Perfumes

Como escolher perfumes!

17/02/2013

Não tem muito jeito, testar um perfume na pele ainda é a melhor forma de escolher um novo aroma. Mas existem algumas outras dicas que podem nos ajudar na procura de um novo queridinho, veja só!

Procure pela família olfativa

Depois de fazer alguns posts sobre perfumes acabei notando que eu gosto dos aromas da família Floral Frutal. Descobri isso em sites que vendem perfumes e também naqueles que fazem resenhas sobre o assunto. As fam’ilias se dividem basicamente em Aromático, Cítrico, Chipre, Floral, Fresco, Frutal, Madeirado e Oriental. No Fragantica você pode descobrir qual é a família do seu perfume preferido e conhecer outros do mesmo grupo. Temtambém o Scentmap que a Edna indicou aqui nos comentários.  Então quando for até uma loja, você já pode pedir para provar alguns específicos sem precisar ficar malucona com 17 cheiros em cada braço.

Procure pelas notas

Dê uma olhada na internet e descubra quais são as notas dos seus perfumes favoritos, depois veja se eles tem algumas em comum. Percebi que eu costumo gostar dos que tem saída fresquinha de frutas e notas de jasmim e lírio, então a tendência é que acabe gostando de outros que tem os mesmos ingredientes. No Fragrantica você também pode procurar perfumes por ingredientes. A Natura também tem um site onde você pode procurar perfumes pelas notas olfativas.

Teste na pele

Já aconteceu de achar um perfume uma delícia, mas depois de passar na pele o aroma mudar completamente. Isso acontece por causa da nossa química, do tipo de pele que temos e até do que comemos, tudo influencia no aroma final. Por isso, depois de provar os cheirinhos naquelas tiras absorventes, teste seu preferido na pele para ver como ele se comporta.

Não compre na hora

Depois de testar na pele, não compre o perfume logo em seguida. Os aromas tem notas de saída, de cabeça e de fundo e ao longo do tempo vão se modificando. Então o cheiro que você acha super gostoso logo de cara, pode ficar diferente depois de 2 ou 3 horas. Por isso o melhor a fazer é provar na pele e ir dar uma voltinha, deixar passar algumas horas e sentir como o aroma se comporta. Se depois desse tempo você ainda estiver apaixonada, volte na loja e adquira seu amado. A vendedora vai ficar felizona em ver que você voltou na loja para fazer a compra! 🙂

Aqui tem todos os posts onde já falamos sobre perfumes.

você pode gostar também destes posts

43 comentários

  • responder Raíssa 17/02/2013 às 09:54

    Belo post, Sa. Gostei do site que você indicou. 🙂

    • responder luciane 18/02/2013 às 08:17

      tbm adorei o site

  • responder Josiane 17/02/2013 às 10:52

    Ótimo post Sabrina. Muito útil, mas nossa, como é difícil escolher perfume! Bj….

  • responder Aline Fernanda Bernardo 17/02/2013 às 11:02

    Adorei o post…..sou louca por perfume, mas acaba usando os mesmos 7 sempre. E agora com essas dicas, vai ficar mais fácil trocar. Brigadinha Sá!!!!

  • responder Alice 17/02/2013 às 11:12

    Não compro perfume sem experimentar na pele! Isso já me salvou, um kenzo delicioso que, depois de algumas horas, ficou horrível na minha pele!

  • responder aldi 17/02/2013 às 11:25

    Eu tb não compro sem provar na pele, e esperar umas horas pra ver como se comporta (e até se fixa bem neh kkkkk)… mas confesso que, na minha cidade, quando vc pede pra provar o perfume na pele, e fala que vai dar uma volta, a vendedora já olha de cara feia, como quem comeu e nao gostou!!!!
    Fala serio, se a gente comprar na mesma hora, e depois odiar o perfume ela por acaso vai trocar? Não neh… e 200~300 reais não se acha no lixo pra gastar com perfume que não vamos usar depois rsrsrs

    • responder Edna Yumi 17/02/2013 às 13:00

      Aldi, isso acontece comigo tbém, testo o perfume e digo que depois volto depois se gostar de como ficou na pele e muitas veses as vendedoras olham com cara de “essa não vai voltar” mas nem ligo porque como vc disse não são cinco, dez reais, tá certa tem que testar sempre e quantas vezes for preciso.

    • responder Angelina 17/02/2013 às 23:52

      Então! Isso é aqui no Brasil, né? Que a vendedora olha com cara feia só de você borrifar o provador (que serve pra quê mesmo??) e dar uma volta.
      Fui na Sephora na minha viagem à Espanha, a vendedora monta várias amostrinhas pra você na hora! Ela enche um frasquinho de amostra com o provador, etiqueta, coloca o nome do perfume e você leva pra testar quantos quiser!
      Eu achei ótimo, porque eu sofro de enxaqueca e não dá pra saber na hora se um perfume vai dar dor de cabeça ou não, você precisa usar por alguns dias pra saber.
      Aqui parece que não temos essa cultura…

      • responder Sabrina Olivetti 18/02/2013 às 20:34

        Negócio é fazer cara de paisagem e manter firme a ideia de não comprar na hora. Problema é da vendedora se ela achar ruim!
        🙂
        bjs

    • responder aldi 18/02/2013 às 19:19

      Alguns perfumes me atacam a rinite ou dao dor de cabeça também… fora a questão do cheiro na pele, ainda tenho que observar se o cheiro não vai me fazer mal tb…

      Mas aqui no brasil, as vendedoras realmente não sabem pra que serve o “provador” de perfumes… é pra provar mesmo!!! Ganhar vidrinho de amostra? só se for por sites… porque em loja, vixiiiii.

    • responder Isis 19/02/2013 às 09:54

      Confesso que qd morava no Brasil eu tinha um pouco de vergonha de entrar em perfumarias simplesmente para testar pq algumas vendedoras que no início do atendimento são só sorrisos, de repente mostram a verdadeira face ao perceberem que a compra não será feita de imediato.
      E, muitas vezes tentam nos empurrar um perfume diferente ou até uma base de cor diferente da sua pele, pq o que vc quer não está disponível.
      Então, pra evitar o constrangimento eu deixava pra experimentar e comprar em viagens, e só recorria à essas lojas qd tinha certeza absoluta do que eu iria comprar e não queria esperar uma próxima viagem ou o tempo de entrega de lojas online. Ou seja, em último caso!
      Lojas brasileiras e estrangeiras instaladas no Brasil, deveriam compensar o preço alto dos produtos com atendimento de qualidade. É o mínimo! Já que não dão amostras e não oferecem nehum outro benefício ao cliente como é visto mundo afora.

      • responder Sabrina Olivetti 19/02/2013 às 19:20

        Verdade Isis, mas sabe que eu não dou muita bola pra cara feia de vendedora?
        Provo tudo que quero, sem constrangimento e sempre sou muito simpática. Mas se a moça insistir na cara feia, viro as costas e vou em outra loja. Boba dela que perde a venda!
        bjs

    • responder Marcela Bini 19/02/2013 às 12:07

      Fiquei muito surpresa, como a Angelina disse, quando fui experimentar uns perfumes da Sephora italiana e a moça de entupiu de frasquinhos que ela encheu com os que eu queria testar, rotulou e me disse pra voltar quando quisesse! Maior atenção e simpatia, sem cara feia, e se eu quiser mesmo, volto e compro com a maior satisfação do mundo por ter sido bem atendida! O Brasil tem muuuito o que aprender.

  • responder maisa 17/02/2013 às 11:41

    estou apaixonada pelo Nina L’Elixir que vc mostrou outro dia! é mtooo bom!
    mas também gostei de outro amadeirado… o Deep Red da Hugo Boss! e testei dessa forma que vc falou, é a melhor coisa, até pra saber se a fixação é boa também!

  • responder Edna Yumi 17/02/2013 às 12:56

    Nunca comprei perfume sem sentir na pele, é regra.
    Descobri que gosto de jasmim e nem sabia disso, li aqui um tempo atrás sobre isso de ver quais os “sabores e cheiros” que se repetem mais nos meus perfumes preferidos e foi assim que vi que a maioria levava jasmim dentre outrs coisas, vale a pena mesmo fazer essa listinha, o Daisy So fresh é um exemplo disso amo o Daisy da flor branca e agora tô amando esse outro.
    Vale dizer que toda vez que comprei perfume nesses ultimos dois anos consultava aqui o CDD e as dicas, tbém gosto de consultar esse aqui ô
    http://www.scentmap.com/index.php
    Acho que já disse isso antes mas eu acho que atualizar post domingo, feriado, Natal, Ano Novo é amor demais com o blog e as leitoras 😀
    Bjs !

  • responder Laurinha 17/02/2013 às 14:10

    Adorei o post e a dica!
    Já fui lá no site, e…. bom, não sei dizer se sou consistente ou se não tenho inspiração, hehehe….. Todos que tenho que gosto são ‘da mesma família’ e um que não gosto muito é de outra… então, aproveitei p já deixar clicado nuns que eu já experimentei no braço e q ficaram para decidir depois. Sim, experimento diversas vezes/dias, pq alguns se comportam diferente se dia muito quente/úmido, se inverno, etc… qual fica bom p determinada ocasião, etc.
    Tks mais uma vez!

  • responder Renata 17/02/2013 às 14:40

    Quase nunca comento aqui, mas resolvi fazer isso agora pra dizer que adoro o blog, parabéns meninas, vocês fazem um ótimo trablho!

  • responder Sâmella 17/02/2013 às 14:50

    Q legal esse site! Todos os perfumes q ja usei ou passei na pele ou gostei estao na mesma lista! ghahaa

  • responder Carol 17/02/2013 às 14:54

    Amei o post, Sá!! Sou louca por perfumes, e me identifiquei mto com “os 17 cheiros em cada braço”… rsrsrs
    Bjs!!

  • responder Vivianny Borba 17/02/2013 às 15:31

    Escolher perfume é tão, mais tão pessoal e maravilhoso!! adoro

  • responder Se Joga No Blush 17/02/2013 às 15:53

    Amei esse post!!! <3

  • responder érica 17/02/2013 às 16:37

    Excelente post!! ótimas dicas!!! 🙂

  • responder Valéria Lima 17/02/2013 às 17:17

    Amei o post! Muito bom, a propósito eu estava garimpando umas ofertas lá Época e encontrei alguns edt com peço mega camarada, são de uma marca chamada Shirley May. Alguém já testou ou conhece algo a respeito? No site da marca não tem muita informação…

  • responder Ana Gonçalves 17/02/2013 às 17:48

    Adoro os posts sobre perfumes!! 😀

  • responder Vivi 17/02/2013 às 18:19

    Já comprei perfume sem testar e deu certo… Mas não é bom ficar arriscando, né? E isso de mudar na pele de cada pessoa, é bem verdade mesmo! Porque sinto que os meus perfumes acabam ficando com o mesmo “fundo” na minha pele… afinal, é o meu próprio cheiro/química, né? Então é muito importante testar! Ótimo post!

    Aliás, é muito importante testar em você mesmo qualquer coisa (principalmente as mais caras! :P) antes de comprar.
    (até criei um post mais ou menos sobre isso, por causa de um dilema com uma base: http://rocknglowblog.blogspot.com.br/)

    Beijos!

  • responder larissa 17/02/2013 às 18:54

    um perfume que amo de paixão e que tem jasmin > jasmin noir da Bulgari… deliiicia,
    percebi que seu gosto para perfumes é bem proximo do meu 😀

  • responder Fernanda 17/02/2013 às 20:35

    Post ótimo!! Agora uma dica q tbm é bacana é tentar comprar em lojas que dão amostrinhas. Muito difícil vc achar uma (não sei o porquê, afinal as amostras levam quase sempre a novas compras certas!), mas, qd achar, valorizar a política da loja e comprar sempre lá, pedir novas amostras e por aí vai… Eu quase sempre conheço e compro novos perfumes nesse esquema. 🙂 —- ah ! E vou chorar aqui novamente em luto pelo Funny da Moschino ter saído de linha = ~~~~

  • responder Angelina 17/02/2013 às 23:44

    Uma coisa bem legal que eu achei num outro blog foi esse site aqui: https://www.parfumflacons.de/main-br0.htm (em português, preço em real) ou http://www.parfumflacons.com (que aceita paypal)
    Eles vendem miniaturas de perfumes, além de ser super fofinho ( imagina colecionar?) é bom pra comprar certos perfumes às cegas. Porque se você não gostar não é um vidro inteiro, e você não gastou um olho da cara!

    Tô até pensando em comprar alguns que eu estava curiosa para experimentar… adorei a idéia!

  • responder Claudia Magalhaes 18/02/2013 às 11:52

    Legal, pq é bem dificil de se escolher perfumes mesmo.

  • responder Miriã Andrade 18/02/2013 às 23:22

    Adoro perfumes e o post ficou bem explicadinho! Acho legal as amostras e miniaturas, adoro quando as lojas disponibilizam pra gente poder testar os cheirinhos! 😉

  • responder Liessa 18/02/2013 às 23:30

    Sabrina, primeiramente parabéns pelo blog, vocês conseguem trazer um conteúdo diversificado e de qualidade para nós. Eu como apaixonada e colecionadora de perfumes, adoro esses posts. Sobre perfumes listados, na verdade, o Omnia Crystalline não é floral frutal e sim floral aquático, predominando as notas verdes ( o trio que dá o cheiro de limpeza: chá verde, lótus e bamboo). O Infusion novo, o Flora Tuberose também são florais (musk amadeirado e floral, respectivamente), praticamente não dá pra sentir suas notas frutais. Também tenho jasmin como a minha nota favorita e tenho predileção por florais. Experimente esses perfumes, acho que entram no seu perfil: Idylle, Guerlain (flores brancas e rosas suave, floral muito chic, encantador), 5th Avenue Style, (jasmin, flores, pêssego e um toque de chocolate branco, floral delicioso ser ser muito doce), Alien, Thierri Mugler (uma ode ao jasmin, sensual, poderoso), Miss Dior Cherie EDP (jasmin com notas verdes e de morango, floral sofisticado e delicioso sem ser enjoativo ou girlie), Diesel Fuel For Life Femme (jasmin, pimenta rosa, e fundo pathouli, floral marcante, ideal para a balada), My Insolance, Guerlain (jasmin, framboesa, baunilha e amêndoas, floral marcante, sensual), Beauty, Calvin Klein (na linha do Alien, só que mais simples, mais pro dia-a-dia), Coco Madeimoselle Chanel (flores brancas em fundo amadeirado, um Miss Dior Cherie mais ainda sofisticado, e também mais adulto), Allure Chanel EDP ( flores brancas – jasmin -, pêssego, baunilha, floral extremamente chic e levemente doce, na medida certa), Elie Saab (jasmin + mel + fundo amadeirado, floral envolvente e sensual) e London, da Burberry (muitas flores brancas e fundo leve). Procure também por perfumes com notas de flores brancas (gârdenia, ylang-ylang, tuberosa, lírio-do-vale, peônia branca, frangipani, neroli) que lembram o jasmin e geralmente aparecem junto com ele nos perfumes. Procure pelas casas Chanel, Dior, Burberry e Elizabeth Arden, que fazem florais os melhores florais, especialmente com jasmin. Bjos!

  • responder Bianca 19/02/2013 às 02:32

    Eu tambem adoro perfume floral-frutal. Meu cheirinho a 5 anos é o “Jardin d’Interdit” da Givenchy.
    O ruim é que só acho ele quando vou para o Japão ou Europa, aqui no Brasil ja procurei muito e não acho.
    Então sempre faço estoque!
    Ja experimentou Sabrina?

    Parabéns pelo blog!

    Beijos!

  • responder Leda 19/02/2013 às 20:21

    Ameeeeeeeei o post!! Bjs

  • responder Dressy Dress » Blog Archive » {Resenha} 2 em 1 19/10/2013 às 18:45

    […] Para as meninas que querem saber mais sobre essências de perfume, como de saída, corpo e fundo, achei esse post que explica bem certinho o que são. A Sabrina do Coisas de diva também explicou como escolher perfumes aqui. […]

  • responder Jéssica 21/11/2013 às 19:53

    Sá, além da má vontade das vendedoras e da cara feia ao ver que você não vai comprar logo, já fui a uma loja do Boticário onde o frasco de teste era grudado na prateleira, o que só permitia que você borrifasse naqueles pedacinhos de papel que eles têm, sabe?
    Beijos!

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB