Corpo Cosméticos

Esfoliante corporal: como usar e produtos que deixam a pele lisinha

07/02/2024

Vocês tem o costume de usar esfoliante corporal? Eu confesso que é um tipo de produto que eu AMO! Especialmente para aquele dia do banho premium, sabem? Aquele dia que a gente tem um pouquinho mais de tempo para dedicar aos cuidados com a pele. E a esfoliação do corpo é uma das que mais me dá sensação de bem estar! Deixa a pele lisinha, mais macia – além disso, a massagem que a gente faz ao aplicar ainda ajuda a estimular a circulação. Mas bora pro interessa porque preparei um dossiê completão sobre esse tipo de produto – espero que vocês curtam!

O que é esfoliante corporal?

O esfoliante corporal é um produto de cuidados com a pele projetado para remover as células mortas da superfície da pele. Isso ajuda a promover a renovação celular e deixa a pele mais suave e revitalizada. Em geral, eles contêm pequenos grânulos ou partículas esfoliantes, como sal, açúcar, grãos de café ou microesferas, que, ao serem massageados sobre a pele úmida, ajudam a esfoliar suavemente, removendo impurezas e células mortas. Mas vale lembrar que também temos esfoliantes sem grânulos – são as versões químicas, falaremos delas logo mais.

Esta ação de massagear o produto na pele não só melhora a textura e a aparência da pele, mas também pode melhorar a absorção de outros produtos de cuidados, como hidratantes e óleos. A esfoliação regular pode ajudar a evitar pelos encravados, suavizar áreas ásperas e estimular a circulação sanguínea, contribuindo para uma pele mais saudável e radiante. Escolha um esfoliante adequado ao seu tipo de pele e use o produto com moderação para evitar irritação.

Esfoliante químico ou físico?

Como comentei aqui em cima, existem dois tipos principais: os esfoliantes físicos e os químicos. Os esfoliantes físicos trabalham através de uma ação mecânica, usando partículas ou grânulos – como açúcar, sal ou microesferas. É por meio do atrito dessas partículas na pele que eliminamos células mortas da superfície da pele. Esta abordagem é eficaz para uma esfoliação imediata, mas requer suavidade na aplicação para evitar irritação, especialmente em peles sensíveis.

Já os esfoliantes químicos, como os que contêm alfa-hidroxiácidos (AHAs) ou beta-hidroxiácidos (BHAs), funcionam de forma diferente. Eles usam ácidos ou enzimas para dissolver suavemente as células mortas da pele, promovendo a esfoliação sem necessidade de fricção física. Isso torna os esfoliantes químicos uma escolha popular para quem busca uma esfoliação mais profunda e uniforme. Além disso, são particularmente eficazes para tratar questões como acne, hiperpigmentação e textura irregular da pele. Enquanto os esfoliantes físicos oferecem resultados imediatos e são ótimos para uma limpeza mais perceptível, os esfoliantes químicos proporcionam uma renovação mais profunda da pele ao longo do tempo. A escolha entre um esfoliante físico ou químico depende do tipo de pele, das preocupações específicas de cada um e da preferência pessoal.

Como usá-los?

Cada esfoliante corporal vai ter uma forma de uso – leia sempre a embalagem com instruções do fabricante antes de começar, ok? Mas, em geral, a recomendação para esfoliantes com partículas é a de começar molhando a pele no banho para amolecê-la. Aplique o esfoliante em movimentos circulares suaves, concentrando-se em áreas mais ásperas como cotovelos, joelhos e calcanhares. Não é preciso aplicar muita força; deixe que os grânulos façam o trabalho. Depois de esfoliar, enxágue bem para remover todos os resíduos. Finalize com um hidratante para nutrir a pele recém-exfoliada. Lembre-se de esfoliar apenas duas a três vezes por semana para evitar irritação, especialmente se você tiver pele sensível.

Já os esfoliantes químicos muitas vezes vêm em forma de hidratante corporal. Nesse caso, basta utilizá-los diariamente após o banho. Vale ressaltar que alguns ativos usados nesse tipo de produto são fotossensibilizantes, o que quer dizer que você deve fazer o uso sempre à noite. Siga sempre as instruções do fabricante.

E os microplásticos?

Os esfoliantes coporais estiveram no centro de uma questão relevante há alguns anos – a das microesferas plásticas. Essas pequenas partículas de plástico que eram usadas nas formulações podem causar danos significativos à vida marinha ao entrarem nos sistemas de água. Felizmente, a indústria da beleza tem se movido para alternativas mais sustentáveis, e hoje em dia, é raro encontrar produtos que ainda utilizem essas microesferas. No entanto, para os consumidores que desejam ter certeza de que estão escolhendo produtos livres dessas partículas, é importante verificar a lista de ingredientes. Procure termos como “Polyethylene” (Polietileno) ou “Polypropylene” (Polipropileno), que são indicativos de microesferas plásticas.

Dá para fazer esfoliante corporal em casa?

Se você viveu os anos 1990 e 2000, é bem provável que já tenha feito algum esfoliante caseiro usando açúcar, café, mel e outros. A questão é que essa prática pode ser mais prejudicial do que benéfica. Os grãos desses ingredientes caseiros geralmente têm bordas irregulares e afiadas, que podem causar microcortes na pele, levando a irritações e até infecções. Além disso, é difícil garantir uma esfoliação uniforme e segura sem controle sobre o tamanho e a forma das partículas.

Em contraste, os esfoliantes comercializados são desenvolvidos com partículas de tamanhos e formas controlados. E, claro, são dermatologicamente testados para garantir segurança e eficácia. Esses produtos muitas vezes contêm ingredientes adicionais que nutrem e protegem a pele, oferecendo uma experiência de cuidado mais completa e segura. Assim, para uma esfoliação eficaz e sem riscos, escolha produtos especialmente formulados para essa finalidade.

Quais os melhores?

Depois de toda essa explicação sobre esfoliantes, não dava para terminar esse post sem o principal! Ou seja, indicações dos melhores produtos, aqueles que deixam a pele lisinha e macia, com aquele toque gostoso! Atualmente, alguns dos meus favoritos são os seguintes:

Bumbum de Pêssego, O Boticário

Esfoliante corporal

Sim, eu sei esse é um produto formulado para a área do bumbum. Mas eu uso no corpo todo e dá super certo, tá? A textura do esfoliante é leve – é tipo um gel com partículas esfoliantes. É bem fácil espalhá-lo na pele e diria que tem poder de esfoliação médio, o que considero positivo – não é leve a ponto de não fazer diferença mas também não irrita ou machuca a pele. Além disso, ele tem fragrância frutada – de pêssego, obviamente, que eu acho agradável. Deixa a pele lisinha e sedosa desde o primeiro uso, super aprovado!

Coffee Scrub Skelt

Esfoliante corporal

Esse é aquele esfoliante mais abrasivo – diferente do produto do Boticário que é um gel com partículas, ele é praticamente só um pó. Ou seja, se você passar com muita força, pode sensibilizar a pele. Mas aplicando com gentileza, ele é maravilhoso! Deixa a pele muito lisinha e macia! Ah, vale lembrar que tem cheiro bem forte de café, ok?

Creme Esfoliante Algas do Pacífico, Eudora

Esfoliante corporal

Essa linha La Piel Algas do Pacífico da Eudora é bem interessante! Ela é voltada para peles mais maduras e tem hidratante, óleo e sabonete também. Além de esfoliar na medida certa, deixando a pele bem macia e com toque aveludado, essa linha tem uma fragrância bem agradável e elegante.

Geleia Esfoliante Romã L’occitane au Brésil

Embora eu goste das fragrâncias de todos os produtos que apresentei aqui em cima, com certeza a desse aqui é minha favorita! Sério, que cheiro delicioso essa linha tem… Além disso, a linha ainda tem o hidratante que parece uma compota! Ou seja, dá para usar o esfoliante no banho e aí o hidratante depois – a pele fica lisinha, macia, muito sedosa.

Hidratante renovador Sallve

Esfoliante corporal

Todos os quatro produtos que apresentei aqui em cima são esfoliantes físicos, ou seja, aqueles com grânulos que removem células mortas. Mas já vimos nesse post mesmo que os esfoliantes podem também ser químicos, né? Então não poderia deixar de indicar um aqui para vocês. É o Hidratante Renovador da Sallve – gosto tanto dele que inclusive escolhi como meu favorito de 2023 na categoria hidratante corporal! Ele tem ácidos renovadores na fórmula – com o uso contínuo, a pele vai ficando cada vez mais lisinha e macia. Único defeito: embalagem muito pequena kkk. Juro que queria de litrão, para mergulhar nele.

E vocês, tem algum esfoliante corporal favorito?

você pode gostar também destes posts

Comente!

deixe um comentário

Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB