Resenhas Sinceras

5 dicas: o que eu faço para cuidar das plantas no apartamento

14/02/2018

5 dicas: o que eu faço para cuidar das plantas no apartamento

Calas, Begônia Rex, Pacová, Calatéia Triostar e Bromélia.

Gosto muito de plantinhas e na casa dos meus pais cheguei até a plantar algumas árvores – estamos ai no aguardo da colheita desse ano do pé de tangerina! Aqui no apartamento, mesmo com pouco espaço, faço o possível para deixar a casa bem verde.

Não sou nenhuma especialista no assunto, pelo contrário, mas hoje te conto o que faço para cuidar das minhas plantinhas!

5 dicas: o que eu faço para cuidar das plantas no apartamento

Calas

01. Pergunto na hora de escolher

Perto da minha casa tem várias floriculturas e sempre dou uma olhada nas novidades. Dificilmente vou na loja procurando algo específico. Então passeio, dou uma olhada, se gosto de alguma plantinha, pergunto para o vendedor do que ela precisa. Se for uma planta que se adapta a pouco sol e ambientes internos, levo. Se ela precisa de muito sol, muito espaço ou algo muito complicado, deixo para lá.

As floriculturas recebem produtos toda semana, então as vezes tem algo específico, em outros momentos não. É um estoque que muda bastante, entende? Se você procura por uma planta específica, vale ligar antes e perguntar se eles tem ou se você pode encomendar.

Veja aqui algumas plantas que se adaptam a ambientes internos e também sugestões de lugares onde comprar em Curitiba.

02. Chegando em casa: pesquiso

Com a nova plantinha em mãos, chego em casa e dou uma pesquisada pelo nome dela na internet. Dou uma lida no que ela precisa e já vou imaginando onde colocá-la, perto da janela, onde pega sol ou um lugar com sombra. Depende de cada a caso e vou pesquisando em blogs e sites para tentar entender do que ela precisa.

Essa pesquisa já é um material para saber se a plantinha vai precisar de mais ou menos água ao longo da semana.

5 dicas: o que eu faço para cuidar das plantas no apartamento

Costela de Adão

03. Regas

Tenho um mini regador e todo dia faço uma ronda para ver qual plantinha vai receber água. Meu truque é colocar os dedos na terra e ver se ela está úmida ou não. Se estiver seca, ganha água, se estiver úmida, não molho. A quantidade de água vai depender do tamanho do vaso e da plantinha. Mas dificilmente uma planta vai precisa que você encharque a terra. Um pouquinho de água já é suficiente.

Algumas plantas precisam de mais água, como a hortelã, o tomilho e a jiboia, outras não precisam de tantas regas na semana, como a Calatéia e o Croton. Cada caso é um caso.

Cada vaso tem um pratinho do tamanho adequado, assim quando faço a rega, não molho a casa toda.

04. Experimentação

Como comentei ali em cima, eu não sou uma grande entendida no assunto. Mas fico de olho na plantinha. É fácil ver se ela está se adaptando ou não. Se ela começar a brotar e tiver uma cor viva, opa, está indo tudo bem. Agora se ela começar a perder a cor, murchar ou ficar com um visual meio caidinho, algo está errado.

Talvez você esteja dando água demais, de menos, ou o local dela não é dos melhores. Troque ela de lugar, muda a questão da rega, vá tentando e experimentando para ver o que acontece. Cuidar de plantinhas não é uma ciência exata e é normal a gente se bater no começo. Algumas acabam morrendo, outras tomam conta da casa de tão felizes que ficam no lugar. Como tudo na vida, a gente não nasce sabendo das coisas e só aprende tentando, sem medo de errar.

5 dicas: o que eu faço para cuidar das plantas no apartamento

Jibóia

05. Não deu certo? Tenta de novo

Como falei ali em cima, tenho várias plantinhas, mas não foram todas que se deram bem nas minhas mãos. Algumas plantas são mais sensíveis, outras eu não tive jeito mesmo. Mas tá tudo bem. Sigo tentando e experimentando. Algumas plantas acabaram morrendo, mas fica a experiência e quem sabe da próxima vez que achar outra mudinha, eu já tente uma lugar diferente para ela. E na tentativa e erro que a gente aprende.

Os créditos de produtos e serviços

Para deixar a sua e a minha vida mais fácil, criei uma página fixa aqui no blog onde estou listando todos os produtos e serviços que estão sendo utilizados no apartamento. A página é essa aqui. Assim, se alguém quiser saber qual é o modelo da pia da cozinha ou qual foi a empresa que fez meus móveis, vai achar tudo nessa mesma página. Ela será atualizada constantemente.

Instagram do @meuapartamentinho

Criei uma conta no Instagram só para os assuntos de reforma e decoração, me segue no @meuapartamentinho. Já teve até sorteio por lá, veja só!

você pode gostar também destes posts

4 comentários

  • responder Mariana 14/02/2018 às 11:06

    Sá dá uma olhada no site Minhas Plantas, procura a Carol Costa no youtube! Ela dá dicas ótimas, vídeos curtinhos e tem de um tudo sobre plantas 🙂 Sucesso com as verdinhas!

  • responder Denise D. 16/02/2018 às 12:38

    Também adoro plantinhas. Para minha tristeza, as plantas que morrem nas minhas mãos são as suculentas. Mesmo seguindo as dicas para cuidar delas, elas não sobrevivem. Mas, as outras seguem firmes e fortes.
    bjs

  • responder ZILANDRA BATISTA RODRIGUES 16/02/2018 às 15:39

    eu adoro plantas
    so nao tenho tempo de cuidar..Mais adoro

  • responder Drops Fashionismo #1 - Fashionismo  18/02/2018 às 15:40

    […] O que eu faço pra cuidar das plantas no apartamento | Coisas de Diva […]

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB