Dicas Pele

Depilação facial: qual é o melhor método?

22/02/2018

Me lembro bem de quando comecei a me incomodar com o famoso bigodinho: devia ter uns 12 anos e pedi para minha mãe pra tirar. Ela então me deixou usar um daqueles cremes depilatórios fedidos que só e eu fiquei toda feliz! Quando não tinha em casa, CLAREAVA OS PELOS COM BLONDOR (o que obviamente não era a melhor opção, hahahahaha). Só depois de mais velha é que comecei a fazer depilação facial com cera e, há pelo menos uns 10 anos, fio egípcio.

E é sobre todos esses métodos que vim falar no post de hoje! Vou contar os prós e os contras de cada um deles para ajudar você a optar pelo melhor. Vem comigo!

Qual o melhor método de depilação facial?

Então vamos lá. Além dos prós e contras, vou colocar um pouco da minha experiência pessoal com cada um (se houver). Sempre lembrando que experimentar é fundamental para saber o que funciona de fato ou não! E foi isso que fiz ao longo da vida até achar o método mais adequado pra mim. Lembrando que pelos faciais tira quem quer, não é uma obrigação. Eu sou muito branquinha e possuo pelos escuros. Não gosto que apareçam, por isso (des)uso o que me faz feliz! hahahaha

Lâmina/navalha/aparador elétrico

depilação facial

Já rolou o maior fuzuê lá no Youtube por conta de algumas meninas que admitiram – e recomendaram – a depilação facial com lâmina (seja gilete, navalha ou aparador elétrico). Isso aconteceu porque sempre entendemos que RASPAR A CARA era coisa de homem e engrossava os pelos.

Mas a verdade é que 1) a prática pode ser feita por qualquer pessoa com pelos faciais e 2) raspar não faz engrossá-los! O que acontece é a sensação de que engrossaram. Pensa comigo: a estrutura de qualquer fio humano natural é mais espessa perto da raiz e mais fina na ponta. Quando se corta rente à pele, sobra a parte mais grossa, que vai crescendo e aparecendo dessa maneira. Sacou?

Já usei aparador elétrico no rosto para ~baixar os pelos e então entrar com o Lumea. Foi uma situação específica onde o crescimento deles seria inibido depois, por isso fiz. Entretanto, não usaria nenhum tipo de lâmina regularmente pelo simples fato de que a manutenção é super alta (corta, cresce, corta, cresce).

Creme depilatório facial

depilação facial

Esse tipo de produto é um combinado de químicos com a função de ~dissolver os pelos (só a parte visível deles, sem a raiz). As marcas afirmam que, além da remoção prática e rápida, ele é capaz de tratar a pele da região escolhida. No entanto, tome cuidado, porque o risco de alergia é maior. Faça sempre o teste prévio recomendado nas instruções e nunca use creme depilatório corporal no rosto, combinado?

Queria muito me lembrar da marca do creme depilatório que usava na pré-adolescência, mas não consigo de jeito nenhum! Lembro que era super fedido e vinha com uma espátula branca para a retirada. Hoje não usaria porque tenho a pele muito sensível e porque, no fim das contas, o resultado é o mesmo que raspar com lâmina e afins (corte químico, mas continua sendo corte).

Cera fria

depilação facial

As mesmas marcas que vendem creme depilatório também oferecem depilação facial com cera fria. Os papéis com a cera já vêm prontos para o uso – basta aquecer entre as mãos, descolar e posicionar na região desejada. Em geral as caixinhas têm tudo explicado e possuem folhas para diversas aplicações. Dos os métodos apresentados até então, esse é o primeiro que arranca os pelos pela raiz.

Eu mesma já usei e gostei para quebrar um galho. Porém, acho fundamental ler todas as instruções e não fazer absolutamente nada de diferente. Na primeira vez, lembro que quis insistir colocando o papelzinho na região recém-depilada. Resultado? Arranquei um pedaço da pele. Sim, cera fria quando mal usada pode machucar você tanto quando cera quente! E dói, não vou mentir.

Cera quente

depilação facial

Esse é um dos métodos mais comuns entre as brasileiras. Antes do fio egípcio, era o que usava! No começo, ia em salões que usavam cera roll-on e papel. Também tentei fazer em casa na adolescência e, por desconhecimento da técnica correta, terminei com o BEIÇO inchado. Depois, passei a usar (no salão também) a própria cera quente para arrancar os pelos.

O bom da cera quente é que, diferentemente da fria, ela abre os poros e ajuda na remoção (pela raiz). Porém, a chance de dar qualquer m* quando mal utilizada é enorme! Além disso, dizem por aí que esse método de puxa-e-repuxa envelhece precocemente a pele. Se é verdade não sei, mas, dor por dor, fui pro fio egípcio que é menos agressivo (já falo dele).

Pinça/depilador elétrico

depilação facial

Conheço histórias de mulheres que foram morar em países onde a depilação era cara demais e faziam o rosto todo com pinça! SOS, que tortura! Já pensou arrancar pelinho por pelinho entre tantos? O depilador elétrico veio para dar uma auxiliada nisso, mas continua contendo pinças, só que rotativas e simultâneas, né? Eu já experimentei e odiei. Minha mãe usa desde e sempre e ama.

Quer dizer, a verdade pra essa opção de depilação facial é que ela depende muito da sua tolerância à dor. Eu me considero resistente, mas pinça, pra mim, é só para um pelinho ou outro! Uso quando a depilação está começando a ~vencer ou quando nasce algum pelinho fora do lugar.

Fio egípcio/linha/mola

depilação facial

Pronto, finalmente chegamos ao meu método depilatório favorito de todos os tempos! Como você viu, experimentei praticamente todos os outros e o fio egípcio (ou depilação com linha) foi o que conquistou meu coração. Basicamente, os materiais são linha e mãos habilidosas, hahahaha! A profissional aprende a técnica de segurar o fio e ir enrolando e desenrolando de maneira a arrancar os pelos pela raiz.

Esse é o princípio daquelas molinhas de depilação que tem pra vender no Ali e nos catálogos da vida. Eu não teria um desses em casa porque prefiro que alguém faça em mim – e rápido, de preferência! Como toda depilação de arranque, dói e deixa a pele vermelha. Mas isso passa, até mais rápido que na cera, no meu caso. A parte boa é que só faço uma vez por mês!

Depilação a laser/luz pulsada

depilação facial

Agora a última e derradeira forma de depilação facial: laser e luz pulsada! Tem muita diferença tecnológica entre um aparelho e outro, mas vou falar de maneira geral. Coloca-se um estímulo sobre o pelo que é capaz de enfraquecê-lo a ponto de não crescer mais. São duas opções excelentes para quem tem tempo, dinheiro e paciência. Dá para ficar uns bons anos sem se preocupar com depilação!

Digo uns bons anos porque eu tenho laser na meia perna e nas axilas feito há uma década. De uns anos para cá, os pelinhos voltaram em parte. Continuei raspando e, com o Lumea, voltei a controlá-los (e isso requer manutenção regular). Pois bem, isso em pelos que são mais grossos que os da face.

A máxima da depilação a laser e da luz pulsada é o contraste. Ou seja: quanto mais branca é a pele e mais escuros/espessos são os pelos, melhores resultados acontecem. Fui a candidata ideal pra isso no passado e, ainda assim, não obtive uma pele 100% lisinha (o resultado foi ótimo, claro, mas diria que na época ficou em 90% e regrediu para uns 70%). Sorte a minha que, na avaliação, a profissional me alertou de que no buço, devido a baixa espessura, haveria um resultado inferior. Por isso não fiz. Mas, se seus pelos são escuros e grossos o suficiente, com pele clara, vai fundo!

Ufa! Que post enorme! Espero que tenha esclarecido suas dúvidas sobre depilação facial e, sobretudo, ajudado você a escolher o melhor método! <3

Leia mais:

Fotos: Divulgação/Shutterstock

você pode gostar também destes posts

13 comentários

  • responder ZILANDRA BATISTA RODRIGUES 22/02/2018 às 15:43

    Mulher sofre demaisssss
    eu sou abençoada por ter poucos pelos, entao vou de cera fria mesmo
    bjs

  • responder deolanda 22/02/2018 às 17:33

    Oi Thais, vendo o seu post sobre depilação observei que você falou sobre o Lumea. Assisti o vídeo falando sobre o produto e gostaria de saber se esta satisfeita com o resultado, pois estou querendo comprar. Ah! Estou sempre acompanhando vocês no site e muito legal. Obrigada

    • responder Ritamar Glass 07/11/2020 às 08:45

      Depois de várias tentativas, o que mais me agradou foi o creme. Não deu reação nenhuma e funcionou perfeitamente .Em 3 minutos fica pronto. Faço antes do banho a cada 15 dias.

  • responder Michelle Moura 22/02/2018 às 19:01

    Thaís já usei creme regulatório e tive alergia. Agora uso a mola e não troco mais. Deixa vermelho na hora e dói um pouco, mas compensa.

  • responder myrian 22/02/2018 às 21:10

    Uso cera quente mesmo. Fio egípcio nunca experimentei. Laser no buço não dá certo. Já fiz e não deixou de nascer sequer um pelinho, joguei dinheiro fora.

  • responder Luciana 22/02/2018 às 23:39

    Quando faço é com fio, mas não adianta, minha pele fica super inchada, com placas vermelhas durante quase 24h e depois fico com várias bolinhas que parecem espinha durante uns 4, 5 dias. É horrível. Fora que dói MUITO. Pra mim é o método mais doloroso, só faço por questão de flacidez da cera.

  • responder Jessica 23/02/2018 às 08:13

    Esse tabu da lâmina me pegou muito durante a adolescência, por fim meus pelos são clarinhos o suficiente pra durar bem usando lâmina 1x na semana, não me dá dor de cabeça e eu faço em 5 segundos. Hahahaha.
    Mesmo assim sou super curiosa com fio egípcio, você tem algum salão pra indicar aqui em Curitiba Thais?

  • responder Mari 24/02/2018 às 16:44

    eu fiquei por um tempo usando creme depilatorio e descolorante (se os pelos são finos e poucos e ficam bem da cor da pele fica bom). aí comecei a ficar mto de saco cheio de passar um negocio, esperar, pra uma sombrinha de pelos nem grande coisa. eu acabava preferindo ficar dias com mini buço de preguiça de fazer. aí, com um certo medo, comecei a usar gilete. e to satisfeita. não engrossou nada, não deu nada na minha pele, leva só um min, não tem q comprar outra coisa q eu ja nao tenha, e por ser fino, eu demoro uns 15 dias pra voltar a ficar incomodada.
    eu fiz com linha uma vez enquanto fazia a sobrancelha e na hora até gostei, mas depois me deu bolinhas. vermelho na hora dá pra aceitar, mas bolinhas nos dias seguintes, q ainda tem uns dias pra sarar, foi pior. eu queria q tivesse dado certo, pq ficou tão lisinho na hora.
    mas acho q é bem caso a caso… eu to bem com o gilete, mas pra quem tem ele mais grosso, não deve dar certo.

  • responder Natalia 24/02/2018 às 20:02

    Onde você fez a depilação a laser? Estou procurando um lugar de confiança e que funcione 🙂

    • responder KARLA 26/02/2018 às 11:01

      Estou fazendo depilação a laser, na Espaço Laser. Eles fizeram uma ação na empresa onde trabalho ano passado e ganhamos 10 sessões de depil na axila. Fiz as contas (pois sempre só me depilei com cera) e resolvi fazer virilha. Acabei ganhando tb o buço. Já fiz 6 sessões. Estou gostando e já vi um bom resultado desde que comecei.

  • responder Ampelope 25/02/2018 às 03:17

    Ainda existe o método da eletrólise, que dizem ser bem eficiente.

  • responder Solange 03/03/2018 às 15:34

    Ótimo texto. Faço uso do creme depilatório porque deixa o local clarinho, e uso a gilete quando estou com muita pressa ou quando o creme já acabou! ;D !!!

  • responder Larissa Araújo 12/05/2023 às 13:38

    Eu tenho pelos escuros e sou clara, já usei todos que você disse. As ceras deixam a pele do busto caída com tempo. E várias mulheres da área dizem a mesma coisa. Fiz a laser ajudou muito, porém com o hipotireoidismo voltaram, no meu caso. Depilação a laser tens que fazer no mínimo 5 pra resolver ou é jogar seu tempo fora e seu $ investido. Vou me organizar e voltar a fazer a laser. A depilação a fio é maravilhosa Tb amo. Eu aposto nessas duas. O creme depilatório que resolvia para eu era um importado que já não encontro mais infelizmente. Os nacionais só me causam ardor. Eu aposto na depilação a laser e Fio a fio. Boa sorte obg

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB