Beleza Guias

Água micelar ou óleo de limpeza? Prós e contras de cada um!

22/10/2020

Se você está em busca de um bom método para demaquilar a pele, chegou ao post certo! Hoje vou comentar sobre os dois produtos mais utilizados na hora de deixar o rosto livre de maquiagem e resíduos. Vem comigo ver se, no fim do conteúdo, vai escolher água micelar ou óleo de limpeza como seu favorito!

Água micelar ou óleo de limpeza?

água micelar ou óleo de limpeza

Tanto um quanto outro deram o que falar quando foram lançados no Brasil, né? Embora tenham a mesma função, eles são um pouquinho diferentes em termos de composição e forma de usar.

Água micelar

A água micelar age por meio das micelas, moléculas presentes na fórmula que absorvem e arrastam as partículas de sujeira. Os fabricantes costumam dizer que esse é um cosmético 3 em 1 porque limpa, demaquila e tonifica a pele, sem necessidade de enxágue. Como vantagens, apontam que o produto higieniza sem alterar o equilíbrio fisiológico do rosto, sendo indicado para todos os tipos de pele – incluindo sensíveis, oleosas e com acne. Para passar, é necessário usar algodão ou algum tipo de tecido.

Óleo de limpeza

Já o óleo de limpeza, também chamado de cleansing oil, é feito a base de óleos (#cêjura, hahahaha) que se misturam aos pré-existentes no rosto, amolecendo-os e retirando-os. Por isso, é indicado para remover maquiagem, impurezas e resíduos de protetor solar. Afirma-se que o cosmético não danifica a barreira cutânea e não desequilibra o pH da pele. Pode ser usado em todos os tipos de pele, incluindo as oleosas! A aplicação é feita com o rosto seco ou úmido, dependendo da indicação de cada fabricante. Depois de uma massagem, é necessário enxágue.

Observação

Aqui, estou colocando na categoria “óleo de limpeza” algumas versões que não são necessariamente em óleo, mas que desempenham o mesmo tipo de função. O que muda é a apresentação, que pode ser em sérum (um pouco mais leve), em gel (mais firme) ou em balm (Marina fez um conteúdo bem completinho sobre o assunto, veja aqui).

Prós e contras da água micelar

Esse ponto não é consenso entre os dermatologistas, mas dizem que dá para usar a água micelar sem precisar enxaguar depois tranquilamente. Eu gosto de passar se estou com uma maquiagem mais leve e com aquela preguiça básica de lavar o rosto – por exemplo, meio bebum (hahahaha, quem nunca?). É um produto fácil de encontrar, feito por muitas marcas e com preços variados.

Há quem diga que o atrito causado durante a aplicação não é legal para a pele. E, pra quem usa algodão, tem a questão do lixo gerado também. Fechando os contras, preciso citar que água micelar não tira maquiagem resistente ou à prova d’água! A única exceção são aquelas versões bifásicas, mas aí já é outra conversa.

Prós e contras do óleo de limpeza

Como vantagens, o óleo de limpeza não prejudica a pele pela fricção porque, para emulsionar, basta uma massagem. Tira todo tipo de maquiagem. Curto usar no banho porque posso ir pra água maquiada mesmo! Diferentemente da água micelar, não gera lixo.

Em termos gerais, ainda é um cosmético com menos fabricantes nacionais e, por isso, costuma ser vendido a preços maiores por aqui. Ainda não está totalmente inserido nos hábitos de beleza das pessoas, sabe? Agora, duas questões de cunho pessoal, opinião própria mesmo! Embora tire muito bem toda a maquiagem, eu acho que rola um pequeno residual nos meus olhos, especialmente de rímel. Outro ponto é que precisa de enxágue – somado à limpeza feita com sabonete facial, fica muita molhadeira na pia pro meu gosto (sou noiada com isso, me deixa, hahahaha!).

Qual o melhor?

Aí depende de você! Eu uso ambos e a escolha depende muito da situação. Se você só usa maquiagem levinha e prefere praticidade, água micelar. Se gosta de produtos mais resistentes e não liga de molhar o rosto duas vezes, óleo de limpeza!

Em vídeo

você pode gostar também destes posts

4 comentários

  • responder Eliza 24/10/2020 às 19:59

    Thais que batom lindo é esse por favor ? Obrigada pela resenha

  • responder camila 09/12/2020 às 08:07

    alguma opção de cleasing oil nacional?

  • responder Debora 28/12/2021 às 23:40

    Entao, fico super na duvida zd posso ou nao agua micelar sem lavar o rosto depois.
    quanto ao algodao, é biodegradavel, gera lixo,mas pode ir ate para a composteira.

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB