Guias Skincare

Como cuidar da área dos olhos? As melhores dicas!

26/10/2021

Se você caiu nesse post, é porque não sabe muito bem como cuidar da área dos olhos. E é pra isso que tô aqui! Reuni minha experiência de quase 13 anos com cosméticos e papos intermináveis com dermatologistas para fazer um verdadeiro guia sobre o assunto. A seguir, você vai ver que não é nenhum bicho de sete cabeças. Bora!

Área dos olhos

Antes de mais nada, saiba que o contorno dos olhos é diferente do restante do rosto. Isso porque a pele é mais fina e mais sensível também. Justamente por isso, existem produtos específicos para a região! Em geral, seus compostos são os mesmos dos cosméticos faciais, porém, com a adição de agentes que promovem maior tolerância. Ou seja, não é só jogada de marketing não!

Aí você me diz: “poxa, então não posso usar meus produtos de rosto ali?”. Poder, você pode, afinal, é uma pessoa livre! hahahaha Dependendo do item, pode ser que não dê em nada e até seja eficiente. Contudo, a chance de dar problema é maior, especialmente no caso de alguns ácidos e vitaminas. Por isso, na dúvida, por que não ter um cosmético especialmente desenvolvido pros olhos?

Hidrate, hidrate, hidrate

hidratantes para a região dos olhos

Se você ainda está nos seus 20 e poucos anos, tenho uma boa notícia: começando já, as chances da sua pele vincarem diminuem um pouco. O ideal é investir num bom hidratante e passar bonitinho todo dia, de preferência, de manhã e à noite. O mesmo vale caso você tenha alguma alteração de pele, como ressecamento, por exemplo.

Agora, se você já passou faz tempo dos 20, como eu, que tenho 35, tenha em mente que perdeu uns bons anos de cuidado, mas nada está acabado. Comece já também! A maior parte dos produtos para a área dos olhos tem primariamente um fator hidratante, o que é e sempre será algo positivo para a região.

Veja aqui 5 ótimos hidratantes para a área dos olhos!

Voltando no tempo

a-oxitive olhos

Porém, no seu caso, já vale escolher um cosmético com algum tipo de composto antiidade. Ele não vai fazer milagre, no melhor estilo Photoshop da vida real, porque isso NÃO EXISTE! Esqueça as promessas de mudança radical. Cosméticos tópicos melhoram em parte os efeitos do tempo, mas servem muito mais para prevenir o envelhecimento (se for isso que te preocupa, no caso).

Se as linhas de expressão, ruguinhas e flacidez já estiverem instaladas no seu contorno, o melhor é procurar um dermatologista. Hoje, há uma série de tratamentos incríveis e não invasivos para melhorar o aspecto da pele. Também não vão fazer milagre, entretanto, por penetrarem camadas mais profundas, serão mais expressivos em termos de resultado.

Quer dicas? Então confira várias resenhas já feitas nesses quase 13 anos de blog!

Não se esqueça!

O envelhecimento depende de diversos fatores. Para começar, existem os hábitos de vida. Tabagismo, poucas horas de sono, excesso de fricção na região dos olhos… Tudo isso contribui. Além do mais, não podemos esquece dos fatores genéticos, que são sim responsáveis pela aparência da pele ao longo dos anos. Fora que você naturalmente vai perdendo colágeno e, se expondo ao sol sem proteção, é aí mesmo que ele vai dando adeus.

Mas como cuidar da área dos olhos?

É preciso ter em mente tudo o que eu disse até aqui, tá? Se você quiser melhorar a experiência de aplicar produtos, pode investir numa massagem caprichada. Não há comprovação científica de contribuição maior, porém, o processo todo fica mais gostoso. Quando aplico meus cremes, sou sempre gentil e faço movimentos leves de dentro para fora (na parte de baixo) e de baixo para cima (na região da pálpebra móvel).

Filtro solar sim, senhora!

photoage water

Pensa comigo: se você protege a pele de todo o rosto, por que não passa protetor solar no contorno dos olhos? Esse é um passo importantíssimo da rotina de cuidados. Não existe filtro especialmente desenvolvido pra isso, então o lance é usar o normal mesmo. O importante é que não arda os olhos, mas muitos já são seguros e você pode confiar!

Aqui no CDD, a maior parte das nossas resenhas afirma se o protetor ardeu ou não a região dos olhos.

Palavra-chave: prevenção

Espero que você esteja terminando de ler esse post mais consciente sobre como cuidar da área dos olhos. Se rolou até aqui e prefere o formato de vídeo, sem problemas: tá aqui embaixo!

você pode gostar também destes posts

14 comentários

  • responder Lilian Cristine Ferreira 27/10/2021 às 12:07

    O bom mesmo é se policiar para não fazer muita careta ….. para vinco do músculo não adianta hidratante….minha dica são óleos essênciais…rosa mosqueta, gerânio, olibano, mirra, lavanda e a seiva sangue de dragão (vale muito pesquisar). Midture no creme que já possui ou compra uma base neutra e mistura algumas gotinhas. Vc faz imã massagem e relaxa, além doa benefícios, a pele agradece pelo carinho em forma de brilho, suavidade e viço.

    • responder Eliane Ferreira 31/10/2021 às 11:43

      Bom dia Lilian amei suas dicas. Mas se caso eu misture esses produtos no creme não vai causar nem um problema? Posso misturar se m medo? Ou tem como eu fazer um teste alegico antes?

  • responder Priscila 27/10/2021 às 14:14

    Adorei, vc poderia me indicar um creme para area dos olhos , tenho 43 anos

  • responder Érica Córdova 30/10/2021 às 13:08

    Eu tenho a área dos olhos inchados não sei o que posso usar.

  • responder Luciana 31/10/2021 às 13:19

    Tenho 45 anos e estou com pálpebras caídas. Você tem alguma recomendação?

  • responder Joceli Martins Rodrigues 31/10/2021 às 17:55

    Tenho oleira muitas rugas qual o tipo de creme posso usar

    • responder Dalva 01/11/2021 às 14:50

      Eu encontrei um sérum de rosa mosqueta da Max Love que melhorou muito minhas olheiras, também comprei um sabonete facial de rosa mosqueta…eu era descuidada com meu rosto, agora tô me policiando e cuidando ah e não esqueça o protetor solar?

  • responder Edivania Augusto 01/11/2021 às 07:09

    Bom diaaa, eu tenho muito olheiras ñ sei o que usar,gostaria muito de uma dica.

    • responder Dalva 01/11/2021 às 14:52

      Eu lavo o rosto com um sabonete facial de rosa mosqueta depois uso um sérum também de rosa mosqueta da Max Love que melhorou em 70% minhas olheiras, não esqueça do protetor solar viu?

    • responder Dalva 01/11/2021 às 14:57

      Eu estou usando um sabonete facial de rosa mosqueta depois passo um sérum também de rosa mosqueta da Max love que reduziram muito minhas olheiras, passo em todo o rosto duas vezes (manhã e noite) em seguida o protetor solar?

  • responder Socorro 01/11/2021 às 09:20

    Eu tenho área dos olhos bem escura, tenha muita insônia q tipo dê produtos posso usar.

    • responder Leila 01/11/2021 às 14:35

      Mto texto e zero dicas!!AF!

      • responder Eliene 01/11/2021 às 15:59

        Tenho muita olheiras você tem algum componente caseiro que possa me indicar pra que obtenha melhora?

  • responder Maria 01/11/2021 às 14:21

    Muito texto e nada de dicas

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB