autoestima Resenhas Sinceras

Body positive: 3 documentários pra você repensar a relação com o corpo

11/10/2021

Você já ouviu falar no termo body positive? Em tradução literal do inglês, ele quer dizer positividade corporal. Esse é um movimento social focado na aceitação de todos os corpos, independentemente de tamanho, forma, tom de pele, gênero e habilidades físicas. Ao mesmo tempo, desafiam-se os padrões de beleza atuais como uma construção social indesejável.

Hoje estou aqui para indicar 3 documentários que vão fazer sua cabeça abrir em relação ao tema. Bora conferir?

Embrace, na Netflix

Esse doc é de 2016, mas continua muito atual. A ativista australiana Taryn Brumfitt lidera uma cruzada para acabar com o constrangimento que somos levadas a sentir de nosso corpo e criar uma nova forma de percepção corporal.

Explicando: Cirurgia Plástica, na Netflix

A série documental Explicando mostra de maneira didática e atraente questões variadas sobre o mundo, de criptomoedas a K-pop. Um dos episódios, que está na terceira temporada, é sobre cirurgias plásticas. Vale assistir para repensar a relação direta entre redes sociais, capitalismo e era da imagem com a moldagem em massa dos corpos.

Sociedade do Cansaço, no GNT

Outra série documental, dessa vez brasileira! Sociedade do Cansaço é inspirada no livro de mesmo nome escrito pelo filósofo sul-coreano Byung-Chul Han. Assim com em Explicando, cada episódio tem um tema. O que eu quero recomendar pra você porque tem a ver com body positive é sobre padrões estéticos. Acho que complementa bem o que está apresentado na Netflix.

Bônus: 2 contas body positive para seguir no Instagram

Hoje, existem incontáveis contas de Instagram que abordam o tema. Vou indicar duas que gosto, mas recomendo a você que procure encontrar influenciadoras digitais mais diversas para seguir – seja de qual tema for. Acredito que expor o olhar a imagens que não estão dentro do padrão imposto nos ajuda a lembrar que o mundo é feito de pessoas diferentes. Esse é um dos mecanismo que me ajudam, todo dia, a ser cada vez mais gentil comigo mesma também. <3

Papo sobre Autoestima

Jô e Carla são criadoras de conteúdo de longa data. Há alguns anos, cansadas da pasteurização da aparência que a internet parecia mostrar, passaram a abordar temas como autoestima, relação com o corpo, feminismo, etc. Vale conferir.

Mirian Bottan

A Mirian já teve distúrbios alimentares seríssimos e hoje divide pensamentos e seu dia a dia como alguém que vem se libertando dos padrões. Acho o trabalho dela bem interessante, acolhedor e consistente.

Entenda o que é o movimento midsize, que tem tudo a ver com o assunto, nesse post da Sá.

você pode gostar também destes posts

Comente!

deixe um comentário

Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB