Maquiagem Resenhas Sinceras

Conheça os programas de reciclagem das marcas de cosméticos

17/11/2021

Você sabia que os resíduos cosméticos são considerados resíduos químicos? E sendo assim, precisam de um tratamento específico para não ter impactos negativos no ambiente? Hoje te apresento alguns programas de reciclagem de marcas de cosméticos. E dentre eles, alguns que dão incentivos extras para o consumidor. Ou seja, você ganha ao devolver embalagens vazias.

programas de reciclagem

Programas de reciclagem: Back to MAC

Acho que a ação mais conhecida entre os clientes é o Programa de Reciclagem Back-To-M·A·C. Nele o cliente leva 6 embalagens vazias de produtos MAC até uma loja e ganha um batom da MAC em troca. Mas as embalagens aceitas no programa de reciclagem precisam ser de plástico ou de vidro. Segundo a própria marca, a empresa coprocessou 12 toneladas de embalagens no Brasil em 2020.

programas de reciclagem

Boti Recicla

O Boti Recicla é um projeto que transforma as embalagens vazias e as reutiliza em outros setores do Boticário e em iniciativas espalhadas pelo Brasil. Para participar, leve 3 ou mais embalagens vazias de cosméticos de qualquer marca até um dos pontos de coleta da marca. Então como incentivo, o consumidor ganha R$15 de desconto em compras acima de R$120.

As embalagens são coletadas por transportadoras e enfim levadas para cooperativas homologadas que fazem a separação do material e envio para reciclagem.

programas de reciclagem

Recicla quem disse, berenice?

A marca conta que o programa Recicla da QDB garante o descarte correto das embalagens vazias de maquiagem. Dizem também que ajuda a gerar renda para diversas famílias de cooperativas parceiras.

Para participar, junte 5 embalagens quem disse, berenice? da lista de embalagens participantes. E então troque em um dos pontos de coleta por um batom cremoso ou líquido. Mas também existe a possibilidade de trocar 3 embalagens de qualquer marca de maquiagem por 15% de desconto em um item da marca quem disse, berenice?.

As embalagens vazias serão encaminhadas às cooperativas homologadas pelo Grupo Boticário, para enfim transformação em matéria-prima e reaproveitamento em outros ciclos produtivos.

programas de reciclagem

Logística Reversa Natura&Co

Segundo a empresa, com início em agosto de 2020, já foi coletado 20 toneladas de embalagens que receberam descarte adequado. Para participar, leve seus itens vazios para qualquer uma das 60 lojas Natura ou um dos 33 estabelecimentos The Body Shop espalhados pelo Brasil. Mas a ação é válida para embalagens das quatro marcas do grupo Natura&Co: Avon, Natura, The Body Shop e Aesop.

Porém, não é claro se a marca dá algum incentivo ao consumidor para a devolução dos itens. No site, eles dizem que: “a oferta de produtos e serviços àqueles que destinarem embalagens às nossas lojas passa a contar com um novo mecanismo. E acontecerá conforme campanhas e ações promocionais que poderão ser realizadas em diferentes momentos ao longo do ano”.

Back to Clinique

A cada 4 embalagens vazia de produtos Clinique que você levar nas lojas físicas, você troca por um BATOM.
Reciclagem de embalagens

The Beauty Box

Leve 5 embalagens vazias de qualquer produto comercializado pela Beautybox em uma das lojas. Além de ajudar no descarte correto das embalagens e na geração de renda para as cooperativas, você ainda ganha um brinde.

você pode gostar também destes posts

11 comentários

  • responder Evelin 18/11/2021 às 12:37

    Considero muito proveitoso, vocês transmitirem essas informações sobre os programas de reciclagem das citadas marcas. Afinal, a questão primordial é como descartar corretamente essas embalagens; sendo possível, também, reutilizá-las, como as do tamanho pequeno, para os “kit viagem”, por exemplo, onde somente é necessário, uma quantidade reduzida de cosméticos (shampoo, hidratantes, etc…). Realmente, podem ser úteis para várias finalidades.

  • responder Lucineides 19/11/2021 às 22:32

    Muito boa idéia de reciclagem de embalagem de produto como faço para participar por favor

    • responder Adriana. Nogueira Mahalem 20/11/2021 às 20:19

      No caso da Mac,basta levar as embalagens vazias ( 7 embalagens vazias ou não ) após a validação ( cadastro) da troca você já escolhe o batom. Lembrando que aqueles mini batons contam como metade ( sendo necessário dois para completar Uma validação) .
      É bem rápido sem burocracia.
      Espero ter ajudado.

  • responder Denise 21/11/2021 às 21:55

    The body shop , a cada três embalagem vc ganha , um creme para as mãos . Fica a dica

  • responder Jomara 22/11/2021 às 07:37

    Nas drogarias vc pode descartar medicamentos e embalagens de cosméticos.

  • responder Ana 22/11/2021 às 11:23

    Seria muito se outras marca fizesse o mesmo pois eu sou consumidora de várias marcas

    • responder Beatriz Alves Soares 14/06/2023 às 22:33

      A Boticário aceita qualquer marca que você levar

  • responder Bárbara Priscy 23/11/2021 às 07:27

    No programa de reciclagem da Beauty box não precisa necessariamente ser produtos da Beauty box. No site tem uma relação das marcas que eles aceitam.

  • responder Rafaela 21/12/2021 às 20:44

    Na beauty box vc ganha 1 pincel da marca!

  • responder Katia Lopes 22/12/2021 às 16:25

    E descarte de maquiagens que já passaram da validade, alguém conhece? Eu descarto embalagens vazias nas lojas da O Boticário ou na Renner, mas tenho vários batons qie já passaram da validade, não vou usar mais e não quero jogar no lixo comum de casa :/

  • responder Camila 22/02/2024 às 15:29

    Será que ainda estão valendo estas regras? A postagem é antiga e não achei atualização das informações.

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB