Dicas Dossiês

Para quem está aprendendo a se maquiar: dicas de como esfumar sombra!

18/04/2013

Uma vez fiz uma enquete lá no Facebook perguntando para as leitoras quais eram as maiores dificuldades que elas encontravam na hora de se maquiar.

Um tanto respondeu que era fazer o tracinho do delineador e por isso fiz este post aqui com algumas dicas legais. Outro tanto falou que era encontrar a cor certa da base, por isso organizei esta tabela aqui com cores de bases. Ela toda foi construida com informações que as próprias leitoras me passaram. Mas uma outra parcela das leitoras comentou que o problema era esfumar direito a sombra. Então vamos lá!

Começando do começo, esfumado é aquele efeito de degradê da sombra. Aquele que faz a cor fortona ir perdendo a intensidade ao longo da pálpebra, sem ficar uma linha bem marcada entre sombra e pele. Geralmente quanto mais esfumado, mais bonito fica o resultado.

O problema é que tem uma sombras que parecem que grudam na pele e não fazem este efeito bonitão, pra isso a gente precisa ter uns truques na manga. Vem comigo!

Maria Margarida | Pink Gloss | Sigma | Sephora | Klass VoughKlass Vough | MAC | Bare Minerals | Sephora | Eco Tools | Revlon

Pincel adequado
Ter um pincel que ajude no processo já é meio caminho andado. Tem gente que consegue o efeito com os dedos mesmo ou com aqueles aplicadores de esponjinha, mas isso já precisa de um treinamento maior. Existem pincéis específicos para a função de esfumar, são estes mais gordinhos, com cerdas macias e o topo arredondado. Veja que ele tem que caber mais ou menos no côncavo do olho (esta parte AFUNDADA). Tia Sabrina juntou algumas opções e seus respectivos preços para você escolher o que melhor lhe agrada.

Preparando a área
Às vezes o corretivo e a base fazem a sombra grudar na pele e fica difícil de esfumar a cor. Por isso é uma boa preparar a pele dos olhos deixando ela mais lisinha para a sombra deslizar bem. Vale passar um pó facial, uma sombra marrom clara ou até mesmo da cor da sua pele em toda a pálpebra e côncavo como se fosse uma base para a sombra. Espalhe bem e faça uma camada fina, você vai ver como o processo ficará mais fácil. Ah, tem vezes que o primer só atrapalha em vez de ajudar. Alguns são meio peguentos e não permitem o degradê do esfumado, nesse caso, mellhor não passar ele no côncavo e nem um pouco acima dele.

O movimento
Use o pincel fazendo o movimento de vai e vem ou de mini bolinhas (ou os dois juntos) na pele para que as cores se fundam. Você pode fazer isso usando um pincel limpo ou com uma cor de sombra. O importante é encostar ele com bastante gentileza e ser persistente esfumando bastante, as meninas que fazem tutorial de maquiagem na internet sempre dizem: “esfume bem, quando achar que está bom, esfume mais um pouco”.

Treino
Não adianta ficar falando aqui, o que ajuda na verdade é treinar bastante. Eu aprendi a me maquiar vendo tutorias na internet e treinando aos domingos em casa quando tinha um tempo livre. Fazia a maquiagem, depois tirava tudo e assim ia. Força que, se eu consigo, tenho certeza que você também consegue!

você pode gostar também destes posts

59 comentários

  • responder Claudia 18/04/2013 às 09:59

    Que post lindo *___*
    Adorei a dica de passar uma ‘pré-sombra’ antes de esfumar!
    Pergunta: Tem algum fixador de sombras que permita esfumar? Tenho um da Koloss que parece uma colinha, péssimo, e estou esperando um da Duda Molinos chegar…

    • responder Sabrina Olivetti 18/04/2013 às 11:12

      O da Benefit não é tão peguento, mas as vezes me atrapalha também. 🙁

    • responder Eloísa 13/11/2013 às 17:20

      Claudia, eu tenho esse da Koloss, só funciona com pigmentos, parece uma cola mesmo. Já usei da Mary Kay e gostei, e também Make B., do Boticário. Espero que ajude, beijos!

  • responder mari 18/04/2013 às 10:01

    Gente, a Eudora lançou um pincel de esfumar tb.. alguém sabe se é bom?

  • responder Carol 18/04/2013 às 10:17

    Não importa o que eu faça, eu sempre acho que fica tudo borrado, sabe? Tipo ‘levei um soco no olho’! 😛

    • responder Paula 18/04/2013 às 10:45

      Também acontece comigo 🙁 Agora eu só passo sombras que fiquem boas sozinhas e só na pálpebra subindo um pouquinho para o côncavo. E também tenho muita dificuldade para maquiar o olho esquerdo (sou destra). Mas vou ler este post para ver se me dá uma luz… hehehehehe…

    • responder Bia 18/04/2013 às 11:00

      Isso acontece de vez em quando comigo, normalmente quando eu tô sem paciência. tem que ir aos poucos acrescentando cor e esfumando…aí bota mais um pouquinho de sobra e esfuma mais. Eu na verdade peguei muito jeito vendo os vídeos da Marina, do 2beauty. Ela tem uns vídeos antigos de esfumados básicos que me ajudaram bastante a entender a técnica. Já os da Julia Petit, por exemplo, não me ajudam muito, porque eu acho que ela é profissional de mais, quando eu vi já fez e eu não entendi! rs

    • responder Paula 13/11/2014 às 15:46

      Nossa, só vi sua resposta hoje porque estava revendo o post! Ainda estou tentando entender como esfumo sombra no meu olho. Seria legal se houvesse um vídeo bem didático, que mostrasse até onde vai a sombra no canto externo. Porque várias meninas falam dele, mas eu não tenho a menor ideia por onde começar! Outra coisa que não consigo identificar é o formato do meu olho. Tem hora q eu acho que tem pálpebra caída (hooded eyes), tem outras q eu acho q é fundo (deep set eyes)… A única coisa q eu percebi com certeza é q tenho pouquíssimo espaço entre a pálpebra e a sobrancelha. Ouvi falar q o legal nesse caso é esfumar para os lados, tipo gatinho, porque não adianta subir a sombra, mas não sei como fazer mesmo 🙁 E realmente subir a sombra no côncavo fica muito feio em mim, me deixa com o olho menor.

  • responder Keka 18/04/2013 às 10:30

    Uso o pincel para sombras da Avon, média de preço: 10 a 15 reais.
    Primer para sombra, uso do Contém 1g (é barato, na época paguei 11 reais).
    Quanto ao efeito esfumado, ainda tô na escola de esfumar, tô aprendendo, tipo nível médiano.

  • responder Agatha 18/04/2013 às 10:52

    o da eudora é MA-RA-VI-LHO-SO
    Na minha opinião o MELHOR nacional no segmento!!! e é baratinho R$15

    • responder Mari 19/04/2013 às 21:50

      Deve ser muito bom esse da eudora. Fui à loja hoje e não tinha nenhum para vender! Venderam até o que era da loja O.o

  • responder Djeine 18/04/2013 às 10:55

    Amei o post! Acho que eu errava no excesso de primer.

    Obrigada!

    • responder Sabrina Olivetti 18/04/2013 às 11:08

      Djeine
      Eu também me bati por um tempão com primer. Achava que ele ajudava, mas as vezes só me complicava mais a vida.
      bjs

  • responder Ana Celia 18/04/2013 às 10:58

    O meu problema é que não tenho olhos grandes, então minha palpebra é pequenina, sabem o que quero dizer? Tipo, nem tem palpebra direito ja é o concavo. Acho lindo quem tem olho grande e uma palpebra imensa, que aparece todas as sombras que vc usa. No meu caso, so se eu usar sombra acima do concavo, e ai acho que fica uó… 🙁 como fazer???

    • responder Sabrina Olivetti 18/04/2013 às 11:04

      Ana
      Dá uma olhada nos posts da Marina aqui no blog, ela sempre dá dicas e opções para quem tem a palpebra escondidinha.
      bjs

  • responder Vivianny 18/04/2013 às 11:08

    Que post maravilhoso!!! Adoreiiii. Vou tentar fazer, pois esfumar sombra é minha maior dificuldade!!

  • responder Larissa 18/04/2013 às 11:38

    Acho que tudo é questão de treino mesmo…
    Comprei um pincel de esfumar Marco Boni( um com cerdas roxas e com outra ponta com pincel chanfrado), não lembro quanto eu paguei e nem sei se é tão bom quanto esses do post.. alguém saberia me dizer se e tão bom quanto eles? E quanto ao primer para olhos do Boticário dificulta também?
    P.S.:ADOREI o POST Sá, sempre com dicas ótimas!!!

    • responder Sabrina Olivetti 19/04/2013 às 20:28

      Faz tempo que usei o primer do Boticário, não consigo lembrar se ele é “peguento” ou não.
      🙁

  • responder Flavia 18/04/2013 às 11:40

    Um pincel bem bacana e baratinho é o da Quem disse, berenice?. Funciona muito bem pra mim, eu uso todo santo dia! Custa só R$ 15,90, algo assim!

    Meninas, adoro o blog!!
    Beijocas! 🙂

  • responder Julia 18/04/2013 às 11:58

    Tenho olhos pequenos, acaba o côncavo e logo vem a sobrancelha. Até pouco tempo atrás não tinha nenhum pincel de esfumar nacional, foi ai que comprei o kit da Sigma apenas por causa desse pincel de esfumar o E40, mas ele é enorme pro meu côncavo e não deu mto certo. Por sorte veio um fora do kit na versão de viagem de brinde o E35 e esse sim encaixa perfeito no meu côncavo. O Primer da Urban Decay não atrapalha mto para esfumar, depois da primeira camada de sombra o pincel escorrega bem.

  • responder Fabiana santos 18/04/2013 às 12:06

    Adoro esfuma. Fica muito bonito. Mas o primer ta me dando um trabalho pra escolher.

    • responder Liliane Lima 13/02/2015 às 14:59

      Querida Mariana, vi a sua pergunta em relação aos primer’s para maquiagem. Sou maquiadora profissional, e com certeza, uso da Mary Kay. Excelentes em textura e durabilidade. Um abraço e lindas maquiagens!

  • responder Gili 18/04/2013 às 12:12

    Que post mara! Eu tô sempre treinando pra melhorar a técnica de esfumar, acho que uma maquiagem bem esfumada é o segredo da finesse! Hahahaha!
    Fiquei curiosa com o pincel da Eudora que as meninas comentaram aqui… Vou passar na loja da marca aqui no centro e dar uma conferida!

  • responder Edna Yumi 18/04/2013 às 12:28

    Sou descendente de orientais e no meu caso tenho pouco côncavo pra esfumar apanho sempre pra deixar mais ou menos sei que não devo ficar reclamando mas queria ter um concavo grandão assim tipo o seu Sá 🙁 mas faço o que dá com o que tenho hehe e até fica satisfatório, as dicas da Marina me salvaram.

    • responder Edna Yumi 18/04/2013 às 15:42

      Como não tenho Instagram te desejo melhoras por aqui mesmo viu, 😉
      Bjs Sá!

  • responder Áurea Luz 18/04/2013 às 12:46

    Ótimo post Sá, bem didático, para nós aprendizes no mundo da beleza. Tenho olhos fundos, com o côncavo escondido, mas tô quase aprendendo a usar sombras de um jeito bonito. Mas se tem algo que ainda não arrisco é usar sombra rente aos cílios inferiores, o medo é o efeito “soco” como dito aí em cima rs.
    Uma sugestão de post seria como fazer esse esfumado na parte inferior dos olhos, tipo o foto que ilustra esse post. Nesse caso precisa usar corretivo, né? Pra sombra não misturar com a olheira? Nunca usei corretivo (não achei o ideal para meu tom de pele, garota negras, me ajudem!!!!) E por isso rola a dúvida.

    Abçs!

    • responder Lívia R. 18/04/2013 às 18:47

      Messma dúvida da Áurea. E o esfumadinho em baixo??? Esse pra mim também é o mais difícil…
      Dicas, alguém tem?

      Bjus

      • responder Sabrina Olivetti 19/04/2013 às 20:09

        Eu uso um pincel de lábios para fazer esse esfumadinho embaixo. Pego só um pouco de sombra e espalho bem.
        bjs

    • responder Sabrina Olivetti 19/04/2013 às 20:22

      Áurea
      Você já testou o corretivo ProLongwear da MAC? Eles não tem uma cor que dê certo pra vc?
      bjs

    • responder Áurea Luz 14/11/2013 às 00:21

      Nossa, li o post como se fosse a primeira vez, aí tava lendo os comentários e achei o meu!
      Essa semana experimentei o corretivo de uma amiga e deu certo pra mim. Já comprei, o bege médio do Boticário. Agora falta o pincel de esfumar, já que meu côncavo é beeem funfo!… tenho um chanfrado que acho que resolve a sombra embaixo! Vou arriscar! Acho que o medo da cara de soco foi embora rs! Obrigada pelos posts caprichados Sá!

  • responder Luciana 18/04/2013 às 13:02

    Existe um vídeo da Vanessa Rozan que ela ensina a pegar na ponta do pincel pra esfumar melhor, assim a pressão do pincel na pele fica menor e o efeito mais delicado e bonito. Testei e agora só faço assim.

  • responder Aline 18/04/2013 às 13:24

    Tu eh uma graça Sabrina…muito boa tua forma de explicar!!! Sucesso sempre. Bjão

  • responder Carol 18/04/2013 às 13:58

    Oi, meninas, adorei a dica! Estou atrás de um pincel bom e barato neste formato há um bom tempo, vou experimentar o da Maria Margarida. Bjs

  • responder Cláudia 18/04/2013 às 14:05

    Sá, amei as dicas! Sempre fiquei em dúvida sobre os movimentos que deveria fazer para esfumar, e com seu post percebi que estou fazendo corretamente das duas maneiras.
    Tenho uma sugestão de post: Marina falou esses tempos sobre coisinhas interessantes pra se comprar no Ebay e eu amei a ideia. Que tal mais posts com dicas de produtos para comprar no Ebay? Estou me aventurando pelo site, mas às vezes fico sem ideia do que procurar.
    AMO o blog! Parabéns para vocês!
    Beijos!

  • responder Fernanda Moraes 18/04/2013 às 14:08

    Adorei!

  • responder Jake 18/04/2013 às 15:08

    Post maravilhoso!!!

  • responder Talita Costa 18/04/2013 às 15:27

    Gosto da dica de usar uma sombra mais clara para fazer a transição para a pele, (ex: preto no canto externo, marrom no côncavo para esfumar), dessa forma consegue-se o degradê mais facilmente; Uso o primer após o côncavo pronto, apenas na pálpebra móvel, pois o danado atrapalha o esfumado mesmo.

  • responder Raíssa 18/04/2013 às 15:50

    Adorei o post, Sabrina, muito bem feito. Gostei da dica do primer também.
    Eu só consigo esfumar acima do côncavo, já embaixo dos cílios inferiores e dos lados fica bem estranho, até evito fazer qualquer coisa ali. Claro que quem tem habilidade consegue de qualquer jeito, mas para quem tá começando agora, o pincel certo realmente faz toda diferença. Tenho o kit da Pink Gloss e quero comprar esse da Eudora, que falaram tão bem. 🙂

  • responder Rachel Boucher 18/04/2013 às 16:08

    Que saudade de quando eu tinha todo o tempo do mundo para comentar aqui (e era muito tempo livre mesmo, dias e madrugadas sem fim).

    Adorei o post super didático e adorei ainda mais ver o O13 da Maria Margarida entre as opções. Tenho ele e o da Sigma e, não é por ser representante da marca, mas ele é arrasador! Esfuma incrivelmente. Amor define!

    Vou compartilhar o post lá na página da Maria Margarida! 😉

    • responder Edna Yumi 18/04/2013 às 16:18

      Olha a Rachel, sumidona heim 😉

    • responder Talita Costa 18/04/2013 às 16:28

      Também senti falta da Rachel 😉

    • responder Rachel Boucher 18/04/2013 às 17:13

      Oi, meninas! Estarei por aqui sempre que rolar um tempinho. Saudade das nossas trocas.

  • responder Jackieline Veras 18/04/2013 às 18:09

    Tive a oportunidade de conhecer os pincéis da Klass Vough num curso profissional de make que fiz e arrisco dizer que eles são os pincéis Sigma genéricos rs rs ou brasileiros.. 😛 esse pincel é maravilhoso e ainda não conheci igual a ele.

    Tenho o da Maria Margarida que é EXCELENTE e o da Ecotools que também não deixa a desejar mas a verdade é que esfumadinho você faz até com pincel de sombra de cerdas bem macias. O da Avon por exemplo, dá pra fazer isso. Quanto a reclamação das meninas a respeito de que elas esfumam esfumam e não conseguem o efeito desejado tenho uma dica que aprendi no curso também: ao passar o iluminador no osso da sobrancelha, esfume junto com a sombra no concavo para criar o degrqadê. É assim que se consegue o efeito esfumado mais legal 🙂

    O post ficou ótimo e nem precisa você ter um Sigma ou MAC pra conseguir uma esfumada legal. Esfumar olho é PACIÊNCIA antes de tudo!

    Beijos

  • responder Tata 18/04/2013 às 20:24

    Post utilidade publica novamente !! Agora estou mais tranquila nas minhas atividades, estou treinando me maquiar tb !! Algumas coisas ja melhorei, ainda nao consigo acertar o tal do iluminador !!!
    E tb tenho dificuldades com o blush, por incrivel q pareça, acho q um lado fica diferente do outro. Um dia desses, estava treinando e procurei videos nos blogs, achei um tutorial da Claudinha Stocco, ela faz um biquinho, “boca de peixe” para passar o blush, e nao é que agora está bem melhor com essa técnica !! Adorei !!!
    Acho tb que é importante ,para quem pode investir, em pinceis bons, ne, nada de Mac, mas um kit bom, eu usei um de uma amiga para o tal do blush novamente e ficou perfeito !!! era daquele tipo chanfrado. Os meus sao tipo multiuso , nao dá aquele acabamento, ne. Preciso comprar um bom kit, até pq dura tanto tempo que vai ser um $ bem gasto !!! Bjos

  • responder Andrea 18/04/2013 às 20:25

    Com este pincel da MAC dá pra esfumar com facilidade, mesmo com primer por baixo! É caro, mas dá pra comprar no freeshop.
    Outra dica pra não ficar tudo borrado é ir limpando o pincel, entre uma esfumada e outra. Aprendi com a Marina da 2beauty. É importante, principalmente se usar cor escura (preto).

  • responder Karina Andrade 19/04/2013 às 12:33

    Sá, que tal um tutorial em video sobre esse assunto?

  • responder Van 19/04/2013 às 13:06

    Esse é um tipo de pincél que estaria na minha lista de “10 coisinhas de maquiagem que não viveria sem” kkkkk

  • responder Juliana 19/04/2013 às 15:04

    esse site icandy que você linkou o pincel da Ecotools é confiável ? beijos

  • responder Nova Seção: Posts Favoritos da Semana! | O Blog da iCandy! 19/04/2013 às 15:38

    […] Coisas de Diva teve um post super legal explicando o básico do olho esfumado e mostrando diferentes pincéis para […]

  • responder Andreza Félix da Fonseca Cruz 19/04/2013 às 17:56

    Adoro todas as materias.
    Gostaria que vcs fizessem maquiagem com pele negra!!!
    bjooooo

  • responder Miriã Andrade 22/04/2013 às 00:44

    Essa dica de esfumar é o que deixa a sombra mais bonita, não fica aquele olho muito marcado, fica mais chique e usável! 😉

  • responder Dica de como esfumaçar a sombra | AMERICAN NEWS PERFUMES & CO. 26/04/2013 às 01:54

    […] querida Sabrina do Coisas de Divas deu em seu blog dicas para quem está aprendendo a fazer um make esfumaçado nos olhos. Achamos tão […]

  • responder Juliana 13/11/2013 às 17:40

    Ótimo post! A “Quem disse Berenice” também tem um pincel de esfumar bacana!

  • responder Priscila 13/11/2013 às 17:46

    Sá adorei as dicas! e vou aproveitar o assunto pra tirar uma dúvida: outro dia entrei numa loja de cosméticos muito famosa aqui da minha cidade pra comprar um pincel pra esfumar, e a moça q me atendeu queria me vender um pincel chanfrado, eu ainda expliquei q queria um pincel fofinho pra esfumar o concavo, e ela insistiu no chanfrado. Alguém sabe me falar se ta certo isso? Ah eu acabei não comprando nada.

    • responder Sabrina Olivetti 14/11/2013 às 10:16

      Oi Priscila
      Chanfrado tipo delineador ou aqueles mais gordos e chanfrados? Se for o segundo, até vai. Mas para o côncavo, acho que os redondos são melhores.
      bjs

  • responder jully 15/01/2014 às 01:20

    Eu achei incrivel eu nao sabia fazer maquiagem mais acabei aprendendo e ficou legal…

  • responder Maria Carolina 27/06/2014 às 00:13

    Amei esse post!

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB