Cosméticos

Luz azul: entenda o que é e quais são os perigos reais para a pele

29/01/2023

Já ouviu falar da luz azul e dos danos que ela causa na pele? A luz azul faz parte da luz visível, responsável pela claridade. Ela vem dos raios solares e também de aparelhos digitais como smartphones e computadores.

Luz azul
Foto de Andras Vas na Unsplash

Luz azul é perigosa?

Nós já sabemos que a luz azul artificial pode causar danos para a vista e ao nosso ciclo de sono, mas os efeitos na pele ainda estão sendo estudados. Sendo assim, o que sabemos até o momento é que em 2018, a equipe de pesquisadores dirigida pelo Dr. Ludger Kolbe, cientista-chefe em Fotobiologia da Beiersdorf AG, estudou a fundo esse tema e afirma que “o impacto da luz azul artificial na pele é mínimo”.

Porém, o estudo conta que passar uma semana inteira na frente de uma tela, sem quaisquer interrupções, mantendo uma distância de 30 cm do aparelho, equivale (em termos de exposição) a um minuto ao ar livre ao meio-dia num dia ensolarado.

Nesse sentido, “o impacto sobre a pele humana é irrisório. Isso significa que não há por que se preocupar com os possíveis danos da luz azul artificial para a pele”, conta o Dr. Kolbe.

Luz azul: cuidados para ter

Sendo assim, sua pele não vai envelhecer mais cedo porque você fica a noite no celular sem protetor solar. O mais importante de tudo, é usar protetor solar durante o dia, como você já faz normalmente. Caso esteja interessada em encontrar um bom ptotetor solar facial, temos uma lista de favoritos no nosso Instagram.

Mas enquanto novos estudos não surgem e caso você queira ter um cuidado extra nesse sentido, pode escolher um protetor solar que tenha pigmentos ou os chamados de protetor físicos, que garantem uma proteção mais ampla. Esses produtos são mais eficazes contra a luz visível.

[1] Publicações associadas:
Batzer J, Eggers K, Kolbe L, Weise J. Assessment of hazard potential of high-energy visible light from electronic devices for the skin. Poster, 27th EADV Congress, Paris, France 2018, Poster No. P1672.?
Mann T, Eggers K, Rippke F, Tesch M, Buerger A, Darvin ME, Schanzer S, Meinke MC, Lademann J, Kolbe L. High-energy visible light at ambient doses and intensities induces oxidative stress of skin – Protective effects of the antioxidant and Nrf2 inducer Licochalcone A in vitro and in vivo. Photodermatol. Photoimmunol. Photomed. 2020; 36 (2): 135-144.

você pode gostar também destes posts

Comente!

deixe um comentário

Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB