras parecem perfeitas e quando vi, me emocionei, com ambas, me fez ver que há beleza em mim, em meu corpo nada de top model, em minha grande estatura de 150 cm, e que apesar de todas as coisas que apresento não é isso que define quem eu sou!!! viva as diferenças!!!

  • responder Erilene 05/03/2014 às 21:07

    tudo que a lupita falou e a mais pura verdade.

  • responder Marcela 05/03/2014 às 21:15

    Uma ótima reflexão para todas nós que vivemos correndo atrás de um ideal utópico de beleza e acabamos por esquecer o quão bonitas realmente somos.

  • responder Tati 05/03/2014 às 22:00

    vocês três, meninas, assim com a Lupita, representam uma mesma coisa p’ra mim: pessoas de verdade. às vezes ficamos tão absortas pelos padrões que o mundo insiste em nos enfiar goela abaixo que esquecemos como é um ser humano real, com todos os seus defeitos e qualidades, inclusive na aparência. ainda bem que ainda existe gente p’ra nos tirar desse ciclo.

    obrigada por me lembrarem sempre de que ‘tá tudo bem em ser imperfeita, de coração. [/piegas]

  • responder Inês Ferreira 05/03/2014 às 22:22

    Viva Lupita!

  • responder Márcia Daniella 05/03/2014 às 23:03

    Muito emocionante mesmo. Chorei horrores!

  • responder Simone Nogueira 05/03/2014 às 23:38

    Oi Sabrina de fato é muito lindo ler palavras de quem sofreu pela cor e superou e melhor ainda de quem possa ajudar! Pelas palavras da Lupita ela teve muito apoio da mãe e acredito q dos demais familiares.Mas o que mais dói é QUANDO é COM VOCÊ e é dentro de sua própria casa..quando uma irmã sua vira para vc e diz que teu cabelo é duro, q vc é preta..que vc é feia! Infelizmente historias existem assim todos os dias,e o mais triste dentro da sua propria familia!!!bjs.

    • responder Sabrina Olivetti 06/03/2014 às 10:09

      Oi Simone
      Com minha experiência aqui no blog, percebi que tem gente que é malvada, cruel mesmo. Que faz essas coisas para humilhar e diminuir os outros. Triste ver que isso acontece com irmãs. Sei que é difícil, mas a gente tem que construir nosso escudo dentro da gente, acreditar em quem somos e não dar ouvidos a quem diz o contrário.
      bjs

    • responder Simone Nogueira 06/03/2014 às 13:57

      Obrigado Sabrina. 🙂

  • responder Carolzie 06/03/2014 às 00:21

    Ô Sá, só escreveu o nome dela errado! É Nyong’o 😉
    Mas achei lindo o discurso e uma ótima iniciativa de postar aqui, precisamos espalhar mais discursos como este!!!

  • responder Priscila 06/03/2014 às 07:35

    Nossa, que discurso emocionante! Ela é realmente uma diva por completo!

  • responder Lilian 06/03/2014 às 08:33

    Essa é a verdadeira beleza, a que vem de dentro. A honestidade, sinceridade, carinho, amor, amizade, força, garra, fé, etc, qualidades que são um tesouro e que são tão diminuídas nos dias de hoje. A beleza exterior é temporária, é rápida e não representa coisa alguma na vida de uma pessoa a não ser ilusão. Ela é importante sim, mas deve ser uma consequência.
    Ela merece um aplauso!!!

  • responder Paula Raya 06/03/2014 às 09:06

    O que nos faz sermos diferentes?
    Não, a cor da pele certamente não é a resposta. Nossos valores e nossas escolhas dão forma a quem realmente somos.
    Na semana passada, li um artigo sobre uma americana que adotou duas meninas chinesas. Esta mulher, adotou com todo seu coração e se dedicou ás filhas com toda sua alma. Acontece que os olhares e comentários maldosos sempre existiram.
    Mãe, leoa que é, ensinou as duas meninas que: quem as ofendesse, pagaria o peso da reflexão com suas palavras. Ou seja, a melhor forma de revidar, seria fazer o agressor pensar no que disse.
    Certa vez, uma das meninas chinesas estava passeando e ouviu: nossa, acho que não conseguiria amar alguém que não viesse de mim. E a menina respondeu: Então você não ama o seu marido? Ele não veio de você.
    Assim, a mãe fez retratos com as meninas segurando cartolinas com as agressões.
    Você deve estar imaginando que essa mãe foi radical. Mas, assim como ela, Lupita deu “um tapa na cara” da sociedade com a sua própria experiência.
    Já dizia Drummond:Ninguém é igual a ninguém. Todo o ser humano é um estranho ímpar.

  • responder rita melo 06/03/2014 às 09:33

    Inspiradora!Não tem como não chorar com esse discurso ,do mesmo jeito que não tem como não chorar quando vemos tanta discriminação, tanta injustiça,e tantas outras coisas que nós brasileiros sabemos e vemos todos os dias.É difícil entender o motivo de tantas pessoas(se é que dá para chamá-los assim)acharem que o outro é pior só pela cor da pele,em que a cor influencia?Gente, é muito difícil de acreditar nisso!Peço a Deus que muitas meninas,muitas mulheres e muitas pessoas tem visto/lido esse discurso da Lupita,e se sintam muito melhores.
    Espero um dia ver um mundo mais gentil,mais igual,mais FELIZ!

  • responder Polyana 06/03/2014 às 09:36

    Também vi essa reportagem das chinesas adotadas. Emocionante e revoltante ao mesmo tempo. Nos faz pensar como o ser humano pode ser tão pequeno e egoísta. Falta de DEUS, com certeza!
    Quanto a Lupita, ansiosa para vê-la em 12 anos de escravidão. 🙂

  • responder Sylvia Aline 06/03/2014 às 10:33

    muito lindo e emocionante. sou morena, minha família por parte de pai é descendente de índio e negros e a família da minha mãe são todos brancos. amo essa mistura de raças sem preconceitos

  • responder Joana Gama Filho 06/03/2014 às 11:58

    Tão jovem e com uma visão tão pé no chão. Gosto de ver gente assim, especialmente quando são formadores de opinião. Eu vivo uma luta diária de aceitação. Todos os dias quando acordo e me olho no espelho primeiro eu me nego para depois me aceitar. Em relação a minha aparência cresci aprendendo a dizer “não” antes do “sim”. Quem me ensinou isso foi a própria cultura em que vivo. No colégio sofri bullying por ser mais alta que as outras meninas, por ter os dentes separados – e mais tarde, ao tentar consertá-los, por usar aparelho -, por usar óculos, por ter espinhas, por ter cachos… Todos a minha volta me ensinaram que eu era errada demais, que era preciso “me consertar”.
    Aí a gente cresce e acho que esses “perrengues” passarão, mas não passam. Na universidade você é separado em grupos pela sua aparência, pela forma de se vestir, nas entrevistas de emprego você precisa se vestir de algo que não é para ter uma chance e se consegue, tem carregar essa farsa. Mulheres que não faz escova, não pinta as unhas, não usa maquiagem todo santo dia não é mulher, é uma coisa qualquer desleixada.
    Por mais que a gente tente, é impossível não se comparar com os rostos e corpos lindos das famosas nas revistas, no cinema, nas novelas… Cresci com a imagem da Barbie na cabeça e toda a minha visão estética é moldada em cima dos seus padrões, então como mudar?
    Como disse, é uma luta diária: Se antes ao meu olhar no espelho eu chorava, hoje ao invés de focar naquela manchinha de acne e transformá-la em uma imensidão, agradeço, por exemplo, por ter cílios pretos, gigantesco e volumosos ou por não ter olheiras rsrsrsrs É valorizando os meus “pontos fortes” que vou sobrevivendo. Por outro lado, quem foi que disse que ter olheiras ou cílios claros é atestado de feiura? A nossa cultura disse e a gente acredita mesmo sabendo que é errado porque é mais forte do que nós.
    Só sei que não quero que minha filha cresça em uma sociedade que nunca estará satisfeita, que precisa de retoques de photoshop para ser perfeita, que acredita que padrões existem para serem seguidos. Padrões existem para serem quebrados. O que molda uma pessoa é a personalidade, então, deixe-nos ser o que queremos ser. Por que é tão difícil aceitar o diferente?
    Lupita tem uma alma linda. Conquistou o mundo com sua energia e sua beleza radiante. Ela não precisa de retoques de computador, de mil quilos de maquiagem, mas melhores roupas: Ela é linda por sua personalidade e todas nós, cada uma do seu jeito, também somos.

    • responder Paula Raya 06/03/2014 às 13:16

      Sabe, Joana, tudo que foge do “padrão” gera um choque.
      Mas esse padrão imposto chega a dar repulsa. Você é bela pelo simples fato de ser você!
      E quanto às pessoas que a discriminaram por qualquer motivo que seja, perderam a grande oportunidade de sentar do seu lado, puxar um papo e descobrir muitas coisas em comum!

    • responder Sabrina Olivetti 06/03/2014 às 18:39

      Oi Joana
      Hoje mesmo estava pensando nisso, nesses padrões de revistas e como tudo tem que ser retocado e photoshopado para “vender”. Mas por outro lado, vejo sempre nas redes sociais, meninas sendo ofendidas porque são gordinhas, tem o nariz grande ou uma boca que não é perfeita. Somos contra o “padrão de revista” mas nós mesmas (generalizando) apontamos o dedo para quem não tem esse padrão photoshopado. Não é uma coisa muito louca isso? Falamos mal da atriz com a pele completamente photoshopada na revista mas fofocamos comentando como a vizinha do apartamento ao lado está envelhecida. Fiquei filosofando sobre isso e nem eu mesma consegui entender como nossa vida de mulher funciona. Só sei que gostaria que nossas filhas pudessem ser mais livres, para serem quem quiserem, usando o que quiserem, sem tantos padrões e sem tanto julgamento.
      bjs e obrigada pelo comentário grandão!

  • responder Fernanda Penido 06/03/2014 às 13:06

    Emocionante! Lupita é uma Diva!

  • responder Marcela 06/03/2014 às 14:01

    Vale a pena também conferir esse vídeo e conhecer a história inspiradora dessa outra mulher http://www.youtube.com/watch?v=4-P4aclFGeg

    bjs!!!

  • responder Rúbia 06/03/2014 às 14:14

    Muito verdadeiro, e nem serve só para negras, serve para todas, de todas as idades. As revistas com tantas mulheres perfeitas, por vezes acabam nos fazendo acreditar que é isso que devemos ser, mas na verdade, nem mesmo elas são… e como eu digo, trabalham com a imagem, e mesmo assim tem imperfeições. Editores de imagem acabam na verdade por nos forçar a enxergar uma beleza que não existe, que nenhuma mulher merece ter como ideal… ideal é viver, comer o que der vontade, ter saúde, se arrumar se quiser, e ter amor, principalmente amor próprio. Independente do nível do descontentamento com nós mesmo, sempre temos algo que gostamos, que achamos único, e é isso que deve prevalecer. Amei o discurso mesmo!!

  • responder Isabel 06/03/2014 às 14:39

    Tô arrepiada! Tão jovem e tão madura! O filme é ótimo, e ela é muito talentosa, eu sabia que ela ganharia o Oscar! As palavras dela servem mim também, que tenho muitos defeitos (no corpo e na alma), mas prefiro ressaltar minhas qualidades (no corpo e na alma). Beijos pra vocês, meninas!

  • responder Alê 06/03/2014 às 15:38

    Amei o discurso, muito emocionante mesmo! A Lupita é linda, uma diva mesmo <3

  • responder Ana Luisa 06/03/2014 às 16:00

    Sensacional! Fantastica!

  • responder Taís A. 06/03/2014 às 16:14

    fiquei sem palavras quando assisti o vídeo ontem!

    http://dobrazilparaeuropa.wordpress.com

  • responder Marcela Bini 06/03/2014 às 16:22

    Êê, coisa linda!
    Realmente, discurso emocionante, palavras bem colocadas que representam o sentimento de tanta gente!
    E o texto do Hoje Vou Assim tb é tãããão lindo!
    Jeito inspirador pra voltar à realidade pós-carnaval – e pra sempre, né?

    “Nada contra mudar para se sentir melhor…o problema está em quando deixamos de nos sentir bem simplesmente pq não nos encaixamos no padrão!”
    Mais amo e liberdade pra ser feliz do jeito que se é e quer ser! Seja cabelos com cachos os alisados, com baom vermelho ou gloss… Acho que isso é que importa mesmo! 🙂 🙂

  • responder Quezia 06/03/2014 às 19:28

    Mto lindo!

  • responder Paloma Lima 06/03/2014 às 20:04

    Uma das coisas mais emocionantes que já li… Linda!!!!!!!

  • responder Rachel 06/03/2014 às 21:08

    Não consigo não chorar quando leio esse discurso. Tentei fazer um post no meu blog sobre isso, mas não consigo. Só quem passou a vida inteira se perguntando por qual motivo saiu com a pele mais escura na família, e, consequentemente ser a mais feia para os padrões da sociedade, sabe quão importante ele é.

    Vivemos em uma sociedade em que o simples fato de ser negro é feio. Quando aparece um negro bonito é sempre motivo de surpresa. As frases são sempre “que negro (a) bonito (a)”, como se fosse raridade.

    A vida toda me achei feia porque não tive a oportunidade de ligar a televisão e ver uma Lupita fazendo sucesso, sendo ícone de beleza. Passei a adolescência sem namorar porque achava minha pele um empecilho. Pois foi isso que me disseram a vida toda.

    Pena as pessoas pensarem assim. Beleza passa, dinheiro acaba, saúde pode acabar. O que nos mantém de pé é a pessoa que somos. Depois que morrermos vamos todos feder debaixo da mesma terra.

    Lupita me representa!

    • responder Sabrina Olivetti 07/03/2014 às 11:45

      Por isso acho tão importante que essa menina que está em destaque agora tenha este tipo de discurso. É disso que a gente precisa.
      bjs

    • responder Danielle 10/03/2014 às 23:53

      Acredito que Lupita representa todas nos…quendo eu era pequena tambem nao conseguia entender o verdadeiro significado da palavra BELEZA, achava que nao me encaixava nela, queria ser loira, para ser igual a Barbie, para tentar ser paquina, para ter mais amigos, ou simplesmente para ser aceita pelos amiguinhos da escola…Mas hoje gracas a textos e discursos como o da Lupita, me acho linda dentro da minha etinia e mais ainda linda por dentro e por fora…
      O que quero dizer, eh que textos e discursos como esse fazem toda a diferenca…e como voce, Rachel, tem um veiculo de comunicacao em suas maos…tente o fazer novamente pensando no beneficio que voce trara as leitoras…creio que muitas se identificarao com voce! Eu, ja me indentifiquei! 😉

  • responder nana 06/03/2014 às 21:21

    O discurso é lindo, mas precisamos levá-lo para a prática. Infelizmente as mulheres são extremamente críticas em relação às outras. Agora há homens também fazendo o mesmo com as mulheres no intuito de agredir. Vi comentários de um cara chamando ela de horrorosa, dentre outros nomes feios. Entro no instagram da Gracyanne Barbosa e vejo gente agredindo ela por causa do estilo de vida que ela ESCOLHEU. Minha irmã tem cabelo black e já sofreu agressão – na forma de brincadeira – de que o cabelo dela não era bom. Por fim, temos que sair da bolha ao achar menos estranho em não ver NENHUMA negra na capa das revistas brasileiras. Aliás, faça este teste qualquer dia desses; nem nos editoriais de moda, nem nos programas de TV. Não estamos representadas em lugar nenhum, exceto no carnaval seminuas e por alguns segundos nas telas, e um simples modelo positivo faz muita diferença. Veja a inspiração da Alek Wek na vida da Lupita? Uma Alek Wek nunca foi capa de uma revista brasileira de moda, mesmo com o sucesso enorme que fez há uma década atrás.

    Infelizmente,o Brasil só é colorido quando é conveniente. Espero de coração que isso mude, mas já tenho 30 anos e nada disso sai do discurso.

    • responder Sabrina Olivetti 07/03/2014 às 11:43

      Oi Nana
      É triste, mas acredito que essa mudança só será vista por nossas netas. Demora muito para a forma de pensamento, e principalmente de educação, mudar.
      :/

  • responder Brendha Aguiar 07/03/2014 às 13:09

    Incrível, uma atitude admirável, palavras difíceis, porém muito verdadeiras. Nossa beleza não é feita, nossa beleza deve ser reflexo de nossa conduta, nosso carácter. Tal demonstração prova o quanto devemos mudar, sim TODOS nós, porque temos muitos conceitos distorcidos, independente de cultura. Precisamos pensar no lógico, não no que foi inventado e nos imposto como verdade.

  • responder ana - hvaoff 07/03/2014 às 20:45

    Ai, vocês linkaram meu texto <3 Que honra estar no mesmo post com uma mensagem tão maravilhosa quanto da Lupita. A gente pode fazer a diferença – eu acredito muito nisso! 🙂

  • responder Tatá 09/03/2014 às 11:35

    Emocionante. Muito bonito. Acho maravilhoso quando pessoas que tem poder de influencia e podem atingir uma grande massa utilizarem sua própria experiência para ajudarem os outros.

  • responder Miriã Andrade 09/03/2014 às 22:25

    Que linda essa mulher! Palavras sábias as dela, com certeza emocionou muita gente e plantou uma sementinha do bem!

  • responder Lupita Nyong’o | QIX Missy 19/03/2014 às 00:27

    […] que deu na premiação “Black Women in Hollywood”. Retiramos a tradução do discurso do blog Coisas de Divas, pois achamos que se encaixa perfeitamente no post sobre […]

  • responder Michele Bdz 26/03/2014 às 13:24

    Lindo demais! ;’)

  • responder Ticila 29/06/2014 às 20:46

    amei, esses dias escrevi basicamente a mesma coisa, se puderem ler, pode ajudar bastante…
    http://ticilaalves7.blogspot.com.br/2014/06/deu-louca-na-patinha-feia_15.html

  • responder Michele 22/03/2015 às 18:48

    Que texto bonito e corajoso, uma exposição rara e útil.

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB