Cabelos

Tendências em produtos para cabelo: veja o que vai bombar

18/10/2022

Que a gente, do Coisas de Diva, cria conteúdo de beleza para internet há muitos anos vocês já sabem, né? Esse nosso trabalho nos rendeu experiência o bastante para também trabalharmos em outra frente, que é menos vista por aqui. No a de colaborarmos com marcas ainda na etapa de desenvolvimento ou apresentação de ativos e produtos.

Em 2022, uma das marcas com as quais a gente colaborou foi a Provital Brasil. Esse é braço brasileiro da empresa espanhola que pesquisa, desenvolve e fabrica princípios ativos para a indústria cosmética. Sim, vários ativos interessantes que a gente usa no skincare ou cuidados com cabelos são fabricados por eles e fornecidos às marcas – legal, né? Então resolvi aproveitar o ensejo e falar um pouco por aqui sobre tendências em produtos para cabelo.

E como esse trabalho funciona?

Nossa apresentação em conjunto, em agosto desse ano, aqui em Curitiba.

Nesse caso, eu e o pessoal da Provital Brasil fizemos uma apresentação em conjunto para um dos clientes deles, a Beauty Color Company. Então levei alguns dados coletados com vocês, seguidoras do Coisas de Diva, pra gente conversar um pouco sobre comportamento e tendências. Além de ativos e novidades desenvolvidas pela Provital, claro. 

Tendências em produtos para cabelo: cenário atual

Como esse material ficou super interessante, quis trazer alguns insights sobre isso para cá também, espero que vocês gostem!

1. Mercado mais inclusivo

Segundo Roberto Monteiro, que é sócio-diretor da Provital Brasil, hoje muitas das inovações no mercado de produtos capilares estão baseadas na inclusão. “Principalmente quando falamos em cabelos crespos, cacheados e até grisalhos naturais, pois abordam através de interpretações mais modernas a liberdade de ser de cada um”, explica.

E o legal é que a gente consegue observar isso na prática ao analisar dados e informações que vieram de vocês. Quase metade (40%) das cerca de 2.000 pessoas que responderam a pesquisa eu fiz via Instagram disseram que têm cabelos cacheados ou crespos. 

Desse total, muita gente consegue ver claramente a evolução nesse mercado só observando as gôndolas dos supermercados. “Na minha infância a gente tinha que misturar gelatina no condicionador porque era difícil achar produtos voltados para definição, por exemplo, então acho ótima a variedade de produtos de hoje”, lembra uma seguidora.

2. Skinificação

Outra tendência que a gente tem visto se fortalecendo cada vez mais nos últimos anos é a da skinificação. Sabe quando a gente vê produtos para cabelo com ativos que, até pouco tempo atrás, a gente só via em rótulos de produtos de skincare? Então, é isso! 

“O consumidor de hoje tem mais acesso e melhor compreensão sobre as necessidades que vão além dos fios, antes tratados como prioridade no Brasil. A tendência global de ‘skinificação’ veio para ficar, e o cuidado do couro cabeludo como pele, vem chegando com força no mercado brasileiro e trazendo uma série de oportunidades para as marcas”, explica Monteiro.

E é batata: 86% do público que participou da nossa pesquisa sobre o tema diz que tem interesse em produtos que visam a saúde do couro cabeludo. É só a gente pensar em como era nosso comportamento há alguns anos: muito foco nos comprimento dos fios, pouco foco no couro cabeludo. Mas basta dar uma olhada nos lançamentos do segmento capilar para notar como as coisas vêm se equilibrando mais – afinal, hoje sabemos que a saúde do couro cabeludo impacta e muito a saúde dos fios. 

3. Hiper personalização

Sabe aquela sensação de frustração ao procurar um produto voltado para um fim específico, não encontrar e se contentar com o que tinha disponível na gôndola? Pois bem, essa sensação vai ficando cada vez mais no passado… O consumidor (ainda bem!) não está apenas mais bem informado, está mais crítico também. Isso vale tanto para a variedade de produtos quanto para a veracidade em torno da cadeia produtora.

“A hiper personalização veio para ficar – hoje muita gente quer produtos específicos para seu tipo de cabelo, pele, corpo e até momento de vida. Mas não é só, as pessoas querem saber também dos ativos, de onde eles vêm e dos métodos de produção”, diz Monteiro, da Provital. 

Tanto que, na nossa pesquisa entre seguidoras do Coisas de Diva, muita gente disse sentir falta de produtos específicos, como acidificantes, tratamentos noturnos, reconstrutores… Produtos que não são exatamente novidade no mercado, mas que atendem necessidades diferentes dos clássicos shampoo, condicionador, máscara…

4. Ativos tendência

Além das tendências de comportamento, abordadas nesses primeiros tópicos, temos também ativos que estão mais em voga no momento – isso vai sempre mudando porque a indústria está sempre desenvolvendo novas tecnologias nessa área. Agora, Roberto Monteiro aponta três ativos que vêm sendo enaltecidos nos últimos meses.

Para começar, temos os prebióticos vegetais, tendência também quando a gente fala de skincare. “Esse tipo de ativo é muito usado para o controle da oleosidade e equilíbrio do microbioma do couro cabeludo, como no caso do Trikemanil Plus, que tem uma fração ativa da melaleuca em uma tecnologia de liberação prolongada por até 24h”, explica.

O segundo é o óleo de TCM combinado ao óleo de calêndula, voltado especificamente para cabelos cacheados e crespos, pois são ativos que prometem manter o anelamento e curvatura dos fios sem pesar. 

Para terminar, quem lembra do Argan, que dominou os lançamentos dessa área por muitos anos e já se tornou um clássico? “Agora temos a Amla, uma fruta que promete ser o novo Argan – ela traz um potente tratamento nos fios grisalhos, já que auxilia na reposição de lipídios e, por ter aminoácidos essenciais, traz uma melhor integridade para os fios” explica Monteiro. Por conta dessas características, a Amla promete dar brilho e aumentar a densidade da fibra capilar – que são queixas recorrentes de quem tem cabelos grisalhos. Afinal, estamos vendo cada vez mais gente assumir os brancos, né? Nada mais justo do que a ampliação da gama de produtos voltados para esse público.

E aí, curtiram saber um pouco sobre tendências em produtos para cabelo? De quais produtos vocês sentem falta atualmente? Contem aqui nos comentários!

você pode gostar também destes posts

Comente!

deixe um comentário

Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB